Sunteți pe pagina 1din 9

ATIVIDADES PRTICAS SUPERVISIONADAS

1 Srie Clculo e Bioestatstica aplicados Farmcia


A atividade prtica supervisionada (ATPS) um procedimento metodolgico de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de etapas programadas e supervisionadas e que tem por objetivos: Favorecer a aprendizagem. Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz. Promover o estudo, a convivncia e o trabalho em grupo. Desenvolver os estudos independentes, sistemticos e o autoaprendizado. Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem. Auxiliar no desenvolvimento das competncias requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduao. Promover a aplicao da teoria e conceitos para a soluo de problemas prticos relativos profisso. Direcionar o estudante para a busca do raciocnio crtico e a emancipao intelectual. Para atingir estes objetivos a ATPS prope um desafio e indica os passos a serem percorridos ao longo do semestre para a sua soluo. A sua participao nesta proposta essencial para que adquira as competncias e habilidades requeridas na sua atuao profissional. Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional.

Farmcia

AUTORIA: Aline Mide Romano de Barros


Centro Universitrio Anhanguera Leme

Farmcia - 1 Srie - Clculo e Bioestatstica aplicados Farmcia


.

Pg. 2 de 9

COMPETNCIAS E HABILIDADES
Ao concluir as etapas propostas neste desafio, voc ter desenvolvido as competncias e habilidades que constam nas Diretrizes Curriculares Nacionais descritas a seguir. Desenvolver aes estratgicas capazes de ampliar e aperfeioar as formas de atuao profissional, preparando-se para a insero no mercado de trabalho em contnua transformao. Atuar multi e interdisciplinarmente, interagindo com diferentes especialidades e diversos profissionais, de modo a estar preparado contnua mudana do mundo produtivo. Estabelecer relaes entre cincia, tecnologia e sociedade.

DESAFIO
Voc como futuro farmacutico sabe da necessidade de compreender conceitos matemticos e suas aplicaes na prtica de sua profisso. Assim, a resoluo de exerccios matemticos aplicados a esta rea permitir que voc se torne um profissional mais completo e apto a promover intervenes que solucionem os problemas da rea farmacutica. Desta maneira, o desafio desta atividade se divide em dois momentos. Primeiramente os alunos trabalharo na resoluo de exerccios sobre os seguintes temas: Funes de 1 e 2 graus, Funes Exponenciais, Derivadas e suas aplicabilidades na rea farmacutica. Num segundo momento, os alunos iro estruturar uma Pesquisa Estatstica, que dever avaliar o ndice de Massa Corporal (IMC) de uma amostra previamente selecionada, a qual ser entregue em forma de relatrio final. A relevncia do desafio est pautada pela possibilidade de utilizao do estudo e compreenso de dados matemticos e estatsticos, e suas implicaes como ferramenta de reflexo e meio de interveno na rea farmacutica.

Objetivos
Elaborar relatrios parciais sobre funes matemticas e suas aplicabilidades na rea farmacutica, e estruturar uma pesquisa estatstica.

Produo Acadmica

Relatrios parciais, com os resultados das etapas individualmente. Construo de pesquisa estatstica acerca do IMC de amostra, a ser entregue em forma de relatrio Final.

Participao
Sugere-se que para a elaborao dessa atividade, os alunos organizem-se em equipes de at 5 participantes e entreguem seus nomes, RAs e e-mails ao professor da disciplina. Essas equipes sero mantidas durante todas as etapas.

Aline Mide Romano de Barros

Farmcia - 1 Srie - Clculo e Bioestatstica aplicados Farmcia

Pg. 3 de 9

Padronizao
O material escrito solicitado nessa atividade deve ser produzido de acordo com as normas da ABNT1, com o seguinte padro: em papel branco, formato A4; com margens esquerda e superior de 3cm, direita e inferior de 2cm; fonte Times New Roman tamanho 12, cor preta; espaamento de 1,5 entre linhas; se houver citaes com mais de trs linhas, devem ser em fonte tamanho 10, com um recuo de 4 cm da margem esquerda e espaamento simples entre linhas; com capa, contendo: nome de sua Unidade de Ensino, Curso e Disciplina; nome e RA de cada participante; ttulo da atividade; nome do professor da disciplina; cidade e data da entrega, apresentao ou publicao.

ETAPA 1 (tempo para realizao: 5 horas)


Aula-tema: Funes afins (1 grau). Funes Quadrticas (2 grau). Esta atividade importante para que vocs reforcem o contedo de funes de primeiro e segundo graus, por meio de exerccios de aplicao rea da farmcia. Para realiz-la, importante seguir os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Equipe) Ler os materiais selecionados abaixo, para relembrar os contedos de funes afins e quadrticas. Funes de primeiro grau. Disponvel em: <http://www.brasilescola.com/matematica/funcao-de-primeiro-grau.htm>. Acesso em: 16 maio 2013.

Funes de segundo grau. Disponvel em: <http://www.brasilescola.com/matematica/funcao-de-segundo-grau.htm>. em: 16 maio 2013.

Acesso

Passo 2 (Equipe) Com base nos contedos revistos no Passo 1, em unio com seus conhecimentos, acessar o arquivo disponvel abaixo, e resolver os exerccios propostos:

Consultar o Manual para Elaborao de Trabalhos Acadmicos. Unianhanguera. Disponvel em: <http://www.unianhanguera.edu.br/anhanguera/bibliotecas/normas_bibliograficas/index.html>.

Aline Mide Romano de Barros

Farmcia - 1 Srie - Clculo e Bioestatstica aplicados Farmcia

Pg. 4 de 9

Exerccios: Funes de 1 e 2 graus. Disponvel em: <https://docs.google.com/file/d/0B0EMRzdACiXpZDBJeGRPT3RfTnc/edit?usp=sh aring>. Acesso em: 16 maio 2013.

Passo 3 (Equipe) Entregar ao professor um relatrio parcial com o material produzido nos passos anteriores desta etapa. Esse relatrio dever conter: 1. Capa, com identificao completa do grupo. 2. Resumo terico sobre funes de primeiro e segundo graus. 3. Resoluo completa dos exerccios do Passos 2.

ETAPA 2 (tempo para realizao: 5 horas)


Aula-tema: Funes exponenciais. Derivadas. Esta atividade importante para que vocs revisitem o contedo de funes exponenciais e derivadas, por meio de exerccios de aplicao rea da farmcia. Para realiz-la, importante seguir os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Equipe) Ler o material abaixo, para relembrar os contedos de funes exponenciais: Funes Exponenciais. Disponvel em: <http://www.matematicadidatica.com.br/FuncaoExponencial.aspx>. Acesso em: 16 maio 2013. Passo 2 (Equipe) Acessar o arquivo disponvel abaixo, e resolver os exerccios propostos: Exerccios: Funes Exponenciais. Disponvel em: <https://docs.google.com/file/d/0B0EMRzdACiXpWXEtRGR1bWhpYkU/edit?usp =sharing>. Acesso em: 16 maio 2013. Passo 3 (Equipe) Pesquisar em sites, livros ou artigos as possibilidades de aplicaes do conceito de derivada na rea farmacutica. Esse levantamento deve conter: Uma lista de lugares, situaes e problemas onde podemos aplicar esse conceito dentro da rea farmacutica. Pelo menos 2 exerccios de aplicao do conceito de derivada na rea farmacutica.

Aline Mide Romano de Barros

Farmcia - 1 Srie - Clculo e Bioestatstica aplicados Farmcia

Pg. 5 de 9

Passo 4 (Equipe) Entregar ao professor um relatrio parcial com o material produzido nos passos anteriores desta etapa. Esse relatrio dever conter: Capa, com identificao completa do grupo. Resoluo completa dos exerccios do Passos 2. Resultados obtidos no Passo 3 (lista de lugares, situaes e problemas onde podemos aplicar o conceito de derivada dentro da rea farmacutica, bem como 2 exerccios resolvidos sobre aplicao do conceito de derivada na rea farmacutica).

ETAPA 3 (tempo para realizao: 5 horas)


Aula-tema: Coleta e anlise descritiva de dados estatsticos. Conceitos estatsticos bsicos. Representao tabular e representao grfica. Essa atividade importante para coletar os dados que iro utilizar no desenvolvimento das prximas etapas, bem como organiz-los em tabelas e grficos. Para realiz-la, importante seguir os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Equipe) Buscar, nas referncias citadas ao final desta ATPS, os captulos que discutem o processo de coleta de dados estatsticos. Ler com ateno esses captulos para realizar corretamente os passos que seguem. Escolher aleatoriamente 30 pessoas para compor sua amostra. Realizar a pesagem e medir a altura dessas 30 pessoas. Anotar os respectivos dados numa planilha, conforme exemplo abaixo. Aps isso, calcular o IMC das amostras, e anotar os valores na mesma tabela. Amostra 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 ... ... ... 30 Peso (Kg) Altura (m)

Quadro 1 Amostra da Pesquisa Fonte: Autor


Aline Mide Romano de Barros

Farmcia - 1 Srie - Clculo e Bioestatstica aplicados Farmcia

Pg. 6 de 9

NOTA: Caso tenham dvida sobre como calcular o IMC, consultar o documento disponvel em: <http://www.calculoimc.com.br/ >. Acesso em: 16 maio 2016. Passo 2 (Equipe) Utilizar o Excel para construo de uma tabela com os dados coletados na etapa anterior. Construir uma tabela, contendo a frequncia absoluta e a frequncia relativa, com os valores de IMC calculados. NOTA: Caso vocs tenham dvidas ou dificuldades para usar o Excel, vocs podero encontrar ajuda no site, disponvel em: <http://www.del.ufms.br/tutoriais/excel7/apresentacao.htm#sumario>. Acesso em: 16 maio 2013. Passo 3 (Equipe) Utilizar o Excel e construir: 1 grfico de colunas utilizando a frequncia absoluta para a varivel IMC. 1 grfico de setores utilizando a frequncia relativa para a varivel IMC. NOTA: Caso vocs tenham dvidas ou dificuldades para usar o Excel, vocs podero encontrar ajuda no site, disponvel em: <http://www.del.ufms.br/tutoriais/excel7/apresentacao.htm#sumario>. Acesso em: 16 maio 2013. Passo 4 (Equipe) Construir um relatrio parcial contendo o resultado final desta etapa. Esse relatrio parcial dever obedecer s normas descritas no item Padronizao, e dever conter: Descrio dos procedimentos utilizados pelo grupo para a coleta de dados dessa pesquisa (data das coletas, local, forma de coleta, entre outros). Tabelas e grficos confeccionados. Uma breve interpretao dos resultados obtidos nas tabelas e grficos construdos. Este tipo de anlise interpretativa chama-se Estatstica Descritiva. Se tiverem dvidas sobre como fazer essas interpretaes, buscar materiais de apoio e artigos que apresentem anlises de Estatstica Descritiva. Entregar ao professor em data determinada por ele.

ETAPA 4 (tempo para realizao: 5 horas)


Aula-tema: Medidas de tendncia central e medidas de disperso. Essa atividade importante para entender e calcular medidas de tendncia central e Disperso, e comear os trabalhos com esses conceitos e clculos. Para realiz-la, importante seguir os passos descritos.
Aline Mide Romano de Barros

Farmcia - 1 Srie - Clculo e Bioestatstica aplicados Farmcia

Pg. 7 de 9

PASSOS
Passo 1 (Equipe) Buscar nas referncias citadas ao final desta atividade, os captulos sobre Medidas de Tendncia Central e Medidas de Disperso. Passo 2 (Equipe) Para a varivel IMC, calcular: Mdia; Moda; Mediana; Varincia; Desvio-padro. NOTA: Vocs podem utilizar o Excel para realizar esses clculos. Todas essas funes esto disponveis no pacote Estatstica. Para acess-lo no Excel, seguir as orientaes abaixo:

Figura 1 Funo no Excel Fonte: Autor

Aline Mide Romano de Barros

Farmcia - 1 Srie - Clculo e Bioestatstica aplicados Farmcia

Pg. 8 de 9

Figura 2 Funes Estatsticas no Excel Fonte: Autor

Passo 3 (Equipe) Fazer uma interpretao estatstica dos resultados obtidos, levando em considerao as peculiaridades de cada uma das medidas estatsticas utilizadas. Essas peculiaridades podero ser encontradas nas referncias bibliogrficas sugeridas no incio deste desafio. Passo 4 (Equipe) Construir um relatrio parcial contendo o resultado final desta etapa. Para complementar a anlise do grupo, vocs devero buscar em trabalhos cientficos, informaes sobre o IMC mdio da populao, e comparar com o encontrado na amostra estudada. Verificar se a amostra est dentro dos padres gerais, ou no. E, caso no esteja, interessante buscar os possveis motivos e justificativas para tal.

SUGESTO
Caso seja possvel, seria interessante que os grupos pudessem apresentar o resultado final de seus trabalhos aos demais colegas de classe. Ao final das apresentaes, os grupos poderiam comparar os resultados obtidos e discutir as convergncias e divergncias.

Aline Mide Romano de Barros

Farmcia - 1 Srie - Clculo e Bioestatstica aplicados Farmcia

Pg. 9 de 9

Livro-Texto da disciplina:
ANSEL, HOWARD; PRINCE, SHELLY J PRINCE. Manual de Clculos Farmacuticos. 1 ed. Porto Alegre: ARTMED, 2005.

Sugesto de Referncias Bibliogrficas Complementares:


IEZZI, Gelson. Matemtica. 1 ed. So Paulo: Atual, 2002, v.1. CRESPO, A. A. Estatstica Fcil. 18 ed. So Paulo: Saraiva, 2002. VIEIRA, Snia. Introduo a Bioestatstica. 4 ed. So Paulo: Campus - Elsevier, 2008. LARSON, R.; FARBER, B. Estatstica. 2 ed. So Paulo: Pearson, 2008. JACQUES, S.M.C. Paulo: Makron Books, 2004. FONSECA, J. S. da; MARTINS, G.A. Curso de Estatstica. 6 ed. So Paulo: Atlas, 1996.

Aline Mide Romano de Barros

S-ar putea să vă placă și