Sunteți pe pagina 1din 3

Cimento Portland:

Introduo:

O cimento Portland uma das substncias mais consumidas pelo homem e isso se deve a caractersticas que lhe so peculiares, como trabalhabilidade e moldabilidade (estado fresco), e alta durabilidade e resistncia a cargas e ao fogo (estado duro). Insubstituvel em obras civis, o cimento pode ser empregado tanto em peas de mobilirio urbano como em grandes barragens, em estradas ou edificaes, em pontes, tubos de concreto ou telhados. Pode at ser matria-prima para a arte.

Histria:
Foi em funo da necessidade de construes cada vez mais elaboradas, que o cimento veio a se tornar um do mais importantes recursos presentes na histria da engenharia. Em resumo, tem-se por cimento um p fino que possui propriedades de aglomerao, e que ao entrar em contato com a gua, torna-se rgido. Uma das mais antigas evidncias de uso do cimento aparece nas pirmides do Antigo Egito. Nessas construes, os egpcios desenvolveram um tipo de cimento, feito a partir de uma mistura de gesso calcinado.

Ilustrao 1: Pirmides de Giz, Egito


J os romanos, para construrem o Coliseu, desenvolveram um tipo de cimento um pouco mais avanado em relao ao cimento previamente concebido pelos egpcios. Nessa poca, os construtores de Roma desenvolveram uma mistura de areia, pedaes de telha, calcrio calcinado e cinzas vulcnicas. Entretanto, as informaes sobre essa resistente argamassa criada e utilizada pelos romanos so mnimas, levando em conta que sua frmula era um segredo to importante, que acabou sumindo com o fim do imprio.

Ilustrao 2: Coliseu Romano, Roma


Somente no sculo XVIII, no ano de 1758, esse importante material voltou a ganhar novas caractersticas. Naquela data, o engenheiro britnico John Smeaton recebeu a tarefa de desenvolver algum tipo de argamassa que pudesse

resistir a ao erosiva da gua do mar. E ao empregar o uso de cinzas vulcnicas, conhecidas como pozolana, Smeaton terminou por fabricar um cimento de excelente qualidade. Esse mesmo cimento foi utilizado na construo do Farol de Eddystone, que perdurou por mais de cem anos. Em 1824, Joseph Aspdin foi responsvel pela elaborao do chamado Cimento Portland, que fazia referncia a uma cidade britnica detentora de excelentes jazidas de minrio utilizado para cimento. Alm da argamassa apresentar dureza e tonalidade semelhantes s das pedras presentes na cidade de Portland. Um fator que possibilitava uma maior qualidade do cimento desenvolvido por Aspdin, eram as elevadas temperaturas as quais a mistura era submetida em sua fabricao.

Ilustrao 3: Rochas na cidade de Portland, Inglaterra


O cimento atual uma combinao qumica de clnquer, escria siderrgica, calcrio, gesso e material pozolnico, que passa por complexos processos industriais. Sua receita bsica praticamente a mesma desde os tempos de Aspdin, apesar de haverem diferenas devidas s modernizaes do processo e das matrias primas utilizadas. A denominao cimento Portland genericamente utilizada at hoje, e no representa nenhuma marca comercial.

Tipos: Cimento Portland comum (CP-I)


o tipo mais simples de cimento Portland, seu uso indicado em construes que no necessitem condies ambientais especiais ou desfavorveis, como exposio s guas de esgotos, mares, subterrneas ou qualquer outro meio com presena de sulfatos. No CP-I, existe a adio de gesso (cerca de 3%, que tambm est presente nos demais tipos de cimento Portland). O gesso realiza a funo de retardar a hidratao imediata do cimento.

Cimento Portland comum com adio (CP I-S)


O CP I-S, tem a mesma composio do CP I (clnquer+gesso), porm com adio reduzida de material pozolnico (de 1 a 5% em massa). Este tipo de cimento tem menor permeabilidade devido adio de pozolana.

Cimento Portland composto com escria (CP II-E)


Os cimentos CP II so ditos compostos pois apresentam, alm da sua composio bsica (clnquer+gesso), a adio de outro material. O CP II-E, contm adio de escria granulada de alto-forno, o que lhe confere a propriedade de baixo calor de hidratao. O CP II-E composto de 94% 56% de clnquer+gesso e 6% 34% de escria, podendo ou no ter adio de material carbontico no limite mximo de 10% em massa. O CP II-E, recomendado para estruturas que exijam um desprendimento de calor moderadamente lento.

Cimento Portland composto com pozolana (CP II-Z)


O CP II-Z contm adio de material pozolnico que varia de 6% 14% em massa, o que confere ao cimento menor permeabilidade, sendo ideal para obras subterrneas, principalmente com presena de gua, inclusive martimas. O

cimento CP II-Z, tambm pode conter adio de material carbontico (fler) no limite mximo de 10% em massa.

Cimento Portland composto com pozolana (CP II-F)


O CP II-E composto de 90% 94% de clnquer+gesso com adio de 6% a 10% de material carbontico (fler) em massa. Este tipo de cimento recomendado desde estruturas em concreto armado at argamassas de assentamento e revestimento porm no indicado para aplicao em meios muito agressivos.

Cimento Portland de alto-forno (CP III)


O cimento Portland de alto-forno contm adio de escria no teor de 35% a 70% em massa, que lhe confere propriedades como: baixo calor de hidratao, maior impermeabilidade e durabilidade, sendo recomendado tanto para obras de grande porte e agressividade (barragens, fundaes de mquinas, obras em ambientes agressivos, tubos e canaletas para conduo de lquidos agressivos, esgotos e efluentes industriais, concretos com agregados reativos, obras submersas, pavimentao de estradas, pistas de aeroportos, etc) como tambm para aplicao geral em argamassas de assentamento e revestimento, estruturas de concreto simples, armado ou protendido, etc.

Cimento Portland Pozolnico (CP IV)


O cimento Portland Pozolnico contm adio de pozolana no teor que varia de 15% a 50% em massa. Este alto teor de pozolana confere ao cimento uma alta impermeabilidade e consequentemente maior durabilidade. O concreto confeccionado com o CP IV apresenta resistncia mecnica compresso superior ao concreto de cimento Portland comum a longo prazo. especialmente indicado em obras expostas ao de gua corrente e ambientes agressivos.

Cimento Portland de alta resistncia inicial (CP V-ARI)


O CP V-ARI assim como o CP-I no contm adies (porm pode conter at 5% em massa de material carbontico). O que o diferencia deste ltimo processo de dosagem e produo do clnquer. O CP V-ARI produzido com um clnquer de dosagem diferenciada de calcrio e argila se comparado aos demais tipos de cimento e com moagem mais fina. Esta diferena de produo confere a este tipo de cimento uma alta resistncia inicial do concreto em suas primeiras idades, podendo atingir 26MPa de resistncia compresso em apenas 1 dia de idade. recomendado o seu uso, em obras onde seja necessrio a desforma rpida de peas de concreto armado.

Cimento Portland Resistente a Sulfatos (RS)


Qualquer um dos tipos de cimento Portland anteriormente citados podem ser classificados como resistentes a sulfatos, desde se enquadrem dentro de uma das caractersticas abaixo: Teor de aluminato triclcico (C3A) do clnquer e teor de adies carbonticas de no mximo 8% e 5% em massa, respectivamente; Cimentos do tipo alto-forno que contiverem entre 60% e 70% de escria granulada de alto-forno, em massa; Cimentos do tipo pozolnico que contiverem entre 25% e 40% de material pozolnico, em massa; Cimentos que tiverem antecedentes de resultados de ensaios de longa durao ou de obras que comprovem resistncia aos sulfatos. recomendado para meios agressivos sulfatados, como redes de esgotos de guas servidas ou industriais, gua do mar e em alguns tipos de solos.

S-ar putea să vă placă și