Sunteți pe pagina 1din 50

EVOLUO E ANLISE DA CARTOGRAFIA DE RISCO DE ESCORREGAMENTOS NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

Gelo. Ricardo Neiva dOrsi (Gerente da Gerncia de Programas Especiais) 1. Introduo A cartografia do risco associado a escorregamentos em encosta na Cidade do Rio de Janeiro vem, ao longo das ltimas duas dcadas, apresentando significativos saltos evolutivos, fato este que coloca a atual metodologia, seus executores e usurios na vanguarda mundial junto com os demais (e escassos) centros de excelncia que produzem este tipo de documentao tcnica. A razo destes sucessivos avanos est, sem dvida, na demanda por este tipo de informao j que anualmente, so realizadas pelo rgo pblico municipal responsvel pelas encostas (Fundao GEO-RIO), em mdia, duas mil Vistorias Tcnicas nas encostas da Cidade, em funo de situaes emergenciais ou por solicitaes diretas da populao quando em dvida sobre risco de acidentes geolgicos. Em adio, a Cidade conta com o maior nmero de obras de estabilizao de encostas realizadas pelo poder pblico (aproximadamente 5000 obras entre 1966 e 2006) e, periodicamente, desenvolve programas de melhorias e urbanizao em comunidades carentes (favelas) existentes em nmero superior a 400 nas encostas montanhosas da Cidade. A apreciao dos produtos decorrentes do desenvolvimento desta metodologia mostra quo diversificadas podem ser as ferramentas utilizadas na definio do risco, entretanto, aps mais de 25 anos de anlises, ficam patentes dois aspectos da metodologia, sem os quais o produto final, o mapa de risco, perde confiabilidade, preciso e seu maior benefcio, a previsibilidade. So eles o conhecimento do histrico de escorregamentos da rea de interesse e o minucioso levantamento de campo, que dever abranger toda aquela rea. Aps o desenvolvimento de mapas de risco de escorregamento, utilizando escalas e tcnicas diversas, a Fundao GEO-RIO, em sua atual fase, explora a possibilidade de dar um passo alm da j consolidada tcnica da qualificao do risco e explorar j com objetivos de aplicao imediata a metodologia da quantificao do risco, que vem sendo desenvolvida e testada nos ltimos anos. Analisando os produtos mais relevantes efetuados nas ltimas duas dcadas e meia, o presente trabalho sintetiza os principais aspectos da evoluo da cartografia do risco de escorregamento na Cidade do Rio de Janeiro, com foco, principalmente, sobre suas caractersticas metodolgicas.

2. Primeiras Cartas de Risco 2.1 Perodo 1984 a 1986 2.1.1 Carta de Risco dos Morros Cantagalo e Pavo-Pavozinho - 1984 O primeiro trabalho de cartografia de risco na Cidade do Rio de Janeiro foi concludo no ms de maro de 1984. Um escorregamento de solo e lixo (Figura 1), ocorrido no dia 25 de dezembro de 1983, causou a destruio de uma dezena de casebres e a morte de 6 pessoas em um trecho limtrofe entre as favelas existentes aos morros contguos Cantagalo e Pavo-Pavozinho. Face especial comoo deflagrada pela tragdia ocorrida em dia natalino, o Governador do Estado do Rio de Janeiro disponibilizou, imediatamente, recursos financeiros para aplicao em obras de estabilizao naquela encosta, que se localiza na regio (zona sul) mais turstica da Cidade. Havia, entretanto, a necessidade de que fossem estabelecidas as prioridades, ou seja, as reas de maior risco, para que os recursos disponveis (e limitados) fossem mais bem empregados. Nascia assim a primeira carta de risco de escorregamentos da Cidade, realizada em pouco mais de 3 meses, numa escala de grande detalhe (1:500) (Figura 2) e com rea restrita aos trechos de encostas ocupados por parte das favelas do Cantagalo e Pavo-Pavozinho. A metodologia para a elaborao da Carta incluiu um pormenorizado levantamento de campo realizado por gelogos e engenheiros da Fundao GEO-RIO, que identificavam as situaes de risco, indicando-as na base cartogrfica e paralelamente definiam as providncias (tipologia de obras, necessidade de remoes, etc) (Figura 3). Naquele trabalho pioneiro, as reas de risco eram simplesmente identificadas por polgonos ou pontos, em especial as reas de lascas e blocos rochosos e os depsitos de tlus/colvio. Cabe ressaltar os desdobramentos derivados deste primeiro mapeamento de risco, dentre os quais se destaca um importante programa de obras de urbanizao naqueles trechos de encosta, incluindo a implantao de vias de acesso interno capazes de permitir deslocamentos de pequenos tratores que passaram a rebocar caambas de lixo, instaladas em diversos pontos da encosta. Outros marcos corresponderam s instalaes de lixodutos (tubos condutores de lixo a partir das reas mais altas e ngremes das encostas ocupadas para locais com acesso aos caminhes coletores de lixo) e de um sistema funicular para facilitar o acesso dos moradores s partes mais altas das encostas. Estes e outros projetos foram desenvolvidos e implantados com base na Carta de Risco durante os anos de 1984 e 1985. Infelizmente, devido s condies de acondicionamento, manuseio e emprstimo a outros rgos pblicos de destes materiais, no foi possvel regatar a referida Carta, restando para consulta apenas alguns relatrios tcnicos elaborados durante o projeto e a obteno de informaes orais a partir de entrevistas com tcnicos (em particular o gelogo Wilmar Tenrio de Barros) que participaram intensamente do mapeamento em questo.

Figura 1 Foto do acidente ocorrido em 25 de dezembro de 1983 no trecho de encosta onde existem as favelas do Cantagalo e PavoPavozinho, na Cidade do Rio de Janeiro.

10

20m

Figura 2 Detalhe da base cartogrfica utilizada no mapeamento das reas de risco dos Morros do Cantagalo e Pavo-Pavozinho. Observar a alta densidade de moradias e a completa falta de planejamento da ocupao, fatores que contriburam para dificultar a cartografia do risco.

Figura 3 Croquis desenhando em campo, durante o mapeamento do risco de escorregamento das favelas dos Morros Cantagalo e Pavo-Pavozinho. A definio das solues para estabilizao de taludes e de blocos rochosos foi realizada durante o caminhamento (levantamento de campo).

2.1.2 Carta de Risco do Morro Dona Marta - 1986 Em meados de 1986, um convnio assinado entre a Fundao GEO-RIO e a Universidade Federal do Rio de Janeiro, possibilitou a realizao da segunda Carta de Risco feita na Cidade do Rio de Janeiro. Desta vez toda uma comunidade foi contemplada pelo servio que foi executado na escala de grande detalhe (1:250), abrangendo uma rea de aproximadamente 60.000 m2 e uma populao, na poca de aproximadamente 12.000 pessoas. Tratava-se da Favela Santa Marta, situada na vertente sul do Morro Dona Marta, e era, at ento, considerada a favela em encosta com maior densidade demogrfica da Cidade. Equipes de gelogos (estudantes de mestrado e professores da UFRJ), em conjunto com tcnicos da Fundao GEO-RIO, elaboraram, inicialmente, uma carta geolgico-geotcnica da encosta. Neste documento as principais unidades geolgico-geotcnicas (afloramentos rochosos, tlus, depsito de lixo, blocos de rocha em ninhos e/ou individualizados, etc) foram mapeadas e entrecruzadas com a carta de declividade da encosta. A partir do entrecruzamento, foram identificadas reas com maior potencialidade de acidentes, que foram, por sua vez, re-visitadas pelos tcnicos para ratificaes ou eventuais retificaes e interdies emergenciais. Os pontos de maior risco foram indicados na prpria carta geolgico-geotcnica e suas descries e recomendaes (Figura 4) integraram o Relatrio Final do mapeamento. Tendo tido elementos de risco de escorregamentos incorporados, a carta foi tambm considerada, poca, como uma carta de risco. Todo o processo demorou cerca de nove meses para sua concluso. Baseado no Estudo, um programa de obras de estabilizao foi, ento, elaborado, tendo sido iniciado em meados de janeiro de 1988. Cabe ressaltar que em 22 de fevereiro de 1988 ocorreu, em um dos pontos identificados como de alto risco, um dos maiores acidentes em termos de vtimas fatais (12 mortes) na Cidade do Rio de Janeiro e o maior com tipologia de escorregamento de lixo (Figura 5).

Figuras 4 e 4a Mapa da Favela Santa Marta do Morro Dona Marta, da Cidade do Rio de Janeiro, com as intervenes para a eliminao de risco de escorregamento definidas pelo mapeamento geolgico-geotcnico. A Figura 4 a corresponde ampliao de um trecho da Figura 4, assinalado pelo retngulo tracejado em cor laranja.

Figura 5 Fotografia do acidente (corrida de lixo) de 22 de fevereiro de 1988, na favela do Morro Dona Marta da Cidade do Rio de Janeiro.

2.2 Perodo 1988 a 1990 Projetos Experimentais As chuvas (19 dias consecutivos !) ocorridas no ms de fevereiro de 1988 na Cidade do Rio de Janeiro, alm de causar centenas de acidentes nas encostas, alguns milhares de desabrigados e dezenas de vtimas fatais tambm foram responsveis por uma mudana na filosofia do enfrentamento do risco de escorregamentos na Cidade. A conscientizao crescente sobre a necessidade de saber a distribuio do risco na Cidade levou a aproximao entre o poder pblico e a academia a realizarem inmeros projetos em parceria. Naquele momento em particular, a Fundao GEO-RIO estreitou, ainda mais, seus laos com as universidades existentes na Cidade, em particular com o Departamento de Geologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Durante este perodo de maior estreitamento foi possvel efetuar, quase que simultaneamente (porm com metodologias diferenciadas), duas cartas de risco de escorregamento em encostas ocupadas por favelas, que foram iniciadas e concludas entre os anos de 1988 e 1990. Foram eles a Carta de Risco do Complexo do Alemo e a Carta de Risco do Morro do Vidigal, ambas em escala 1:2000. Cabe ainda ressaltar, que ainda naquele perodo, utilizando recursos de um convnio realizado na poca entre a Fundao GEO-RIO e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mapeamentos geolgico-geotcnicos (Figuras 6 a 8) tambm foram realizados em algumas encostas ocupadas por favelas, destacando-se os mapeamentos dos Morros da Formiga, do Borel e da Casa Branca, todos na escala 1:2.000. Estes mapeamentos, embora assinalassem ocorrncias de escorregamentos, no apresentaram a distribuio do risco nem em reas nem em situaes pontuais.

Figura 6 Mapa GeolgicoGeotcnico da Favela do Morro da Formiga, da Cidade do Rio de Janeiro, realizado atravs de um Convnio firmado entre a Fundao Geo-RIO e o Departamento de Geologia da UFRJ, entre 1988 e 1990.

Figura 7 (acima) Detalhe do Mapa Geolgico-Geotcnico da Favela do Morro da Formiga (Figura 6), com indicao das ocorrncias de escorregamentos (crculos tracejados em azul) na rea mapeada.

Figura 8 (ao lado) - a linha tracejada mostra a representao de escorregamento adotada na legenda do Mapa.

2.2.1 Carta de Risco do Complexo de Favelas do Morro do Alemo - 1988 Na elaborao da Carta de Risco do Complexo de Favelas do Morro do Alemo (Figuras 9 e 10) as reas de risco corresponderam, predominantemente, s regies das encostas (1) com concentraes de blocos rochosos assentes sobre reas com declividades altas e (2) ao longo dos eixos dos talvegues mais pronunciados. A associao do risco com aquelas duas feies geolgicas ficou mais evidente durante o levantamento dos acidentes ocorridos na rea do Complexo do Alemo durante as chuvas de fevereiro de 1988, quando mais de 90% dos problemas se restringiram a deslocamentos de blocos atingindo casas ou a destruio de casas (por solapamentos ou atingimentos diretos) pelas torrentes de gua com detritos (solo, vegetao, lixo e pedregulhos) que se concentraram ao longo dos talvegues.

Figura 9 Fotografia de parte do Complexo de Favelas do Alemo, da Cidade do Rio de Janeiro, obtida durante a elaborao da Carta de Risco em 1990. A regio mapeada foi subdivida em seis reas (setores com caractersticas prprias).

Figura 10 Vista parcial da Carta de Risco do Complexo do Alemo. As reas de risco correspondem s manchas vermelhas que, em sua maioria, esto associadas a eixos de talvegues pronunciados e reas com ocorrncias de blocos rochosos em precrias condies de equilbrio. A partir deste Estudo, um programa de obras preventivas foi implementado.

2.2.2 Carta de Risco do Morro do Vidigal - 1988 A cartografia do risco na Favela do Morro do Vidigal ficou inserida em um trabalho (Sobreira, 1989) de grande abrangncia, cuja proposta era a de criar subsdios para orientao e reorganizao da ocupao desordenada das favelas cariocas em encosta, a partir de estudo geolgico-geotcnico sistemtico. Neste contexto, a cartografia geolgico-geotcnica, a clinometria da encosta e o zoneamento do uso atual do solo tiveram papis preponderantes. O autor do Estudo foi um gelogo que havia trabalhado alguns anos na Fundao GEO-RIO, quando acumulou grande experincia nas encostas favelizadas da Cidade. O estudo tambm considerou as experincias anteriores, em particular aquelas oriundas dos mapeamentos de reas de risco nas Favelas dos Morros Dona Marta, Pavo-Pavozinho, Complexo do Alemo e da Formiga e tambm do conhecimento acumulado nos levantamentos realizados pela Fundao GEORIO com o objetivo especfico para a execuo de obras de estabilizao de encostas. Aliou-se ao extenso caminhamento de campo as informaes geradas por pesquisa bibliogrfica e foto-interpretao em escala de detalhe (1:5.000 e 1:8.000). O produto final foi um Mapa de Uso (Recomendado) do Solo (Figura 11), na escala 1:2.000, onde so indicadas as reas propcias urbanizao, reas urbanizveis com restries, reas para preservao ambiental e as rea de alto risco, que foram subdividias em duas subclasses, conforme indicado no Quadro 1.
Classe Subclasse Caractersticas do meio Fsico rea composta por depsito de tlus com blocos instveis em zona de influncia de escarpa rochosa. Declividades entre 100% e 160% rea composta por material coluvionar depositado diretamente sobre a rocha acima de escarpa rochosa. Declividade > 160% Problemas existentes ou esperados Movimentao de blocos Queda de blocos das escarpas a montante Eroso superficial com instabilizao de blocos Degradao ambiental pelo desmatamento Deslizamentos de solo no plano da rocha Intensa percolao de gua no contato solo/rocha Poluio ambiental pelo lixo e esgoto despejado aleatoriamente Recomendaes

RI

reas de Alto Risco

R2

Remoo das moradias existentes Reflorestamento Obras de drenagem superficial Obras de conteno e impacto para a proteo das reas a jusante

Quadro 1 Reproduo parcial da legenda do Mapa de Uso do Solo da Favela do Vidigal (Sobreira, 1989), na poro relativa a classe reas de Alto Risco.

Figuras 11a e 11b Mapa de Uso (recomendado) do Solo para o trecho de encosta ocupado pela Favela do Morro do Vidigal. A Figura 11a corresponde a uma fotografia do mapa original. Na Figura 11b o referido mapa apresentado de modo simplificado, apenas ressaltando a disposio do zoneamento recomendado.

3. Mapas de Risco Qualitativos A partir das experincias na cartografia do risco na Cidade do Rio de Janeiro, alavancadas, principalmente, pela Fundao GEO-RIO, ficou mais forte a sensao entre os tcnicos da Fundao que trabalhavam com este tema da necessidade de se qualificar o risco, de modo a poder hierarquizar as prioridades de atuao, mormente no que dizia respeito ao investimento em obras pblicas, j que, via de regra, os recursos eram sempre inferiores ao total necessrio para a eliminao do risco. As terminologias Risco Baixo, Risco Moderado e Risco Alto ou (respectivamente) Risco I, Risco II e Risco III, passaram a ser amplamente utilizadas por aqueles tcnicos para classificar trechos de encostas ocupadas com situaes que variavam desde reas praticamente no susceptveis a movimentos de massa (e portanto sem necessidade de intervenes significativas) at aquelas em que o movimento era iminente e a evacuao / interdio urgente. Houve ainda uma tentativa de associar o Risco Alto (Risco III) a situaes em que a execuo de obra de estabilizao no era recomendvel em funo da relao custo x benefcio, devendo, conseqentemente, o local em questo ser considerado como non aedificandi. Naqueles primeiro anos da dcada de 1990 as discusses entre os tcnicos foram profcuas e estimulantes. Perodo 1991 a 1995 Consolidao de uma Metodologia Impulsionados pelas discusses internas do rgo e pelo bom momento tcnico e econmico que se iniciava na Prefeitura (em grande parte como conseqncia ao catastrfico evento pluviomtrico que ocorrera na Cidade em fevereiro de 1988), projetos de mapeamentos de risco qualitativo foram levados a cabo, durante quatro anos consecutivos, de 1991 a 1995, consolidando ao final deste perodo uma metodologia prpria que foi adotada pela Fundao. Destacaram-se dentre estes projetos, o Mapa de Risco de Escorregamento do Municpio do Rio de Janeiro (escala 1:25.000) e as Cartas de Risco da Favela da Rocinha, dos Morros dos Macacos e Pau da Bandeira e dos Morros Chacrinha e Turano, sendo as Cartas elaboradas na escala 1:2.000. Ainda naquele perodo foram efetuados mapeamentos de risco de escorregamento ao longo de algumas vias urbanas que cortam os macios montanhosos da Cidade, em particular a Avenida Niemeyer. Estes mapeamentos, que tambm adotaram a qualificao do risco em trs classes e foram efetuados na escala de 1:2.000, constituram importantes ferramentas de deciso quando aquelas vias foram contempladas com intervenes para reduo do risco.

3.1.1 Mapa de Risco de Escorregamento do Municpio do Rio de Janeiro - 1991 O Mapa de Risco de escorregamento do Municpio do Rio de Janeiro foi, um importante marco na cartografia de risco no Rio de Janeiro pois consolidou grande parte do conhecimento do risco poca alm de testar uma metodologia pioneira. Neste trabalho, o zoneamento do risco seguiu, em paralelo, duas rotas distintas que se entrecruzaram ao final em um processo autodepurativo. Em uma das vertentes do Estudo, equipes de gelogos e engenheiros da Fundao GEO-RIO saram pela Cidade para efetuarem levantamentos de campo sistemticos utilizando uma base cartogrfica na escala de campo 1:10.000, fotografias areas e, em alguns casos, lanando mo de vos de helicptero nas regies de acesso mais difcil. O profundo conhecimento do problema (alguns dos tcnicos tinham mais de 20 anos de experincia em escorregamentos na Cidade), permitiu a definio qualitativa de trechos de encosta com suscetibilidade/risco baixo, moderado ou alto, cujos limites foram traados, em campo, sobre as bases cartogrficas. Posteriormente, objetivando a reduo do erro, aqueles limites foram transportados para bases cartogrficas em escala 1:25.000. A este produto (parcial), foram dadas as denominaes Mapa de Risco Especialista ou Mapa de Campo. Simultaneamente a execuo do Mapa de Risco Especialista, sete Planos de Informao (quatro principais e trs complementares) foram elaborados na escala de 1:25.000. Os Planos de Informaes principais foram: Geologia (litologias e estruturas geolgicas), Geomorfologia (depsitos superficiais, afloramentos rochosos, ocorrncia de lascas e blocos), Uso do solo (reas urbanizadas, favelas, florestas, etc) e Declividade (sete intervalos). Os planos complementares reuniram informaes sobre Hipsometria (subdiviso da rea do Municpio por faixas altimtricas, de acordo com as normas e diretrizes da legislao do Uso do Solo), Pluviometria (subdiviso em reas com diferentes mdias pluviomtricas anuais) e Registros Histricos (indicao dos escorregamentos mais significativos ocorridos nos ltimos 30 anos). Sobre cada um dos Planos de Informao foi colocada uma grade quadrada com 125m de lado, gerando um grande nmero de quadrculas. A cada quadrcula foi associada classe predominante de cada um dos Planos (por exemplo, quadricula B35: granito no Plano Geolgico, floresta no Plano Uso do Solo, maior que 100% no Plano Declividade, Colvio no Plano Geomorfolgico, 900 a 1000mm no Plano Pluviomtrico, etc). Este processo foi denominado Geocodificao. As diversas combinaes possveis entre as classes dos planos de informao foram, ento, listadas e distribudas entre cerca de 30 profissionais da rea de geologia e geotecnia da Fundao GEO-RIO e de Universidades, para que fossem classificadas quanto suscetibilidade/risco (baixo, mdio e alto). Procurou-se, atravs desta consulta, inserir no processo o Estado da Arte do conhecimento sobre o assunto. As classificaes adotadas foram aquelas com maiores freqncias nas respostas dos profissionais consultados.

Por meios computacionais foram ento atribudos corres s quadrculas de acordo com suas classificaes de suscetibilidade/risco, gerando o que ficou conhecido como Mapa de Risco do Computador. O Mapa de Risco do Computador foi ento comparado ao Mapa de Risco Especialista, tendo sido obtido 30% de incoerncia entre os dois produtos. Uma nova etapa de campo foi necessria para retificar as incoerncias obtidas entre os dois Mapas e enfim gerar o produto final que foi o Mapa de Risco Final (Figuras 12 e 13). Cabe ressaltar que, com a evoluo da discusso sobre terminologias de mapeamento, a nvel nacional e mundial, a denominao Risco para o produto em questo foi posteriormente substituda por Susceptibilidade, j que o Mapa indicava as reas com possibilidade de ocorrncia de escorregamentos tanto nas regies ocupadas como naquelas desabitadas. Na poca de sua concluso, entretanto, pelo menos no mbito da administrao pblica municipal, as diferenas terminolgicas ainda no estavam integralmente consolidadas.

Figura 12 - Estrutura operacional de produo do Mapa de Risco Final.

Figura 13 - Mapa de Risco de Escorregamento do Municpio do Rio de Janeiro, concludo em junho de 1991. As cores branca, verde, amarela e vermelha representam, respectivamente, sem risco, risco baixo, risco moderado e risco alto.

3.1.2 Carta de Risco da Favela da Rocinha - 1992 O mapeamento do risco de escorregamento no Morro da Rocinha foi pioneiro na utilizao da classificao Baixo, Moderado e Alto para risco em escala de detalhe. No caso da Rocinha a escala utilizada foi a de 1: 3.600, que correspondia a escala da base cartogrfica utilizada pela companhia de eletricidade e que, naquela poca, era a base com maior preciso topogrfica setorial daquela encosta (os setores das favelas correspondem a pequenos bairros). A definio do risco em cada setor utilizou informaes derivadas da caracterizao geolgico-geotcnica (durante o Mapeamento do Risco foi elaborado um mapa geolgico-geotcnico expedito da Rocinha), do histrico de acidentes, do nmero e localizao de obras de conteno existentes e do inventrio de taludes (fichas descritivas dos taludes naturais e artificiais) mais crticos no interior da rea ocupada. Desta forma, os setores que apresentavam feies indicativas de alta suscetibilidade ocorrncia de escorregamentos (p.ex. blocos rochosos com presena de focos erosivos no ponto de apoio), altos declividades, grande nmero de acidentes no passado e grande nmero de taludes considerados com equilbrio precrio, obtiveram maior grau na classificao do risco. O mapeamento contou com uma equipe de 10 pessoas (8 gelogos e 2 gegrafos) que se dividiram em grupos durante o levantamento de campo. Todo o servio, incluindo a fase de pesquisa bibliogrfica, recuperao de documentos at a concluso do Relatrio demorou 4 meses, tendo sido concludo em maro de 1992. Dentre as concluses e as recomendaes do mapeamento, destacouse a necessidade de melhoria do sistema de drenagem e de coleta de lixo, e a inadequao ao adensamento populacional de dois setores em particular, o setor 199 e o setor Vila Verde, que foram apontados como aqueles de mais alto risco. Cabe ressaltar, entretanto, que os dois setores citados (bem como todos os demais setores daquela Favela), adensaram e se expandiram desde a concluso do Relatrio, com conseqente aumento do risco em toda aquela comunidade (Figuras 14, 15 e 15a).

Figura 14 Vista area da Favela da Rocinha na poca (1992) do mapeamento das reas de risco. Desde ento, a rea ocupada se expandiu e o adensamento demogrfico se intensificou.

Figura 15 Mapa das reas de Risco da Favela da Rocinha. As cores vermelha, amarela e verde foram adotadas para indicao das classes de risco Alto, Moderado e Baixo, respectivamente. Em verses simplificadas do Mapa, no coloridas, as classes de risco foram indicadas pelos nmeros 1, 2 e 3 (Baixo, Moderado e Alto). O retngulo tracejado no canto superior direito da Figura mostrado ampliado na Figura 15a.

Figura 15a Vista parcial do Mapa das reas de Risco da Favela da Rocinha (retngulo tracejado na Figura 15), mostrando detalhe da legenda e parte da rea cartografada. Os nomes Faz Depressa e Vila Cruzado correspondem a setores da Favela.

3.1.3 Carta de Risco dos Morros dos Macacos e Pau da Bandeira - 1992 Os Morros dos Macacos e Pau da Bandeira constituem elevaes contguas existentes no bairro de Vila Isabel (zona norte da Cidade do Rio de Janeiro), cujas cotas mais altas no ultrapassam os 215m no Morro dos Macacos e 105 no Morro Pau da Bandeira. A vertente sul do Morro dos Macacos (Figura 16) densamente ocupada pela Favela homnima, enquanto que no Morro Pau da Bandeira, com forma aproximadamente circular, a ocupao se deu integralmente. Em ambas elevaes destacam-se os problemas associados a presena de blocos e lascas rochosas (granticos ou gnissicos) e ocupao de talvegues mais pronunciados, por onde correm enxurradas durantes os temporais mais expressivos. As ocupaes ao longo ou a jusante de taludes muito declivosos (naturais, de corte ou associados a antigas reas de explorao mineral) compem as demais situaes de alto risco associadas a escorregamentos nos referidos Morros. O Quadro 2 apresenta a parte descritiva das classes de risco na legenda do Mapa Indicativo das reas de Risco das Favelas do Morro dos Macacos e Pau da Bandeira. A metodologia para a definio do risco utilizada na Carta de Risco destes Morros pode ser resumida na seguinte seqncia: Reviso bibliogrfica (principalmente nos Laudos Tcnicos de Vistoria da Fundao GEO-RIO); Fotointerpretao (escala 1:5.000, ano 1967) para a identificao preliminar dos materiais e feies superficiais (blocos, talvegues, etc); Constituio de inventrio local de escorregamentos e obras de estabilizao executadas; Mapeamento de campo (escala 1:2.000); Inspeo de taludes potencialmente instveis (descrevendo os materiais presentes segundo a sua estabilidade); Inspeo das obras de conteno para avaliao de sua eficincia e integridade fsica; Execuo de laudos tcnicos emergenciais para situaes consideradas crticas e Registro fotogrfico detalhado. Seguindo esta seqncia metodolgica, foram gerados dois mapas bsicos de risco (Figuras 17 e 18), um com indicao das situaes pontuais (Pontos de Risco) e um segundo indicando pores do terreno, com formas e tamanhos irregulares (podendo ou no englobar pontos de risco), reunindo caractersticas geolgico-geotcnicas e ocupacionais (feies geoocupacionais) que lhe conferem maior ou menor risco de acidentes e diferenciados condicionamentos para o uso. Cabe mencionar uma interessante observao na pgina 2 do Relatrio (Fundao GEO-RIO, 1992) que acompanha a Carta de Risco, relativa necessidade de constante atualizao deste tipo de produto cartogrfico o zoneamento de risco em favela tem carter extremamente dinmico, em funo de um inter-relacionamento minuto a minuto entre o Homem e a Natureza; assim, o mapa final no pretende absolutamente ser definitivo, mas sim um produto sempre sujeito a atualizao. No obstante tal observao, a referida Carta de Risco jamais foi atualizada e, ainda em 2006, o Relatrio esporadicamente consultado quando so implementadas intervenes pelo Poder Pblico naquelas Favelas.

Risco SimboCaractersticas Predominantes Geotcnico logia rea densamente ocupada, com pequeno e localizada potencial I DO de acidentes, em geral, B associado a pequenos cortes e depsitos de lixo/entulho.

Condies para Uso Passvel de ocupao porm requer melhorias de estrutura urbana, principalmente relativa a acesso e drenagem.

A I X O
IU I EO

M D I
II EO II DO

O
III DR

A L T O

III DL

III L

III P

Favorvel ocupao; indicada como rea de reassentamento das casas das reas de alto risco. Requer completa implantao de infraestrutura urbana (acesso, drenagem, gua, esgoto, etc) antes de sua utilizao Passvel de ocupao no devendo rea densamente ocupada com ser mais adensada, somente razovel infraestrutura urbana e melhorando os equipamentos baixo potencial de acidentes. urbanos j existentes Imprpria ocupao nas condies atuais. Caso a ocupao se adense, o grau de risco se agravar. A rea ocupada constituda por taludes naturais com declividade mitigao do risco atual est moderada e/ou pequeno nmero condicionada principalmente a de cortes melhorias de acesso, drenagem, rede de esgoto e coleta de lixo/entulho. rea esparsamente ocupada com caractersticas geotcnicas Imprpria ocupao, devendo ser utilizadas para reflorestamento. (declividade, hidrologia e solo) desfavorveis ocupao Talvegues naturais sujeitos a grandes vazes durante chuvas Imprpria ocupao; necessidade intensas; grande potencial de de limpeza dos eixos dos talvegues e acidentes (corridas de detritos / remoo das moradias nesta regio. blocos de rochas). rea constituda por taludes Imprpria ocupao, necessidade naturais em solo, com de relocao das moradias nesta declividade acentuada. regio, seguida por reflorestamento rea de grande potencial de Exige a adoo de medidas acidentes associados (infraestrutura e obras de principalmente ocupao estabilizao) urgentes para desordenada com execuo de eliminao do risco. At a execuo cortes e aterros instveis e das medidas as moradias devero formao de depsitos de permanecer interditadas. lixo/entulho Taludes rochosos naturais ou reas na escarpas imprprias oriundos de pedreiras e suas ocupao. A ocupao na base das reas de influncia com grande escarpas est condicionada potencial de acidentes (queda execuo, quando vivel, de obras de lascas ou blocos rochosoS) de conteno nos taludes. rea esparsamente a no ocupada, com boas caractersticas geotcnicas (declividade e tipo de solo) ocupao

Quadro 2 - Parte da legenda do Mapa Indicativo das reas de Risco das Favelas do Morro dos Macacos e Pau da Bandeira, apresentado as caractersticas das classes de risco e suas correspondentes condies de uso e intervenes recomendadas.

Figura 16 Vista parcial da vertente sul do Morro dos Macacos mostrando as trs principais feies geo-ocupacionais associadas a risco: ocorrncia de blocos e lascas rochosas na parte superior do trecho de encosta (polgono tracejado amarelo); eixos de talvegues (setas em azul) parcialmente ocupados e bolses de lixo (crculos em verde) em precrias condies de equilbrio.

Figuras 17 (superior) e 18 (inferior) Trechos dos Mapas de Pontos de Risco (Figura 17) e de Mapa de reas de Risco (Figura 18). Os pontos foram todos classificados como de alto risco, com necessidade de intervenes urgentes. As reas de risco foram delimitadas e classificadas segundo o grau de risco (Alto = III, Mdio = II e Baixo = I) e segundo a feio geo-ocupacional associada ao risco (drenagem, pedreiras, lixo, etc) (vide Quadro 2). Posteriormente as reas de risco com o mesmo grau foram coloridas (vermelho, amarelo e verde) dando origem a verso final do Mapa (Figura 18 a).

Figura 18a - Mapa das reas de Risco associado a escorregamentos nas Favelas dos Morros dos Macacos e Pau da Bandeira.

3.1.3 Carta de Risco da Avenida Niemeyer - 1993 A Avenida Niemeyer uma importante via urbana costeira da Cidade do Rio de Janeiro, com trs mil e oitocentos metros de extenso, inicialmente (fins do sculo XIX) projetada e executada como trecho ferrovirio. Por tal motivo e em funo das caractersticas naturais (praticamente todo o trecho se d ao longo da declivosa vertente rochosa sul do Morro Dois Irmos), cortes rochosos verticais de at sete metros e trechos de taludes naturais com fortes (acima de 50) inclinaes imediatamente a montante da Via so comuns por todo a seu trajeto. A alta suscetibilidade natural ocorrncia de escorregamentos foi, ao longo do tempo (em especial a partir da segunda metade do Sculo XX), aumentada em funo da instalao e do rpido crescimento da Favela do Vidigal, que ocupa expressiva poro daquela vertente. Os acidentes geotcnicos, conseqentemente, ocorrem com grande freqncia nesta Via, demandando grande investimento pblico na execuo de obras de conteno remediais e preventivas. O mapeamento do risco ao longo da Avenida Niemeyer, que foi efetuado na escala de 1:2.000 e demandou 45 dias teis para sua concluso, utilizou como uma seqncia metodologia com as seguintes caractersticas: Utilizao de equipe formada por trs engenheiros e dois gelogos; Reunio e anlise de documentos tcnicos pertinentes ao Estudo (mapas geolgicos existentes, registros de acidentes, fotografias areas e terrestres); Caminhamento intensivo e observao direta para identificao e avaliao do risco e indicao de medidas para mitigao; Sobrevo de helicptero para registro fotogrfico atualizado e visualizao de trechos de encosta inacessveis devido s altas declividades; Anlise morfomtrica atravs da elaborao de carta clinomtrica (na escala 1:2.000) com seis intervalos de inclinao (<15, 15 a 25, 25 a 35, 35 a 45, 45 a 55 e > 55);; Setorizao da Via em 24 subtrechos com caractersticas geolgicogeotcnicas relativamente homogneas (os trechos foram estaqueados utilizando-se trenas e odmetro); Elaborao de fichas detalhadas de cada trecho incluindo os seguintes dados: descrio das encostas a montante da Avenida, descrio dos taludes marginais, problemas esperados, risco atual (grau e origem), recomendaes para mitigao do risco e fotografias correlatas; Indicao sobre a Carta de Risco da clinometria, da ocorrncia de acidentes geotcnicos antigos e das indicaes de intervenes para reduo do risco; Utilizao das simbologias I, II e III, para indicar graus de risco Baixo, Moderado e Alto, respectivamente e Elaborao de Laudos Tcnicos especiais nos casos de necessidade de interdio de moradias (os Laudos foram encaminhados para a Defesa Civil Municipal). O Relatrio Final do Estudo incluindo a Carta das reas de Risco (Figura 19 ) e as recomendaes foram amplamente utilizados nos cinco anos que se seguiram aps sua concluso. Um grande nmero de intervenes (obras de conteno) foi executado, reduzindo significativamente o risco de acidentes naquela Via.

Figura 19 Vista parcial da Carta de Risco da Avenida Niemeyer, relativa aos subtrechos 1 a 3 e as convenes geotcnicas utilizadas.

3.1.4 Carta de Risco das Favelas do Complexo do Morro Turano - 1994 O Complexo de Favelas do Morro do Turano engloba uma rea com cerca de 300.000m2 em uma das vertentes norte da Serra da Carioca. Nesta regio, pequenos ncleos favelizados (favelas da Chacrinha, da Liberdade, da Matinha, do Bispo, do Rodo e do Sumar) foram se expandindo e se conurbando, principalmente na segunda metade do sculo XX, at que, no incio da dcada de 1980 j se tornara difcil identificar os limites de cada um dos ncleos originais. Assim como nas demais favelas em encostas da Cidade do Rio de Janeiro, as caractersticas bsicas de fatores antrpicos condicionadores de risco se multiplicam ao longo dos anos, aumentando a suscetibilidade ao escorregamento de materiais naturais ou antropognicos (lixo). Dentre aqueles principais condicionadores se destacam no Complexo de Favelas do Morro do Turano a ocupao desordenada, os desmatamentos, os extensos depsitos de lixo meia encosta, as obstrues de eixos de drenagem, os cortes e aterros mal executados e as valas negras (esgotos a cu aberto). A metodologia utilizada no mapeamento do risco no Complexo do Turano seguiu as bases geradas no mapeamento do Morro dos Macacos e Pau da Bandeira, gerando, conseqentemente, produtos bem similares. As situaes de risco associadas a pores do terreno mais extensas foram definidas como reas de risco (Figura 20) e foram delimitadas sobre uma base cartogrfica (na escala de 1:2.000), dando origem ao Mapa Indicativo de reas de Risco do Complexo do Turano. Neste mapa a legenda era praticamente igual quela utilizada no Mapa de Risco dos Morros dos Macacos e Pau da Bandeira (vide Quadro 2) e as cores vermelha, amarela e verde passaram a estar definitivamente associadas s condies de alto, moderado (ou mdio) e baixo riscos, respectivamente. As situaes pontuais de risco iminente, em geral incluindo apenas uma ou duas moradias, foram definidas como pontos de risco e foram cartografadas em outra base, tambm na escala de 1:2000 (Figuras 21 e 21a). A concluso (com sucesso) da Carta de Risco do Complexo do Turano teve, em particular, duas conseqncias importantes. Primeiramente se consolidava, aps dez anos de estudos e experincias prticas, uma metodologia de cartografia de reas de risco associados a escorregamentos que era bem adequada aos objetivos da Fundao GEO-RIO, ou seja, uma cartografia que auxiliava na deciso sobre uma melhor emprego dos recursos pblicos destinados s obras de estabilizao de taludes nas favelas em encostas da Cidade. Em segundo lugar, abriam-se as possibilidades para a contratao de servios por empresas privadas de geologia e geotecnia para cartografia de risco em diversas favelas em encosta. Os servios contratados, mesmo que realizados por diferentes empresas, seriam uniformizados segundo a metodologia de cartografia de risco da GEO-RIO e executados em um curto espao de tempo que, certamente, seria extremamente dilatado se fossem executados apenas com a equipe tcnica da Fundao.

Figura 20 - Mapa Indicativo de reas de Risco do Complexo do Turano, que foi concludo em novembro de 1994 e utilizou a metodologia desenvolvida no mapeamento das reas de risco nos Morros dos Macacos e Pau da Bandeira.

Figuras 21 (superior) e 21a (inferior) - Mapa Indicativo de Pontos de Risco do Complexo do Turano. Todos os pontos foram considerados como situaes emergenciais com necessidade de intervenes imediatas (interdies, etc). A Figura 21a corresponde a um trecho ampliado da Figura 20, indicada pelo retngulo tracejado na poro superior esquerda da Figura.

3.1.5 Cartografia do Risco em 41 Comunidades Carentes 1996 Os anos de 1995 a 1997 foram especialmente profcuos para a cartografia do risco de escorregamento na Cidade do Rio de Janeiro. Mudanas positivas na administrao da Cidade, conjugadas ao bom momento econmico do Pas (incio do Plano Real de estabilizao da moeda) encontraram um ambiente tcnico na Fundao GEO-RIO bem preparado para a realizao de mapas de risco. A metodologia de cartografia, consolidada aps os mapeamentos dos Morros dos Macacos e Pau da Bandeira e do Complexo do Turano, pode, ento, ser colocada em prtica, atravs da contratao de empresas privadas. Trs licitaes pblicas, na modalidade tcnica e preo, foram lanadas no ano de 1995 abrangendo um total de 41 favelas em encostas (Quadro 3). Trs diferentes empresas de geologia e geotecnia foram habilitadas para o servio, cabendo para cada uma delas ul lote com aproximadamente um tero da 41 favelas que haviam sido definidas pela Fundao GEO-RIO.
01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 MORRO DA PROVIDNCIA MORRO DA PEDRA LISA MORRO DA MANGUEIRA MORRO DO TELGRAFO PARQUE CANDELRIA MORRO DO TUITI MORRO SO CARLOS MORRO AZEVEDO LIMA MORRO SANTO RODRIGUES MORRO DO CATUMBI MORRO DA SERRINHA MORRO DOS GUARARAPES LADEIRA DOS TABAJARAS FAVELA TAVARES BASTOS VILA PEREIRA DA SILVA VILA SANTO AMARO MORRO DA BABILNIA MORRO CHAPU MANGUEIRA MORRO DOS CABRITOS MORRO SO JOO MORRO DO QUIETO 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 MORRO DA MATRIZ FAVELA DONA FRANCISCA MORRO DA CACHOEIRINHA FAVELA SANTA TEREZINHA MORRO DA CACHOEIRA GRANDE FAVELA BARRO VERMELHO FAVELA VILA CABUU FAVELA BARRO PRETO MORRO DA BACIA MORRO DO ENCONTRO MORRO DA ARRELIA FAVELA BURACO QUENTE MORRO DO JAMELO FAVELA NOVA DIVINIA MORRO JOO PAULO II MORRO DOS PRAZERES MORRO DO ESCONDIDINHO FAVELA OCIDENTAL FALLET FAVELA UNIDOS SANTA TEREZA MORRO DO JURAMENTO

Quadro 3 Lista de favelas instaladas em morros da Cidade do Rio de Janeiro que foram contempladas pelo servio de cartografia de risco de escorregamento, contratado pela Fundao GEO-RIO (TP 105/95). O servio foi iniciado em final de 1995 e concludo em junho de 1996. Embora a metodologia adotada nos mapeamentos contratados tivesse que seguir as normas estabelecidas nos mapeamentos dos Morros dos Macacos e Pau da Bandeira e do Complexo do Turano, trs aperfeioamentos foram implementados. O primeiro deles dizia respeito a adio de um mapeamento geolgico-geotcnico, que deveria ser efetuado na mesma escala do mapa de risco. Este produto adicional teria utilidade especial para os futuros projetos de obras naquelas favelas. Os segundo e terceiro aperfeioamentos

estavam relacionados diretamente aos pontos de risco, que passariam a ser incorporados ao mapa das reas de risco e passariam a ser classificados em trs nveis (Alto, moderado e Baixo). Cada uma das 41 favelas foi contemplada com uma seqncia de procedimentos, que geraram informaes consubstanciadas nos respectivos relatrios. De um modo geral adotou-se a seguinte seqncia de atividades durante o servio: Levantamento bibliogrfico focado no objeto do servio; Fotointerpretao utilizando ortofotos em escala 1:2.000, anos 1995 e 1996; Levantamento de laudos de vistoria e sondagens realizados pela GEORIO; Mapeamento geolgico-geotcnico; Identificao, localizao e descrio dos pontos de risco com acompanhamento fotogrfico (fichas descritivas); Digitalizao de todos os dados levantados e Criao e implantao de um banco de dados organizando as informaes levantadas no servio. As Figuras 22 e 22a mostra um exemplo de Carta de Risco executada por uma das empresas contratadas pela Fundao GEO-RIO durante os anos 1995 e 1996. A Figura 23 mostra a Carta de Risco Geolgico-Geotcnica correspondente para aquela Favela.

Figura 22 Carta de Risco da Favela do Morro da Serrinha. O retngulo tracejado corresponde a Figura 22a.

Figura 22a - Detalhe da Carta de Risco da Favela do Morro da Serrinha. Observar a introduo, na mesma base cartogrfica das indicaes dos pontos de risco (crculo numerados) e sua correspondente classificao quanto a risco (Alto. Mdio ou Baixo) indicada por cores.

Figura 23 - Carta Geolgico-Geotcnica da Favela do Morro da Serrinha, realizada na mesma escala (1:2.000) da Carta de Risco daquela Favela.

3.1.6 O Mapa Geolgico-Geotcnico da Cidade do Rio de Janeiro - 1997 A Carta Geolgico-Geotcnica do Municpio do Rio de Janeiro foi elaborada na escala de 1:10.000 e teve, em funo da extenso territorial do Municpio (1.255 Km, incluindo as ilhas e as guas continentais, medindo de leste a oeste 70km e de norte a sul 44km), que ser articulada em 64 folhas reticuladas em 230 por 3x45. A Carta foi produzida entre novembro de 1996 e maio de 1997, includo neste perodo as fases de levantamento de campo, compilao dos dados e produo dos mapas e relatrios. Embora a Carta tivesse como objetivo primordial apresentar a distribuio das principais unidades geolgico-geotcnicas na superfcie do Municpio, nela tambm foram inseridos elementos diretamente relativos ao risco de escorregamento. Estes elementos corresponderam a pontos de risco (classificados em baixo, moderado e alto) previamente cadastros na GEO-RIO, pontos indicativos de locais com existncia de boletins de escorregamentos e cicatrizes geradas por escorregamentos mais significativos que ocorreram na Cidade nos ltimos 30 anos (Figuras 24 e 25).

Figura 24 Uma das 64 folhas que integram o Mapa Geolgico-Geotcnico do Municpio do Rio de Janeiro, executado na escala de 1:10.000. O retngulo em amarelo ampliado na Figura 25 para possibilitar uma visualizao detalhada do Mapa.

Figura 25 detalhe do Mapa Geolgico-Geotcnico do Municpio do Rio de Janeiro (vide Figura 24) e parte da legenda apresentando os elementos de risco indicados no Mapa. As setas pretas apontam para pontos de risco indicados no Mapa.

4. Cartografia de Risco Quantitativo a Escorregamentos 2003 a 2005 A quantificao do risco a evoluo natural da metodologia de mapeamento do risco de escorregamento nas encostas que, at o presente, tem se restringido qualificao (mais freqentemente) em 3 nveis: baixo, moderado e alto. Nesta nova etapa da metodologia de mapeamento, o principal objetivo introduzir um parmetro nico para comparaes das situaes de risco de modo a facilitar o gerenciamento do risco. Este parmetro, que foi denominado ndice Quantitativo de Risco (IQR), tem sido objeto de estudo na Cidade do Rio de Janeiro por algumas instituies de pesquisa e ensino (PUC-RJ e UERJ) e pela Fundao GEO-RIO, desde 2002. A partir do IQR, poder-se, por exemplo, hierarquizar grande nmero de situaes de risco localizadas em diferentes encostas e, conseqentemente, melhor empregar recursos para a mitigao/eliminao do risco, recursos estes, via de regra, escassos. Atualmente esta hierarquizao muito difcil pois o que pode ser considerado alto risco em algumas favelas (assentamentos precrios), em outras, poder ser considerado risco moderado, pois a qualificao do risco possui carter intrnseco comparativo (comparase situaes de risco em determinada regio) e subjetivo (depende da interpretao pessoal do profissional que fizer a avaliao do risco).

4.1 Mapa de Risco Quantitativo do Morro da Formiga - 2003 A primeira tentativa mais aprofundada de quantificao do risco na Cidade do Rio de Janeiro veio atravs de uma tese de mestrado, defendida na UERJ, em maro de 2003 pelo gelogo ureo Furtado Dourado. Neste Estudo, importante nfase foi dada utilizao de diversos programas computacionais e, em especial de um Sistema de Informao Geogrfica (SIG), a partir dos quais foram elaborados (e posteriormente entrecruzados) diversos mapas temticos (modelo digital do terreno a partir da rasterizao de fotografia area, mapa de declividade, mapa das sub-bacias, mapa geotcnico, mapa de uso do solo e mapa de escorregamentos). O Estudo incluiu ainda um extenso caminhamento de campo (para caracterizao geolgico-geotcnica) e um detalhado levantamento da histria e da descrio dos acidentes geolgicos ocorridos no Morro da Formiga, utilizando, para tanto, o banco de dados da GEO-RIO. A partir do entrecruzamento dos mapas temticos por programas computacionais e da utilizao do modelo digital do terreno, foram gerados um mapa de instabilidade (mtodo Shalstab) e sete cartas de risco qualitativas (Figura 26) para setores da Favela do Morro da Formiga. Sobre estes produtos foram lanadas as ocorrncias de escorregamentos registradas no banco de dados geotcnicas da Fundao GEO-RIO. Em adio aos produtos acima citados, o Estudo determinou a quantificao do risco de cada setor, definindo o IQR como a probabilidade (%) de ocorrncia de um acidente (escorregamento) provocasse uma morte, no perodo de um ano. Para os clculos do IQR em cada Setor da encosta foram utilizados, exclusivamente, os valores estatsticos referentes aos nmeros de acidentes e de mortes para um perodo de 33 anos, embora o Estudo tenha mencionado, em seu texto, a importncia de se considerar a reduo da vulnerabilidade em funo da execuo de obras de estabilizao de encosta executadas naquela regio nos ltimos anos.

Os Quadros 4 e 5 mostram, respectivamente um exemplo de como o Estudo determinou o IQR em um determinado Setor do Morro da Formiga e a comparao final entre os sete Setores analisados.

DETERMINAO DO IQR NO SETOR BAZANHA DO MORRO DA FORMIGA RIO DE JANEIRO/RJ Dados coletados no Banco de Dados da GEO-RIO Perodo de anlise: 33 anos Nmero de acidentes geolgicos (escorregamentos) no perodo: 17 Nmero de mortes provocadas pelos escorregamentos: 4 Clculos Estatsticos (valores arredondados) Ocorrncia de um escorregamento a cada ano: 1,9 Probabilidade de ocorrncia do escorregamento 53%/ano (P) Probabilidade de uma morte 6% (C) Determinao do IQR (Bazanha) P x C 3,2%

Quadro 4 - Exemplo de determinao do ndice Quantitativo de Risco (IQR) no Setor Bazanha da Favela do Morro da Formiga.

SETOR CORUJA BAZANHA SUMAR NITEROIZINHO GALILIA Z FLAMENGO

IQR relativo probabilidade de ocorrer uma morte por ano (%) 5,2 3,2 3,0 1,8 0,8 0,6

Quadro 5 Comparao do IQR entre os diversos setores da Favela do Morro da Formiga.

Figura 26 - Mapa de Risco Qualitativo do Setor Coruja do Morro da Formiga Rio de Janeiro / RJ, segundo Dourado, 2003.

4.1 Quantificao do Risco em 32 Setores da Cidade - 2005 A metodologia adotada na GEO-RIO para quantificao do risco de escorregamentos, embora tenha suas bases metodolgicas fortemente influenciadas pelo trabalho de Cruden et al (1997), teve seu desenvolvimento concebido exclusivamente para as condies da Cidade do Rio de Janeiro, onde grande o conhecimento do comportamento e do histrico das encosta (existem bons registros desde 1966, ano de criao do rgo). Esta metodologia tem como importante restrio de uso o fato de ser especfica para as chamadas favelas em encostas, que so comunidades carentes, sem estrutura urbana, fixadas em reas de encostas e que somavam cerca de 400 na Cidade do Rio de Janeiro no ano de 2005. O desenvolvimento de uma metodologia especfica para a Cidade do Rio de Janeiro se justifica em funo do seu objetivo principal, ou seja, o estabelecimento de um parmetro para a alocao de investimentos em obras pblicas de estabilizao a partir de critrios bem definidos que permitam a comparao entre situaes distintas. Com base no nmero de laudos de vistorias por favela (obtidos no banco de dados geotcnico da Instituio), foram escolhidos 32 setores (um setor aqui representado um pequeno bairro da favela) com maiores nmeros de ocorrncias (acidentes geolgicos) e, portanto, com maiores nveis de risco. O Setor foi, ento adotado como unidade de cartografia de risco. Embora o produto final nesta aplicao pioneira da metodologia no tenha gerado um mapa de risco propriamente dito, o conhecimento dos limites de cada setor , de um modo geral, bem conhecido tanto pelos moradores da favela como pelos funcionrios pblicos (GEO-RIO, assistentes sociais, etc) que tradicionalmente tm a favela como ambiente de trabalho. Por outro lado, a determinao de um ndice Quantitativo de Risco (IQR) em locais previamente estabelecidos, com a insero dos resultados num banco de dados geotcnicos, alm de representar uma evoluo dos trabalhos anteriores de cartografia na Cidade do Rio de Janeiro, permite atualizaes rpidas da intensidade do risco do setor, enquanto que as atualizaes do risco nos mapas tradicionais so, em geral, mais demoradas, exigindo campanhas de campo com duraes mais alongadas e muito tempo gasto em edio cartogrfica. A estrutura geral para uma anlise quantitativa de risco a escorregamentos consistiu das seguidas etapas: anlise da probabilidade e das caractersticas do potencial de escorregamentos; identificao dos elementos em risco; identificao da vulnerabilidade dos elementos em risco e clculo do risco a partir dos resultados acima. O fluxograma apresentado as diversas anlises efetuadas at a determinao do risco , propriamente dito, apresentado na Figura 27. No presente caso o IQR, indicou a probabilidade de ocorrncia de um acidente geolgico (escorregamento) no perodo de um ano, com perda de pelo menos uma vida em um setor de favela.

Informaes pesquisadas em Fundao GEO-RIO1 (2005) e Fundao GEO-RIO2 (2005)

Nesta singular concepo da GEO-RIO, o ndice Quantitativo de Risco, expresso por IQR= PxCxFi, onde: IQR ndice Quantitativo de Risco; P Probabilidade de ocorrncia de um escorregamento com vtimas; C Conseqncia, referente s perdas causadas pelo escorregamento e Fi Fator de correo para intervenes realizadas. O fator de correo Fi se fez necessrio para se corrigir as distores associadas execuo de obras de estabilizao (posterior a ocorrncia de acidentes geolgicos) que reduziu ou mesmo eliminou o risco. A metodologia admitiu, tambm, que o risco apresente sua maior intensidade durante a ocorrncia de condies meteorolgicas adversas, ou sejam, precipitao elevada, (definida como uma chuva medida em 3 estaes tele-pluviomtricas do Sistema Alerta Rio numa mesma macrobacia hidrogrfica do Municpio, com um ndice de maior ou igual a 30 mm em 01 hora ou a 100 mm de precipitao em 24 horas) e condies de acentuada variao trmica (sucesso de dias excepcionalmente quentes e ensolarados com ocorrncia de chuvas convectivas no final das tardes) . O resultado do produto PxCxFi, na quantificao do risco de escorregamentos pela GEO-RIO , portanto, aplicado para as situaes destas condies adversas. No clculo de P considerou-se o histrico de ocorrncias de acidentes geolgicos nos ltimos 40 anos, a avaliao das condies geolgicas locais, a probabilidade de vtimas fatais e o nmero de moradias em risco para um mesmo evento. A probabilidade de vtimas fatais leva em considerao o fato de que 60% dos acidentes geolgicos significativos na Cidade do Rio de Janeiro ocorreram entre as 17:00 e 07:00 horas, onde a maior parte das pessoas j est em suas casas. No clculo do nmero de moradias em risco, a metodologia considera que, se num determinado setor existem n casas e as condies geolgicas locais indicam que o evento de um movimento de massa tem condies de atingir apenas uma casa aleatoriamente, ento a probabilidade da casa ser atingida em relao s demais de 1/n. Se mais de uma casa puder ser atingida por um nico movimento, deve-se ento multiplicar o resultado anterior pelo nmero de casas atingidas. Na avaliao do valor atribudo s conseqncias (C), relaciona-se perda de pelo menos uma vida e de bens materiais, considerando os elementos em risco e o poder de destruio de um determinado movimento. Quanto mais frgil a casa, maior ser sua vulnerabilidade e possibilidade de destruio por um determinado volume de material mobilizado no escorregamento. Do mesmo modo, quanto maior o volume ou a energia envolvidos no escorregamento, maior ser a destruio causada pelo impacto. Apesar de conceitualmente simples, a experincia na conduo do trabalho mostrou que a quantificao precisa deste item complexa. Diante dessas consideraes podese admitir que esse valor estar, em qualquer situao, variando entre 0 e 1. O valor 0 representa nenhum bito e nenhum dano moradia e, no outro extremo, o valor 1 indica a destruio total da casa e com perda de pelo menos uma vida.

De modo a diminuir a subjetividade na adoo de um valor que mea as conseqncias, a metodologia prope, empiricamente, a adoo de 3 valores: 0,1 (onde a magnitude do provvel escorregamento pode causar danos leves); 0,5 (para casos onde podem ocorrer danos srios s casas) e 1 (quando houver destruio total da moradia e possibilidade de uma morte). Finalmente para o fator Fi, a metodologia prope sua variao entre 0 e 1, sendo que o valor 0 representa a eliminao total do risco com as intervenes realizadas e o valor 1 a ausncia de intervenes. Valores intermedirios de Fi so ainda apresentados com o objetivo de diminuir a subjetividade na representao desse item (0,7 para reas com obras pontuais de conteno e 0,2 para setores contemplados com obras de urbanizao, conteno e drenagem). A aplicao prtica da metodologia foi testada pela primeira vez no ano de 2005, em 32 setores considerados de alto risco na Cidade do Rio de Janeiro. Estes setores esto localizados, em sua maioria, em diferentes favelas em encostas o que tornava sua hierarquizao quanto ao risco ainda mais difcil. Aps a aplicao da metodologia, um estudo tcnico definiu as obras necessrias para a eliminao do risco em cada um dos setores e calculou o nmero de moradias beneficiadas em funo das intervenes preconizadas. Finalmente, a partir da razo entre o IQR e a Relao Custo/Benefcio das obras foi determinada a priorizao para a execuo das intervenes. Os Quadros 6 a 8 mostram a hierarquizao dos 32 setores segundo o IQR, a relao custo x benefcio em funo das obras preconizadas e finalmente a priorizao das intervenes baseada na razo IQR/ (custo x benefcio). Cabe salientar que embora tenham sido 32 setores, a listagem nos quadros apresenta 45 intervenes . Isto se deve ao fato de que em alguns Setores havia mais de um tipo de risco associado (p.ex,. risco associado a queda/rolamento de blocos e risco associado a corridas de massa). Finalmente, ao final deste item, objetivando possibilitar um melhor entendimento da aplicao da metodologia a Quadro 9 apresenta um exemplo prtico de como foi calculado o IQR em um Setor hipottico.

Figura 27 Fluxograma do Estudo mostrando as diversas etapas analticas at o produto final referente Anlise do Risco

6. 1. 10. 17. 3. 10. 3. 26. 22. 17. 14. 19. 21. 25. 5. 16. 27. 23. 18. 17. 20. 11. 12. 13. 19. 14. 1. 28. 7. 2. 4. 13. 30. 4. 6. 29. 31. 15. 5. 9. 32. 30. 8. 12. 24.

SETORES SETOR VILA VERDE ROCINHA SETOR CORUJA MORRO DA FORMIGA SETOR PAI JOO ITANHANG SETOR PEDREIRA RUA VISCONDE DE SABOIA SETOR PEDREIRA DO VIEGAS ESTRADA DO VIEGAS SETOR PAI JOO ITANHANG IQR 2 SETOR PEDREIRA DO VIEGAS ESTRADA DO VIEGAS IQR 2 SETOR PAU ROLOU MORRO SO JOO SETOR GROTA DO ALEMO MORRO DO BOREL SETOR PEDREIRA RUA VISCONDE DE SABOIA IQR 2 SETOR CAPITO MENEZES PRAA SECA SETOR RUA GETULIO MORRO DA CACHOEIRINHA SETOR VILA NOVA MORRO DO BOREL SETOR GROTO DA PENHA MORRO DO CARIC SETOR RUA 8W MORRO DO RANGEL SETOR M.DO ENCONTRO ESTRADA MENEZES CORTES SETOR MATINHA MORRO SO JOO SETOR PEDREIRA PEDRA LISA SETOR MONTANTE ESTRADA GRAJA-JACAREPAGU SETOR PEDREIRA RUA VISCONDE DE SABOIA IQR 3 SETOR SO BENEDITO MORRO DA CACHOEIRA GRANDE SETOR PEDREIRA V. ALMIRANTE J. NOVO REALENGO SETOR FAULHABER M. SO JORGE J. NOVO REALENGO SETOR ADERBAL DE CARVALHO MORRO DOS URUBUS SETOR RUA GETULIO MORRO DA CACHOEIRINHA IQR 2 SETOR CAPITO MENEZES PRAA SECA IQR 2 SETOR CORUJA MORRO DA FORMIGA IQR 2 SETOR CRUZEIRO MORRO DO JURAMENTO SETOR RUA 1 ROCINHA SETOR RUA AGLAIA MORRO DO SAND SETOR CANTO DO VOV MORRO DO SALGUEIRO SETOR ADERBAL DE CARVALHO MORRO DOS URUBUS IQR 2 SETOR PEDREIRA RUA CANITAR SETOR CANTO DO VOV MORRO DO SALGUEIRO IQR 2 SETOR VILA VERDE ROCINHA IQR 2 SETOR PIANC MORRO DO ADEUS SETOR VILA DA MISRIA MORRO DA MANGUEIRA SETOR FAZENDINHA RUA TORRES DE OLIVEIRA SETOR RUA 8W MORRO DO RANGEL IQR 2 SETOR TOJA MARTINEZ MORRO DO VIDIGAL SETOR MANOEL MACHADO COMPLEXO DO SAP SETOR PEDREIRA RUA CANITAR IQR2 SETOR RUA REGINA PEREIRA MORRO DO VIDIGAL SETOR FAULHABER M. SO JORGE J. NOVO REALENGO IQR 2 SETOR RUA DA GROTA MORRO DA PROVIDENCIA

COLOCAO 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45

IQR IQR1/IQRn 0,03 1,00 0,01575 1,90 0,015 2,00 0,01364 2,20 0,0135 2,22 0,0125 2,40 0,0125 2,40 0,01125 2,67 0,00975 3,08 0,0095 3,16 0,009 3,33 0,0082 3,66 0,008 3,75 0,007 4,29 0,006 5,00 0,00577 5,20 0,005625 5,33 0,005 6,00 0,0048 6,25 0,00375 8,00 0,0035 8,57 0,0033 9,09 0,0031 9,68 0,003 10,00 0,003 10,00 0,003 10,00 0,0029 10,34 0,0024 12,50 0,002 15,00 0,001875 16,00 0,001432 20,95 0,0013125 22,86 0,0013 23,08 0,00105 28,57 0,0009375 32,00 0,0009 33,33 0,0006 50,00 0,00058 51,72 0,000525 57,14 0,0003063 97,96 0,00027 111,11 0,00023 130,43 0,00015 200,00 0,000092 326,09 0

Quadro 6 - Valores do ndice Quantitativo de Risco - Observar que os valores IQR oscilam entre 0,03 e 0. O valor nulo indica a ausncia do risco, representando a remoo total dos elementos em risco. Os locais sujeitos corridas de massa, obtiveram os maiores ndices, ocupando as trs primeiras colocaes representando uma grande vulnerabilidade dos elementos sujeitos a esse processo. Como se pode constatar, o ndice do penltimo colocado da lista 326 vezes menor que o do primeiro colocado.

SETORES 6. 1. SETOR VILA VERDE ROCINHA SETOR CORUJA MORRO DA FORMIGA

IQR 0,03 0,01575 0,015 0,01364 0,0135 0,01125 0,00975 0,009 0,0082 0,008 0,007 0,006 0,00577 0,005625 0,005 0,0048 0,0035 0,0033 0,0031 0,003 0,0024 0,002 0,001875 0,001432 0,0013 0,0009 0,0006 0,00058 0,00030625 0,00027 0,00015 0

CASAS BENEFICIADAS 120 65 30 62 11 50 73 40 50 30 40 25 60 20 30 35 30 25 60 29 20 110 58 40 20 25 38 25 40 25 15 -

SOLUO E+Dr E+Dr Dr+Rm+Rf E+Rm E+Rm+Dl E+Dr+Rm E+Dr+Rm E+Dr E+Dr+Rf E+Dr+Rm+Rf E+Dr E+Dr+Rf E+Dr+Rm+Rf E+Dr E+Rm E+Dr+Rm+Rf E+Dr E+Rm E+Dr E+Dr+Rm+Rf E+Dr E+Rm+Rf E+Dr+Rm E+Dr+Rm E+Dr E+Dr Dr+Rf E+Dr+Rm+Rf E E+Dr+Rm+Rf E+Dr -

CUSTO (R$) 1.300.000,00 1.100.000,00 300.000,00 600.000,00 200.000,00 900.000,00 1.100.000,00 400.000,00 1.000.000,00 900.000,00 1.100.000,00 500.000,00 1.000.000,00 600.000,00 400.000,00 2.500.000,00 900.000,00 300.000,00 830.000,00 1.200.000,00 400.000,00 1.600.000,00 800.000,00 900.000,00 300.000,00 1.700.000,00 100.000,00 700.000,00 1.500.000,00 830.000,00 500.000,00 -

10. SETOR PAI JOO ITANHANG 17. SETOR PEDREIRA RUA VISCONDE DE SABOIA 3. SETOR PEDREIRA DO VIEGAS ESTRADA DO VIEGAS 26. SETOR PAU ROLOU MORRO SO JOO 22. SETOR GROTA DO ALEMO MORRO DO BOREL 14. SETOR CAPITO MENEZES PRAA SECA 19. SETOR RUA GETULIO MORRO DA CACHOEIRINHA 21. SETOR VILA NOVA MORRO DO BOREL 25. SETOR GROTO DA PENHA MORRO DO CARIC 5. SETOR RUA 8W MORRO DO RANGEL 16. SETOR M.DO ENCONTRO ESTRADA MENEZES CORTES 27. SETOR MATINHA MORRO SO JOO 23. SETOR PEDREIRA PEDRA LISA 18. SETOR MONTANTE ESTRADA GRAJA-JACAREPAGU 20. SETOR SO BENEDITO MORRO DA CACHOEIRA GRANDE 11. SETOR PEDREIRA V. ALMIRANTE J. NOVO REALENGO 12. SETOR FAULHABER M. SO JORGE J. NOVO REALENGO 13. SETOR ADERBAL DE CARVALHO MORRO DOS URUBUS 28. SETOR CRUZEIRO MORRO DO JURAMENTO 7. 2. 4. SETOR RUA 1 ROCINHA SETOR RUA AGLAIA MORRO DO SAND SETOR CANTO DO VOV MORRO DO SALGUEIRO

30. SETOR PEDREIRA RUA CANITAR 29. SETOR PIANC MORRO DO ADEUS 31. SETOR VILA DA MISRIA MORRO DA MANGUEIRA 15. SETOR FAZENDINHA RUA TORRES DE OLIVEIRA 9. 8. SETOR TOJA MARTINEZ MORRO DO VIDIGAL SETOR RUA REGINA PEREIRA MORRO DO VIDIGAL 32. SETOR MANOEL MACHADO COMPLEXO DO SAP 24. SETOR RUA DA GROTA MORRO DA PROVIDENCIA

NOTA: E- estabilizao Dr- drenagem Rm-remoo - Rf- reflorestamento Dl- delimitao de rea ocupvel

Quadro 7- Relao entre IQR, no de casas beneficiadas, tipo de soluo e custo.

IQR 0,03 0,015 0,01364 0,01575 0,009 0,0135 0,00975 0,01125 0,0082 0,005 0,00577 0,006 0,0033 0,008 0,007 0,0006 0,0031 0,005625 0,002 0,001875 0,0024 0,0035 0,0013 0,003 0,0048 0,001432 0,00058 0,0009 0,00030625 0,00027 0,00015 0

RELAO CUSTO/BENEFCIO 10833 10000 9677 16923 10000 18182 15068 18000 20000 13333 16667 20000 12000 30000 27500 2632 13833 30000 14545 13793 20000 30000 15000 41379 71429 22500 28000 68000 37500 33200 33333 -

RAZO IQR/(CUSTO/BENFCIO) 2,77E-06 1,50E-06 1,41E-06 9,31E-07 9,00E-07 7,43E-07 6,47E-07 6,25E-07 4,10E-07 3,75E-07 3,46E-07 3,00E-07 2,75E-07 2,67E-07 2,55E-07 2,28E-07 2,24E-07 1,88E-07 1,38E-07 1,36E-07 1,20E-07 1,17E-07 8,67E-08 7,25E-08 6,72E-08 6,36E-08 2,07E-08 1,32E-08 8,17E-09 8,13E-09 4,50E-09 6.

PRIORIZAO SETOR VILA VERDE ROCINHA

10. SETOR PAI JOO ITANHANG 17. SETOR PEDREIRA RUA VISCONDE DE SABOIA 1. 3. SETOR CORUJA MORRO DA FORMIGA SETOR PEDREIRA DO VIEGAS ESTRADA DO VIEGAS 14. SETOR CAPITO MENEZES PRAA SECA 22. SETOR GROTA DO ALEMO MORRO DO BOREL 26. SETOR PAU ROLOU MORRO SO JOO 19. SETOR RUA GETULIO MORRO DA CACHOEIRINHA 23. SETOR PEDREIRA PEDRA LISA 16. SETOR M.DO ENCONTRO ESTRADA MENEZES CORTES 5. SETOR RUA 8W MORRO DO RANGEL 11. SETOR PEDREIRA V. ALMIRANTE J. NOVO REALENGO 21. SETOR VILA NOVA MORRO DO BOREL 25. SETOR GROTO DA PENHA MORRO DO CARIC 31. SETOR VILA DA MISRIA MORRO DA MANGUEIRA 12. SETOR FAULHABER M. SO JORGE J. NOVO REALENGO 27. SETOR MATINHA MORRO SO JOO 7. 2. SETOR RUA 1 ROCINHA SETOR RUA AGLAIA MORRO DO SAND

28. SETOR CRUZEIRO MORRO DO JURAMENTO 20. SETOR SO BENEDITO MORRO DA CACHOEIRA GRANDE 30. SETOR PEDREIRA RUA CANITAR 13. SETOR ADERBAL DE CARVALHO MORRO DOS URUBUS 18. SETOR MONTANTE ESTRADA GRAJA-JACAREPAGU 4. SETOR CANTO DO VOV MORRO DO SALGUEIRO 15. SETOR FAZENDINHA RUA TORRES DE OLIVEIRA 29. SETOR PIANC MORRO DO ADEUS 9. 8. SETOR TOJA MARTINEZ MORRO DO VIDIGAL SETOR RUA REGINA PEREIRA MORRO DO VIDIGAL 32. SETOR MANOEL MACHADO COMPLEXO DO SAP 24. SETOR RUA DA GROTA MORRO DA PROVIDENCIA

Quadro 8 - Priorizao de execuo de intervenes com base na razo entre IQR e a relao custo/benefcio (valor /casas beneficiadas).

Informaes decorrentes do levantamento de campo e das avaliaes em escritrio Para facilitar o entendimento da metodologia, supe-se que numa rea hipottica cuja ocupao antiga, como resultado das avaliaes de escritrio e de campo chegou-se s seguintes concluses: a rea tem uma freqncia de oito acidentes com atingimento de moradia nos ltimos quarenta anos (ocupao antiga). Os elementos em risco nesse local so cinco casas. As condies geolgicas locais e o padro das moradias levam o tcnico a avaliar que o movimento de massa poder atingir apenas uma casa e causar danos srios mesma. A rea no sofreu nenhum tipo de interveno que possa ter diminudo o risco. Avaliao da probabilidade P 08 acidentes em 40 anos, representando uma freqncia de 8/40, que igual a 0,2. 0,6 de probabilidade de atingimento de uma pessoa em caso de um movimento de massa (baseado no fato que 60% acidentes geolgicos significativos na Cidade do Rio de Janeiro ocorrem entre as 17:00 e 07:00 horas). 5 casas em risco potencial (n=5), porm em caso de movimento, apenas uma delas ser atingida, logo 1/n=0,2. P = 0,2 x 0,6 x 0,2 = 0,024 Avaliao das conseqncias C Na avaliao do gelogo de campo no caso de um determinado tipo de escorregamento (p.ex., uma corrida de massa), o volume de material deslocado pelo escorregamento e o tipo de construo (material utilizado, tcnica adotada, etc) das moradias passveis de atingimento resultaro em danos graves moradia. Neste caso o valor adotado empiricamente para C de 0,5. Avaliao do fator de correo para intervenes Fi Como no houve qualquer interveno, Fi igual a 1.

Clculo do ndice Quantitativo de Risco IQR:

IQR = P x C x Fi = 0,024 x 0,5 x 1 = 0,012

Quadro 9 Exemplo prtico, aplicado a um Setor hipottico, objetivando facilitar o entendimento da aplicao da metodologia de quantificao do risco de escorregamento em uma favela em encosta na Cidade do Rio de Janeiro.

Bibliografia Consultada

1. Secretaria de Estado do Trabalho e da Habitao do Governo do Estado do Rio de Janeiro (1984) - LEVANTAMENTO CADASTRAL DO PAVO/PAVOZINHO Relatrio s/n, 31p, CEHAB Rio de Janeiro -RJ 2. Fundao GEO-RIO (1985) RELATRIO REFERENTE S REUNIES DA COORDENADORIA GERAL DO PROGRAMA CANTAGALO, PAVO/PAVOZINHO Relatrio Interno N 7, 41p. Fundao GEO-RIO, Rio de Janeiro RJ 3. Fundao GEO-RIO e Departamento de Geologia - IG/UFRJ (1988) MAPEAMENTO GEOLGICO-GEOTCNICO DAS REAS DE INTERESSE DAS FAVELAS DA FORMIGA, BOREL E CASA BRANCA Relatrio s/n, 12pUFRJ, Fundao Jos Bonifcio / Instituto de Geocincias, Rio de Janeiro -RJ. 4. Fundao GEO-RIO (1988) RELATRIO REFERENTE AO LEVANTAMENTO DAS REAS DE RISCO NO COMPLEXO DO ALEMO - Relatrio Interno N 14., 13p. Fundao GEO-RIO, Rio de Janeiro RJ 5. Fundao GEO-RIO (1988) RELATRIO REFERENTE AO MORRO DO CANTAGALO - Relatrio Interno N 16. Fundao GEO-RIO, Rio de Janeiro RJ 6. Sobreira, Frederico G. (1989) ESTUDO DE ENCOSTAS OCUPADAS DESORDENADAMENTE NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO A FAVELA DO VIDIGAL. Tese de Mestrado. 120p. UFRJ/IG, Rio de Janeiro 7. Fundao GEO-RIO (1991) RELATRIOS RELATIVOS AO MAPA INDICATIVO DO RISCO DE ESCORREGAMENTO DO MUNICPIO DO RIO DE JANEIRO (Empresa Contratada: Sensora Aerolevantamento S.A., Relatrio s/n, 27p. , Rio de Janeiro RJ 8. Fundao GEO-RIO (1992) RELATRIO REFERENTE CARACTERIZAO DO RISCO DE ESCORREGAMENTO NOS MORROS DOS MACACOS E PAU DA BANDEIRA - Relatrio Interno N 24, 48 p. Fundao GEO-RIO, Rio de Janeiro RJ 9. Fundao GEO-RIO (1992) RELATRIO REFERENTE DEFINIO E HIERARQUIZAO DO RISCO DE OCORRNCIA DE ACIDENTES POR DESLIZAMENTOS NA FAVELA DA ROCINHA - Relatrio Interno N 23, 45 p. Fundao GEO-RIO, Rio de Janeiro RJ 10. Fundao GEO-RIO (1993) RELATRIO INDICATIVO DAS REAS DE RISCO DE ESCORREGAMENTO E DE OBRAS DA AVENIDA NIEMEYER - Relatrio Interno s/n, 60p. Fundao GEO-RIO, Rio de Janeiro RJ 11. Fundao GEO-RIO (1994) RELATRIO REFERENTE CARACTERIZAO DO RISCO DE ACIDENTES GEOTCNICO NAS FAVELAS DO COMPLEXO DO TURANO - Relatrio Interno N 26, 35 p. Fundao GEO-RIO, Rio de Janeiro RJ

12. Fundao GEO-RIO (1996) RELATRIOS RELATIVOS AOS SERVIOS DE EXECUO DE MAPEAMENTO DE RISCO DE ACIDENTES ASSOCIADOS A ESCORREGAMENTOS EM 41 FAVELAS EM ENCOSTAS (Empresas Contratadas: Thalweg Consultoria e Projetos geolgicos Ltda, Ambiental Engenharia e Consultoria Ltda e Gelogos Consultores Ltda) - Fundao GEO-RIO, Rio de Janeiro RJ 13. Cruden, David M.; Fell, Robin (1997) QUANTITATIVE RISK ASSESSMENT FOR SLOPES AND LANDSLIDES THE STATE OF THE ART - Landslide Risk Assessment: proceedings of the International Workshop on Landslide Risk Assessment, Honolulu, Balkema, p. 3-12. 14. Dourado, ureo F. (2003) - AVALIAO DO RISCO ASSOCIADO A ESCORREGAMENTOS EM ENCOSTAS FAVELIZADAS: ESTUDO DE CASO NO MORRO DA FORMIGA. RIO DE JANEIRO. Tese de Mestrado. 99p. UERJ, Rio de Janeiro 15. Fundao GEO-RIO1 (2005) RELATRIO REFERENTE METODOLOGIA DE QUANTIFICAO DO PROJETO DE CARTOGRAFIA DE RISCO QUANTITATIVO A ESCORREGAMENTOS EM SETORES DE ASSENTAMENTOS PRECRIOS NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO. Relatrio Interno s/n. 11p. Fundao GEO-RIO, Rio de Janeiro RJ 16. Fundao GEO-RIO2 (2005) RELATRIO REFERENTE AO PLANO MUNICIPAL DE REDUO DO RISCO PROJETO DE CARTOGRAFIA DE RISCO QUANTITATIVO A ESCORREGAMENTOS EM SETORES DE ASSENTAMENTOS PRECRIOS NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO. Relatrio Interno s/n. 18p. Fundao GEO-RIO, Rio de Janeiro RJ

S-ar putea să vă placă și