Sunteți pe pagina 1din 3

A EXPERINCIA RELIGIOSA E O COMPORTAMENTO HUMANO Carlos Roberto Brando5 Eusa Reynaldo da Silva6 As tradies religiosas tm poder de influncias na vida

de seus seguidores, tanto em nvel pessoal como na vivncia coletiva. As crenas religiosas direcionam os comportamentos humanos como: o modo de falar, de se alimentar, de praticar o lazer, de se vestir e outras dimenses da vida. A experincia religiosa sempre pessoal, ocorre no ntimo de cada pessoa mesmo nos momentos coletivos de celebraes, cultos, missas, festas culturais religiosas e outros. Assim, toda experincia religiosa ao mesmo tempo individual e coletiva e por mais que seja ligada a um grupo social, pode ser observada por meio dos comportamentos individuais. Compreende-se ento que a experincia religiosa manifesta-se por comportamentos exteriores que revelam atitudes interiores, o que constituem o conjunto daquilo que se pode chamar de fenmeno religioso. Por Fenmeno Religioso entende-se o processo de busca que o ser humano realiza na procura de Transcendncia que se traduz por atitudes e costumes, nos quais pode-se observar tanto a manifestao religiosa quanto a sua significao. As tradies religiosas influenciam o modo da sociedade se organizar, como exemplo as festas religiosas de diferentes povos: Na tradio islmica o Ramadan (Jejum), no nono ms do calendrio islmico, um tempo de jejum que dura um ms lunar, comea de manh antes de nascer do sol e vai at o cair da noite. Neste perodo no se pode comer, beber, fumar e nem aspirar algum perfume: todos os sentimentos dever ser profundamente modificados; No judasmo o Rosh H-Shan, marca o comeo do ano religioso judaico, que d incio a um perodo de dez dias de penitncia aps o Ano Novo, termina com o Yon Kipur, o dia do perdo. Nesse dia, as celebraes da sinagoga duram o dia inteiro, contm a confisso dos pecados, as splicas para obter a misericrdia de Deus e os rituais que o Sumo Sacerdote celebrava no Templo. A Pscoa dos cristos, celebraes conhecidas popularmente na tradio catlica como Semana Santa, precedida por um perodo de 40 dias denominado quaresma, um tempo de jejum e penitncias em preparao s celebraes da pscoa que a morte e a ressurreio de Jesus Cristo, fundamento da f crist. Outras influncias so as celebraes religiosas por motivos dos dias santos na tradio crist catlica No Hindusmo as festas so inmeras (mais de quatrocentas ao ano), dentre elas temos a que celebra a primeira colheita de arroz e celebra tambm os animais domsticos, no sul da ndia, em janeiro. Outra festa celebrada em honra a Krishna, que anuncia a chegada da primavera. Durante esta festa, os fiis se aspergem com poeira e gua vermelha, simbolizando o sangue novo que deve correr nas veias. Na cultura afra brasileira a festa da Iemanj, orix feminino do mar celebrada no dia 2 de fevereiro em diversas cidades do Brasil, dentre elas, a da paria do Rio Vermelho, em Salvador BA. O rito sagrado, antes reservado s a comunidade, tornou-se pblico em 1923 e, hoje rene cerca de 200 mil pessoas.

Na cultura indgenas vrios rituais acontecem em ritmo de festas: no povo Karaj tem-se a passagem da criana para fase adolescente ( jyre ) e o rito aruan para receber o esprito do bem, a fim de que a aldeia viva na paz e harmonia. Outro ritual integrante da cultura dos povos indgenas a celebrao da abundncia da caa e pesca, garantia de alimento, equilbrio e a continuidade da convivncia entre o povo indgena e a natureza. A sociedade por sua vez, tambm influencia o modo das religies se organizarem. H uma influncia mtua nessa relao. Observa-se como exemplo: a utilizao das novas tecnologias de comunicao e informao que foram introduzidas nas celebraes e divulgaes das doutrinas religiosas. A influncia social nos segmentos religiosos em vrios aspectos como: vesturio; alimentao; a valorizao da mulher; a abertura para constituio familiar entre diferentes culturas religiosas (unio matrimonial); aceitao de polticas pblicas em relao aos cuidados com a vida As influncias da tradio religiosa no comportamento humano e na estruturao da sociedade ocorrem desde o incio da humanidade em um processo cultural de mtuas relaes determinando os modos de vida pessoal e coletiva. Conhecer esta inter-relao segmento religioso comportamento humano e estruturao da sociedade contribuem para o respeito, a aceitao das diferenas e a construo do cidado crtico.

Atividades:
1 As tradies religiosas tm poder de influncias na nossa vida? 2 O que entendemos por Fenmeno Religioso? 3 O que o Ramadan? 4 - Como celebrada a festa em honra a Krishna? 5 Como acontece os rituais indgenas do povo Karaj? 6- Marque o certo: a) ( ) A sociedade influencia o modo das religies se organizarem. H uma influncia mtua nessa relao. b) ( ) Somente a sociedade Indgena influencia o modo das religies se organizarem. c) ( ) As influncias da tradio religiosa no comportamento humano e na estruturao da sociedade ocorrem desde o incio da humanidade em um processo cultural de mtuas relaes determinando os modos de vida pessoal e coletiva. d) ( ) Nenhuma das alternativas esto corretas.

TEXTO: O REI E A F Certa vez, um rei foi caar com seu sdito que tinha muita f e um imenso amor por seu Deus. Este sdito sempre dizia ao rei que seu Deus era maravilhoso e tudo o que ele fazia era correto. Durante a caada, foram surpreendidos por um animal feroz, que atacou o rei. O rei logo gritou ao sdito que pedisse ao seu Deus que o salvasse, apesar de sua incredibilidade. Eis, que a vida do rei foi salva, porm a fera comeu-lhe um dedo. O rei ficou furioso e mandou prend-lo por trinta dias na masmorra. Novamente o rei foi caar, perdendo-se na mata e deparou-se com uma tribo de canibais, que o aprisionou para devor-lo. Ao passar pela apreciao da hierarquia da tribo, perceberam que o rei era imperfeito, pois lhe faltava um dedo. Ento, soltaram-no e, ao chegar no palcio, foi logo soltando o sdito que, muito feliz repetiu como sempre: - Meu Deus maravilhoso e tudo o que ele faz correto. -Se o seu Deus to maravilhoso e correto, porque ele permitiu que eu o prendesse? -Meu rei, se eu no estivesse preso, eu estaria com o senhor na caada e, como eu tenho o corpo perfeito, quem os canibais devorariam? Adaptado do Texto O Rei e a f. OBSERVAO- REFLEXO- INFORMAO 1) Quem neste texto vivencia sua f? 2) Na sua opinio, em que momento o rei valorizou a f do seu sdito? 3) Na sua opinio pode-se identificar no texto a manifestao do sagrado? Que situao essa? 4) O que o rei entendeu como manifestao do sagrado pode ser explicado de outra forma? Qual? 5) Em que momentos voc pensa num ser superior? COMPROMISSO DE VIDA Os alunos devero ilustrar a frase abaixo, e em seguida, fix-la num local, onde as pessoas possam ler a mensagem que a mesma contm. O RESPEITO S DIFERENTES CULTURAS RELIGIOSAS, ESSENCIAL AO RELACIONAMENTO E AO CONVVIO.

S-ar putea să vă placă și