Sunteți pe pagina 1din 43

Materiais para Engenharia

Imperfeies nos slidos


Prof. Marcelo Elias - Eng. Mecatrnica

Introduo
Todos os materiais contm inmeros defeitos ou imperfeies (Callister, 7a) Por defeito cristalino, entende-se uma irregularidade na rede tendo uma ou mais de suas dimenses da ordem de um dimetro atmico (Callister, 7a) As propriedades de alguns materiais so profundamente influenciadas pela presena destas imperfeies (Callister, 7a) Existem falhas na estrutura cristalina devido a problema de empacotamento atmico (conformao do reticulado cristalino) durante o processo de fabricao de um material.

Solidificao resultado do resfriamento de um material fundido. 2 etapas: Formao do ncleo Crescimento do ncleo e formao de cristais estrutura dos gros Comea com um material fundido todo no estado lquido

ncleo

lquido Cristais crescem at se encontrarem.

Crescimento cristais

Contornos de gro
Adapted from Fig.4.14 (b), Callister 7e.

Tipos de Imperfeies
Lacunas tomos intersticiais tomos substitucionais Deslocamentos Contornos de gro Defeitos pontuais
Descontinuidades localizadas nos arranjos atmicos ou inicos, teoricamente considerados perfeitos, de uma estrutura cristalina.

Defeitos de linha Defeitos de rea

1. Defeitos Pontuais
1.1 Lacunas
Falta de um ou mais tomos no reticulado cristalino = defeito de lacuna(s)

Lacuna
distortion of planes
Reduz a resistncia e estabilidade da rede cristalina.

Podem ter origem de um empacotamento imperfeito durante a solidificao do cristal ou Das vibraes trmicas dos tomos em temperatura elevada Poucos existem a Tamb, mas a quantidade aumenta com o aumento da temperatura, (equao de Arrhenius)

Lacuna

nv = n.e

Qv RT

1.2 Defeitos Auto-intersticiais


tomos extras se posicionam entre planos de tomos. Quando o fator de empacotamento atmico for baixo. Produzem uma distoro no reticulado, j que o tomo geralmente maior que o espao do interstcio.

Autointerstcio
distortion of planes

2. Impurezas nos slidos


Alguns metais, usados comercialmente em aplicaes de engenharia, so puros (99,999%). Exemplo:
Cobre condutor de eletricidade; Zinco camada que cobre o ao galvanizado Al2O3 velas de ignio

Mas impurezas ou tomos diferentes estaro sempre presentes e alguns iro existir como defeitos pontuais no cristal (Callister, 7) s vezes vantajoso e se faz a incluso de impurezas intencionalmente para melhorar as propriedades. Liga metlica consiste na adio de um ou mais tipos de tomo metlico (soluto) em um metal puro (solvente) com a finalidade de aumentar a resistncia mecnica deste ou lhe conferir determinadas propriedades especiais (resistncia a corroso, aumentar condutividade eltrica, etc).

Exemplos:
Lato 3% Cu + 45% Zn + outros elementos (Al, Sn, Pb ou As) Prata comercial 92,5% Pt + 7,5% Cu

Quando a adio de novos elementos a um tomo de metal passam a fazer parte integral da fase slida, a fase resultante se chama soluo slida.
Esta se forma quando tomos de soluto (presentes em menor quantidade) so adicionados a um material composto de tomos solvente (presentes em maior quantidade), mantendose a estrutura cristalina e nenhuma nova fase formada.

Tipos de solues slidas:


Substitucional:
tomo(s) do soluto ir(o) substituir tomo(s) do solvente. Exemplos: Lato: Cu Zn Monel: Cu Ni
65-70% Ni + 20-30% Cu + outros elementos (Fe, Mn, Si, S, Ti e Al) Possuem alta resistncia mecnica e alta resistncia corroso atmosfrica, aos cidos e lcalis e gua salgada. Tm ponto de fuso bastante elevado, por volta de 2.400C. Substituem o ao inox nas industrias qumicas, petrolferas e navais.

Intersticial:
Os tomos do soluto iro ocupar os vazios no reticulado cristalino dos tomos do solvente. Exemplos: Ao: C Fe (Qdo aquecido, 912C, Fe passa a ser CFC, onde o tomo de C se aloja no centro). Ao Inox: C, Cr, Ni Fe

tomo de C dissolvido intersticialmente em uma posio tipo 0 na estrutura CCC de um Fe-

Condies para criao de uma soluo slida Regra de Hume-Rothery Menos de cerca de 15% de diferena nos raios atmicos. De outra forma, os tomos do soluto iro criar distores substanciais na rede e uma nova fase ir se formar. Devem possuir a mesma estrutura cristalina. Eletronegatividades semelhantes (capacidade de um tomo atrair eltrons). Se forem diferentes, maior a probabilidade de eles formarem um composto intermetlico. A mesma valncia. Se uma ou mais das regras de Hume-Rothery forem violadas, somente uma solubilidade parcial ser possvel.

Cu e Ni satisfazem a 1, 2 e 3 regra de HumeRothery para solubilidade completa dos slidos. rcu = 0,128 nm rNi = 0,125 nm % diferena = (0,128-0,125)/0,128 = 2,3% < 15% Pela tabela, ambos possuem estrutura CFC e so positivos.

Quo maior o tomo de C no Fe ?

rintersticio

1 = aR 2

a = tamanho da aresta

4 4 R = 3a a = R 3
Na tabela, rcarbono = 0,077 nm

R = raio de 1 tomo de Fe

1 4 rintersticio = . R R = 0,1547 R 2 3
R = 0,124 nm (ferro) tabela

rcarbono 0,077 = = 4,01 rintersticio 0,0192

rintersticio = 0,1547 x 0,124 = 0,0192 nm

O tomo de C aproximadamente 4 vezes maior do que deveria ser para caber ao lado dos tomos de ferro adjacentes sem gerar tenso. A severa distoro local exigida para essa acomodao leva baixa solubilidade do C no Fe

3. Defeitos de linha ou lineares


a presena ou falta de um ou mais planos de tomos Discordncia(s) Discordncia um defeito linear ou unidimensional entorno do qual alguns dos tomos esto desalinhados (Callester, 7) O escorregamento entre planos cristalinos ocorre quando as discordncias se movem, produzindo deformao permanente (plstica). Depois do alongamento
devido tenso

Antes da deformao

Para o Zn, HC
Adapted from Fig. 7.8, Callister 7e.

Etapas do escorregamento

3.1 Aresta ou Cunha


Descrita como a aresta de um plano atmico extra na estrutura cristalina. Zonas de trao e compresso acompanham este tipo de discordncia.
A distncia de deslocamento dos tomos ao redor da discordncia denominada vetor de Burgers ou de deslizamento Ele fornece a magnitude e direo da distoro da rede Este vetor perpendicular linha da discordncia em cunha Consequncia: criao de foras repulsivas e atrativas.

3.2 Espiral ou Helicoidal


A designao 'hlice' para esse defeito do reticulado deriva do fato de que os planos do reticulado do cristal formam uma espiral na linha da discordncia. Deslocamento ou vetor de Burgers paralelo ao defeito de linha. Consequncia: criao de foras de cisalhamento.

3.3 Misto
A maioria das discordncias encontradas nos materiais cristalinos uma mistura das 2 anteriores. Misto

Cunha Espiral

Discordncias so visveis em micrografia eletrnica. Ampliao de 51.450X de uma liga de titnio


Adapted from Fig. 4.6, Callister 7e.

Observao das Discordncias


Diretamente MET (TEM) ou HRTEM

Indiretamente MEV (SEM) e microscopia ptica (aps ataque qumico seletivo)


MET: Microscopia Eletrnica de Transmisso ou TEM (transmission electron microscopy) HRMET: High Resolution Electron Microscopy (Microscopia Eletrnica de Transmisso de Alta resoluo). MEV: Microscopia Eletrnica de Varredura ou SEM (Scanning Electron Microscopy)

Discordncias no MET

Figura de ataque produzida na discordncia vista no MEV

Plano (111) do InSb

Plano (111) do GaSb

4. Defeitos interfaciais
As imperfeies cristalinas podem se estender em duas dimenses como em uma fronteira. Tipos: Superfcies externas; Contornos de gro; Contornos de maclas; Falhas de empilhamento; Contornos de fase.

Superfcies externas
As superfcies externas do material representam interfaces nas quais o cristal termina abruptamente. Cada tomo da superfcie livre deixa de ter o nmero de coordenao caracterstico da sua estrutura e as ligaes atmicas esto rompidas (Askeland). Os tomos esto em um estado de energia maior do que os tomos nas posies interiores. As ligaes deles na superfcie que no esto completas do origem a uma energia de superfcie. Para reduz-la, os materiais tendem a minimizar, se isso for possvel, a rea total da sua superfcie exemplo: os lquidos que assumem forma esfrica.

Contornos de gro
Zonas de transio entre regies de clulas unitrias de mesma orientao ou Contorno que separa dois pequenos gros ou cristais que possuem diferentes orientaes cristalogrficas em materiais policristalinos (Callister, 7a). Corresponde regio que separa dois ou mais cristais de orientao diferente. No interior de cada gro todos os tomos esto arranjados segundo um nico modelo e nica orientao, caracterizada pela clula unitria

FORMAO DOS GROS


A forma do gro controlada: Pela presena dos gros circunvizinhos. O tamanho de gro controlado Composio Taxa de cristalizao ou solidificao H um empacotamento atmico menos eficiente; H uma energia mais elevada (interface). Favorece a nucleao de novas fases (segregao) Favorece a difuso

ngulos entre contornos de gro


Contornos de baixo ngulo - ocorre quando a desorientao dos cristais pequena formado pelo alinhamento de discordncias

Discordncia e Contorno de Gro


A passagem de uma discordncia atravs do contorno de gro requer energia

DISCORDNCIA

O contorno de gro ancora o movimento das discordncia pois constitui um obstculo para a passagem da mesma, LOGO QUANTO MENOR O TAMANHO DE GRO .........A RESISTNCIA DO MATERIAL

Um dos mtodos de controle das propriedades de um metal consiste no ajuste do tamanho dos gros. Reduzindo o tamanho destes, aumenta-se a quantidade total das reas de contornos de gro. Desta forma, qualquer discordncia ir se mover apenas por uma curta distncia antes de encontrar um contorno de gro e ser bloqueada. Esse bloqueio do movimento das discordncias eleva a resistncia do material metlico. A equao de Hall-Petch relaciona o tamanho dos gros com o limite de escoamento.
y

y = 0 + Kd 1/ 2

limite de escoamento (tenso mnima necessria para causar deformao permanente)

D = dimetro mdio dos gros 0 e K constantes do metal.

Exemplo
O limite de escoamento de um ao, com baixo teor de carbono e tamanho de gro mdio de 0,05 mm, de 137,9 MPa. Se considerarmos o mesmo ao com um tamanho de gro de 0,007 mm, esse limite ser de 275,8 MPa. Qual ser o tamanho mdio de gro desse ao-carbono com um limite de escoamento de 206,85 MPa? Considere que a equao de Hall-Petch valida e que alteraes no limite de escoamento observadas devem-se apenas s mudanas no tamanho do gro.

Soluo ...
Como no foi dado os valores de 0 e K, precisamos determin-los inicialmente. Sabemos que: Com um tamanho de gro de 0,05 mm, o limite de escoamento ser de 137,9 MPa. Levando na equao de Hall-Petch, teremos: Com um tamanho de gro de 0,007 mm, o limite de escoamento ser de 206,85 MPa. Levando na equao de Hall-Petch, teremos:

137,9 = 0 +

K .....(1) 0,05

275,8 = 0 +

K .....(2) 0,007

(1) (2) teremos: K = 18,43 MPa-mm1/2 e 0 = 55,5 MPa y = 55,5 + 18,43.d 1/ 2 Temos a equao de Hall-Petch da seguinte forma: Para um limite de escoamento de 206,85 MPa, o tamanho do gro ter de ser 14,8 m.

Visualizao dos contornos de gro ...


So imperfeies, So mais suscetveis ao ataque, Podem ser revelados como linhas escuras, mudam a orientao do cristal ao longo do contorno.
(a)

polished surface surface groove grain boundary


Adapted from Fig. 4.14(a) and (b), Callister 7e. (Fig. 4.14(b) is courtesy of L.C. Smith and C. Brady, the National Bureau of Standards, Washington, DC [now the National Institute of Standards and Technology, Gaithersburg, MD].)

ASTM grain size number

N = 2n-1
number of grains/in2 at 100x magnification

Fe-Cr alloy
(b)

Quanto mais contornos de gro possuir o material, maior ser sua resistncia (+ duro) Os gros so falhas. Quando o material inicia seu mecanismo de deformao, estas falhas impedem a continuidade delas.

Ao 1020 Recozido - Estrutura Ferrtica-Perltica (aumento de 100 x) DCMM PUC/RJ http://www.dema.puc-rio.br/bancodeimagens/index.html

Contornos de Macla
uma variao do contorno de gro, atravs do qual existe uma simetria espelhada especfica da rede cristalina. Podem ser produzidas por mecanismos de deformao (cisalhamento) em metais CCC e HC e por tratamentos trmicos (recozimento em metais CFC)

Adapted from Fig. 4.9, Callister 7e.

Callister, 7a edio.
Capitulo 4:
Itens 4.1 ao 4.3; 4.5 e 4.6; 4.9 ao 4.11.

S-ar putea să vă placă și