Sunteți pe pagina 1din 5

A lei considera atos de improbidade administrativa os que gerem enriquecimento ilcito, os que causem prejuzo ao errio e os que atentem

contra os princpios da administrao pblica. So sujeitos ativos do ato de improbidade administrativa no apenas aqueles que exercem, ainda que transitoriamente ou sem remunerao, mandato, cargo, emprego ou funo na administrao direta e indireta, mas, tambm, os terceiros que, mesmo no se qualificando como agentes pblicos, concorram para a prtica do ato de improbidade ou dele se beneficiem direta ou indiretamente. Juiz federal prolatou sentena decretando a suspenso dos direitos polticos nos autos de ao de improbidade movida em face de servidor de secretaria de estado da administrao de determinado estado da Federao. Nessa situao, a deciso s ter efeito aps o trnsito em julgado da sentena condenatria. As punies constantes da Lei de Improbidade Administrativa (Lei n. 8.429/1992) so aplicveis a qualquer agente pblico, servidor ou no. As sanes penais, civis e administrativas previstas em lei podem ser aplicadas aos responsveis pelos atos de improbidade, de forma isolada ou cumulativa, de acordo com a gravidade do fato. A autoridade judicial ou administrativa competente poder determinar o afastamento do agente pblico do exerccio do cargo, emprego ou funo, sem prejuzo da remunerao, quando a medida se fizer necessria instruo processual. O agente pblico que deixa de prestar contas quando esteja obrigado a faz-lo pratica ato de improbidade administrativa que atenta contra os princpios da administrao pblica. Os atos de improbidade administrativa esto taxativamente previstos em lei, no sendo possvel compreender que sua enumerao seja meramente exemplificativa. O servidor pblico que lesionar o patrimnio pblico deve ressarcir integralmente o dano, ainda que sua ao ou omisso seja culposa. Caracteriza-se como ato de improbidade administrativa a ao ou omisso que causa leso ao errio, decorrente tanto de dolo como de culpa em sentido estrito. Considere que um servidor pblico requisite, seguidamente, para proveito pessoal, os servios de funcionrios de uma empresa terceirizada de servios de limpeza, contratada pelo rgo em que o servidor exerce funo de chefia. Nessa situao, esse fato caracterizado como ato de improbidade administrativa que importa enriquecimento ilcito. Qualquer pessoa poder representar autoridade administrativa competente para que seja instaurada investigao destinada a apurar a prtica de ato de improbidade, sem prejuzo de representar tambm ao Ministrio Pblico.

A configurao do ato de improbidade que viola princpios administrativos independe da ocorrncia de dano ou leso ao errio pblico. So sujeitos passivos do ato de improbidade administrativa, entre outros, os entes da administrao indireta, as pessoas para cuja criao ou custeio o errio haja concorrido ou concorra com mais de cinquenta por cento do patrimnio ou da receita anual e as entidades que recebam subveno, benefcio ou incentivo, fiscal ou creditcio, de rgo pblico. Constitui enriquecimento ilcito o ato de um agente pblico receber para seu filho um automvel zero quilmetro como presente de um empresrio que tenha tido interesse direto amparado por omisso decorrente das atribuies desse agente pblico como servidor pblico. As disposies da Lei n. 8.429/1992 so aplicveis, no que couber, quele que, mesmo no sendo agente pblico, induza ou concorra para a prtica de ato de improbidade ou dele se beneficie sob qualquer forma direta ou indireta. A Lei n. 8.429/1992 traz expressa disposio no sentido de admitir o afastamento do cargo do agente pblico, quando a medida se mostrar necessria instruo do processo. A perda da funo pblica e a suspenso dos direitos polticos s se efetivam com o trnsito em julgado da sentena condenatria. O Ministrio Pblico, se no intervier no processo como parte, atuar obrigatoriamente, como fiscal da lei, sob pena de nulidade. O sucessor daquele que causar leso ao patrimnio pblico ou se enriquecer ilicitamente estar sujeito s cominaes da referida lei at o limite do valor da herana Ocorrendo leso ao patrimnio pblico por ao ou omisso, dolosa ou culposa, do agente ou de terceiro, dar-se- o integral ressarcimento do dano. Os agentes pblicos de qualquer nvel ou hierarquia so obrigados a observar, de forma estrita, os princpios de legalidade, impessoalidade, moralidade e publicidade no trato dos assuntos de sua competncia. Se o MP no atuar como parte nas aes de improbidade administrativa, deve atuar, obrigatoriamente, como fiscal da lei. Caso o empregado de uma sociedade de economia mista perceba vantagem econmica para intermediar a liberao ou aplicao de verba pblica de qualquer natureza, estar ele praticando um ato de improbidade administrativa e, se condenado judicialmente, o sujeitar perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao seu patrimnio, entre outras penalidades. Retardar, indevidamente, ato de ofcio constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princpios da administrao pblica.

Constitui ato de improbidade administrativa a contratao de empresa privada da qual um dos scios seja, ao mesmo tempo, gestor de contratos do rgo ou ente da administrao pblica que celebrou o contrato, ainda que o respectivo contrato no cause leso ao errio. Havendo fundados indcios de responsabilidade de servidor pblico por ato de improbidade administrativa, comisso processante tambm ser possvel representar procuradoria do rgo para que requeira ao juzo competente a decretao do seqestro dos bens do agente ou terceiro que tenha enriquecido ilicitamente ou causado dano ao patrimnio pblico. Quando o ato de improbidade causar leso ao patrimnio pblico ou ensejar enriquecimento ilcito, caber autoridade administrativa responsvel pelo inqurito representar ao Ministrio Pblico, para a indisponibilidade dos bens do indiciado. Ademais, a rejeio da representao realizada por particular administrao pblica, por no se cumprirem as formalidades legais, no impede a representao ao Ministrio Pblico. O servidor pblico que, ao ser omisso, viola os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade e lealdade s instituies, deixando de praticar, indevidamente, ato de ofcio, pratica ato de improbidade que atenta contra os princpios da administrao pblica. Slvio, empresrio, concorreu para a prtica de ato de improbidade, enriquecendo ilicitamente. Nesse caso, mesmo no sendo agente pblico, ser atingido pelas disposies da Lei de Improbidade. Assim, aps sua morte, seus sucessores estaro sujeitos s cominaes da Lei de Improbidade at o limite do valor da herana. As penalidades previstas na lei de improbidade (Lei n. 8.429/1992) se aplicam, no que couber, quele que, mesmo no sendo agente pblico, induza ou concorra para a prtica do ato de improbidade ou dele se beneficie sob qualquer forma, direta ou indiretamente. Podem ser sujeitos ativos do ato de improbidade administrativa o agente pblico e terceiro que induza ou concorra para a prtica do ato de improbidade ou dele se beneficie sob qualquer forma direta ou indireta. Concorrer, dolosa ou culposamente, para que terceiro se enriquea ilicitamente constitui ato de improbidade administrativa que causa prejuzo ao errio. Considera-se agente pblico, para os efeitos da lei de improbidade administrativa, todo aquele que exerce, ainda que transitoriamente ou sem remunerao, por eleio, nomeao, designao, contratao ou qualquer outra forma de investidura ou vnculo, mandato, cargo, emprego ou funo nas entidades que recebam subveno, benefcio ou incentivo, fiscal ou creditcio, de rgo pblico. A aquisio, para si ou para outrem, no exerccio de funo pblica, de bens cujo valor seja desproporcional evoluo do patrimnio ou renda do agente pblico configura ato de improbidade administrativa na modalidade dos que importam em enriquecimento ilcito.

A posse e o exerccio de agente pblico em seu cargo ficam condicionados apresentao de declarao de bens e valores que componham seu patrimnio, a fim de ser arquivada no setor de pessoal do rgo. Retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofcio constitui ato de improbidade administrativa. vedado ao servidor pblico receber qualquer tipo de ajuda financeira, gratificao, prmio, comisso, doao ou vantagem de qualquer espcie, para o cumprimento da sua misso ou para, com a mesma finalidade, influenciar outro servidor. Considere que um servidor pblico requisite, seguidamente, para proveito pessoal, os servios de funcionrios de uma empresa terceirizada de servios de limpeza, contratada pelo rgo em que o servidor exerce funo de chefia. Nessa situao, esse fato caracterizado como ato de improbidade administrativa que importa enriquecimento ilcito. A ao judicial principal destinada responsabilizao de agente pblico pela prtica de ato de improbidade administrativa deve seguir rito ordinrio e ser proposta pelo MP ou pela pessoa jurdica interessada, sendo vedada a transao, o acordo ou a conciliao. Foi proposta, em 5/6/1998, ao civil pblica por ato de improbidade administrativa contra um ex-prefeito, por ilcito praticado na sua gesto. Na ao, foram requeridos no apenas a sua condenao por ato de improbidade, mas tambm o ressarcimento dos danos causados ao errio. O trmino do mandato do referido prefeito ocorreu em 31/12/1992. Nessa situao, de acordo com a Lei n. 8.429/1992 e os precedentes do Superior Tribunal de Justia (STJ), o ex-prefeito no poder ser punido pelo ato de improbidade, j prescrito, mas no ficar impune da condenao pelos danos causados ao errio, que so imprescritveis. A representao por ato de improbidade contra agente pblico ou terceiro beneficirio, quando o autor da denncia o sabe inocente, constitui crime expressamente previsto na Lei n. 8.429/1992. O procedimento administrativo cabe administrao pblica, mas a Lei de Improbidade permite ao Ministrio Pblico designar um representante do rgo para acompanhar esse procedimento. A posse e o exerccio de agente pblico ficam condicionados apresentao de declarao dos bens e valores que compem o seu patrimnio privado. O agente pblico que se recusar a prestar declarao dos bens, dentro do prazo determinado, ou que a prestar falsa, ser punido com a pena de demisso, a bem do servio pblico, sem prejuzo de outras sanes cabveis. A notificao dos rus fase prvia e obrigatria nos procedimentos previstos para as aes que visem condenao por atos de improbidade administrativa. Somente aps a apresentao da defesa prvia que o juiz analisar a viabilidade da ao e, recebendoa, mandar citar o ru.

A fluncia do prazo prescricional de cinco anos para condenao por ato de improbidade administrativa praticado por governador de estado no iniciada no ato administrativo em si, mas somente comear a ser contada aps o trmino do exerccio do mandato. Considere que, em julgamento realizado pelo TCU em sua composio plenria, o expresidente de uma fundao pblica seja condenado ao pagamento de multa pecuniria por haver agido de forma negligente na conduo de processo licitatrio que acabou por acarretar prejuzos vultosos s finanas da instituio pblica que administrou por quatro anos. Nessa situao, mesmo que no se tenha verificado dolo na conduta do exdirigente nem mesmo sinais de enriquecimento ilcito, ainda assim ele dever ser civilmente responsabilizado pelo prejuzo causado ao errio, visando o ressarcimento integral do dano, estando ainda sujeito perda da funo pblica, se for o caso, como tambm suspenso de seus direitos polticos por prazo determinado. O indivduo que for condenado por improbidade administrativa perda de direitos polticos no pode, enquanto perdurarem os efeitos da deciso judicial, propor ao popular. As sanes aplicveis aos atos de improbidade tm natureza civil e, no, penal. Segundo entendimento do STF, no caso de ao civil por improbidade administrativa, mostra-se irrelevante, para efeito de definio da competncia originria dos tribunais, que se cuide de ocupante de cargo pblico ou de titular de mandato eletivo ainda no exerccio das respectivas funes, pois a ao civil em questo deve ser ajuizada perante magistrado de primeiro grau. Considere a seguinte situao hipottica. No julgamento de representao feita por uma Secex estadual, o TCU decidiu convert-la em tomada de contas especial e determinar a citao de trs diretores de uma autarquia federal para que apresentem suas defesas para os atos por eles praticados, inquinados de irregularidade, ou ento que recolham aos cofres da entidade em que trabalham as importncias correspondentes ao prejuzo apurado. Em atendimento solicitao feita por procurador da Repblica que acompanhava o caso, foi-lhe encaminhada cpia do acrdo. Este decidiu ingressar com ao de reparao de danos por improbidade administrativa contra os referidos dirigentes. Nessa situao, embora pendente o caso de julgamento definitivo pela Corte de Contas, sob nenhuma hiptese os rus podero transacionar em juzo com o rgo ministerial visando pr fim a essa demanda. Considere-se que um servidor do TST esteja sendo submetido a processo administrativo disciplinar que apura o recebimento de vantagem econmica para que fosse adiado um ato que ele deveria praticar de ofcio. Nessa situao, embora a conduta imputada ao servidor configure ato de improbidade administrativa, o referido processo administrativo no pode resultar em aplicao de pena de suspenso de direitos polticos.

S-ar putea să vă placă și