Sunteți pe pagina 1din 18

caoticidade sentimental a fenomenologia na arquitetura

faculdade de arquitetura e urbanismo da universidade de so paulo

trabalho final de graduao 1

caoticidade sentimental a fenomenologia na arquitetura


aluno flvio raffaelli fonseca orientadora dra. giselle beiguelman orientador metodolgico dr. jorge bassani

junho de 2013

resumo Este trabalho tem como tentativa abordar os problemas atuais ligados a nossa capacidade sensorial. Como esta questo se liga arquitetura e a cidade nos dias de hoje? Com base nesta idia, busca como sntese experincias no campo das imagens e representaes visuais. Para isto utilizado como fio conduinte estudos que relacionam a linguagem fenomenolgica arquitetnica, principalmente as teorias do arquiteto finlands Juhani Pallasmaa. Atravs da anlise de sua obra terica se estrutura uma linha de raciocinio mais focada na percepo atravs do sentido da viso. Ao longo do tempo, a viso tem se transformado no sentido que impera sobre os outros, tanto no campo fsico espacial de uma cidade quanto no campo abstrato virtual. Cada vez mais estamos sujeitos a uma padronizao do imaginrio coletivo que diz respeito aos hbitos de vida do mundo atual. Apresento aqui a parte terica que tem como funo o embasamento da concepo da segunda parte do TFG, que ter como objetivo uma idia de linguagem a ser apresentada como sntese deste estudo, e ser focado na construo de imagens que possam vir a representar este tema.

Toda expresso plstica nada mais que o resduo de uma experincia.

Man Ray. A Era da Luz

Figura 1 - FONSECA, Flvio. FotoTextura. 2013

introduo Um escritor voador sendo puxado de volta para a terra. Esta imagem figurativiza uma idia central deste projeto: o retorno realidade imediatamente aps um devaneio criativo. Nos dias de hoje, a corda que envolve o tornozelo de cada momento criativo do homem est cada vez mais grossa e pesada, dificultando o alar vo para o campo da imaginao. Recorrendo ao dicionrio Aurlio; o significado de imaginao: s.f. Faculdade de representar objetos pelo pensamento: ter uma imaginao viva. / Faculdade de inventar, criar, conceber: artista de muita imaginao. / Opinio sem fundamento, absurda: isso pura imaginao. / Resultado da faculdade de imaginar. Aurlio identifica uma relao entre o ato criativo de representao com a nossa capacidade de imaginao. Ao mesmo tempo incita certo carter pejorativo ao ter como sinnimo da imaginao a opinio sem fundamento, o absurdo. O que nos levou, ao passar do tempo, a criar tal analogia e por que vemos tal comportamento como algo perigoso1? Comparo este problema ao atual paradigma da situao do ser humano na grande metrpole. A cidade contempornea, smbolo do grande desenvolvimento intelectual e tecnolgico , ao mesmo tempo, um campo experimental vivo e mutante, como uma delimitadora e corrosiva arma de aniquilao das sensaes instintivas bsicas e vitais do homem. Seus problemas urbanos hipertrofiam nossos sentidos e ao mesmo tempo geram patologias das mais variadas ordens e escalas. Enquanto nossos meios tecnolgicos se multiplicam, estamos crescendo ou nos atrofiando perceptualmente? Vivemos nossas vidas em espaos construdos, cercados por objetos fisicos. Mas, nascidos dentro deste mundo de coisas, estamos aptos a experimentar completamente o fenmeno de suas interrelaes, para obter prazer da nossa percepo?2 Esta citao do arquiteto finlands Juhani Pallasmaa evidencia o que est acontecendo com nossa capacidade criativa. Nos dias de hoje a normatizao excessiva dos padres de vida, independentes de classe social ou quaisquer outros fatores socioeconmicos, tem se transformado diariamente. Se nota mudanas sutis dia aps dia nos hbitos e comportamentos humanos. Isto reflete no s diretamente sobre o convvio mas tambm na produo material de cada um de ns.
Figura 2 - FELLINI, Federico. Cena do filme 8 1/2. 1963 1 BACHELARD. Gaston. Potica do espao. 2 HOLL, Steven. Questions of Perception.

A criao de imagens por computador tende a reduzir nossa magnfica capacidade de imaginao multissensorial, simultnea e sincrnica, ao transformar o processo de projeto em uma manipulao visual passiva, em um passeio na retina. O computador cria uma distncia entre o criador e o objeto, enquanto o desenho mo e a elaborao de maquetes convencionais pem o projetista em contato com o objeto ou o espao. Na nossa imaginao, o objeto est simultaneamente em nossas mos e dentro da nossa cabea, e a imagem fsica projetada e criada e modelada por nossos corpos. Estamos ao mesmo tempo dentro e fora do objeto. O trabalho criativo exige uma identificao corporal e mental, empatia e compaixo.3 Exemplos inmeros esto no simples ato dirio da convivncia social. Os ncleos de convvio, por assim dizer, delimitam escalas multiplas da chamada ordem social vigente e da ausncia da mesma. Atualmente vivemos e trabalhamos ligados em rede, online, por assim dizer. Como chegamos a este nivel desenfreado de solido coletiva, junto s nossas mquinas de afeto? Junto a este sentimento que acabamos por desenvolver no ritual cotidiano de se sintonizar e compartilhar seus toques e caricias com estes elementos mecatronicos? Quando eu penso em sentir gostaria de saber o que e o que significa o sentir nos dias de hoje, e acima disso, gostaria de entender o que nos passa as sensaes, neste caso os objetos e matrias fsicas presentes no nosso espao a priori. Me vale a duvida e a pergunta sobre o rumo dos nossos sentidos e como eles afetam nossos sentimentos do mundo.

3 PALLASMAA, Juhani. Os Olhos da Pele. 2005

a imagem e a margem Pondo de lado as vertentes da linguagem arquitetonica na historia, me vem a indagao sobre o fenomeno surpresa de interao homem-ambiente. Este um ambiente que nos molda ou ns, seres humanos, somos aqueles que devem moldar o ambiente, de acordo com nossas necessidades, desejos e vontades? A rua, em torno, era ensurdecedora vaia. Toda de luto, alta e sutil, dor majestosa, Uma mulher passou, com sua mo vaidosa Erguendo e balanando a barra alva da saia; Pernas de esttua, era fidalga, gil e fina. Eu bebia, como um basbaque extravagante, No tempestuoso cu do seu olhar distante, A doura que encanta e o prazer que assassina. Brilho... e a noite depois! - Fugitiva beldade De um olhar que me fez nascer segunda vez, No mais te hei de rever seno na eternidade? Longe daqui! tarde demais! nunca talvez! Pois no sabes de mim, no sei que fim levaste, Tu que eu teria amado, tu que o adivinhaste!4 No sculo XIX, a Europa cenrio de intensaas transformaes do modo de produo, que passa da confeco artesanal para a maquinaria fabril. O homem inicia a dirigir mquinas, estas que produzem em grandes volumes e ambos so fiscalizados por um patro. Aquele homem trabalha sob uma imensa quantidade de carga horria sem olhar o fruto de seu trabalho. Surge assim o trabalhador automatizado, sem direito a pensar ou sugerir. Surge tambm novos sentimentos, sensaes e maneiras de ver a vida. A perda de valores e do sentido da vida, o niilismo e a paixo so temas recorrentes, promovido principalmente ante essa nova realidade. Em seu poema A uma passante, Charles Baudelaire se expressa sobre a modernidade e prope uma nova forma de amor que o amor fugaz. Esse novo momento em que o homem se v obrigado a adaptar-se e a conviver com o incmodo da multido.

Figura 3 - PARKEHARRISON, Robert and Shana. Summoning the Storm. 2004. 4 BAUDELAIRE, Charles. (1821 1867). A uma passante.

Baudelaire expe uma nova potica para o seu tempo, uma nova maneira de lidar com as transformaes e de certa forma moldar-se elas, surge assim a denominao do indivduo flaneur, que possui como caracterstica primordial a observao do mundo. Sua descrio das cidades e ruas se faz necessaria para gerar uma compreenso da sua situao como pessoa na sociedade. Nos dias de hoje a transio entre os meios de inspirao resignifica a conscincia flaneur. Notamos a existncia de um novo momento perceptivo. Franz Hessel diz que o flaneur j no existe, dizem as pessoas, porque contrrio ao ritmo do nosso tempo. A maneira de se ver e ser visto migrou da cidade ps-moderna para dentro de ambientes, fragmentada em pores, atravs das telas de televiso e principalmente do computador. A imagem se torna mais interessante e valiosa do que a realidade. O desenvolvimento exacerbado das novas tecnologias e ritmos laborais tem cada vez mais enclausurado o trabalhador, dentro de redes de vigilncia, sistemas hierrquicos de controle, que acabam por moldar os deficientes prazeres dos tais. Isto, para Michel Foucault adentra o subconsciente coletivo. Sua maneira de sentir determinado lugar ou sensao pode sim se tornar banal e desmotivador. Em seu livro Vigiar e Punir, Foucault descreve o incio deste modo de vigilncia e nos alerta para as divises tnues e analticas por ela realizadas formaram, em torno dos homens, um aparelho de observao, de registro e de treinamento. Nessas mquinas de observar5, como subdividir os olhares, como estabelecer entre eles escalas, comunicaes? Como fazer para que, de sua multiplicidade, calculada, resulte um poder homogneo e contnuo? A partir desta idia, surge ento a identidade do panptico, pensado para exercer um papel de controle social sobre os indivduos. Acontece que, nos dias de hoje, a unidade panptica de gerenciamento no mais existe, assim como a identidade flaneur de Baudelaire. Claus Offe, em Utopia da Opo Zero, diz que as sociedades complexas se tornaram rgidas a tal ponto que a prpria tentativa de refletir normativamente sobre elas ou de renovar sua ordem, isto , a natureza da coordenao dos processos que nelas tm lugar, virtualmente impedida por fora de sua prpria futilidade.

Em Playtime, Jacques Tati representa o panptico moderno e como ele influencia estticamente a concepo do espao de trabalho. Temas recorrentes seriam a assepsia, impessoalidade, ritmo e controle, a maquinizao e extrema racionalizao, o elementarismo cientifico e o reducionismo.

Figura 4 - TATI, Jacques. Cena do fime Playtime. 1967 5 FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir. 1975

Pallasmaa acredita, que nos dias de hoje j possvel transmitir uma frequncia temporal e de ritmo na arquitetura No geralmente reconhecido que o nosso mundo tambm domestica e escala a construo do tempo para o entendimento humano.Arquitetura retarda, pra, inverte, ou acelera o tempo, e podemos falar sobre arquitetura lenta e rpida.6 Tanto Offe quanto Pallasma criticam esta ordem vigente, imposta que sufoca a liberdade criativa e delimita a personalidade humana.

O casal de fotgrafos Robert e Shana Pakerharrison possuem uma srie fotogrfica intitulada Architects Brother, que fazem referncia ao abuso excessivo da fora em detrimento natureza instintiva humana. Referncia de linguagem sobre realista no campo fotgrfico.

Figura 5 - PARKEHARRISON, Robert and Shana. Garden of Selves. 2004. 6 PALLASMAA, Juhani. Geometria do Sentimento, em Uma Nova Agenda para a Arquitetura. 1986

Neste folheto distribudo pelas ruas de So Paulo em 2013 constam os grandes mals do sculo 21. O medo generalizado, a normatizao absoluta dos atos humanos vistos como dicas de preveno. At que ponto se faz necessrio tal respaudo de vivncia? E at que ponto isto nos prejudica e responsvel pelo desenvolvimento de paranias coletivas?

o sentir Qual relao podemos criar a partir do corpo da arquitetura e o ser humano? Estudos vem apontando ao longo do tempo relaes entre o corpo humano e a percepo, pensamento e conscincia. Tudo isso articulado pelos sentidos, vinculados no processamento das respostas sensoriais. Uma prova significativa de que pessoas criadas em diferentes culturas vivem em mundos perceptuais diferentes est em seu modo de orientar-se no espao, de mover-se e ir de um lugar para o outro.7 Antigamente se podia notar com mais facilidade a experincia descrita acima por Edward T. Hall, antroplogo que estudou o comportamento sensorial humano. Diversos textos descrevem numerosas culturas que possuam uma indiferenciao entre a viso, audio, olfato, tato e paladar. Todos tinham importncia coletiva no comportamento e na comunicao. Hall ainda diz que um ponto muito importante que devemos considerar que o homem atual est exludo para sempre da plena experincia dos varios mundos sensoriais de seus antepassados, pois estavam integrados e profundamente implantados e organizados em contextos que s podiam ser compreendidos por pessoas daquela poca. Ele ainda diz que, nossa capacidade como homem contemporneo se resume em algo de nossas prprias reaes sobre a ndole e organizao de nossos prprios sistemas visuais e de nossas expectativas; algumas noes do que pode ter sido o mundo perceptual primitivo. Porm ele sempre afirma que nosso conhecimento sempre ser incompleto e baseado em uma realidade imagtica. Na renassena, o sistema dos sentidos era relacionado ao senso da viso do corpo csmico; viso era relacionada ao fogo e luz, ouvir ao ar, cheiros ao vapor, gosto gua, toque a terra. Os cinco sentidos formavam uma linha hierrquica que ia do maior, a viso, ao menor, o toque8. O que se nota que ocorreu, ao longo da histria, uma transformao do domnio da audio para o campo da viso. Esta mudana do discurso oral para o escrito a mudana do espao sonoro para o visual. A imprensa substituiu a oralidade.9

Na Idade Mdia, a produo centrada na religiosidade abraava mais equilibradamente todos os sentidos. Odores, texturas, tudo enfatizava o poder solene das sensaes.

Figura 6 - MASACCIO. St-Girolamo e Giovanni Battista. 1428 7 HALL, Edward T. The Hidden Dimension. 1966 8 HOLL, Steven. Questions of Perception. 2006 9 ONG, Walter J. Orality and Literacy. 1982

Detalhe do interior da caverna de Chauvet, ao sul da Frana. Desenhos rupestres altamente conservados e com qualidades tcnicas surpreendentes que desmitificam um pouco a noo de representao do homem primata.

Se um pintor deseja expressar o mundo, seu sistema de cores deve gerar um complexo indivisvel de impresses, em outro caso suas pinturas acertam possibilidades sem produzir a unidade, presena e a intransponvel diversidade que governa a experincia e que a definio de realidade para ns.10 Maurice Merleau Ponty, principal pensador fenomenolgico cita em seus textos relaes que artistas tem com a criao. Para ele vemos a profundidade, a velocidade, a maciez e a dureza dos objetos. Diz ainda que Ceznne captava at mesmo os cheiros. A cidade contempornea perdeu seu eco, afirma Pallasma. A importncia da intimidade entre acstica e percepo tambm discutida em seus textos: Os espaos abertos e amplos das ruas contemporneas no devolvem os sons, e nos interiores as edificaes atuais os ecos so absorvidos e censurados. A msica gravada e programada que toca em shoppings centers e espaos pblicos elimina a possibilidade de palparmos o volume acstico de seus espaos. Nossos ouvidos foram cegados11 Em seus filmes, Jacques Tati busca criar uma linguagem que retrate a modernidade do sculo XX, e dentro dela acopla a discusso sonora. Retratar o silncio se faz necessrio para enfatizar variedade e complexidade. Ele descreve seu arranjo de sons como uma espcie de msica concreta, uma coleo de speros, mas sutilmente equilibrados barulhos, atravs do arranjo complexo de mltiplos planos e arranjos visuais densos. No campo arquitetnico Pallasmaa acredita que uma experincia arquitetonica silencia todo o rudo externo, ela focaliza nossa ateno em uma nica existencia. nos faz consciente da nossa prpria e fundamental solido. A discusso sonora uma das tantas que englobam a situao atual da represso dos sentidos pela onipotente viso. evidente que uma arquitetura que intendifique a vida deva provocar todos os sentidos simultaneamente e fundir nosa imagem de indivduos com nossa experincia de mundo.12 Que outra coisa o pintor ou o poeta poderia expressar seno seu encontro com o mundo?13
O Som ao Redor, filme de Klber Mendona Filho, remete aos problemas urbanos atuais das grandes metrpoles brasileiras. Trata da questo da parania urbana que figurativizada atravs de sonoplastia em jogos de silncio.

Figura 7 - FILHO, Klber Mendona. Cena do filme O Som ao Redor. 2012 10 MERLEAU-PONTY, Maurice. Sense and non sense. 1971 11 PALLASMA, Juhani. An Architecture of the Seven Senses. 2005 12 PALLASMAA, Juhani. Os Olhos da Pele. 2005 13 MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da Percepo. 1945

a violao dos olhos As mos querem ver, os olhos querem acariciar. Esta frase de Johann Wolfgang von Goethe reconhece as peripcias do sentido da viso. A dominncia dela sobre todos os outros sentidos se nota em diversos estudos de Goethe que utiliza a comparao cromtica perceptiva do olho humano e a sensao que cada cor transmite sinestesicamente para os outros sentidos, para intensificar a vida, afirma ele. A inveno da perspectiva tornou os olhos o ponto central do mundo perceptual, bem como do conceito de identidade pessoal. No incio do sculo XX, as casas brasileiras, iluminadas lamparina ainda concentravam, noite, ambientes internos com luminncia de 60 lux. Hoje em dia, o padro de iluminao para interiores noite chega a 500 lux, e 50 lux para ambientes externos. Talvez esse ofuscamento visual se comprove devido ao desenvolvimento tecnolgico, talvez a massfica sanitarizao mundial, higienizao dos espaos. Mas comprova que era possvel viver com menos quantidade de luz. A irs ocular possui a capacidade de se acostumar s diferentes taxas de iluminao, somos capazes de reconhecer objetos e suas presenas com total nitidez a uma quantidade inferior de luminncia.14 Merleau-Ponty critica este regime escpico perpectivalista e cartesiano como ele mesmo define. Heidegger acredita que inicialmente a hegemonia da viso era encantadora, pois trazia um novo conceito de realismo para a sociedade, porm nos tempos modernos se transformou cada vez mais em uma viso niilista15. As imagens se tornaram mercadorias, simultaneamente sobrepostas, vindas de diferentes espaos, transformando seu uso efmero em qualquer outra coisa, afirma David Harvey. A hegemonia da viso foi reforada em nosso tempo por uma multido de invenes tecnolgicas e da multiplicao infinita de produo de imagens - uma precipitao interminvel de imagens, como talo calvino chama. A prpria concepo arquitetnica est em processo de reformulao. Sua representividade est em crise aps sua excessiva virtualizao e abandono de tcnicas manuais de projeto15.

Figura 8 - BAYER, Herbert. Eyes. 1928 14 Dado extrado de workshop de iluminao de obras de arte, ministrado em maio de 2013 pelo MAC USP. 15 PALLASMAA, Juhani. Os Olhos da Pele. 2005

a importncia do questionamento da viso Apesar do suposto sufocamento exercido pela viso, devemos considerar sua utilizao a partir de outro vis. Existe dentro do campo pictrico ocular, diferentes partes de percepo visual, entre elas a parte que compe a chamada viso perifrica. A viso focada nos pe em confronto com o mundo, enquanto a viso perifrica nos envolve na carne do mundo. afirma Pallasma, e defende a idia de aproximao da visao afocal a primazia do tato. Junto com a crtica da viso, devemos reconsiderar a prpria essncia da viso., conclui16. O filsofo americano David Michael Levin impulsiona a critica do predomnio do olho com as seguintes palavras: creio que convincente desafiar a hegemonia da viso, o ocular centrismo da nossa cultura. E creio que precisamos examinar de uma maneira muito critica o carter da viso que atualmente domina o nosso mundo. Precisamos urgentemente de um diagnostico da patologia psicolgica da viso cotidiana, e um entendimento critico de ns mesmo como seres visionrios. Levin assinala a via autnoma e a agressividade da vista e os fantasmas do sistema patriarcal que rondam nossa cultura ocular centrista: a vontade do poder na viso muito forte. Existe uma tendncia muito solida da viso de captar e fixar, a coisificar e a totalizar: uma tendncia a dominar, assegurar e controlar que, com o tempo, dado que se promoveu amplamente, assumiu certa hegemonia indiscutvel sobre nossa cultura e seu discurso filosfico, estabelecendo uma metafsica ocular centrista da presena ao manter a racionalidade instrumental da nossa cultura e o carter tecnolgico da nossa sociedade17. Essas observaes sugerem que uma das razes pelas quais os contextos arquitetnicos e urbanos de nossa poca tendem a nos fazer sentir como forasteiros, em comparao com o extremo envolvimento emocional provocado pelos contextos naturais e histricos, sua pobreza em termos de viso perifrica. O olhar fixo defensivo e no focado de nossa poca, assolado pela sobrecarga sensorial, talvez chegue a abrir novas esferas de viso e pensamento, liberadas do desejo implcito que os olhos tm por controle e poder. A perda de foco pode liberar os olhos de sua dominao patriarcal.

Arquitetura: arte retinal, feita para ser fotografada. O impacto visual do edifcio mediante a valorizao existente em determinados ngulos. Forte caracterstica de grandes obras ps-modernas.

Figura 9 - HADDID, Zaha. Maxxi Museum de Roma. 2010 16 PALLASMAA, Juhani. Os Olhos da Pele. 2005 17 LEVIN, David Michael. The Opening of Vision. 1988

O professor de Juhani, Aulis Blomstedt. Pallasmaa explica como alguns artistas usam mtodos especficos para aumentar e dominar o sentido do tato suprimindo a alimentao do sentido da viso.

sonhos e futuro O trabalho anteriormente apresentado tem como importante ponto de chegada a criao de uma coleo de imagens representativas das discusses aqui definidas. Deseja-se obter ao final um abstrato imagtico que busque figurativizar idias criativas, envolvendo o devaneio e a viso perifrica. Para isto, a soluo encontrada se baseia na construo de uma linguagem visual fotogrfica baseada nos princpios e conceitos de fotos sobre realistas, como as exemplificadas neste trabalho. Imagens que busquem uma compreenso dos tempos atuais, e de como situaes e hbitos so moldados cada dia mais pelo excesso da predominncia de imagens. Visto que o trabalho abraa o carter experimental vale a pena salientar que de acordo com os estudos acima abordados, o resultado final, assim como sua materialidade, no tem sua primordialidade na sntese mas sim no processo, e este poder ou no servir como concluso ou at mesmo determinao arqutipca dos estudos fenomenolgicos. A inteno deste trabalho acima de tudo por em evidncia a necessidade de abrir nosso olhar para questes que so usualmente tratadas por ns como subjetivas; assim como o risco de continuar a utilizar uma vertente de criao pr-estabelecida.
O fotgrafo francs Laurent Chehre criou a srie fotografica Casas Voadoras, que permeiam a linguagem sobre realista da fotografia e a crtica urbana.

Os sentidos do homem limitam a percepo que este tem do mundo sua volta. utilizando instrumentos cientificos ele consegue, em parte, compensar a deficincia dos sentidos. Mas a mais elaborada aparelhagem nada pode fazer alm de trazer ao seu ambito visual objetos ou muito distantes ou muito pequenos e tornar mais audiveis sons fracos. No importa que instrumentos ele empregue. Em um determinado momento h de chegar a um limite de evidencias e de convices que o conhecimento consciente nao pode transpor.18
Figura 6 - Chehere, laurent. Flying Houses. 2012 18 JUNG, Carl G. O Homem e seus smbolos. 2008

bibliografia ARANHA, Carmem S. G. Exerccios do olhar. Editora Unesp. So Paulo, 2008. Arnheim, Rudolf. Arte & percepo visual. Livraria Pioneira Editora, So Paulo, 1973 Bauman, Zygmunt. Modernidade Lquida. Zahar. Rio de Janeiro, 2001. Bachelard, Gaston. Potica do espao. Martins. So Paulo, 2008. BRETON, Andr, Manifestos do Surrealismo. Rio de Janeiro, Editora Nau, 2001 Barthes, Roland. A camra clara. Nova Fronteira. Rio de janeiro, 1984 COOK, Peter, Archigram, Princeton Architectural Press, Nova York, 1999. Costa, Luciano Bernardino da. Imagem dialtica e imagem crtica. Tese de doutorado. So Paulo, 2010. FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir. Editora Vozes. Petrpolis, 1984. HALL, Edward T. The Hidden Dimension. Anchor Books. New York, 1990. Holl, Steven. Questions of perception. A+U Publishers. San Francisco, 2006. Jung, Carl G. O homem e seus smbolos. Nova Fronteira. Rio de Janeiro, 2008. Kahn, Louis I. Conversa com estudantes. GG. bacelona, 2002. Kepes, Gyorgy. Language of vision. P. Theobald. Chicago, 1967 LEVIN, David Michael. The Opening of Vision. Routledge. New York, 1988. Merleau-Ponty, Maurice. Fenomenologia da Percepo. Martis Fontes. So Paulo, 2006. MERLEAU-PONTY, Maurice. Sense and non sense. Northwestern University Press. 1971 Moholy-Nagy, Lszl. Vision in motion. P. Theobald. Chicago, 1967. NESBITT, Kate. Uma nova agenda para a arquitetura. Cosacnaiy. So Paulo, 2008. ONG, Walter J. Orality and Literacy. 1982 Pallasmaa, Juhani. Os olhos da pele. Bookman. Porto Alegre, 2011. Pallasmaa, Juhani. The architecture of image. Rakennustieto. Helsinki, 2007. Pignatari, Dcio. Semitica da arte e da arquitetura. Ateli Editorial. Cotia, 2004. RUDOFSKY, Bernard. Architecture without architects. University of New Mexico Press. Cidade do Mxico, 1987 Venturi, Robert. Complexidade e contradio em arquitetura. Martins Fontes. So Paulo, 2005. Zumthor, Peter. Pensar a arquitetura. GG. Barcelona, 2009.

Influncias que permeiam nosso inconsciente de maneira consciente so as que eu denomino fantasmas. David Greene

S-ar putea să vă placă și