Sunteți pe pagina 1din 5

QUESTIONA DCI 01. Podem os juzes receber qualquer vantagem em razo do processo sob sua responsabilidade? NO 02.

Em que consiste a vitaliciedade do Juiz de Direito? R. Pela Vitaliciedade, o Juiz, aps dois anos de exerccio (no primeiro grau), s pode perder o cargo em virtude de sentena judicial transitada em julgado. Antes de dois anos, estando o magistrado no perodo de estgio probatrio, a perda do cargo pode operar-se por deliberao do Tribunal q que o Juiz estiver vinculado. Nos Tribunais, a vitaliciedade automtica com a posse no cargo, no havendo estgio probatrio. Mas cumpre ressaltar que os Ministros do STF, mesmo vitalcios, podem perder o cargo por deciso do Senado Federal, nos termos do Art. 52, inciso II e pargrafo nico da CF, em julgamento por crime de responsabilidade. 09. Em matria de Ministrio Pblico, que significam os princpios de Unidade, independncia funcional e indivisibilidade? R. Pelo princpio da unidade entende-se que o MP se trata de um nico rgo, sob a direo e comando de um s chefe (Procurador Geral). Vale a advertncia de que a diviso atende a critrios eminentemente funcionais, e que a referida unidade est inserta em cada rgo ministerial, inexistindo a mesma entre os vrios ramos do Ministrio Pblico da Unio, bem como entre este e o MP dos Estados. O Princpio da indivisibilidade trata-se da consequncia lgica do prprio princpio da unidade. Como seu corolrio, significa que, nos processos, os membros do MP podem ser substitudos uns pelos outros, observado o disposto em lei. Nestes casos, pode-se dizer que quem atua a instituio. A partir do princpio da independncia funcional, os membros do MP so independentes no desempenho de suas funes. Possuem, por assim dizer, a chamada autonomia de convico, de modo que no se sujeitam a qualquer poder hierrquico ou se subordinam a quaisquer ordens de atuao. A hierarquia existente limita-se vertente administrativa, todavia, do ponto funcional, no h que se falar nela. 10. Que significa Ministrio Pblico agente e Ministrio Pblico interveniente? O Ministrio Pblico atua na forma de agente autor da ao (Ministrio Pblico pode requerer ao criminal, por exemplo). O Ministrio Pblico tambm atua na forma interveniente (fiscal da lei, custos legis), que quando no autor da ao, mas intervm nela. Em alguns casos, o processo pode at mesmo ser anulado se o Ministrio Pblico no intervir.

11. Tm Promotores de Justia e Procuradores da Repblica que gozam de vitaliciedade, irremovibilidade irredutibilidade de subsdios?

R. Os membros do parquet gozam das seguintes garantias: a) vitaliciedade, aps 2 anos de exerccio, no podendo perder o cargo seno por sentena judicial transitada em julgado; b) inamovibilidade, salvo por motivo de interesse pblico, mediante deciso do rgo colegiado competente do MP, pelo voto da maioria absoluta de seus membros, assegurada ampla defesa; c) irredutibilidade de subsdios. 12. Em nosso sistema Constitucional, quais so os Ministrios Pblicos? R. Conforme disposio do Art. 128 da CF, o Ministrio Pblico abrange as seguintes espcies: I) Ministrio Pblico da Unio: a) Ministrio Pblico Federal; b) Ministrio Pblico do Trabalho; c) Ministrio Pblico Militar; d) Ministrio Pblico do Distrito Federal e Territrios; II) Ministrios Pblicos dos Estados. 13. Cite duas funes (competncias) do MP como agente e duas como interveniente. O Ministrio Pblico como agente atua propondo a ao e fazendo inqurito, que um procedimento administrativo inquisitivo. O Ministrio Pblico como inventariante emite pareceres em processos

14. Quais as atividades que competem Advocacia Geral da Unio? R. Nos termos do art. 131, a Advocacia Geral da Unio a instituio que, diretamente ou atravs de rgo vinculado, representa a Unio, judicial e extrajudicialmente, cabendo-lhe nos termos da lei complementar que dispuser sobre sua organizao e funcionamento, as atividades de consultoria e assessoramento jurdico do Poder Executivo. Assessoria do ente pblico: coloca disposio do ente pblico advogados qualificados e preparados para orient-lo na hora de tomar decises importantes que envolvam questes jurdicas. Consultoria do ente pblico: a atuao consultiva da Advocacia-Geral da Unio (AGU) se d por meio do assessoramento e orientao dos dirigentes do Poder Executivo Federal, de suas autarquias e fundaes pblicas, para dar segurana jurdica aos atos administrativos que sero por elas praticados, notadamente quanto materializao das polticas pblicas, viabilizao jurdica das licitaes e dos contratos e, ainda, na proposio e anlise de medidas legislativas (Leis, Medidas Provisrias, Decretos e Resolues, entre outros) necessrias ao desenvolvimento e aprimoramento do Estado Brasileiro. Defesa judicial e extra-judicial do ente pblico: atua na defesa da Unio e suas autarquias (como INSS e FUNAI) frente Justia Federal.

15. Quem Chefia a Advocacia Geral da Unio?

R. A chefia da Advocacia Geral da Unio caber ao Advogado Geral da Unio, de livre nomeao do Presidente da Repblica dentre cidados de trinta e cinco anos, de notvel saber jurdico e reputao ilibada. 16. Qual a diferena entre Procurador Geral da Repblica, Advocacia, Advocacia Geral da Unio e Procurador Geral da Unio? Procurador Geral da Repblica e quem chefia o Ministrio Pblico da Unio. Procurador Geral da Unio representa a Unio perante o Superior Tribunal de Justia nas questes cveis e trabalhistas Advocacia Geral da Unio a instituio brasileira responsvel pelo exerccio da advocacia pblica em mbito federal. Por advocacia pblica federal entendese a defesa de todos os poderes da Unio em sede judicial ou extrajudicial, bem como o exerccio de atividades de consultoria e assessoramento jurdico do Poder Executivo Federal. Alm disso, tambm representa o Brasil perante a justia de outros pases e jurisdies internacionais. Na Constituio Federal (art. 131), a AGU tratada como funo essencial justia, ao lado do Ministrio Pblico, da Defensoria Pblica, da Advocacia Privada e da prpria magistratura.

17. Em matria constitucional tributria em que consistem as garantias de anterioridade, irretroatividade, isonomia? H excees quanto a anterioridade comum? R. Conforme o princpio da irretroatividade vedado a cobrana de tributo em relao a fatos geradores ocorridos antes do incio da vigncia da lei que os houver institudo ou aumentado. O Princpio da Igualdade Tributria consiste na vedao de instituir tratamento desigual entre os contribuintes que se encontrem em situao equivalente, proibida qualquer distino em razo de ocupao profissional ou funo por eles exercida, independentemente da denominao jurdica dos rendimentos, ttulos ou direitos. O Princpio da anterioridade estabelece que no haver cobrana de tributo no mesmo exerccio fiscal da lei que o instituiu. Assim sendo, um tributo s poder ser cobrado pelo Fisco no ano seguinte quele em que a lei que o criou fora promulgada. Encontra-se na Constituio, portanto, as seguintes excees anterioridade comum: Impostos de importao, exportao, IPI e IOF: em funo do carter extrafiscal destes impostos, o legislador constituinte determinou que, por atendimento a uma poltica fiscal que refletisse a dinmica da economia, tais tributos escapam regra geral da anterioridade. Sendo assim, lei que aumenta o valor destes tributos j produz efeitos no mesmo exerccio fiscal em que foi promulgada. Ainda no que diz respeito s excees regra do princpio da anterioridade tributria, a CF instituiu uma anterioridade especial, mais restrita, que se aplica s contribuies sociais da seguridade social, sendo que tais contribuies s podem ser cobradas 90 dias aps a data de publicao da lei que as houver institudo ou modificado, sme levar em considerao o exerccio financeiro.

18. H diferena entre imunidade e iseno tributria? Cite duas hipteses de imunidade. R. Imunidade a vedao constitucional destinadas s entidades polticas que detm a competncia tributria, de tributar determinadas pessoas, seja pela natureza jurdica que possuem, pelo tipo de atividade que desempenham ou ainda ligadas a determinados fatos, bens ou situaes. J a iseno, no a vedao, mais sim a dispensa legal do pagamento do tributo. Em suma, podemos realizar as seguintes concluses: a) A imunidade realmente uma forma de no incidncia do tributo, tendo em vista que impede que uma norma legal defina como fato gerador as matrias ento imunes. Assim, se no h previso legal de incidncia das matrias imunes, no se admite a ocorrncia do fato gerador, por simples ausncia de previso legal, e consequentemente a formao da obrigao tributria principal. b) J na iseno, no se impede a instituio de tributo sobre os fatos previstos na norma isentiva. Assim sendo, por expressa previso legal, tem-se a ocorrncia do fato gerador e, consequentemente, a formao da obrigao tributria e, posteriormente, o seu crdito, que, por sua vez, ento excludo. Das hipteses de imunidade prevista na CF pode citar: a) As imunidades dos templos de qualquer custo, vedando a exigncia de qualquer imposto sobre os templos de qualquer custo; b) So tambm imunes, por meio de impostos, o patrimnio, a renda e os servios dos partidos polticos, inclusive suas fundaes, das entidades sindicais dos trabalhadores, das instituies de educao e de assistncia social, sem fins lucrativos, atendidos os requisitos da lei (relacionados com suas finalidades essenciais); c) As imunidades dos livros, jornais, peridicos e o papel destinado a sua impresso. 19. Em matria oramentria, em que consistem os princpios de exclusividade e universalidade? R. Previsto expressamente no pargrafo 8 do artigo 165 da Constituio Federal, o princpio da exclusividade significa que a lei oramentria anual conter, exclusivamente, dispositivos relativos previso de receita e fixao de despesa, alm de poder autorizar abertura de crditos suplementares e contratao de operaes de crdito, ainda que por antecipao de receita, nos termos da lei. CRFB/88, Art. 165, 8 - A lei oramentria anual no conter dispositivo estranho previso da receita e fixao da despesa, no se incluindo na proibio a autorizao para abertura de crditos suplementares e contratao de operaes de crdito, ainda que por antecipao de receita, nos termos da lei. No que tange o princpio da universalidade, a Lei Oramentria deve incorporar todas as receitas e despesas, ou seja, nenhuma instituio pblica deve ficar fora do oramento. 20. Cite duas vedaes em matria oramentria. R. Um dos objetivos do sistema oramentrio inaugurado pela Constituio Federal de 1988 exatamente o de permitir o controle sobre os recursos pblicos e o equilbrio oramentrio. Talvez por isso, o art. 167, CF elenca vedaes oramentrias que, de algum modo, no possibilitariam alcanar-se o controle dos recursos ou o equilbrio oramentrio. Dentre elas se destacam:

a) programas e projetos no podem ser iniciados sem que estejam includos na lei oramentria anual; b) a realizao de despesas ou a assuno de obrigaes diretas no podem exceder os crditos oramentrios ou adicionais; c) a realizao de operaes de crdito no podem exceder o montante das despesas de capital, ressalvadas as autorizadas mediante crditos suplementares ou especiais com finalidade precisa, aprovados pelo Poder Legislativo por maioria absoluta; d) abertura de crditos suplementares ou especial est condicionada prvia autorizao legislativa e a indicao dos recursos correspondentes; e) impe-se autorizao legislativa para a transposio, o remanejamento ou a transferncia de recursos de uma categoria de programao para outra ou de um rgo para outro; f) a concesso ou utilizao de crditos limitada. Impondo limites s iniciativas do Executivo, ambos dispositivos pretendem limitar o gasto pblico ao previsto no oramento, que valorizado na medida em que limita a ao do Poder Executivo. 21. Pode o oramento ser alterado? R. O oramento pblico considerado como rgido e esttico. A rigidez est assinalada dado o fato de no poder ser alterado facilmente, dependendo de aprovao do legislativo. E esttico pois no muda, exceto com a abertura de crdito. 22. Quais os tipos de oramento existentes? O Plano Plurianual contradiz o princpio de anualidade oramentria? R. Conforme previso legislativa existe trs espcies de oramentos: a) fiscal, referente aos Poderes da Unio, seus fundos, rgos e entidades da administrao pblica direita e indireta, inclusive fundaes institudas e mantidas pelo Poder Pblico; b) investimento, das empresas em que a Unio, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto; c) seguridade social, abrangendo todas as entidades e rgos a ela vinculados, da administrao direta e indireta, bem como os fundos e fundaes institudos e mantidos pelo Poder Pblico.

S-ar putea să vă placă și