Sunteți pe pagina 1din 17

10

ECONOMIA INFORMAL
Desafios ao estabelecimento de padres de trabalho decente
1. INTRODUO
A partir da dcada de 90, mudanas econmicas e no mercado de trabalho, influenciadas pelo avano da globalizao, fizeram com que a discusso sobre a economia informal ganhasse novos contornos a nvel mundial. O surgimento de novas expresses desse fenmeno foi responsvel por alargar ainda mais o nicho das atividades informais, possibilitando que o trabalho de estgio e o comrcio ambulante fossem incorporados gama heterognea das atividades informais (KREIN; PRONI, 2010). Frente pluralidade deste fenmeno, o debate deixa de girar em torno da condenao ou aprovao da informalidade, passando, ento, a priorizar a relao entre a economia informal e o trabalho decente (KREIN; PRONI, 2010) conceito criado pela Organizao Internacional do Trabalho, em 2002 (OIT, 2002). O trabalho decente definido como aquele que seja produtivo e de qualidade, garantindo ao trabalhador condies de liberdade, equidade, segurana e dignidade (OIT, 2006). Desta forma, o trabalho decente, que promova a dignidade humana dos trabalhadores, deve ser assegurado, a despeito da existncia da economia informal. Logo, o presente artigo no se incumbir de condenar ou aprovar a informalidade, mas sim de traar relaes entre este fenmeno e a garantia de condies de trabalho
323

Andressa de S Paschoal Alyne Cristina Lumikoski Brbara Sabadin Bueno Carolina Thaines M. de Souza1

1 As autoras do artigo agradecem a colaborao de Roberto Goulart Menezes, Doutor em Cincia Poltica pela Universidade de So Paulo e professor de Relaes Internacionais na Universidade de Braslia. Seus comentrios e sugestes foram imprescindveis para a confeco deste trabalho.

Simulao das Naes Unidas para Secundaristas | 2013

Economia informal

324

decente. Alm disso, o enfoque do presente estudo recai sob o trabalhador, incluindo sua dignidade e suas condies de trabalho, sem focar nas atividades econmicas informais per se. Com efeito, para que a discusso em torno da informalidade se concretize, ser preciso analisar a economia informal em sua totalidade, levando em consideraes as suas definies, causas, efeitos, contextos, assim como o prprio processo de transio da informalidade formalidade. Nesse sentido, o artigo estrutura-se em cinco partes principais. Em um primeiro momento, ser discutida a conceitualizao da economia informal, diferenciando-a do setor informal . Ainda, ser delimitado o lugar e a importncia da informalidade na cronologia da economia internacional, por meio de uma breve contextualizao histrica, que toma como ponto de referncia o processo de globalizao. Posteriormente, os posicionamentos de diversas organizaes internacionais em relao economia informal sero abordados, sendo que o enfoque maior recair sobre a atuao da Organizao Internacional do Trabalho na problemtica da informalidade e do trabalho decente. Na terceira parte, analisam-se diversas causas e efeitos da economia informal, relacionando-os com o intervencionismo estatal e a garantia do trabalho decente. Em seguida, haver dois estudos de casos que iro prover um panorama geral da economia informal na ndia e na Espanha, pases que apresentam altos ndices de informalidade por causas distintas. E em um ltimo momento, ser analisado, ainda, o processo de transio da informalidade para a formalidade, ressaltando as suas dificuldades, a fim de que se possa pensar em solues eficientes para a promoo do trabalho decente e para a prpria questo da economia informal. Feitas tais anlises, espera-se definir qual o tipo de correlao que pode ser estabelecida entre a economia informal e o trabalho decente, e quais as maneiras mais eficientes de promover condies dignas para os trabalhadores de todo o mundo.

2.1.Do setor informal economia informal, uma mudana no conceito


A informalidade pode ser encontrada nas ruas indianas, local de trabalho de um ambulante que vende sapatos; em um mercado na Arbia Saudita, onde um pai conta com a ajuda de seus filhos nas tarefas; em um lar brasileiro, que depende dos servios de uma diarista. Definir tal fenmeno significa encontrar, em uma imensa pluralidade de manifestaes laborais, o seguinte fator comum: a falta de reconhecimento ou proteo frente aos enquadramentos trabalhistas legais e regulatrios (OIT, 2002). Em outras palavras, o trabalhador informal reconhecido por no contar com uma legislao trabalhista2 que garanta o cumprimento de seus direitos mais fundamentais3. Para se chegar a esta definio, contudo, necessrio compreender o processo histrico do conceito, partindo do chamado setor informal . A expresso setor informal foi adotada e popularizada na dcada de 70, pela OIT4, em estudos sobre a situao econmica do Qunia (OIT, 1972). Na poca, definir o setor informal significou confront-lo com a formalidade, a partir de sete fatores:
(1) pequena escala produtiva; (2) propriedade familiar; (3) dependncia de recursos locais; (4) atividade intensiva do trabalho com tecnologia adaptada s condies locais; (5) habilidades adquiridas fora do sistema escolar formal; (6) facilidade de ingresso atividade e (7) operao em mercados no regulados e competitivos (SWAMINATHAN, 1991, p.9, traduo nossa).

325

Estes itens indicavam como as atividades informais eram realizadas, ou seja, como a produo era organizada dentro do setor informal (BARBOSA, 2009). Essa definio baseava-se nas previ-

2 Estipula as normas que regulam as relaes individuais e coletivas de trabalho. Em outras palavras, a legislao trabalhista consiste num conjunto sistemtico de regras sobre condies gerais de trabalho (PORTELA, 2009). 3 Esses direitos variam de acordo com a legislao trabalhista de cada pas. Contudo, de acordo com a recomendao da OIT, os direitos do trabalhador devem ser baseados em quatro Princpios Fundamentais: a liberdade sindical e o reconhecimento efetivo do direito de negociao coletiva; a eliminao de todas as formas de trabalho forado ou obrigatrio; a abolio efetiva do trabalho infantil; e a eliminao da discriminao em matria de emprego e ocupao (OIT, 2007a). 4 OIT, a Organizao Internacional do Trabalho (em ingls ILO InternationalLabourOrganization), a agncia da Organizao das Naes Unidas (ONU) que tem por misso promover oportunidades para que homens e mulheres possam ter acesso a um trabalho decente e produtivo, em condies de liberdade, equidade, segurana e dignidade (OIT, [s.d.]). Para mais informaes, consulte o website do Escritrio da OIT no Brasil: <www.oit.org.br>.

2. ECONOMIA INFORMAL: ASPECTOS HISTRICOS E CONCEITUAIS


A informalidade e as nuances de sua definio devem ser entendidas nos tempos de globalizao, a partir da dinmica da economia global. nesse contexto que as relaes de trabalho dentro e fora da formalidade mudam, e os desafios da globalizao exigem da Organizao Internacional do Trabalho uma resposta que garanta, acima de tudo, condies decentes de trabalho.

Simulao das Naes Unidas para Secundaristas | 2013

Economia informal

326

ses otimistas da OIT, que acreditava que intervenes estatais nessas atividades como treinamento de trabalhadores e facilidade de acesso a crdito conteriam a expanso do setor informal (SWAMINATHAN, 1991). Entretanto, ao tornar-se uma manifestao cada vez mais heterognea e complexa5, a informalidade contrariou essas previses otimistas da OIT, e careceu, assim, de recomendaes mais complexas aliadas a uma expanso conceitual. Afinal, o termo setor , conforme os setes itens acima, no especificava quais atividades deveriam ou no ser englobadas ao conceito (KREIN; PRONI, 2010). Na 90 Conferncia Internacional do Trabalho em 2002, a OIT finalmente reconheceu os entraves da expresso setor , passando a recomendar o uso do termo economia informal (OIT, 2002). De fato, a denominao setor indicaria apenas atividades econmicas ou grupos industriais muito especficos, caracterizados pelos sete itens apontados pela OIT em 1972. Conceituar o setor informal como um domnio especfico colocava a informalidade parte, como se separada dos setores primrio, secundrio e tercirio da economia6. Em contraposio, o conceito de economia informal englobava o diverso e crescente grupo de trabalhadores informais atuantes em diferentes reas econmicas, urbanas ou rurais; e no primeiro, segundo ou terceiro setores da economia (OIT, 2002). Essa nova definio excluiu o dualismo tpico, setor formal/setor informal, para constituir uma nova dicotomia: a dos protegidos ou no pela lei trabalhista (BARBOSA, 2009). A supracitada resoluo da 90 Conferncia Internacional do Trabalho de 2002 considera ento que economia informal
[r]efere-se a todas as atividades econmicas de trabalhadores e unidades econmicas que no so abrangidas, em virtude da legislao ou da prtica, por disposies formais. Estas atividades no entram no mbito de aplicao da legislao, o que significa que estes trabalhadores e unidades operam margem da lei; ou ento no so abrangidos na prtica, o que significa que a legislao no lhes aplicada, embora operem no mbito da lei; ou, ainda, a legislao no respeitada por ser inadequada, gravosa ou por impor encargos excessivos (OIT, 2006, p.9).

como, por exemplo, os requisitos de registro, ela no s pode ter como resultado produtos e servios legais, como, de fato, o tem na maioria dos casos, de acordo com a OIT (2002). H a preocupao em delimitar o que se entende aqui por economia informal, visto que at mesmo o nmero de trabalhadores abarcados pela informalidade muda conforme as nuances de sua definio. Fica evidente, portanto, que o conceito tornou-se mais plural conforme a informalidade em si ganhou complexidade. Para entender essa transformao, contudo, necessrio analisar a economia informal a partir do processo de globalizao (OIT, 2008).

2.2. A economia informal em tempos de globalizao


A economia internacional teve sua dinmica intensificada pelo processo de globalizao, o que influenciou tambm as relaes de trabalho. Essa mudana teve impactos negativos e positivos na economia informal e na promoo do trabalho decente8 (CACCIAMALI, 2000), efeitos estes que sero analisados nesta subseo. A OIT entende a globalizao como:
[a] difuso de novas tecnologias, a circulao das ideias, o intercmbio de bens e servios, o crescimento da movimentao de capital e fluxos financeiros, a internacionalizao do mundo dos negcios e seus processos, do dilogo bem como da circulao de pessoas, especialmente trabalhadoras e trabalhadores (OIT, 2008, p.1). 327

Partindo dessa definio, possvel compreender que, no contexto de aumento da interdependncia da produo e da fora de trabalho em escala global, as relaes de trabalho sofreram

5 Esse aumento da complexidade teve grandes relaes com a globalizao (OIT, 2008), como ser visto na prxima subseo. 6 O setor primrio rene as atividades agropecurias e extrativas (vegetais e minerais). O setor secundrio engloba a produo de bens fsicos por meio da transformao de matrias-primas, realizada pelo trabalho humano com o auxlio de mquinas e ferramentas: inclui toda a produo fabril, construo civil e a gerao de energia. O setor tercirio abrange os servios em geral: comrcio, armazenagem, transportes, sistema bancrio, sade, educao, telecomunicaes, fornecimento de energia eltrica, servios de gua e esgoto e administrao pblica (SANDRONI, 2004). 7 A economia informal que resulta em produtos ou servios ilegais pode ser chamada de economia ilcita (ENSTE; SCHNEIDER, 2004). 8 Trabalho decente a expresso usada pelo Escritrio da OIT (OIT, 2006) no Brasil, como traduo da expresso decentwork, enquanto em Portugal se usa trabalho digno (OIT, 2007b). Ambas as expresses so usadas aqui como equivalentes. A questo do trabalho decente ser abordada com maior profundidade na prxima subseo.

Alm disso, a presente anlise est restrita s atividades legais, ou seja, economia informal que tem como resultado produtos e servios legais, no abarcando atividades ilegais7 como o trfico de drogas, por exemplo. Nesse sentido, ainda que a economia informal no esteja em conformidade com os procedimentos legais

Simulao das Naes Unidas para Secundaristas | 2013

Economia informal

328

mudanas (COSTA, 2005). Essas mudanas ocorreram de forma flagrante quando as empresas buscaram reduzir ao mximo os custos de produo (CASTELLS; PORTES, 1989), por meio de medidas como a reduo do quadro funcional, o uso de mo de obra temporria ou de meio-expediente, a compra de produtos oriundos da economia informal ou at mesmo a coero de seus trabalhadores a condies mais rgidas de trabalho (CASTELLS, 1999). Dessa forma, quando as empresas buscam se adequar nova circulao a nvel global de tecnologias, ideias, bens e trabalhadores, o relacionamento entre empregado e empregador tambm tende a se elevar a um patamar supranacional (CASTELLS, 1999). Essa tarefa de ditar as regras, tradicionalmente do Estado, passa a ser flexibilizada e negociada entre empresas e trabalhadores, muitas vezes sem a interferncia estatal, o que aumenta ainda mais o poder do setor privado nessa negociao(COSTA, 2005). Quando as empresas possuem maior influncia e liberdade para cortar os benefcios do trabalhador, suas decises podem incidir no apenas no fomento da informalidade, como tambm na no promoo do trabalho decente (CASTELLS; PORTES, 1989). Contudo, afirmar que a diminuio da rigidez das relaes de trabalho pode ter um impacto de aumento da informalidade no significa que se trata necessariamente de um aspecto negativo da globalizao. Quando novas formas de contratao surgem, pela flexibilizao das relaes entre empregado e empregador, surgem tambm novas estratgias de sobrevivncia com aspectos positivos s condies de trabalho (KREIN; PRONI, 2010). De acordo com a OIT, o dinamismo da economia internacional aumenta a capacidade produtiva e pode resultar em progressos sem precedentes, gerando trabalhos mais produtivos nas atividades formal e informal (OIT, 2005), por meio da busca intensa pela otimizao dos meios de produo. Um trabalho, mesmo que informal, aumenta tambm a rede de informaes e contatos do trabalhador, o que pode trazer melhores oportunidades; permite o fornecimento de bens de maneira mais rpida e barata aos que mais necessitam; atua como uma escola de empreendedorismo para aqueles que tm a oportunidade de gerir um negcio; e ainda reduz a possibilidade de indivduos em extrema pobreza recorrem criminalidade (EVANS; SYRRET; WILLIAMS, 2006). Nesse sentido, perceptvel que o trabalho decente pode ser promovido satisfatoriamente tambm pelas atividades informais. Dessa forma, apontar os impactos negativos e positivos dos tempos de globalizao nas relaes de trabalho no significa condenar nem estimular a economia informal (OIT, 2005). Da

mesma maneira que a formalidade no necessariamente vai garantir aos trabalhadores uma condio digna de trabalho, a informalidade no apresentar sempre condies diferentes da do trabalho decente.

2.3. A correlao entre trabalho informal e trabalho decente


Nem a economia informal nem a formal garantem um trabalho decente per se, por isso, a busca pela sua garantia deve estar acima dessas definies. Garantir o trabalho decente o objetivo mximo da Organizao Internacional do Trabalho, definido por esta como aquele trabalho que seja produtivo e de qualidade, garantindo ao trabalhador condies de liberdade, equidade, segurana e dignidade (OIT, 2006). A garantia do trabalho decente, como objetivo da OIT, considerada uma resposta eficiente aos desafios da globalizao (OIT, 2008). Nas condies de trabalho decente, garantir a liberdade significa dar ao trabalhador a oportunidade de exprimir suas preocupaes, formular as decises que iro influenciar as suas vidas e deliberar essas mesmas decises. A equidade garante a igualdade de oportunidades e de tratamento para todos, independentemente de particularidades, como a questo de gnero. Nesse sentido, tanto mulheres como homens devem dispor de oportunidades igualitrias, por exemplo. A garantia de segurana envolve no apenas a segurana no local de trabalho, mas tambm a proteo social para os trabalhadores e as suas famlias (SSSEKIND, 1998). Por fim, a dignidade se d com oportunidades para realizar um trabalho produtivo com uma remunerao justa e com boas perspectivas de desenvolvimento pessoal e de integrao social (OIT, 2007b). importante ressaltar ainda que o conceito de trabalho decente da OIT no deve ser comparado a trabalho reconhecido, protegido, seguro, formal (OIT, 2002, p.5, traduo nossa, grifo nosso). As qualidades de informal e de decente no so excludentes, ainda que seja indispensvel eliminar da informalidade seus aspectos que atentem contra as condies decentes de trabalho (OIT, 2006). Tirar um trabalhador de um emprego informal, contudo, pode significar no apenas priv-lo de sua nica fonte de sobrevivncia, como, em alguns casos, afast-lo de um trabalho que sim produtivo e de qualidade. Nesse sentido, o objetivo a ser seguido progressivamente a garantia do trabalho decente (OIT, 2002) e no necessariamente a busca pela formalidade. A garantia de recursos, informao, mercados, tecnologia, infraestrutura pblica e servios sociais so aspectos essenciais para prover ao trabalhador condies dignas de trabalho (OIT,

329

Simulao das Naes Unidas para Secundaristas | 2013

Economia informal

2002). Essas condies podem ou no estar presentes nos trabalhos formais e informais e, por isso, o essencial assegurar as condies de liberdade, equidade, segurana e dignidade acima de qualquer circunstncia.

3. AS ORGANIZAES INTERNACIONAIS E A ECONOMIA INFORMAL


A questo da informalidade deve ser tratada como um fenmeno internacional, na medida em que atinge praticamente todos os pases, alm do fato de que suas causas so, muitas vezes, resultados de situaes internacionais, como crises econmicas. Dessa maneira, diversas organizaes internacionais tem procurado compreender o fenmeno e buscado solues eficientes para a garantia do trabalho decente.

descaracterizao da economia informal como um fenmeno sempre negativo. A principal constatao o fato de que a economia informal absorve trabalhadores que de outra maneira no encontrariam um trabalho, principalmente em pases em que h uma rpida expanso da mo de obra, mas no o crescimento acelerado dos empregos (OIT, 2002). Assim, de acordo com a OIT,
Nomeadamente em situaes de forte desemprego, de sub-emprego e de pobreza, a economia informal uma fonte potencial de criao de empregos e de rendimentos, pelo facto de ter um acesso relativamente fcil, mesmo sem muita instruo ou qualificaes, nem grandes meios tcnicos ou financeiros (OIT, 2006, p. 8).

3.1. Organizao Internacional do Trabalho


330

A OIT tem se preocupado, desde seus primrdios, com a garantia de um trabalho que no viole os direitos fundamentais dos indivduos. Nesse sentido, em sua Constituio de 1919 j estavam contidas importantes colocaes acerca do assunto, como o princpio de que o trabalho no deve ser comparado a uma mercadoria (OIT, 2002). Assim, desde sua fundao, a preocupao com a garantia dos direitos dos trabalhadores informais acompanha a Organizao, sendo um exemplo desse fato a utilizao de termos como trabalhadores ao invs de empregados9(OIT, 2002). O assunto passa a ser mais bem delineado em 1972, quando realizada uma conferncia sobre o setor informal do Qunia (CARNEIRO, 1994). Cabe ressaltar outra vez que, apesar da denominao setor informal passar a figurar nos documentos apenas aps 1972, preocupaes tangentes informalidade j eram consideradas, estando presentes inclusive nas Oito Principais Convenes10, como, por exemplo, na Conferncia sobre Trabalho Forado de 1930 (OIT, 2002). Posteriormente, foram feitas diversas Convenes e Declaraes especficas acerca do assunto11. Duas das principais so a Resoluo da 15 Conferncia Internacional das Estatsticas do Trabalho, de 1993 (OIT, 1993) e a Resoluo da 90 Conferncia Internacional do Trabalho, de 2002 (OIT, 2002). Alm dessas, h a Declarao da OIT sobre a Justia social para uma Globalizao Eqitativa, feita em 2008 (OIT, 2008) e a Declarao sobre os princpios e direitos fundamentais no trabalho, de 1998 (SSSEKIND, 1998). Dentre todas as Resolues e Declaraes feitas pela OIT sobre o assunto, a mais elucidativa foi a de 2002. Afinal, a resoluo traz diversas assertivas que procuram fazer com que haja uma

Nesse sentido, a resoluo de 2002 tem como preocupao principal a garantia da dignidade dos trabalhadores informais. Para que isso ocorra, esta resoluo apresenta diversas medidas que devem ser implementadas no intuito de garantir os direitos desses trabalhadores (OIT, 2002). Uma dessas medidas a modificao dos quadros legais dos pases, j que significativa parte deles no possui qualquer legislao referente ao trabalho informal e, naqueles que a possuem, esta se apresenta insuficiente caso de pases como o Mxico, que classifica trabalhadores autnomos como informais (PORTES; CASTELLS; BENTON, 1989). Portanto, uma das primeiras medidas deve ser o estabelecimento de um quadro jurdico que trate, de maneira eficiente, das questes ligadas informalidade.

331

9 A diferenciao entre trabalhadores e empregados importante porque o ltimo envolve uma relao empregador e empregado, portanto, caracteriza somente trabalhos que possuam vnculos empregatcios, os quais por vezes so caractersticos da economia informal (OIT, 2002). 10 A OIT possui oito Conferncias que devem ser assinadas a partir do momento em que um pas se torna membro da Organizao, sendo elas: Conveno n 29 sobre o Trabalho Forado (1930); Conveno n 87 sobre a Liberdade Sindical e a Proteo do Direito Sindical (1948), Conveno n 98 do Direito de Sindicalizao e Negociao Coletiva (1948); Conveno n 100 Sobre a Igualdade de Remunerao para a mo-de-obra masculina e mo de obra feminina por um Trabalho de Igual valor (1951); Conveno n 105 relativa Abolio do Trabalho Forado (1957); Conveno n 111 Concernente a Discriminao em matria de Emprego e Profisso (1958); Conveno n 138 Sobre a Idade Mnima de Admisso a Emprego (1973); Conveno n 182 Sobre Proibio das Piores Formas de Trabalho Infantil e a Ao Imediata para sua Eliminao (1999). (OIT, 2002). 11 As principais Conferencias e Declaraes da OIT acerca do assunto podem ser encontradas no seguinte endereo eletrnico: <http://www.oit.org.br/search/apachesolr_search/conven%C3%A7%C3%B5es%20trabalho%20decente?filters=type%3Aco nvention> Acesso em: 10 out. 2012.

Simulao das Naes Unidas para Secundaristas | 2013

Economia informal

332

Outro ponto que requer ateno a situao econmica, social e poltica do pas, j que a economia informal advm, muitas vezes, de questes concernentes a esses dois ltimos aspectos do que propriamente de problemas econmicos (OIT, 2006). Por fim, outro fator importante para a caracterizao do trabalho informal como um trabalho decente a garantia de responsividade12 e representao que deve ser concedida aos trabalhadores informais, por meio da liberdade sindical e do reconhecimento efetivo do direito de negociao coletiva (OIT, 2002). A garantia do trabalho decente deve passar pelo estabelecimento da liberdade de expresso e reivindicao, j que apenas quando os trabalhadores podem exprimir suas necessidades abertamente que existe a possibilidade de uma completa garantia de suas reivindicaes e de seus direitos (OIT, 2002). A fim de que tais recomendaes feitas pelas convenes sejam implantadas nos pases preciso que haja uma negociao, em nvel nacional, entre todas as partes envolvidas, procurando evitar qualquer tipo de imposio. Dessa forma, a OIT se fundamenta em um sistema tripartite, ou seja, baseando-se na atuao conjunta de governos, sindicatos e empresas. Para a Organizao, a presena desses trs setores crucial, uma vez que cada uma das partes representa um diferente grupo de interesses (OIT, 2006). Nesse sentido, a OIT tem se empenhado em desenvolver programas nacionais que visem promoo do trabalho decente13, priorizando a criao de polticas pblicas que assegurem uma maior proteo social para os trabalhadores e a garantia de seus direitos de acordo com o contexto poltico, econmico, cultural e social de cada pas (OIT, 2011). Assim, a OIT tem problematizado a questo da informalidade nas ltimas dcadas de maneira a trazer a ateno dos governos e trabalhadores (por meio da representao sindical) para o assunto, a fim de que se possa garantir a tais trabalhadores a dignidade necessria. Tal preocupao da OIT fez com que a questo repercutisse, passando a ser tratada em mbitos internacionais diversos.

Naes Unidas (CDH) uma das agncias da Organizao das Naes Unidas (ONU) que mais tem debatido o assunto (CDH, 2010). Dentre as diversas implicaes relacionadas aos direitos humanos que o trabalho informal pode gerar, o CDH tem se focado em duas questes: o alto envolvimento de minorias em empregos informais (CDH, 2010) e a maneira como as crianas so afetadas por tais atividades (CDH, 2012). Assim, o CDH vem buscando acabar com a discriminao contra minorias, assim como combater o trabalho infantil (CDH, 2010). Alm das agncias da ONU e de outras organizaes internacionais (OIs), h tambm de se considerar o importante papel que a sociedade civil tem tido em relao questo. O Estado atual tem deixado um espao maior para a atuao da sociedade civil em questes que antigamente caberiam apenas a ele dessa forma, essas aes acabam sendo realizadas por organizaes no governamentais (ONGs) e empresas. Sendo assim, ONGs passam a estabelecer programas de apoio aos trabalhadores da economia informal e a fiscalizar grandes empresas. Algumas empresas, por sua vez, passaram a ter conscincia de sua prpria influncia na gerao de empregos informais, principalmente devido ao fenmeno da economia de cascata15 (VIEIRA, 2006), e tem procurado facilitar o fluxo de informaes confiveis acerca de questes de mercado e desenvolverem um lobby para as necessidades das empresas informais (OIT, 2002). A partir disso, possvel perceber que a discusso sobre a informalidade densa nos organismos internacionais. Tais organismos tomam por base as causas e efeitos da informalidade para

333

12

Responsividade pode ser definida como a atitude de garantir uma resposta queles interessados (OIT, 2002).

3.2. Outras organizaes


As consequncias da economia informal, por vezes, atingem tambm questes relacionadas ao indivduo, ao meio ambiente e ao desenvolvimento econmico, devido sua complexidade. Nesse sentido, o assunto passou a ser tratado em diversas outras organizaes internacionais, como o Banco Mundial, o qual tem realizado estudos para medir o impacto da economia informal em diversos pases14. Alm disso, o Conselho de Direitos Humanos das

13 Do ingls, Decent Work Country Programmes (DWCP). Programa criado pela Organizao Internacional do Trabalho em 2004 para ser um instrumento de promoo de dilogo e cooperao entre instituies nacionais e internacionais no intuito de elaborar, executar e monitorar as medidas tomadas em prol da garantia do trabalho decente como chave da estratgia de desenvolvimento. Mais de 85 pases j desenvolveram os seus programas, os quais podem ter durao entre quatro a seis anos, sendo que a maioria deles j se encontra na segunda gerao (OIT, 2011). 14 O Banco Mundial (BM) realiza pesquisas acerca de fatores que influenciam a economia informal, como a burocracia e a corrupo. A organizao realiza diversas pesquisas em pases especficos, tendo feito um guia detalhado sobre os efeitos da corrupo e as possibilidades de mudanas institucionais em 1999 (BANCO MUNDIAL, 1999). 15 A economia de cascata, pensada em relao economia informal, se d da seguinte maneira: uma empresa multinacional, por exemplo, no emprega qualquer trabalhador informal. Tal empresa, contudo, compra de uma empresa menor e esta se utiliza da economia informal. Assim, a grande empresa est incentivando a economia informal indiretamente (VIEIRA, 2006).

Simulao das Naes Unidas para Secundaristas | 2013

Economia informal

traar possveis metas de resoluo dos problemas relacionados informalidade. Nesse sentido, nota-se a relevncia da anlise das principais causas e efeitos que incidem no alargamento da economia informal ao redor do mundo.

4. CAUSAS E EFEITOS DA INFORMALIDADE


Para que se possa compreender o fenmeno da informalidade preciso recorrer a uma anlise de suas causas e de seus efeitos. Nesse sentido, esta seo se encarrega de avaliar as principais causas da informalidade e os seus respectivos efeitos, elegendo aqueles que podem ser percebidos nos variados contextos poltico, econmico e social ao redor do mundo. Ao final, espera-se construir um panorama geral da informalidade capaz de interligar a questo da economia informal com a promoo do trabalho decente.
334

4.1. Sobre as causas


Apontar as causas que levam ao avano da economia informal em determinado pas ou contexto envolve no s a anlise de aspectos econmicos, como tambm de fatores sociais e polticos. Nesse sentido, a constante verificao de algumas variveis (SOTO, 1989; ENSTE; SCHNEIDER, 2004; TANZI, 2002; RIBEIRO, 2000) tornou possvel eleger cinco principais causas como sendo aquelas que mais influenciam no alargamento do nicho informal. A primeira, considerada a de maior importncia, o crescimento da carga tributria, sendo que esta se conecta diretamente com a segunda: a problemtica das transferncias sociais. Em seguida, lista-se a rigidez trabalhista, a taxmorale16 e a questo da empregabilidade. Por mais que esses fatores no sejam necessariamente concomitantes, se aproximam por estarem ligados ao intervencionismo estatal17 (ENSTE; SCHNEIDER, 2004). De fato, a regulao do Estado na economia e na esfera social, necessria e um importante pilar da social economia de mercado (ENSTE; SCHNEIDER, 2004, p. 102, traduo nossa). Nesse sentido, o intervencionismo estatal tem o intuito de promover uma redistribuio mais igualitria entre as partes e corrigir as falhas de mercado18. Portanto, a criao de taxas, transferncias sociais e regulamentaes trabalhistas so exemplos de aes que visam a promover a equalizao social e a distribuio justa. No entanto, a existncia e o crescimento da economia informal demonstram que certas intervenes so falhas, tanto nas suas constituies j que muitas vezes so implementadas contra a vontade da maioria da populao como nas suas regulaes, devido s falcias institucionais. Nesse contexto, cabe analisar as

cinco principais causas do avano da economia informal para que, ao final, seja possvel elucidar a influncia das intervenes estatais neste crescimento e na promoo do trabalho decente. A carga tributria considerada por muitos economistas como sendo a principal razo do deslocamento dos trabalhadores para a informalidade (SOTO, 1989; ENSTE; SCHNEIDER, 2004; TANZI, 2002). Essa relao parte do pressuposto de que quanto maior for a carga tributria que o trabalhador deve pagar na economia formal, maior ser o incentivo para que este cidado migre para a informalidade, fugindo, assim, dos tributos. Com efeito, quanto maior a diferena entre a remunerao bruta dos trabalhadores na economia oficial e o obtido depois de retirado os tributos, ou seja, o rendimento lquido, maior ser o incentivo para evitar essa diferena (RIBEIRO, 2000, p. 8). Estimativas afirmam que um aumento de 10% na carga tributria leva a um crescimento maior que 3% na economia informal (ENSTE; SCHNEIDER, 2004). Essa correlao pode ser notada em pases como a Noruega, que possui uma alta carga tributria superior a 40% do PIB19 do pas e, consequentemente, um considervel ndice de informalidade 19,1% do PIB sendo maior do que a taxa de pases subdesenvolvidos como o Vietn 15,6% do PIB entre o perodo de 2003 a 2006 (SCHNEIDER, 2006). Em relao aos sistemas de transferncias sociais20, estes implicam a existncia de um forte incentivo migrao para a economia informal quando, mesmo atuando na informalidade, o trabalhador continua a receber os benefcios sociais sem ter que contribuir por meio de tributos (RIBEIRO, 2000). Nesse sentido,

335

16 17

Uma possvel traduo usada para taxmorale moral tributria (TIPKE, 2002).

O intervencionismo estatal refere-se interferncia do Estado na atividade econmica do pas por meio da regulao e da formulao de regras para o mercado, visando a promover eficincia e equidade (MANKIW, 2001).
18 Estas falhas ocorrem quando os mecanismos de mercado sem regulao estatal so deixados livremente ao seu prprio funcionamento, originando resultados econmicos ineficientes ou indesejveis do ponto de vista social (MANKIW, 2001). 19 O Produto Interno Bruto (PIB) o valor de mercado de todos os bens e servios finais produzidos em um pas em dado perodo. O PIB soma vrios tipos diferentes de bens em uma nica medida do valor da atividade econmica e inclui todos os itens produzidos na economia e vendidos legalmente nos mercados. Nesse sentido, os valores gerados pelas atividades informais equivalem a uma porcentagem do PIB (MANKIW, 2001). 20 O Sistema de transferncias sociais um instrumento do Estado para prover proteo social populao por meio da assistncia social prestada pelas instituies pblicas,pelas quais o governo beneficia gratuitamente a populao com dinheiro, comida, bens e servios. A Bolsa Famlia no Brasil um programa de transferncia social (COHN, 2004).

Simulao das Naes Unidas para Secundaristas | 2013

Economia informal

336

esta causa exemplifica o problema dos caronas, abordado pela teoria microeconmica, em que uma pessoa beneficia-se de um bem, sem ter que pagar por ele (MANKIW, 2001). A questo da rigidez trabalhista reflete-se na intensidade da regulao na economia formal. De fato, se percebe que h um grande nmero de regulamentaes legais no mercado de trabalho, como por exemplo, as condies de trabalho recomendadas pela OIT (OIT, 2007a). Por mais que essas regulamentaes sejam essenciais para a promoo do trabalho decente, algumas podem ser consideradas, por vezes, como barreiras burocrticas ao ingresso do indivduo no mercado de trabalho. Enste e Schneider (2004) afirmam que o objetivo do aumento dessas regulamentaes atender somente aos que j esto inseridos no mercado de trabalho, e no aqueles que buscam o ingresso. As vrias barreiras que impedem estrangeiros de atuarem no mercado de trabalho formal de alguns pases, por exemplo, levam muitos a optarem pela informalidade (ENSTE; SCHNEIDER, 2004). Ainda nesse contexto, a inflexibilidade das horas de trabalho pode ser vista como entrave ao exerccio pleno das atividades de trabalho dos indivduos em alguns casos. A carga horria, por vezes, no representa as necessidades dos trabalhadores, os quais acabam por preencher o seu tempo livre com atividades informais (ENSTE; SCHNEIDER, 2004). Estima-se que o aumento de uma unidade no ndice de regulao21 est diretamente relacionado com um acrscimo de 10% na economia informal de 67 pases desenvolvidos e em desenvolvimento (SOTO, 1989). A taxmorale , tambm, uma das causas que levam os trabalhadores a ingressar no mercado de trabalho informal, e diz respeito atitude pblica em relao ao Estado: se os cidados percebem que seus interesses so devidamente representados e supridos com servios e bens pblicos, eles no desejaro trabalhar informalmente (ENSTE; SCHNEIDER, 2004, p. 151, traduo nossa). Caso a situao contrria seja observada, ou seja, se Estado falha em prover bens e servios pblicos de qualidade, isto incidir na queda do incentivo por parte dos trabalhadores de pagar os tributos, e, portanto, poder estimular uma migrao informalidade. Nesse sentido, o no provimento tambm pode incidir negativamente na qualidade das instituies pblicas, fazendo como que cidados creditem pouca confiana nas autoridades e tenham um baixo incentivo para cooperar (TORGLER; SCHNEIDER, 2007). Desta forma, a corrupo surge como uma das causas dos baixos nveis da taxmorale em determinado contexto, visto que as instituies falhas e pouco reguladas abrem brecha para que o

trabalhador informal suborne o fiscal tributrio por uma quantia menor que a correspondente aos tributos na economia formal, contribuindo assim, para a manuteno da atividade informal (DREHER; SCHNEIDER, 2006). Por fim, a ltima das causas listadas a empregabilidade. Este conceito aqui definido como a capacidade dos trabalhadores de se manterem empregados ou de encontrarem novos empregos quando demitidos (FREY; WECK, 1983). Com efeito, uma baixa na taxa de participao dos trabalhadores na economia formal indica que estes tm a possibilidade de ingressar na economia informal. Nesse caso, a economia informal surge como uma alternativa ao desemprego (FREY; WECK, 1983). No contexto da crise americana de 200822 e da atual crise da Zona do Euro23, possvel perceber como o desemprego, juntamente com o aumento das cargas tributrias, foi responsvel por elevar os ndices da economia informal, at mesmo em pases da Unio Europeia como Grcia, Itlia e Espanha. A economia informal atingiu na Grcia valores equivalentes a 25,2% do PIB do pas em 2010 e 22,2% do PIB italiano neste mesmo ano (SCHNEIDER, 2011). Este desemprego conjuntural24 afetou principalmente os jovens e as mulheres grupos mais passveis de ingresso na economia informal (LEONE, 2010). Em um estudo feito sobre o perfil dos trabalhadores informais, Leone (2010) argumenta que, historicamente, as mulheres so mais suscetveis a adentrar na economia informal, assim como os jovens aqueles compreendidos entre 18 e 25 anos (LEONE, 2010). Nesse sentido, a diviso sexual do trabalho, a falta de experincia e at mesmo aspectos conjunturais25 fazem com que mulheres e jovens adentrem a economia informal (LEONE, 2010).

337

21 Este ndice de regulao possui uma escala de 1 a 5 e responsvel por ponderar sobre a regularidade dos preos e das produes e as suas relaes com o Estado, as empresas, os trabalhadores, os credores, os fornecedores e os consumidores (SOTO, 1989). 22 A crise financeira americana de 2008 provocada pela falncia em massa de grandes instituies financeiras teve um grande impacto nos ndices mundiais de desemprego e no crescimento da economia informal (MELLO; SPOLADOR, 2007). 23 Influenciados pela crise americana, pases da zona do euro chegaram a dficits assombrosos causados pelas suas grandes dvidas pblicas, incidindo nas taxas de desemprego, principalmente, nos PIGs (Portugal, Itlia e Grcia) (MELLO; SPOLADOR, 2007). 24 O desemprego conjuntural ou cclico ocorre por um fator anormal em determinado momento, como por exemplo, crises recessivas econmicas ou desastres naturais. Desta forma, quando cessada a anormalidade, os nveis de emprego voltam a se elevar (MANKIW, 2001). 25 De acordo com a revista britnica The Economist o ndice do desemprego conjuntural atingiu em 2011 quase 50% da populao jovem em alguns pases europeus como na Espanha e na Grcia (EUROPEAN..., 2012).

Simulao das Naes Unidas para Secundaristas | 2013

Economia informal

Analisadas todas essas causas, fica claro que o Estado, por meio da tributao, da regulao e do provimento de bens pblicos, tem um papel preponderante na induo ou mitigao da informalidade (RIBEIRO, 2000). Quando as intervenes estatais so abusivas, elas acabam por corroborar o desenvolvimento da economia informal. Contudo, quando so comedidas e reguladas tornam-se essenciais na promoo do trabalho decente e no bom funcionamento da economia do pas.

4.2. Sobre os efeitos


Aps analisar a extenso da economia informal e de suas causas, o foco volta-se para as consequncias econmicas, polticas e sociais de seu desenvolvimento. Entretanto, essa tarefa mostra-se desafiadora justamente por no haver um consenso sobre a avaliao dos efeitos da informalidade. Para alguns ela vista como uma das atividades econmicas mais eficientes (FRIEDMAN et al., 1989; ENSTE; SCHNEIDER, 2004), enquanto para outros considerada uma ameaa autoridade do Estado (TANZI, 2002). Uma das hipteses que encaram a informalidade de forma negativa relaciona-se diretamente com a primeira causa apontada na subseo anterior. Se menos pessoas passem a pagar impostos, inevitavelmente, a receita tributria ir sofrer reduo. Com uma menor arrecadao, a quantidade e a qualidade dos bens e dos servios pblicos sero afetadas, prejudicando, principalmente, aqueles que usufruem desses recursos, ou seja, a prpria populao (ENSTE; SCHNEIDER, 2004). Ademais, a desconsiderao das atividades informais na contabilizao do PIB e nas estatsticas sobre a empregabilidade acarreta uma subavaliao da situao econmica do pas, visto que apesar de no serem consideradas, as atividades informais geram renda (FREY; WECK, 1983). O fato de esta fonte de renda ser ignorada induz os governos a formularem polticas econmicas e sociais inadequadas justamente por estarem pautadas apenas no crescimento econmico observvel aquele que contabilizado, proveniente do setor formal excluindo a renda gerada na informalidade (RIBEIRO, 2000). Esta situao foi observada por Fichtenbaum (1989) nos Estados Unidos entre 1970 e 1989. O economista argumenta que a queda da produtividade econmica, naquele perodo, foi superestimada por no se considerar o crescimento da economia informal no pas (FICHTENBAUM, 1989). Nesse sentido, contraditoriamente, desenvolve-se uma proposio positiva sobre a informalidade. Se as atividades informais fossem contabilizadas, seria possvel identificar nveis de

338

produtividade econmica maiores que os anteriormente registrados (RIBEIRO, 2000). Ainda em relao a esta produtividade, muitos economistas acreditam que a informalidade no causa efeitos negativos per se. Enste e Schneider (2004) demonstram, por meio de estudos, que mais de 66% da renda gerada na economia informal gasta no setor formal, originando efeitos positivos para o crescimento da economia geral e para a arrecadao da receita. Afinal, quando estes trabalhadores informais compram bens e servios formais, contribuem por meio dos impostos indiretos (ENSTE; SCHNEIDER, 2004). Em contrapartida, a expanso da economia informal pode gerar, ainda, outros efeitos considerados negativos no funcionamento do mercado. A questo da competio injusta tanto em mbito nacional como internacional vista como uma dessas hipteses. Aqueles que vendem produtos e servios no mercado formal, cumprindo com seu papel tributrio e com as regulamentaes trabalhistas competem, diretamente, com os que operam na informalidade e no tem o compromisso fiscal e regulatrio. Sendo assim, os produtos e os servios dos primeiros acabam sendo mais caros que aqueles fornecidos pelos ltimos, os quais no arcam com tributos ou regulamentaes (TANZI, 2002). Esta situao gera uma competio injusta que favorece os trabalhadores atuantes na economia informal, mas que prejudica os empreendimentos formais. Entretanto, outros autores, acreditam que o fator competio fortemente incrementado com o crescimento da economia informal, produzindo benefcios at mesmo no setor formal. Enste e Schneider (2004) argumentam, que sob a tica do consumidor26, a competio provoca muito mais efeitos positivos que distores econmicas, visto que a competio injusta s ocorre em casos extremos quando os bens e servios fornecidos pela economia informal substituem aqueles produzidos no setor formal, situao que raramente ocorre (ENSTE; SCHNEIDER, 2004). Ainda possvel relacionar os efeitos do crescimento da economia informal com outra causa listada anteriormente. Apesar de possibilitar uma flexibilizao da atividade econmica, a fuga das regulamentaes trabalhistas pode se refletir em perdas significativas na proteo social dos trabalhadores, como por exemplo, a falta de representao sindical (TANZI, 2002). De fato, esta

339

26 A tica do consumidor pode ser definida como a maneira como o consumidor percebe o mercado, sendo que os consumidores tomam decises comparando custos e benefcios, e seu comportamento pode mudar quando os custos ou os benefcios se alteram. Isto , eles respondem a incentivos (MANKIW, 2001).

Simulao das Naes Unidas para Secundaristas | 2013

Economia informal

340

falta de proteo dificulta o acesso destes trabalhadores a condies de trabalho dignas (OIT, 2002). Sendo assim, nesse caso, percebe-se uma correlao negativa entre a informalidade e a promoo do trabalho decente. No entanto, as atividades informais no englobam, necessariamente, condies de trabalho precrias visto que, se assim fosse, muitos trabalhadores no escolheriam trabalhar informalmente. As estatsticas demonstram que a maioria dos trabalhadores informais no atua na informalidade porque so forados a isso, mas sim por encontrar nessas atividades oportunidades de crescimento e flexibilizao inexistente no setor formal (ENSTE; SCHNEIDER, 2004). Maloney (1999), ao pesquisar o comportamento dos trabalhadores na Amrica Latina e nos pases da Organizao para Cooperao e Desenvolvimento Econmico (OCDE)27, comprovou que cerca de 70% desses trabalhadores ento na informalidade por razes de independncia ou por rendimentos mais altos (MALONEY, 1999). Enfim, percebe-se que o trabalho informal e o trabalho decente, no so, portanto, variveis excludentes. Tanto em relao s causas, como aos efeitos, verificou-se ser possvel traar uma relao entre a informalidade e a promoo do trabalho decente. Nesse sentido, essencial frisar que nem sempre essa relao rigidamente negativa ou positiva. Diversas hipteses podem ser levantadas e as explicaes tendem para ambos os lados. Sendo assim, essencial perceber que o trabalho decente deve ser garantido, independentemente dos efeitos positivos ou negativos da informalidade.

5. ESTUDOS DE CASO
Os dois pases escolhidos para os estudos de caso ndia e Espanha so exemplos de pases com altos ndices de informalidade, porm com causas para que esta ocorra extremamente diferentes. Alm disso, a escolha de um pas em desenvolvimento e outro desenvolvido serve para demonstrar que a informalidade no um fenmeno restrito ao primeiro grupo, como antes se acreditava.

5.1. ndia
O aumento da economia informal na ndia ocorreu a partir de 1991, quando o governo indiano realizou reformas neoliberais, abrindo as fronteiras do pas a diversas empresas multinacionais (AGARWALA, 2007). O aumento de empregos gerado por tais empresas leva a um deslocamento para as cidades um xodo rural de grandes propores. Como consequncia do rpido processo

migratrio, a criao de novos empregos formais para todos os cidados tornou-se praticamente impossvel, levando uma massa de trabalhadores a ingressar na economia informal. Hoje, a informalidade laboral no pas alcana nveis generalizados e, segundo o NationalSampleSurvey de 2006/2007, feito pelo prprio governo indiano, a porcentagem de trabalhadores informais chega a 93% (GURTOO; WILLIAMS, 2009). Tal perpetuao da economia informal no pas, entretanto, est mais ligada a questes socioculturais que a questes econmicas, sendo as duas principais o papel da mulher na famlia e a influncia da religio na economia do pas. O primeiro desses fatores a situao da mulher na sociedade indiana pode ser resumido da seguinte maneira: a mulher raramente est inserida no mercado de trabalho remunerado, seja rica ou pobre. s mulheres ricas concedido o direito de ficar em casa na verdade, a tais mulheres raramente oferecida a escolha de trabalho (HARRIS-WHITE, 2003). J as mulheres de baixa renda acabam por realizar servios domsticos, em situaes urbanas, ou por tomar parte nos negcios agrrios da famlia, em contextos rurais (OLSEN; MEHTA, 2006). Assim, as mulheres compem grande parte da fora trabalhadora indiana, mas grande parte delas insere-se na categoria de trabalhadores informais. J a questo da religio, embora no parea ter qualquer conexo com a economia em um primeiro momento, de significativa importncia para analisar a situao no pas. O Estado indiano laico, ou seja, h uma separao legal entre Estado e religio; porm, apesar disso, o hindusmo, principal crena do pas, continua a influenciar nas questes da vida pblica. Dessa maneira, embora tenha havido uma diminuio da importncia da religio, tais mudanas no foram to fortes no campo econmico, onde ainda as castas religiosas so consideradas relevantes para seu papel econmico na sociedade, tendo as castas mais elevadas maiores privilgios econmicos (HARRIS-WHITE, 2003). Alm dos dois fatores acima apresentados, tem-se a atitude do governo como um fator agravante. A superpopulao no pas leva existncia de uma grande fora de trabalho, dificultando a criao de empregos para todo o contingente trabalhador. Assim, o governo indiano apresenta uma atitude condescendente em relao ao assunto, realizando apenas medidas paliativas para

341

27 A Organizao para Cooperao e Desenvolvimento Econmico (OCDE) uma organizao internacional e intergovernamental que agrupa os pases mais industrializados da economia do mercado como Chile, Estados Unidos, Itlia, Grcia, Reino Unido, Alemanha e Espanha (OCDE, [s.d.]).

Simulao das Naes Unidas para Secundaristas | 2013

Economia informal

342

tratar da informalidade (GURTOO, WILLIAMS, 2009). Um exemplo de tais medidas so os direitos que os trabalhadores informais tm na ndia: esta categoria, ao se unir, consegue que o governo lhes garanta determinados direitos no relacionados a garantias trabalhistas, como bolsas de estudos para os filhos e assistncia de sade (GURTOO, WILLIAMS, 2009). A mudana do eixo de garantia de direitos saindo do trabalhista e passando ao social ocorre devido necessidade de adaptao situao da economia informal no pas. Tal mudana possui caractersticas positivas, por conceder alguns direitos que os trabalhadores consideram importantes; mas tambm possui efeitos negativos, j que a falta de acesso aos direitos trabalhistas apresenta, sim, impactos negativos aos trabalhadores informais, como a no garantia de frias e de um salrio mnimo (GURTOO, WILLIAMS, 2009). As particularidades da economia indiana com relao ao papel da mulher e as medidas tomadas pelo Estado tambm podem ser percebidas em diversos outros pases em desenvolvimento (SETHURAMAN, 1998). A situao no pas demonstra como a economia informal dependente de fatores nacionais, como o ritmo de desenvolvimento, o ndice de natalidade e os aspectos socioculturais. Dessa forma, encontrar solues eficientes para o problema difcil, j que este, muitas vezes, se pauta em fatores mais estruturais que apenas os econmicos, alm de demonstrar como apenas a condenao da economia informal no pode ser vista como uma soluo plausvel (KREIN; PRONI, 2010).

5.2. Espanha
A situao da economia informal na Espanha relevante para a compreenso de que o fenmeno no est vinculado apenas a pases em desenvolvimento, como se tende a acreditar. O estudo da economia informal em pases desenvolvidos menos aprofundado, por se acreditar at recentemente que tais pases praticamente no possuam informalidade. Todavia, alguns autores como Friedrich Schneider (2006) tm procurado as causas da informalidade em pases desenvolvidos. Uma das explicaes que tem sido considerada como mais relevante a considerao de que, nesses pases, tende a haver uma predominncia das causas externas (PORTES; SASSEN-KOOB, 1987). Sendo assim, acontecimentos como crises financeiras seriam de extrema relevncia para a compreenso da questo. O caso da Espanha torna clara a correlao entre crises financeiras e o aumento da economia informal. Analisando-se as

duas crises mais severas depois da Segunda Guerra Mundial a da dcada de 70, devido aos choques do petrleo, e a de 2008 , percebe-se a mudana econmica ocorrida no pas aps ambos os fenmenos. Nos anos 70, as consequncias da crise nos pases desenvolvidos geraram a percepo de que grandes empresas no geram necessariamente segurana, j que tais empresas tambm sofreram com os impactos da crise. Isso levou a uma flexibilizao das prprias empresas, diminuindo o nmero de contrataes formais, por exemplo (VERICK, 2009). Em ambas as crises, fica evidente que a parcela da populao mais afetada nesse tipo de situao a jovem (de 18-25). Isso ocorre, segundo a OIT, porque os jovens so os que tm menos experincia, menos habilidades e menos recursos financeiros para procurarem emprego. Assim, nas duas crises, a porcentagem de jovens desempregados na Espanha chegou a atingir 50%. Esta correlao ocorre porque as dificuldades ingresso na economia formal aumentam, intensificada no caso dos jovens, impulsionando a entrada destes na economia informal (VERICK, 2009). A necessidade de procurar uma fonte de renda na economia informal afeta no somente aos jovens, mas tambm populao em geral. Assim, no contexto da grande escassez de empregos na Espanha atual, a economia informal uma maneira de garantir aos cidados afetados pela crise uma fonte de renda (BM, 2011) e, consequentemente, uma garantia de dignidade humana. O trabalho informal, na conjuntura espanhola atual, se aproxima do conceito de trabalho decente assim como na ndia. O que se pode perceber, a partir da comparao entre os dois casos, que a economia informal na ndia j perdura a dcadas, sendo gerada principalmente por fatores internos e no sendo tratada pelo governo como uma situao que tem de acabar imediatamente. J a maneira como o governo espanhol lida com a situao completamente oposta procura-se uma maneira de gerar empregos formais novamente para que a informalidade seja diminuda ao mximo, alm de ser causada essencialmente por fatores externos.

343

6. DA INFORMALIDADE FORMALIDADE
O processo de formalizao da economia um dos elementos que compem a problemtica da informalidade. Nesse sentido, esta seo preocupa-se em analisar como ocorre esta transio e em que contextos ela se torna vivel. Tal reflexo imprescindvel para que sejam apresentadas solues em prol da promoo

Simulao das Naes Unidas para Secundaristas | 2013

Economia informal

do trabalho decente, as quais so esboadas na sequncia. Desta forma, espera-se delinear possveis caminhos para a questo da informalidade e da garantia do trabalho decente.

6.1. O processo de transio da informalidade para a formalidade


A economia informal se manifesta de forma plural a depender das particularidades de contexto poltico, econmico e social de cada pas. Nesse sentido, o processo de transio da informalidade para a formalidade (leia-se, formalizao das atividades econmicas) pode apresentar variadas expresses, influenciando tanto positivamente como negativamente na promoo do trabalho decente e na garantia da dignidade dos trabalhadores (MEL; MCKENZIE; WOODRUFF, 2012). O processo de transio da informalidade para a formalidade deve ocorrer nos casos em que h perspectiva de melhora das condies trabalhistas, sociais e econmicas dos trabalhadores, das empresas e do prprio pas (KREIN; SANTOS, 2012). Apesar da pluralidade desses processos, existem alguns pontos que so comuns maioria, sendo que o principal deles so os mltiplos nveis de regulamentao, ou seja, as etapas de formalizao das atividades informais, como a efetuao do registro legal das empresas junto aos rgos pblicos responsveis, e, em relao aos trabalhadores, a emisso da carteira de trabalho (MEL; MCKENZIE; WOODRUFF, 2012). Nesse sentido, para que determinada empresa ou trabalhador sejam incorporados economia formal preciso que estes estejam de acordo com a legislao tributria28 e trabalhista do pas. Em outras palavras, necessrio que, entre outras medidas, arquem com as taxas tributrias, cumpram os direitos trabalhistas e efetuem todos os procedimentos burocrticos de regulamentao de suas atividades (KREIN; SANTOS, 2012). Dentro desse contexto de transio, o papel do Estado no processo de formalizao da economia imprescindvel. Cabe a ele a criao de solues que promovam o trabalho decente e o desenvolvimento econmico do pas (OIT, 2002). Nesse sentido, alguns instrumentos do governo para lidar com a questo da informalidade so as polticas pblicas29, os incentivos fiscais para a que o individuo migre para a formalidade30 e os ajustes econmicos em prol da formalizao (KREIN; SANTOS, 2012). Tais medidas causam mudanas no quadro econmico do pas, as quais implicariam em uma maior abrangncia de trabalhadores na economia formal, diminuindo assim os ndices de informalidade (MCKINSEY, 2004).

344

O caso brasileiro exemplifica a importncia da atuao do Estado na formalizao da economia. Durante o perodo entre 2004 e 2009, o pas promoveu uma reduo de 6,2% da taxa de informalidade, por meio da implantao de polticas pblicas bem sucedidas (KREIN; SANTOS, 2012). Dentre elas, destacam-se a elevao real do salrio mnimo, a melhoria dos benefcios trabalhistas, a criao de programas de transferncia social como o Bolsa Famlia e a implementao de polticas que ampliaram o acesso ao crdito (KREIN; SANTOS, 2012). Por mais que o processo de formalizao possa apresentar resultados positivos para o pas, nem sempre possvel implement-lo (ENSTE; SCHNEIDER, 2004). Tal impossibilidade pode se dar pela existncia de dificuldades econmicas, polticas e sociais, as quais se tornam empecilhos no processo de formalizao (BECKER, 2004). Os limites ao financiamento31 e ao crdito para as atividades informais so dificuldades econmicas com que as empresas e os trabalhadores deparam-se durante o processo de formalizao de suas atividades (BECKER, 2004). Quando a empresa no regulamentada, esta perde a oportunidade de participar legalmente do mercado financeiro32, por meio da venda de suas aes33 as quais so importantes para a expanso e a formalizao de seus negcios, alm de proverem mais financiamentos e investimentos (ENSTE; SCHNEIDER, 2004). De forma anloga, ao ser privado do sistema de crditos, o trabalhador pode no ter o acesso a emprstimos no intuito de incrementar as suas atividades, impossibilitando que este trabalhador migre para a formalidade (BECKER, 2004). Ademais, a falta de preparo do trabalhador uma dificuldade social definida pela falta de acesso dos indivduos a um ensino

345

28 Consiste no conjunto de leis referentes aos tributos, incluindo, a atribuio de responsabilidade tributria e a cobrana de tributos (TORRES, 2004) 29 Polticas pblicas so um conjunto de aes e decises do governo, a fim de solucionar os problemas da sociedade (SEBRAE, 2008). 30 Os incentivos fiscais so uma forma de intervencionismo estatal na economia que consiste na iseno fiscal de bens ou pessoas em prol do interesse pblico (TORRES, 2004). 31 O financiamento uma modalidade de operao financeira em que uma instituio, seja ela financeira ou no, fornece recursos para uma pessoa fsica ou jurdica, com uma finalidade especfica de adquirir um bem (MANKIW, 2001). 32 O mercado financeiro so instituies financeiras atravs das quais os poupadores podem prover diretamente fundos aos tomadores de emprstimos (MANKIW, 2001). 33 As aes representam o direito propriedade parcial de uma empresa (MANKIW, 2001).

Simulao das Naes Unidas para Secundaristas | 2013

Economia informal

346

bsico, a cursos de especializao e treinamento ou pela precariedade desses sistemas de ensino (BECKER, 2004). Essa realidade pode influenciar no ingresso dos trabalhadores na informalidade, alm de dificultar a migrao dos mesmos para a economia formal. Isso acontece porque grande parte dos empregos regulamentados exige um grau mnimo de preparao (MCKINSEY, 2004). Alm disso, existem outros trs fatores, de ordem poltica e social, que influenciam na questo da formalizao, sendo eles a regulamentao trabalhista excessiva, a alta taxa de regulamentao fiscal e a ausncia de representao sindical das empresas e dos trabalhadores informais (BECKER, 2004). A falta de sindicalizao a maior dificuldade social e poltica encontrada no processo de garantia do trabalho decente (OIT, 2002), tanto na informalidade quanto na formalidade. Afinal, por meio da representao sindical que os trabalhadores reivindicam os seus direitos trabalhistas fundamentais, articulando essas reivindicaes de acordo com as suas demandas salrio insuficientes, condies precrias de trabalho, falta de seguridade social34, entre outras (OIT, 2002). A despeito de todas essas dificuldades, o processo de formalizao deve ser buscando quando, de fato, promove o trabalho decente (OIT, 2002). Nesse sentido, os benefcios provenientes da transio so inmeros, tanto para os trabalhadores que iro ganhar com a regularizao dos seus direitos trabalhistas; quanto para as empresas que podero expandir as suas produes, e tambm para o Estado que passar a arrecadar mais impostos podendo prover desenvolvimento econmico e trabalho decente para os seus cidados. Sendo assim, deve-se analisar cada caso e cada processo de formalizao para que, s assim, se esboce uma relao, positiva ou negativa, entre a formalizao e o trabalho decente.

6.2. A implementao de solues eficientes em prol do trabalho decente


Tanto no processo de transio da informalidade para a formalidade como na implementao de solues eficientes em relao economia informal, a preocupao central recai sobre a garantia do trabalho decente (OIT, 2002) preciso, ento, que sejam criadas medidas que promovam o trabalho decente e a dignidade humana, estando o trabalhador em atividades regulamentadas ou informais (OIT, 2002). Dentro desse contexto, deve-se pensar no papel das empresas, do Estado e dos sindicatos, na promoo do trabalho decente e da dignidade humana, seja na informalidade ou na formalidade. A partir da preocupao com a dignidade humana, as empresas podem contribuir para a promoo do trabalho decente (OIT,

2002). Este esforo pode se dar por meio do reconhecimento sindical dos trabalhadores, da garantia dos direitos trabalhistas, da oferta de cursos de capacitao, e da no contratao de trabalhadores informais (OIT, 2002). Os trs primeiros pontos tratam da relao entre empresas e trabalhadores, sendo que as primeiras devem tomar conscincia de que seus trabalhadores precisam de seus direitos fundamentais garantidos para que o trabalho decente seja plenamente implementado (OIT, 2002). Para que o ltimo ponto a no contratao de trabalhadores informais seja garantido, preciso que as empresas tenham plena conscincia de todo o seu processo produtivo35 (BECKER, 2004). Para a produo de qualquer bem final36, imprescindvel a utilizao de bens primrios e intermedirios37 provenientes de atividades que tenham sido exercidas por meio do trabalho decente (ENSTE; SCHNEIDER, 2004). Uma empresa no pode se dizer socialmente consciente se em alguma etapa de seu processo produtivo h desrespeito aos direitos fundamentais dos trabalhadores. Outra pea essencial na aplicao de solues eficientes em prol do trabalho decente o Estado. Este responsvel pela formulao de polticas pblicas que impliquem diretamente na melhoria das condies de trabalho e que, consequentemente, promovam o trabalho decente (OIT, 2002). Nesse sentido, algumas possveis solues so a reforma tributria, a flexibilizao da regulamentao trabalhista e a capacitao do trabalhador por meio da garantia de acesso a uma educao bsica de qualidade (ENSTE; SCHNEIDER, 2004). Alm disso, faz-se necessria a criao de cursos tcnicos de especializao e, ainda, a garantia da liberdade de associao e reivindicao dos trabalhadores (OIT, 2002). A reforma tributria pode acontecer por meio da simplificao, transparncia e efetividade do sistema tributrio (ENSTE; SCHNEIDER, 2004). Nesse sentido, os objetivos de um reforma tributria, dentre do contexto da economia informal, devem ser aprimorar as condies do trabalho formal, aliviar os contribuin-

347

34 Seguridade social a proteo que a sociedade proporciona a seus membros mediante uma srie de medidas pblicas contra as privaes econmicas e sociais em casos de enfermidade, acidente de trabalho ou enfermidade profissional, desemprego, invalidez, velhice e morte, e tambm, proteo em forma de assistncia mdica e de ajuda s famlias com filhos (SSSEKIND, 1998). 35 O processo produtivo o processo de fabricao de um determinado tipo de bem (MANKIW, 2001). 36 Bens que no sofreram mais nenhum processo de transformao ou de agregao de valor (MANKIW, 2001). 37

Bens que iro compor ou se transformar em outros bens (MANKIW, 2001).

Simulao das Naes Unidas para Secundaristas | 2013

Economia informal

348

tes da alta carga tributria, promover uma maior justia tributria e criar um sistema tributrio mais transparente e simplificado (ENSTE; SCHNEIDER, 2004, p. 112, traduo nossa). Nesse sentido, todas essas medidas proporcionariam um incentivo para que os trabalhadores informais migrassem para a economia informal. Em relao segunda medida apontada como sendo uma das solues eficientes em prol do trabalho decente, a flexibilizao da regulamentao trabalhista pode se dar por meio de alteraes na legislao trabalhista de um pas visando a proporcionar aos trabalhadores maior liberdade de ao sem que os mesmos tenham que migrar para a informalidade (ENSTE; SCHNEIDER, 2004). Em outras palavras, significa garantir direitos trabalhistas adicionais, que no conflitem com aqueles j existentes, e que promovam o trabalho decente. Algumas medidas que podem ser adotas pelo Estado so a flexibilizao da carga horria de trabalho e a diminuio de barreiras trabalhistas para estrangeiros (ENSTE; SCHNEIDER, 2004). Os benefcios da primeira medida so muitos, j que as empresas so capazes de aumentar a produtividade, e consequentemente, a competitividade de seus produtos, alm de diminurem os seus custos (ENSTE; SCHNEIDER, 2004). Diminuir as barreiras trabalhistas para os estrangeiros significa abarcar mais trabalhadores, que podem estar na informalidade justamente pela ausncia de regulaes trabalhistas, trazendo-os para a formalidade, gerando mais renda para a economia do pas e provendo condies de trabalho decente (ENSTE; SCHNEIDER, 2004). Outra questo em relao ao trabalho decente que dependente das questes governamentais a relao economia-capacitao capacitaes de baixa qualidade tendem a aumentar o nmero de trabalhadores na economia informal, alm de tambm representar um empecilho ao trabalho decente (HUMAN RIGHTS DEVELOPMENT RESOURCES [HRDR], 2008). Dessa maneira, reformas educacionais, que incrementem o ensino bsico, cursos tcnicos ou at mesmo cursos superiores, so uma importante medida para a garantia de trabalho decente. A partir de tal reforma, os trabalhadores passam a ter melhores condies de ingresso em um mercado de trabalho competitivo e, alm disso, tornam-se conscientes de seus direitos, promovendo uma melhoria nas condies trabalhistas (HRDR, 2008) Por fim, necessria tambm uma mudana nas instituies sindicais, para que estas passem a abarcar tambm os trabalhadores informais. Essa necessidade de que os trabalhadores informais se associem em sindicatos prprios, a fim de que possam ter seus

direitos reivindicados, tem sido uma das principais preocupaes da OIT (OIT, 2002). Para que os trabalhadores informais tenham representao sindical preciso mais que apenas a garantia de livre associao pelo Estado, j que comprovado que mesmo quando existe tal garantia, dificilmente trabalhadores informais formam associaes. Um dos principais fatores que explicam essa baixa representao sindical a pluralidade de interesses da classe dos trabalhadores informais. Dessa maneira, preciso que haja um forte incentivo formao de sindicatos, incentivo este que deve vir de governos e empresas, alm da necessidade de que os trabalhadores saibam que organizaes sindicais so a maneira mais eficaz para a representao de seus interesses (OIT, 2002). possvel perceber, ento, que a pluralidade da economia informal implica em diversas maneiras de se procurar resolver a situao de ms condies trabalhistas, sendo a procura simplesmente por formalizao muitas vezes insuficiente para a garantia de trabalho decente. Aqui foram apresentadas algumas das solues para a tentativa de promoo da dignidade humana no trabalho, sendo cada uma mais eficiente para determinado contexto. A questo mais importante que se buscou tratar aqui que, apesar das medidas apresentadas serem de difcil implementao, elas tendem a ser cruciais para a consolidao do trabalho decente.

349

7. CONCLUSO
O presente artigo procurou apresentar as diversas maneiras nas quais a economia informal se configura, sendo esta um fenmeno que apresenta facetas distintas conforme as causas que levam ao seu surgimento e at mesmo o modo como os governos reagem situao. Assim, com o decorrer dos argumentos, possvel delinear a caracterstica mais importante da informalidade: o pluralismo. Devido a essa caracterstica, de crucial importncia buscar compreender todas as consequncias do fenmeno positivas e negativas para que no se incorra em julgamento precipitado que acabe por ignorar fatores importantes. Apenas aps a anlise das diversas colocaes sobre o assunto possvel traar algumas afirmaes acerca da questo. A primeira delas o fato de que a economia informal no um fenmeno positivo ou negativo por si s preciso estudar fatores atrelados ao fenmeno, como suas causas sociais e polticas, antes de ser possvel afirmar os efeitos da informalidade para determinado Estado. Interligada com a concluso acima, est o fato de que apenas condenar a economia informal no traz benefcios populao.

Simulao das Naes Unidas para Secundaristas | 2013

Economia informal

350

Deve-se compreender a informalidade como sendo, muitas vezes, uma maneira que a populao encontra para garantir o trabalho decente. Assim, tal fenmeno vem a ser crucial para determinados pases em determinados contextos histricos. Por fim, outra concluso importante que, ainda que muitos cidados escolham ir para a economia informal, importante que um pas oferea a eles a alternativa de possuir um emprego formal. Em outras palavras, um ser humano no ter opes trabalhistas e ser forado a adentrar a economia informal no uma situao favorvel populao do pas ou ao Estado preciso que os cidados tenham a opo da escolha. Devido a esse fato, importante que os governos procurem criar medidas para facilitar o processo de formalizao, quando o mesmo promover o trabalho decente. Este artigo pretendeu, assim, mostrar um breve histrico da informalidade e a maneira como o fenmeno se apresenta atualmente a fim de que seja possvel criar uma reflexo acerca do assunto, fazendo com que a economia informal seja repensada. Afinal, apenas por meio do debate acerca do assunto possvel buscar maneiras de que todos os trabalhadores tenham seus direitos garantidos e que o trabalho decente prevalea.

COHN, A. Programas de transferncia de renda e a questo social no Brasil. Frum Nacional, Estudos e Pesquisas n. 85, Rio de Janeiro, 2004. CONSELHO DE DIREITOS HUMANOS (CDH). Draft Recommendations on Minorities and Effective Participation in Economic Life. Genebra, 2010. Disponvel em <http://www2.ohchr.org/english/bodies/hrcouncil/minority/docs/ MinorityForum3DraftRecommendationsENG_.pdf>. Acesso em: 16 nov. 2012. ______. Resolution 19/37 on rights of the child. Genebra, 2012. Disponvel em <http:// srsg.violenceagainstchildren.org/sites/default/files/documents/docs/HRC_RES_19_37. pdf>. Acesso em: 16 nov. 2012. COSTA, W. O processo de globalizao e as relaes de trabalho na economia capitalista contempornea. Estudos de Sociologia, Araraquara, n. 18/19, p. 117-134, 2005. DREHER, A.; SCHNEIDER, F. Corruption and the Shadow Economy: An Empirical Analysis. IZA Discussion Paper n. 1936, Bonn, 2006. ENSTE D.; SCHNEIDER, F. The Shadow Economy: An International Survey. Cambridge: Cambridge University Press, 2004. EUROPEAN economy guide, The Economist, 2012. Disponvel em: <www.economist. com/euroguide12>. Acesso em: 12 nov. 2012. EVANS, M.; SYRRET, S.; WILLIAMS, C. Informal Economic Activities and Deprived Neighborhoods. Queensway: Centre for Enterprise and Economic Development Research Middlesex University and London: Department for Communities and Local Government, 2006. FICHTENBAUM, R. The productivity slowdown and the underground economy. Quarterly Journal of Business and Economics, v. 28, n. 3, p. 71-88, 1989. FRIEDMAN, E. et al. Dodging the grabbing hand: The determinants of unofficial activity in 69 countries. Washington: World Bank, 1989. FREY, B.; WECK, H. Estimating the Shadow Economy: A Naive Approach. Oxford Economic Papers, 1983. GURTOO, A.; WILLIAMS, C. Entrepreneurships and the informal sector: some lessons from India. Entrepreneurship and innovation, v.10. n. 1, p. 1-8, 2009. HARRIS-WHITE, B. Indias Religious Pluralism and its Implications for the Economy. QEH Working Paper n. 82, Oxford, 2002. ______. India Working: Essays on Society and Economy. 1 ed. Cambridge: Cambridge University Press, 2003. HUMAN RIGHTS DEVELOPMENT RESOURCES (HRDR). Education, Employment and Skills in South Africa. Cape Town, 2008. KREIN, J. D.; PRONI, M. W. Economia informal: aspectos conceituais e tericos. Escritrio da OIT no Brasil. Braslia: OIT, 2010. KREIN, J. D; A. L. SANTOS. A formalizao do trabalho: crescimento econmico e efeitos da poltica laboral no Brasil. Nueva Sociedad, jun. 2012.

351

8. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
AGARWALA, R. Resistance and compliance in the age of globalization: India Women and Labor Organizations. Annals of the American Academy of Political and Social Science, Philadelphia, v. 610, p. 143-159, mar. 2007. BANCO MUNDIAL. New Empirical Tools for Anti-Corruption and Institutional Reform: a Step-by-step Guide to their Implementation. Washington, 1999. ______. Policies to Reduce Informal Employment: An International Survey. Washington, abr. 2012. BARBOSA, A. F. De setor para economia informal: aventuras e desventuras de um conceito. So. Paulo: USP, 2009. BECKER, K. F. The Informal Sector. Estocolmo: SIDA, 2004. CACCIAMALI, M. C. Globalizao e processo de informalidade. Revista Economia e Sociedade, So Paulo, v. 2000, p. 57-78, 2000. CARNEIRO, F. G. Informalidade e Terceirizao: duas tendncias opostas? Revista de Economia Poltica, So Paulo, v. 14:4(56), p. 41-59, 1994. CASTELLS, M. A sociedade em rede. So Paulo: Paz e Terra, 1999. CASTELLS, M.; PORTES, A. World Underneath: The origins, dynamics and effects of the Informal Economy. Londres: John Hopkins University Press, 1989.

Simulao das Naes Unidas para Secundaristas | 2013

Economia informal

LEONE, E. T. O perfil dos trabalhadores e trabalhadoras na economia informal. Documento de Trabalho n 3, Braslia: OIT, 2010. MALONEY, W .F. Self Employment and labor turnover. Washington: World Bank, 1999. MANKIW, N. G..Introduo Economia: Princpios de Micro e Macroeconomia. Rio de Janeiro: Elsevier, 2001. MCKINSEY. Eliminando as Barreiras ao Crescimento Econmico e Economia Formal no Brasil. So Paulo: McKinsey & Company, Inc, 2004. MEL, S; MCKENZIE, D; WOODRUFF, C. The Demand for, and Consequences of, Formalization among Informal Firms in Sri Lanka. IZA DiscussionPaper n 6442, Bonn, 2012. MELLO, P.; SPOLADOR, H. Crises Financeiras: Uma Histria de Quebras, Pnicos e Especulaes do Mercado. So Paulo: Saint Paul, 2 Edio, 2007. ORGANIZAO INTERNACIONAL DO TRABALHO (OIT). Conveno n 29 concernente ao trabalho forado ou obrigatrio. Genebra, 1930. Disponvel em: <http://www.mte.gov.br/rel_internacionais/conv_29.pdf>. Acesso em: 17 nov. 2012. ______. Conveno n 29 concernente ao trabalho forado ou obrigatrio. Genebra, 1930. Disponvel em: <http://www.mte.gov.br/rel_internacionais/conv_29.pdf>. Acesso: em 17 nov. 2012. ______. Conveno n 87 sobre a Liberdade Sindical e a Proteo do Direito Sindical. Genebra, 1948. Disponvel em: <http://www.ilo.org/ilolex/portug/docs/C087.htm>. Acesso em: 17 nov. 2012. ______. Conveno n 98 do Direito de Sindicalizao e Negociao Coletiva. Genebra, 1951. Disponvel em: <http://www.mte.gov.br/rel_internacionais/conv_98.pdf>. Acesso em: 17 nov. 2012. ______. Conveno n 100 Sobre a Igualdade de Remunerao para a mo-de-obra masculina e mo-de-obra feminina por um Trabalho de Igual valor. Genebra, 1951. Disponvel em: <http://www.mte.gov.br/rel_internacionais/conv_100.pdf>. Acesso em: 17 nov. 2012. ______. Conveno n 105 relativa Abolio do Trabalho Forado. Genebra, 1957. Disponvel em: <http://www.mte.gov.br/rel_internacionais/conv_105.pdf>. Acesso em: 17 nov. 2012. ______. Conveno n 111 Concernente a Discriminao em matria de Emprego e Profisso. Genebra, 1958. Disponvel em: <http://www.mte.gov.br/rel_internacionais/ conv_111.pdf>. Acesso em: 17 nov. 2012. ______. Employment, Income and Equality: A Strategy for Increasing Productivity in Kenya. Geneva: ILO, 1972. ______. Conveno n 138 Sobre a Idade Mnima de Admisso a Emprego. Genebra, 1973. Disponvel em: <http://www.mte.gov.br/rel_internacionais/conv_138.pdf>. Acesso em: 17 nov. 2012. ______. Conveno n 182 Sobre Proibio das Piores Formas de Trabalho Infantil e a Ao Imediata para sua Eliminao. Genebra, 1999. Disponvel em: <http://www.mte. gov.br/rel_internacionais/conv_182.pdf>. Acesso em: 17 nov. 2012.

______. Resoluo da 15 Conferncia Internacional de Estatsticas do Trabalho, 1993. Disponvel em <http://www.ilo.org/public/portugue/region/eurpro/lisbon/pdf/ economia_informal.pdf>. Acesso em: 16 nov. 2012. ______. Decent Work and the informal economy, International Labour Conference 90th session. Geneva: ILO, 2002. ______. Uma globalizao justa: criando oportunidades para todos. Braslia, 2005. ______. A OIT e a Economia Informal. Escritrio da OIT em Lisboa, 2006. ______. Declarao da OIT sobre os princpios e direitos fundamentais no trabalho e seu seguimento. Escritrio da OIT no Brasil, Braslia, 2007a. ______. Kit de ferramentas para integrar o emprego e o trabalho digno. Bureau Internacional do Trabalho, Genebra, 2007b. ______. Declarao sobre a justia social para uma globalizao equitativa. Escritrio da OIT em Lisboa, 2008. ______. ILO Decent Work Country Programmes, A Guidebook, Version .Geneva: ILO, 2011. ______. Apresentao, [s.d]. Disponvel em: <http://www.oit.org.br/ contentapresentao>. Acesso em: 15 nov. 2012. ORGANIZAO PARA COOPERAO E DESENVOLVIMENTO ECONMICO (OCDE). Convention on the Organization for Economic Co-operation and Development. [s.d.]. Disponvel em: <http://www.oecd.org>. Acesso em: 13 nov. 2012. OLSEN, W.; MEHTA, S. Female Labour Participation in Rural and Urban India: Does Housewives Work Count? Radical Statistics, V. 93, 2006, p. 57-90. PORTELA, P. H. G. Direito internacional Pblico e Privado. Salvador: Jus Podivm, 2009. PORTES, A.; CASTELLS, A.; BENTON, L. The informal economy: Studies in advanced and less developed countries. Londres: Johns Hopkins University Press, 1989. PORTES, A.; SASSEN-KOOB, S. Making it Underground: Comparative Material on the Informal Sector in Western Market Economies. American Journal of Sociology, Chicago, v. 93, n. 01, p. 30-61, jul. 1987. RIBEIRO, R. N. Causas, efeitos e comportamento da economia informal no Brasil. Braslia, 2000. SANDRONI, Paulo. Novssimo Dicionrio de Economia. So Paulo: Editora Best Seller, 2004. SCHNEIDER, F. The Size of the Shadow Economies of 145 Countries all over the World: First Results over the Period 1999 to 2003. IZA Discussion Paper n 1431, Bonn, 2006. ______. The Shadow Economy and Shadow Economy Labor Force: What do we (not) know? IZA Discussion Paper n 5769, Bonn, 2011.

352

353

Simulao das Naes Unidas para Secundaristas | 2013

SERVIO BRASILEIRO DE APOIO AS MICROS E PEQUENAS EMPRESAS (SEBRAE). Polticas Pblicas: conceitos e prticas. Belo Horizonte: Sebrae/MG, 2008. SETHURAMAN, S. Gender, Informality and Poverty: A Global Review. Geneva, 1998. SOTO, D. H. The other path (El Outro Sendero). Nova Iorque: Harper and Row, 1989. SSSEKIND, A. Convenes da OIT. So Paulo: Editora LTR, 2 edio, 1998. SWAMINATHAN, M. Understanding the informal sector: A Survey. Finlndia, 1991. TANZI, V. The Shadow Economy, Its Causes and Its Consequences. International Seminar on the Shadow Economy Index in Brazil, Brazilian Institute of Ethics in Competition, Rio de Janeiro, 2002. TIPKE, K. Moral tributria del estado y de los contribuintes. Madrid: Marcial Pons, 2002. TORGLER, B.; SCHNEIDER, F. Shadow Economy, Tax Morale, Governance and Institutional Quality: A Panel Analysis. IZA Discussion Paper n 2563, Bonn, 2007.

354

TORRES, R. L. Curso de Direito Financeiro e Tributrio. Rio de Janeiro: Editora Renovar, 2004. VERICK, S. Who is hit hardest during a financial crisis? The vulnerability of young men and women to unemployment in an economic downturn. IZA Discussion Paper n 4359, Bonn, 2009. VIEIRA, N. S. A globalizao e o papel das ONGs na sustentao da economia informal. In: Anais do Simpsio de Excelncia em Gesto e Tecnologia -B III SEGEeT, 2006.

S-ar putea să vă placă și