Sunteți pe pagina 1din 5

A linguagem da avaliao em lngua portuguesa: estudos sistmico-funcionais com base no sistema de avaliatividade

Benjamin Luiz Franklin belfra@uel.br Doutor em Engenharia e Gesto do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor adjunto do Departamento de Cincia da Informao - UEL.

VIAN JR, Orlando; SOUZA, Anderson Alves de; ALMEIDA, Fabola A. S. D. P. (Org). A linguagem da avaliao em lngua portuguesa: estudos sistmico-funcionais com base no sistema de avaliatividade. So Carlos: Pedro & Joo Editores, 2010. 230p.

Este livro apresenta o esforo de diversos pesquisadores brasileiros em torno do tema da avaliao com base, principalmente, nas propostas dos pesquisadores australianos James R. Martin e Peter R.White, e seu trabalho: The language of evaluation: appraisal in English (2005), o qual utiliza como norte terico a lingustica sistmicofuncional (LSF), conforme fundamentada na dcada de 1980, pelo linguista britnico Michael Halliday. O tema da avaliao discutido de forma heterognea, desde a traduo de um de seus termos fundamentais, appraisal, traduzido por avaliatividade ou valorao, at mltiplas formas de aplicao do arcabouo terico, metodolgico e prtico, aplicado a diferentes gneros textuais, em portugus. O trabalho dividido em quatro partes as quais agrupam artigos com perspectivas similares. Na primeira parte (A) decorre-se sobre o sistema de Avaliatividade por meio de um artigo que introduz conceitos fundamentais, de um ponto de vista terico que fornece um horizonte claro para a apresentao dos textos subsequentes. As partes B (composta de quatro artigos), C (composta de cinco artigos) e D (composta de dois artigos), que correspondem respectivamente ao sistema de Engajamento, ao sistema de Atitude e ao sistema de Gradao, que ampliam e exemplificam os conceitos apresentados na primeira parte.
Inf. Inf., Londrina, v. 17 n. 1, p. 193 - 197., jan./ jun. 2012 http:www.uel.br/revistas/informacao/ 193

Resenha A linguagem da avaliao em lngua portuguesa: estudos sistmicos funcionais com base no sistema de avaliatividade.

No primeiro artigo, intitulado O Sistema de Avaliatividade e a linguagem da avaliao, o autor, Dr. Orlando Vian Jr., professor da UFRN, busca esclarecer, primeiramente, que o sistema de avaliao possvel devido a viabilidade de categorizarmos os recursos lxico-gramaticais de uma lngua, no intuito de compreender seus mecanismos. Em seguida, associa esta viabilidade ao entendimento da lngua como um sistema semitico em trs estratos, conforme as premissas da teoria sistmicofuncional da linguagem. Em um primeiro plano, encontra-se o estrato grafo/fonolgico (letras e sons). Em um segundo plano, temos o nvel da orao, que realizada pela lxico-gramatical e, em um terceiro nvel, o semntico discursivo, conforme a Ilustrao 1.

Semntico-discursivo

Lxico-gramatical

Grafo-fonolgico

Ilustrao 1: Estratos da linguagem O sistema de avaliatividade estaria, desta forma, relacionado diretamente ao estrato semntico-discursivo enquanto uma operao relacionada ao sentido do texto e realizada no estrato lxico-gramatical enquanto uma categorizao dos seus recursos. Outro ponto que deve ser destacado a noo de instanciao, ou seja, a manifestao do sistema lingustico no texto. Para a LSF a lngua existe como um sistema e, no polo oposto, como um texto, ou seja, produzir instncias do sistema equivale a contextualiz-lo em diferentes ocasies, de formas diferentes. A avaliao estaria associada ao texto, enquanto a avaliatividade estaria associada ao pleno potencial de produo de significados disponveis, inerente ao sistema. A problematizao das formas de instanciao adquire importncia, no sentido de evidenciar a relao de texto-contexto, no qual o carter indissocivel do signo e sua situao social ganha visibilidade norteado teoricamente pela dialgica de Bakhtin. As possibilidades de avaliao de um
Inf. Inf., Londrina, v. 17 n. 1, p. 193 - 197, jan./ jun. 2012 http://www.uel.br/revistas/informacao/ 194

Resenha A linguagem da avaliao em lngua portuguesa: estudos sistmicos funcionais com base no sistema de avaliatividade.

texto, portanto, se caracterizam pela anlise da contextualizao de um sistema mais amplo em seu contexto social, e o sistema de Avaliatividade, um sistema de opes em nvel semntico as quais a lngua dispe, emerge do conjunto destes potenciais. O primeiro artigo da parte B Os sistemas de Engajamento intitulado Engajamento: monoglossia e heteroglossia, enfatiza que o Sistema de Engajamento est associado definio dos posicionamentos que os produtores de textos atribuem aos seus interlocutores, ora em alinhamento, ora em contraposio. As noes de monoglossia e heteroglossia so descritas como mecanismos de contrao ou expanso das vozes ou pontos de vista possveis em um texto, no qual o autor abre ou fecha, dialogicamente, os significados possveis para uma exterioridade em seu texto. Esses posicionamentos podem ser encontrados no corpus de maneira a caracteriz-lo, apontando, a partir da localizao dos recursos lxico-gramaticais utilizados no texto, recursos disponveis do sistema de Engajamento. Os artigos seguintes se dedicam a esmiuar e aplicar este quadro terico a diversos textos em portugus. Seja em corpus da mdia escrita, como em O Sistema de Engajamento aplicado a espaos opinativos na mdia escrita , de Ana Balocco (UERJ), ou na sua aplicao em textos opinativos, como em A interao de recursos de um texto opinativo, de Ladjane de Souza (UFSC) e O engajamento em um artigo de opinio sobre novas tecnologias, de Mauro Sobhie (grupo DIRECT, PUC-SP). Evidencia-se, nesses artigos, a robustez do quadro terico, sua aplicabilidade em diversos contextos e sua preciso metodolgica, ao oferecer um caminho de pesquisa firmemente comprometido como uma anlise objetiva do corpus em estudo, evidenciando os recursos lxicogramaticais que os caracterizam. Na parte C o subsistema de atitude o artigo intitulado Atitude: afeto, julgamento e apreciao inicia-se caracterizando o sistema de Atitude como sendo o subsistema do sistema de Avaliatividade responsvel pela expresso lingustica das avaliaes positivas e negativas, que abrange trs regies semnticas: a emoo, a tica e a esttica. Novamente, destacada a constrio dos recursos lxico-gramaticais em relao a um contexto social que, ao ser aplicado em um texto, revela as estratgias desenvolvidas e negociadas para que, no caso do afeto, o significado do texto possa ser reconhecido, como uma intensidade baixa, mdia e alta. O julgamento, por seu turno, caracteriza
Inf. Inf., Londrina, v. 17 n. 1, p. 193 - 197, jan./ jun. 2012 http://www.uel.br/revistas/informacao/ 195

Resenha A linguagem da avaliao em lngua portuguesa: estudos sistmicos funcionais com base no sistema de avaliatividade.

linguisticamente as avaliaes do comportamento das pessoas, subdividindo-se em: estigma social e sano social. Na apreciao, a ltima categoria semntica do sistema de Atitude, so construdas avaliaes sobre coisas, objetos e fenmenos avaliaes da realidade, - objetivas, positivas ou negativas, e podem ser localizadas e subclassificadas, conforme as necessidades da pesquisa. Novamente, nos artigos subsequentes, esse conceito exemplificado e detalhado, em pesquisas que esmiam a abordagem do sistema de Atitude. No artigo A prosdia atitudinal: apreciao e julgamento em crtica de cinema de Gisele de Carvalho (UERJ), a autora procura entender as formas de negociao do crtico de cinema com seus possveis leitores, para que este compartilhe e no rejeite, de imediato, suas posies. No artigo A apreciao em anncios publicitrios de livros didticos de lngua inglesa , de Richarles de Carvalho (UNESC/SC), o autor procura, em um composto de 23 anncios publicitrios que promoveram a venda de oito livros didticos de lngua inglesa, compreender como os falantes/escritores apresentam, julgam e avaliam o objeto/material que est em jogo e o pblico a qual ele dirigido. Em Estigma ou sano: onde est a opinio?, de Sara Cabral (UFSM), encontramos sugesto da criao da categoria de voz do articulista, para compreender melhor as formulaes do gnero artigo de jornal. No artigo seguinte, O julgamento na argumentao de um editorial, Sumiko Ikeda (PUC-SP) analisa como formas editoriais podem auto proclamar-se isentas e, ainda assim, estarem carregadas de valores, contendo avaliaes implcitas que lhes caracterizam. As ferramentas da lingustica crtica desvendam, segundo o autor, o que vai na subjacncia do texto persuasivo. Na parte final D, o sistema de Gradao definido, no artigo Gradao: fora e foco de Anderson de Souza (UFPB), como sendo a utilizao dos recursos lxicogramaticais pelos falantes para expressar o grau ou volume da intensidade das avaliaes de julgamento. O conceito de gradao pressupe a existncia de uma escala, ou contnuo, de intensidade virtual com valores que variam de um polo constitudo de itens que indicam avaliaes consideradas mais intensas, como indica a Ilustrao 2.

Inf. Inf., Londrina, v. 17 n. 1, p. 193 - 197, jan./ jun. 2012 http://www.uel.br/revistas/informacao/

196

Resenha A linguagem da avaliao em lngua portuguesa: estudos sistmicos funcionais com base no sistema de avaliatividade.

Ilustrao 2: Escala de intensidade dos termos gostar, amar e adorar:

(-)
gostar amar adorar

(+)

O sistema de Gradao, desta forma, vai se especializando em subsistemas como fora, foco, aumento e diminuio, e assim por diante, conforme o detalhamento das pesquisas. Fica marcada, de toda a forma, a essencialidade dos recursos de gradao para o sistema de Avaliatividade, podendo este enriquecer, segundo o autor, pela descrio do grau de intensidade, as anlises de Atitude e Engajamento. No artigo de encerramento do livro, A gradao da linguagem na literatura marginal, o autor Orlando Vian Jr. (UFRN), aplica o quadro terico na discusso dos recursos de Avaliao da lngua portuguesa, ao analisar exemplos retirados do livro Mundo perdido, de Patrcia Melo. Conclu que o sistema de Avaliatividade, em relao aos recursos de Gradao, podem ser aplicados lngua portuguesa. O sistema de Avaliatividade, ancorado na lingustica sistmico-funcional, evidenciase aqui, como um quadro terico bastante robusto. Alm de uma metodologia precisa, disponvel para tratar problemas diversos, ofertando, para muitas disciplinas, uma abordagem para as questes da lngua portuguesa. Destacam-se, tambm, sua maturidade terica e disponibilidade para o dilogo interdisciplinar, disponibilizando aos pesquisadores instrumentos poderosos de anlise, mtodo e crtica.

Inf. Inf., Londrina, v. 17 n. 1, p. 193 - 197, jan./ jun. 2012 http://www.uel.br/revistas/informacao/

197

S-ar putea să vă placă și