Sunteți pe pagina 1din 3

Direito Romano 1) 2) 3) 4) 5) 6) 7) 8) 9) Quais os perodos administrativos de Roma? Quais os primeiros reis de Roma? Quais so as lnguas romnicas? Enumere-as.

Por que no consideramos o latim lngua morta? Qual o conceito de Direito Romano? No ponto de vista temporal, como se divide o Direito Romano? Qual o conceito de direito sociologicamente? Qual o conceito de direito sob o ngulo objetivo e subjetivo? Como Celso definiu o direito no Digesto?

10) Quais os deveres que o direito impunha aos cidados, segundo Ulpiano, no Digesto? 11) Defina Jus e Fas. 12) Como Ulpiano definiu Justia no Digesto? 13) O que era a Lei das XII Tbuas? 14) Defina direito objetivo e direito subjetivo. 15) Como se apresentava o Direito Romano quanto ao interesse? 16) Como se apresentava o Direito Romano quanto ao interesse forma? 17) O que o Corpus Juris Civilis. 18) Defina jus civile ou direito quiritrio. 19) Defina jus gentium. 20) Qual direito sucedeu o jus civile no Direito Romano? 21) Defina jus naturale. 22) Quais os requisitos para um homem ser considerado pessoa sujeito de direito e obrigaes? 23) Defina comorincia. 24) Defina capacidade jurdica e capacidade de fato.

25) Quais as principais causas restritivas da capacidade de fato? 26) Defina impuberdade e quem eram consideradas impberes? 27) Defina prodigalidade. 28) Quais as outras causas restritivas da capacidade de fato? 29) Defina Status no Direito Romano e como se apresentavam. 30) Defina civis optimo jure. 31) Quais as consequncias da perda do Status libertatis? 32) Quais as causas da escravido. 33) Defina manumisso ou alforia. 34) Quais as formas solenes de manumisso? 35) Defina status civitatis e quais seus direitos. 36) Quem eram os peregrinos, latinos e brbaros? 37) Como se adquiria a cidadania romana? 38) Defina sui juris e alieni juris. 39) Quem era o pater famlias na famlia romana e quais seus poderes? 40) Defina parentes agnatos e cognatos. 41) Defina capitis deminutio e como se apresentava. 42) Quais as espcies de casamento no Direito Romano? 43) Quais os tipos de casamento no Direito Romano? 44) Defina esponslias e quando podiam ser celebradas. 45) Quais os requisitos para o casamento no Direito Romano? 46) Quais os impedimentos matrimoniais? 47) Quais as causas de dissoluo do casamento no Direito Romano? 48) Em que casos o homem podia repudiar sua mulher no Direito Romano? 49) Defina divrcio e como o Imperador Justiniano o classificou. 50) Defina Tutela e Curatela e para quem eram direcionadas no Direito Romano. 51) Quais as espcies de tutela?

52) Quais os considerados loucos de todo o gnero? 53) Quando uma pessoa era considerada prdiga no Direito Romano? 54) Defina pessoas jurdicas e como se apresentavam no Direito Romano. 55) Defina herana jacente. 56) Conceito de RES(coisas) e como se classificavam no Direito Romano? 57) Defina res mancipi e res nec mancipi. 58) Defina res fungibiles e res infungibiles. 59) Quais as espcies de propriedade no Direito Romano. Defina-as. 60) Quais os direitos inerentes ao direito de propriedade no Direito Romano. 61) Quais as limitaes ao direito de propriedade no Direito Romano. 62) Quais os modos no convencionais de aquisio da propriedade no Direito Romano? 63) Defina res nullius e res derelicta. 64) Defina acesso e quais os casos de acesso bens de mveis e imveis. 65) Defina usucapio e quais os requisitos para requer-lo no Direito Romano. 66) Conceito e elementos da posse e propriedade no Direito Romano. 67) Defina posse e propriedade no Direito Romano. 68) Defina dominium da propriedade no Direito Romano. 69) Defina servides prediais e como se classificam no Direito Romano. 70) Defina Ensiteuse e quais os direitos e deveres do enfiteuta. 71) Defina penhor e hipoteca no Direito Romano. 72) Qual o conceito de obrigao no Direito Romano e quais seus elementos essenciais. 73) Quais as modalidades das obrigaes no Direito Romano. 74) Quais as fontes das obrigaes no Direito Romano. 75) Defina mtuo, comodato, depsito, penhor e fidcia. 76) Conceito de contratos reais.

S-ar putea să vă placă și