Sunteți pe pagina 1din 2

Fundao Universidade Regional de Blumenau - FURB Centro de Cincias Humanas e da Comunicao Graduao em Cincias Sociais - 2a.

Fase

Disciplina: Filosofia e Teoria do Conhecimento I Professor(a): Halina Leal Acadmico(a): Sandra Regina Barbeiro Data: 25/08/2013 Material Fichado: VERNANT, Jean- . Mito e Pensamento entre os Gregos. Captulo 7 do Mito Razo Pgs. 349 a 382 , Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990.

Identificao do Tema:
O Tema deste texto a instituio da filosofia na Grcia, e apresentado atravs de uma disputa entre 02 conceitos, o " Milagre Grego " de Burnet e a Racionalizao do "Mito a Filosofia "de Cornford

Objetivo do Texto
O Autor tenta nos mostrar que o fato se deu atravs da passagem Mito Filosofia atravs da racionalizao dos mitos surgindo assim a natureza e a cosmologia.

Pgina
349/350

Principais Conceitos
"...Tal o sentido do "milagre"grego: atravs da filosofia dos jnios, reconhece-ce a Razo intemporal encarnada no tempo. O aparecimento do logos introduziria portanto na histria de uma descontinuidade radical. Viajante sem bagagem, a filosofia viria ao mundo sem passado, sem pais, sem famlia; seria um comeo absoluto...." Burnet acreditava que pela inteligncia e supremacia dos gregos a filosofia simplesmente se instalou e se acendeu como uma luz em suas mentes, dormiram acreditando nos mitos e deuses gregos e acordaram pensando diferente simples assim. "...Cornford mostra que a "fsica" jnia nada tem de comum com o que ns designamos por cincia: ignora inteiramente a experimentao e no tampouco o produto da inteligncia observando diretamente a natureza. Transpe numa forma laicizada e em um plano de pensamento mais abstrato, o sistema de representao que a religio elaborou. As cosmologias dos filsofos retomam e prolongam os mitos cosmognicos. ..." Com esta teoria, Cornford vai explicando que atravs de lutas e disputas foram vencidos os antigos deuses gregos e surgindo assim pessoas com mais sabedoria que se reuniam nas praas para conversarem e criarem as novas leis , normas e regras para as cidades no ficando mais nas "s" dos antigos deuses .

350

Pgina

Principais Argumentos
"...A obra de Cornford marca uma viragem na maneira de abordar o problema das origens da filosofia e do pensamento racional. Visto combater a teoria do milagre grego que apresentava a fsica jnia como a revelao brusca e incondicionada da Razo, Cornford tinha por preocupao essencial restabelecer entre a reflexo filosfica e o pensamento religioso que a tinha precedido o fio da continuidade histrica; ..." Apesar de Cornford ter sido mais "convincente" que Burnet, fazendo com que a teoria do mito a filosofia fosse mais aceita que a do milagre grego, ele teve um certo trabalho para que os filsofos entendessem bem a teoria e no retornassem as origens dos mitos antigos. "...Mas a filosofia traz o mistrio para a praa.No faz mais dele o motivo de uma viso inefvel, mas o objeto de uma investigao em pleno dia. Atravs do livre dilogo, do debate argumentado ou do enunciado didtico, o mistrio se transmuta em um saber cuja vocao ser universalmente compartilhado. ..." A filosofia antes de tudo uma troca do saber.... ento este compartilhamento entre as pessoas vai suscitando mais instigaes... levando a mais pesquisas e nos dando assim mais respostas.

353/354

382

Pgina

Trechos Relevantes
"... O nascimento da filosofia aparece, por conseguinte, solidrio de duas grandes transformaes mentais: um pensamento positivo, excluindo toda forma de sobrenatural e rejeitando a assimilao implcita estabelecida pelo mito entre fenmenos fsicos e agentes divinos; um pensamento abstrato, despojando a realidade desta fora de mudana que lhe conferia o mito, e recusando a antiga imagem da unio dos opostos em benefcio de uma formulao categrica do princpio de identidade. ..." "Para que o discurso humano sobre a natureza no se desmorone, arruinando no interior maneira dos antigos mitos, no suficiente que os deuses tenham sido deixados de fora; preciso ainda que o raciocnio seja inteiramente transparente a si mesmo, que no comporte a menor incoerncia, a sombra de uma contradio interna. o rigor formal da demonstrao, a sua prpria identidade em todas as suas partes, a sua congruncia em suas mais longnquas implicaes que estabelecem seu valor de verdade ...."

358

380

Consideraes Finais
Achei o texto muito denso... com muitas palavras estranhas... mais ao rele-lo fui entendendo melhor , compreendi que no incio da filosofia realmente a coisa era muito estranha, pois ao imaginarmos que o povo ficava a merc de deuses temperamentais, que provavelmente poderia surgir qualquer coisa de suas cabeas, por isso a grande importncia da filosofia naquele momento, o nascimento do Logos da Sophia isso trouxe outra dimenso ao povo, deu-lhes sabedoria e tambm liberdade , pois puderam cria suas leis e regras nas suas cidades e viverem de acordo com suas normas no mais a merc de castigos e vinganas de seus antigos deuses, isso me mostra mais uma vez a importncia da sabedoria em nossas vidas, pois ela nos da oportunidade de uma vida melhor sempre.

S-ar putea să vă placă și