Sunteți pe pagina 1din 18

A ASBESTOSE E O DIREITO DO TRABALHO.

Antnio Manoel de Souza

Resumo: Trata de temas relativos doena advinda dos riscos decorrentes de exposio ao asbesto/amianto da variedade crisotila e s fibras naturais e artificiais. Sero elencados neste artigo as normas estabelecidas pelos rgos competentes em matria de controle e segurana, higiene e medicina do trabalho e os aspectos jurdicos envolvidos neste tipo de doena. O artigo informar tambm os critrios de controle de exposio recomendados por organismos nacionais e internacionais reconhecidos cientificamente. Palavras-chave: Asbesto Amianto - Direito do trabalho Sade Norma Regulamentadora. 1.INTRODUO

Ao iniciarmos este tema relativo sade e direito do trabalho, nosso dever abordar o conceito de trabalho, sua relao com a sade e suas condies, fazendo uma reflexo de sua valorizao. O mundo passou por muitas modificaes entre o capital e o trabalho ao longo do tempo e o homem sempre buscou uma sociedade mais justa e uma vida digna. O conceito da palavra trabalho, vista sob o aspecto etimolgico, tem sua origem na palavra latina tripaliare, ou martirizar com tripalium, um instrumento medieval dotado de trs estacas utilizado para tortura. Surgem do latim tardio tripaliu os vocbulos neolatinos travaglio, travail, trabajo, e finalmente trabalho.

Essa a razo da associao histrica do trabalho relacionado sofrimento, castigo e penosidade, e por isso , o surgimento da mo-de-obra escrava sem qualquer compromisso com a dignidade humana, visto que na Grcia antiga, o trabalho era desvalorizado, pois o valor estava associado ao saber, `a filosofia e cincia. O trabalhador escravo valia dinheiro e era protegido pelo seu dono como patrimnio. Sequer era considerado cidado e sendo assim, o trabalho tinha carga pejorativa. Na Idade Moderna, em razo da ascenso da burguesia e o surgimento da classe do proletariado, com a evoluo do sistema econmico voltado para o processo de industrializao, o labor deixou de ser eminentemente escravo e surgiu o trabalho manual. (MARQUES, 2007, p.20)

Ao estudar este perodo da histria da humanidade notamos que a falta de proteo sade, vida e s condies de trabalho continuaram a ser um marco para a sociedade com o desenvolvimento da indstria que despontou com a Revoluo Industrial, em

Alunos do 3 semestre matutino / 2010 do curso de Direito da UNIESP.

Antonio Manoel

1750, com o advento das primeiras mquinas para a industrializao. Os dirigentes e proprietrios no se preocupavam com a proteo dignidade humana. Havia trabalhadores em excesso e eles custavam muito pouco, sendo fcil a sua substituio. Era um comportamento abominvel em relao s vidas desses indivduos e isso continuou e piorou nas dcadas finais do sculo XIX e incio do sculo XX. Os trabalhadores eram confinados em espaos exguos e insalubres (ambientes mal iluminados, sem ventilao, rudos elevados, riscos de acidentes de trabalho, falta de limite para a jornada de trabalho e uma baixa qualificao dos trabalhadores) e ao final de certo tempo, devido a este tratamento desumano, seu estado fsico e mental era lastimvel, sendo considerados um peso e por conseguinte produtivamente inteis.

O uso ou emprego da fora de trabalho o trabalho. Os elementos simples de todo trabalho so: 1, a atividade pessoal do homem propriamente dito; 2, o objeto em que se exerce o trabalho; 3, o meio pelo qual se exerce. Logo, a concepo de trabalho fundamental para a vida humana e no se confunde com atividade, pois trabalho atividade e mais alguma coisa em proveito do homem. Continua, Marx ao dizer que A atividade que tem por objeto a produo de valores de uso, a adaptao dos meios exteriores s nossas necessidades, uma exigncia fsica da vida humana, comum a todas as formas sociais (MARX, Karl, 1999, p.107).

inquestionvel, portanto, que o trabalho elemento essencial vida. Logo, se a vida o bem jurdico mais importante do ser humano e o trabalho vital pessoa humana, deve-se respeitar a integridade do trabalhador em seu cotidiano, pois atos contra essa situao vo atingir com certamente a dignidade da pessoa humana, pois o trabalho tambm forma importante de subsistncia, mais simples e elementar. O significado de trabalho mais nobre, pois engloba no somente a capacidade fsica da pessoa humana, mas tambm a intelectual, ambas relacionadas prestao de servio, desde que legtima e legal, pela contraprestao mediante remunerao e condies dignas e salutares de trabalho. Ao elaborar este artigo acadmico, o nosso grupo descobriu que o homem, por meio do trabalho atingir uma de suas maiores qualificaes e concretizar sua prpria existncia. O trabalho a lei da natureza, por isso mesmo que constitui uma necessidade; e a civilizao obriga o homem a trabalhar mais por que este ltimo tem que satisfazer suas necessidades e gozos. O alimento, a sade, a segurana e o bem-estar dependem do exerccio da atividade de labor (de trabalho).

Antonio Manoel

Antes de mencionarmos as terrveis conseqncias do uso do amianto em nosso cotidiano, vamos fazer uma introduo na sade no trabalho. No universo do trabalho a um elemento de destaque que se releva: a sade e esclarea-se que o termo sade, sempre utilizado de forma genrica querendo dizer: corpo, alma e mente, pois o objetivo maior revelar que seu mbito de aplicao e proteo atinge no s a higidez fsica (estado de sade), mas tambm pode alcanar a capacidade intelectual e psquica da pessoa humana, o que variar de pessoa para pessoa. O texto Constitucional de 1988 garante, no art. 6, o direito sade para todos. E para tanto programa na relao de trabalho, no art. 7, os meios para isso. Nesse diapaso, a Constituio Federal de 1988, com o objetivo de prevenir doenas ocupacionais e acidentes, assegura, como garantia ao trabalhador melhores condies de trabalho no que tange sade, higiene e segurana (art. 7, XXVIII, CF):
XXVIII - seguro contra acidentes de trabalho, a cargo do empregador, sem excluir a indenizao a que este est obrigado, quando incorrer em dolo ou culpa.

Protege-se, portanto, a sade. Sendo assim, considerando a associao do elemento sade ao trabalho, vale dizer que o legislador pretendeu chamar ateno, de todos ns, para os meios que interferem e implementam no cotidiano laboral, pois com o surgimento de novos equipamentos tecnolgicos, mquinas e riscos ambientais ( sem anlise de gesto dos mesmos), pem-se em questo a qualidade e a organizao do trabalho, e por conseqncia desgastes e tenses, manifestados por alteraes fisiolgicas e psquicas. A relao da sade no trabalho consiste na preocupao com o aparecimento das doenas surgidas em decorrncia da forma rudimentar da atividade de labor. (Exemplo do tipo de doena que ser mostrado nesse artigo). Logo, se as doenas esto relacionadas com o trabalho, devem-se buscar os mecanismos de inibio e proteo, visto que prevenir inconvenientes e riscos da atividade de trabalho so fundamentais, para a proteo efetiva do corpo, alma e mente, visto que atingem a sade e a vida do ser humano. Deve-se atentar para a promoo e proteo da dignidade humana. Nesse sentido, o legislador constituinte de 1988 disciplinou um rol dos direitos e garantias fundamentais, no art. 7, XXII, CF a reduo dos riscos inerentes ao trabalho por meio de normas de sade, higiene e segurana:
XXII - reduo dos riscos inerentes ao trabalho, por meio de normas de sade, higiene e segurana.

Antonio Manoel

O caminho a seguir aperfeioar a capacidade de se oferecer formas e condies mais saudveis, dignas, higinicas e certamente, mais felizes, a fim, tambm, de se envelhecer dignamente. A segurana e medicina do trabalho, so temas em que o Direito do Trabalho oferece condies de proteo sade do trabalhador no local de trabalho, e de sua recuperao quando no se encontrar em condies de prestar servios ao empregador.
At o incio do sculo XVII, no havia preocupao com a sade do trabalhador. Com o advento da Revoluo Industrial e de novos processos industriais modernizaes das mquinas comearam a surgir doenas ou acidentes decorrentes do trabalho. A partir desse momento, houve a necessidade de elaborao de normas para melhorar o ambiente de trabalho em seus diversos aspectos, de modo que o trabalhador no possa ser prejudicado com agentes nocivos a sua sade. (PINTO, Sergio Martins, 2006, 622).

Antonio Manoel

2. HISTRIA DO AMIANTO.

Vamos mostrar a histria do amianto de uma forma exeqvel tendo como fundamental importncia o surgimento desde a pr-histria at os dias atuais assim sendo com caractersticas que marcam a sociedade. Sero elencados nesse artigo, a pr-histria, histria antiga, histria mdia, histria moderna e histria contempornea. 2.1. PERODOS NA HISTRIA DO AMIANTO

Pr-Histria: O homem primitivo j conhecia o amianto e havia aprendido a mistur-lo argila para obter panelas e outros utenslios mais durveis e resistentes ao fogo e foram encontrados vestgios do seu uso como objetos cermicos reforados com amianto na Finlndia. Histria Antiga: O nome asbesto, de origem grega, com o significado incombustvel, foi referido por Plutarco no sculo 70a.C. ao pavio das lmpadas mantidas permanentemente acesas pelas virgens vestais e ao qual se denominava asbesta ou no destrutvel pelo fogo. O conhecido filsofo pai da histria Herdoto h mais de dois mil anos descreveu uma alta mortalidade entre os escravos que produziam mortalhas de amianto. Pode-se surpreender ao saber que os perigos do amianto foram conhecidos no

Imprio Romano, cerca de 2000 mil anos atrs, quando era ligada a doenas pulmonares em escravos que foram forados ao trabalho nas minas. Plnio e Plutarco historiadores j mencionavam uma substncia que no queimava e que era usada por gregos e romanos em mechas e pavios para lamparinas. Romanos e Vikings tambm descobriram, nos Alpes europeus, depsitos de um mineral "mgico", que podia ser fiado e tecido. Historia Medieval: O Imperador Carlos Magno do Sacro Imprio Romano surpreendia seus convidados atirando ao fogo as toalhas usadas durante os banquetes que, eram recolhidas intactas. Marco Plo relatou em suas viagens pelo Oriente, os panos mgicos e incombustveis na Sibria, ao norte do Imprio de Gengis Khan. Os habitantes "teciam uma roupa indestrutvel com um mineral extrado da terra". Histria Contempornea: As primeiras tentativas de minerao do amianto em escala comercial comearam no final do sculo XVII, em Nova Frana, no Canad. Essas jazidas foram descobertas durante a prospeco de cobre, ouro e ferro. Em seguida essa matria-prima foi sendo utilizada em larga escala ps-Revoluo Industrial pela sua excelente propriedade de isolante trmico das mquinas a vapor. Entre estas propriedades, temos: -Alta resistncia mecnica, especialmente trao, -Incombustvel, -Resistente a altas temperaturas,

-Alta resistncia a produtos qumicos (no se decompe) e a microorganismos, -Boa capacidade de filtragem e de isolao eltrica e acstica, -Durabilidade e flexibilidade, plsticos), -Afinidade com outros materiais para comporem matrizes estveis (cimento, resinas e ligantes -Resistncia ao desgaste e abraso,

(ABREA, 2010, disponvel na internet).

Em 1862, o amianto foi apresentado em uma exposio pblica realizada em Londres, onde o amianto era largamente utilizado no revestimento e no isolamento das caldeiras. Em 1907 tivemos a primeira descrio mdica da asbestose na Inglaterra. Posteriormente foram relatados o cncer de pulmo, mesotelioma de pleura e peritnio e outros tipos de neoplasias associadas ao amianto. Em estudo americano e canadense com 18.000 pessoas expostas ao amianto,

Antonio Manoel

houve registro de 400 casos de cncer de pulmo, 457 casos de mesotelioma de pleura e peritnio e 106 casos de asbestose. Na Itlia, em Casale Monferrato, na regio do Piemonte, onde por 50 anos existiu a fbrica da Eternit, h mais de 1.200 vtimas do amianto. O amianto foi proibido em 1.993. Na Inglaterra estudos mostram o contnuo crescimento de bitos por mesotelioma. Existe previso de 2.700 a 3.300 mortes por volta dos anos 2.020.
Definio: O nome asbesto, de origem grega, com o significado incombustvel, foi referido por Plutarco no sculo 70a.C. ao pavio das lmpadas mantidas permanentemente acesas pelas virgens vestais e ao qual se denominava asbesta ou no destrutvel pelo fogo. J amianto, palavra de origem latina (amianthus), que significa sem mcula ou incorruptvel. As duas palavras se referem s principais propriedades fsico-qumicas desse material, que o tornaram uma matria-prima importante para a indstria. (ABREA, 2010, disponvel na internet).

O amianto se constitui num grave problema de sade pblica, j que atinge trabalhadores direta ou indiretamente expostos, seus familiares, moradores do entorno das fbricas e minas (ou no ocupacionalmente expostos), e tambm ambiental j que, por suas caractersticas tecnolgicas, impossvel sua destruio, sendo material que permanece disperso no ar, contaminando ambientes internos e externos e tambm de difcil destinao final. Hoje a polmica do bom e mau amianto j est praticamente superada em todo o mundo, tendo em vista a vasta literatura mdica mundial existente e fruto da produo acadmica de todo sculo. O Brasil est entre os cinco maiores produtores de amianto do mundo e tambm um grande consumidor, havendo por isto um grande interesse cientfico a nvel mundial sobre nossa situao, quando praticamente todos os pases europeus j proibiram seu uso. A maior mina de amianto em explorao no Brasil situa-se no municpio de Minau, no Estado de Gois e atualmente administrada pela empresa brasileira Eternit S/A, mas que at recentemente era explorada por grupo franco-suo (Brasilit e Eternit) em cujos pases de origem o amianto est proibido desde o incio da dcada de 90. 3. AS DOENAS RELACIONADAS AO AMIANTO:

As patologias relacionadas com o amianto so diversas e difere em grau de

Antonio Manoel

gravidade. Por esta razo os trabalhadores expostos ao amianto so aqueles que despertam maior interesse nos estudos mais recentes sobre agresso ocupacional ao parnquima pulmonar (ALGRANTI et al apud Carvalho, 2009, p.6).
Essa (...) o mesotelioma pode desenvolver-se mesmo em casos de exposies curtas ou em baixas doses. Em 1965, Newhouse & Thompson confirmaram esses achados e descreveram casos em crianas expostas a fibras de amianto nas proximidades das fbricas. Alm dessas, outras neoplasias malignas tm sido associadas exposio ao amianto, como cncer de laringe, de orofaringe, de esfago, de estmago, colo-retal e de rim (WUNSCH Filho

apud Carvalho, 2009, p.8).

A Agncia Internacional de Pesquisa (IARC), ligada OMS, responsvel por relacionar os produtos carcinognicos para humanos incluiu o amianto na classificao do grupo 1, reconhecendo como cancergenos para os seres humanos (INCA, 2009, disponvel na internet).

Principais doenas relacionadas exposio ao amianto: 1) Asbestose, esta doena ocorre por deposio de fibras de asbesto nos alvolos pulmonares, causando inflamao, fibrose e, por conseguinte, sua rigidez, consequentemente reduz a capacidade de realizar a troca gasosa, fazendo com que haja a perda da elasticidade pulmonar e da capacidade respiratria, implicando nas limitaes do fluxo areo (INCA, 2009, disponvel na internet).Endurece lentamente o pulmo causando falta de ar progressiva, cansao, emagrecimento, dores nas pernas e costas. O tratamento feito to somente para diminuir os sintomas de falta de ar. No existe cura e progride mesmo que nunca mais se exponha poeira de amianto. Em mdia leva de 15 a 25 anos para se manifestar, mas pode ocorrer antes, caso a pessoa fique exposta a quantidades maiores da poeira do amianto. (GIANNASI, Fernanda, ABREA, p.2, disponvel na internet). 2) Mesotelioma, forma rara de tumor maligno, geralmente atinge a pleura (tecido que reveste pulmo), e peritnio (tecido que reveste a cavidade abdominal), atinge tambm pericrdio e a tnica vaginal e bolsa escrotal. Esta doena pode ficar incubada por at 30 anos (INCA, 2009, disponvel na internet). 3) Doenas pleurais (placas, derrames, espessamentos, distrbios ventilatrios () (GIANNASI, Fernanda, ABREA, p.2, disponvel na internet).

Antonio Manoel

4) Cnceres de faringe e do aparelho digestivo () (GIANNASI, Fernanda, ABREA, p.2, disponvel na internet). 5) Cncer de pulmo () o risco desta patologia agrava-se ainda mais em 90% e caso o trabalhador seja fumante e fique exposto ao amianto, por causa da concentrao de fibras que se depositam nos alvolos pulmonares (Inca, 2009, disponvel na internet). 6) Verrugas de amianto - produzidas quando fibras aguadas se alojam na pele sendo recobertas por esta causando crescimentos benignos semelhantes a calos. (ECIVILNET, 2009, disponvel na internet). 4. LEGISLAO

A lei n.9.055, de 1 6-1995, em seu art. 4, estabelece que os rgos competentes do controle e segurana, higiene e medicina do trabalho desenvolvero programas sistemticos de fiscalizao, monitoramento e controle dos riscos de exposio ao asbesto/amianto da variedade crisotila e s fibras naturais e artificiais. Em todos os locais de trabalho devem ser observados os limites de tolerncia fixados na legislao e, em sua ausncia, sero fixados com base nos critrios de controle de exposio recomendados por organismos nacionais ou internacionais reconhecidos cientificamente. O anexo 12 da NR 15 (Norma Regulamentadora) da Portaria n. 3.214/78 trata do asbesto, estabelecendo limites de tolerncia. A Lei 9.055/95 foi regulamentada pelo Decreto n. 2.350, de 15-10-97. O decreto descreve as atividades, operaes e agentes insalubres, definindo, assim, as situaes que, quando vivenciadas nos ambientes de trabalho pelos trabalhadores, ensejam a caracterizao do exerccio insalubre, e tambm os meios de proteger os trabalhadores de tais exposies nocivas sua sade. A fundamentao legal, ordinria e especfica, que d embasamento jurdico existncia desta NR so os artigos 189 e 192 da CLT. O nosso artigo traz na ntegra este anexo, por entender que o mesmo referencia vrios assuntos abordados por nosso grupo e vamos trat-lo por: ANEXO-A, situando-o ao final deste trabalho.
Art. 186, CLT - O Ministrio do Trabalho estabelecer normas adicionais sobre proteo e medidas de segurana na operao de mquinas e equipamentos, especialmente quanto proteo das partes mveis, distncia entre estas, vias de acesso s mquinas e equipamentos de grandes dimenses, emprego de ferramentas, sua adequao e medidas de proteo exigidas quando motorizadas ou eltricas. (Redao dada pela Lei n 6.514, de 22.12.1977)

Antonio Manoel

Art. 192, CLT - de trabalho em condies insalubres, acima dos limites de tolerncia estabelecidos pelo Ministrio do Trabalho, assegura a percepo de adicional respectivamente de 40% (quarenta por cento), 20% (vinte por cento) e 10% (dez O exerccio por cento) do salrio-mnimo da regio, segundo se classifiquem nos graus mximo, mdio e mnimo. (Redao dada pela Lei n 6.514, de 22.12.1977)

A OIT vem tambm participando em discusses tcnicas no Brasil sobre as implicaes da substituio de certos produtos de amianto para riscos ocupacionais e emprego, luz de estudos e debates internacionais sobre a aplicao da Conveno da OIT sobre Amianto. A Conveno n. 162 da OIT, de 1986, foi aprovada pelo Decreto Legislativo n. 51, de 25-08-1989, e promulgada pelo Decreto n. 126, de 22-05-1991. Trata da utilizao do amianto com segurana aproximando o Brasil com outros importantes pases que tambm legislaram sobre a minerao, manuseio e manufatura de produtos de amianto.

Em nosso trabalho: A Asbestose e o Direito do Trabalho, procuramos mostrar para as pessoas que ainda no sabem ou no conhecem o que isto, que est presente na vida de muitas famlias. Muitos trabalhadores podem estar submetidos a um trabalho insalubre e sujeito exposio do p malfico do amianto que pode prejudic-lo pelo resto de sua vida e colocando toda a sua famlia em perigo. Portanto, o nosso trabalho procurou mostrar como o perigo se agrava e quanto a isto, algumas providncias ou Leis que asseguram a sua sade, mesmo sabendo que a asbestose no tem cura. uma doena que envolve os pulmes da pessoa, destruindo a pleura, que uma pelcula que envolve e protege os pulmes. Com conseqncias terrveis referentes ao seu uso o amianto chega ao Sculo XX e seu desenvolvimento e alastra por todo o mundo. Conforme citamos no nosso artigo e aps comprovao dos riscos que ele causa humanidade, sade e o meio ambiente, vrios pases proibiram o uso desse produto. O mais assustador saber que o nosso Pas, o Brasil, dos maiores produtores do amianto (ou Asbesto). Mas com a Constituio de 1988, constam alguns artigos, com o objetivo, de assegurar e prevenir doenas desse tipo, ocupacionais e acidentais. Tambm constam na Lei n. 9.055, de 1-06-1995, no seu artigo 4 que estabelece os

Antonio Manoel
CONCLUSO

rgos competentes e o Anexo da NR (Norma Regulamentadora) e artigos referentes sade na CLT. O importante que no Brasil, alguns estados (Rio Grande do Sul, Pernambuco, Rio de Janeiro e So Paulo) e importantes municpios brasileiros proibiram a industrializao e a comercializao de todos os tipos de amianto, inclusive o crisotila e assim poderemos vislumbrar um futuro melhor e sem essa doena fatal afetando tantos trabalhadores em nosso pas.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

AREDE, Cludia de Oliveira. O tempo das guas e dos ventos:significaes do asbesto atribuda s vivas e ex-trabalhaores da mina de So Flix, em Bom Jesus da Serra, Bahia, Brasil. Dissertao de Mestrado Programa de Ps-Graduao em Sade, Ambiente e Trabalho, Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Medicina da Bahia, 2009. Disponvel em <http://www.sat.ufba.br/site/db/dissertacoes/1982009114626.pdf> acessado em 05/05/2010.

ASBESTO AMBIENTAL 2010, disponvel em <http://www.asbestoambiental.com.br/> acessado em 05/05/2010.

BRASIL. Consolidao das Leis do Trabalho. Decreto-lei n. 5.452, de 1 de maio de 1943. Aprova a consolidao das leis do trabalho. Lex-Coletnea de legislao: edio federal, So Paulo, v. 7, 1943. Suplemento.

BRASIL. Constituio (1988). Constituio da Repblica Federativa do Brasil. Braslia, DF: Senado, 1988.

BRASIL. Ministrio do Trabalho E Emprego, Norma Regulamentadora N.15, Atividades E Operaes Insalubres (115.000-6) Anexo N.12.

Antonio Manoel

CARVALHO, Cludio Viveiros de, Amianto, 2009, Braslia, Biblioteca Digital da Cmara dos Deputados. Disponvel em <http://bd.camara.gov.br/bd/handle/bdcamara/1245> acessado em 09/05/2010.

ECIVILNET, O Amianto, 2009, disponvel em http://www.ecivilnet.com/artigos/amianto.htm acessado em 07/05/2010.

GIANNASI, Fernanda, Amianto ou Asbesto o Inimigo Mortal que Ronda Nossas Vidas , ABREA, 2009, disponvel em <http:// www. abrea. com. Br / inde _ inimigo .pdf > acessado em 08/05/2010.

Instituto Nacional de Cncer - INCA, 2009, <http://www.inca.gov. br /conteudo _ view .asp ? ID=15> disponvel em http: acessado em 07/05/2010.

MARQUES, Chritiani, A proteo ao trabalho penoso, So Paulo, LTr, 2007. MARTINS, Srgio Pinto, Direito do Trabalho, 22 Edio, So Paulo, Ed. Atlas, 2006. MARX, Karl, O capital, Bauru: Edipro, p.107, 1997.

Antonio Manoel

ANEXO-A

NR-15 ATIVIDADES E OPERAES INSALUBRES (115.000-6) ANEXO N. 12 LIMITES DE TOLERNCIA PARA POEIRAS MINERAIS O ASBESTO 1. O presente Anexo aplica-se a todas e quaisquer atividades nas quais os trabalhadores esto expostos ao asbesto no exerccio do trabalho.

1.1 Entende-se por "asbesto", tambm denominado amianto, a forma fibrosa dos silicatos

minerais pertencentes aos grupos de rochas metamrficas das serpentinas, isto , a crisotila (asbesto branco), e dos anfiblios, isto , a actinolita, a amosita (asbesto marrom), a antofilita, a crocidolita (asbesto azul), a tremolita ou qualquer mistura que contenha um ou vrios destes minerais.

1.2 Entende-se por "exposio ao asbesto", exposio no trabalho s fibras de asbesto respirveis ou poeira de asbesto em suspenso no ar originada pelo asbesto ou por minerais, materiais ou produtos que contenham asbesto.

1.3 Entende-se por "fornecedor" de asbesto, o produtor e/ou distribuidor da matria-prima in natura.

2. Sempre que dois ou mais empregadores, embora cada um deles com personalidade jurdica prpria, levem a cabo atividades em um mesmo local de trabalho, sero, para efeito de aplicao dos dispositivos legais previstos neste Anexo, solidariamente responsveis contratante(s) e contratado(s).

2.1 Compete (s) contratante(s) garantir os dispositivos legais previstos neste Anexo por parte do(s) contratado(s). (115.016-2 / I4)

3. Cabe ao empregador elaborar normas de procedimento a serem adotadas em situaes de emergncia, informando os trabalhadores convenientemente, inclusive com treinamento especfico. (115.017-0 / I2)

3.1 Entende-se por "situaes de emergncia" qualquer evento no programado dentro do processo habitual de trabalho que implique o agravamento da exposio dos trabalhadores. 4. Fica proibida a utilizao de qualquer tipo de asbesto do grupo anfiblio e dos produtos que contenham estas fibras. (115.018-9 / I4)

4.1 A autoridade competente, aps consulta prvia s organizaes mais representativas de empregadores e de trabalhadores interessados, poder autorizar o uso de anfiblios, desde que

Antonio Manoel

a substituio no seja exeqvel e sempre que sejam garantidas as medidas de proteo sade dos trabalhadores.

5. Fica proibida a pulverizao (spray) de todas as formas do asbesto. (115.019-7 / I4) 6. Fica proibido o trabalho de menores de 18 (dezoito) anos em setores onde possa haver exposio poeira de asbesto. (115.020-0 / I4)

7. As empresas (pblicas ou privadas) que produzem, utilizam ou comercializam fibras de asbesto e as responsveis pela remoo de sistemas que contm ou podem liberar fibras de asbesto para o ambiente devero ter seus estabelecimentos cadastrados junto ao Ministrio do Trabalho e da Previdncia Social/Instituto Nacional de Seguridade Social, atravs de seu setor competente em matria de segurana e sade do trabalhador. (115.021-9 / I3) 7.1 O referido cadastro ser obtido mediante a apresentao do modelo Anexo I. 7.2 O nmero de cadastro obtido ser obrigatoriamente apresentado quando da aquisio da matria-prima junto ao fornecedor. (115.022-7 / I3) 7.3 O fornecedor de asbesto s poder entregar a matria-prima a empresas cadastradas. 7.4 Os rgos pblicos responsveis pela autorizao da importao de fibras de asbesto s podero fornecer a guia de importao a empresas cadastradas. (115.023-5 / I3) 7.5 O cadastro dever ser atualizado obrigatoriamente a cada 2 (dois) anos. 8. Antes de iniciar os trabalhos de remoo e/ou demolio, o empregador e/ou contratado, em conjunto com a representao dos trabalhadores, devero elaborar um plano de trabalho onde sejam especificadas as medidas a serem tomadas, inclusive as destinadas a: (115.024-3 / I3)

a) proporcionar toda proteo necessria aos trabalhadores; b) limitar o desprendimento da poeira de asbesto no ar;

Antonio Manoel

c) prever a eliminao dos resduos que contenham asbesto. 9. Ser de responsabilidade dos fornecedores de asbesto, assim como dos fabricantes e fornecedores de produtos contendo asbesto, a rotulagem adequada e suficiente, de maneira facilmente compreensvel pelos trabalhadores e usurios interessados. (115.025-1 / I3) 9.1 A rotulagem dever conter, conforme modelo Anexo II: (115.026-0 / I3). - a letra minscula "a" ocupando 40% (quarenta por cento) da rea total da etiqueta; - caracteres: "Ateno: contm amianto", "Respirar poeira de amianto prejudicial sade" e "Evite risco: siga as instrues de uso".

9.2 A rotulagem dever, sempre que possvel, ser impressa no produto, em cor contrastante, de forma visvel e legvel. (115.027-8 / I3)

10. Todos os produtos contendo asbesto devero ser acompanhados de "instruo de uso" com, no mnimo, as seguintes informaes: tipo de asbesto, risco sade e doenas relacionadas, medidas de controle e proteo adequada. (115.028-6 / I3) 11. O empregador dever realizar a avaliao ambiental de poeira de asbesto nos locais de trabalho, em intervalos no superiores a 6 (seis) meses. (115.029-4 / I3) 11.1 Os registros das avaliaes devero ser mantidos por um perodo no inferior a 30 (trinta) anos. (115.030-8 / I3)

11.2 Os representantes indicados pelos trabalhadores acompanharo o processo de avaliao ambiental. (115.031-6 / I3)

11.3 Os trabalhadores e/ou seus representantes tm o direito de solicitar avaliao ambiental complementar nos locais de trabalho e/ou impugnar os resultados das avaliaes junto autoridade competente.

11.4 O empregador obrigado a afixar o resultado dessas avaliaes em quadro prprio de

Antonio Manoel

avisos para conhecimento dos trabalhadores. (115.032-4 / I3) 12. O limite de tolerncia para fibras respirveis de asbesto crisotila de 2,0 f/cm3. (115.0332 / I4)

12.1 Entende-se por "fibras respirveis de asbesto" aquelas com dimetro inferior a 3 (trs) micrmetros, comprimento maior que 5 (cinco) micrmetros e relao entre comprimento e dimetro superior a 3:1.

13. A avaliao ambiental ser realizada pelo mtodo do filtro de membrana, utilizando-se aumentos de 400 a 500x, com iluminao de contraste de fase. 13.1 Sero contadas as fibras respirveis conforme subitem 12.1 independentemente de estarem ou no ligadas ou agregadas a outras partculas. 13.2 O mtodo de avaliao a ser utilizado ser definido pela ABNT/INMETRO. 13.3 Os laboratrios que realizarem anlises de amostras ambientais de fibras dispersas no ar devem atestar a participao em programas de controle de qualidade laboratorial e sua aptido para proceder s anlises requeridas pelo mtodo do filtro de membrana. 14. O empregador dever fornecer gratuitamente toda vestimenta de trabalho que poder ser contaminada por asbesto, no podendo esta ser utilizada fora dos locais de trabalho (115.0340/ I3).

14.1 O empregador ser responsvel pela limpeza, manuteno e guarda da vestimenta de trabalho, bem como dos EPI utilizados pelo trabalhador. (115.035-9 / I3) 14.2 A troca de vestimenta de trabalho ser feita com freqncia mnima de duas vezes por semana. (115.036-7 / I3)

15. O empregador dever dispor de vestirio duplo para os trabalhadores expostos ao asbesto.

Antonio Manoel

Antonio Manoel

(115.037-5 / I3)

15.1 Entende-se por "vestirio duplo" a instalao que oferece uma rea para guarda de roupa pessoal e outra, isolada, para guarda da vestimenta de trabalho, ambas com comunicao direta com a bateria de chuveiros.

15.2 As demais especificaes de construo e instalao obedecero s determinaes das demais Normas Regulamentadoras.

16. Ao final de cada jornada diria de trabalho, o empregador dever criar condies para troca de roupa e banho do trabalhador. (115.038-3 / I1)

17. O empregador dever eliminar os resduos que contm asbesto, de maneira que no se produza nenhum risco sade dos trabalhadores e da populao em geral, de conformidade com as disposies legais previstas pelos rgos competentes do meio ambiente e outros que porventura venham regulamentar a matria (115.039-1 / I4). 18. Todos os trabalhadores que desempenham ou tenham funes ligadas exposio ocupacional ao asbesto sero submetidos a exames mdicos previstos no subitem 7.1.3 da NR 7, sendo que por ocasio da admisso, demisso e anualmente devem ser realizados, obrigatoriamente, exames complementares, incluindo, alm da avaliao clnica, telerradiografia de trax e prova de funo pulmonar (espirometria). (115.040-5 / I2) 18.1 A tcnica utilizada na realizao das telerradiografias de trax dever obedecer ao padro determinado pela Organizao Internacional do Trabalho, especificado na Classificao Internacional de Radiografias de Pneumoconioses (OIT-1980). 18.2 As empresas ficam obrigadas a informar aos trabalhadores examinados, em formulrio prprio, os resultados dos exames realizados. (115.041-3 / I2) 19. Cabe ao empregador, aps o trmino do contrato de trabalho envolvendo exposio ao asbesto, manter disponvel a realizao peridica de exames mdicos de controle dos

trabalhadores durante 30 (trinta) anos. (115.042-1 / I1)

19.1 Estes exames devero ser realizados com a seguinte periodicidade: (115.043-0 / I1) a) a cada 3 (trs) anos para trabalhadores com perodo de exposio de 0 (zero) a 12 (doze) anos; anos; b) a cada 2 (dois) anos para trabalhadores com perodo de exposio de 12 (doze) a 20 (vinte) c) anual para trabalhadores com perodo de exposio superior a 20 (vinte) anos. 19.2 O trabalhador receber, por ocasio da demisso e retornos posteriores, comunicao da data e local da prxima avaliao mdica.

20. O empregador deve garantir informaes e treinamento aos trabalhadores, com freqncia mnima anual, priorizando os riscos e as medidas de proteo e controle devido exposio ao asbesto. (115.044-8 / I1)

20.1 Os programas de preveno j previstos em lei (curso da CIPA, SIPAT, etc.) devem conter informaes especficas sobre os riscos de exposio ao asbesto. (115.045-6 / I1) 21. Os prazos de notificaes e os valores das infraes esto especificados no Anexo III. 22. As exigncias contidas neste anexo entraro em vigor em 180 (cento e oitenta dias) a contar da data de sua publicao, revogadas as disposies em contrrio.

Antonio Manoel

Antonio Manoel

S-ar putea să vă placă și