Sunteți pe pagina 1din 6

Curso Tcnico de higiene e segurana no trabalho Mdulo Agentes Fsicos Formando Hugo Vasconcelos Formadora Helena Cabral 03-12-2012

Agentes Fsicos Tendo terminado mais um mdulo este com durao de cinquenta horas e que nos foi presenteado pela Formadora Helena Cabral, tendo como objetivo saber, Aplicar mtodos e tcnicas de avaliao e controlo da exposio aos agentes fsicos. Em meu domnio tenho agora o conhecimento dos vrios agentes existentes nos diferentes locais de trabalho como no nosso dia-a-dia, como saber prevenir dos mesmos, identific-los e corrigi-los. Assim sendo deixo uma breve reflexo de alguns contedos que abordamos na sala de aula e que a meu ver iro me ser bastantes teis para a vida profissional como pessoal. So considerados riscos fsicos as diversas formas de energia, tais como:

- Rudos - Temperaturas excessivas; - Vibraes; - Presses anormais; - Radiaes; - Humidade.

Rudos As mquinas e equipamentos utilizados pelas empresas produzem rudos que podem atingir nveis excessivos, podendo a curto, mdio e longo prazo provocar srios prejuzos sade e conforme o tempo de exposio, nvel sonoro e da sensibilidade individual, as alteraes prejudiciais podero manifestar-se imediatamente ou gradualmente, quanto maior o nvel de rudo, menor ser o tempo de exposio.

O rudo age diretamente sobre o sistema nervoso, ocasionando:


Fadiga nervosa; Alteraes mentais: perda de memria, irritabilidade, dificuldade em coordenar ideias;

Hipertenso; Modificao do ritmo cardaco; Modificao do calibre dos vasos sanguneos; Modificao do ritmo respiratrio; Perturbaes gastrointestinais; Diminuio da viso nocturna; Dificuldade na percepo de cores.

Alm destas consequncias, o rudo atinge tambm o aparelho auditivo causando a perda temporria ou definitiva da audio. Para evitar ou diminuir os danos provocados pelo rudo no local de trabalho, podem ser adotadas as seguintes medidas:

- Medidas de proteo coletiva: enclausuramento da mquina produtora de rudo; isolamento de rudo.

- Medida de proteo individual: fornecimento de equipamento de proteo individual (EPI) (no caso, protetor auricular). O EPI deve ser fornecido na impossibilidade de eliminar o rudo ou como medida complementar.

- Medidas mdicas: exames audiomtricos peridicos, afastamento do local de trabalho, revezamento.

- Medidas educacionais: orientao para o uso correto do EPI, campanha de conscientizao.

- Medidas administrativas: tornar obrigatrio o uso do EPI: controlar seu uso.

Vibraes

Na indstria comum o uso de equipamentos e mquinas que produzem vibraes, as quais podem ser nocivas ao trabalhador. As vibraes podem ser: Localizadas (em certas partes do corpo). So provocadas por ferramentas manuais, eltricas e pneumticas.

Consequncias

Alteraes neuro vasculares nas mos, Problemas nas articulaes das mos e braos; Osteoporose (perda de substncia ssea). Em parte do corpo ou generalizadas.

Radiaes So formas de energia que se transmitem por ondas eletromagnticas. A absoro das radiaes pelo organismo responsvel pelo aparecimento de diversas leses. Podem ser classificadas em dois grupos:

Radiaes ionizantes - Os operadores de raios-X e radioterapia esto frequentemente expostos a esse tipo de radiao, que pode afetar o organismo ou se manifestar nos descendentes das pessoas expostas.

Radiaes no ionizantes - So radiaes no ionizantes a radiao infravermelha, proveniente de operao em fornos , ou de solda oxiacetilnica, radiao ultravioleta como a gerada por operaes em solda eltrica, ou ainda raios laser, microondas, etc. Efeitos so perturbaes visuais, conjuntivites, cataratas, queimaduras, leses na pele, etc.

Medidas:

Medidas de proteo coletiva: isolamento da fonte de radiao como: biombo protetor para operao em solda, Enclausuramento da fonte de radiao: pisos e paredes revestidas de chumbo em salas de raio-x.

Medidas de proteo individual: Fornecimento de EPI adequado ao risco: avental, luva, perneira e mangote de raspa para soldador, culos para operadores de forno.

Medida mdica: exames peridicos.

Ambiente trmico Temperaturas-extremas Calor-Quente: Altas temperaturas podem provocar:


- Desidratao; - Erupo da pele; - Cimbras; - Fadiga fsica; - Distrbios psiconeurticos; - Problemas crdeo circulatrios; - Insolao.

Calor-Frio: Baixas temperaturas podem provocar:


- Rachaduras e necrose na pele; - Enregelamento: ficar congelado; - Agravamento de doenas reumticas; - Predisposio para acidentes; - Predisposio para doenas das vias respiratrias.

Medidas preventivas

- Para o controle das aes nocivas das temperaturas extremas ao trabalhador necessrio que se tome medidas:

- De proteo coletiva: ventilao local exaustor com a funo de retirar o calor e gases dos ambientes, isolamento das fontes de calor/frio.

- De proteo individual: fornecimento de EPI (ex.: avental, bota, capuz, luvas especiais para trabalhar no frio).

Humidade As atividades ou operaes executadas em locais alagados ou encharcadas, com humidades excessivas, capazes de produzir danos sade dos trabalhadores, so situaes doentias e devem ter a ateno dos prevencionistas por meio de verificaes realizadas nesses locais para estudar a implantao de medida de controlo.

A exposio do trabalhador humidade pode acarretar:

Doenas do aparelho respiratrio, quedas, doenas de pele, doenas circulatrias, entre outras.

Controlo da exposio do trabalhador humidade podem ser tomadas medidas de proteo coletiva como o estudo de modificaes no processo do trabalho,

Colocao de estrados de madeira, ralos para escoamento, Medidas de proteo individual, como o fornecimento do EPI - luvas de borracha, botas, avental para trabalhadores em galvanoplastia, cozinha, limpeza etc.

Assim sendo tenho em meu domnio vrias tcnicas de analisar/avaliar o risco de agentes fsicos existentes num local de trabalho. Na minha rea (construo civil) rea esta onde acontece o maior numero de acidentes de trabalho, irei aplicar muito tudo o que aprendi neste mdulo, pois agora tendo em meu conhecimento os riscos que os agentes fsicos podem nos expor saberei aplicar os melhores equipamentos para cada tipo de trabalho especifico e ao agente que o trabalhador esta exposto. Faendo com que os acidentes diminuam e a produtividade aumente

S-ar putea să vă placă și