Sunteți pe pagina 1din 17

MINISTRIO PBLICO DO ESTADO DO MARANHO

Junho/2013

Concurso Pblico para provimento de cargos de

Analista Ministerial Arquiteto


Nome do Candidato No de Inscrio No do Caderno

Caderno de Prova D04, Tipo 004

MODELO
ASSINATURA DO CANDIDATO

MODELO1

No do Documento

0000000000000000
0000100010001

PROVA
INSTRUES
- Verifique se este caderno: - corresponde a sua opo de cargo. - contm 60 questes, numeradas de 1 a 60.

Conhecimentos Gerais Conhecimentos Especficos Discursiva - Redao

- contm a proposta e o espao para o rascunho da redao. Caso contrrio, reclame ao fiscal da sala um outro caderno. No sero aceitas reclamaes posteriores. - Para cada questo existe apenas UMA resposta certa. - Voc deve ler cuidadosamente cada uma das questes e escolher a resposta certa. - Essa resposta deve ser marcada na FOLHA DE RESPOSTAS que voc recebeu.

VOC DEVE
- Procurar, na FOLHA DE RESPOSTAS, o nmero da questo que voc est respondendo. - Verificar no caderno de prova qual a letra (A,B,C,D,E) da resposta que voc escolheu. - Marcar essa letra na FOLHA DE RESPOSTAS, conforme o exemplo: A C D E - Ler o que se pede na Prova Discursiva - Redao e utilizar, se necessrio, o espao para rascunho.

ATENO
- Marque as respostas primeiro a lpis e depois cubra com caneta esferogrfica de material transparente de tinta preta. - Marque apenas uma letra para cada questo, mais de uma letra assinalada implicar anulao dessa questo. - Responda a todas as questes. - No ser permitida qualquer espcie de consulta, nem o uso de mquina calculadora. - Em hiptese alguma o rascunho da Prova Discursiva - Redao ser corrigido. - A durao da prova de 4 horas para responder a todas as questes objetivas, preencher a Folha de Respostas, fazer a Prova de Redao e transcrever na Folha de Respostas correspondente. - Ao trmino da prova, chame o fiscal da sala e devolva todo o material recebido. - Proibida a divulgao ou impresso parcial ou total da presente prova. Direitos Reservados.

Caderno de Prova D04, Tipo 004


CONHECIMENTOS GERAIS Lngua Portuguesa Ateno: Considere o texto abaixo para responder s questes de nmeros 1 a 10. Juventudes Pois se ainda ontem eu era jovem, conforme me asseguravam, asseguro-lhes que ainda hoje minha juventude no acabou. Se viesse a acabar, estaria to velho que no saberia disso o que significa que serei eternamente jovem. Preciso acrescentar: nada tenho de especial, todos os jovens da minha idade (isto , acima dos 60) sabem disso. No adianta os espelhos (por que se espalham por toda parte?) pretenderem mostrar o contrrio, jogar-nos na cara nossa imagem envelhecida. Ns sabemos que eles mentem, sabemos que no tm como refletir nosso esprito da se vingarem, refletindo to somente o que aparece. Vou mais longe: no que no envelheamos, com essa mania que tem o tempo de nunca parar; na verdade, quanto mais anos vivemos, mais remoamos. Alguns vivem at recuperar de vez para nunca mais largar dela a liberdade da infncia. Enquanto l no chego (esperando chegar), vou remoando, remoando, a ponto dos jovens de dezenove anos me pedirem mais moderao, mais compostura. Toda vez que fazem isso, surpreendo, no fundo de seus olhos, uma inveja incomensurvel: inveja da minha adolescncia verdadeira. verdade que a natureza, que tem l seus caprichos, gosta de brincar com nossa juventude de sexagenrios. Ela faz, por exemplo, o cho parecer mais longe: custa-nos chegar a ele, para apanhar aquela moedinha. Brinca, ainda, com nosso senso de equilbrio: um volteio mais rpido do corpo e parece que a Terra subitamente acelerou a rotao. E j no podemos saltar imitando um saci, sobre os quadrados marcados a giz na calada das brincadeiras: mesmo duas pernas mostram-se insuficientes para retomar o equilbrio. Enfim: valha esta mensagem para todos os jovens que ainda acreditam na velhice. Bobagem, meus amiguinhos: a velhice no chega nunca, mais uma iluso da juventude. No adianta o corpo insistir em dar todos os sinais de mau funcionamento, intil insistirem as bactrias em corromper nossos tecidos, intil os olhos perderem a luz de dentro e a luz de fora: morremos sempre jovens, espantados por morrer, atnitos com essa insistncia caprichosa e absurda da natureza, de vir ceifar nossa vida exatamente quando desfrutamos do esplendor de nossa juventude mais madura.
(Adamastor Rugendas, indito)

2.

Est clara e correta a redao deste livre comentrio sobre o texto: (A) O autor chega ao displante de considerar a velhice uma mera iluso da juventude; parece-lhe, at mesmo, que os sexagenrios so mais adolescentes que os mesmos. H alguns velhinhos, de fato, em cujos trejeitos os fazem assemelhados a crianas, razo pela qual o autor considera a possibilidade de um contnuo remoamento. Os espelhos, do ponto de vista das pessoas velhas, no existem se no para mostr-las os traos indesejveis de seus rostos, j que o esprito lhes permanece jovem. Para o autor do texto, o esprito das pessoas no envelhece: com o correr dos anos, elas passam a se sentir mais e mais jovens. de se confessar que a velhice trs, de fato, alguns resqucios de enfraquecimento, haja visto os desequilbrios corporais e sua cada vez menor elasticidade.

(B)

(C)

(D)

(E)

_________________________________________________________

3.

Atente para as seguintes afirmaes:

I. Para o autor do texto, uma evidncia de que a velhice no ilusria est no fato de que os jovens fingem no tem-la e de que os velhos simulam no acreditar nela, sabendo ambos o quanto o tempo implacvel.

II. No segundo pargrafo, o autor retrata-se do exagero que cometeu no pargrafo anterior, onde afirmou minha juventude no acabou, e no terceiro pargrafo confessar que no pouco penoso ser um sexagenrio.

III. Ao longo do texto, o autor promove uma desvinculao entre o corpo e o esprito, de modo que um sexagenrio possa sentir-se intimamente jovem. Em relao ao texto, est correto SOMENTE o que se afirma em (A) (B) (C) (D) (E) 4.

I. II. III. I e II. II e III.

1.

Mostrando-se convicto de seu prprio conceito de juventude, o autor do texto deseja demonstrar que a velhice (A) chega primeiro para aqueles que, quando jovens, no se preparam para enfrentar todos os limites e dissabores dos ltimos anos da vida. efetivamente nunca chega, pois o esprito imune a ela e no acusa em si mesmo as carncias e as restries fsicas que chegam com o tempo. de fato inexiste para aquele que, mesmo se sentindo velho e acabado, consegue transmitir aos outros uma imagem de jovialidade. existe apenas quando tomamos conscincia de sua chegada, o que costuma ocorrer com os primeiros sinais da decrepitude fsica. somente atinge nosso esprito quando tomamos conhecimento dela pela implacvel imagem de ns mesmos que os espelhos fornecem.

_________________________________________________________

Considerando-se o contexto, traduz-se com correo e coerncia o sentido do seguinte segmento: (A) (B) (C) (D) (E) uma inveja incomensurvel (2 pargrafo) = um anseio irretratvel desfrutamos do esplendor (4 pargrafo) = usufrumos a magnificncia Pois se ainda ontem eu era jovem (1 pargrafo) = mesmo que ontem eu fosse moo no tm como refletir nosso esprito (1 pargrafo) = no podem espiritualizar nossa imagem at recuperar de vez (2 pargrafo) = afim de se reabilitar inteiramente
MPEMA-Conhecimentos Gerais1
o o o o o

(B)

(C)

(D)

(E)

Caderno de Prova D04, Tipo 004


5. Est plenamente adequada a pontuao da seguinte frase: (A) O autor do texto, sem dispensar o humor, defende um ponto de vista curioso, segundo o qual a velhice, normalmente uma idade temida e estigmatizada, no passa de mais uma iluso da juventude. (B) O autor do texto, sem dispensar o humor, defende um ponto de vista curioso, segundo o qual, a velhice normalmente uma idade temida e estigmatizada, no passa de mais uma iluso da juventude. O autor do texto sem dispensar o humor, defende um ponto de vista curioso, segundo o qual a velhice, normalmente uma idade temida, e estigmatizada, no passa de mais uma iluso da juventude. O autor do texto, sem dispensar o humor defende um ponto de vista curioso, segundo o qual a velhice normalmente, uma idade temida e estigmatizada no passa de mais uma iluso, da juventude. O autor do texto, sem dispensar o humor defende um ponto de vista, curioso, segundo o qual a velhice, normalmente uma idade, temida e estigmatizada, no passa de mais uma iluso da juventude. 8. O mau emprego do elemento incoerente a seguinte frase: (A) (B) (C) (D) (E) sublinhado torna

Ele v a velhice com simpatia, porquanto no sentiu envelhecer o esprito. Louvo a velhice, a despeito de alguns verem nela algumas benesses. Conquanto no tema a velhice, o autor no deixa de reconhecer os agravos fsicos da idade. Ele no teme a velhice, por mais que tantos se ponham a execr-la. No obstante a decrepitude do corpo, o esprito ainda desfruta de todo o seu vigor.

(C)

_________________________________________________________

(D)

9.

Est plenamente adequado o emprego de ambos os segmentos sublinhados em:

I. Os anos da velhice, em cujo peso ningum desacredita, parecem ao autor to ou mais amenos quanto os da juventude.

(E)

II. O preo do passar dos anos, paga-lhe o corpo com


os limites e carncias de que passa a acusar, mas o esprito segue inabalvel.

_________________________________________________________

III. A despeito da m fama de que a velhice vtima,


viv-la bem prefervel a aproveitar mal a mocidade. Atende ao enunciado SOMENTE o que est em (A) (B) (C) (D) (E) 10.

6.

Considerando-se as normas de concordncia verbal, h uma irregularidade na frase: (A) No sei o quanto surpreender aos jovens o fervor com que o autor se vale de argumentos para considerar que os anos de velhice efetivamente nunca chegam. Ao contrrio dos mais jovens, a quem surpreendero as ideias do autor, agradar aos mais velhos abon-las como inteiramente naturais. No deveriam preocupar aos mais velhos, na opinio do autor do texto, a expectativa de que os muitos anos j vividos acarretam a decrepitude do esprito. Falando dos sexagenrios, assegura-nos o autor que seu esprito no envelhece, que podem mesmo senti-lo rejuvenescido sob mais de um aspecto. Que os desequilbrios do corpo ou a falta de agilidade no paream aos mais velhos o indcio de um pleno envelhecimento, pois o esprito no acusa tais fraquezas.

(B)

I. II. III. I e II. II e III.

_________________________________________________________

(C)

Ambas as frases admitem transposio para a voz passiva em: (A) (B) (C) (D) (E) Que os jovens acreditem em mim e Sinto-me mais moo do que ele. A natureza no nos poupa e O esprito segue confiante. No renego a mal afamada velhice e Algum invejar os velhos? Vou mais longe que voc e A natureza tem seus caprichos. O tempo brinca com a juventude e O passar dos anos no lhe fez mal. Matemtica e Raciocnio Lgico

(D)

(E)

_________________________________________________________

7.

Est plenamente adequada a correlao entre tempos e modos verbais na frase: (A) Esperemos que esta mensagem viesse a contribuir para que todos os jovens que acreditassem na velhice possam mudar de opinio. Melhor ser se a morte no tivesse a m ideia de vir interromper nossa vida justamente quando estivermos desfrutando do esplendor da ltima juventude. Se a natureza no fosse to caprichosa, seria bom que possamos ainda brincar nos jogos de calada, com os quais tanto nos animramos quando pequenos. Quanto mais vivermos, mais remoaremos, e um dia teremos chegado ao desfrute da liberdade de que gozvamos quando crianas. Se o cho parece mais longe agora, dever-se- isso ao fato de que nosso corpo comeasse a se ressentir dos limites que nos impem os muitos anos de vida.

_________________________________________________________

11.

(B)

(C)

Um motor funciona durante 3 horas consecutivas com 1 litro do combustvel A, e 2,5 horas consecutivas com 1 litro do combustvel B. Admita que esse motor funcione com qualquer mistura dos combustveis A e B, e sempre com rendimento diretamente proporcional ao tempo de funcionamento com cada combustvel quando utilizado isoladamente. O tempo de funcionamento desse motor com uma mistura de 500 mL de combustvel A e 500 mL de combustvel B ser de 2 horas e (A) (B) (C) (D) (E) 48 minutos. 52 minutos. 42 minutos. 45 minutos. 40 minutos. 3

(D)

(E)

MPEMA-Conhecimentos Gerais1

Caderno de Prova D04, Tipo 004


12. O recipiente A possui 10 litros de gua, e o recipiente B est vazio. A gua pode ser transferida do recipiente A para o B (e do B para o A) livremente apenas com o uso de duas canecas, com capacidades de 3 e 5 litros. O nmero mnimo de transferncias de gua entre os recipientes at que o recipiente B fique com 4 litros de gua (A) (B) (C) (D) (E) 13. trs. dois. quatro. seis. cinco. (D) (E) (B) (C) Legislao (Estatuto do Ministrio Pblico do Estado do Maranho) 16. Nos termos do Estatuto dos Servidores Pblicos Civis do Estado do Maranho, (A) a investidura em cargo pblico imprescinde aprovao prvia em concurso pblico, ressalvados os casos de nomeao para cargos de livre nomeao e exonerao. o concurso pblico ser vlido por dois anos a contar da publicao do resultado final. a prestao de servios gratuitos facultada aos servidores. cargo pblico aquele criado por lei para provimento efetivo e no comissionado. a investidura em cargo pblico ocorrer com a entrada em exerccio.

_________________________________________________________

O nmero 40 dividido em trs parcelas positivas. A maior das trs parcelas deixa resto 4 na diviso por 8. A parcela de valor intermedirio deixa resto 1 na diviso por 8. Nas condies dadas, a menor das trs parcelas igual a (A) (B) (C) (D) (E) 5 1 4 3 2

_________________________________________________________

17.

Os recursos prprios originrios de taxa de inscrio, para os concursos pblicos promovidos pela Procuradoria-Geral de Justia do Estado do Maranho, sero utilizados para (A) (B) financiamento de projetos do Governo do Estado relacionados a carreiras de Estado. cobertura de custos de processos administrativos que envolvam servidores e membros do Ministrio Pblico. aprimoramento dos concursos pblicos realizados pelo Governo do Estado do Maranho. programas vinculados finalidade da Instituio, vedada outra destinao. fundo de despesa estadual criado para a contratao de estagirios para o Governo do Estado do Maranho.

_________________________________________________________

(C) (D) (E)

14.

lvaro assumiu uma dvida de x reais em janeiro. Em fevereiro ele pagou 3/5 dessa dvida. Em maro, pagou metade do que ainda devia e, em abril, quitou a dvida, tendo de acrescentar ao pagamento 20% de juros sobre o valor da dvida que havia assumido em janeiro. Se o valor total pago por lvaro em abril para quitar sua dvida (incluindo os juros) foi de R$ 1.280,00, ento x igual a (A) (B) (C) (D) (E) R$ 3.300,00 R$ 3.050,00 R$ 3.150,00 R$ 2.820,00 R$ 3.200,00

_________________________________________________________

18.

Sobre o Procurador-Geral de Justia correto afirmar que (A) a ele compete presidir o processo eleitoral interno para a escolha dos Subprocuradores-Gerais de Justia para assuntos jurdicos e administrativos. poder ter em seu gabinete membros do Ministrio Pblico da mais alta evidncia ou com mais de cinco anos de carreira. nomeado pelo Governador do Estado para mandato de um ano. vedada a sua reconduo para mais um perodo de mandato. sua destituio dever ser precedida de autorizao de um tero dos membros da Assembleia Legislativa.
o

(B)

_________________________________________________________

(C) (D) (E)

15.

Em uma folha quadrada de papel, foram traadas 3 linhas paralelas a um dos lados da folha e outras 3 linhas perpendiculares s linhas j traadas de forma a surgirem 16 pequenos quadrados idnticos em seu interior. Algumas fichas sero colocadas nos pequenos quadrados de acordo com a seguinte regra: no se pode colocar mais de uma ficha em cada pequeno quadrado; no se pode colocar mais do que trs fichas em cada linha, coluna ou diagonal da folha de papel. Nas condies dadas, o nmero mximo de fichas que se pode colocar sobre a folha quadrada de papel (A) (B) (C) (D) (E) 12 8 10 11 9

_________________________________________________________

19.

Conforme disposto na Lei Complementar n 13/91, considera-se rgo de execuo do Ministrio Pblico (A) (B) (C) (D) (E) a Escola Superior do Ministrio Pblico. o Centro de Apoio Operacional. o Promotor de Justia Substituto. o Corregedor-Geral de Justia. a Ouvidoria do Ministrio Pblico.
o

_________________________________________________________

20.

Para os fins da Lei n 9.784/99, denominada unidade de atuao dotada de personalidade jurdica (A) (B) (C) (D) (E) a Cmara de Recurso do Processo Administrativo. a entidade. o rgo. a autoridade. o Ministrio Pblico.
MPEMA-Conhecimentos Gerais1

Caderno de Prova D04, Tipo 004

CONHECIMENTOS ESPECFICOS 21. Fluxograma com as Etapas e Procedimentos e seus contedos, a serem realizados na execuo de uma obra pblica: Etapas / Procedimentos 1. Fase contratual 2. Fase posterior contratao 3. Fase externa da licitao 4. Fase preliminar licitao 5. Fase interna da licitao Contedo das etapas / Procedimentos A. Projeto bsico; Projeto executivo; Recursos oramentrios e Edital de licitao. B. Programa de necessidades; Estudos de viabilidade e Anteprojeto. C. Operao e Manuteno. D. Contrato; Fiscalizao da Obra e Recebimento da obra. E. Publicao do edital de licitao; Comisso de licitao; Recebimento de propostas; Procedimento da licitao.

A ordem sequencial, correta e respectivamente, est APENAS em (A) (B) (C) (D) (E)

I (2, E); II (3, C); III (4, A); IV (1, B) e V (5, D). I (1,D); II (2, E); III (5, C); IV (3, A) e V (4, B). I (4,B); II (5, A); III (3, E); IV (1, D) e V (2, C). I (5, A); II (2, D); III (3, C); IV (1, E) e V (4, B). I (5,C); II (4, E); III (1, A); IV (2, B) e V (3, D).

22.

Assinale corretamente a fase de processo de projeto arquitetnico e seu contedo correspondente, baseado na NBR 13531. (A) Projeto Bsico: Destinado concepo e representao do conjunto de informaes tcnicas iniciais e aproximadas, necessrias compreenso da configurao da edificao, podendo incluir alternativas. Estudo de Viabilidade: Destinado elaborao de anlise e avaliaes para seleo e recomendao de alternativas para a concepo de edificaes e de seus elementos, instalaes e componentes. Estudo Preliminar: Destinado representao das informaes tcnicas da edificao e de seus elementos, instalaes e componentes, ainda no completas ou definitivas, mas consideradas compatveis com os projetos bsicos das atividades tcnicas necessrias e suficientes licitao (contratao) dos servios de obra correspondentes. Levantamento de Dados: Destinado determinao das exigncias de carter prescritivo ou de desempenho (necessidades e expectativas dos usurios) a serem satisfeitas pela edificao a ser concebida. Programa de Necessidades: Destinado ao levantamento de informaes de referncia que representem as condies preexistentes, de interesse para instruir a elaborao do projeto.

(B)

(C)

(D)

(E)

23.

Tipo de cronograma fsico onde as etapas de servios so determinadas por retas inclinadas em relao ao eixo x (tempo), e ao eixo y (quantidades), onde o ngulo em relao ao eixo x determina a velocidade de execuo dos servios. , preferencialmente, indicado quando o projeto de natureza repetitiva. Trata-se do (A) (B) (C) (D) (E) PDM (Precedence Diagraming Method). MS Project (Aplicativo da Microsoft). Grfico Grantt. Grfico LOB (Line Of Balance). Diagrama PERT | CPM (Program Evaluation And Reviem Tecnique Critical Path Method). 5

MPEMA-An. Min.-Arquiteto-D04

Caderno de Prova D04, Tipo 004


24. De acordo com a NBR 6492/1994 Representao de projetos de arquitetura, quanto etapa de processo de projeto e elementos que a constituem, considere: Simbologias de representao grfica (conforme a norma); curvas de nvel existentes e projetadas, alm de eventual sistema de coordenadas referenciais; indicao do norte; vias de acesso ao conjunto, arruamento e logradouros adjacentes com os respectivos equipamentos urbanos; indicao das reas a serem edificadas; denominao dos diversos edifcios ou blocos; construes existentes, demolies ou remoes futuras, reas non aedificandi; escalas; notas gerais, desenhos de referncia e carimbo. A afirmao acima refere-se ao (A) (B) (C) (D) (E) projeto executivo Planta de teto refletivo. estudo preliminar Planta de situao. projeto executivo Detalhes construtivos gerais. anteprojeto Planta. anteprojeto Planta de locao.

25.

Para a locao de um edifcio, os eixos referenciais so indispensveis materializao do gabarito. Sendo: 1. Elementos estruturais 2. Eixos auxiliares 3. Projeto de fundaes 4. Projeto de demolies 5. Projeto do movimento de terra 6. Projeto de formas Est correto o que consta APENAS em (A) (B) (C) (D) (E) 1, 2, 3, 6. 1, 3, 4, 5. 2, 3, 4, 5. 1, 2, 3, 5. 2, 4, 5, 6. Pilares, paredes e cortinas. Marcos topogrficos; alinhamento das ruas lindeiras (guias e sarjetas); postes de iluminao; muros limtrofes etc. Blocos, estacas, sapatas, vigas, baldrames etc. Escavaes; contenes e drenagem. Volume bruto de corte e aterro; rea de corte e aterro; remoo de camada vegetal no corte e no aterro; coeficientes de compactao; volume final de corte e de aterro e bota-fora (m3). Parte do projeto estrutural e de suas partes integrantes.

26.

Em anlise a um Levantamento Planialtimtrico, a cota do primeiro ponto de 469,35 m e a cota do segundo ponto 474,13 m, sendo a distncia horizontal entre eles de 335,27 m. Pode-se afirmar, corretamente, que o terreno (A) (B) (C) (D) (E) tem relevo plano, com desnveis iguais ou maiores a 5 m, onde a declividade igual ou superior a 5% e, portanto, considerada moderada. tem relevo levemente ondulado, onde a declividade igual ou superior a 3% e considerada moderada. longitudinal, com relevo levemente ondulado, onde a declividade est entre 3 a 6% e considerada moderada. tem relevo plano, onde a declividade inferior a 3% e considerada fraca. transversal, com relevo levemente acidentado, onde a declividade est entre 5 a 10% ou 5 e 10 m.

27.

Dispositivos que compem a central do sistema de alarme contra fogo, fumaa e gases so (A) (B) (C) (D) (E) extintores. Sistemas de Proteo Contra Descargas Atmosfricas (SPDA). esguichos de gua e de espuma. escadas enclausuradas prova de fumaa. detectores termovelocimtricos e detectores trmicos.
MPEMA-An. Min.-Arquiteto-D04

Caderno de Prova D04, Tipo 004


28. As formas de um edifcio implicam diretamente na escolha dos materiais. Caractersticas dos materiais:

I. II. III. IV. V.

Apresenta relativa fraqueza sob trao e flexo. Resistente compresso e, aproximadamente, 20 vezes menos resistente trao e flexo. Suporta foras de trao, flexo e compresso. Suporta compresso e flexo eficientemente. Resistente trao, mas no suporta compresso ou flexo.

Formas:

(1)

(2)

(3)

Para apoiar uma massa que exerce determinada carga sobre o apoio, o modelo (material + forma) est correto, e respectivamente, (A) (B) (C) (D) (E) no Compsito de ao e concreto (III e 1). na Madeira (IV e 3). no Tijolo (II e 2). no Ferro (I e 3). no Ao na forma de seo I (V e 2).

29.

A execuo de sondagens de simples reconhecimento de solos, com SPT (Standard Penetration Test), regulamentadas pela ABNT NBR 6484/2001, tem como objetivo (A) (B) (C) (D) (E) a plasticidade das camadas; os valores dos ndices de resistncia penetrao e a posio do nvel dgua. o ndice de ocorrncia dos solos moles; a resistncia das camadas e a posio do nvel dgua. a determinao dos tipos de solo em suas profundidades de ocorrncia; a posio do nvel dgua e os ndices de resistncia penetrao (N) a cada metro. a descrio dos solos grossos; a posio do nvel dgua e os ndices de resistncia penetrao (N) a cada metro. a definio dos solos orgnicos; o ndice de resistncia penetrao e a posio do nvel dgua.

30.

A madeira na construo, por ser material orgnico, est sujeita ao ataque de outros organismos vivos que dela necessitam para sua sobrevivncia. Os maiores degradadores so fungos e bactrias que causam apodrecimento do material. So tratamentos de preservao aprovados pela Associao Brasileira de Preservadores da Madeira (ABPM), com EXCEO aos processos (A) (B) (C) (D) (E) que determinam impregnao nos tecidos lenhosos da madeira, com resinas e plsticos ou pinturas com tintas e envernizadores. de tratamento prvio das peas que consiste na secagem em um teor adequado de umidade, remoo das cascas e cortias e da seiva. de impregnao em autoclaves. de imerso das peas em reservativos. de impregnao com penetrao mais ou menos profunda, de todo alburno, obtida pelo aproveitamento da presso atmosfrica, hidrulica, capilar ou osmtica. 7

MPEMA-An. Min.-Arquiteto-D04

Caderno de Prova D04, Tipo 004


31. A luz natural caracteriza-se pela grande mutabilidade no somente em termos de quantidade, mas tambm de aparncia, cor e projeo no espao. Em um ambiente de trabalho, para as funes laborativas, considere:

I. O uso de fechamentos transitrios nas aberturas controla o ofuscamento direto. II. O nvel de iluminncia (lux), fixado pela Norma NBR 5413, deve ter seus valores, mnimos e mximos, entre 300
e 750 lux, respectivamente, independente da disponibilidade e qualidade da luz natural.

III. Economia de energia sempre um parmetro desejvel, porm, o aproveitamento de fontes naturais torna-se invivel em
ambientes de trabalho.

IV. Os contrastes excessivos e a relao claro-escuro, luz e sombra so muitas vezes absolutamente desejados. V. Os nveis mnimos de iluminao normatizados so considerados altos, mas no dispensam fontes naturais.
Est correto o que se afirma APENAS em (A) (B) (C) (D) (E)

I, III e V. I, II e IV. II, III e IV. III, IV e V. I, II e V.

32.

Construes em terrenos com desnveis exigem cuidados especiais com as guas de chuva. Pode-se afirmar corretamente que em declividade (A) (B) (C) (D) (E) descontnua, com alta vazo e velocidade de guas de chuva, a construo de rampas deve considerar, como material de revestimento, a cobertura vegetal. contnua, com alta vazo e velocidade de guas de chuva, a construo de escadas hidrulicas sem colcho ter a funo do vertedor de soleira delgada. contnua, a construo de escadarias hidrulicas sem colcho de gua deve considerar a aplicao de revestimento antiderrapante e de corrimo para uso humano. continua, a construo de rampas deve considerar a vazo e a velocidade das guas de chuva para definio de revestimentos e dispositivos de amortecimento no trecho final da rampa. descontnua, a construo de escadarias hidrulicas com colcho de gua ter a funo do vertedor de soleira espessa.

33.

Defina um sistema predial de gua fria, considerando que a disponibilidade intermitente e sujeita a interrupes sistemticas: (A) indireto com bombeamento com reservatrio superior e inferior (RI + RS) se o sistema pblico tiver vazo menor que a do pico do sistema de distribuio e a presso disponvel no ponto terminal tambm for menor que a presso nos pontos de consumo do sistema de distribuio. indireto com reservatrio inferior e tanque de presso (RI + TP) se o sistema pblico tiver vazo menor do que a de pico do sistema de distribuio e a presso disponvel no terminal for maior que a presso nos pontos de consumo do sistema de distribuio. direto com bomba se o sistema pblico tiver vazo maior do que a de pico do sistema de distribuio, porm a presso disponvel no terminal for maior ou igual presso nos pontos de consumo do sistema de distribuio. direto se o sistema pblico tiver vazo menor do que a de pico do sistema de distribuio e a presso disponvel no terminal, for maior ou igual presso nos pontos de consumo do sistema de distribuio. indireto com reservatrio superior e inferior (RI + RS) se o sistema pblico tiver vazo maior ou igual vazo do pico do sistema de distribuio, e a presso disponvel no ponto terminal tambm for maior ou igual presso mnima necessria nos pontos de consumo do sistema de distribuio.

(B)

(C) (D) (E)

34.

A elaborao do projeto arquitetnico procede sequencialmente com os complementares, para posterior compatibilizao. Podese afirmar corretamente que, (A) (B) aps a confeco do anteprojeto de arquitetura, os anteprojetos complementares sero elaborados, procedendo-se inicialmente ao anteprojeto estrutural e, posteriormente, aos demais anteprojetos de instalaes prediais. antes da confeco do anteprojeto de arquitetura, os projetos bsicos complementares sero elaborados, procedendo-se inicialmente s estruturas em concreto armado, em ao ou de madeira e, posteriormente, s instalaes hidrossanitrias e eltricas e demais projetos de instalaes prediais. aps o detalhamento do projeto arquitetnico, os projetos executivos complementares sero elaborados e confeccionados, procedendo-se na seguinte ordem: estruturas em concreto armado, de ao ou madeira; instalaes hidrossanitrias, instalaes eltricas e demais projetos executivos de instalaes prediais. antes da confeco do anteprojeto de arquitetura, os projetos bsicos complementares sero elaborados, procedendo-se inicialmente ao bsico estrutural, s instalaes hidrossanitrias e eltricas e, posteriormente, a combate a incndio, climatizao por sistemas de ar condicionado e transporte vertical (elevadores). durante a confeco do projeto executivo de arquitetura, os projetos bsicos complementares sero compatibilizados, procedendo-se, concomitantemente, aos executivos estruturais e s instalaes prediais.
MPEMA-An. Min.-Arquiteto-D04

(C)

(D)

(E) 8

Caderno de Prova D04, Tipo 004


35. Os sistemas que compem os edifcios, como as instalaes hidrossanitrias, as estruturas, paredes, pisos, coberturas, caixilhos e demais partes, devem atender, obrigatoriamente, a um nvel de desempenho mnimo ao longo de uma vida til. Quanto s caractersticas tcnicas, estticas e ecolgicas dos materiais, INCORRETO afirmar: (A) Fenlicos: so utilizados em quadros de distribuio eltrica, tomadas e interruptores, entre outros. Tambm utilizados como espuma em painis de construo, apresentam baixo potencial de reciclagem. So rgidos, quimicamente estveis, com boas propriedades eltricas e resistentes ao fogo. Poliamida (PA), nilon: utilizado em equipamentos eltricos, tubulaes e conexes hidrulicas, entre outros, e como fibras de aramida em cabos, cordas, vestimentas de proteo etc. Tem mdio potencial de reciclagem. Tem propriedades para uso em amplas faixas de temperatura, mas pouca resistncia a cidos agentes oxidantes e solventes. Poliuretano (PU): utilizado na forma de espuma expansiva para preenchimento de espaos, como espuma slida para isolante acstico e trmico e em forma slida para chapas, entre outros usos. Tem baixo potencial de reciclagem, bom desempenho estrutural, flexibilidade e quando no combinado com retardantes, apresenta baixa toxicidade e inflamabilidade. Silicones: so utilizados para isolamentos de fios e cabos eltricos, para vedaes e como adesivos. As peas resultantes tm resistncia relativamente baixa. O potencial de reciclagem baixo. quimicamente estvel, com boas propriedades eltricas e suporta uma faixa de temperatura excepcional. Polivinilcloreto (PVC): utilizado em tubos, perfis, assoalhos, janelas, isolamentos de fios eltricos, entre outros. um material resistente corroso, resiliente e com alto potencial de reciclagem. Tem boas propriedades como vedao contra gases atmosfricos, mas pouca resistncia a alguns solventes.

(B)

(C)

(D)

(E)

36.

Para a execuo de um projeto luminotcnico, considere a ABNT NBR 5413/1992 Iluminncia de interiores e a ABNT NBR 5382/1985 Verificao da iluminncia de interiores. Em uma superfcie horizontal a ...... m do piso, para obteno das condies de iluminncia apropriadas ao trabalho visual que ser executado, a mdia de iluminncia no dever ser inferior a ......% em qualquer ponto do plano, e no restante do ambiente a iluminncia no dever ser inferior a ...... da adotada para o campo de trabalho. Complete correta, e respectivamente, as lacunas: (A) (B) (C) (D) (E) 0,82 0,78 0,65 0,74 0,75 80 65 60 75 70 2/10 4/10 5/10 8/10 1/10

37.

As aberturas para ventilao devem ser dimensionadas e posicionadas de modo a proporcionar um fluxo de ar adequado ao recinto. Sobre a ao dos ventos, em um edifcio em meio urbano, correto afirmar que (A) (B) (C) (D) (E) o efeito da ao dos ventos regulado, principalmente, pela organizao interna dos ambientes, considerando-se mquinas e equipamentos produtores de calor e o calor produzido pela presena humana. o fluxo de ar que entra ou sai do edifcio depende da presso entre os ambientes e da resistncia oferecida pelas aberturas, barreiras fsicas internas e externas e demais implicaes relativas incidncia do vento. internamente mquinas, equipamentos e a exposio radiao solar iro elevar as temperaturas, tornando-as equivalentes ao ambiente externo, mantendo as presses constantes. a diferena de presses exercidas pelo ar sobre um edifcio pode ser causada pela forma do prprio edifcio e pelas edificaes do entorno, que criam diferenas nas presses externas pelo calor produzido dentro dos edifcios. a ventilao natural do edifcio pode ser proporcionada tambm pelo chamado efeito chamin, que utiliza o ar da parte superior das coberturas dos edifcios, onde as presses so constantes.

38.

Sobre as atividades descritas, conforme a NR 18 Condies e Meio Ambiente de Trabalho na Indstria da Construo, correto afirmar: (A) Desmonte de Rochas: Na operao de desmonte de rocha a fogo, fogacho ou mista, deve haver um blaster (galpo de armazenamento) para armazenamento, preparao das cargas, carregamento das minas, ordem de fogo, detonao e retirada das que no explodiram, destinao adequada das sobras de explosivos e pelos dispositivos eltricos necessrios s detonaes. Escavaes: Para elaborao do projeto e execuo das escavaes a cu aberto, sero observadas as condies exigidas na NR 6 Equipamento de Proteo Individual EPI e na NR 16 Atividades e Operaes Perigosas. Escavaes, Fundaes e Desmonte de Rochas: Os materiais retirados da escavao devem ser depositados a uma distncia superior ao dobro da profundidade, medida a partir da borda do talude. Os servios de escavao, fundao e desmonte de rochas so de responsabilidade tcnica do arquiteto da obra. Demolio: A remoo dos entulhos, por gravidade, deve ser feita em calhas fechadas de material resistente, com inclinao mxima de 45 fixadas edificao em todos os pavimentos. No ponto de descarga da calha deve existir dispositivo de fechamento. Demolio e Reteno de Entulhos: Durante a execuo de servios de demolio, devem ser instaladas, no mximo, a 4 pavimentos abaixo do que ser demolido, plataformas de reteno de entulhos, com dimenso mnima de 2,50 m e inclinao de 45, em todo o permetro da obra. 9

(B) (C)

(D)

(E)

MPEMA-An. Min.-Arquiteto-D04

Caderno de Prova D04, Tipo 004


39. A NR 17 Ergonomia, estabelece parmetros que permitem (A) (B) reduzir os riscos psicopatolgicos inerentes s atividades do trabalho, adequando os aspectos fsicos aos emocionais. adaptar as condies de trabalho s caractersticas psicofisiolgicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar desempenho eficiente. melhorar as condies do ambiente de trabalho para o trabalhador, incorporando inovaes tecnolgicas. condicionar o trabalhador ao ritmo do trabalho e das suas caractersticas organizacionais, por meio da melhoria nos aspectos fsicos. adequar o ritmo do trabalho ao trabalhador, por meio da adoo de estratgias organizacionais.

(C) (D)

(E) 40.

Existe uma estreita relao entre conforto ambiental e consumo de energia que est presente (A) nas tcnicas de treinamento e condicionamento dos usurios do edifcio para obteno de valores timos no conforto ambiental (ergonmico, trmico, luminoso e acstico). no emprego de materiais, como as placas fotovoltaicas e as placas solares, que contribuem para a eficincia energtica em projetos arquitetnicos que apresentem vidros, quebra-sis, cobogs, brises, claraboias e sheds. na utilizao dos sistemas de condicionamento ambiental artificial e na iluminao artificial. Conceber projetos de arquitetura com eficincia energtica implica na utilizao de sistemas mecnicos e eltricos mais eficientes e compatibilizados com a disponibilidade do potencial natural da regio. no emprego de sistemas sustentveis. Projetos de arquitetura que apresentem solues para lidar com as condies geolgicas locais (vegetao, corpos dgua e rochas afloradas), contribuem para a conservao ambiental. nos projetos arquitetnicos com adeso de estratgias passivas de climatizao, o que implica em uma exposio do ambiente interno s condies ambientais externas, gerando problemas de conforto luminoso.

(B)

(C)

(D)

(E)

41.

A NR 18 Condies e meio ambiente de trabalho na indstria da construo, estabelece a elaborao do Programa de Condies e Meio Ambiente de Trabalho na Indstria da Construo PCMT. Desta forma, est correto afirmar que (A) facultativa a elaborao e o cumprimento do PCMAT nos estabelecimentos que contemplem os aspectos da NR 18, outros complementares de segurana e tambm as exigncias contidas na NR 16 Atividades e Operaes Perigosas. Entre os documentos que integram a PCMAT, devero constar um projeto e cronograma com as atividades ou operaes perigosas executadas com explosivos. obrigatria a elaborao e o cumprimento do PCMAT nos alojamentos, com 20 trabalhadores ou mais, que contemplem os aspectos da NR 18 e outros complementares de segurana. Entre os documentos que integram a PCMAT, dever constar o layout inicial do canteiro de obras que contemple, inclusive, previso de dimensionamento da rea de vivncia. obrigatria a elaborao e o cumprimento do PCMAT nos estabelecimentos que contemplem os aspectos da NR 18, outros complementares de segurana e tambm as exigncias contidas na NR 6 Equipamento de Proteo Individual EPI. Entre os documentos que integram a PCMAT, dever constar um cronograma de implantao das medidas preventivas definidas no PCMAT e o layout inicial do canteiro de obras, que contemple, inclusive, previso de dimensionamento da rea de vivncia. facultativa a elaborao e o cumprimento do PCMAT nos estabelecimentos, com 20 trabalhadores ou mais, que contemplem os aspectos da NR 18, outros complementares de segurana e tambm as exigncias contidas na NR 8 Edificaes. Entre os documentos que integram a PCMAT, devero constar projeto de execuo das protees coletivas em conformidade com as etapas de execuo da obra e a especificao tcnica das protees coletivas e individuais a serem utilizadas. obrigatria a elaborao e o cumprimento do PCMAT nos estabelecimentos, com 20 trabalhadores ou mais, que contemplem os aspectos da NR 18, outros complementares de segurana e tambm as exigncias contidas na NR 9 Programa de Preveno e Riscos Ambientais. Entre os documentos que integram a PCMAT, dever constar um cronograma de implantao das medidas preventivas definidas no PCMAT.
MPEMA-An. Min.-Arquiteto-D04

(B)

(C)

(D)

(E)

10

Caderno de Prova D04, Tipo 004


42. De acordo com ABNT NBR 9050:2004 Acessibilidade a edificaes, mobilirio, espaos e equipamentos urbanos, correto afirmar que (A) (B) (C) (D) (E) em edificaes e equipamentos urbanos existentes, onde a adequao dos corredores seja impraticvel, devem ser implantados bolses de retorno com dimenses que permitam a manobra completa de uma cadeira de rodas (180). os corrimos laterais no devem prolongar-se antes do incio e aps o trmino da rampa ou escada, de modo a no interferir nas reas de circulao ou prejudicar a vazo. o percurso entre o estacionamento de veculos e a entrada principal deve compor uma rota acessvel. Quando da impraticabilidade, fica dispensado a previso de vagas de estacionamento exclusivas para pessoas com deficincia. as rotas de fuga e as sadas de emergncia devem ser sinalizadas. Nas escadas que interligam os diversos pavimentos, inclusive, nas de emergncia, junto escada, deve haver, prioritariamente, sinalizao visual. a largura das rampas (L) deve ser estabelecida de acordo com o fluxo da populao fixa do edifcio. A largura livre mxima recomendvel para as rampas em rotas acessveis de 1,50 m, sendo o mnimo admissvel 1,20 m.

43.

Considerando a NR 17 Ergonomia, quanto s decises de projeto para os ambientes de trabalho em locais com clima quente e mido, correto afirmar que as aberturas (A) devem ser suficientes e sem barreiras fsicas para promover ventilao cruzada e radiao solar direta nos ambientes. A inrcia deve ser de mdia a leve, para no dificultar a retirada do calor interno. O ndice de temperatura efetiva deve permanecer entre 20 e 22; a velocidade do ar no superior a 0,50 m/s e a umidade relativa do ar no inferior a 35%. devem permitir ora a ventilao cruzada e intensa, ora o fechamento hermtico para barrar ventos mais gelados. A inrcia deve ser de mdia a leve, para no dificultar a retirada do calor interno. O ndice de temperatura efetiva deve permanecer entre 18 e 20; no requerida ventilao natural e a umidade relativa do ar no inferior a 30%. podem ser pequenas, de modo a proteger de excessiva radiao solar direta. A inrcia elevada nos ambientes, para amortecer o calor recebido e promover um atraso na transmisso atravs dos vedos, at que a temperatura externa esteja menos quente. O ndice de temperatura efetiva deve permanecer entre 18 e 20; no requerida ventilao natural e a umidade relativa do ar no inferior a 30%. devem ser suficientes para promover ventilao nos horrios do dia em que a temperatura externa estiver menos elevada. Proteo nas aberturas da radiao solar direta, sem criar barreiras fsicas para o vento. O ndice de temperatura efetiva deve permanecer entre 20 e 23; a velocidade do ar no superior a 0,75 m/s e a umidade relativa do ar no inferior a 40%. devem permitir ora a ventilao cruzada e intensa, ora o fechamento hermtico para barrar ventos mais gelados. Quanto radiao solar, devem ser pensadas com a mesma flexibilidade. O ndice de temperatura efetiva deve permanecer entre 20 e 22; a velocidade do ar no superior a 0,50 m/s e a umidade relativa do ar no inferior a 35%.

(B)

(C)

(D)

(E)

44.

A ABNT NBR 9050:2004 Acessibilidade a edificaes, mobilirio, espaos e equipamentos urbanos, determina que os balces de vendas ou servios devem ser acessveis a P.C.R., devendo estar localizados em rotas acessveis. rea de aproximao: Uma parte da superfcie do balco, com extenso de, no mnimo, ...... m, deve ter altura de, no mximo, ...... m do piso. Deve ser garantido um M.R. posicionado para a aproximao ...... ao balco. Quando for prevista a aproximao ...... , o balco deve possuir altura livre inferior de, no mnimo, ...... m do piso e profundidade livre inferior de, no mnimo, ...... m. Deve ser garantido um M.R., posicionado para a aproximao ...... ao balco, podendo avanar sob o balco at, no mximo, ...... m.

Mdulo de referncia

Sendo: P.C.R. Pessoa em cadeira de rodas M.R. Mdulo de referncia

Vista Lateral

Vista Superior

Preenchem correta, e respectivamente, as lacunas: (A) (B) (C) (D) (E) 0,65 0,68 0,90 0,75 0,80 0,65 0,68 0,90 0,75 0,80 lateral frontal frontal lateral frontal frontal frontal frontal lateral lateral 0,45 0,35 0,73 0,65 0,50 0,25 0,35 0,30 0,25 0,30 lateral lateral frontal lateral frontal 0,25 0,35 0,30 0,25 0,30 11

MPEMA-An. Min.-Arquiteto-D04

Caderno de Prova D04, Tipo 004


45. Um escritrio aberto ou panormico abriga grande nmero de estaes de trabalho, que podem ser separadas por divisrias (de diferentes alturas e materiais), que oferecem determinado nvel de isolamento acstico. Situaes: 1. Divisrias de altura parcial, onde a energia sonora transmitida atravs do teto, piso e paredes de fechamento da rea. 2. Divisrias de meia altura, onde a energia sonora transmitida atravs da prpria divisria, por cima, por baixo, pelos lados da pea e tambm pelo teto, piso e paredes de fechamento da rea. 3. Divisrias com altura do piso ao teto, onde a energia sonora transmitida pelos tetos rgidos de placas de gesso e luminrias com lentes planas. Fenmenos:

I. II. III. IV.

Difrao. Reflexo. Difrao e reflexo. Refrao.

A correlao entre as situaes e seus fenmenos sonoros e suas correes materiais est correta em (A) 2-I Proteo das superfcies verticais com espumas de polister de clulas abertas e das horizontais, com tecidos e carpetes, reverberar o fenmeno sonoro. 1-IV Proteo das superfcies verticais e das horizontais com tecidos e carpetes, ecoar o fenmeno sonoro. 2-III Proteo das superfcies verticais e horizontais com espumas de polister de clulas abertas ou fibras cermicas e de vidro, tecidos e carpetes, atenuar o fenmeno sonoro. 1-IV Proteo das paredes com materiais leves, fibrosos ou porosos, aplacar o fenmeno sonoro. 3-II Proteo das paredes e pisos com concreto e chumbo, atenuar o fenmeno sonoro.

(B) (C)

(D) (E)

46.

Sobre a terminologia e sua respectiva definio, correto afirmar: (A) Urban Design: Conjunto de intervenes e medidas, coordenadas pelo poder pblico municipal, com a finalidade de transformao de reas urbanas contando com a participao dos proprietrios, moradores, usurios permanentes e investidores privados. Brownfields: reas com instalaes industriais e comerciais abandonadas, ociosas ou subutilizadas com passivo ambiental, onde a revitalizao ser possvel aps a remediao de solo. City Marketing: Solues para a produo e composio da forma urbana, e sua sobreposio com a infraestrutura dos elementos estruturantes da cidade, nos seus aspectos fsicos e humanos. Gentrification: Adaptao das cidades ao contexto global, com a articulao de projetos urbanos pontuais, localizados de forma que os seus efeitos transcendam as reas de intervenes, tanto no que diz respeito aos aspectos socioeconmicos, como fsico-espaciais. Strategic Planning: Revitalizao dos coraes centrais e histricos das cidades, com a consequente expulso das populaes mais carentes, resultando na revalorizao imobiliria desses espaos.

(B) (C) (D)

(E)

47.

Instrumentos do Estatuto da Cidade: 1. Consiste na possibilidade do Municpio estabelecer relao entre a rea edificvel e a rea do terreno, a partir da qual a autorizao para construir passaria a ser precificada e tributada. 2. Confere ao poder pblico municipal, preferncia para a compra de imvel urbano, respeitado seu valor no mercado imobilirio, e antes que o imvel de interesse do municpio seja comercializado entre particulares. Trata-se (A) (B) (C) (D) (E) da Usucapio Especial de Imvel Urbano e Contribuio de Melhoria. do Parcelamento, Edificao ou Utilizao Compulsrios e Zonas Especiais de Interesse Social. da Transferncia do Direito de Construir e Operaes Urbanas Consorciadas. do Direito de Superfcie e Desapropriao com Pagamento em Ttulos da Dvida Pblica. da Outorga Onerosa do Direito de Construir e Direito de Preempo.
MPEMA-An. Min.-Arquiteto-D04

12

Caderno de Prova D04, Tipo 004


48. Modalidades do procedimento licitatrio para obras e servios de engenharia, conforme a legislao (Lei n 8.666/93 e Lei o n 10.520/02). Das modalidades: 1. a modalidade que a administrao se utiliza para aquisies de obras de grande porte, sendo 30 dias para o tipo menor preo e 45 dias para o tipo melhor tcnica, ou tcnica e preo. 2. a modalidade restrita aos interessados, previamente cadastrados, sendo 15 dias para o tipo menor preo e 30 dias o tipo melhor tcnica, ou tcnica e preo. 3. a modalidade para cadastrados e interessados no cadastrados, que tero at 24h, antes da data de licitao, para inscrio. Sendo, 5 dias teis, contados a partir da expedio ou ainda, efetiva disponibilidade do edital. 4. Aquisio de bens e servios comuns, onde a disputa pelo fornecimento se d atravs de sesso pblica, por meio de propostas e lances, para a classificao e habilitao do licitante que ofertou o menor preo. Sendo 8 dias contados da publicao do edital. 5. Modalidade de licitao do tipo menor preo realizar-se-, quando a disputa pelo fornecimento de bens ou servios comuns, ser por meio de propostas e lances, em meio eletrnico. Tipos e valores:
o

I. II. III. IV. V.

Prego eletrnico. Convite. Tomada de preo. Concorrncia. Prego Presencial.

A correta associao est em (A) 1-I (acima de R$ 1.500.000,00). 2-II (de R$ 150.000,01 a R$ 1.500.000,00). 3-III (de R$ 15.000,01 at R$ 150.000,00). 4-IV (qualquer valor). 5-V (qualquer valor).

(B)

1-II (qualquer valor). 2-V (de R$ 15.000,01 at R$ 150.000,00). 3-IV (qualquer valor). 4-III (de R$ 150.000,01 a R$ 1.500.000,00). 5-I (qualquer valor).

(C)

1-IV (acima de R$ 1.500.000,00). 2-III (de R$ 150.000,01 a R$ 1.500.000,00). 3-II (de R$ 15.000,01 at R$ 150.000,00). 4-V (qualquer valor). 5-I (qualquer valor).

(D)

1-IV (de R$ 150.000,01 a R$ 1.500.000,00). 2-III (de R$ 15.000,01 at R$ 150.000,00). 3-V (de R$ 150.000,01 a R$ 1.500.000,00). 4-II (qualquer valor). 5-I (de R$ 15.000,01 at R$ 150.000,00).

(E)

1-V (qualquer valor). 2-IV (de R$ 150.000,01 a R$ 1.500.000,00). 3-II (de R$ 15.000,01 at R$ 150.000,00). 4-I (qualquer valor). 5-III (qualquer valor). 13

MPEMA-An. Min.-Arquiteto-D04

Caderno de Prova D04, Tipo 004


49. O processo de escovao, com soluo de gua e cido muritico, em estruturas de concreto uma soluo simples para resolver a seguinte patologia: (A) (B) (C) (D) (E) 50. desgaste superficial devido abraso. fissuras capilares em decorrncia da fase plstica do concreto. cavitao em decorrncia do ataque por sulfato. eflorescncia em decorrncia da hidrlise e lixiviao dos componentes da pasta de cimento endurecido. delaminao causada pela selao do concreto.

Uma obra licitada, em sua execuo, teve um aumento das quantidades no volume de escavao e terraplanagem inicialmente o previstas no contrato, que levaram necessidade de mais prazos para completar a execuo. De acordo com a Lei n 8.666/93, o o 1 , alnea IV, art. 57 , correto afirmar que (A) o prazo de incio da etapa de execuo admite prorrogao, apenas nos casos de alterao do projeto ou das especificaes pela administrao, desde que mantidas as demais clusulas do contrato e assegurada a manuteno do seu equilbrio econmico-financeiro. os prazos de concluso e de entrega admitem prorrogao, apenas nos casos de impedimento por ato de terceiro, desde que mantidas as demais clusulas do contrato e assegurada a manuteno do seu equilbrio econmico-financeiro. os prazos de incio de etapas de execuo, de concluso e de entrega no admitem prorrogao, devendo ser executados fielmente pelas partes, de acordo com as clusulas contratuais. os prazos de incio de etapas de execuo, de concluso e de entrega admitem prorrogao, em caso de aumento das quantidades, desde que mantidas as demais clusulas do contrato e assegurada a manuteno do seu equilbrio econmico-financeiro. o prazo de incio da etapa de execuo admite prorrogao, apenas nos casos de supervenincia de fato excepcional ou imprevisvel, desde que mantidas as demais clusulas do contrato e assegurada a manuteno do seu equilbrio econmico-financeiro.

(B) (C) (D)

(E)

51.

Na Composio de Custos encontramos insumos necessrios execuo de um determinado servio de engenharia, com seus respectivos consumos por unidade produzida. A composio nos permite avaliar o gasto de um determinado material ou mo de obra, para uma quantidade especfica de servio. Composio de Custo de uma forma convencional 12 mm: (A) (B) (C) (D) (E) Servente; Carpinteiro; Tbua; Pontalete; Madeira Compensada 12 mm; Pregos; Desmoldante e Leis Sociais. Servente, Carpinteiro e Leis Sociais. Tbua; Pontalete; Madeira Compensada 12 mm; Pregos e Desmoldante. Servente; Carpinteiro; Tbua; Pontalete; Madeira Compensada 12 mm; Pregos e Desmoldante. Carpinteiro; Madeira Compensada 12 mm e Pregos.

52.

So componentes do Custo Indireto, os seguintes servios: (A) (B) (C) (D) (E) Reconhecimento de firmas e autenticaes. Despesas com Acervos Tcnicos. Despesas com vistorias tcnicas. Encargos sociais bsicos e obrigatrios. Instalao do canteiro e acompanhamento de obras.

53.

Faa o dimensionamento de equipe, necessrio para a execuo de: 10.000 m2 de alvenaria de tijolo furado 1/2 vez, em seis meses. 6.000 m2 de azulejo (20 20) em argamassa, em oito meses.

Sendo: Pedreiro = 0.52 h/m2, servente = 0.40 h/m2 Azulejista = 0.40 h/m2, servente = 0.40 h/m2

Utilize 44h por semana, sendo 4,28 semanas no ms. Est correto o que se afirma em (A) (B) (C) (D) (E) 14 Alvenaria: 5 pedreiros e 4 serventes Azulejo: 3 Azulejistas e 2 Serventes. Alvenaria: 10 pedreiros e 8 serventes Azulejo: 4 Azulejistas e 4 Serventes. Alvenaria: 7 pedreiros e 6 serventes Azulejo: 5 Azulejistas e 5 Serventes. Alvenaria: 8 pedreiros e 6 serventes Azulejo: 2 Azulejistas e 2 Serventes. Alvenaria: 6 pedreiros e 5 serventes Azulejo: 4 Azulejistas e 3 Serventes.
MPEMA-An. Min.-Arquiteto-D04

Caderno de Prova D04, Tipo 004


54. Nos Estados Unidos, em localidades onde foi adotado o Programa de Transferable of Development Rights (TDR) para proteo dos bens histricos, o poder pblico exerce trabalho conjunto com a comunidade residente para determinar quais reas na cidade sero destinadas ao desenvolvimento e quais sero preservadas. O modo de operar desse instrumento assemelha-se ferramenta brasileira Transferncia do direito de construir. A Lei brasileira n 10.257/2001, Seo XI Da transferncia do direito de construir, autoriza o proprietrio de imvel a exercer em outro local o direito de construir, para a proteo dos bens histricos e tambm, nos casos de:
o

I. II. III. IV.

Implementao de unidades de conservao. Implantao de equipamentos urbanos e comunitrios. Criao de espaos pblicos de lazer e reas verdes.

Servir a programas de regularizao fundiria, urbanizao de reas ocupadas por populao de baixa renda e habitao de interesse social. Est correto o que se afirma APENAS em

(A) (B) (C) (D) (E) 55.

III e IV. II e III. I e II. I e III. II e IV.

Determinada rea do terreno que ser edificado foi contaminada por um antigo posto de combustvel que havia no local.
Dados: Classes de qualidade dos solos, segundo a concentrao de substncias qumicas (Resoluo no 420, 2009, CONAMA): Classe 1: Classe 2: Classe 3: Classe 4: Solos que apresentam concentraes de substncias qumicas menores ou iguais ao VRQ (Valores de Referncia de Qualidade). Solos que apresentam concentraes de, pelo menos, uma substncia qumica maior do que o VRQ (Valores de Referncia de Qualidade) e menor e ou igual ao VP (Valor de Preveno). Solos que apresentam concentraes de, pelo menos, uma substncia qumica maior que o VP (Valor de Preveno) e menor ou igual ao VI (Valor de Investigao). Solos que apresentam concentraes de, pelo menos, uma substncia qumica maior que o VI (Valor de Investigao).
o

O procedimento a ser adotado, de acordo com a Resoluo n 420, do CONAMA, admitindo-se que a contaminao por (A) (B) (C) (D) (E) solventes, foi classificada como Classe 1, requer a Oxidao, conforme definido pelo rgo competente. cianeto de sdio, foi classificada como Classe 1, requer a Extrao de vapores (SVE), conforme definido pelo rgo competente. chumbo, foi classificada como Classe 3, requer a Extrao multifsica, conforme definido pelo rgo competente. metais pesados, foi classificada como Classe 4, requer aes de Biorremediao, conforme definido pelo rgo competente. hidrocarbonetos, foi classificada como Classe 2, requer aes preventivas de controle, conforme definido pelo rgo competente.

56.

Tecnologia computacional que proporciona desenho de duas e trs dimenses e ainda, permite organizar em um mesmo arquivo eletrnico, um banco de dados de toda a obra facilitando e integrando esforos colaborativos entre os profissionais: (A) CAM (Computer Aided Manufacturing) ou fabricao assistida por computador. (B) (C) (D) (E) BIM (Building Information Modeling) ou Modelagem de Informaes para a construo. IPD (Integrated Project Delivery) ou desenvolvimento de projetos integrados. CAD (Computer-Aided Design) ou desenho assistido por computador. CAD-CAM (Computer-Aided Design Computer Aided Manufacturing) ou desenho assistido por computador e fabricao assistida por computador.

57.

Sobre a preservao do patrimnio histrico e cultural nacional, correto afirmar: (A) A principal assistncia da UNESCO na forma de monitoramento, que consiste no acompanhamento do estado de conservao dos bens inscritos na Lista do Patrimnio. As anlises verificam as condies fsicas dos edifcios e tambm as atividades de turismo, orientando e recomendando as melhores prticas. (B) (C) A Lei n 10.257/2001, permite por meio da utilizao de instrumentos de renncia fiscal, como o mecenato, estimular a maior participao da iniciativa privada e das empresas estatais. O IPHAN (Instituto do Patrimnio Histrico e Artstico Nacional), que foi criado pelo Decreto-Lei n 25, de 30 de novembro de 1937, uma autarquia privada vinculada ao Ministrio da Cultura, responsvel por preservar a diversidade das contribuies dos diferentes elementos que compem a sociedade brasileira e seus ecossistemas. As aes das autoridades nacionais avanam em tornar o patrimnio arquitetnico indutor de gerao de renda, moradia, agregao social e afirmao da identidade das cidades histricas. Os investimentos contribuem para o desenvolvimento urbano e regional das localidades. A Lei de Incentivo Cultura (Lei n 8.313/91), se refere ao tombamento, estudos de impacto ambiental, transferncia do direito de construir e a desapropriao, dentre outros. 15
o o o

(D)

(E)

MPEMA-An. Min.-Arquiteto-D04

Caderno de Prova D04, Tipo 004


58. A rea grfica do autoCAD um plano cartesiano X,Y,Z e usa o sistema de coordenadas para determinar os pontos na tela. Ao definir os pontos por coordenadas consegue-se maior preciso e rapidez. Absolutas 0,0 0,90 70,90 70,200 160,200 160,0 0,0 Relativas 0,0 @0,90 @70,0 @0,110 @90,0 @0,200 @160,0 Polares 0,0 @90<90 @70<0 @110<90 @90<0 @200<270 @160<180

As coordenadas absolutas, relativas e polares no quadro acima, descrevem segundo a NBR 9050/2004 Acessibilidade edificaes, mobilirios, espaos e equipamentos urbanos: (A) (B) (C) (D) (E) uma rea de manobra, sem deslocamento, para rotao de 90 de cadeira de rodas. dimenses referenciais para deslocamento de pessoas em p, com muletas. uma rea de manobra para deslocamento de 90 de cadeira de rodas. um mdulo de referncia (MR) para deslocamento em linha reta de pessoas em cadeiras de rodas. uma rea de manobra, sem deslocamento, para rotao de 180 de cadeira de rodas.

59.

So Lus, MA, foi tombada pela ONU (Organizao das Naes Unidas para a Educao, a Cincia e a Cultura) como Patrimnio Cultural da Humanidade em 1997. Possui importante acervo arquitetnico colonial, onde predominam as fachadas revestidas por azulejos portugueses. O Brasil possui condies climticas muito favorveis ao uso de revestimentos cermicos nas fachadas. O clima, predominantemente, tropical e chuvoso torna esta opo interessante pelos aspectos de desempenho e durabilidade. Assinale a alternativa correta. (A) O chapisco aumenta a permeabilidade do substrato para absorver gua da camada de regularizao, alm de piorar a aderncia da camada de revestimento e diminuir a ancoragem do emboo base. No considerado, portanto, uma boa opo para base para aplicao de revestimento hidrulico, segundo a ABNT NBR 13.755/1996. A ABNT NBR 13.749/1996 trata das recomendaes sobre resistncia de aderncia. No ensaio de arrancamento, pelo menos, 2 dos 6 corpos ensaiados devem apresentar resultados iguais ou superiores a 0,30 MPA. Segundo a ABNT NBR 13.755/1996, em fachadas devem ser executadas juntas de movimentao horizontais, espaadas, no mximo, a cada 2 m ou a cada p direito, na regio do encunhamento da alvenaria. A ABNT NBR 13.755/1996 recomenda executar juntas de dessolidarizao no permetro da rea revestida, nos cantos verticais, nas mudanas de direo do plano do revestimento, nas mudanas dos materiais que compe a estrutura suporte, no encontro do revestimento com pisos, forros, colunas, vigas ou com outro tipo de revestimento. Os revestimentos cermicos tradicionais trabalham aderidos sobre bases e substratos e especialmente travados pelo rejuntamento de base epxi, e por isso, podem ser denominados de aderidos estveis, conforme a ABNT NBR 13.816/1997 e a ABNT NBR 13.755/1996.

(B) (C) (D)

(E)

60.

No autoCAD 2013, quando criamos duas viewports no Layout e atribumos as escalas 1:100 e 1:50, respectivamente, as cotas e os textos dos desenhos criados no Model Space seguiro as escalas das viewports. O correto na formatao da prancha de desenho que (A) (B) (C) (D) (E) cotas e textos tenham o mesmo padro de altura e a propriedade denominada Annotative permitir imprimir ou mostrar os objetos no papel no tamanho correto. a escala dos objetos anotativos (textos e cotas), estejam na escala corrente dos viewports e editadas atravs da varivel Paper Text Heigth. apenas os textos estejam na mesma escala das viewports e a propriedade denominada Dimension Style permitir imprimir ou mostrar as cotas no papel na altura correta. cotas e textos estejam na mesma escala das viewports. apenas as cotas estejam na mesma escala das viewports e a propriedade denominada Text Style permitir imprimir ou mostrar os textos no papel na altura correta.
MPEMA-An. Min.-Arquiteto-D04

16

Caderno de Prova D04, Tipo 004


Discursiva Redao
Ateno: Na Prova Discursiva Redao, devero ser rigorosamente observados os limites mnimo de 20 (vinte) linhas e mximo de 30 (trinta) linhas, sob pena de perda de pontos a serem atribudos Redao. Em hiptese alguma o rascunho elaborado pelo candidato ser considerado na correo da Prova Discursiva Redao pela Banca Examinadora.

Numa acepo mais ampla, patrimnio pblico o conjunto de bens e direitos que pertencem no a um determinado indivduo ou entidade, mas a todos os cidados, para os quais o Estado e a Administrao existem.
(Garcia, Mnica Nicida. Patrimnio pblico. In: Escola Superior do Ministrio Pblico da Unio. Dicionrio de direitos humanos. Disponvel em: <http://www.esmpu.gov.br/dicionario/tiki-index.php>. Adaptao)

Com base no que se afirma acima, redija um texto dissertativo-argumentativo a respeito do seguinte tema: O Ministrio Pblico e a defesa do patrimnio comum

MPEMA-An. Min.-Arquiteto-D04

17

S-ar putea să vă placă și