Sunteți pe pagina 1din 52

Os Transtornos Alimentares no Brasil e no mundo.

Dr. Izidoro de Hiroki Flumignan Endocrinologista e sanitarista Membro da Equipe CETOM Centro de Tratamento para a Obesidade Mrbida Diretor do Instituto Flumignano de Medicina Rio de Janeiro RJ 2009

TRANSTORNOS ALIMENTARES
- Cada vez mais freqentes no cultura do excesso e da insegurana -

So transtornos mentais graves, crnicos, que acometem principalmente os adolescentes e adultos jovens, mais do sexo feminino, levando a danos psicolgicos, sociais e clnicos, podendo, nos casos extremos, acarretar a morte. As caractersticas comportamentais gerais so a preocupao excessiva com o peso e a aparncia do corpo acarretando comportamentos alimentares prejudiciais a sade, dificuldades no relacionamento social e sofrimento.

CLASSIFICAO DOS TRANSTORNOS ALIMENTARES PELO CDIGO INTERNACIONAL DE DOENAS - CID 10


H importante conflito na imagem corporal, com medo excessivo de engordar. Acometem as pessoas magras e negam a fome. - ANOREXIA NERVOSA ATPICA ( F 50.1) - Transtornos que apresentam algumas das caractersticas da anorexia nervosa mas cujo quadro clnico global no justifica tal diagnstico. Por exemplo, ausncia do temor acentuado de ser gordo na presena de uma acentuada perda de peso e de um comportamento para emagrecer.

-ANOREXIA NERVOSA (F 50.0)

-BULIMIA NERVOSA (F 50.2) Em


peso normal ou sobrepeso, no negam a fome.

geral os pacientes apresentam

paciente come sem fome at sentir-se repleto e com culpa. Pode ter relao com a obesidade, as dietas para emagrecer no funcionam. Apresentam auto-crtica negativa com sintomas depressivos e ansiosos.

-TRANSTORNO PERIDICA O

DE

COMPULSO

ALIMENTAR

-TRANSTORNO ALIMENTAR NO ESPECIFICADO. Incluem


todos outros transtornos, inclusive a orthorexia, vigorexia, drunkorexia, diaberexia etc...

EPIDEMIOLOGIA DA ANOREXIA NERVOSA


Yates, 1989, relatou que a maioria dos estudos estabeleceu uma prevalncia de 1 caso entre 100 garotas adolescentes, sendo as mulheres de classe social mais alta as que tm o maior risco. Cecil Loeb - Tratado de Medicina Interna, 14 Edio relatou que a incidncia de novos casos atinge uma faixa de 0,6 a 1,6 por 100.000 habitantes. A idade comum de incio entre 14 e 17 anos, mas pode ocorrer mais cedo entre 10 a 13 anos ou mais tarde at aos 40 anos de idade). A doena pelo menos 10 vezes mais freqente nas moas do que nos rapazes e aflige principalmente as mulheres de nvel scio econmico mdio ou superior. H importante conflito na imagem corporal, com medo excessivo de engordar. Acometem as pessoas magras e negam a fome.

EPIDEMIOLOGIA DA BULIMIA NERVOSA


BULIMIA : Aflige principalmente as mulheres de nvel scio-econmico mdio ou superior. Em geral os pacientes apresentam peso normal ou sobrepeso, no negam a fome. Embora h um registro considervel de bulimia na imprensa popular a maioria da ateno tem sido dada aos aspectos relativamente benignos do problema. Segundo Fairburn e Beglin (1990) que fizeram uma mdia dos resultados de vrios estudos, estimaram uma prevalncia de 2,6%. Cooper e Fairburn (1983), com base em uma amostra da comunidade, estimaram que 1,9% em mulheres. Pyle et al (1983) relatou que a prevalncia de BN clinicamente significativa e maior em estudantes universitrias que a da comunidade, correspondendo a aproximadamente 4%. Outros estudos epidemiolgicos tem mostrado uma prevalncia menor que 2% da verdadeira bulimia nervosa entre meninas no segundo grau escolar grupo que se acredita ter o maior risco (1). Outras referncias bibliogrficas citam a prevalncia entre 1,1 4,2% na faixa dos 18 anos de idade (2).
(1) Manual Merck de Medicina 16 Edio (2).- Guideline 2000.

ORTHOREXIA

No se conhece a prevalncia mas observa-se que a incidncia est aumentando. a obsesso em comer extremamente correto com perigo a sade e as relaes sociais. O orthortico extremamente concentrado se um determinado alimento lhe far bem ou mal, a ponto de inibir o apetite. Tal preocupao excessiva tambm prejudica as relaes afetivas e sociais e at mesmo ocasionar emagrecimento excessivo. (3)
(3) Dr. Steven Bratman www.orthorexia.com

VIGOREXIA

A vigorexia se caracteriza pelo excesso de preocupao em ter um corpo forte. Os portadores desse transtorno exercitam-se em excesso e constantemente medindo sua musculatura para verificar se j obtiveram resultados. Apesar de fortes ainda sim se consideram fracos. Quase sempre usam suplementos alimentares anabolizantes e at mesmo esterides, mesmo que saibam que isto possa prejudicar a sade. Esta doena mais comum nos homens,mas tambm h casos em mulheres. No se conhece a prevalncia mas observa-se que est cada vez mais comum. Diferente do fisiculturismo.

TRANSTORNO COMPULSIVO ALIMENTAR PERIDICO O transtorno de compulso alimentar peridico (TCAP) uma doena caracterizada por episdios de comer compulsivo, sem o comportamento de purgao. O principal sintoma do transtorno de compulso alimentar o impulso incontrolvel para ingesto de grandes quantidades de alimentos, sendo que a principal conseqncia o ganho de peso progressivo, resultando em obesidade, por vezes mrbida.

Transtorno Alimentar Compulsivo MANUEL URIBE 40 anos - 550 Kg 2005

Mexicano, com nveis hormonais, colesterol, presso e glicemia dentro da normalidade. Foi abandonado pela esposa e se refugiou na casa da me. At 1992 pesava 130 quilos, mas depois reconhece que comeu mais do que o normal. "Depois, parei de comer carboidratos e carnes, e comecei a comer mais verduras, tentando emagrecer, mas continuei engordando", acrescentou.

O excesso de peso uma epidemia global com mais de 1 bilho de sobrepesos nos adultos e pelo menos 300 milhes destes com obesidade que o principal

contribuinte para o fardo global de doenas crnicas e invalidez. Freqentemente coexiste em


pases em desenvolvimento com a subnutrio, sendo que a obesidade uma condio social complexa com dimenses psicolgicas, afetando todas idades e grupos socioeconmicos.
Fonte : OMS 2005

OBESIDADE NO BRASIL

OBESIDADE NOS ESTADOS UNIDOS


EUA : A prevalncia da obesidade para homens e de para mulheres; Entretanto, h grandes diferenas em idade, situao econmica e raa. Assim, h Um aumento de duas vezes na prevalncia de obesidade entre mulheres de padro socioeconmico baixo comparado quelas com uma situao socioeconmica superior. Embora no haja diferenas importantes na prevalncia entre brancos e negros, a obesidade muito mais comum entre mulheres negras do que brancas, alcanando cerca de 60% entre mulheres negras de meia idade.
Fonte : Manual Merck de Medicina 16 Edio

24%

27%

OBESOS; 26%

NO OBESOS; 74%

TONGA SAMOA JORDANIA NAURU QUENIA POLIN.FRANC. ARAB SAUD. BARBADOS LIBANO GRCIA PANAM PARAGUAI ALBANIA

USA EGITO JAMAICA IRAN KUAIT TURKIA MEXICO

Fonte: IASO International Association for the study of obesity. - International Obesity Taskforce www.iotf.org -

ETIOLOGIA DA OBESIDADE
Quando se avalia uma pessoa obesa temos que considerar que h diversos fatores predisponentes genticos, ambientais e patolgicos que podem estar desempenhando papel expressivo no desequilbrio energtico determinante do excesso de peso. Estes determinantes acarretam importantes diferenas nos fatores orgnicos como a taxa de metabolismo basal, os limites da saciedade, as taxas hormonais, os estresses oxidativos e inflamatrios, as instabilidades do humor, as sndromes compulsivas, depressivas e ansiosas e a resposta metablica aos fatores ambientais que incluem os hbitos alimentares e a atividade fsica. Portanto, a obesidade a resultante de fatores polignicos complexos e um ambiente obesognico.

AQUISIO ALIMENTAR FAMILIAR POR GRUPO DE PRODUTOS

AQUISIO ALIMENTAR FAMILIAR POR GRUPO DE BEBIDAS E INFUSES

Fonte: IBGE Pesquisa de Oramentos Familiares

AQUISIO ALIMENTAR FAMILIAR POR GRUPO DE PANIFICADOS

Fonte: IBGE Pesquisa de Oramentos Familiares

AQUISIO ALIMENTAR FAMILIAR POR GRUPO DE CARNES, VISCERAS E PESCADOS

Fonte: IBGE Pesquisa de Oramentos Familiares

AQUISIO ALIMENTAR FAMILIAR POR GRUPO DE FRUTAS

Fonte: IBGE Pesquisa de Oramentos Familiares

ETIOLOGIA DA OBESIDADE

A gentica carrega a arma e o ambiente aperta o gatilho

NEOPLASIAS DIABETES MORTE PRECOCE HIPERTENSO

A obesidade a principal doena no transmissvel e o fator de risco mais importante para outras doenas relevantes.

OBESIDADE

OBESIDADE E CNCER
Estudo de coorte prospectivo com 1,2 milhes de mulheres do Reino Unido entre 50 a 64 anos durante o perodo de 1996 a 2001, que foram acompanhados por 5,4 anos para incidncia de cncer e por 7 anos para mortalidade por cncer. A pesquisa concluiu que o aumento do IMC associa-se a aumento significativo do risco de cncer em 10 dos 17 tipos avaliados. Entre pacientes ps menopausa no Reino Unido, 5% de todos os cnceres foi atribuvel ao sobrepeso ou a obesidade. Em relao ao cncer endometrial e ao adenocarcinoma esofgico, o IMC representa o principal fator de risco modificvel.
British Medical Journal, doi:10.1136/bmj.39367.495995.AE / publicado em 06 de novembro de 2007.

FATOS
- Globalmente existe mais de 1 bilho de adultos com sobrepeso e destes, 300 milhes so obesos. - Obesidade e sobrepeso so os maiores fatores de risco para as doenas crnicas incluindo o diabetes tipo 2, doenas cardiovasculares, hipertenso arterial e AVC e alguns tipos de cnceres. - Doenas cardiovasculares causam 16.7 milhes or 29.2% do total de mortes globais. (OMS 2003). - Atualmente a OMS estima que o nmero de diabticos no mundo seja de 171 milhes e que dever dobrar at 2030.

Fonte : OMS 2005 Relatrio da Estratgia Global para Dieta, Atividade Fsica e Sade.

DIAGNSTICO DA OBESIDADE
OBESIDADE definida como excesso de tecido adiposo a ponto de acarretar danos ao sistema orgnico. Em mdia, isto ocorre quando a gordura corprea est acima de 25% para os homens e 30% para as mulheres. DIAGNSTICO : Atravs da medio da gordura corprea. MTODOS : Peso x Altura; prega cutnea; imerso, condutividade, impedncia, tomografia, ultrasom, ressonncia magntica e outros. I M C - peso dividido pelo quadrado da altura.
DIAGNSTICO RPIDO SOMENTE COM AS INFORMAES DO PESO E ALTURA INDEPENDENTEMENTE DA IDADE, SEXO OU RAA

A OMS estabelece : magro = menor que 18 normal = 18 a 25 sobrepeso = 25 a 30 obeso = 30 a 40 obesidade grau 3 (mrbida) = acima de 40

OBESIDADE x MORTALIDADE

O IMPACTO DO EXCESSO DE PESO NA SADE DO MUNDO

O excesso de peso tem efeito metablico na presso sangunea, na lipemia, na resistncia de insulina, nas doenas pulmonares, nas doenas msculo-articulares, em diversos tipos de cnceres, nas doenas do sono e em muitas doenas psicolgicas. A probabilidade de desenvolvimento do diabetes tipo 2 e hipertenso sobe abruptamente com o aumento da gordura corporal, que no sculo 20 era limitado a adultos mais velhos e agora afeta afeta tambm as crianas e jovens obesos. Aproximadamente 85% das pessoas com diabetes so do tipo 2 e destes, 90% so obesos.

Pelas anlises da OMS, publicada no relatrio de 2002, 58% dos casos de diabetes, 21% das doenas isqumicas do corao e 8 42% de alguns cnceres podem ser globalmente atribuveis a um IMC acima de 21 kg/m2.

EPIDEMIA DA OBESIDADE INFANTO-JUVENIL


O problema global e est aumentando nos pases em desenvolvimento.

No mundo estima-se que 17.6 milhes de crianas abaixo de 5 anos esto com sobrepeso no mundo. No Brasil, nas ltimas dcadas, est ocorrendo uma reduo da prevalncia da desnutrio infantil - de 19,8% para 7,6% e e um aumento na prevalncia de sobrepeso e obesidade de 4,1% para 13,9% em crianas e adolescentes de 6 a 18 anos. Nos EUA a prevalncia da obesidade em jovens de 12 a 17 anos aumentou dramaticamente de 5% para 13% em meninos e de 5% para 9% em meninas entre 1966-70 e 1988-91. Na Tailndia a prevalncia da obesidade entre 5 a 12 anos de idade foi de 12.2% para 15,6% em somente 2 anos.
Veja : http://www.flumignano.com/medicos/Educa_saude_flash/OBESIDADE_INFANTO_JUVENIL.htm

EVOLUO DESCENDENTE DA DESNUTRIO E ASCENDENTE DA OBESIDADE INFANTIL

Fonte: IBGE 1998

DESNUTRIO INFANTIL

Fonte: Ministrio da Sade Pesquisa Nacional de Demografia e Sade

O IMPACTO DO EXCESSO DE PESO NA SADE NO BRASIL Doenas cardiovasculares coronarianas, dislipidemias, hipertenso, obesidade e diabetes mellitus formam um conjunto de morbidades geralmente associadas entre si, constituindo-se em graves problemas de Sade Pblica. No Brasil, tais morbidades so responsveis por grande nmero de mortes prematuras entre adultos. Em 1985, um tero das mortes ocorridas foram provocadas por causas cuja origem se encontra nessas doenas. No que diz respeito populao vitimada, cerca de 30% pertencia ao grupo etrio entre 20 a 49 anos de idade. No Municpio de So Paulo, a proporo de mortes por essas causas, foi de 37%.

Fonte: Secretaria de Sade do Estado de So Paulo - 2005

Gentica x Ambiente no deficit de crescimento

- Ambiente pesa mais que gentica em crescimento Um estudo de sete anos, realizado em populaes de todos os continentes, mostra que crianas de pases pobres que foram amamentadas, vacinadas, receberam atendimento adequado de sade e cujas mes no fumavam tiveram padres de crescimento comparveis s de pases ricos, como a Noruega Portanto, crianas nascidas em qualquer parte do mundo, se tiverem um incio de vida ideal, podem se atingir os mesmos parmetros de altura e peso. O estudo mostrou que nutrio, prticas alimentares, ambiente e servios de sade so fatores mais importantes no crescimento de crianas com at cinco anos do que gentica ou etnia Catherine le Gales-Camus Diretora-assistente da OMS para doenas no-contagiosas.
Genebra, 27 de abril de 2006

POLTICA NACIONAL DE ALIMENTAO E NUTRIO


Ministrio da Sade

APRESENTAO
(parte selecionada)

A Poltica Nacional de Alimentao e Nutrio (PNAN), aprovada no ano de 1999, atesta o compromisso do Ministrio da Sade com os males relacionados escassez alimentar e pobreza, sobretudo a desnutrio infantil e materna, bem assim com o complexo quadro dos excessos j configurado no Brasil pelas altas taxas de prevalncia de sobrepeso e obesidade na populao... A firme deciso do Presidente da Repblica em aprofundar a ao do Governo Federal na erradicao da fome requer de todos ns a reunio das nossas melhores iniciativas setoriais.

A OPINIO DO PRESIDENTE SOBRE A OBESIDADE NO BRASIL

JORNAL O ESTADO DE SO PAULO - 20 de dezembro de 2004 Braslia - Uma semana depois da divulgao de uma pesquisa em que o IBGE diz que o problema do Brasil no mais a desnutrio, mas sim a obesidade, o presidente Luiz Incio Lula da Silva reagiu, em discurso, durante celebrao de Natal no Planalto, afirmando que "a fome no coisa medida em pesquisa". Para o presidente, "nem todo mundo que passa fome reconhece que passa fome ....ou as pessoas tm vergonha (de assim declarar) Em seu discurso, o presidente defendeu o programa Fome Zero e a determinao do governo em dar dinheiro ao invs de cestas bsicas. Na sua opinio, no Brasil no h falta de alimento, mas de dinheiro para compr-lo.

TRANSIO NUTRICIONAL
Na primeira vez na humanidade, o excesso de disponibilidade de alimentos e enriquecimento progressivo da sociedades favorecem o acmulo calrico fazendo que a obesidade se desponte como um problema mais freqente e mais grave que a desnutrio.

POR QUE ISTO EST ACONTECENDO ?


O excesso de oferta dos alimentos fazem os preos diminurem, principalmente aqueles que so produzidos em maiores quantidades e mais durveis como os cereais e gorduras. Isto modifica o comportamento alimentar das pessoas. Tambm pela grande oferta, as mquinas se tornaram mais baratas, facilitando o sedentarismo. A resultante o balano calrico positivo e o excesso de peso da populao mundial.

Fonte: Site da Sociedade Brasileira de Cardiologia (2006).


http://educacao.cardiol.br

PRINCIPAIS CAUSAS DE MORTES NO BRASIL - 2007

PREVISO DO CRESCIMENTO DO DIABETES PARA 2025.


Fonte: Revista Diabetes Care - 1988 EUA .

FATORES AMBIENTAIS E DOENAS NO TRANSMISSVEIS Condies crnicas, incluindo as doenas cardiovasculares, diabetes, obesidade, cnceres e doenas das vias respiratrias, respondem anualmente por 46% do fardo global das doenas. Cinqenta por cento dos fatores globais de risco foram identificados como sedentarismo e consumo insuficiente de frutas e legumes. At 2.7 milhes de vida poderiam ser potencialmente poupadas globalmente a cada ano com consumo suficiente de frutas e legumes. (OMS) Atividade fsica diaria e regular um dos principais componentes para a preveno de doenas crnicas, juntamente com uma dieta saudvel e no fumar.
Estas simples correes comportamentais, para as pessoas meio poderoso de prevenir doenas crnicas e para as naes pode prover um modo custo-efetivo de melhorar sade pblica da populao. (OMS)

ASSEMBLIAS DAS NAES UNIDAS PARA AS DIRETRIZES GLOBAIS

ESTRATGIA GLOBAL PARA DIETA, ATIVIDADES FSICAS E SADE Organizao Mundial da Sade Relatrio de 2005

A Estratgia Global da OMS tem quatro objetivos principais: (1) reduzir os fatores de riscos. (2) aumento da conscincia global pelo entendimento das influncias de dieta e atividade fsica na sade e do impacto positivo das intervenes preventivas (3) encorajamento, desenvolvimento, fortalecimento e implementao global, regional, nacional e polticas da comunidade para as melhorias das dietas e aumento das atividades fsicas de forma sustentvel 4) monitorar os dados cientficos e principais influncias das dietas e atividades fsicas com apoio para pesquisa em reas pertinentes e fortalecimento dos recursos humanos necessrios para estes fins.

ESTRATGIA GLOBAL PARA DIETA, ATIVIDADES FSICAS E SADE Organizao Mundial da Sade Relatrio de 2005

Doenas no-transmissveis e seus fatores de risco estavam inicialmente limitados a grupos economicamente prsperos nos pases de meiarenda. Porm, atualmente as evidncias mostram que estas doenas tem afetado crescentemente tambm as comunidades pobres que acabam por agravar a desigualdade econmica.

ESTRATGIA GLOBAL PARA DIETA, ATIVIDADES FSICAS E SADE Organizao Mundial da Sade Relatrio de 2005

-O envelhecimento da populao tem um forte impacto na morbidade e mortalidade na sade pblica das naes. - Pases do mundo inteiro esto com elevado crescimento das doenas no-transmissveis e ao mesmo tempo com persistncia de antigas doenas infecto-infecciosas acrescidas de novas epidemias virais. - Portanto preservar a capacidade funcional da populao anci um fator crucial para reduzir, imediatamente e tambm no futuro, os custo dos servios de sade.

ESTRATGIA GLOBAL PARA DIETA, ATIVIDADES FSICAS E SADE Organizao Mundial da Sade Relatrio de 2005

SADE E DESENVOLVIMENTO: A sade uma chave determinante no desenvolvimento e um precursor do crescimento econmico. A OMS relaciona a macroeconomia com a sade pblica e tem repetidamente demonstrado os efeitos desastrosos das economias pases devido as doenas populacionais.

PROPAGANDA ANTI-TICA PARA CRIANAS

McDonalds fechar 25 restaurantes no Reino Unido


A rede estima que a deciso custar cerca de 33,6 milhes de euros

LONDRES - A rede de fast-food McDonalds fechar 25 de seus restaurantes no Reino Unido. A informao est em um relatrio da companhia apresentado Comisso de Valores dos Estados Unidos. Segundo a empresa, a deciso foi tomada aps uma queda de vendas registrada na regio ano passado. H especulaes que ligam a deciso de fechar as lojas a uma onda de preocupao de um grande nmero de pessoas, sobretudo crianas, com o problema de obesidade.
Fonte : Jornal O Estado de So Paulo em 01 de maro de 2006.

- EUA e UE preparam poltica contra a obesidade Representantes da indstria de alimentos e bebidas disseram que querem ajudar no esforo. BRUXELAS - Na primeira conferncia UE-EUA sobre obesidade realizado neste ms, representantes da indstria de alimentos e bebidas disseram que querem ajudar no esforo. "Consumidores de diferentes partes do mundo so diferentes. Mas o problema o mesmo, e esperamos que nossa soluo possa ser conjunta", disse o comissrio de sade da UE, Markos Kyprianou. O vice-secretrio de Sade dos EUA, Alex Azar, disse que o objetivo no encontrar solues imediatas, mas criar uma coalizo entre os lados para facilitar a tomada de decises sobre sade e forma fsica pelos consumidores. "No fim, o consumidor quem escolhe", disse Azar, explicando que, mesmo com uma indstria de alimentos regulada pelo governo, quem vai comer que precisa escolher a refeio mais saudvel.
Fonte: JORNAL O ESTADO DE SO PAULO de 12 de maio de 2006

Acordo nos EUA barra refrigerantes em escolas


NOVA YORK - Os maiores distribuidores de bebidas dos Estados Unidos concordaram em suspender praticamente todas as vendas de refrigerantes em escolas pblicas. De acordo com o anncio feito pela Fundao William J. Clinton, as companhias tambm concordaram em vender apenas gua, sucos sem adio de acares e leites com baixos ndices de gordura em pr-escolas e escolas de ensino fundamental do pas, A Aliana por uma Gerao mais Saudvel - que rene a Fundao de Clinton e a Associao Americana do Corao - ajudou a firmar o acordo, depois que docentes e legisladores se alarmaram com os ltimos estudos sobre a obesidade infantil. Os refrigerantes tm sido um alvo particular dos que lutam contra este problema, por causa dos altos ndices calricos e grande popularidade entre as crianas. O acordo deve atingir cerca de 35 milhes de estudantes de escolas pblicas.
Fonte : Jornal O Estado de So Paulo de 03 de maio de 2006.

Dr. Gro Harlem Brundtland, Diretor-geral da OMS - 2006

Ns precisamos, agora, olhar dcadas frente e ter um compromisso com a nossa sade e e tambm das futuras geraes em todo o mundo. Doena cardiovascular, diabetes, cnceres e obesidade no so problemas exclusivos dos pases mais ricos e a maioria dos casos destas doenas esto acontecendo no mundo em desenvolvimento. Nossa experincia mostra que at mesmo intervenes modestas em larga escala como dieta e atividade fsica podem produzir mudanas significantes no fardo das doenas crnicas no mundo em tempo surpreendentemente curto.
FIM
Procure na Biblioteca Virtual do Instituto Flumignano de Medicina as atualizaes peridicas destes slides. http://www.flumignano.com/medicos/biblioteca.htm

S-ar putea să vă placă și