Sunteți pe pagina 1din 32

VISITAS ESCOLARES

Jardim Botnico Plantarum


Associao sem fins lucrativos dedicada educao, pesquisa e conservao da flora brasileira. Construdo desde 1998 e aberto ao pblico em novembro de 2011.

Misso do Jardim Botnico Plantarum Desenvolver e apoiar estudos taxonmicos e conservacionistas com o maior nmero possvel de grupos botnicos da flora brasileira atravs da organizao e manuteno de colees vivas e conservao dos recursos genticos, fornecendo suporte para pesquisadores, em diversos nveis.

Misso do Grupo de Educao Ambiental do Jardim Botnico Plantarum Sensibilizar pessoas para a importncia da conservao das plantas e para o uso parcimonioso dos recursos ambientais

A idealizao e a concretizao do Jardim Botnico Plantarum so frutos de mais de 30 anos de pesquisas cientficas sobre os ecossistemas e as plantas do Brasil

As visitas escolares so constitudas por trilhas interpretativas, guiadas, ao ar livre, realizadas s quintas e sextas-feiras das 9 s 11h ou das 14 s 16h.

A mediao de conhecimentos enfatiza os aspectos relacionados diversidade vegetal e a importncia de sua conservao. So utilizados como instrumentos didticos o acervo botnico, as estruturas e as tecnologias aplicadas aos projetos realizados pela instituio. A linguagem utilizada e as atividades desenvolvidas dependero da idade, conhecimento prvio dos alunos e do projeto pedaggico que motivou a visita.

O roteiro desperta a curiosidade dos alunos em diversos jardins temticos, onde so cultivadas e pesquisadas mais de 3600 espcies vegetais de variados ecossistemas, permitindo a comparao entre os ambientes e as plantas tpicas. Os alunos aprendem mais sobre o reino vegetal e se familiarizam com as caractersticas das espcies. A visita escolar no Jardim Botnico Plantarum uma atividade em grupo repleta de interatividade e descobertas sobre botnica e sustentabilidade ambiental.

A rea de visitao tem mais de 80 mil m2

O guia impresso de visitao fornecido a todos os visitantes

Contm o mapa e as principais informaes da instituio, auxiliando na localizao espacial e na interpretao dos jardins temticos e das estaes de conhecimento descritos a seguir:

Neste setor do jardim as plantas so cultivadas em jardineiras suspensas fixadas em corrimos. As espcies tm propriedades aromticas, medicinais, condimentares e atratividade para pequenos animais. Apreciar este jardim um exerccio sensorial proporcionado pelo contato direto com a diversidade.

Jardim constitudo a partir do aproveitamento de resduos de construo, formando um ambiente de rpida drenagem adequado ao cultivo de mais de 150 espcies.

No local h peas cermicas e quadros pintados por ela em momentos ldicos. H tambm uma carpoteca (coleo de frutos) e uma sementeca (coleo de sementes), ambas de rvores brasileiras. No Centro Cultural tambm so realizadas atividades de educao ambiental com os alunos e seus professores.

Sra. Leonor Troster vem contribuindo h vrios anos na composio deste setor do jardim, com a doao de mudas. O substrato de cultivo basicamente constitudo por resduos de construo, proveniente de demolies na rea do jardim botnico. As suculentas so plantas que requerem pouca umidade e solo bem drenvel para sua sobrevivncia, pois acumulam reserva de nutrientes e gua em suas estruturas diferenciadas.

papel tradicional de certas plantas na vida e folclore de determinada raa ou povo.

Etnobotnica o ramo da botnica que estuda o

No Jardim das Utilidades os alunos apreciaro vrias espcies de uso comum, tais como: arroz, milho, hortel, menta, mandioca, milho, feijo, gengibre, inhame, batata-doce, mamona, carqueja, jil, salsa, manjerico, tomilho, cebolinha, coentro, chuchu, alfazema, organo, guaco, poejo e vrias outras!

Uma gerao planta rvores. As prximas usufruem da sombra e dos frutos! Cada turma de alunos receber uma muda de rvore brasileira para plant-la na escola e acompanhar seu desenvolvimento ao longo de sua vida escolar.

Jardim das Palmeiras


No Jardim Botnico Plantarum so cultivadas mais de 500 espcies de palmeiras. Entre elas esto as mais de 300 espcies de palmeiras da flora brasileira, muitas das quais esto ameaadas ou j extintas na natureza.

A percepo ambiental no Jardim Botnico Plantarum favorecida pelo amplo espectro de elementos integrados conservao da flora brasileira. Organizao e cooperao para o trabalho em equipe so alguns dos exemplos de relaes requeridas para o pleno funcionamento da instituio e desenvolvimento de seus projetos.

Sustentabilidade visvel
Alm do primor no manejo do acervo botnico a instituio privilegia as tecnologias de impacto ambiental positivo.

Campanha para o consumo consciente


Para evitar a proliferao de pernilongos e formigas e tambm para reduzir a poluio visual no jardim, foram instaladas lixeiras somente no interior das edificaes.

Avaliao em equipe
Um quiosque construdo em madeira de eucalipto reflorestado e coberto por sap, bem prximo ao bosque de rvores nativas e canteiros florferos o local utilizado para rodas de conversa sobre a vivncia do grupo no jardim botnico.

Emprio
No emprio do Jardim Botnico Plantarum so encontrados souvenirs elaborados com foco na valorizao da flora brasileira e no trabalho artesanal, bem como na sustentabilidade ambiental e o reaproveitamento de materiais. Bolsas ecolgicas que substituem sacolas plsticas, lpis feitos de jornal, camisetas feitas a partir da reciclagem de PET, artefatos de papel march, mudas de rvores nativas e outros itens artesanais representam a materializao da conscincia ambiental da instituio.

2001

2003

2012

COMO AGENDAR VISITAS ESCOLARES


Por e-mail: plantarum@plantarum.org.br ou pelo telefone: 19 3466 5587 TAXA Escolas particulares R$ 20,00 por aluno. Escolas pblicas R$ 10,00 por aluno. Professores participantes da visita escolar no pagam. PESQUISA-AO-PARTICIPATIVA O Grupo de Educao Ambiental do Jardim Botnico Plantarum sugere que as vistas escolares sejam instrumentos impulsionadores para realizao de projetos transdisciplinares.

Esperamos que a experincia no Jardim Botnico Plantarum lhes permita adquirir habilidades, compreender significados e construir conhecimentos. Sentimo-nos honrados em constatar que nosso trabalho motiva pessoas a aplicar os valores da temtica socioambiental em prol do respeito vida, cultura e natureza. Agradecemos por sua ateno. Grupo de Educao Ambiental do Jardim Botnico Plantarum

Avenida Brasil, 2000 Distrito Industrial II Nova Odessa SP. Telefone 19 3466 5587 - Fax 19 3466 6160 E-mail plantarum@plantarum.org.br Portal www.plantarum.org.br Mais informaes nas redes sociais: Facebook, Orkut, Twitter e Youtube.

APOIADORES

S-ar putea să vă placă și