Sunteți pe pagina 1din 161

Baixe este livro em: we.riseup.net/subta/disturbio Material liberado para uso, cpia, etc.

editora subta
subta@riseup.net

Distrbio Eletrnico

NDICE

Introduo

A condio virtual....................................................1
captulo 1

Poder nmade e resistncia cultural..................11


captulo 2

Vdeo e resistncia: contra documentrios........37


captulo 3

O teatro recombinante e a matriz performativa61


captulo 4

Plgio utpico, hipertextualidade e produo cultural eletrnica...............................87


captulo 5

Fragmentos sobre o problema do tempo..........117


captulo 6

Paradoxos e contradies...................................135

Introduo

A CONDIO VIRTUAL

As regras da resistncia cultural e poltica mudaram radicalmente. A revoluo tecnolgica causada pelo rpido desenvolvimento do computador e do vdeo criou uma nova geografia das relaes de poder no Primeiro Mundo. Uma nova ordem que h cerca de vinte anos s poderia existir na imaginao: as pessoas esto reduzidas a dados, a vigilncia ocorre em escala global, as mentes esto dissolvidas na realidade da tela do monitor. Surge um poder autoritrio que floresce na ausncia. A nova geografia uma geografia virtual, e o ncleo da resistncia poltica e cultural deve se afirmar neste espao eletrnico. O Ocidente est se preparando para este momento h dois mil e quinhentos anos. Sempre houve uma ideia de virtualidade, quer baseada no misticismo, quer no pensamento analtico abstrato, ou ainda na fantasia romntica. Todas estas abordagens deram forma e manipularam mundos invisveis, acessveis apenas por meio da imaginao, e em alguns casos estes modelos tm recebido privilgio ontolgico. Os conceitos e ideologias contemporneos do virtual so possveis devido a estes sistemas de pensamento preexistentes terem se expandido a partir da imaginao e terem se manifestado no desenvolvimento e na compreenso da tecnologia. O trabalho a seguir, embora resumido, extrai sinais do virtual do passado a partir de narrativas histricas e filosficas. Estes sinais mostram relaes intertextuais entre sistemas de pensamento
1

aparentemente dispares que recombinados em um corpo de funcional sob o signo da tecnologia.

agora foram "conhecimento"

I 385 A.C. Este arteso capaz de fazer no apenas todo tipo de moblia como tambm todas as plantas que crescem da terra, todos os animais incluindo ele mesmo e, alm disso, a terra e o firmamento e os deuses, todas as coisas do cu e todas as coisas do Hades sob a terra. Este programa capaz de fazer no apenas todo tipo de moblia como tambm todas as plantas que crescem da terra, todos os animais, a si mesmo, e, alm disso, a terra e firmamento e os deuses, todas as coisas do cu e todas as coisas do Hades sob a terra.

II 60 A.C. No existe qualquer objeto visvel que consista de tomos de apenas um tipo. Tudo se compe de uma mistura de elementos. O maior ou menor nmero de qualidades e poderes de uma coisa so demonstraes da maior ou menor variedade nas formas dos tomos que a compem. No existe qualquer objeto visvel que consista de pixeis de apenas um tipo. Tudo uma mistura recombinante de representaes. O maior ou menor nmero de qualidades e poderes de uma imagem atesta a maior ou menor variedade nas formas dos pixels que a compem.

III 250 A.C. Formemos, ento, uma imagem mental de nosso universo: cada membro dever continuar a ser o que , distintamente parte. Tudo deve formar, na medida do possvel, uma unidade completa tal que o que entrar no campo visual, digamos o orbe externo do firmamento, trar instantaneamente com ela a viso, naquele plano, do sol e de todas as estrelas com a terra e o mar e todas as coisas vivas, como se expostas sobre um globo transparente. Formemos, ento, uma representao virtual do nosso universo: cada membro dever continuar a ser o que e, distintamente parte. Tudo deve formar na medida do possvel, uma unidade completa tal que o que entrar no campo visual, digamos o orbe externo do firmamento, trar instantaneamente com ela a viso, naquele plano, do Sol e de todas as estrelas com a terra e o mar e todas as coisas vivas, como se expostas sobre um globo transparente.

IV 413 A.C. H muitos rprobos misturados com os virtuosos, e ambos esto reunidos pelo evangelho como numa rede de arrasto. E neste mundo, como em um mar, todos nadam, Sem distino, na rede. H muitos rprobos misturados com os virtuosos, e ambos esto reunidos no banco de dados como se em uma rede de arbusto. E neste mundo, como em um mor, todos nadam, sem distino, na rede eletrnico.

V 1259 H dois tipos de contato, o de quantidade, e o de poder. Por meio do primeiro um corpo pode ser tocado apenas por outro corpo. Por meio do segundo, um corpo pode ser tocado por uma realidade incorprea, que move tal corpo. H dois tipos de contato, o de superfcie e o de poder. Por meio do primeiro um corpo pode ser tocado apenas por outro corpo. Por meio do segundo um corpo poder ser tocado por uma realidade incorprea, que move tal corpo.

VI 1321 Ento aqui na terra, em um raio de luz que divide o ar dentro da sombra acolhedora que as artes e ofcios do homem inventam, nossa viso mortal observa partculas brilhantes de matria percorrendo para cima e para baixo, de vis, arremessando-se ou redemoinhando-se, em trajetrias mais longas e mais curtas; mas sempre em mudana. Ento aqui na tela, em um raio de luz que divide o ar dentro da sombra acolhedora que as artes e ofcios do homem inventam, nossa viso mortal observa partculas brilhantes de matria percorrendo para Cima e para baixo, de vis, arremessando-se ou redemoinhando-se, em trajetrias mais longas e mais curtas, mas sempre em mudana.

10

captulo 1

PODER NMADE E RESISTNCIA CULTURAL

O termo que melhor descreve a condio social de hoje liquefao. OS outrora inquestionveis marcos de estabilidade, como Deus ou a Natureza, caram no buraco negro do ceticismo, dissolvendo a identificao fixa de sujeito ou objeto. O significado passa, simultaneamente, por um processo de proliferao e condensao. Ao mesmo tempo vagando, resvalando, lanando-se nas antinomias do apocalipse e da utopia. A Sede do poder e o local da resistncia repousa em uma zona ambgua, sem fronteiras. Como poderia ser diferente, quando os sinais do poder fluem em transio entre a dinmica nmade e estruturas sedentrias entre a hipervelocidade e a hiperinrcia? Talvez seja utpico iniciarmos com a afirmao de que a resistncia comea (e termina?) com um repudio nietzschiano ao jugo da catatonia inspirada pela condio ps-moderna. Contudo a natureza disruptiva da conscincia nos deixa poucas opes. Movimentar-se no tanque de poder liquido no precisa ser necessariamente um ato de aquiescncia e cumplicidade. A despeito de sua situao difcil, o ativista poltico e o ativista cultural (anacronicamente conhecido como artista) ainda podem produzir distrbios. Embora tal movimento possa assemelhar-se mais aos gestos de quem se afoga, e no esteja claro exatamente o que est sendo perturbado, nesta situao o lance do dado ps-moderno favorece o ato de distrbio. Afinal, h outra possibilidade? por este
11

motivo que as estratgias anteriores de "subverso" (uma palavra que no discurso critico possui tanto significado quanto a palavra "comunidade"), ou de ataque camuflado, se viram envolvidas em uma nuvem de suspeitas. Para saber o que subverter seria preciso que as foras de opresso fossem estveis e pudessem ser identificadas e separadas uma hiptese demasiado fantstica em uma era de dialticas em runas. Saber como subverter pressupe uma compreenso da oposio que existe no domnio da certeza, ou (pelo menos) no da alta probabilidade. A velocidade com que as estratgias de subverso so cooptadas indica que a adaptabilidade do poder muitas vezes subestimada. Contudo, deve-se dar crdito aos que resistem, na medida em que a ao ou o produto subversivo no seja to rapidamente cooptado e reinventado pela esttica burguesa da eficincia quanto esta gostaria. O peculiar entrelaamento do cnico e do utpico no conceito de distrbio como um risco necessrio uma heresia para aqueles que ainda so fiis s narrativas do sculo XIX nas quais os mecanismos de opresso e a(s) classe(s) opressora(s), assim como as tticas necessrias para sobrepuja-los, esto claramente identificados. Afinal, a aposta est profundamente ligada s apologias ao cristianismo, e a tentativa de apropriao da retrica e dos modelos racionalistas para persuadir os perdidos a voltarem escatologia tradicional. Um ex-cartesiano como Pascal ou um exrevolucionrio como Dostoivski so tpicos desse mecanismo. No entanto, devemos compreender que a promessa de um futuro melhor, seja secular ou espiritual, sempre pressups a economia da aposta. A ligao entre a histria e a necessidade torna-se
12

cinicamente cmica quando olhamos para trs sobre a trilha de escombros polticos e culturais de revolues e de quase-revolues. As revolues francesas de 1789 a 1968 nunca detiveram a mar obscena da mercadoria (elas parecem at ter ajudado a facilitar-lhe o caminho), enquanto que as revolues russa e cubana apenas substituram a mercadoria pelo anacronismo totalizante da burocracia. Na melhor das hipteses, tudo o que resultou dessas rupturas foi uma estrutura que serve a uma reviso nostlgica de momentos reconstitudos de autonomia temporria. O produtor cultural no teve melhor sucesso. Mallarm introduziu o conceito de aposta em Um Lance de Dados1, e, talvez involuntariamente, libertou a imaginao da casamata do transcendentalismo que ele esperava defender, assim como libertou o artista do mito do sujeito potico. ( razovel acreditar que o Marqus de Sadej havia realizado estas tarefas muito antes). Duchamp (o ataque ao essencialismo 2), Cabaret Voltaire3 (a metodologia da produo aleatria) e o dadasmo berlinense (o desaparecimento da arte na ao poltica), todos agitaram as guas culturais, e no entanto abriram uma das portas culturais para o ressurgimento do transcendentalismo na fase final do surrealismo. Como reao aos trs acima, um canal tambm foi aberto para a dominao formalista (ainda hoje o demnio do texto cultural) que aprisionou o objeto cultural no mercado de luxo do capitalismo tardio.

1 Un Coup de ds jamais n'abolira le hasard , poema, (N.E.: Nota da edio brasileira.) 2 Essencialismo: posio filosfica que considera fundamental a essncia, e que afirma que a existncia tem sua razo de ser naquela. (N.E.) 3 Fundado por Hugo Ball em 1916, o Cabaret Voltaire foi o bero dadasta de Zurique. (N.E.)
13

No entanto, a aposta destes precursores do distrbio reinjetou no sonho da autonomia a anfetamina da esperana, que d aos produtores culturais e ativistas contemporneos a energia para aproximarem-se da mesa de jogo eletrnica e lanarem os dados novamente. Em As Guerras Prsicas, Herdoto descreve um povo temido conhecido como os citas, que tinham uma sociedade agrcola-nmade diferente dos imprios sedentrios do "bero da civilizao". A terra natal dos citas ao norte do Mar Negro era inspita tanto climtica quanto geograficamente, e resistiu colonizao nem tanto por estas razes naturais, mas principalmente pela inexistncia de instrumentos econmicos ou militares por meio dos quais se pudesse coloniz-los ou subjug-los. Sem cidades ou territrios fixos, aquela "horda migratria" nunca podia na verdade ser localizada. Consequentemente, nunca podiam ser postos na defensiva e conquistados. Mantinham sua autonomia por meio do movimento, fazendo parecer aos estrangeiros que estavam sempre presentes e a postos para enfrentarem um ataque, mesmo quando ausentes. O medo inspirado pelos citas era justificado, uma vez que organizavam frequentes ofensivas militares, embora ningum soubesse exatamente onde, at o momento em que repentinamente apareciam, ou at que indcios de seu poder fossem descobertos. Uma fronteira flutuante era mantida em sua terra natal, mas para eles o poder no era uma questo de ocupao espacial. Eles vagavam, tomando territrios e cobrando tributos na medida em que precisavam, em qualquer regio onde se encontrassem. Desse modo, construram um imprio invisvel que dominou a "sia" por vinte e sete anos e que se estendeu at o Egito, ao sul. O imprio em si no era sustentvel, j que sua natureza
14

nmade rejeitava a necessidade ou o valor da posse de territrios. (No deixavam guarnies em territrios conquistados.) Os citas ficavam vagando livres, j que seus adversrios rapidamente compreenderam que, mesmo quando a vitria parecia provvel, por uma questo de praticidade era melhor no combat-los, mas sim concentrar esforos militares e econmicos em outras sociedades sedentrias isto , sociedades onde a infra-estrutura podia ser localizada e destruda. Para combater os citas, O inimigo era obrigado a primeiro revelar-lhes a sua posio. Era extremamente raro os citas serem apanhados numa posio defensiva. Se os citas no gostassem das condies de combate, sempre tinham a opo de permanecerem invisveis, impedindo O inimigo de construir um teatro de operaes. Este modelo arcaico de distribuio do poder e estratgia predatria foi reinventado pela elite do poder do capitalismo tardio, com praticamente os mesmos objetivos. Sua reinveno baseia-se na abertura tecnolgica do ciberespao, onde velocidade/ ausncia e inrcia/presena colidem na hiper-realidade. O modelo arcaico de poder nmade, outrora um meio para formar um imprio instvel, evoluiu para um meio sustentvel de dominao. Em um estado de duplo sentido, a sociedade contempornea de nmades se torna tanto um campo difuso de poder sem localizao quanto uma mquina de ver que aparece como espetculo. A primeira prerrogativa abre caminho ao aparecimento da economia global, enquanto a segunda age como uma guarnio militar em vrios territrios, mantendo a ordem da mercadoria com uma ideologia especfica a cada rea. Embora tanto o campo de poder difuso quanto a mquina de ver estejam integrados atravs da tecnologia, e sejam peas indispensveis ao imprio
15

global, foi o campo de poder difuso o que realizou plenamente o mito cita. A passagem de um espao arcaico para uma rede eletrnica acrescenta um complemento s vantagens do poder nmade: os nmades militarizados sempre esto na ofensiva. A obscenidade do espetculo e o terror da velocidade so seus companheiros fiis. Na maioria dos casos, populaes sedentrias se submetem obscenidade do espetculo, e alegremente pagam o tributo que lhes exigido sob a forma de trabalho, bens materiais e lucro. Primeiro Mundo, Terceiro Mundo, nao ou tribo, todos devem pagar tributo. As naes, classes, raas e gneros diferenciados e hierrquicos da sociedade sedentria moderna, todos se fundem sob o domnio nmade e passam a ter o papel de prestadores de servio zeladores da ciberelite. Esta diviso, mediada pelo espetculo, oferece tticas que ultrapassam o modelo nmade arcaico. Em vez de uma pilhagem hostil de um adversrio, tem lugar uma pilhagem amigvel, conduzida de modo sedutor contra o passivo em xtase. A hostilidade do oprimido recanalizada para a burocracia, que desvia O antagonismo para longe do campo de poder nmade. O refgio na invisibilidade da no-localizao impede que aqueles que foram pegos nos enquadramentos espaciais do panptico4 definam um local de resistncia (um teatro de operaes), ficando, pelo contrrio, presos por uma fitai adesiva aos monumentos do capital morto. (Direito ao aborto? Faa uma manifestao nas escadas da Suprema Corte. Para a liberao de drogas que retardam o desenvolvimento
4 Idealizado pelo ingls Jeremy Bentham (1748-1832) no fim do sculo XVIII, o panptico era um modelo de priso cuja arquitetura permitia que os guardas vigiassem os detentos sem ser vistos. Com o tempo, passou a designar qualquer estrutura de controle onde o poder no pode ser identificado. (N.E.)
16

do HIV invada o NIH5.) A maior vantagem dos nmades reside em no terem mais necessidade de manter uma posio defensiva. Enquanto os centros de informao eletrnica transbordam com arquivos de pessoas eletrnicas (aquelas transformadas em histricos bancrios, tipos de consumidores, padres e tendncias etc.), pesquisa eletrnica, dinheiro eletrnico e outras formas de poder da informao, o nmade est livre para vagar pela rede eletrnica e cruzar as fronteiras nacionais com um mnimo de resistncia por parte das burocracias nacionais. O domnio privilegiado de espao eletrnico controla a logstica fsica da produo industrial, visto que a liberao de matrias-primas e de bens manufaturados requer autorizao e orientaes eletrnicas. Tal poder deve ser entregue ao ciberdomnio, sob pena da eficincia (e portanto a lucratividade) da produo industrial complexa, da distribuio e do consumo entrarem em colapso devido a uma falha de comunicao. O mesmo vale para as foras armadas: existe um controle das informaes de recursos e distribuio pela ciberelite. Sem comando e controle, as foras militares ficam imobilizadas ou, na melhor das hipteses, ficam limitadas a uma distribuio catica em um espao localizado. Dessa maneira, todas as estruturas Sedentrias se tornam servas dos nmades. A elite nmade em si frustrantemente difcil de apreender. Mesmo em 1956, quando C. Wright Mills escreveu The Power Elite6, estava claro que a elite sedentria j compreendia a importncia da
5 National lnstitute of Health. Agncia de pesquisa do sistema de sade pblica norte-americano. (N.E.) 6 Mills, C. Wright. A elite no poder. Rio de Janeiro: Zahar, 1968. (N.E.)
17

invisibilidade. (Esta foi uma mudana e tanto em relao aos gigantescos marcadores espaciais de poder usados pela aristocracia feudal.) Mills descobriu que era impossvel conseguir qualquer informao direta sobre a elite, s lhe restando especulaes feitas a partir de categorias empricas questionveis (a lista de pessoas proeminentes, por exemplo). Na medida em que a elite contempornea se desloca das reas urbanas centralizadas para o ciberespao descentralizado e desterritorializado, o dilema de Mills se agrava cada vez mais. Como se pode avaliar criticamente um objeto que no pode ser localizado, examinado ou sequer visto? A anlise de classe chega a um ponto de exausto. Subjetivamente h um sentimento de opresso, e no entanto difcil localizar, quanto mais identificar, um opressor. O mais provvel que este grupo no constitua sequer uma classe ou seja, um agrupamento de pessoas com interesses polticos e econmicos em comum mas sim uma conscincia militar de elite que foi absorvida. A ciberelite hoje uma entidade transcendente que s pode ser imaginada. No se sabe se unificaram objetivos programados. Talvez sim, ou talvez suas aes predatrias fragmentem sua solidariedade, deixando trilhas eletrnicas comuns e pilhas de informao como nica base de unidade. A paranoia da imaginao o fundamento para milhares de teorias conspiratrias todas as quais so verdadeiras. Lancem os dados. O desenvolvimento de um poder nmade ausente e potencialmente inexpugnvel, acoplado viso da revoluo em runas, quase emudeceu a voz contestatria. Tradicionalmente, em tempos de desiluso, estratgias de recuo comeam a predominar. Para o produtor cultural, vrios exemplos de participao cnica povoam a paisagem da resistncia. A experincia de Baudelaire vem mente. Na Paris de
18

1848, ele lutou nas barricadas, guiado pela noo de que "a propriedade um roubo": contudo, voltou-se para o niilismo cnico depois do fracasso da revoluo. (Baudelaire nunca conseguiu render-se totalmente. O seu emprego do plgio como estratgia colonial invertida evoca claramente a noo de que a propriedade um roubo.) O projeto surrealista inicial de Andr Breton que sintetizava a libertao do desejo com a libertao do trabalhador se desfez diante da ascenso do fascismo. (As discusses pessoais de Breton com Louis Aragon sobre a funo do artista enquanto agente revolucionrio no devem ser ignoradas. Breton nunca conseguiu abandonar a ideia do eu potico como uma narrativa privilegiada.) Breton abraou cada vez mais o misticismo na dcada de 30, e terminou se refugiando no transcendentalismo. A tendncia do trabalhador cultural desiludido a recuar na direo da introspeco para evitar a questo iluminista: "O que deve ser feito da situao social luz do poder sdico?", a representao da vida atravs da negao. No que a libertao interior seja indesejvel e desnecessria, mas sim que no pode se tornar singular ou privilegiada. Virar as costas revoluo da vida quotidiana, e colocar a resistncia cultural sob a autoridade do eu potico, sempre levou produo cultural, que mais fcil de coisificar e burocratizar. Do ponto de vista ps-moderno americano, a categoria de eu potico do sculo XIX (tal como delineada pelos decadentistas, simbolistas e pelo grupo dos nabis7 etc.) veio a representar cumplicidade e aquiescncia quando se apresentou como pura. A cultura da apropriao eliminou esta opo em si e por si. (Ainda tem algum valor como ponto de interseo.

7 Grupo ps-impressionista formado em Paris em 1888. (N.E.)


19

Como exemplo, bell hooks8 a usa muito bem como ponte para outros discursos). Embora necessitando de reviso, o mote modernista de Asger Jorn 9, A vanguarda nunca desiste!, ainda tem alguma relevncia. A revoluo em runas e o labirinto da apropriao esvaziaram a reconfortante certeza da dialtica. O divisor de guas marxista, durante o qual os meios de opresso tinham uma identidade clara, e o caminho da resistncia era unilinear, desapareceu no vazio do ceticismo. No entanto, isso no desculpa para a capitulao. O surrealista que caiu no ostracismo, Georges Bataille10, oferece uma opo que ainda no foi totalmente explorada: na vida quotidiana, em vez de confrontar a esttica da utilidade, ataque pela retaguarda, por meio da economia irracional do perverso e do sacrificial11. Tal estratgia oferece a possibilidade de produzir uma interseo entre os distrbios externo e interno. A importncia do movimento de desencantamento, de Baudelaire a Artaud, reside no fato de seus participantes terem imaginado a economia sacrificial. No entanto, a concepo que fizeram dela era quase sempre limitada a um teatro de tragdia elitista, reduzindo-a assim a um simples meio para a explorao "artstica". Para complicar ainda mais as coisas, a apresentao artstica do perverso era sempre to sria que, muitas vezes, locais para utilizao eram por
8 bell hooks (1952- ), pseudnimo de Gloria Watkins, crtica e ensasta norte-americana que aborda principalmente questes de gnero e raa. (N.E.) 9 Asger Jorn (1914-1973). Pintor dinamarqus, um dos fundadores da Internacional Situacionista. (N.E.) 10 Georges Bataille (1897-1962), romancista e ensasta francs. (N.E.) 11 Battaile se encanta especialmente com o festival indgena norteamericano chamado Potlatch (que depois deu nome revista Situacionista).
20

consequncia secretos. A chocante constatao feita por Artaud de que o corpo sem rgos havia aparecido, embora ele no pudesse ter certeza sobre o que isto poderia ser, limitava-se tragdia e ao apocalipse. Sinais e vestgios do corpo sem rgos aparecem ao longo da experincia mundana. O corpo sem rgos Ronald McDonald, no uma esttica esotrica. Apesar de tudo, h um espao decisivo para a comdia e o humor como meio de resistncia. Talvez esta seja a maior contribuio da Internacional Situacionista esttica ps-moderna. O Nietzsche danante est vivo. Alm do retrocesso estetizado, uma variedade mais sociolgica atrai a resistncia romntica uma verso primitiva do desaparecimento nmade. Trata-se da retirada desiludida para reas fixas que escapam vigilncia. Tipicamente, o recuo para as reas rurais que mais negam a cultura, ou para reas urbanas desterritorializadas. O princpio bsico alcanar a autonomia escondendo-se da autoridade social. Tal como em sociedades de bandos, cuja cultura no pode ser tocada porque no pode ser encontrada, a liberdade intensificada para os que participam de tal projeto. No entanto, ao contrario das sociedades de bandos, que emergem em um dado territrio, estas comunidades transplantadas sempre so suscetveis a contaminaes por espetculos, linguagem, e at mesmo pela nostalgia por meios ambientes, rituais e hbitos anteriores. Essas comunidades so sempre instveis (o que no necessariamente negativo). Se elas podem ou no ser transformadas em bases de resistncia eficazes, deixando de ser local de acampamento para os desiludidos e os derrotados (como no final dos anos 60 e incio dos 70 na Amrica), o que ainda veremos. Resta saber, no entanto, se uma base de resistncia eficaz no ser rapidamente
21

exposta e solapada, no durando tempo suficiente para produzir qualquer resultado. Outra narrativa do sculo XIX que persiste para alm de sua vida natural o movimento trabalhista isto , a crena de que a chave para a resistncia fazer um corpo organizado de trabalhadores parar a produo. Tal como a ideia de revoluo, a ideia de sindicato foi despedaada, e talvez nunca tenha existido na vida quotidiana. A ubiquidade de greves suspensas, cortes voluntrios de salrios e demisses voluntrias" atestam que aquilo que se chama sindicato no passa de uma burocracia trabalhista. A fragmentao do mundo em naes, regies, Primeiro e Terceiro Mundos etc., como mtodo disciplinador utilizado pelo poder nmade tornou anacrnicos os movimentos trabalhistas nacionais. Os locais de produo so mveis demais e as tcnicas de gesto flexveis demais para que a ao trabalhista seja eficaz. Se os trabalhadores em uma regio resistem s exigncias corporativas, uma fonte de mo-de-obra alternativa rapidamente encontrada. A transferncia das fbricas da Dupont e da General Motors para o Mxico, por exemplo, demonstra esta habilidade nmade. Como colnia fonte de mo-de-obra, o Mxico tambm permite a reduo dos custos unitrios, eliminando os "padres salariais" de Primeiro Mundo e os direitos trabalhistas. O preo da velocidade do mundo corporativo pago pela intensificao da explorao. A sustentada fragmentao do tempo e do espao faz com que isso seja possvel. O tamanho e o desespero da mo-de-obra do Terceiro Mundo, em conjunto com sistemas polticos cmplices, deixam as classes trabalhadoras organizadas sem uma base a partir da qual possam barganhar. Os situacionistas tentaram resolver esse problema rejeitando o valor tanto do trabalho quanto do capital.
22

Todos deveriam parar de trabalhar proletrios, burocratas, prestadores de servio, todos. Embora a ideia parea simptica, ela pressupe uma unidade invivel. A ideia de uma greve geral era limitada demais. Ficou atolada em conflitos nacionais, nunca foi alm de Paris, e ao final causou poucos danos mquina global. A esperana de que uma greve mais elitizada se manifestasse no movimento de ocupao foi uma estratgia que tambm nasceu morta, pela mesma razo. O deleite situacionista com a ocupao interessante na medida em que era uma inverso do direito aristocrtico a propriedade, embora exatamente este fato o torne suspeito desde o incio, j que as estratgias modernas no deveriam se limitar a procurar inverter as instituies feudais. A relao entre ocupao e propriedade, tal como apresentada no pensamento social conservador, foi adotada pelos revolucionrios na primeira Revoluo Francesa. A libertao e ocupao da Bastilha foi importante nem tanto pelos poucos prisioneiros libertados, mas sim por ter chamado a ateno para o fato de que a propriedade obtida atravs da ocupao uma faca de dois gumes. Esta inverso fez da concepo de propriedade uma justificativa conservadoramente vivel para o genocdio. No genocdio irlands da dcada de 1840, os proprietrios ingleses de terras compreenderam que seria mais lucrativo usar suas propriedades como pasto para seus animais do que deixar que l ficassem os agricultores arrendatrios que tradicionalmente usavam a terra. Quando a praga atacou as plantaes de batata, destruindo as colheitas dos arrendatrios e os deixando sem ter como pagar o aluguel, percebeu-se uma oportunidade para O despejo em massa. Os proprietrios ingleses pediram e receberam ajuda militar de Londres para expulsarem os arrendatrios e para garantir que eles no
23

ocupassem novamente a terra. claro que os agricultores acreditavam que tinham o direito de permanecer ali por ocuparem a terra havia tantos anos, independentemente da incapacidade de pagarem o aluguel. Infelizmente, os agricultores foram transformados em simples populao excedente, j que O direito propriedade por ocupao no era reconhecido. Foram aprovadas leis que lhes negavam o direito de imigrar para a Inglaterra, o que causou a morte de milhares de pessoas que se viram obrigadas a passar o inverno irlands sem comida ou abrigo. Alguns conseguiram imigrar para os Estados Unidos, e sobreviveram, vivendo como refugiados abjetos. Enquanto isso, nos Estados Unidos, o genocdio dos americanos nativos estava a todo o vapor, justificado em parte pela ideia de que, como as tribos nativas no eram proprietrias de terras, todos os territrios estavam livres, e uma vez ocupados (investidos de valor sedentrio), poderiam ser defendidos. No perodo ps-moderno do poder nmade, os movimentos trabalhista e de ocupao no foram relegados lata de lixo da histria, mas tambm no continuaram com a capacidade de outrora. O poder da elite, tendo se livrado de suas bases nacionais e urbanas para vagar distrado pelas trilhas eletrnicas, no pode mais ser destrudo por estratgias criadas para a contestao de foras sedentrias. Os monumentos arquitetnicos do poder so ocos e vazios, e funcionam agora apenas como casamatas para os cmplices e complacentes. So lugares bem guardados que revelam apenas vestgios de poder. E como toda arquitetura monumental, silenciam a resistncia e a indignao atravs de sinais de resoluo, continuidade, coisificao e nostalgia. Estes locais podem ser ocupados, mas faz-lo no ir interromper o fluxo nmade. Na melhor das hipteses,
24

tal ocupao um distrbio que pode ser tornado invisvel atravs da manipulao da mdia. Uma casamata particularmente valorizada (tal como uma burocracia) pode ser facilmente reocupada pela mquina de guerra ps-moderna. Os bens eletrnicos dentro da casamata, claro, no podem ser tomados por meios fsicos. A teia que liga as casamatas a rua tem to pouco valor para o poder nmade que foi deixada para a ral. (Uma exceo o maior monumento mquina de guerra j construdo: a malha rodoviria interestadual. Ainda valorizado e bem defendido, l no se v quase nenhum sinal de distrbio.) Deixar a rua para a mais alienada das classes assegura que a nica coisa que poder ocorrer l uma alienao profunda. No apenas a polcia, mas criminosos, viciados e mesmo os sem-teto esto sendo usados como destruidores do espao pblico. A aparncia da plebe, junto com o espetculo da mdia, permitiu que as foras da ordem construssem a percepo histrica de que as ruas so perigosas, insalubres e inteis. A promessa de segurana e familiaridade atrai hordas de ingnuos para espaos pblicos privatizados como os shopping centers. O preo dessa proteo a renncia soberania individual. Ningum, alm da mercadoria, tem direitos no Shopping center. As ruas em particular e os espaos pblicos em geral esto em runas. O poder nmade fala a seus seguidores por meio da autoexperincia da mdia eletrnica. Quanto menor o pblico, maior a ordem. A vanguarda nunca desiste, e no entanto as limitaes dos modelos antiquados e os locais de resistncia tendem a empurrar essa resistncia para o vazio da desiluso. importante manter as casamatas sob cerco. No entanto, o vocabulrio da resistncia deve
25

ser expandido para incluir meios de distrbio eletrnico. Assim como a autoridade localizada nas ruas era combatida por meio de manifestaes e barricadas, a autoridade que se localiza no campo eletrnico deve ser combatida atravs da resistncia eletrnica. Estratgias espaciais podem no ser as mais importantes nesse caso, mas so necessrias como apoio, pelo menos no caso de distrbios de largo espectro. Essas estratgias mais antigas de combate fsico esto mais bem desenvolvidas, enquanto estratgias eletrnicas no. Est na hora de voltarmos nossa ateno para a resistncia eletrnica, tanto em termos da casamata quanto do campo nmade. O campo eletrnico uma rea pouco conhecida. Em tal jogo, necessrio estar pronto para enfrentar os perigos ambguos e imprevisveis de uma forma de luta nunca tentada. A famosa faca de dois gumes est a. Devemos nos preparar para ela. A resistncia ao poder nmade deve se dar no ciberespao e no no espao fsico. O jogador psmoderno um jogador eletrnico. Um pequeno mas coordenado grupo de hackers poderia introduzir vrus e bombas eletrnicas em bancos de dados, programas e redes de autoridade, colocando a fora destrutiva da inrcia contra o domnio nmade. A inrcia prolongada se iguala ao colapso da autoridade nmade em nvel global. Tal estratgia no requer uma ao unificada de classe, e nem uma ao simultnea em vrias reas geogrficas. Os menos niilistas poderiam ressuscitar a estratgia de ocupao mantendo como refns dados em vez de propriedades. Por quaisquer meios que a autoridade eletrnica seja perturbada, o importante quebrar totalmente o comando e o controle. Sob essas condies, todo o capital improdutivo no entrelaamento militarcorporativo se torna um sorvedouro econmico
26

material, equipamento e fora de trabalho, todos ficariam sem um meio de serem distribudos. O capitalismo tardio entraria em colapso sob seu prprio excesso de peso. Muito embora esta sugesto seja apenas um cenrio de fico Cientfica, esta narrativa revela problemas que devem ser enfrentados. O mais bvio e que aqueles que se engajaram na ciberrealidade formam em geral um grupo despolitizado. A maioria dos casos de infiltrao no ciberespao tem sido um simples vandalismo por diverso (como o programa pirata de Roben Morris ou a srie de vrus de PCs como o Michelangelo), espionagem politicamente mal orientada (a invaso de computadores militares feita por Markus Hess, que provavelmente foi feita para a KGB), ou vingana pessoal contra uma fonte particular de autoridade. O cdigo de tica dos hackers12 desencoraja qualquer ato de distrbio no ciberespao. At a Legion Of Doom (um grupo de jovens hackers que assustou o Servio Secreto) alega nunca ter danificado um sistema. Suas atividades eram motivadas por curiosidade a respeito de sistemas computacionais, e por acreditarem no acesso livre informao. Alm dessas preocupaes muito especficas com a descentralizao da informao, o pensamento ou a ao poltica nunca esteve realmente presente na conscincia do grupo. As transgresses que eles fizeram (e s uns poucos membros desrespeitaram a lei) resumiram-se a fraude bancria ou invaso eletrnica. O problema que se coloca o mesmo de dar carter poltico a cientistas cujas pesquisas levam ao
12 "Hacker" aqui se refere a uma categoria genrica de entendidos em computador que frequentemente, mas no sempre, trabalham em oposio s necessidades da estrutura militarcorporativa. Tal como usado aqui, o termo inclui crackers, phreakers, hackers propriamente ditos e cypherpunks.
27

desenvolvimento de armamentos. A pergunta : como podemos pedir a essa classe que desestabilize ou destrua seu prprio mundo? Para complicar ainda mais as coisas, apenas alguns tm o conhecimento especializado necessrio para tal ao. A ciberrealidade profunda a menos democratizada de todas as fronteiras. Como mencionamos acima, os cibertrabalhadores enquanto classe profissional no precisam estar plenamente unificados, mas como podese reunir um nmero suficiente de membros desta classe para pr em prtica uma ruptura, especialmente quando a ciberrealidade est sob a mais eficaz autovigilncia? Todos estes problemas atraram muitos "artistas" para a mdia eletrnica, deixando boa parte da arte eletrnica contem pornea com uma forte carga poltica. J que no provvel que os trabalhadores das reas cientficas ou tecnolgicas gerem uma teoria do distrbio eletrnico, coube aos artistas-ativistas (assim como outros grupos interessados) a responsabilidade de ajudarem a estabelecer um discurso crtico sobre o que est realmente em jogo no desenvolvimento desta nova fronteira. Apropriando-se da autoridade legitimizada da "criao artstica", e usando-a como meio para estabelecer um frum pblico para discutir modelos de resistncia dentro da tecnocultura emergente, o produtor cultural pode contribuir para a perptua luta contra o autoritarismo. Alm disso, as estratgias concretas de comunicao por imagem/texto, desenvolvidas por meio do uso de tecnologia que escapa pelas brechas da mquina de guerra, vo facilitar a criao de materiais explosivos para serem jogados nas casamatas poltico-econmicas por aqueles que se interessarem. Cartazes, panfletagem, teatro de rua, arte pblica todos foram teis no passado. Mas como mencionamos acima, onde est o "pblico", quem est
28

na rua? A julgar pelo nmero de horas que uma pessoa comum assiste televiso, parece que o pblico est envolvido com a eletrnica. O mundo eletrnico, no entanto, no est de forma alguma totalmente estabelecido, e est na hora de tirar vantagem desta fluidez atravs da criao. Antes que nos reste apenas a crtica como arma. As casamatas j foram descritas como espaos pblicos privatizados que sem/em a vrias funes particularizadas, tais como a continuidade poltica (reparties governamentais ou monumentos nacionais), ou reas para orgias de consumo (Shopping centers). De acordo com a mentalidade de fortificao da tradio feudal, a casamata garante a segurana e a familiaridade em troca da renncia soberania individual. Pode agir como agente de seduo que oferece a iluso verossmil da escolha de consumo e a paz ideolgica para o cmplice, ou pode ainda agir como uma fora agressiva exigindo aquiescncia de quem resiste. A casamata leva quase todos ao seu interior com exceo dos que so deixados para guardar as ruas. Afinal, o poder nmade no oferece a escolha de no trabalhar ou no consumir. A casamata uma caracterstica to abrangente da vida quotidiana que mesmo o mais resistente no pode sempre abord-la criticamente. A alienao, em parte, se origina desse inevitvel aprisionamento na armadilha da casamata. As casamatas variam tanto em termos de aparncia quanto de funo. A casamata nmade o produto da "aldeia global" tem tanto uma forma eletrnica quanto uma forma arquitetnica. A forma eletrnica testemunhada como mdia, e como tal, tenta colonizar a residncia particular. Distraes informativas fluem numa corrente incessante de
29

fices produzidas por Hollywood, pela Madison Avenue e pela CNN. A economia do desejo pode ser vista em toda a segurana atravs da janela familiar da superfcie da tela. Protegida na casamata eletrnica, uma vida de auto-experincia alienada (uma perda do social) pode prosseguir em tranquila aquiescncia e`profunda privao. O espectador levado ao mundo, o mundo ao espectador, tudo mediado pela ideologia da tela. Trata-se de vida virtual em um mundo virtual. Da mesma forma que a casamata eletrnica, a casamata arquitetnica outro local onde a hipervelocidade e a hiperinrcia se cruzam. Casamatas como estas no esto restritas a fronteiras nacionais. Na verdade, abarcam o mundo. Embora no possam se mover realmente pelo espao fsico, simulam a aparncia de estarem em toda a parte ao mesmo tempo. A prpria arquitetura pode variar consideravelmente, mesmo em termos de tipos especficos. No entanto, O logotipo ou o totem de um tipo especfico universal, assim como seus artigos de consumo. De um modo geral, a existncia destas caractersticas redundantes que a torna to sedutora. Este tipo de casamata era caracterstico da primeira tentativa do poder capitalista de se tornar um poder nmade. Durante a Contra-Reforma, quando a Igreja Catlica percebeu, no Conclio de Trento (154563), que a presena universal era uma chave para o poder na era da colonizao, este tipo de casamata chegou maioridade. (Foi necessrio o pleno desenvolvimento do sistema capitalista para que se produzisse a tecnologia necessaria para uma volta ao poder por meio da ausncia). O aparecimento da Igreja em reas de fronteira, tanto no Ocidente quanto no Oriente, a universalizao do ritual, a manuteno da relativa grandiosidade de sua arquitetura e o smbolo ideolgico do crucifixo, tudo conspirou para que se apresentasse como um local confivel e de segurana.
30

No importa onde uma pessoa estivesse, Igreja-ptria estava esperando. Em pocas mais recentes, os arcos gticos se transformaram em arcos dourados. O McDonalds global. Onde quer que uma fronteira econmica esteja se abrindo, l est o McDonalds. Viaje para onde quiser, aquele mesmo hambrguer e aquela mesma Coca-Cola esto te esperando. Como a praa de Bernini na Baslca de So Pedro, os arcos dourados se curvam para abraar seus clientes contanto que eles consumam, e saiam quando terminarem. Enquanto se est na casamata, fronteiras nacionais so coisa do passado, mas de fato sente-se como se estivesse em casa. Por que viajar? Afinal, aonde quer que voc v, voc j est l. Existem tambm casamatas sedentrias. Este tipo claramente de carter nacional, sendo assim a casamata preferida dos governos. o tipo mais antigo, surgido na aurora da sociedade complexa, e alcanando o auge na sociedade moderna, com conglomerados de casamatas espalhados por todos os centros urbanos. Em alguns casos estas casamatas so o ltimo vestgio do poder nacional centralizado (a Casa Branca). Em outros casos so os locais onde se forja uma elite cultural cmplice (a universidade), ou ainda locais da continuidade fabricada (monumentos histricos). As casamatas sedentrias so os locais mais vulnerveis ao distrbio eletrnico, uma vez que suas imagens e mitologias so as mais fceis de serem apropriadas. Em qualquer casamata (junto com a geografia, o territrio e a ecologia que lhes esto associados) o produtor cultural da resistncia quem melhor pode produzir um distrbio. Existe Suficiente tecnologia acessvel para ao menos temporariamente reapresentar a casamata com uma imagem e uma linguagem que revelem seu propsito sacrificial, assim como a obscenidade de sua esttica utilitria burguesa.
31

O poder nmade criou pnico nas ruas com suas mitologias de subverso poltica, deteriorao econmica e infeco biolgica, o que por sua vez produz uma ideologia de fortificao, e consequentemente uma demanda por casamatas. Agora necessrio levar pnico casamata, perturbando desta forma a iluso de segurana e no deixando nenhum lugar para se esconderem. O jogo ps-moderno consiste no incitamento ao pnico em toda a parte.

32

VII 1500 Do sonho. Parecer aos homens que eles veem destruio no cu, e chamas descendo de l parecero estar fugindo aterrorizadas. Eles ouviro criaturas de todo tipo falando a linguagem humana. Correro logo para vrias partes do mundo, sem movimento. Vero os mais radiantes esplendores em meio escurido. Do sonho. Parecer aos homens que eles vivenciam destruio no cu e chamas descendo de la parecero estar fugindo aterrorizadas. Eles ouviro criaturas de todo tipo falando a linguagem humana. Viajaro em instantes para varias partes do mundo, sem movimento. Vero os mais radiantes esplendores em meio a escurido.

33

VIII 1641 Nada melhor para obter um conhecimento exato da realidade do que previamente nos acostumarmos a alimentarmos duvidas, especialmente sobre coisas materiais. Nada melhor para obter um conhecimento no censurado da realidade do que previamente nos acostumarmos a alimentarmos dvidas, especialmente sobre coisas materiais. Da que, ao menos por meio do instrumento do poder divino, a mente pode existir parte do corpo, e o corpo parte da mente. Da que, ao menos por meio do instrumento do poder virtual, a mente pode existir parte do corpo, e o corpo a parte da mente.

34

35

36

captulo 2

VDEO E RESISTNCIA:
CONTRA DOCUMENTRIOS

O veculo vdeo nasceu em crise. A tecnologia psmoderna foi mandada de volta ao tero da histria com a exigncia de que se desenvolvesse passando pelos mesmos estgios que seus irmos mais velhos, o cinema e a fotografia. O documentrio o modelo supremo na produo de vdeo para a resistncia e muito menos uma testemunha das aes de guerrilhas, manifestaes de rua e desastres ecolgicos, que a prova da persistncia dos conceitos iluministas de Verdade, Conhecimento e Realidade Emprica. A hegemonia do documentrio afasta a tecnologia de vdeo da funo de simulador, e significa um retrocesso concepo da tecnologia como criadora de rplicas (testemunha). claro que a tecnologia no vai nos salvar da condio insuportvel da eterna repetio. Lembremos o arquivo intitulado "Iluminismo". Iluminismo: um momento histrico do passado, hoje visto atravs do filtro da nostalgia. A verdade era ento muito simples. Confiava-se nos sentidos, isto , que conjuntos isolados de sensaes continham conhecimento. A natureza entregaria seus segredos para quem se dispusesse a observar. Cada objeto continha conjuntos teis de dados transbordando de informaes, visto que o mundo era considerado uma rede de fatos interligados. Os fatos eram o que mais interessava: tudo que fosse observvel era dotado de factualidade. Tudo que fosse concreto
37

merecia ser observado, de um gro de areia atividade social. O "conhecimento" explodiu como uma supernova. A especializao foi a resposta ao problema de lidar com uma quantidade de dados que aumentava geometricamente: dividindo a tarefa de observao em tantas categorias e subcategorias quanto possvel, tentase impedir que a integridade da observao seja posta em risco pela proliferao de possibilidades factuais. ( sempre assombroso ver estruturas autoritrias vicejando em um momento de utopia.) A especializao funcionava na economia (processo industrial complexo) e na administrao pblica (burocracia). Por que tambm no no conhecimento? O conhecimento penetrou o domnio terreno (em oposio ao transcendental), dando humanidade controle sobre seu prprio destino e iniciando uma era de progresso, tendo a cincia como sua redentora. Em meio a este jbilo, um ceticismo mrbido assombrava fiis como os enciclopedistas, os novos pensadores sociais (como Turgot13, Fontenelle14 e Condorcet15) e, mais tarde, os positivistas lgicos. O problema exposto pelo ceticismo foi exemplificado pela crtica de David Hume16 ao modelo emprico, a qual colocou a epistemologia iluminista fora do domnio da certeza. Mostrou-se assim que os sentidos no eram
13 Anne Robert Jacques Turgot (1727-1781), ministro das finanas da Frana. Sua obra abordava a economia poltica. dele o princpio do laisser-faire, laisse-passer da economia liberal. (N.E.) 14 Bernard de Bouvier de Fontenelle (1657-1757), escritor francs cuja obra principal Entretiens Sur la pluralit des mondes . (N.E.) 15 Jean-Antoine-Nicolas de Caritat (1743-1794), marqus de Condorcet, filsofo, matemtico e poltico francs. Condorcet influenciou o liberalismo, principalmente na defesa da educao pblica para todos. (N.E.) 16 David Hume (17114776), filsofo ingls. (N.E.)
38

portadores confiveis de informaes, e revelou-se tambm que associaes factuais eram na verdade inferncias convenientes. Fortalecido pela crtica romntica, desenvolvida mais tarde sob a bandeira do Idealismo alemo, o argumento de que o mundo fenomnico no era uma fonte de conhecimento se tornou aceitvel, uma vez que a percepo podia ser estruturada por categorias mentais especficas que poderiam ou no ser fiis coisa-em-si. Sob este prisma, a cincia foi reduzida a um mapeamento prtico de constelaes espao-temporais. Infelizmente, os idealistas no foram capazes de escapar do ceticismo que os fez surgir. Seu prprio sistema de transcendentalismo era igualmente suscetvel aos argumentos dos cticos. A cincia se encontrava numa posio peculiar em relao sociologia do conhecimento do sculo XIX. Ela tornou-se um legitimador ideolgico at mesmo no nvel ordinrio da vida quotidiana, uma vez que produzia resultados prticos, segundo O desejo e a interpretao dos secularistas. No vcuo dos cticos, a cincia emprica usurpava revelia o direito de proclamar o que era real na experincia. O julgamento dos sentidos poderia ser confivel em relao ao presente, mas para julgar eventos passados era necessrio que a percepo imediata fosse reconstruda por meio da memria. A diminuio da factualidade do objeto sensvel devido aos elementos subjetivos da memria e a insuficincia da representao escrita como meio de preservar a histria fizeram com que o problema posto pela memria fosse transformado em um problema tecnolgico. Embora teoria e mtodo estivessem maduros e legitimados, uma tecnologia satisfatria ainda estava para aparecer. Este problema finalmente ficou resolvido com a inveno da fotografia. A fotografia podia fornecer um registro visual concreto (a viso sendo o mais fidedigno dos
39

sentidos), como uma descrio do passado. Ela representava fatos em vez de subjetivamente dissolvlos na memria, ou abstrai-los como na escrita. Enfim passou a existir algo que fizesse rplicas visuais, produzindo deste modo um registro desvinculado da testemunha. A tecnologia poderia mediar a percepo, e assim impor objetividade ao registro visual. Neste sentido, a fotografia foi adotada mais como ferramenta cientfica do que como um meio para manifestar intenes estticas. Artistas de todas as linguagens comearam a incorporar na tecnologia de produo de rplicas o modelo emprico que havia sido rejuvenescido por estas inovaes. O interesse deles, por sua vez, deu origem ao Realismo e ao Naturalismo literrio. Nestes novos gneros, o desejo pela rplica se tornou mais complexo. Uma nova agenda poltica se insinuara na produo cultural. Diferentemente do passado, quando a poltica geralmente servia para manter o status quo, a agenda da recm-nascida esquerda comeou a fazer aparies bem definidas na representao cultural emprica. Os proponentes deste movimento no cultuavam mais os cones culturais idealistas de seus predecessores romnticos, mas transformaram a factualidade em fetiche - tendncias que reduziam o papel do artista ao da reproduo mecnica. A apresentao visual de dados factuais permitia que se testemunhasse objetivamente a injustia da histria, fornecendo aos que foram eliminados do registro histrico um modo de tornar conhecido seu lugar. O uso de mdias tradicionais combinou-se com a epistemologia iluminista na promoo de uma nova ideologia esquerdista que fracassou relativamente rpido. Mesmo os romances experimentais de Zola17, no
17 mile Zola (1840-1902), romancista e critico francs, fundador do naturalismo na literatura. Entre suas obras mais importantes esto Nona (1880), que trata da prostituio, e
40

fim, s podiam ser percebidos como fico, e no como relatos histricos. A obra dos pintores realistas tambm no parecia confivel, uma vez que o pincel no era uma tecnologia satisfatria para assegurar a objetividade. Alm disso seu produto estava preso demais a uma tradio elitista e a suas instituies. Talvez sua nica vitria real tenha sido produzir um smbolo degradado da inteno subversiva que humildemente insistia na horizontalizao das categorias estticas tradicionais, principalmente na rea de temas. No final do sculo, no tendo mais o que experimentar, alguns produtores culturais esquerdistas comearam a repensar a fotografia e seu novo desenvolvimento, o filme. Os primeiros documentaristas pretendiam produzir um registro visual objetivo e preciso da injustia social e da resistncia esquerdista. Guiados por estes objetivos, o documentrio comeou a tomar forma. A empolgao com as novas possibilidades de representao socialmente responsvel fez com que a produo precedesse a reflexo crtica sobre o veculo, e os equvocos que foram cometidos continuam, como instituies, at o presente. O documentrio cinematogrfico foi uma catstrofe desde seu incio. Mesmo ainda na obra dos irmos Lumire, a factualidade do filme de no-fico foi esmagada sob o peso da ideologia. Um filme como Workers Leaving the Lumire Factory 18 funciona primariamente como uma propaganda da industrializao um sinal do futuro divorciado das foras histricas que o geraram. A despeito da cmera esttica e da inevitvel falta de edio, a funo de
Germinal (1885), que retrata a explorao dos mineiros. (N.E.) 18 Produzido pelos irmos Lumire em 1895. Assim como seus outros filmes, foi feito a partir de cenas da vida cotidiana. (N.E.)
41

produzir uma rplica se perdeu, j que a vida apresentada no filme ainda no era vivida pela maioria das pessoas. Deste ponto em diante o documentrio cumpriu cada vez mais sua vocao inevitvel. Um filme como Elephant Processions at Phnom Penh19 se tornou o predecessor do que hoje considerada uma obra ps-moderna cnica. O documentrio mergulhou no mago da apropriao colonial. Este filme foi um entretenimento espetacular, que permitiu que o pblico penetrasse temporariamente numa cultura que nunca existiu. Acabou sendo uma maneira de se divertir com um evento simulado, isolado de qualquer espcie de contexto histrico. Nesse sentido, Lumire foi o predecessor de Disney. A Disney World a coroao do projeto de entretenimento cultural de Lumire. Apropriando-se dos destroos culturais e os reagrupando de um modo digervel para consumo espordico, a Disney faz em 3-D o que Lumire havia feito em duas dimenses: produzir uma simulao do texto cultural mundial na locao fixa da casamata. A situao continuou a piorar. Robert Flaherty introduziu no documentrio a narrativa complexa, em seu filme Nanook Of the North20. Este filme era marcado por uma gramtica cinematogrfica ultracodificada, que abstrusamente gerava uma histria a partir de pretensos fatos brutos. Os abismos entre as discrepantes imagens reapresentadas tinham de ser juntados pela cola da ideologia romntica, a preferida pelo cineasta. Isto era inevitvel, uma vez que no havia fatos para comeo de conversa, mas apenas lembranas reconstitudas. O desejo de Flaherty de produzir o extico levou-o a simular um passado que nunca existiu. Na seqncia mais famosa do filme, Flaherty recria uma caada morsa. Nanook nunca
19 Dos irmos Lumire. (N.E.) 20 No Brasil o filme levou o nome de Nanook, o esquim. Considerado um clssico, foi produzido em 1921. (N.E.)
42

tinha estado em uma caada sem armas de fogo, mas Flaherty insistiu que ele usasse arpes. Nanook se lembrava do que seu pai tinha lhe contado sobre a tradio da caa, e tinha visto antigos desenhos esquims destas caadas. A partir dessas lembranas, mescladas com os conceitos romnticos de Flaherty, a caada morsa foi reencenada. O resultado foi uma representao de uma representao sob o pretexto de uma originalidade inalcanvel. O filme deu uma histria excitante e foi um bom entretenimento, mas tinha tanta integridade factual quanto o O Nascimento de uma Nao21, de D. W Griffith. No necessrio repetir a histria cnica do documentrio oscilando ao longo do espectro poltico de Vertov22 a Riefenstahl23. Em todos os casos, ela tem sido fundamentalmente cnica uma mercadoria poltica fadada pela prpria natureza da tecnologia a sempre se repetir dentro da economia do desejo. O filme no hoje, nem jamais foi, a tecnologia da verdade. Mente a uma velocidade de vinte e quatro quadros por segundo. Seu valor no est em registrar a histria, mas apenas em ser um meio de comunicao, um meio pelo qual gerado significado. O aspecto assustador do documentrio sua capacidade de gerar uma histria rgida no presente do mesmo modo que a Disney pode gerar o significado colonial da cultura do Outro. Sempre que existirem filmes implodidos24
21 De 1915, Birth Of a Nation um clssico do cinema norteamericano. Sua mensagem racista e de exaltao Ku Klux Klan faz com que seja utilizado at hoje como meio de recrutamento da KKK. (N.E.) 22 Dziga Vertov, polons, viveu na Rssia ps-1917, influenciou escolas de cinema no mundo todo. 23 Leni Riefenstahl produziu, entre outros, O Triunfo da Vontade , um dos primeiros filmes do partido nazista alemo, hbrido de documentrio e propaganda do nazismo. (N.E.) 24 Por "filmes implodidos" os autores se referem a filmes nos quais estruturas binrias (tais como fico/no-fico), perdem
43

simultaneamente como fico e no-fico, eles sero uma prova de que a histria feita em Hollywood. A problemtica aliana do documentrio com a metodologia cientfica tenta explorar o aparente poder da cincia de parar o fluxo de interpretaes multifacetadas. Justificadamente ou no, a prova cientfica incontestvel: ela repousa confortavelmente sob o signo da certeza. Esta a autoridade que o documentrio tenta reclamar para si. Consequentemente, os documentaristas tm sempre usado sistemas de cdigos autoritrios para estruturar a narrativa de seus filmes. Essa estratgia depende, em primeiro lugar, do total esgotamento da imagem no momento da apreenso imediata. A estrutura narrativa deve envolver o espectador como uma rede e deixar de fora todas as outras interpretaes possveis. A narrativa que guia a interpretao das imagens deve fluir ao longo de um caminho unilinear, a tal velocidade que o espectador no tenha tempo para qualquer reflexo. Nessa ao, O essencial produzir a impresso de que cada imagem ligada por uma relao causal s imagens precedentes. O estabelecimento da relao causal entre as imagens produz uma unidade e mantm o fluxo interpretativo dos espectadores em um caminho predeterminado. O caminho termina com a concluso que foi preparada pelo documentarista ao construir a cadeia causal de imagens, oferecendo assim o que parece ser uma concluso incontestvel. Afinal, quem pode desafiar a causalidade reproduzida? Sua legitimao pela autoridade tradicional da razo grande demais. Um documentrio fracassa quando a cadeia causal se quebra, mostrando as descontinuidades e permitindo que um momento de descrena cause uma ruptura na matriz interpretativa
sentido, entram em colapso. (N.E.)
44

predeterminada. Sem o principio cientfico da causalidade estruturando rigorosamente a narrativa, a autoridade do documentrio rapidamente se dissipa, revelando sua verdadeira natureza de propaganda ficcional. Quando ocorre uma crise de legitimao no filme, a imagem fica transparente ao invs de se exaurir, e a ideologia da narrativa exposta em toda a sua horrenda glria. O documentrio de qualidade no se revela, e essa trapaa ilusionista aperfeioada pela primeira vez pelo realismo hollywoodiano que infelizmente guia a grande maioria dos documentrios e obras testemunhais em vdeo que trabalhadores culturais da esquerda produzem hoje em torrentes infindveis. Esta exibio deplorvel particularmente insidiosa porque transforma os trabalhadores culturais da esquerda naquilo que eles mais temem: legitimadores da matriz interpretativa conservadora. Se o princpio fundamental da poltica conservadora manter a ordem em prol da economia, complementar as necessidades e os desejos da elite econmica e desencorajar a heterogeneidade social, ento o documentrio, em sua forma atual, cmplice desta ordem, mesmo se levanta a bandeira da justia social sobre sua fortaleza ideolgica. isto assim porque o documentrio no cria uma oportunidade para o livrepensamento, mas instila autocensura no espectador, que deve absorver suas imagens dentro da estrutura de uma narrativa totalizante. Ao se examinar o prprio sinal de censura, como foi corporificado, por exemplo, nas crticas de Jesse Helms25 a Piss Christ26 de Andre Serrano27, podem-se observar os mtodos de interpretao totalizante em funcionamento. Helms
25 Senador republicano ultraconservador do estado da Carolina do Norte. (N.E.) 26 Piss Christ uma foto que mostra um crucifixo num penico. (N.E.)
45

argumentou que uma figura de Cristo submersa em urina leva a uma nica concluso, a de que a obra um sacrilgio obsceno. A interpretao de Helms justa. No entanto, no a nica. Helms usou seu desempenho espalhafatoso no Senado como autoridade para legitimar e totalizar sua interpretao. Sob sua matriz interpretativa privilegiada, a imagem imediatamente esgotada. No entanto, qualquer um que reflita na imagem de Serrano por apenas um instante pode ver que vrios outros significados esto contidos nela. H significados que so tanto crticos quanto estticos (formais). A estratgia global de Helms no foi tanto usar o poder pessoal como um meio de censura, mas sim criar as precondies para que o pblico prossiga cegamente at a autocensura, concordando dessa forma com a ordem homognea desejada pela classe dominante. O documentrio da resistncia depende desse mesmo conjunto de condies para ter sucesso. A consequncia a longo prazo da utilizao de tais mtodos, mesmo que com boas intenes, deixar o espectador cada vez mais suscetvel estrutura narrativa ilusionista, enquanto que o modelo fica cada vez mais sofisticado por ser constantemente revisto. Para qualquer ponto do espectro poltico que o consumidor se volta, ele tratado como rebanho pela mdia. Para parar com essa manipulao, os documentaristas devem se recusar a sacrificar a subjetividade do espectador. O filme de no-fico precisa percorrer outros caminhos que no aqueles herdados da tradio. Planejando um documentrio esquerdista genrico para a PBS28. Assunto: a guerrilha em ............ (escolha um pas do Terceiro Mundo).
27 Andre Serrano, fotgrafo que ganhou notoriedade na metade dos anos 80. Seu trabalho gerou controvrsia nos Estados Unidos e grande furor nos conservadores. (N.E.)
46

1. Escolha um ttulo cuidadosamente, j que este um dos principais elementos na construo. Ele deve se apresentar meramente como uma descrio das imagens contidas na obra, mas deve tambm funcionar como um marcador ideolgico privilegiado. Por exemplo, "A Luta pela Liberdade em ....... " Lembre-se de no mencionar "guerrilha" no ttulo. Palavras como essa tm uma conotao de causa subversiva ou perdida que poderia levar a aes irracionais violentas, e isso assusta os liberais. 2. Se seu oramento for grande o suficiente (o que deve ser o caso se voc est fazendo um segundo filme sobre disputas polticas), faa uma abertura com uma lrica tomada area da paisagem natural do pas em questo. Geralmente o interior dominado pela guerrilha. Isso bom. Agora voc tem a autoridade tradicional da natureza (e a moralidade da distino cidade/ campo) do seu lado. Estes so dois cdigos bsicos da arte didtica ocidental. Eles raramente so questionados, e criaro um canal que levar o espectador crena de que voc est filmando um levante popular. 3. Enfoque gradualmente O grupo particular de guerrilheiros que voc vai filmar. No mostre grandes exrcitos. E mostre apenas armas leves, no armamento pesado. Lembre-se de que os guerrilheiros devem ter a aparncia de verdadeiras vtimas da injustia social. Os americanos adoram esse cdigo. Se voc tiver de falar sobre o tamanho das foras rebeldes (por exemplo, para mostrar o tamanho do apoio popular resistncia), seja abstrato. S d estatsticas. Grandes formaes militares fazem lembrar Nuremberg. Se possvel, escolha um grupo composto de famlias: uma grande famlia inteira lutando demonstra bem o desespero. Lembre-se de que uma de suas
28 Public Broadcasting Service. Trata-se de uma rede de TV e mdia no-comercial dos Estados Unidos. (N.E.)
47

misses mais importantes humanizar os rebeldes ao mesmo tempo em que faz do grupo dominante um mal abstrato. Termine essa sequncia apresentando de modo estilizado cada um dos rebeldes enquanto indivduos. 4. Para a prxima sequncia, escolha uma famlia para representar o grupo. Entreviste cada membro. Fale de suas motivaes para fazerem parte da resistncia. Siga-os o dia inteiro. Filme as agruras da atividade rebelde. Certifique-se de mostrar onde dormem e a m qualidade da comida, e concentre-se no que a luta est fazendo pela famlia. Termine a sequncia mostrando a famlia envolvida em uma atividade recreativa. Isto vai demonstrar a capacidade dos rebeldes de resistirem, e de serem humanos em meio catstrofe. tambm a ponte perfeita para a prxima sequncia: "Neste momento de brincadeiras, quem teria imaginado a tragdia que lhes aconteceria..." 5. Depois de estabelecer os rebeldes como indivduos reais e sensveis, est na hora de voltar-se para O inimigo, mostrando, por exemplo, uma atrocidade atribuda a eles. (Nunca mostre os inimigos de fato: eles devem permanecer como abstraes aliengenas, uma incgnita a ser temida.) Seria prefervel que um parente distante da famlia em foco fosse morto ou ferido na ao do inimigo que est sendo apresentada. Documente o luto dos companheiros rebeldes. 6. Depois de estabelecer as identidades tanto dos rebeldes quanto do inimigo, voc deve mostrar uma ao guerrilheira de verdade. Ela deve ser entendida como uma manobra defensiva sem nenhuma conotao de vingana. Certifique-se de que seja um ataque noturno ou de madrugada para diminuir a simpatia pelos inimigos enquanto indivduos. A pouca luz vai mant-los ocultos e permitir que as fascas do fogo
48

inimigo representem-nos de forma impessoal. No mostre guerrilheiros fazendo prisioneiros: difcil preservar a simpatia dos espectadores pelos rebeldes se eles forem vistos enfiando armamento automtico nas costas dos inimigos e fazendo-os andar. Finalmente, mostre a ao apenas se os rebeldes parecerem vencer o combate. 7. Na sequncia da vitria importante mostrar a ligao entre os rebeldes e os civis do campo. Com o inimigo tendo sofrido recentemente uma derrota, Seguro ir cidadezinha e celebrar com a classe agrria. Voc pode incluir discursos e celebraes nessa sequncia. Mostre os camponeses alimentando os rebeldes, ao mesmo tempo que os rebeldes do aos civis materiais no militares capturados durante o ataque. Mas o mais importante assegurar-se de que a sequncia tenha um esprito festivo. Isto aumentar o contraste emocional com a sequncia final. 8. Sequncia final: focalize o grupo rebelde expressando seus sonhos de vitria e jurando nunca se entregarem. Isto deve dar o remate: voc agora tem a garantia de uma resposta solidria da platia. A solidariedade ir anular qualquer reflexo critica, fazendo a platia curtir a viagem na onda de sua subjetividade radical. Passe os crditos na tela. Acrescente talvez um ps-escrito do cineasta sobre como ele ficou emocionado e estupefato com a experincia. Ao criar um documentrio, um pequeno ajuste poderia ser feito com uma perturbao mnima no modelo tradicional informar que, para uma dada obra, o conjunto de imagens apresentado foi digerido dentro de uma determinada perspectiva cultural. Assegure-se de que os espectadores saibam que esto vendo uma verso do tema, no a coisa em si. Isso no vai curar grande parte dos males do filme ou vdeo49

documentrio, j que as prprias verses so preparadas de antemo, tendo pouco a ver em relao a outras verses. No entanto, deixaria o modelo de documentrio um pouco menos repugnante, uma vez que este aviso evitaria a afirmao de que o que foi mostrado era a verdade sobre o assunto. Isso permitiria que o sistema continuasse fechado, mas ainda geraria a compreenso de que o que est sendo documentado no uma histria concreta, mas sim um enquadramento semitico independente por meio do qual a sensao foi filtrada e interpretada. Vejamos, por exemplo, documentrios sobre um assunto encarado quase universalmente como agradvel e incuo, como a natureza. Percebe-se rapidamente que a natureza em si no o assunto, nem o poderia ser. Pelo contrrio, a simulao da natureza na verdade um depsito de perspectivas culturais especializadas e de mitos que so antteses dos sinais de civilizao. Considere as seguintes verses: 1. A natureza idealizada: esse e um ponto de vista comum maioria dos documentrios da National Geographic. Nessa formulao, a natureza apresentada como a fonte original da beleza, da grandeza e da graa. Mesmo os acontecimentos mais violentos se tornam preciosos processos estticos que devem ser preservados. Isso ocorre at na apresentao de grupos raciais/tnicos "exticos"! O mundo reduzido a um museu de arte que serve de testemunho da perfeio cosmolgica e teleolgica da natureza. A mais elevada funo da natureza existir para a apreciao esttica. Tanto a esttica quanto a ideologia que conjuram esta viso beatfica da natureza vm de um romantismo nostlgico bem embalado que determina tanto as expectativas do documentarista quanto o mtodo de filmagem e edio. 2. A natureza darwiniana: essa concepo da natureza mais bem representada pela srie A Vida
50

Prova29. Nesse tratamento, o universo hobbesiano30 ganha vida, e a guerra de todos contra todos descrita vividamente. Esta verso violenta da natureza rene os smbolos da ideologia da sobrevivncia para reapresentar as apalpadelas s cegas de um universo frio e indiferente. uma lembrana da fatalidade do mundo anterior ordem da civilizao. Uma obra como essa age como uma casamata ideolgica defendendo o fausto da ordem produzida pelo Estado policial. 3. A natureza antropomrfica: essa interpretao gira em torno da questo: "Em que os animais so como as pessoas?" Tipica dos documentrios da Disney ou de programas de televiso como o Reino Animal, esses filmes so insuportavelmente en graadinhos, e apresentam a ordem natural como a da inocncia. isso no de surpreender, j que esses programas tm por alvo as crianas, e dessa forma a fuso de seres humanos (particularmente crianas) e animais encarada como uma boa norma para a socializao "sadia". Esses filmes se concentram no cuidado dos animais com suas crias e em suas modestas "aventuras", interpretando a natureza como uma entidade burguesa. Em todas essas leituras, ao espectador apresentado um pastiche artificialmente construdo de imagens que oferece apenas possibilidades limitadas a uma viso mtica da natureza. A natureza existe apenas como uma construo semitica usada para justificar alguma estrutura ideolgica. A natureza enquanto cdigo reafirmada mostrando-se animais e paisagens
29 Srie de documentrios de David Attenborough produzida pela BBC. 30 De Thomas Hobbes (1588-1679). No universo a que se referem os autores o instinto de conservao determinaria uma luta de todos contra todos. Segundo Hobbes, o Estado seria a instituio que evitaria tal destruio, protegendo os indivduos uns dos outros. (N.E.)
51

panormicas que so ento revestidos com arcabouos interpretativos ideolgicos. Filmes sobre a natureza nunca documentaram nada seno o artificial ou seja, sistemas de valores elaborados institucionalmente. Quase a mesma coisa pode ser dita do documentrio poltico, j que apenas os aspectos contingentes so diferentes. O cineasta nesse caso nos mostra pessoas e cidades em vez de animais e paisagens. As vrias verses do presente que o documentrio impe a seus espectadores so remodeladas pelo formato filme/vdeo em monumentos eletrnicos que tm vrias caractersticas em comum com suas contrapartes arquitetnicas. Tipicamente, documentrios da esquerda se equiparam funo dos monumentos e participam do espetculo de obscenidade na seguinte medida: 1. Monumentos funcionam como smbolos concretos de uma memria reconstituda e imposta. 2. O monumentalismo uma tentativa concreta de deter a proliferao de significados relacionados a interpretao de acontecimentos convulsivos. Os monumentos no so os smbolos de liberdade que aparentam ser, mas exatamente o oposto. So sinais de aprisionamento, sufocando a liberdade de expresso, a liberdade de pensamento e a liberdade de recordar. Como supervisores na priso panptica da ideologia, gente demais obedece de forma masoquista a sua exigncia de submisso. 3. o retorno da continuidade cultural que exalta o monumento aos olhos do cmplice. Em seu manto de silncio, o monumento pode facilmente reprimir contestaes. Para aqueles cujos valores eles representam, os monumentos oferecem um espao tranquilo por meio da familiaridade da tradio cnica. No monumento, os cmplices no so sobrecarregados com a alienao que se origina na diversidade de opinies, nem com a ansiedade das contradies
52

morais. Esto a salvo da perturbao causada pela reflexo. Os monumentos so as casamatas ideolgicas definitivas as manifestaes concretas da mentalidade de fortificao. De fato, h diferenas entre os monumentos arquitetnicos da cultura dominante e os monumentos cultura da resistncia, como os documentrios. Os da cultura da resistncia no aspiram a manter o status quo, nem projetam uma falsa continuidade na ferida da histria. O problema que muitos desses monumentos aspiram a alcanar um eventual domnio. Aspiram a produzir um cone que esteja acima da anlise critica. At agora nenhum cone sagrado foi produzido intencionalmente por meio da produo de documentrios, mas alguns foram produzidos acidentalmente pelos espetculos da mdia. Os exemplos mais notveis so as audincias de Hill/Thomas31 e o espancamento de Rodney King32. Certas imagens extradas dessas fitas transcenderam o mundano e se tornaram imagens sagradas para um amplo espectro da sociedade. Como qualquer imagem sagrada, esses cones se esgotam no impacto que causam, e qualquer um que insinue a existncia de outros significados que no aquele que percebido primeira vista ser assolado por uma avalanche de castigos. Essas imagens so to emocionalmente carregadas que provocam pnico, motivando um ataque cego e violento a qualquer heresia interpretativa. So para a esquerda quase o mesmo que
31 Anita Hill e Clarence Thomas protagonizaram, em 1991, um espetculo criado pela mdia norte-americana a partir da audincia judicial, que transformou em moda a discusso sobre assdio sexual no local de trabalho. (N.E.) 32 King foi filmado em maro de 1991 sendo espancado por policiais em Los Angeles. Apesar do registro, os agressores no foram condenados no primeiro julgamento, o que gerou uma gigantesca revolta popular em abril de 1992. Os policiais eram brancos, e King, negro. (N.E.)
53

a imagem de um feto abortado para a extrema direita. Se a autonomia o objetivo da produo de imagem da resistncia, o carter monumental do sagrado deve ser eliminado dela. Uma vantagem prtica do vdeo realista (vdeo que parece ser uma rplica da histria) deve ser reconhecida sua funo como uma forma democrtica de contravigilncia. No importa a simplicidade da tecnologia de vdeo, ele facilmente passa a ser visto como uma ameaa. visto como um receptculo da culpa, que pode reproduzir instantaneamente atos de transgresso. Como uma testemunha jurdica perfeita, sua objetividade no pode ser questionada legalmente. No entanto, enquanto instrumento de intimidao contra as transgresses do poder, o vdeo funciona apenas dentro de parmetros limitados. Seu poder racional-legal opera apenas dentro do contexto do significado esgotado. uma defesa til no sistema legal e no espetculo da mdia, mas prejudicial para a compreenso da prpria mdia, j que promove a esttica autoritria da exausto. A supremacia do vdeo realista como modelo para a produo cultural da resistncia deve ser desafiada por quem quiser ver o veiculo vdeo ir alm de sua funo tradicional como propaganda, ao mesmo tempo em que retm suas caractersticas politicas de resistncia. No necessrio erradicar o vdeo realista, mas essencial restringir sua autoridade. Esse objetivo pode ser melhor alcanado desenvolvendo-se uma estrutura conceitual ps-moderna que se funda com a tecnoestrutura ps-moderna do vdeo. A contradio fundamental de se empregar a epistemologia do sculo XVIII com tcnicas de produo do sculo XIX que essa juno nunca ir dar conta adequadamente do problema contemporneo da representao na sociedade da simulao, da mesma forma que a
54

teologia medieval no foi capaz de dar conta dos desafios da filosofia dos sculos XVII e XVIII. Para solucionar essa contradio, necessrio abandonar a suposio de que a imagem contm e revela uma fidelidade em relao a seu referente. Isso por sua vez significa que no se pode mais usar o cdigo da causalidade como instrumento para construir a continuidade da imagem. De preferncia, deve-se usar estruturas associativas fluidas que convidem a varias interpretaes. De fato, todos os sistemas de gerao de imagens so mediados pelo espectador: a questo a que grau. Poucos sistemas so um convite interpretao, e por conseguinte o significado mais frequentemente imposto do que criado. Muitos produtores, por medo de permitirem que a interpretao fugisse ao controle, evitaram o uso de estruturas associativas na gerao eletrnica de imagens de carter poltico. Alm disso, filmes associativos tendem abstrao, e portanto ficam confusos, o que os tornam ineficazes entre os desinteressados. Esses problemas inspiram o eterno retorno a modelos mais autoritrios. A resposta a tal comentrio que o espectador merece O direito ao desinteresse, e a liberdade de divagar. A confuso deve ser vista como uma esttica aceitvel. O momento de confuso a precondio para o ceticismo necessrio ao surgimento do pensamento radical. Portanto, os objetivos do vdeo de no-fico de resistncia so dois: chamar a ateno para a construo simblica da simulao e documenta-la; e estabelecer a confuso e o ceticismo para que as simulaes no possam funcionar. O vdeo associativo , por sua prpria natureza, recombinante33. Ele agrupa e reagrupa imagens
33 O termo "reeombinante" usado especialmente na biologia molecular, em que significa: uma clula com nova combinao
55

culturais fragmentadas, permitindo que os significados gerados vagueiem sem limites pela grade de possibilidades culturais. essa caracterstica nmade que os distingue dos filmes recombinantes rigidamente limitados de Hollywood. No entanto, assim como aqueles, so melhor situados fora das categorias de fico e no-fico. Para os propsitos de resistncia, o vdeo recombinante no oferece nenhuma soluo. Pelo contrrio, atua como base de dados para que o espectador tire suas prprias concluses. Esse aspecto do filme recombinante pressupe um desejo por parte do espectador de assumir o controle da matriz interpretativa e de construir seus prprios significados. Tal obra interativa na medida em que o espectador no pode ser um participante passivo. No se deve forar um ponto de vista particular com propsitos pedaggicos. Na maioria das vezes esse modo de agir frequentemente trabalha contra a interao popular, visto que estratgias para quebrar o habitual consumo passivo do espetculo no tm recebido muita ateno. O que mais lamentvel que obras como essas so frequentemente vistas como elitistas, porque o uso que fazem da esttica da confuso no presente no atrai o apoio popular. Deve-se notar que tais comentrios geralmente vem de uma intelligentsia bem posicionada, cena da correio de sua ideologia. Sua misso no libertar seus proslitos, mas mant-los presos e defendendo a casamata da ideologia solidificada. o distrbio por meio da liquidao dessas estruturas o que a mdia nmade da resistncia tenta conseguir. Isso no pode ser feito produzindo-se mais monumentos eletrnicos, mas, pelo contrrio, por uma interveno
gentica, no herdada dos pas. Em ingls, recombinat tambm tem um sentido mais usual: produzido a partir de mais de uma fonte. neste sentido que a palavra empregada ao longo deste livro pelos autores. (N.E.)
56

imaginativa e uma reflexo crtica libertadas em um momento eletrnico incerto e no resolvido.

57

IX 1667 Com asfltico glten betumada, To larga qual a porta inteira do Orco, To funda que a sustenta o cho do Abismo. Eis ultimada surge a mole imensa Por cima desse mar, arqueada, altiva: Era uma ponte de extenso pasmosa Que do limiar do Averno se estendia At deste orbe ao muro inabalvel, Hoje indefenso... Com asfltico glten betumada, To larga qual a porta inteira do Orco, To funda que a sustenta o cho do Abismo. Moldado em silcio surge o chip imenso Por cima desse mar arqueado, altivo: Era uma ponte de extenso pasmosa Que do limiar do Averno se estendia At deste orbe ao muro inabalvel, Hoje indefenso...

58

X 1759 A terra aqui era cultivada por prazer assim como por necessidade. Em toda a parte o til havia sido transformado em aprazvel. As estradas estavam cobertas, ou melhor, enfeitadas, com carruagens de lindas formas feitas de material brilhante, que levavam homens e mulheres de extraordinria beleza, e puxadas com rapidez por grandes carneiros vermelhos cuja velocidade suplanta a dos melhores cavalos da Andaluzia. A paisagem-simulacro aqui era cultivada por prazer assim como por necessidade. Em toda a parte o til havia sido transformado em aprazvel. As tubulaes estavam cobertas, ou melhor, enfeitadas, com carruagens de lindas formas feitas de luz brilhante, que levavam homens e mulheres de extraordinria determinao, e puxadas com rapidez por grandes impulsos eltricos vermelhos cuja velocidade suplantava a dos melhores msseis da Andaluzia.

59

60

captulo 3

O TEATRO RECOMBINANTE E A
MATRIZ PERFORMATIVA

Em algumas culturas familiarizadas somente com tecnologias modestas de gerao de imagens, as pessoas acreditam que no devem se deixar fotografar, j que este processo rouba uma parte da alma. Essa estranha intuio talvez mostre a percepo de que, na medida em que uma representao do eu se expande, a matriz performtica fica atravancada com personas simuladas que podem usurpar o papel da auto-representao orgnica. O corpo como representao renuncia sua soberania, deixando a imagem do corpo disponvel para apropriao e para seu restabelecimento em redes de smbolos distintas daquelas do mundo real. De um ponto de vista contemporneo, isso no necessariamente negativo, j que sugere a possibilidade de podermos reinventar continuamente a nossa identidade e o nosso papel, para que desse modo se ajustem melhor aos nossos desejos. luz dessa possibilidade, deveramos renunciar a noes essencialistas do eu, da personalidade e do corpo, e assumir papis dentro da grade dramatrgica da vida quotidiana. Entretanto, h sempre uma inquietao que acompanha essa possibilidade utpica. Essa ansiedade no vem tanto da curiosa no-posio criada pela ausncia de qualidades fixas, mas sim pelo medo de que o poder da reinveno se encontre em outra parte. Sente-se que foras externas hostis, e no foras
61

automotivadas, esto nos construindo enquanto indivduos. Esse problema se torna cada vez mais complexo na tecnocultura, onde as pessoas se encontram em teatros virtuais alheios vida quotidiana, mas que tm um tremendo impacto sobre ela. Representaes abstratas do eu e do corpo, separadas do indivduo, esto simultaneamente presentes em vrios locais, interagindo e recombinando com outras, alm do controle do indivduo e frequentemente em seu detrimento. Para o artista critico, explorar e examinar as perambulaes e manipulaes dos vrios 34 dopplegnger eletrnicos dentro dos muitos teatros do virtual, deveria ser fundamental. Considere o seguinte cenrio: uma pessoa (P) entra em um banco pensando em conseguir um emprstimo. De acordo com a estrutura dramatrgica dessa situao, necessrio que a pessoa se apresente como uma candidata a emprstimo responsvel e confivel. Sendo uma boa atriz, e sentindo-se a vontade no papel, P se vestiu adequadamente colocando roupas e joias que indicam um bom nvel econmico. P segue adequadamente os procedimentos para pedido de emprstimo, e utiliza boas tcnicas de montagem, com os apertos de mo adequados, levantando-se e sentando-se de acordo com as expectativas sociais e assim por diante. Alm disso, P preparou e memorizou um roteiro bem escrito que explica totalmente sua necessidade de um emprstimo, assim como sua capacidade de pag-lo. Por mais cuidadosa que P seja em se ajustar aos cdigos da situao, logo fica claro que sua performance em si no suficiente para garantir o emprstimo. Tudo o que P conseguiu com a
34 Em alemo, ssia", duplicata, igual (N.E.)
62

performance foi convencer o funcionrio a entrevistar seu duplo eletrnico. O funcionrio levanta seu histrico financeiro no computador. esse corpo, um corpo de dados, que agora controla o palco. Ele , na verdade, o nico corpo que interessa ao funcionrio. O duplo eletrnico de P revela que ela atrasou o pagamento de emprstimos no passado, e que est envolvida numa disputa financeira com outro banco. O emprstimo negado: fim da performance. Esse cenrio poderia facilmente ter tido um final feliz, mas sua importncia real mostrar que a performance orgnica era basicamente redundante. A realidade da pretendente era duvidosa. Sua imagem abstrata na forma de dados financeiros determinou o resultado da performance. A estrutura do palco, representada pela arquitetura do banco, foi consumida pelo teatro virtual. O palco da superfcie da tela, apoiado pelos bastidores constitudos de bancos de dados e internets, mantm um privilgio ontolgico em relao ao teatro da vida quotidiana. Com uma compreenso do teatro virtual, pode-se facilmente enxergar o anacronismo da maior parte da arte dramtica contempornea. As ondas infindveis de autoperformance, que se manifestam como monlogos e fragmentos de personagens, servem basicamente como recordaes nostlgicas do passado, quando a matriz performativa era centrada na vida quotidiana e focalizada em atores orgnicos. Como obra de resistncia cultural, a inteno subversiva da autoperformance aparece em sua tentativa ftil de restabelecer o sujeito no palco arquitetnico. Como a maior parte do teatro restauracionista, sua causa nasceu morta. A grade performtica, nessa situao, j est excessivamente codificada pela demasiada durao de
63

sua histria, e tambm sofre com a confuso de cdigos e de personas simuladas, impostas pelo espetculo. A tentativa de evitar esses problemas trazendo o pessoal para o discurso no tem uma profundidade de significado intersubjetivo que possa se manter sem formar redes com sistemas de codificao independentes do ator individual. Consequentemente, o corpo do espetculo e o corpo virtual consomem o pessoal atravs da imposio de suas prprias e predeterminadas matrizes interpretativas. Por mais que parea chocante, o pessoal no poltico na cultura recombinante. Caso 43 Dos cadernos de Jacques Lacan Da escurido, uma voz pr-gravada comea a se sobrepor a si mesma fazendo um comentrio sobre um certo Caso 43 e discutindo o status imaginrio do consumo econmico. Ento o desenho de Fon van Voerkom, "uma soluo dolorosa" aparece em uma tela grande. Poucos instantes depois, um olho aparece em dois monitores de TV e, vinda deles, uma voz distorcida comea a responder ao comentrio o sujeito entra e fica diante da tela, depois comea a fazer uma srie de declaraes. O Sujeito: nasceu para consumir s pelo prazer de consumir. S por causa do prazer de consumir, O consumo em massa necessta do autoconsumo, s pelo prazer de se autoconsumir. S por causa do prazer de se autoconsumir, o autocanibalismo o smbolo material do consumo excessivo, s pelo prazer de s-lo. S por causa do prazer de s-lo, o consumo excessivo a lgica do narcisismo econmico, s pelo prazer de slo. S por causa do prazer de s-lo, o consumo de massa se iguala ao autoconsumo, s pelo prazer de alcan-lo. O autocanibalismo a lgica da moda. Desconstruo s pelo prazer de desconstruir. O autocanibalismo a
64

prxis da vida quotidiana: eu roo minhas unhas s pelo prazer de ro-las, como meu cabelo s pelo prazer de com-lo, como a mim mesmo s pelo prazer de me comer. O consumo tem a ver com a internalizao dos objetos, s pelo prazer de internaliz-los. S por causa do prazer de internaliz-los, consumimos os objetos a fim de torn-los "reais", s pelo prazer de torn-los reais. S por causa do prazer de torn-los reais, eu como a mim mesmo a fim de ser "real", s pelo prazer de ser real. O autocanibalismo criado s pelo prazer de comer a si mesmo, planejado s pelo prazer de comer a si mesmo, organizado por meio da produo social s pelo prazer de comer a si mesmo. Somos ces apaixonados por nosso prprio vmito. Isso no uma transgresso esttica, no um sacrifcio ritual, no e arte corporal, apenas autoconsumo, s pelo prazer de se autoconsumir... s pelo sabor do autoconsumo. O "Sujeito" ento pega uma navalha e corta a palma de sua mo. Quando o sangue comea a correr, O "Sujeito" o bebe por uns instantes e depois vai embora. O "comentrio" termina, a imagem na tela grande se apaga, e ento os dois monitores de TV so desligados.

Tais problemas mostram claramente que o modelo da produo completamente antiquado para a performance (como para grande parte da arte contempornea). Embora antigamente O palco fosse a principal plataforma para a interao dos cdigos mticos, e embora esse status tenha ficado inquestionado at o sculo XIX, ele atingiu hoje um ponto de exausto. O palco tradicional em si e por si uma casamata oca dissociada do poder. Como locao para o distrbio, ele oferece pouca esperana. O rigor mortis j se instalou, e o que costumava ser um local
65

para personagens fluidos, que se manifestavam simplesmente usando uma mscara, agora se tornou um lugar onde apenas as situaes do passado ou as simulaes do presente podem ser representadas novamente. Tentativas de expandir o palco tiveram resultados interessantes. O objetivo do Living Theater35, de quebrar as barreiras de sua arquitetura tradicional, foi bem-sucedido. Ele destruiu a distino entre arte e vida, o que foi de grande ajuda por estabelecer um dos primeiros palcos recombinantes. Afinal, s pelo exame da vida quotidiana atravs do arcabouo de um modelo dramatrgico que se pode testemunhar a pobreza dessa matriz performativa. O problema que uma resistncia eficaz no vir apenas do teatro da vida quotidiana. Assim como o palco, o subeletrnico neste caso, a rua sob sua forma tradicional arquitetnica e sociolgica no ter efeito sobre o privilegiado palco virtual. Considere o seguinte cenrio: um hacker est no palco com um computador e um modem. Trabalhando sem limite de tempo, o hacker invade bancos de dados, acessa seus arquivos e parte para apag-los ou manipula-los de acordo com seus prprios desejos. A performance termina quando o computador desligado. Essa performance, embora to simplificada, exprime a essncia do distrbio eletrnico. Uma ao como essa percorre em espiral a rede performativa, interligando de maneira nmade o teatro da vida quotidiana, o teatro tradicional e o teatro virtual. Representaes mltiplas do artista participam explicitamente desse cenrio para criar uma nova hierarquia de representao.
35 O Living Theater foi um grupo de teatro experimental fundado por Julian Beck e Judith Malna em 1951, em Nova York. (N.E.)
66

No teatro virtual, as estruturas de dados que contm a representao eletrnica do artista so perturbadas por meio da manipulao ou eliminadas. Para que os dados eletrnicos ajam como se fossem a realidade de uma pessoa, os "dados-fatos" no podem estar abertos manipulao democrtica. Um dado perde prerrogativa quando se descobre ser invlido ou no confivel. Essa situao oferece ao artista da resistncia duas estratgias: uma contaminar e chamar a ateno para os dados corrompidos, enquanto a outra transmitir dados falsificados. De qualquer modo, o estabelecimento do objetivo utpico de reinveno pessoal por meio de recombinao performativa comea a tomar uma forma alm da vida quotidiana. Pode-se obter maior liberdade no teatro da vida quotidiana uma vez que o teatro virtual seja infiltrado. A libertao conseguida atravs do corpo recombinante s pode existir enquanto os cdigos autoritrios no destroem a performance. Para que isso acontea, o individuo tem que ter controle de sua imagem em todos os teatros, pois s dessa maneira a performance da vida quotidiana pode ser alinhada com o desejo pessoal. Para tornar o exemplo acima mais concreto, vamos supor que o hacker seja uma mulher travestida de homem. Durante a performance, ela acessa seus arquivos de identificao e muda o dado gnero para "masculino". Ela deixa o palco e comea uma performance de escolha de gnero na rua. Isso d incio a uma performance com o desejo desacorrentado no teatro da vida quotidiana. O gnero com o qual ela se identifica se torna o gnero a que ela de fato pertence, porque no existem dados que o contradigam. Essa performance no est limitada a uma questo de indumentria, mas pode tambm afetar a carne. At mesmo a biologia comear a entrar em colapso. Para dar um exemplo extremo: vestido(a) como homem da
67

cintura para baixo e usando cdigos gestuais masculinos, o(a) ator/atriz desce a rua sem camisa. Ele(a) parado(a) pela polcia. A aparncia de seus seios contradiz a performance do papel do gnero desejado. A polcia acessa a informao eletrnica que valida a alegao do(a) ator/atriz de ser um homem. O(a) artista solto(a), j que no ilegal que homens andem sem camisa. Essa performance poderia muito bem ter resultado no oposto, com a priso do(a) ator/atriz, mas isso seria muito pouco provvel porque tal ao iria requerer que a percepo sobrepujasse os dados-fatos. Para dizer o mnimo, uma performance como essa e extremamente arriscada. Desaar os cdigos e libertar o desejo e geralmente ilegal, particularmente como descrito aqui. A ao do hacker atrai o olho da disciplina rapidamente: ela a melhor maneira de desestabilizar a realidade e a estrutura prtica de todos os teatros. No entanto, esses exemplos extremos delineiam os passos necessrios para a criao de um teatro de resistncia ps-moderno. Uma performance eficaz como local de resistncia deve usar palcos recombinantes interligados que oscilem entre a vida virtual e a vida quotidiana. Isso significa que o(a) ator/atriz deve competir com suas imagens eletrnicas, e com a tecnomatriz delas. Est na hora de desenvolver estratgias que ataquem a autoridade virtual. At agora, elas no existem. Os artistas tm estado mergulhados demais no teatro tradicional e no teatro da vida quotidiana para at mesmo compreenderem de que modo o mundo virtual atua como o teatro do juzo final.

Espasmos na lngua
68

A boca fragmenta o corpo. O que sobra? Uma estreita constipao, um violento significado que faz do vmito razo. A grotesca colonizao da cavidade oral rumina o corpo silenciado e cospe uma bestialidade de sinais. O que sobra? Espasmos. A lngua da tela flutua livremente saindo de seus pilares. Um apndice deslizante surrealista. O olho tem um espasmo diante da lngua virtual, cegando a dominante necessidade de apropriao. O que resta depois que o sistema digere tudo? Uma lngua nmade surfando as ondas de suas secrees digitais. Um canibalismo ps-biolgico que redelimita o corpo. O que sobra? A lngua no ocupa mais um lugar. O mamilo a matriz de uma causa perdida, uma nostalgia de uma pluralidade de redes na qual um pouco e dois apenas uma possibilidade. O que sobra? Quando as lnguas da tela se fendem e sugam a chupeta de ideologias irreais e referentes irreais, o cncer da tecnodemocracia se revela. Os mamilos decretam a paixo eletrnica de duplos diacrnicos que tornam indistintos o desejo e o trabalho. A saliva ciberntica escorre em pequenas torrentes, enfatizando peidos e estalos de articulaes. O espasmo de bytes digitais legitima a violncia da informao. Tanto a mo esquerda quanto a direita so levadas pelo ritual da representao e do sacrifcio ante o teclado da velocidade dromogrfica. O que sobra? Mos hiper-reais, mquinas de desejo sociologicamente inconscientes, sempre j possudas. O que sobra? O sexo fala de uma linguagem baseada em lubrificantes, um tipo diferente de saliva. A lngua virtual se funde com as unidades quentes e frias do prazer. Coisas distintas se unem, puxando cabelos sensoriais, e um canibalismo tornado intimo. Boatos doentios flutuam para frente e para trs entre nanopicas e macrobocetas. O que sobra? Uma descarga
69

de desejo cego entrando e saindo de genitais que fofocam virtualmente. A lngua virtual multiplicaria e separaria dedos do p ou simplesmente lamberia entre eles? O dedo do p o terror de um materialismo ignbil que tem espasmos alm do discurso adequado. Os dedos do p levam uma vida ignbil, seduzindo a base de dados com calos, bloqueando a interface eletrnica com calosidades sseas e resistindo ao fluxo de informao com joanetes sujos. O que sobra depois que o sistema digere tudo? A deformidade exttica do puro trabalho fsico, rindo ante o nus solar, jogando lama no corpo virtual acima dele. O que sobra? A brutal seduo do abandono mais agudo em movimento. O espasmo do corpo digital abre o orifcio de profundos impulsos fsicos. A escurido anal convoca a lngua virtual a sair da boca e entrar nela, vermelha e obscena. Uma fora eruptiva de sede luminosa que exige a ruptura indecente e cortes devassos. O que sobra? Uma antologia de peidos, de laceraes aflitas que redelimitam o corpo e comeam a falar. Um avano revolucionrio de um som ps-biolgico. O que sobra depois do sistema digerir tudo? Um gs virtual.

O novo teatro deveria dizer ao espectador como resistir autoridade, independentemente da sua identidade poltica. Se buscamos a libertao atravs do controle de nossas prprias imagens, a performance deveria ilustrar os processos de resistncia e mostrar explicitamente como alcanar a autonomia, por mais temporria que ela pudesse ser. A auto-representao revelada na performance no deve ser percebida pela plateia como uma imagem do eu que devesse ser
70

necessariamente copiada, uma vez que isso levaria apenas a uma mudana dos regimes de codificao. Pelo contrrio, deve-se buscar uma esttica da confuso que revele potenciais escolhas, fazendo dessa forma a esttica burguesa da eficincia entrar em colapso. Ainda aqui, e sempre um passo a frente: parece que a realidade virtual est sempre prestes a chegar com o prximo avano tecnolgico. Por outro lado, aquela curiosa sensao a de que estamos no momento em um ambiente real leva concluso de que a realidade virtual est localizada num futuro prximo, na fico cientfica ou em uma tecnologia ainda no desenvolvida. Talvez o fato de j estarmos envolvidos pelo virtual seja o que o torna to irreconhecvel. Talvez seja por causa da promessa feita por tecnlogos, de que a fronteira entre a vida quotidiana e a vida virtual em breve ficar congelada, formando teatros completamente separados. So essas promessas que mantm o virtual sempre invisvel. O teatro virtual prometido pelos tecnlogos, como a vida quotidiana, ter um efeito envolvente. Ser a primeira criao do virtual onde as pessoas sero capazes de interagirem fisicamente e de terem algum grau de controle sobre suas identidades, sobre suas trajetrias narrativas e sobre os objetos de interao. Diferentemente da pintura, do teatro, cinema ou televiso, o novo teatro virtual tornar transparente a mediao da tela, e apresentar O aspecto de experincia no emoldurada. Esta e a ideia de realidade virtual propriamente dita, em seu sentido tcnico. No entanto, esta tecnologia na verdade no existe, exceto em suas formas mais incipientes, e funciona basicamente como um jogo. Por essa razo, o palco virtual parece ser algo que no vale a pena levar em conta, mas, como sugerimos aqui, j est interligado vida quotidiana, e j controla
71

as performances deste teatro. Se a realidade virtual propriamente dita se apresentar na cultura, no deve ser confundida com o poder virtual. No momento, a realidade virtual e sua promessa agem como defletores, desviando a viso para longe da fonte eletrnica de dominao e autoridade. A promessa de uma matriz ciberntica performativa serve para nos alienar ainda mais de nossas contrapartes eletrnicas, levando-nos a continuar acreditando erroneamente que corpos eletrnicos no existem de fato, quanto mais que eles so sinais do poder autoritrio. Um teatro de resistncia pode ser estabelecido apenas se compreendermos que o mundo virtual est no aqui e agora. Os situacionistas estavam corretos ao afirmar que o poder reside no espetculo. Porm, essa afirmao era mais verdadeira no passado quando os primeiros tiros foram dados na revoluo da economia do desejo contra a economia da produo. A tecnologia da informao rapidamente dissociou o poder do espetculo, e o poder agora vagueia invisvel em um reino ciberntico fora da vida quotidiana. O espetculo se tornou o local da mediao, no tanto entre as relaes sociais propriamente ditas, mas entre os mundos concreto e virtual, o sedentrio e o nmade, o orgnico e o eletrnico, e o presente e o ausente. Assim, a performance no pode se concentrar apenas no virtual. Os elementos eletrnicos do espetculo tambm so de grande importncia e requerem uma investigao adicional, especialmente porque este o lado do espetculo que sofre mutao a uma velocidade comparvel do consumo. (A arquitetura e outros marcadores visuais subeletrnicos do espetculo no so to importantes. Essas formas se modificam lentamente demais e o acesso a elas limitado pela geografia.)
72

Na imagem eletrnica pode-se detectar os sinais mais claros da ciberelite, mas O mais importante que essa imagem tambm a fonte que redistribui identidades e estilos de vida para sobreconsumo. Essa nova relao social entre o corpo eletrnico (o corpo sem rgos) e o corpo orgnico um dos melhores recursos de material performtico. Os recursos performticos devem ir alm do corpo orgnico, o qual no presente age como a ligao mestra em modelos performativos de representao. Na era da mdia eletrnica, no apropriado afirmar que a performance se esgota sob o signo do orgnico. Afinal, o corpo eletrnico est sempre atuando, mesmo se in absentia, em cada palco. Existem todos os motivos para se desejar o corpo eletrnico, e todos os motivos para desprez-lo. Essa luta patolgica ocorre quando se v o corpo eletrnico. Resultando na imploso de sentimentos de atrao (Husserl36) e inveja (Benjamin37) em um instante esquizofrnico. Como afirma Baudrillard38: "A despeito de si mesmo, o esquizofrnico est aberto a tudo e vive na mais extrema confuso. O esquizofrnico no se caracteriza, como geralmente se afirma, por sua perda de contato com a realidade, mas por uma absoluta proximidade e total instantaneidade com as coisas, uma superexposio transparncia do mundo." Nos destroos da intersubjetividade, o orgnico e o eletrnico ficam face a face. O corpo eletrnico parece muito real. Ele se move, responde ao olhar, se comunica. Sua aparncia a nossa aparncia. A identidade se manifesta e reforada, na medida em
36 Edmund Husserl (1859-1938), filsofo alemo, fundador da fenomenologia. (N.E.) 37 Walter Benjamin (18924940), alemo, membro da escola de Frankfurt. (N.E.) 38 Jean Baudrillard [1929- ), filsofo francs. (N.E.)
73

que a subjetividade extrada/imposta pelo outro eletrnico. Como pode tal percepo no levar a uma resposta positiva? No entanto, nesse mesmo instante de unidade surge um sentimento abrasador de separao nascido da inveja. A identi dade do corpo eletrnico no a nossa. Devemos eternamente consumir algo para tornar nossa aparncia mais prxima da sua. O desejo por maior acesso aos smbolos de beleza, sade e inteligncia, atravs do incessante acmulo de artefatos culturais, brutalmente nos lembra que a perfeio do corpo eletrnico no a nossa. As limitaes do orgnico so abundantes, e o que e alcanado se torna vulgar e desnecessrio no momento da realizao. Tudo que resta o insustentvel momento da privao enriquecida. A atrao e a inveja esto sempre unidas sob a forma de horrendos irmos siameses. Esta a performance da vida quotidiana, to prxima, to instantnea, eternamente recorrente.

Corpo sem rgos (primeira manifestao) Uma srie de imagens apropriadas aparece em trs monitores de TV que se referem aos vetores especficos que marcam o CsO. Enquanto as imagens fluem pelas telas, um "corpo" silencioso se move entre os espectadores, ao mesmo tempo em que duas vozes anunciam a necessidade de afania corporal CsO. Voz 1: Pintos nunca mais. Bocetas nunca mais. CsO j. Todas as extenses devem ser cortadas. Todos os orifcios devem ser costurados arrolhados. Devemos nos livrar do biolgico, esvaziarmo-nos dele. Todo biofascismo deve ser arrancado e lacrado nos vasos de
74

vidro transparente do museu, para que nunca nos esqueamos do que foi a dor da tirania somtica. Voz 2: Porque a maior mentira de todos os tempos foi enquadrar os humanos como um organismo de consumo: que assimila, incuba, excreta, criando toda uma hierarquia de funes latentes. Voz 1: Ento nunca nos esqueceremos da fisiologia do capitalista tardio que morde, chupa e devora ela impulsionada pelo bio-destino do buraco oral: consumo, assimilao, incorporao a boca deve ser suprimida, reprimida. CsO j. Voz 2: Por tempo demais ficamos presos no ciclo do organismo, entre o nus do bode e a boca de Deus, entre a lgica do pinto e a da boceta, o Um e O Zero, a causa e o efeito no deixe nada fluir - no deixe nada passar CsO j. Voz 1: A excreo da mais-valia nos aprisiona na economia de merda: a bio-mquina come na frica, digere na sia e excreta seu excesso no Primeiro Mundo. A fora anal deve ser erradicada, eliminada. CsO j. Voz 2: Vamos esvaziar o corpo de suas retenes, de suas excluses, de suas dicotomias paranides, de sua produo compulsiva, de sua disseminao histrica, de suas interpretaes neurticas vamos ainda mais longe: ainda no desmantelamos a ns mesmos o suficiente. O "corpo" se ajoelha diante de uma cadeira, pe o "falo imaginrio" para fora e comea a cort-lo fora. Voz 1: Vamos nos despir de uma parte do corpodspota: um olho, uma orelha, qualquer pedao da epiderme, corte fora o pinto, costure a boceta, arrolhe o cu grampeie sua boca e fique em silncio para sempre. Vamos todos esvaziar o corpo. Voz 2: Vamos todos esvaziar o corpo, esse nada coagulado, jog-lo na privada e dar a descarga: sem mais economia de merda, sem mais poltica de urinol.
75

Voz 2: Vamos desaparecer no continuo psbiolgico. O "corpo" coloca o "falo imaginrio" num vaso transparente e o lacra, depois vai embora, deixando os monitores para trs. Voz 2: A evoluo dialtica acabou CsO j. Vozes 1 e 2: CsO j.

O nico julgamento incorreto de Artaud foi sua crena de que o corpo sem rgos ainda estava para ser criado. O corpo eletrnico o corpo sem rgos. J domina a performance, e centralizou novamente o teatro em torno da identidade vazia e do desejo vazio. O corpo sem rgos o corpo perfeito sempre reproduzvel. Agora sem reduo biologia. Duzentos clones de Elvis aparecem na tela. Separe-os: mude de canal, toque a fita. Cada performance est em um loop eterno. Esses clones no foram feitos em um tubo de ensaio: eles se reproduzem por sua livre vontade, cada um to preciso e perfeito quanto O ltimo. Sem fluidos, sem pragas, sem interrupes. Os orifcios do corpo sem rgos esto costurados e bem fechados. Sem consumo, sem excrees, sem interrupes. Tanta liberdade: seguramente protegido das eminentes catstrofes da guerra, do capital, do gnero ou de qualquer outra manifestao oscilando beira de um desastre, o corpo sem rgos livre para vagar no rizoma eletrnico. O teatro da rua e os destroos culturais associados a ele entram em colapso. A civilizao foi lavada o progresso completo sujeira, lixo, ferrugem e cacos foram colocados de lado e apagados do mundo perfeito do corpo eletrnico. O corpo eletrnico, livre da carne, livre da economia do desejo, livrou-se da dor do devir.
76

Qual a sina do corpo orgnico, preso entre a atrao e a inveja, seguindo sempre sombra do corpo sem rgos? Muito simples, a carne sacrificada cortada em camadas mais teis a vrias economias. Este no o dualismo cartesiano valorizado pelo cyberpunk ("Portanto, ao menos por meio da instrumentalidade do poder Virtual, a mente pode existir separada do corpo, e o corpo separado da mente."), no qual o corpo no passa de um naco de carne. No simplesmente uma questo de fazer um download da mente e jogar fora o corpo. Pelo contrrio, o corpo dividido entre superfcie e profundidade, entre Seco e molhado. J que o espetculo uma imagem de superfcie seca, o corpo deve refletir essa imagem. O corpo se torna seu espelho, ou, talvez mais precisamente, sua cpia xerox. papel onde esto inscritos gnero, etnia e estilo de vida artificiais. Como com qualquer superfcie a ser escrita, ela deve ser seca para que possa passar pela mquina de ver. Deve tambm ser plana e sem profundidade (desejo). O nico desejo aceitvel o desejo de consumir os textos do espetculo. Enquanto as imagens descem em cascatas pelas vrias classes de consumo, a resoluo do original deteriora, at que no sobre nada a no ser o corpo como receptculo de gua. Esse o corpo sacrificado antieconomia. o corpo abjeto, abandonado para vagar em misria pela rua ("Aquilo que sagrado indubitavelmente corresponde ao objeto de terror do qual falei, um objeto ftido, grudento, sem limites, que pulula de vida e que no entanto o sinal da morte"). O corpo que manifesta a ausncia de desejo econmico racionalizado aquele que somos ensinados a temer. Ele e o smbolo do prprio orgnico: a sopa primordial, o tero preenchido de placenta para o qual no pode haver retorno. Mencionar o sagrado, ou pior, exibir sinais do orgnico, o cdigo da morte, rejeitar a
77

inscrio econmica. Faz-lo tornar-se um dos abjetos, e sofrer um grande castigo. Muitos artistas tentaram reintegrar o orgnico na rede de valores, mas no so capazes de sobrepujar o poder do corpo sem rgos (CsO). O CsO sempre est l com eles, no palco e na plateia. O melhor resultado produzido por um trabalho desse tipo um aplauso ao comportamento desviante, porm o sinal de desvio comportamental em si nunca quebrado. Simplesmente montar um contra-espetculo no interior do teatro do abjeto no suficiente. S serve para confirmar o que j se sabe, isto , que no se deve mencionar o orgnico e seu desejo indomado, ou seu anseio pela morte. Tal espetculo rapidamente reduzido a uma aberrao, ou a uma idiossincrasia peculiar. O orgnico e o eletrnico devem colidir explicitamente em uma tentativa de abrir o rgido invlucro hierrquico que apresentado todos os dias pelos engenhos do espetculo. Para dar o exemplo mais bvio, esse invlucro crucial para o sucesso de qualquer filme de terror. Todos os filmes de terror apresentam o CsO destruindo o sinal do orgnico. Sangue esguichando, gosma grudenta, pele rasgando, pus escorrendo, excrementos descontrolados, tudo desperta terror no espectador. Fazem-no lembrar o orgnico, aquele excesso aquoso descontrolado, esperando para irromper pela superfcie sem costuras da cpia xerox. O filme de terror torna o orgnico assim como o meio pelo qual ele deve ser punido por sua aparncia visvel. H duas regras fundamentais para simular o terror na sociedade do espetculo: o inocente (CsO) deve sofrer (consumir o sacrifcio), e o culpado (desejo subeletrnico) deve ser punido. A repetio desses dois mitos fundamentais em espetculos mantm as pessoas comprando. Ela faz com que todos saibam que devem aspirar a serem CsOs inocentes e virginais, e que devem
78

bloquear o orgnico com pilhas de excessos manufaturados. Esta a performance que deve ser perturbada, mas deve ser perturbada eletronicamente. Se o CsO concebido como aparncia do eu contida na superfcie da tela, quase sobrenatural pensar que o CsO possa ter carne e caminhar sobre a terra. durante o momento de posse da carne que o CsO mais vulnervel apario de deficincias orgnicas, e, no entanto, esse tambm o momento no qual o CsO pode se apresentar como uma entidade distinta do espetculo, dessa forma reforando sua imagem ideal, de existncia no domnio da verdadeira realizao. Celebridade o nome que comumente se d ao fenmeno da posse da carne pelo CsO. A celebridade age como uma prova emprica positiva de que a aparncia eletrnica apenas um registro do mundo natural, e que o eletrnico ainda depende do orgnico. Assim o CsO no apenas uma viso mediada pela tela, mas pode tambm ser tocado, de tal forma que desvia o pensamento para longe das categorias do recombinante e na direo da nostalgia do essencialismo. de se espantar que as celebridades sejam perseguidas em busca de autgrafos ou de quaisquer outros artefatos que possam agir como um consolo para aqueles que desejam as garantias da ordem pr-eletrnica? A construo do teatro eletrnico foi finalizada pelo poder nmade. Os situacionistas nos alertaram quanto a sua construo quando apresentaram sua crtica do espetculo. De fato, a mistura de arquitetura, design grfico, rdio, televiso e cinema veio a constituir o palco do espetculo, mas seu apoio logstico, em termos de tecnologia virtual de bastidor, ainda estava por aparecer inteiramente. O erro estratgico veio quando formas anacrnicas de resistncia (ocupaes, greves, protestos
79

etc.) foram usadas como meios de parar a construo. Um dos muitos fracassos das aes revolucionrias do final da dcada de 60 e incio da de 70 que nem atacaram o teatro eletrnico nem empregaram tticas nmades de oposio. O teatro de operaes foi concebido em uma forma puramente sedentria, sem um componente nmade, e foi por isso situado no binrio ataque-defesa. No teatro eletrnico, a estratgia consiste de puro ataque. Sistemas de vigilncia so os nicos traos defensivos que restam. O truque nunca ser pego despreparado, sempre rastrear os movimentos da oposio, evitando assim que os oponentes sumam. A outra opo estabelecer pontos de bloqueio temporrios que forneam tempo para reagrupar e comear uma contra-ofensiva. A postura defensiva da fortificao no realista. infelizmente esta tem sido tradicionalmente a ttica (ocupao) escolhida pela resistncia. Ela era um meio apropriado de resistncia contra a arquitetura do espetculo, mas o teatro eletrnico permaneceu intocado e continuou a expandir seus domnios. Mais uma vez, a cultura da resistncia est trabalhando basicamente a partir de um modelo de crtica, e, como sempre, est se movendo vagarosamente longe do alvo nessa empreitada, preferindo continuar a combater casamatas culturais e polticas. No entanto, nem tudo est perdido. Por causa da falta de fortificaes no teatro eletrnico, sempre h janelas e lacunas prontas a serem perturbadas. infelizmente, uma resistncia dessas s pode vir da classe tecnocrtica, e deve ocorrer antes que os sistemas de vigilncia fiquem bem distribudos demais. A performance do hacker politizado deve ser a ltima palavra em resistncia performtica.

80

Corpo sem rgos (segunda manifestao) CsO J. CsO J. CsO J. A carne imperfeita o fundamento da economia da tela. O frenesi dos sinais da tela oscila entre a perfeio e o excesso, produo e contraproduo, pnico e histeria. A superfcie da tela inscreve a carne como o abjeto. A superfcie da tela seduz a carne para o abismo das superfcies. O corpo eletrnico o corpo perfeito. O corpo eletrnico o corpo sem rgos posicionado em seu espao na tela. tanto o eu quanto o eu refletido no espelho. O corpo eletrnico o corpo completo. O corpo sem rgos no se deteriora. O corpo eletrnico no precisa do bisturi do cirurgio plstico, de lipoaspirao, da maquilagem ou do desodorante. um corpo sem rgos que no tem a capacidade de sofrer, nem fisiologicamente, nem psicologicamente, nem sociologicamente: no tem conscincia da separao. Ao oferecer a esperana de uma unidade corporal que transcende o consumo, o corpo eletrnico seduz aqueles que o veem no xtase da contraproduo. Mas o pobre e pattico corpo orgnico est sempre num estado de devir. Se consumisse s mais um produto, talvez pudesse se tornar inteiro, talvez tambm pudesse se tornar um corpo sem rgos existindo no espao eletrnico. O corpo eletrnico oscila entre a perfeio do pnico e a afania histrica. O corpo eletrnico marca a carne como o abjeto. A qualquer momento o corpo orgnico poderia se fraturar e sua superfcie poderia se deteriorar com a doena, exsudar e esguichar fluidos anti-sociais. O corpo eletrnico mostrou ad nauseum que o extravasamento de tripas, o lanamento de vmito, a ruptura de pele, a erupo de pus ou
81

qualquer sinal do orgnico na superfcie da tela s existe l para instilar medo, desprezo e embarao. CsO sonha com um corpo que nunca existiu. CsO sonha com um corpo que nunca existiu. CsO sonha com um corpo que nunca existiu. CsO J.

Comparadas com tcnicas de resistncia do ciberespao, as possveis estratgias para o produtor cultural so muito mais modestas. Esses produtores podem reapresentar o teatro eletrnico sem tentar faz-lo parecer o que no , criando simulaes do controle performativo que chamem a ateno para a tecnologia e os mtodos de controle. A outra estratgia tentar restabelecer o corpo orgnico em arenas outras que no a abjeta e a do comportamento desviante. No entanto, essa performance no tem outro significado alm da simples repetio do passado, a menos que seja contraposta ao status mtico do CsO. Escolher essa abordagem no revelar o invisvel, mas impor o vcuo do ceticismo sobre o visvel. Em qualquer das opes, o artista deve se apropriar e ocupar o teatro eletrnico. insensato esperar at que a realidade virtual tenha a decorao de um teatro clssico teatro no qual o ator e o espectador podem entrar fisicamente e que envolvido por ambientes (eletrnicos) artificiais. Como dissemos antes, os atores da resistncia devem estabelecer palcos recombinantes interligados, que Oscilem entre o teatro da vida quotidiana e o teatro virtual. Uma tal ao ajudar a desenvolver modelos prticos de performance modelos que se prestem a uma matriz performativa autnoma, ao invs daquelas nas quais os
82

atores so autmatos, repetindo as criaes da cultura artificial. Teatro de resistncia teatro eletrnico39.

39 Partes deste captulo foram originalmente publicadas em The Last Sex, M. e A. Kroker, editores. Nova York: St. Martim Press, 1993. (N.E.)
83

XI 1776 A mente uma espcie de teatro... No h propriamente qualquer simplicidade nela em nenhum momento, nem identidade no diferente, apenas um fluxo e um movimento perptuos, uma variao constante, na qual vrias percepes sucessivamente aparecem: passam, re-passam, esvaecem e se misturam em infinitas variedades de posturas e situaes. A mente uma espcie de fractal... No h propriamente qualquer simplicidade nela em nenhum momento, nem identidade no diferente, apenas um fluxo e um movimento perptuos, uma variao constante, na qual varias percepes sucessivamente aparecem: passam, re-passam, esvaecem, e se misturam numa infinita variedade de DNAS e recombinaes.

84

XII 1819 Ento fica claro e seguro para ele que o que ele conhece no um sol e uma terra, mas apenas um olho que v um sol, uma mo que sente uma terra, que o mundo que o cerca esta l apenas como ideia. Ento fica claro e seguro para ele, que o que ele conhece no um sol e uma terra, mas apenas um visor que v um sol, uma luva eletrnica que sente uma terra, que o mundo integrado que o cerca esta l apenas como simulacro.

85

86

captulo 4

PLGIO UTPICO, HIPERTEXTUALIDADE E


PRODUO CULTURAL ELETRNICA

O plgio tem sido h muito considerado um mal no mundo cultural. Tipicamente, tem sido visto como um roubo de linguagem, ideias e imagens executado pelos menos talentosos, frequentemente para o aumento da fortuna ou do prestgio pessoal. No entanto, como a maioria das mitologias, o mito do plagio pode ser facilmente invertido. Talvez aqueles que apoiam a legislao sobre representao e a privatizao da linguagem so suspeitos. Talvez as aes dos plagiadores, em determinadas condies sociais, sejam as que mais contribuem para o enriquecimento cultural. Antes do Iluminismo, o plgio tinha sua utilidade na disseminao das ideias. Um poeta ingls podia se apropriar de um soneto de Petrarca40, traduzilo e dizer que era seu. De acordo com a esttica clssica da arte enquanto imitao, esta era uma prtica perfeitamente aceitvel. O verdadeiro valor dessa atividade estava mais na disseminao da obra para regies onde de outra forma ela provavelmente no teria aparecido, do que no fortalecimento da esttica clssica. As obras de plagiadores ingleses como

40 Francesco Petrarca (1304-1374), poeta e humanista italiano. (N.E.)


87

Chaucer41, Shakespeare, Spenser42, Sterne43 Coleridge44 e De Quincey45 ainda so uma parte vital da tradio inglesa, e continuam a fazer parte do cnone literrio at hoje. Atualmente, tm surgido novas condies que mais uma vez fazem do plgio uma estratgia aceitvel, e mesmo crucial, para a produo de textos. Esta a era do recombinante: corpos recombinantes, gnero recombinante, textos recombinantes, cultura recombinante. Olhando para o passado atravs do enquadramento privilegiado da percepo retrospectiva, pode-se argumentar que o recombinante sempre foi fundamental no desenvolvimento do significado e da inveno: recentes e extraordinrios avanos na tecnologia eletrnica chamaram a ateno para o recombinante tanto na teoria quanto na prtica (o uso de morfing46 no vdeo e no cinema, por exemplo). O principal valor da tecnologia eletrnica, especialmente dos computadores e dos sistemas de gerao de imagem, a velocidade surpreendente com a qual eles podem transmitir informaes, tanto cruas quanto refinadas. medida que a informao flui alta velocidade pelas redes eletrnicas, sistemas de significado dispares e s vezes incomensurveis se
41 Geoffrey Chaucer (13427-1400), poeta ingls, autor de Canterbury Tales. (N.E.) 42 Edmund Spenser (1552-1599), poeta ingls, autor de The Faerie Queene. (N.E.) 43 Laurence Sterne (1713-1768), romancista e humorista irlands, autor de Tristam Shandy. (N.E.) 44 Samuel Taylor Coleridge (1772-1834), poeta, critico e filsofo ingls. Sua obra em co-autoria com William Wordsworth, Lyrical Ballad, inaugurou o romantismo ingls. (N.E.) 45 Thomas de Quincey (1785-1859), ensasta e critico ingls, conhecido por sua autobiografia Confessions of a English Opium Eater. (N.E.) 46 Morphing so transformaes grficas causadas por efeitos que combinam mudanas de forma com mudana de intensidade de cor, (N.E.)
88

cruzam, com consequncias ao mesmo tempo esclarecedoras e inventivas. Numa sociedade dominada por uma exploso de "conhecimentos", explorar as possibilidades de significado naquilo que j existe mais premente do que acrescentar informaes redundantes (mesmo quando produzidas por meio da metodologia e da metafsica do "original"). No passado, argumentos a favor do plgio se limitavam a mostr-lo como meio de resistncia privatizao da cultura que serve s necessidades e desejos da elite do poder. Hoje se pode argumentar que o plgio aceitvel, at mesmo inevitvel, dada a natureza da existncia ps-moderna com sua tecnoinfra-estrutura. Numa cultura recombinante, o plgio produtivo, embora no precisemos abandonar o modelo romntico de produo cultural que privilegia um modelo de criao ex nihilo. certo que, num sentido geral, este ltimo modelo um tanto anacrnico. Ainda h situaes especificas onde tal pensamento til, e ningum pode ter certeza de quando ele poderia se tornar apropriado novamente. O que se pede o fim de sua tirania e de seu fanatismo cultural institucionalizado. Este um pedido para que se abra a base de dados cultural, para que todos possam usar o potencial mximo da tecnologia de produo de textos.
As ideias se aperfeioam. O significado das palavras participa do aperfeioamento. O plgio necessrio. O progresso implica nisso. Ele aproveita uma frase de um autor, faz uso de sua expresso, apaga uma falsa ideia e a substitui pela ideia certa. (A, vide notas, p. 112.)

O plgio frequentemente carrega um peso de conotaes negativas (particularmente na classe


89

burocrtica). Enquanto a necessidade de sua utilizao aumentou com o passar do sculo, o plgio foi camuflado em um novo lxico por aqueles desejosos de explorar essa prtica enquanto mtodo e como uma forma legitimada de discurso cultural. Readymarles, colagens, found art ou found text, intertextos, combines, detournment e apropriao todos representam incurses no plgio. De fato, esses termos no so sinnimos perfeitos, mas todos cruzam uma srie de significados bsicos filosofia e atividade de plagiar. Filosoficamente, todos se opem a doutrinas essencialistas de produo de textos: todos pressupem que nenhuma estrutura dentro de um determinado texto d um significado universal e necessrio. Nenhuma obra de arte ou de filosofia se esgota em si mesma, em seu ser-em-si. Tais obras sempre estiveram relacionadas com o sistema de vida vigente da sociedade na qual se tornaram eminentes. O essencialismo do Iluminismo no conseguiu fornecer uma unidade de anlise que pudesse atuar como uma base de significado. Da mesma forma que a conexo entre um significante e seu referente arbitrria, a unidade de significado usada para qualquer anlise textual especfica tambm arbitrria. A concepo de lexia 47 de Roland Barthes implica principalmente a desistncia da busca por uma unidade bsica de significado. Uma vez que a linguagem era a nica ferramenta disponvel para o desenvolvimento de uma metalinguagem, tal projeto estava condenado desde seu incio. Era em grande parte como tentar tomar sopa com sopa. O texto em si fluido embora o jogo de linguagem da ideologia possa dar a iluso de estabilidade, criando um bloqueio ao manipular as pressuposies inconscientes da vida quotidiana. Consequentemente, um dos principais
47 Lexia, na obra de Barthes, representa blocos ou partes de textos que podem ser ligados entre si de diversas maneiras. (N.E.)
90

objetivos do plagiador restaurar o fluxo dinmico e instvel do significado, apropriando-se de fragmentos da cultura e os recombinando. Dessa forma, podem ser produzidos significados que no estavam anteriormente associados a um objeto ou a um determinado conjunto de objetos. Marcel Duchamp, um dos primeiros a compreender o potencial da recombinao, apresentou uma encarnao precoce dessa nova esttica com sua srie de readymades. Duchamp pegou objetos em relao aos quais ele era "visualmente indiferente" e os recontextualizou de uma maneira que deslocava seus significados. Ao tirar um urinol do banheiro, por exemplo, assina-lo e coloc-lo sobre um pedestal em uma galeria de arte, o significado se afastava da interpretao funcional aparentemente concluda do objeto. Embora esse significado no tivesse desaparecido por completo, foi justaposto de forma escandalosa a uma outra possibilidade o significado como objeto de arte. Esse problema de instabilidade aumentou quando foram levantados problemas de origem: o objeto no era feito por um artista, mas por uma mquina. Fosse o espectador aceitar ou no outras possibilidades de interpretao da funo do artista e da autenticidade do objeto de arte, o urinol em uma galeria instigava um momento de incerteza e reavaliao. Esse jogo conceitual tem sido repetido inmeras vezes no sculo XX, s vezes com propsitos muito estreitos, como no caso dos combines de Rauschenberg48 feitos com o objetivo de atacar a hegemonia crtica de Clement Greenberg49 enquanto em outras ocasies tem sido
48 Robert Rauschenberg (1925- ), artista plstico norte-americano, criador dos combine paintings e um dos fundadores do New Dada. (N.E.) 49 Clement Greenberg (1909-1994), considerado o maior crtico de arte da segunda metade do sculo XX. (N.E.)
91

feito para promover uma reestruturao poltica e cultural em larga escala, como no caso dos situacionistas. Em cada caso, o plagiador tenta abrir o significado por meio da injeo de ceticismo no texto cultural. Aqui tambm vemos o fracasso do essencialismo romntico. Mesmo o chamado objeto transcendental no pode se furtar crtica do ctico. A concepo de Duchamp de readymade invertido (transformando uma pintura de Rembrandt em tbua de passar roupa) sugeria que o objeto de arte que ganha fama retira seu poder de um processo histrico de legitimao firmemente enraizado nas instituies da cultura ocidental, e no por ser um condutor imutvel para domnios transcendentais. No se est negando a possibilidade da experincia transcendental, mas apenas se est afirmando que, se ela existe, prlingustica, sendo desse modo relacionada subjetividade particular de cada indviduo. Uma sociedade com uma complexa diviso do trabalho requer uma racionalizao dos processos institucionais, uma situao que por sua vez retira o individuo de um caminho que o levaria a compartilhar experincias no racionais. Diferentemente das sociedades que tm uma diviso do trabalho simples, na qual a experincia de um membro se parece muito com a experincia de qualquer outro (alienao mnima), sob uma diviso complexa do trabalho a experincia de vida de um individuo que se tornou um especialista tem muito pouco em comum com a de outros especialistas. Consequentemente, a comunicao existe principalmente como funo instrumental. O plgio historicamente se colocou contra o privilgio de qualquer texto fundado em mitos espirituais, cientficos ou quaisquer outros mitos legitimadores. O plagiador sempre v todos os objetos como iguais, e assim horizontaliza o plano do
92

fenmeno. Todos os textos se tornam potencialmente utilizveis e reutilizveis. Aqui temos uma epistemologia da anarquia, de acordo com a qual o plagiador sustenta que se a cincia, a religio ou qualquer outra instituio social impossibilita a certeza alm do domnio do privado, ento melhor dotar a conscincia de tantas categorias de interpretao quanto possvel. A tirania dos paradigmas pode ter algumas consequncias teis (tal como maior eficincia dentro do paradigma), mas os custos da represso para o indivduo (excluindo outros modos de pensar e reduzindo a possibilidade de inveno) so altos demais. Em vez de ser levado por sequncias de smbolos, deve-se pelo contrrio vagar atravs deles, escolhendo a interpretao mais adequada s condies sociais de uma dada situao.
uma questo de reunir vrias tcnicas recortadas a fim de responder onipresena dos transmissores que nos alimentam com seus discursos obsoletos (meios de comunicao de massa, publicidade etc.). E uma questo de desacorrentar os cdigos no mais o sujeito tal que alguma coisa arrebente, escape: palavras por trs de palavras, obsesses pessoais. Nasce outro tipo de palavra, que escapa do totalitarismo da mdia, mas que retm seu poder, e o volta contra seus velhos mestres.

A produo cultural, literria ou no, tem sido tradicionalmente um processo lento, que exige muito trabalho. Na pintura, escultura ou na obra escrita, a tecnologia tem sido sempre primitiva para os padres contemporneos. Pincis, martelos e cinzis, pena de escrever e papel, e at a prensa tipogrfica no se prestam bem produo rpida e ampla distribuio. O lapso de tempo entre a produo e a distribuio pode parecer insuportavelmente longo. A produo de
93

livros como arte e as artes visuais tradicionais ainda sofrem tremendamente com esse problema, quando comparadas com as artes eletrnicas. Antes da tecnologia eletrnica se tornar dominante, as perspectivas culturais se desenvolviam de tal modo que tornavam os textos mais fceis de serem percebidos como obras individuais. Fragmentos culturais se apresentavam a si mesmos como unidades distintas, uma vez que sua influncia avanava de forma lenta o suficiente para permitir a evoluo ordenada de um argumento ou de uma esttica. Fronteiras podiam ser mantidas entre disciplinas e escolas de pensamento. O conhecimento era considerado finito, e era, portanto, mais fcil de controlar. No sculo XIX essa ordem tradicional comeou a entrar em colapso conforme novas tecnologias comearam a aumentar a velocidade do desenvolvimento cultural. Comearam a aparecer os primeiros indicadores slidos de que a velocidade estava se tornando uma questo crucial. O conhecimento estava se afastando da certeza e se transformando em informao. Durante a Guerra Civil Americana, Lincoln ficava sentado pacientemente junto ao telgrafo esperando os relatrios de seus generais no front. Ele no tinha pacincia com a retrica prolixa do passado, e exigia de seus generais uma economia eficaz de linguagem. No havia tempo para as firulas tradicionais de um ensasta elegante. A velocidade cultural e a informao continuaram a crescer a uma taxa geomtrica desde ento, resultando em um pnico informativo. A produo e a distribuio da informao (ou de qualquer outro produto) devem ser imediatas: no pode haver lapso de tempo entre as duas. A tecnocultura cumpriu essa exigncia com bases de dados e redes eletrnicas que rapidamente deslocam qualquer tipo de informao.
94

Sob condies como essas, O plgio preenche os requisitos de uma economia da representao, sem sufocar a inveno. Se a inveno ocorre quando uma nova percepo ou ideia apresentada pela interseo de dois ou mais sistemas formalmente dspares ento metodologias recombinantes so desejveis. aqui que o plgio progride alm do niilismo. Ele no injeta somente ceticismo para ajudar a destruir sistemas totalitrios que paralisam a inveno: ele participa da inveno, e dessa forma tambm produtivo. O gnio de um inventor como Leonardo da Vinci residia em sua capacidade de recombinar os sistemas at ento separados, da biologia, matemtica, engenharia e arte. Ele era mais um sintetizador do que um criador. Existiram poucas pessoas como ele porque a habilidade de reter tantos dados em uma nica memria biolgica rara. Agora, no entanto, a tecnologia da recombinao est disponvel no computador. O problema agora para os candidatos a produtores culturais conseguir ter acesso a essa tecnologia e informao. Afinal, o acesso o mais precioso de todos os privilgios, e , portanto, muito bem guardado, o que por sua vez nos faz pensar se para ser um plagiador de sucesso preciso ser tambm um hacker bem-sucedido.
A maioria dos escritores srios se recusa a se disponibilizar para coisas que a tecnologia est fazendo. Nunca consegui compreender esse tipo de medo. Muitos tm medo de usar gravadores, e a ideia de usar meios eletrnicos para propsitos literrios ou artsticos parece a eles uma espcie de sacrilgio.

Em certa medida, uma pequena parte da tecnologia escapuliu pelas brechas e caiu nas mos de uns poucos sortudos. Computadores pessoais e cmeras de vdeo so os melhores exemplos. Para acompanhar
95

esses itens de consumo e tornar sua utilizao mais verstil, programas de segmentao de hipertextos e imagens tambm foram desenvolvidos programas projetados para facilitar a recombinao. O sonho do plagiador ser capaz de baixar, mover e recombinar textos com comandos simples e de fcil uso. Talvez o plgio legitimamente faa parte da cultura ps-livro, j que apenas nessa sociedade ele pode tornar explcito o que a cultura do livro, com seus gnios e auteurs, tende a ocultar: que a informao mais til quando interage com outra informao, e no quando deificada e apresentada no vcuo. Pensar em novos meios de recombinar informaes sempre foi uma preocupao do sculo XX, embora essa busca tenha sido deixada para uns poucos at recentemente. Em 1954 Vannevar Bush, exconselheiro para assuntos cientficos de Franklin D. Roosevelt, props um novo meio de organizao de informaes em um artigo no Atlcmtic Monthly. Naquela poca, a tecnologia de computadores estava em seus primeiros estgios de desenvolvimento e seu potencial pleno ainda no era realmente compreendido. Bush, no entanto, teve a prescincia de imaginar um dispositivo que ele chamou de Memex. Em seu modo de ver, ele se basearia no armazenamento de informaes em microfilmes, integrado a algum meio que permitisse ao usurio selecionar e exibir qualquer parte que desejasse, permitindo assim que o usurio se deslocasse livremente entre incrementos de informao anteriormente desconexos. Na poca, o Memex de Bush no pde ser construdo, mas conforme a tecnologia de computadores evoluiu, sua ideia acabou ganhando praticidade. Por volta de 1960, quando comeou a estudar programao de computadores na faculdade, Theodor Nelson percebeu:
96

Ao fim de meses, acabei compreendendo que, embora os programadores estruturassem seus dados hierarquicamente, isso no era necessrio. Comecei a ver o computador como o local ideal para fazer com que interconexes entre coisas fossem acessveis as pessoas. Compreendi que a escrita no tinha que ser sequencial e que no apenas os livros e as revistas do futuro estariam nas telas [terminais de raios catdicos], como todos poderiam estar conectados uns aos outros em todas as direes. Imediatamente comecei a trabalhar em um programa (escrito em linguagem Assembler 7090) para levar avante essas ideias.

A ideia de Nelson, que ele chamou de hipertexto, no conseguiu atrair partidrios em princpio, embora em 1968 sua utilidade tenha se tornado bvia para algumas pessoas do governo e da indstria da defesa. Um prottipo do hipertexto foi desenvolvido por outro inovador da computao, Douglas Englebart, a quem geralmente se atribui muitos dos avanos na utilizao de computadores (como o desenvolvimento da interface Macintosh, Windows). O sistema de Englebart, chamado Augment, foi utilizado na organizao da rede de pesquisas do governo, a ARPAnet, e tambm foi utilizada pela McDonneIl Douglas, a empreiteira da indstria da defesa, para ajudar grupos de trabalho da rea tcnica a organizarem projetos tais como o desenho de avies:
Todas as comunicaes so automaticamente adicionadas base de informaes do Augment e conectadas, quando apropriado, a outros documentos. Um engenheiro poderia, por exemplo, usar o Augment para escrever e entregar eletronicamente um plano de trabalho para outros do
97

grupo de trabalho. Os outros membros podiam ento rever o documento e acrescentar seus comentrios ao original, criando com o tempo uma memria de grupo" das decises tomadas. A poderosa capacidade de criar links do Augment tambm permite que usurios descubram rapidamente at mesmo velhas informaes, sem se perderem ou ficarem atolados em detalhes.

A tecnologia de computadores continuou a ser refinada e, com o tempo como no caso de tantas outras inovaes tecnolgicas nos EUA , depois de ter sido explorada meticulosamente pelos militares e pelas agncias de inteligncia, ela foi liberada para explorao comercial. claro que o desenvolvimento de microcomputadores e de tecnologia acessveis aos usurios de computadores pessoais levou imediatamente necessidade de softwares que ajudassem as pessoas a lidar com o aumento exponencial de informaes, especialmente informaes textuais. Provavelmente a primeira aplicao humanstica do hipertexto foi no campo da educao. Hoje, o hipertexto e a hipermdia (que acrescenta imagens grficas rede de coisas que podem ser interconectadas) continuam sendo partes essenciais do planejamento do ensino e da tecnologia educacional. Um interessante experimento nesse sentido foi desenvolvido em 1975 por Robert Scholes e Andries Van Dam na Brown University. Scholes, professor de ingls, foi contratado por Van Dam, professor de cincias da computao, que queria saber se existia algum curso na rea de humanas que pudesse se beneficiar do uso do que na poca era chamado de sistema editor de texto (hoje conhecido como processador de texto) com caractersticas de hipertexto embutidas.
98

Scholes e dois professores assistentes, que formavam um grupo de pesquisa, ficaram particularmente impressionados com um aspecto do hipertexto. A utilizao desse programa tornaria possvel ler de modo no linear todos os materiais interrelacionados em um texto. Um hipertexto desse modo melhor visualizado como uma teia de materiais interconectados. Tal descrio sugeria que havia semelhanas claras entre a concepo do texto cultural e a do hipertexto:
Uma das facetas mais importantes da literatura (e que tambm leva a dificuldades de interpretao) sua natureza reflexiva. Um poema constantemente desenvolve seus prprios significados na maioria das vezes atravs da aluso direta ou da reelaborao de temas tradicionais e convenes, outras vezes por meios mais sutis como o desenvolvimento e a expanso de gnero ou a referncia biogrfica referindo-se ao corpo total de material potico do qual os poemas particulares so um pequeno segmento.

Embora no fosse difcil acumular uma base de dados de materiais poticos com conexes de hipertexto, Scholes e seu grupo estavam mais preocupados em torn-lo interativo ou seja, eles queriam construir um "texto comunitrio" que no apenas inclusse poesia mas que tambm incorporasse os comentrios e interpretaes feitas por alunos. Dessa forma, cada aluno poderia ler uma obra e acrescentar "notas" a ela com suas observaes. O "texto expandido" resultante seria lido e ampliado em um terminal onde a tela seria dividida em quatro reas. O aluno poderia baixar O poema em uma das reas (as quais chamavam janelas) e baixar materiais relacionados nas outras trs janelas, em qualquer sequncia desejada. Isso reforaria enormemente a
99

tendncia a ler em uma sequncia no linear. Dessa forma, cada aluno aprenderia a ler uma obra como se ela realmente existe, no no "vcuo", mas sim no ponto central de um corpo progressivamente revelado de documentos e ideias. O hipertexto anlogo a outras formas de discurso literrio alm da poesia. Desde o incio de sua manifestao como programa de computador, o hipertexto foi popularmente descrito como um texto multidimensional quase anlogo ao artigo acadmico padro das cincias sociais ou humanas porque usa os mesmos dispositivos conceituais, como notas, aluses a outras obras, citaes de outras obras etc. Infelizmente, a conveno da leitura e escrita linear, assim como o fato fsico da bidimensionalidade das pginas e a necessidade de costur-las em uma nica sequncia possvel, sempre limitou o verdadeiro potencial desse tipo de texto. Um dos problemas que o leitor frequentemente forado a procurar por todo o texto (ou forado a largar o livro e ir procurar em outro lugar) informaes afins. Esse um processo confuso e que consome tempo: em vez de ser capaz de se movimentar com facilidade e instantaneamente entre reas de armazenamento de informao fisicamente remotas ou inacessveis, o leitor tem que enfrentar obstculos fsicos incmodos a sua pesquisa ou trabalho criativo. Com o advento do hipertexto, tornou-se possvel a movimentao em meio a reas correlatas de informao com uma velocidade e uma flexibilidade que ao menos chegam perto de finalmente se adaptarem ao funcionamento do intelecto humano, a um grau que livros e leituras sequenciais no poderiam permitir.
O texto recombinante sob a forma de hipertexto significa a emergncia da percepo de constelaes textuais que sempre/j explodiram. nessa
100

luminosidade incomum que o biomorfo autoral foi consumido. (B, vide notas, p. 112.)

Barthes e Foucault50 podem ser louvados por terem teorizado a morte do autor. Contudo a ausncia de autor mais uma questo da vida quotidiana para o tecnocrata que recombina e acrescenta informaes no computador ou no console de edio de vdeo. Ele est vivendo o sonho do capitalismo que ainda est sendo refinado na rea da produo industrial. A noo japonesa de "entrega just-in-time", onde as peas so entregues na linha de montagem exatamente na hora em que so necessrias, foi um primeiro passo para modernizar os trabalhos de montagem. Em tal sistema, no h capital sedentrio, mas um fluxo constante de matrias-primas. A mercadoria montada entregue ao distribuidor exatamente no momento em que o consumidor necessita. Esse sistema nmade elimina a estocagem de produtos. (Ainda resta algum tempo morto. No entanto, os japoneses o diminuram para uma questo de horas, e esto trabalhando para reduzi-lo a uma questo de minutos.) Dessa forma, produo, distribuio e consumo so implodidos em um nico ato, sem incio nem fim, apenas circulao ininterrupta. Da mesma maneira, o texto on line flui em uma corrente ininterrupta pela rede eletrnica. No pode haver lugar para lapsos que criem unidades descontnuas na sociedade da velocidade. Consequentemente, noes de origem no tm lugar na realidade eletrnica. A produo do texto pressupe sua distribuio, seu consumo e sua reviso imediatos. Todos que participam da rede tambm participam da interpretao e da mutao da corrente textual. O
50 Michel Foucault (1926-1984), filsofo francs, um dos principais pensadores do sculo XX. A obra que, segundo o Critical Art Ensemble, teorizaria a morte do autor A Arqueologia do Saber (Rio de Janeiro: Forense-Universitria, 1987). (N.E.)
101

conceito de autor no morreu exatamente, mais uma questo de ter simplesmente cessado de funcionar. O autor se tornou um agrupamento abstrato que no pode ser reduzido biologia ou psicologia da personalidade. De fato, tal desenvolvimento tem conotaes apocalpticas o medo de que a humanidade se perca no fluxo textual. Talvez os seres humanos no sejam capazes de participar na hipervelocidade. Deve-se responder que nunca existiu uma poca em que os humanos fossem capazes, todos, de participarem da produo cultural. Agora pelo menos o potencial para uma democracia cultural maior. O singular biognio no precisa servir de dubl para toda a humanidade. A verdadeira preocupao exatamente a mesma de sempre: a necessidade de acesso aos recursos culturais.
As descobertas da arte e da crtica ps-modernas concernentes a estruturas analgicas das imagens demonstram que, quando dois objetos so colocados juntos, no importa quo distantes possam ser seus contextos, forma-se uma relao. Restringir-se a uma nica relao pessoal de palavras no passa de mera conveno. A unio de duas expresses independentes suplanta os elementos originais e produz uma organizao sinttica de mais amplas possibilidades. (C, vide notas, p. 113.)

O livro absolutamente no desapareceu. A indstria do livro continua a resistir emergncia do texto recombinante, e se ope a aumentos na velocidade cultural. Colocou-se na lacuna entre a produo e o consumo de textos, a qual por motivos de sobrevivncia est constrangida a manter. Se for permitido que a velocidade aumente, o livro est fadado a desaparecer, junto com a pintura e a escultura. Seus companheiros da Renascena. por isso
102

que a indstria tem tanto medo do texto recombinante. O texto recombinante fecha a lacuna entre a produo e o consumo, e abre a indstria para aqueles que no so celebridade literrias. Se a indstria for incapaz de diferenciar seus produtos atravs do espetculo da originalidade e unicidade, sua lucratividade ser ameaada. Consequentemente, a indstria caminha com dificuldade, levando anos para publicar informaes imediatamente necessrias. No entanto h uma peculiar ironia nessa situao. A fim de diminuir a velocidade, ela deve tambm participar da velocidade em sua forma mais intensa, a do espetculo. Ela deve declarar que defende "a qualidade e os padres", e tem de inventar celebridades. Essas aes exigem a instantaneidade da propaganda ou seja, a total participao nos simulacros que sero a destruio da prpria indstria. Da que para o burocrata, de uma perspectiva quotidiana, o autor vai muito bem, obrigado. Ele pode ser visto e tocado, e sinais de sua existncia esto nas capas dos livros e revistas em toda a parte, sob a forma da assinatura. Contra tais provas, a teoria s pode responder com a mxima de que o significado de qualquer texto tem sua origem exclusivamente em sua relao com outros textos. Tais textos dependem dos que vieram antes deles, do contexto no qual esto colocados e da habilidade interpretativa do leitor. Esse argumento, claro, no convence os segmentos sociais presos no atraso cultural. Enquanto for este o caso, nenhuma legitimao histrica reconhecida apoiar os produtores dos textos recombinantes, que sempre sero suspeitos aos olhos dos mantenedores da "alta" cultura.
Pegue suas prprias palavras ou as palavras ditas para serem as prprias palavras" de qualquer outra pessoa morta ou viva. Voc logo ver que as palavras no pertencem a ningum. As palavras tm uma
103

vitalidade prpria. Supe-se que os poetas libertam as palavras e no que as acorrentam em frases. Os poetas no tm "suas prprias palavras". Os escritores no so os donos de suas palavras. Desde quando as palavras pertencem a algum? "Suas prprias palavras", ora bolas! E quem "voc"?

A inveno da cmera de vdeo porttil, no final dos anos 60 e inicio dos anos 70, fez com que artistas radicais da mdia especulassem que num futuro prximo todas as pessoas teriam acesso a tal equipamento, causando uma revoluo na indstria televisiva. Muitos esperavam que o vdeo se tornasse a ferramenta definitiva para a arte democrtica distributiva. Cada lar se tornaria seu prprio centro de produo, e a confiana na rede de televiso para obteno de informao eletrnica seria apenas uma entre muitas opes. Essa profecia nunca se realizou. Democraticamente falando, o vdeo fez pouco mais do que o filme em super 8 para redistribuir a possibilidade de produo de imagens, e teve muito pouco ou nenhum efeito sobre a distribuio das imagens. Todos os vdeos, com exceo dos vdeos caseiros, continuaram nas mos de uma classe tecnocrtica de elite, embora (como no caso de qualquer classe) existam elementos marginalizados que resistem indstria da mdia e mantenham um programa de descentralizao. A revoluo do vdeo fracassou por duas razes uma falta de acesso e uma ausncia de desejo. O acesso ao hardware, principalmente o equipamento de psproduo, continuou difcil como sempre, e no existem pontos regulares de distribuio alm dos locais pblicos de acesso oferecidos por algumas franquias de TV a cabo. Tambm tem sido difcil convencer as pessoas que no so da classe tecnocrtica, e que tm acesso ao equipamento, de que elas deveriam desejar
104

produzir algo com o vdeo. Isso compreensvel quando se considera que as imagens da mdia so fornecidas em uma quantidade to avassaladora que a ideia de produzir mais imagens torna-se sem sentido. O plagiador contemporneo enfrenta exatamente o mesmo desnimo. O potencial para gerar textos recombinantes no momento apenas isso, um potencial. Ele possui ao menos uma base mais ampla, j que a tecnologia de computador para fazer textos recombinantes escapou da classe tecnocrtica e se difundiu pela classe burocrtica. Contudo, a produo cultural eletrnica no tomou a forma democrtica que os plagiadores utpicos esperam que venha a ter. Os problemas imediatos so bvios. O custo da tecnologia para produzir plgio ainda alto demais. Mesmo no caso de se escolher usar a forma menos eficiente de um manuscrito plagirio escrito mo, necessrio tecnologia de editorao eletrnica para distribui-lo, visto que nenhuma editora o aceitaria. Alm disso, a populao nos Estados Unidos em geral somente habilitada como receptora de informao, e no como produtora. Com essa estrutura excludente solidificada, a tecnologia e o desejo e a habilidade de us-la permanecem centradas na economia utilitria, e consequentemente pouco tempo dedicado s possibilidades estticas ou de resistncia. Alm dessas barreiras bvias, h um problema mais traioeiro que emerge da esquizofrenia social dos Estados Unidos. Enquanto seu sistema poltico se baseia teoricamente em princpios democrticos de incluso, seu sistema econmico se baseia no princpio da excluso. Consequentemente, sendo ela prpria um artigo de luxo, a superestrutura cultural tende tambm em direo excluso. Esse princpio econmico determinou a inveno dos direitos autorais, que originalmente foram criados no a fim de proteger os escritores, mas para reduzir a competio entre as
105

editoras. Na Inglaterra do sculo XVII, quando o direito autoral apareceu pela primeira vez, o objetivo era reservar s prprias editoras, para sempre, os direitos exclusivos de imprimir certos livros. A justificativa, claro, era de que, quando usadas em uma obra literria, a linguagem teria a personalidade do autor imposta sobre ela, marcando-a dessa maneira como propriedade privada. Sob o abrigo dessa mitologia, o direito autoral floresceu no capitalismo tardio, estabelecendo os precedentes legais para a privatizao de qualquer item cultural, fosse ele uma imagem, uma palavra ou um som. Assim o plagiador (at mesmo o da classe tecnocrtica) mantido em uma posio profundamente marginal, a despeito dos usos inventivos e eficientes que sua metodologia possa ter em relao ao estado corrente da tecnologia e do conhecimento.
Qual o propsito de salvar a linguagem quando no h mais nada a dizer?

O presente requer que repensemos e reapresentemos a concepo de plgio. Sua funo tem sido h muito desvalorizada por uma ideologia que tem pouco lugar na tecnocultura. Deixemos que as noes romnticas de originalidade, genialidade e autoria permaneam, mas como elementos para produo cultural sem nenhum privilgio especial acima de outros elementos igualmente teis. Est na hora de aberta e ousadamente usarmos a metodologia da recombinao para melhor enfrentarmos a tecnologia do nosso tempo.51

51 Uma verso deste artigo foi originalmente publicado em Critical Issues in Electronic Media. Simon Penny, editor. Nova York: SUNY Press, 1994.
106

Notas A. Em sua forma mais heroica, a nota de p de pgina tem uma funo hipertextual de baixa velocidade isto , conecta o leitor com outras fontes de informao que podem ajudar a articular mais as palavras do produtor. Ela aponta para informaes adicionais longas demais para serem includas no prprio texto. Essa no uma funo objetvel. A nota de p de pagina tambm um meio de fiscalizao atravs do qual se pode "checar" o escritor para se ter a certeza de que ele no est usando impropriamente uma ideia ou uma frase da obra de outra pessoa. Essa funo torna a nota de p de pgina problemtica, embora possa ser adequada como modo de verificar as concluses em um estudo quantitativo, por exemplo. A funo de fiscalizao da nota de p de pgina impe interpretaes fixas em uma sequncia lingustica, e implica a propriedade da linguagem e das ideias pelo indivduo citado. A nota se torna uma homenagem ao gnio que supostamente criou a ideia. Isso seria aceitvel se todos que merecem crdito o recebessem. No entanto, isso impossvel, j que daria incio a uma regresso infinita. Consequentemente, aquilo que mais temido ocorre: o trabalho de muitos roubado e contrabandeado sob a autoridade da assinatura que citada. No caso daqueles que so citados e que ainda esto vivos, essa designao de propriedade autoral permite que colecionem recompensas pelo trabalho de outros. Deve-se compreender que a prpria escrita um roubo: uma modificao nas caractersticas do antigo texto cultural da mesma forma que se disfara bens roubados. Isso no quer dizer que as assinaturas nunca deveriam ser citadas: mas lembre-se de que a assinatura apenas um
107

smbolo, uma estenografia sob a qual uma coleo de ideias interrelacionadas pode ser armazenada e rapidamente distribuda. B. Se a assinatura uma forma de estenografia cultural, ento no necessariamente horrvel que ocasionalmente se sabotem as estruturas para que elas no caiam em uma complacncia rgida. Atribuir palavras a uma imagem, isto , a uma celebridade intelectual, no apropriado. A imagem uma ferramenta para um uso ldico, como qualquer texto cultural ou partes dele. to igualmente necessrio imaginar a histria da imagem espetacular, e escrev-la como imaginada, quanto mostrar fidelidade sua estrutura "factual" corrente. Deve-se escolher o mtodo que melhor se ajuste ao contexto da produo, aquele que v proporcionar as maiores possibilidades de interpretao. O produtor de textos recombinantes engrandece a linguagem, e muitas vezes preserva o cdigo generalizado, como quando Karen Eliot52 citou a suposta afirmao de Sherrie Levine 53: "Plgio? Eu s no gosto do sabor". C. Nem preciso dizer que no se est limitado a corrigir uma obra ou a integrar fragmentos diversos de obras antiquadas em uma nova: pode-se tambm
52 Karen Eliot um pseudnimo pblico inventado em 1985. Consta como autora do artigo " No More Masterpieces" ("ObrasPrimas Nunca Mais"), que trata do plgio, entre outras questes. O texto aparece em The Cassete Mythos (Nova York: Autonomedia, 1990). Para mais informaes a respeito de Karen Eliot e outros "nomes mltiplos" ver Assalto Cultura, de Stewart Home (Conrad Editora, 1999). (N.E.) 53 Sherrie Levine (1947- ), artista plstica norte-americana. Desde os anos 80 tem reutilizado e se apropriado de obras de arte famosas, criando novas verses e as recolocando em diferentes contextos, tentando, segundo ela, fazer uma arte que celebra a dvida e a incerteza, que no tenha significados independentes da interpretao de cada um, que v alm do dogmatismo, da ideologia e da autoridade, que provoque respostas mas no as d. (N.E.)
108

alterar o significado desses fragmentos de qualquer forma conveniente, deixando os constipados cuidando de sua servil preservao das "citaes".

109

Quatro exemplos de poesia plagiria Como um Grande Co* Um grande co est na estrada Ele segue com confiana e atropelado por um carro. Sua expresso tranquila mostra que geralmente cuidam bem dele um animal domstico a quem no se faz nenhum mal.** Mas os filhos das ricas famlias burguesas a quem tambm no se faz nenhum mal*** tm a mesma expresso tranquila? Cuidaram deles com tanto amor quanto ao co que agora foi atropelado. Notas * De "Psicologia Animal", em Dialtica do Esclarecimento, de Horkheimer Et Adorno. ** Em "Investigaes de um Co", de Kafka, h referncia ao mesmo co como sendo "impossvel de maltratar e impossvel de amar". *** Uma inverso da expresso alem "os ricos temem o mal por causarem a maior parte dele".

110

Crnicas III Quem me contou a histria foi um amigo muito querido. A criana era um indiozinho, realmente muito pequeno. Todos os membros da tribo cuidavam do canteiro de mandioca. Os novos prdios eram construes muito ousadas.* Ele tinha a expectativa de que a criana tivesse um choque quando visse todos aqueles apartamentos em apenas um prdio. No entanto, a viso no causou nenhum efeito alm de um bocejo. Quando vamos visitar os teatros, os bancos, e as praas?" perguntou ele com impacincia. Para mim, sua atitude totalmente incompreensvel. O interesse que mostramos est relacionado com nossas prprias vidas. Sem fortuna e sem um bom carro, nosso grupo social acha que no pode haver bem-estar.** Notas * Para mostrar a tribos locais o valor da indstria de papel que estava destruindo a floresta na qual viviam, a empresa construiu cabanas de papelo ondulado para os membros da tribo. ** O lema de uma das escolas de samba, cuja maioria dos membros vem das partes mais pobres do Rio de Janeiro e se veste como ricos aristocratas durante o carnaval.

111

Narktika I esta a enfermidade da Amrica. Alegria e tristeza normais nos so negadas, por serem definidas como sndromes clinicas. nosso fracasso ser diferente do das civilizaes anteriores, porque nossa morte ser cientfica. Tratamentos mdicos se expandiro incessantemente mas no sero capazes de nos ajudar. Neste esforo medico pervertido, perdemos a esperana. Concepes de doenas vieram para ocupar o lugar de todos os nossos medos. Enquanto corremos a gastar dinheiro de novas formas, Mais pessoas buscam tratamento para o distrbio S para terem uma recada, e exatamente os malogros no tratamento da doena so citados como prova de sua eficcia.

112

Uma reao a uma escassez de teorias culturais Umas poucas questes tericas no estudo dos sistemas modernos: objetos materiais no fazem parte da cultura. certas performances culturais criam resduos que so produtos, e no partes, da cultura propriamente dita. Confinar uma minhoca, uma lesma e uma galinha em uma mesma caixa no as tornam membros da mesma espcie. Nenhum sistema moderno completamente consistente ou compatvel. Por exemplo, em nosso sistema a fabricao de saltos de sapato de borracha est em consistncia neutra com o estudo profissional da literatura. O uso da expresso "ora bolas" tem muito pouco ou nada a ver com o ajuste de nosso sistema a seu meio ambiente ou com sua relao com culturas estrangeiras. Vamos perguntar novamente como podem ser mantidos juntos, A resposta que muitos dariam "fora".

113

XIII I832 Construstes sobre o seio da escurido a partir das fantsticas imagens mentais do crebro, cidades e templos, alm da arte de Fdias e Praxteles, alm dos esplendores da Babilnia e de Hecatmpilos: e, "da anarquia do sono que sonha", chamastes para a luz do sol as faces de belezas h muito enterradas. Construstes sobre o seio da escurido, a partir das imagens mentais fantsticas do crebro, cidades e templos de perfeio digital, alm da arte de Fdias e Praxteles, alm dos esplendores de Babilnia e de Hecatmpilos: e, "da anarquia do sono que sonha", chamastes para a luz catdica as faces de belezas h muito enterradas.

114

XIV 1843 O que o pensamento abstrato? O pensamento sem um pensador. O pensamento abstrato ignora tudo exceto o pensamento, e portanto o pensamento , e est em seu prprio meio. O que pensamento virtual? o pensamento sem um pensador. O pensamento virtual ignora tudo exceto o pensamento, e apenas o pensamento , e est em seu prprio meio.

115

116

captulo 5

FRAGMENTOS SOBRE O
PROBLEMA DO TEMPO

LOCAIS E MTODOS de resistncia tm sido tradicionalmente definidos em termos de espao. O objetivo da maior parte das aes de resistncia tem sido desestabilizar um espao fsico limitado, na suposio de que o poder, como a sociedade na qual se assenta, sedentrio e est confinado a uma localizao geogrfica fixa. No entanto, avanos tecnolgicos recentes trouxeram luz a necessidade de reavaliar o distrbio espacial como a nica forma produtiva de resistncia. De fato, a prpria natureza do poder mudou fundamentalmente. No mais intimamente amarrado ao espao estatal, ele se recentralizou na zona livre do tempo. O poder livrou-se tanto quanto possvel de seus acessrios sedentrios, de forma que o lugar onde se encontra importa menos do que a velocidade de seu movimento entre pontos temporrios de bloqueio, e do que o tempo necessrio para remover os bloqueios. Com a emergncia de redes cibernticas, o espao autoritrio pode ser dobrado e levado para qualquer ponto do rizoma eletrnico. A mquina de guerra deslocou sua estratgia para longe da fortaleza centralizada e em direo a um campo flutuante descentralizado e desterritorializado. Tornou-se desincorporada. A ideologia que corresponde a este deslocamento econmico ainda est para realmente se

117

solidificar: a ideologia do sedentrio ainda dominante. Dada esta situao, um dos objetivos-chave para o trabalhador cultural da resistncia perturbar a solidificao da nova ideologia antes que ela se torne uma ordem simblica de uma tirania ainda maior do que a existente, e recanalizar a fuso do hardware (vdeo, telefone e computador) para uma forma descentralizada acessvel a outros alm da elite do poder. Antes que esta tarefa quase impossvel possa ser tentada, os trabalhadores culturais devem dar um passo atrs e usar o tempo, em vez do espao, como um referencial para analisar as prioridades da resistncia. No se trata de um apelo por uma volta ao historicismo, ou a qualquer outra concepo modernista de tempo, visto que no realmente possvel diferenciar entre fico e histria em um perodo de sobrecarga de informaes. A avalanche perptua de informaes no aclarou a situao corrente, pelo contrrio, confundiu-a, deixando os outrora seguros binrios da dialtica em runas. A histria no existe mais: apenas a reflexo especulativa perdura no que agora o fractal do tempo. Quanto maior a velocidade, maior a intensidade da fragmentao. Existem vestgios do pensamento moderno ligados a este discurso, j que a fragmentao foi central para as discusses da complexa diviso do trabalho, tanto geral quanto especfica, entre tericos como Marx, Weber, Adorno, os situacionistas etc. No entanto, a diviso do trabalho enquanto espinha dorsal histrica no nvel macro, ou enquanto crtica da opresso da linha de montagem no nvel micro, agora insuficiente para descrever e explicar a separao. A concepo de atraso cultural tem feito parte do discurso sociolgico desde seu incio, uma vez que h muito j foi difundida a ideia de que setores diferentes
118

da sociedade se movem a diferentes graus de velocidade. Na sociedade do capitalismo tardio, como na maioria das sociedades, a economia sempre faminta por maior eficincia da produo e desenvolvimento de novos produtos foi a que andou mais depressa. Tornou-se impossvel integrar o supremo valor econmico de manter uma vantagem sobre os competidores promovendo tcnicas de produo e tticas de distribuio, encurtando ao mesmo tempo a durao da pesquisa e do desenvolvimento, a outros sistemas de valor. Tipicamente, a ideologia (sistemas de valores sancionados pelo Estado) se comporta de forma oposta por causa de sua resistncia a novos valores. Mudanas na ideologia so muito lentas, visto que em seu sentido mais grandioso a ideologia consiste de grandes narrativas que do a iluso de estabilidade e segurana necessrias para tornar a vida quotidiana inteligvel. H uma peculiar contradio entre a ideologia econmica e a ideologia "moral", j que esta ltima pode agir como resistncia primeira. Muitas das grandes narrativas bblicas, por exemplo, esto em desacordo com o valor da velocidade to essencial ao setor econmico. A soluo para essa contradio encontrada no setor poltico. Sua funo mediar as contradies. Como brao da economia, o setor poltico legitimado tem a tarefa nada invejvel de manter a economia o mais livre de regulamentos possvel, ao mesmo tempo em que parece responder a demandas culturais contraditrias. Como exemplo, a grande narrativa do Estado do bem-estar social tem sido um ponto-chave da inrcia nos Estados Unidos. A ideia de que se deve dar aos pobres uma segunda chance, cuidar dos doentes e educar os ignorantes diametralmente oposta construo e manuteno da economia burguesa. O papel do governo nesse conflito
119

manter uma ordem simblica que leve a percepo de que o Estado do bem-estar social trabalha em prol de seus cidados, ao mesmo tempo em que permite que o setor corporativo siga sua agenda anti-bem-estar social. Isso pode ser feito, por exemplo, sugerindo pequenos aumentos no salrio mnimo ao mesmo tempo em que se assina acordos de livre comrcio com pases do Terceiro Mundo que permitem a colonizao irrestrita de suas fontes de mo-de-obra. Muitas vezes os governos dos Estados Unidos mudam porque h uma crise na percepo de que as exigncias do Estado de bem-estar social estejam sendo cumpridas. Essa discusso sobre a concepo de atraso cultural mostra como diferentes instituies de hoje esto simultaneamente situadas em diferentes zonas de tempo histricas. Para complicar mais as coisas, mesmo os componentes de cada instituio no esto necessariamente na mesma zona de tempo. As foras armadas norte-americanas exemplificam uma instituio que mais se afastou no futuro, um mundo estranho percepo da vida quotidiana. As capacidades de sua tecnologia e seus meios de operacionalizao quase desafiam a imaginao. Tais componentes so estruturados por valores nmades, usando o conceito de controle globalizado por meio da ausncia enquanto grande narrativa. No entanto, indo alm dessa narrativa, o componente ideolgico das foras armadas extremamente conflitante. Seu interrelacionamento com o governo continuamente o afasta de uma ideologia da globalizao na direo de uma ideologia de Estado-nao, e com esse retrocesso vm todas as questes sobre se a mulher deve ir ao combate ou sobre a aceitao de gays nas foras armadas. Numa poca de guerra eletromecanizada alienada, valores carnais pareceriam irrelevantes de qualquer perspectiva. Mas admitir isso explicitamente desgastante demais para as instituies autoritrias que
120

ainda vivem sob a ordem simblica do imperialismo: nessa zona de tempo o racismo e o sexismo ainda tm uma funo necessria, na medida em que beneficiam os propsitos de explorao dessas instituies (para camuflar a necessidade corporativa de manter uma reserva de mo-de-obra, por exemplo), assim como justificam a reapropriao obscena. Consequentemente, cabe ao governo buscar um compromisso entre os dois fragmentos de tempo. A fractalizao do tempo vivido ocorre no apenas em macroinstituies abstratas, mas tambm existe no nvel micro da vida quotidiana, assim como no nvel intermedirio dos agrupamentos sociais. De fato, os constructos de raa-etnicidade, gnero e classe tambm podem estar includos. O universo de vida dos indivduos da classe tecnocrtica indubitavelmente forma um enorme contraste com o dos indivduos da classe trabalhadora, em parte por causa das enormes diferenas na tecnologia de produo. Enquanto a primeira classe trabalha em um meio eletrnico que est em constante transformao, a segunda ainda procede de acordo com um modelo de produo que na melhor das hipteses ingressou na zona de tempo da tecnologia mecnica ps-industrial. Em termos de lazer mediado, as duas podem compartilhar uma zona de tempo semelhante, j que ambas tm acesso televiso, embora isso seja muito mais um subproduto do espectro do mercado que intercepta todas as zonas de tempo. A prpria vida quotidiana se torna um definido caminho atravs de determinados segmentos da histria sem jamais sair do presente. Grande parte do poder autoritrio trabalha agora para controlar as zonas de tempo as quais o indivduo tem acesso, sendo este precisamente o problema quando a raa e o gnero so examinados. A frustrao causada pela incapacidade de resolver problemas espaciais (que por sua vez so representados pela
121

ideologia imperialista, na forma de preconceito determinado pela representao espacial, ou aprisionamento nos guetos) no a nica razo das relaes de raa e gnero terem chegado a tal ponto de crise: h tambm a questo do aprisionamento temporal. Vrios agrupamentos sociais esto presos na zona de tempo do imperialismo. A era colonial de conquistas est constantemente se repetindo, muito embora a conquista por parte das superpotncias econmicas e militares interdependentes esteja completa. No h mais territrios a serem apropriados: s a serem reapropriados (pequenas propriedades agrcolas familiares, por exemplo). No entanto, reas sem grande valor de mercado, ou sem grande valor como zonas militares estratgicas, ainda esto no vazio histrico do imperialismo. O sexismo e o racismo no atuam mais como justificativa para expanso, mas sim como justificativas para reservar esses territrios como locais para resduos sacrificiais inerentes ao sistema capitalista. O tempo parou para aqueles presos nesses territrios. O futuro no pode ser acessado, embora alguns dutos estreitos que levam para fora dessas reas tenham sido construdos. Isso particularmente verdadeiro no caso das mulheres brancas heterossexuais, j que elas tm mais apoio da classe media. No entanto, quanto mais os marginalizados avanam para o futuro e para longe de suas locaes temporais anteriores, maiores as expectativas dos que esto em movimento assim como daqueles que so deixados para trs. Com essas expectativas vem tambm a compreenso de que a mobilidade temporal de todo o espectro altamente improvvel, aumentando assim, dramaticamente, a frustrao e a raiva. Correndo em paralelo com esse problema, est
122

aquele da perspectiva dissidente. medida que se ingressa em uma nova zona de tempo, surgem novas consideraes tericas e praticas. (Por exemplo, na zona do tempo do imperialismo, teorizar e implementar sistemas de defesa comunitria dos bairros uma necessidade, enquanto na zona de tempo do ciberespao do capitalismo tardio, a teorizao e a implementao de estratgias de ataque em clulas so mais viveis.) Na medida em que os grupos se movem no tempo, suas perspectivas se fragmentam. por isso que as posies essencialista e nmade podem ambas parecer verdadeiras. A primeira est atrasada em relao a segunda, mas cada uma tem zonas de tempo das quais ascende. A posio essencialista funciona melhor nas zonas de tempo dos primrdios do capitalismo, enquanto a posio nmade funciona melhor nas zonas de tempo do capitalismo tardio. O que deve ficar claro desta discusso que no existe um presente histrico monoltico. O presente foi estilhaado em milhares de cacos, todos os quais requerem distintas estratgias de resistncia. Agora, mais do que nunca, deve-se adotar uma epistemologia anarquista, uma epistemologia que leve a um conhecimento de cada circunstncia. Deve ser uma epistemologia que permita a pesquisa e explorao em qualquer zona de tempo ou zona espacial. A resistncia no pode ser levada a cabo a partir da zona segura de uma nica casamata. Quem for capaz deve estar livre para se mover atravs do tempo, utilizando-se de quaisquer meios necessrios. A situao do trabalhador cultural da resistncia, em relao ao problema do presente histrico estilhaado, bem peculiar. Aqui temos uma classe de trabalhadores com relativa autonomia em relao zona de tempo histrica na qual escolhem trabalhar, mas, no entanto, tendem a permanecer inteiramente
123

envolvidos em uma resistncia restrita ideologia imperialista. Da posio do trabalhador cultural, as preocupaes so geralmente formuladas em torno de questes de identidade e colonizao. No h dvida de que este um lugar chave de luta, mas recursos demais foram despendidos nesse setor. O grau de redundncia e reinveno que ocorre nesta zona de tempo lamentvel, principalmente porque oferece um espetculo que leva a crer que outras zonas de tempo no existem, ou que so irrelevantes, e que no se pode resolver ou cuidar de qualquer outro problema at que a imundcie imperialista dos primrdios do capitalismo seja limpa. Consequentemente, permite-se que o poder autoritrio corra solto em outras zonas de tempo, construindo e reconstruindo o trabalhador e a si mesmo da maneira mais vantajosa a seus interesses. Da perspectiva de zonas de tempo histricas do passado, a ideia de anlise de classe ainda um projeto incompleto foi seriamente solapada. Esse revs eliminou uma categoria funcional para a compreenso da marginalizao que ia alm daquela que reduz o mundo aparncia da carne. A recente apropriao da crtica de classe pelos democratas, em um esforo para dissolver a ideia radical de luta de classe sob o signo do reformismo liberal, demonstra o quanto ela est sendo entregue sem resistncia pelo trabalhador cultural, implicando a perpetuao de um discurso de identidade que, desse modo, oscila beira da coisificao em escala total. No outro extremo do espectro do tempo, essas preocupaes com identidade e poder fazem as investigaes tecnolgicas e a emergncia do espao eletrnico parecerem desnecessrias. Deve-se ento perguntar se a poltica de identidade se tornou um cdigo de aprisionamento. um cdigo de libertao ou de tirania dentro do domnio da produo cultural?
124

Uma das performances mais bem ensaiadas e rotineiras a chegar como precipitao radioativa dos discursos de identidade o ritual de pergunta e resposta que questiona: "Quem criou a cultura autoritria?" e "Quem se beneficia dessa cultura?". A resposta em coro : "O homem branco heterossexual". Dentro desse discurso e matriz de performance, a identidade do homem branco heterossexual unicamente constituda por seu papel como criminoso irrecupervel. estranho pensar que, seja da perspectiva marginal, seja da perspectiva do centro, o mal sempre toma forma na carne. Este tem sido o principal fracasso da poltica de identidade at agora. A grande narrativa crist na qual o mal redutvel carne manteve sua estrutura intacta. Embora os elementos contingentes dessa narrativa tenham sido invertidos Eva como inocente e Ado como culpado o pecado original da carne continua sempre avante. Todos sabem quem so os criminosos, uma vez que podem ser facilmente reconhecidos: esto marcados para sempre pela aparncia carnal de seu cdigo gentico. Esses so os resultados do pecado, e tal o fundamento para a ideologia da explorao. A solidariedade social entre aqueles da cultura de resistncia no pode se basear nos mesmos princpios da cultura autoritria. Faz-lo perpetuar os mecanismos de excluso e eliminao, que por sua vez mantm a corrida na direo da homogeneizao por meio da intolerncia. A questo no deve ser quem culpado, j que isso pressupe que haja indivduos com autonomia total em relao s instituies sociais. De preferncia, a questo deve ser: quais so os mecanismos institucionais que promovem a situao corrente? Macroestruturas, em grande parte, so independentes da ao individual. A associao de macroestruturas, frequentemente denominada mquina de guerra pela cultura da resistncia, no est sob controle de um grupo de
125

pessoas, nem controlada por um aglomerado de Estados-nao. A razo de ser to temida justamente porque ela est fora de controle. Ela no poder ser desligada, mesmo quando algumas de suas utilidades para a cultura dominante tenham cessado. Localizar sua fonte de vida mais complicado do que dizer que ela est na psique de homens brancos heterossexuais, ou de qualquer outra fonte construda apenas em torno do conceito de capacidade de ao. Esta uma reduo absurda que s faz desviar as energias para debates reformistas quase inconsequentes, na medida em que no iro mudar a estrutura ou a dinmica da mquina de guerra. Se o fetiche de materializar a culpa e a necessidade de encontrar bodes expiatrios genticos puderem ser evitados, saindo-se da casamata da ideologia imperialista, novamente ser possvel arquitetar eventos de distrbio de largo espectro. No seguir o cdigo liberal, no entanto, tem consequncias extremas. Recusando-se a agir de acordo com a lei da identidade, atrai-se rtulos racistas e sexistas independentemente das intenes. Uma vez fora da casamata liberal, perde-se a segurana, por no haver mais inimigos claramente definidos. Nenhuma estratgia pode ser mensurada em termos de probabilidade de sucesso. S h especulao nesta zona de tempo, onde o poder fluido, sem se ter nenhuma segurana quanto a direo que ele ir tomar. Consequentemente, atos de distrbio so jogos de azar, A situao poderia vir a ser ainda pior, muito pior, por causa de tais aes, mas o sucesso sem as limitaes de mais reformas tambm possvel. assustador pensar que a ao radical erigida sobre conjecturas, mas se existissem certezas, como este trabalho poderia ser chamado de radical? Trata-se
126

do to desejvel fim dos mitos heroicos do esquerdista radical visionrio e pensador progressista. Tudo o que sobra a aposta, e no necessrio ser um gnio para apostar. Tudo o que necessrio a capacidade de conviver com a incerteza, e a disposio de agir a despeito do potencial para consequncias negativas imprevistas. Os trabalhadores culturais recentemente tm sido cada vez mais atrados pela viso da tecnologia como meio de examinar a ordem simblica. O vdeo, projetos de computadores interativos e todos os tipos de barulhos eletrnicos conquistaram espao em museus e galerias, e tambm a aceitao dos curadores. Existem sales eletrnicos e museus virtuais, e mesmo assim alguma coisa est faltando. No simplesmente porque a maior parte das obras tende a ter um componente "Oh!", reduzindo-as a demonstrao de produto que oferece tecnologia como um fim em si: nem pela tecnologia ser frequentemente usada apenas como um acessrio de design moda ps-moderna, uma vez que estes so usos esperados quando novas mdias explorveis so identificadas. Pelo contrario, uma ausncia sentida mais forte ainda quando a tecnologia usada para um propsito inteligente. A tecnologia eletrnica no atraiu os trabalhadores culturais da resistncia para outras zonas de tempo, outras situaes ou mesmo casamatas que levem a novas sries de questes, mas, pelo contrrio, tem sido usada para expressar as mesmas narrativas e questes tradicionais da arte engajada. claro que este no um desenvolvimento totalmente negativo, j que a voz eletrnica tem a possibilidade de ser a mais poderosa no exerccio da liberdade de expresso. No entanto, desapontador que a tecnologia seja monopolizada por interrogaes da narrativa imperialista. Uma quantidade avassaladora de obras
127

eletrnicas aborda questes de identidade, catstrofes ambientais, guerra e paz e todas as outras questes geralmente associadas representao ativista. Em outras palavras, interesses de outras zonas de tempo tm sido de fato importados com sucesso para a mdia eletrnica, mas sem abordarem as questes inerentes prpria mdia. Novamente, este um caso de distribuio e investimento excessivos em um nico setor espao-temporal. Um exame da prpria tecnocultura ainda est para ser feito. Quando tal investigao ensaia ser feita, acaba sempre se encaixando em narrativas ativistas mais tradicionais. Como era de se esperar, uma grande parte das obras sobre a desinformao da mdia a inveno eletrnica da realidade e elas sempre esto ligadas a argumentos persuasivos que tentam convencer o espectador a seguir uma interpretao alternativa de um dado fenmeno especifico "do mundo real". Os ativistas no mostram nenhum interesse particular em questionar a ciberntica da vida quotidiana, a fenomenologia da superfcie da tela, a construo da identidade eletrnica, e assim por diante. E por que deveriam? Num sentido abstrato, se o poder ficou nmade, ento a ideologia acabar seguindo o mesmo caminho. Por mais especulativo que isso possa ser, com as rpidas mudanas tecnolgicas, o deslocamento flutuante do lcus da realidade de um espao-tempo simulado para um espao-tempo virtual, e a velocidade indeterminada com a qual isso est acontecendo, os que se preocupam com o desenvolvimento da ordem simblica devem perguntar: o que so os valores nmades agora e no que eles se tornaro? Por causa do atraso cultural, fazer perguntas sobre o destino da cultura sedentria ainda til, mas apenas tendo-se em mente outras zonas de tempo. At mesmo
128

formular questes relevantes nomadologia eletrnica difcil, j que no h teorias a explorar, nem histrias nas quais nos inspirarmos, e nem questes slidas. muito mais fcil permanecer na casamata j familiar, onde as questes (e os parmetros de suas interpretaes) se solidificaram. aqui que a dor do autoritarismo esquerdista mais sentida. Muito embora abordar questes de nomadologia seja to urgente, teme-se invocar a ira dos ativistas liberais sedentrios ao cometer-se um erro "insensvel". Esse medo reduz a explorao deste tpico, ou de qualquer outro fora da tradicional zona de tempo do ativista. Quem est disposto a se aventurar em um empreendimento de alto risco, sabendo que o resultado do fracasso ser punido pelo grupo que pretensamente o apoia? Em nvel prtico, esse problema se torna ainda mais complexo. O hardware da ciberntica da vida quotidiana est comeando a se fundir. E na zona de tempo mais avanada, a da ciberelite, ele j se fundiu. O telefone, a televiso-vdeo, o computador e sua estrutura em rede todos esto se fundindo em uma nica unidade. Cada um desses componentes eletrnicos vem de uma zona de tempo diferente, e cada um deles est, dessa forma, cercado por sensibilidades diferentes. O mais antigo o mais utpico em termos de suas consequncias prticas para a sociedade: o telefone representa a tecnologia mais prxima de uma rede de comunicaes descentralizada de acesso livre. No Ocidente, quase todo o mundo sabe como usar um telefone e tem acesso a um. Existem at mesmo indicadores de que o processo de descentralizao que determinou o acesso ao telefone foi concebido como uma questo de liberdade de expresso54. Durante esse processo, o telefone foi o
54 Veja Bruce Sterling, The Hacher Crackdown Nova York: Bantam Books, 1992, pp. 8-12.
129

melhor hardware para transmisso de informaes disponvel. Enquanto ele claramente ainda possua uma funo militar, o movimento para descentraliz-lo sustentava que a necessidade de acesso livre suplantava a necessidade de controle. esse tipo de sensibilidade e de processo que deve ser reproduzido na medida em que novas tecnologias comeam a se fundir. Foi exatamente o oposto o que ocorreu no desenvolvimento do vdeo-televiso. Embora o hardware para visualizao de imagens seja relativamente descentralizado, e o hardware para a produo esteja comeando a ficar descentralizado, a rede de distribuio quase que totalmente centralizada, com poucos indcios de que essa tendncia esteja mudando. Deve-se resistir a esse estado de coisas: no se pode permitir que a ideologia que sanciona o controle das faixas de frequncia por uma elite da classe capitalista domine toda a tecnologia. E, no entanto, precisamente isso o que vai acontecer se mais recursos culturais no forem alocados para perturbarem essa ideologia. Os trabalhadores culturais devem lutar pela descentralizao do acesso a redes eletrnicas. Perder essa batalha fazer concesso a censura do pior tipo possvel. O fato de um artista perder sua concesso da NEA55, porque um dado projeto se ope a ideologia imperialista sancionada, insignificante se comparado s consequncias da fuso de sistemas de comunicao. Essa luta ser mais difcil do que a abertura da rede telefnica, j que as faixas de frequncia so vistas como meio de persuaso de massa. Na poca da descentralizao do telefone, o rdio e o cinema sofreram derrotas (o acesso s faixas de frequncia era visto no como um direito, mas como um negcio),
55 Associao Nacional de Educao. (N.E.)
130

causando repercusses que ainda esto sendo sentidas. A televiso tomou a forma centralizada que conhecemos, em parte por causa dessas derrotas. H um fator imprevisvel nessa situao. O computador poderia seguir qualquer um dos dois caminhos. Os acessos a hardware, educao e redes esto atualmente sendo descentralizados. Diferentemente do telefone ou da televiso, os computadores ainda no penetraram a vida quotidiana de quase nenhuma das classes. Essa tecnologia primariamente de elite fincou uma raiz profunda na classe burocrtica. A classe de servios eletrnicos est crescendo, mas ainda est longe de se universalizar. Por isso, aqueles que esto em zonas de tempo atrasadas veem os computadores como uma tecnologia no democrtica, e tambm no os consideram como uma tecnologia importante. Essa viso prejudica a resistncia centralizao dos sistemas de comunicao, j que tal indiferena permite que a elite capitalista imponha princpios de auto-regulamentao e excluso tecnologia sem ter de prestar contas ao pblico. A tecnologia perdida antes que o pblico nem sequer tenha conscincia de suas ramificaes. Uma das funes crticas essenciais dos trabalhadores culturais inventar meios estticos e intelectuais de comunicar e distribuir ideias. Se a elite nmade controlar totalmente as linhas de comunicao, os trabalhadores culturais da resistncia ficaro sem voz, sem funo, sem nada. Se para ter voz, os trabalhadores culturais devem consolidar e ampliar seu atual grau de autonomia no espao eletrnico. Existe um lado mais otimista. O vnculo do computador com o telefone muito maior do que com a televiso. Na verdade, o computador e o telefone iro provavelmente usar sistemas a cabo. Se a viso da descentralizao puder ser mantida, redes de fibra
131

tica iro proporcionar o espao eletrnico democrtico que h tanto tempo tem sido um sonho. Cada lar poderia se tornar seu prprio estdio de transmisso. Isso no significa que a transmisso em rede v entrar em colapso, ou que haver acesso livre a bancos de dados: mas significa que existir um mtodo barato de distribuir globalmente produes populares complexas e redes alternativas de informaes contendo imagens, textos e sons baseados no tempo tudo acessvel sem necessidade de permisso burocrtica. Ser to fcil quanto dar um telefonema. Assim, o desenvolvimento de sistemas de comunicao pode proporcionar outra oportunidade utpica. No entanto, manter a descentralizao tecnolgica crucial para se explorar esta oportunidade. Considerando-se a histria das utopias fracassadas, a probabilidade de que esta oportunidade seja usada com sucesso parece desalentadora. Ningum pode predizer como a tecnologia se desenvolver, nem por quais meios a elite nmade ir defender o rizoma eletrnico de uma revolta de escravos. Aqueles engajados na resistncia eletrnica podem muito bem estar numa misso impossvel. A batalha pode j estar perdida. No h certezas: no h aes politicamente exatas. Novamente, h apenas a aposta. Se o poder cnico se retirou do espetculo e foi para a rede eletrnica, ento l tambm que os bolses de resistncia devem emergir. Embora a classe tecnocrtica que resiste possa proporcionar a imaginao para o hardware e a programao, os trabalhadores culturais da resistncia so responsveis por disponibilizar a viso necessria para o apoio popular. Essa classe deve usar a imaginao para intercruzar zonas de tempo, e faz-lo usando todas as vias e mdias disponveis. Essa classe deve tentar perturbar o espetculo paternal da centralizao
132

eletrnica. Devemos desafiar e recapturar o corpo eletrnico, nosso corpo eletrnico! Lancem os dados.

133

134

captulo 6

PARADOXOS E CONTRADIES

Em qualquer lado do espectro poltico que se examine, ser possvel observar a presena de um consenso sobre o papel do indivduo na formao da sociedade, embora cada lado o expresse de um modo antagnico ao outro. De acordo com a direita poltica, o indivduo deve renunciar a sua soberania em prol do poder do Estado. Do ponto de vista da esquerda, o indivduo deve se submeter represso enriquecida. Nos dois casos a perda de soberania individual enorme. Os autoritrios encaram essa perda como positiva - o Estado beneficente proporciona ao indivduo segurana e ordem em troca de sua obedincia, enquanto elementos radicais veem essa perda como negativa, j que o indivduo forado a viver uma existncia alienante de conscincia fragmentada. Por isso, as diferenas entre os dois pontos de vista so provenientes de suas interpretaes antagnicas desse ato de renncia. Para determinar a posio dos elementos contingentes dentro do espectro poltico, deve-se examinar a que grau o sujeito privado de sua volio e desejo pessoais. Infelizmente, nunca existiu um momento pr-social livre do poder do Estado fora da imaginao56, portanto no h conhecimento emprico que possa ser usado para identificar ou medir as
56 Os autores fazem aluso s teorias do contrato social de Hobbes, Locke e Rousseau, que se baseiam na idia de uma existncia humana anterior ao contrato social e a prpria sociedade. (N.E.)
135

virtudes da liberdade. Por essa razo, so necessrias certas suposies arbitrrias para que se possa especificar a localizao da liberdade em alguma parte do contnuo entre o nobre selvagem e a guerra de todos contra todos. Esse tipo de escolha entre duas opes no pode escapar de contradies lgicas (paradoxo de Gdel57), mas tambm no h uma histria (diferente da histria do partir da qual se pudesse fazer um julgamento indutivo. Deve-se apenas decidir, ou agir ad hoc ou aleatoriamente. A deciso de guiar-se por qualquer ideia em si uma aposta. Ao longo deste livro pressuposto que se deve resistir transferncia do poder do indivduo para o Estado. A resistncia em si a ao que recupera ou expande a soberania do indivduo. Ou, o que d no mesmo, aquela ao que enfraquece o Estado. Portanto, a resistncia pode ser vista como uma questo de grau: uma destruio total do sistema no a nica opo, e pode nem mesmo ser uma opo vivel. No se trata de suavizar o argumento abrindo um pouco a porta para o reformismo liberal, visto que isso significa simplesmente renunciar soberania em nome da justia social, em vez de faz-lo no interesse da ordem social. A ao liberal muitas vezes no sentido de uma represso igual para todos, como opo a prtica conservadora de reprimir os marginalizados e dar uma modesta liberdade aos privilegiados. Sob a direo liberal, o povo unido sempre ser vencido. A prtica defendida aqui e recuperar o que o Estado tomou, assim como aquilo que os reformadores to generosamente deram (e continuam a dar).
57 Kurt Gdel (1906-1978), matemtico austraco. O paradoxo de Gdel estabelece que dentro de qualquer sistema matemtico lgico rgido existem proposies que no podem ser provadas falsas a partir dos axiomas do prprio sistema. (N.E.)
136

A questo da soberania traz tona a primeira contradio a ser enfrentada aqui. Ao longo deste trabalho, duas questes aparentemente contraditrias foram apontadas: a situao atual parcialmente caracterizada por uma sobrecarga de informaes, e ao mesmo tempo pelo acesso insuficiente informao. Como podem ocorrer ambas ao mesmo tempo? Este um problema de ausncia e presena - a presena de uma sobrecarga de informaes sob a forma de espetculo (presena) que rouba soberania, e uma ausncia de informao que devolve a soberania ao indivduo. De fato, informaes para o consumismo e ideologia governamental so abundantes. Bancos de dados esto cheios de fatos inteis, mas como se pode ter acesso a informaes que afetem diretamente a vida quotidiana? O corpo de dados de um indivduo est totalmente fora de seu controle. Informaes sobre padres de consumo, associaes polticas, histricos de crdito, cadastros bancrios, educao, estilos de vida e por a em diante so coletadas e cruzadas por instituies poltico-econmicas para controlar nossos destinos, desejos e necessidades. Essas informaes no podem ser acessadas, no temos realmente como saber quais instituies as possuem, nem podemos ter certeza de como esto sendo usadas (embora seja seguro presumir que no seja para propsitos benevolentes). Trata-se de dados estratgicos que devem ser reclamados. O direito privacidade deveria nos proteger da criao de cpias eletrnicas, mas isso no ocorre. Ele mais uma iluso do Estado do bem-estar social a servio da economia do desejo. Fatos especficos sobre as polticas e leis que promovem a coleta de informaes no so facilmente acessveis, j que tais fatos so guardados com todo o cuidado por legies de burocratas. Precisa-se de amplo treinamento especializado at mesmo para pesquisar tais questes,
137

quando esse conhecimento poderia estar disponvel. Finalmente, onde est a rede que permite que demandas de massa sejam expressas? Simplesmente no existe. Esse um caso peculiar de censura. Em vez de parar o fluxo de informaes, gera-se muito mais do que pode ser digerido. A estratgia tornar secreta ou privatizar todas as informaes que poderiam ser usadas pelo indivduo para seu autofortalecimento, e enterrar as informaes teis sob montanhas de dados inteis e propaganda que so oferecidos ao pblico. Em vez do tradicional ocultamento de informaes (blackout), enfrentamos uma tempestade de informaes (whiteout). Isso fora o indivduo a depender de uma autoridade que o ajude a priorizar a informao a ser selecionada. Este o fundamento da catstrofe de informaes, uma reciclagem interminvel da soberania que a leva de volta ao Estado sob o pretexto da liberdade de informao. Os dilemas envolvidos na descentralizao do hardware tambm merecem considerao. Onde termina a tecnofobia luddita58 e comea a tecnodependncia retrgrada? Esta em grande parte uma questo de descobrir o sempre indefinvel meio termo. A descentralizao do hardware traz o perigo de um tecnovcio que beneficia apenas os comerciantes de tecnologia, enquanto a centralizao garante que a manipulao eletrnica dos indivduos, tanto no nvel
58 O chamado movimento luddita teve origem na primeira dcada do sculo XIX na Inglaterra. Seu nome vem do suposto lder, Ned Ludd. Suas aes consistiam em destruir fbricas e mquinas, porque acreditavam que estas tiravam o emprego e escravizavam os trabalhadores. Foi o inicio do movimento operrio organizado. O termo luddita acabou ganhando, principalmente por causa do pensamento de direita, a conotao de gente retrgrada, que luta contra um progresso inevitvel etc. (N.E.)
138

macroscpico quanto no microscpico, continuar sem ser significativamente contestada. Ainda que sejam bvios os interesses por trs das afirmaes utpicas feitas pelos fabricantes e distribuidores de novas tecnologias (afinal, so eles que mais se beneficiam economicamente), essas afirmaes so, ao mesmo tempo, muito sedutoras. A chance de se livrar dos algoritmos da vida quotidiana a fim de se concentrar na metafsica das ideias um desejo digno de ser alimentado, e muito frequentemente tem sido vital moderna teoria utpica, ainda que existam muitos elementos incmodos nessa viso. As perspectivas econmicas de criao de tal ambiente so extremamente sombrias. Se a tecnologia fosse suficientemente barata para ser produzida (menos do que os custos da mo-de-obra), o que aconteceria com aqueles que fazem parte da fora de trabalho? Poderiam ter muito tempo livre, mas no os meios de se sustentarem. Se levarmos em conta o que aconteceu no passado, ser inevitvel reconhecer que eles no se dariam bem, j que se tornariam populao excedente. Na melhor das hipteses haveria uma fora de trabalho completamente homogeneizada, com os setores de servio e industrial compartilhando da mesma misria. Esse cenrio parece ser um retorno ao marxismo clssico no qual um processo de empobrecimento leva a duas classes homogeneizadas, com a classe mais baixa incapaz de comprar bens industrializados. A falncia do sistema? Quem sabe? No entanto, parece razovel supor que a tecnologia no vai trazer a utopia que os futurlogos corporativos predizem. Tais predies parecem funcionar mais em curto prazo, para convencer as pessoas a comprarem tecnologia que na verdade no precisam, assim como para preparar mercados futuros.
139

Uma reflexo mais profunda sobre as perspectivas em curto prazo da tecnologia do desejo torna mais fcil ver o que h de claramente errado com as promessas tecnocrticas. Vejamos a concepo de casa inteligente. Parece sedutora. uma casa que funciona to eficientemente quanto sua construo permite. O computador monitora a atividade domstica e age de acordo com esses padres de atividade. A energia nunca desperdiada: distribuda apenas quando e onde necessria. Sistemas de segurana monitoram o permetro, para alertar as autoridades se a propriedade ameaada. A casa eficiente e segura: a manifestao do prprio valor burgus. Mas a que se est renunciando quando todas as atividades domsticas so monitoradas e gravadas? Sabemos que se a informao pode entrar na casa, tambm pode sair da casa, de modo que o preo da utopia burguesa a prpria privacidade. Com tais dados disponveis, tambm sero desenvolvidos meios para que foras externas controlem a casa mais eficientemente. Devido a seus componentes de segurana, esse tipo de tecnologia outra troca contratual de soberania por ordem. O que h de suspeito neste tecnomundo o fato de valorizar a passividade do consumidor e a mediao tecnolgica no seu sentido mais totalizante. Esse problema evoca a imagem de uma descentralizao que deu errado. A descentralizao nem sempre favorece a ao de resistncia. Ela pode ter uma funo estatal. Por exemplo, possvel que a grade corporativa disponibilize para a maioria da populao mquinas inteligentes a preos acessveis como estratgia de marketing. Quanto mais tecnologia disponvel para as pessoas, e quanto mais ela puder se insinuar nos algoritmos da vida quotidiana, maior a chance de que se torne um mercado da dependncia. A compulso do vcio e o hiperconsumismo so as bases
140

para a manuteno e a expanso do mercado. O viciado sempre precisa de mais. por isso, em parte, que existem punies to severas por vcios que no alimentam as contas bancrias corporativas. intolervel permitir que potenciais populaes de consumidores se concentrem unicamente em vcios de prazer (comida, sexo e drogas). O consumidor apaixonado se torna inerte, em vez de vagar pela grade da privao enriquecida. O consumidor inerte representa apenas um mercado de consumo fixo - por exemplo, um desejo nico por herona. Esse tipo de mercado antittico em relao aquele que permanece em fluxo, oscilando entre a acumulao e a obsolescncia. O mercado do fluxo entrelaado - um produto inevitavelmente leva a outro, requerendo constantes atualizaes e aquisio de acessrios. Uma linha de produtos interdependente de outras linhas de produtos e, portanto, o consumo e a acumulao nunca param. O objetivo final um vcio diversificado, em oposio a um vcio que monopoliza seu consumidor. Esta discusso no voltou ao incio como pode parecer primeira vista. Ela no foi de uma defesa da tecnologia para um ataque a ela. Mais exatamente, o problema que investigamos : como a descentralizao tecnolgica poder devolver a soberania ao indivduo em vez de retir-la? Grande parte da resposta est vinculada tecnologia ser aceita como um meio passivo de consumo ou como um meio ativo de produo. A compulso passiva do vcio deve ser rechaada: quando os tecnocratas das corporaes oferecem produtos ou sistemas que parecem depender das promessas de uma aurora utpica, deve-se esquadrinhar essas ofertas com a maior desconfiana. Aquilo que s serve para "tornar a vida mais fcil (s necessrio apertar um boto)" em geral suprfluo. Na casa inteligente, a cozinha computadorizada oferece
141

uma base de dados de receitas de todo o mundo. Isso provavelmente um logro. Um terminal de computador na cozinha realmente necessrio? O servio requer assinatura? Com que frequncia seria usado? desejvel ter informaes sobre a vida quotidiana (neste caso, cozinhar) percorrendo a rede eletrnica? No seria mais eficiente, barato e ntimo simplesmente comprar uns livros de receitas? Esta ltima pergunta muito reveladora. Quando a tecnologia tenta tomar o lugar de algo no obsoleto, pode-se ter quase certeza de que esta em operao uma estratgia de dependncia. Alm disso, continue a usar qualquer tecnologia que frustre as tticas de vigilncia da economia poltica. (Neste caso, to simples quanto apoiar a tecnologia dos livros.) Evite usar qualquer tecnologia que grave dados-fatos, a menos que seja essencial. Por exemplo, tente no usar cartes de crdito. Um registro eletrnico das compras de um consumidor um dado muito precioso para as instituies da economia poltica. No deixe que essas instituies o tenham. Artefatos e sistemas tecnolgicos merecedores de interesse so mais voltados ao envio de informaes do que a recepo. A tecnologia de editorao eletrnica um excelente exemplo de sistema em processo de descentralizao, projetado para fomentar a produo ativa e no a recepo passiva. Quando a tecnologia voltada para a recepo, evite-a. (Deve-se notar que a estratgia de entrelaamento sempre um problema, independentemente da tecnologia escolhida. Exceto no caso da total rejeio tecnologia, o poder de viciar sempre estar presente.) No caso da tecnologia interativa, prudente perguntar se centralizada ou descentralizada. Se ela for como o telefone, permitindo o acesso a pessoas e a informaes de sua escolha, use-a - mas tenha sempre em mente que a fita eletrnica poderia estar gravando. Se ela for centralizada e fizer parte do espetculo,
142

melhor evit-la. A possibilidade de escolher um fim para um programa de uma rede de TV no interatividade, um truque para manter o espectador assistindo. Nesse caso, todas as escolhas inventivas j foram feitas. Este um exemplo de um dispositivo projetado para manter o espectador passivamente ocupado. Para ajudar a orientar a tecnologia na direo de uma autonomia individual cada vez maior, os hackers deveriam continuar a desenvolver hardware e software pessoais. Mas infelizmente, como a maior parte da tecnologia vem do complexo militar e o resto vem do mundo corporativo, a situao bem desalentadora. Embora grande parte da esperana pelo desenvolvimento da resistncia no tecnomundo seja depositada nos hackers, um contingente de tecnocratas da resistncia guiados pelas preocupaes da esquerda radical ainda est para surgir. Como mencionado em um captulo anterior, esse grupo geralmente apoltico. Embora devamos creditar-lhes a libertao do hardware e do software que representam os primeiros momentos de soberania na tecnocultura, dessa forma tirando a tecnossituao da desesperana, devemos tomar o cuidado de no supervaloriz-los. Suas motivaes para produzir tecnologia oscilam entre a compulso e o imperativo tico. Uma espcie de compulso tpica do vcio e que carrega suas prprias contradies. Uma vez que tal produo envolve muito trabalho, exigindo concentrao permanente, emerge uma fixao especializada que benfica no domnio imediato da tecnoproduo, mas que extremamente questionvel fora de sua zona espao-temporal. O hacker geralmente obcecado com a eficincia e a ordem. Ao produzir tecnologia descentralizada, uma fixao no algoritmo compreensvel e at louvvel. Porm, quando se aproxima de uma esttica totalizante,
143

passa a ter o potencial de se tornar prejudicial a ponto de se tornar cmplice do Estado. Enquanto esttica, e no como um meio de produo, ela pode ser um reflexo da obscenidade do capitalismo burgus. A eficincia sozinha no pode ser a medida do valor. Esta uma exigncia que a voz contestatria vem fazendo h dois sculos. A esttica da eficincia uma esttica de excluso, ela busca eliminar suas predecessoras. Visto que uma eficincia absoluta no realizvel, e ainda est para ser demonstrado como um sistema ascendente pode incorporar toda a utilidade de sistemas pretritos, o sacrifcio obsceno se torna um companheiro sempre presente. A eficincia excessiva no apenas sacrifica elementos de compreenso e explicao, como tambm deprecia a prpria humanidade. As ideias, as artes e a paixo podem florescer igualmente bem, se no melhor, em um ambiente de desordem. A esttica da ineficincia, das apostas desesperadas, de incomensurveis suposies, de interrupes insuportveis, fazem parte da soberania do indivduo. Estas so situaes nas quais ocorre a inveno. Aqui se tropea no paradoxo do hacker: se os hackers se comprometem com o pensamento algortmico apenas para serem produtivos, poder essa classe tecnocrtica ser convencida a agir de uma maneira que, s vezes, vai ser antittica em relao a tal pensamento? Talvez os resultados mais utpicos da atividade do hacker - a descentralizao do hardware e da informao - sejam na verdade apenas elementos contingentes no discurso hacker. O que fazer, ento? Se os hackers forem dissuadidos de se concentrarem na esttica da eficincia, e assim serem politizados, a produo poderia cair: por sua vez isso iria restringir a disponibilidade do hardware e do software descentralizados necessitados pela voz contestatria. Se
144

os hackers permanecerem concentrados na eficincia, mais provvel que isso reforce as operaes totalizantes do discurso burgus. Esse problema parcialmente uma questo de realocao. O hacker ocupa uma zona de tempo muito especializada, e est envolvido com um trabalho especializado. Os tecnocratas antiempresas devem ser persuadidos, por quaisquer meios, a penetrar em outras zonas de tempo e lidar com as situaes especficas l encontradas. A transferncia dos hackers para outras zonas de tempo no deve ser compreendida literalmente. Ao contrrio: deve levar a cooperao recombinante. Isto , as caractersticas do hacker e do trabalhador cultural deveriam se fundir e, desse modo, formar uma ligao entre zonas de tempo, abrindo as possibilidades para o discurso e a ao por todo o espectro do tempo social. bem provvel que a descentralizao do hardware (resistncia tecnocrtica) e a redistribuio do trabalho (resistncia dos trabalhadores) no sejam suficientes em si para cruzar zonas de tempo. Como j foi indicado, sem sistemas de interpretao que estimulem a capacidade dos indivduos para a ao autnoma, a descentralizao e a redistribuio poderiam muito bem ter o efeito oposto - isto , a compulso do vicio. A melhor chance de manter a interpretao dos fenmenos culturais fluida est na manipulao, recombinao e recontextualizao dos smbolos: quando acompanhadas por outros tipos de resistncia, isso permite o grau mximo de autonomia. A manipulao de smbolos com o propsito de manter o campo interpretativo aberto a funo crtica principal do trabalhador cultural. Essa funo separa o trabalhador cultural do propagandista, cuja tarefa deter a interpretao e tornar rgidas as leituras do texto cultural. A funo secundria do trabalhador cultural promover a troca de ideias entre diferentes
145

setores de tempo e/ou setores espaciais, mas essa tarefa teve menos sucesso (o problema do desdobramento excessivo). O trabalhador cultural forado a pr as claras os sinais de liberdade em tantos setores quanto possvel, e transport-los por meio de imagem/texto para outros locais. Essa transferncia constitui o antiespetculo temporrio. Por exemplo, os hackers disseram que o computador pode proporcionar ao indivduo a capacidade de compreender e usar o verdadeiro poder. O que a pessoa ordenar, o computador far. Embora possa parecer ser uma afirmao do bvio, questionvel se o significado dessa observao realmente compreendido fora do setor tecnocrtico. Se essa afirmativa mesmo compreendida, as possibilidades de resistncia aumentam dramaticamente. Estratgias populares de resistncia derivadas de reaes aos problemas dos primrdios do capitalismo so apenas uma opo. Considere o seguinte: uma organizao ativista chega a concluso de que as companhias de seguro que mantm registros de pessoas portadoras de HIV sem seguro contribuem com as prticas discriminatrias, e que tal coleta de informaes deve parar. No se trata de um problema do imperialismo dos primrdios do capitalismo, mas sim dos cdigos de informao do capitalismo tardio. Todas as linhas de piquete, grupos de afinidade e carros de som que possam ser reunidos tero pouco efeito nesta situao. A informao no ser deletada dos bancos de dados. Mas danificar secretamente os bancos de informaes, ou destru-los, teria o efeito desejado. Esta uma questo para enfrentar a autoridade da informao com o distrbio da informao: ao direta autnoma, adequada situao. Um grupo de afinidade eletrnica poderia fazer instantaneamente o que muitos no poderiam ao longo do tempo. Trata-se de desobedincia civil ps146

moderna: requer a interpretao democrtica de um problema, mas sem ao em larga escala. Nos primrdios do capitalismo, a nica base de poder para grupos marginalizados era definida pelo nmero de pessoas. Isso no mais verdadeiro. Agora h uma base de poder tecnolgica, e compete aos ativistas culturais e polticos levarem isso em considerao. Enquanto fragmentos de tempo, movimentos populares e foras especializadas podem trabalhar juntos com sucesso. uma questo de escolher a estratgia que melhor se adapta situao, e de manter em aberto as tcnicas de resistncia. Embora causar interrupes nas linhas de comunicao dentro das e entre as instituies autoritrias sejam aes interessantes de resistncia, e at seja possvel que as estruturas concretas de algumas instituies pudessem ser completamente destrudas, ainda ser difcil, se no impossvel, apagar todos os vestgios das instituies reduzidas a destroos. As instituies, como as ideias, no morrem facilmente. De fato, como poderia existir uma sociedade complexa sem burocracias? Como poderia existir comunicao sem linguagem? Um poder irredimvel est em curso. Macroinstituies tm existncia autnoma, independente da ao individual. Ento qual o propsito da resistncia - por que atacar o que invencvel? A reside o problema da capacidade de ao. A que grau a liberdade existe para o indivduo? Em torno dessa questo cria-se um tumulto contnuo sem nenhuma resposta satisfatria. No ltimo sculo, ideias sobre o grau de aprisionamento proliferaram desvairadamente. As pessoas esto presas nas trilhas rotineiras do trabalho, e so escravas das demandas da produo. As pessoas esto presas nas gaiolas de ferro da burocracia, e so escravas do processo de racionalizao. As pessoas esto presas no domnio do
147

cdigo, e so escravas do imprio dos smbolos. Muitas coisas lhe so imediatamente tomadas desde o momento em que o indivduo jogado no mundo. Mesmo assim, uma aposta digna supor que o indivduo possui um grau de autonomia valioso o suficiente para se defender, e que possvel expandi-lo. Tambm razovel apostar que agrupamentos sociais semelhantes, em termos de consenso filosfico, podem reconfigurar estruturas sociais. Dessas duas apostas, a primeira a de interesse mais imediato. Na medida em que a diviso do trabalho fica mais complexa, a soberania individual apagada cada vez mais at desaparecer, tornando-se um transistor transparente para correntes sociais. A capacidade de ao se reduz a escolhas mundanas aprisionadas na economia do desejo. Para alcanar qualquer sensao de livre expresso, o indivduo fica cada vez mais dependente da segunda aposta. O poder que vem do nmero de pessoas, embora um tanto eficaz nos primrdios do capitalismo, menos importante no capitalismo tardio, uma vez que a prxis da quantidade/poder atingiu sua massa crtica. Globalmente, necessria uma internet59 de harmonia e unificao que no momento no exequvel. Mesmo dentro das fronteiras nacionais, organizaes ativistas esto enfrentando pontos de massa crtica. um paradoxo: para ser eficaz, a organizao tem que ser to grande que exige uma hierarquia burocrtica. Mas devido a seu princpio funcional de racionalizao, essa ordem rgida no pode conciliar perspectivas mltiplas entre seus membros. Ocorre a ciso, e a organizao consumida em seu prprio processo. Talvez esteja na hora de reavaliar a ideia de que quantidade poder.
59 O termo internet significa, numa traduo literal, inter-rede. Nesse contexto, a palavra tem tanto o sentido metafrico, o de rede de computadores que esto se popularizando, quanto o de inter-rede. (N.E.)
148

Mesmo com a melhor das intenes, grupos grandes inevitavelmente subordinam o indivduo ao grupo, constantemente correndo o risco da desumanizao e alienao. Agora se deveria perguntar: o modelo usado pela elite nmade pode ser apropriado para a causa da resistncia? Embora a elite nmade possa ser um poder unificado, mais provvel que esta classe exista como clulas inter-relacionadas e interdependentes poderosas o suficiente para controlarem segmentos da organizao social. A inter-relao entre as clulas de poder no se desenvolve por escolha, mas por processos no racionais. Essas clulas esto frequentemente em conflito, passando continuamente por um processo de fortalecimento e enfraquecimento, mas a corrente social transcendente do capitalismo tardio avana cegamente, intocada pelas contingncias do conflito. A represso e a explorao continuam inquebrantveis. Os agentes individuais que trabalham na clula gozam de maior autonomia (livres da represso) comparados com aqueles abaixo deles. No entanto, eles tambm esto presos na corrente social. No tm a escolha de parar as maquinaes do processo do capitalismo tardio. O cdigo gentico desses indivduos tambm contingente: no essencial ao processo. Poderiam ser substitudos por quaisquer sequncias genticas, e os resultados continuariam os mesmos, j que o poder se localiza nas clulas, e no no indivduo. Um indivduo pode acessar o poder contanto que resida na clula. A tecnologia a base da capacidade de manuteno da ausncia da elite nmade, de ganhar velocidade e de consolidar o poder em um sistema global. A tecnologia que passou pelas brechas da hierarquia militar-corporativa suficiente para que a experincia com a estrutura da clula em meio cultura da resistncia possa ter incio. Novas tticas e
149

estratgias de desobedincia civil so agora possveis, aquelas que tm por objetivo perturbar a ordem virtual, em vez da ordem do espetculo. Com essas novas tticas, muitos problemas poderiam ser evitados, problemas que ocorrem quando a resistncia usa tticas mais antigas, inadequadas ao contexto global. A clula permite maior probabilidade de que se estabelea um grupo no hierrquico baseado no consenso. Por causa de seu pequeno tamanho (arbitrariamente falando, de quatro a oito membros), este grupo permite que a voz pessoal se mantenha. No h ciso, apenas debate saudvel em um ambiente de confiana. A clula pode agir rapidamente e mais vezes, sem burocracia. Apoiada pelo poder da tecnologia, esta ao tem o potencial de ser mais perturbadora e mais abrangente do que qualquer ao sub-eletrnica. Com um nmero suficiente destas clulas agindo - mesmo se seus pontos de vista divergem - pode-se apostar que uma corrente social de resistncia emergir... uma corrente que no ser fcil desviar, encontrar ou monitorar. Dessa maneira, pessoas com pontos de vista diferentes e especialidades diferentes podem trabalhar em unssono, sem concesses e sem a renncia da individualidade em prol de um agrupamento centralizado.

150

*** As regras do jogo mudaram. A desobedincia civil no mais a mesma. Quem est disposto a explorar o novo paradigma? muito fcil permanecer na casamata das certezas. Sem concluses, sem certezas, apenas esquemas tericos, matrizes performativas e apostas prticas. O que mais pode ser dito? Lancem os dados. Finalize o programa. Encerre a imagem e o som.

151

XVII 1890 Mas neste esprito instvel, desequilibrado, as ideias se aglomeram umas sobre as outras, e escapam, e do lugar a outras, enquanto aquelas que desaparecem ainda deixam suas sombras pairando sobre aquelas que tiveram xito. Mas neste hipertexto instvel, desequilibrado, as ideias se aglomeram umas sobre as outras, e escapam, e do lugar a outras, enquanto aquelas que desaparecem ainda deixam suas sombras pairando sobre aquelas que tiveram xito.

152

XVIII 1916 O animismo ocorreu ao homem primitivo naturalmente e como uma coisa lgica. Ele sabia como eram as coisas no mundo: exatamente como ele sentia que ele mesmo era. Estamos ento preparados para descobrir que o homem primitivo transps as condies estruturais de sua prpria mente para o mundo externo, e podemos tentar reverter o processo e colocar de volta na mente humana o que o animismo ensina quanto natureza das coisas. Os engenhos da realidade ocorreram ao homem da tela naturalmente e como uma coisa lgica. Ele sabia como eram as coisas no mundo: exatamente como ele sentia que ele mesmo era. Estamos ento preparados para descobrir que o homem da tela transps as condies estruturais de suas prprias redes de dados para o mundo virtual, e podemos tentar reverter a retroalimentao e colocar de volta na mente humana o que os engenhos da realidade ensinam quanto natureza das coisas.

153

XIX 1926 A ansiedade diante da morte no deve ser confundida com o medo diante da prpria morte. Esta ansiedade no uma disposio acidental ou aleatria de "fraqueza" de algum indivduo, mas, como um estado-de-esprito da existncia (dasein), significa o desvelamento do fato de que a existncia (dasein) existe enquanto o Ser arremessado para seu fim. A ansiedade diante de cyborgs no deve ser confundida com o medo diante da morte virtual. Esta ansiedade no uma disposio acidental ou aleatria de fraqueza de alguma interface, mas, como um estado-de-mdia do Cysein, significa o desvelamento do fato de que o Cysein existe enquanto o Ser arrastado para seu desaparecimento.

154

A condio virtual Colaboradores: 385 A.C., Plato 60 A.C., Lucrcio 250 D.C., Plotino 413 D.C., Santo Agostinho 1259, So Toms de Aquino 1321, Dante 1500, Leonardo da Vinci 1641, Descartes 1667, Milton 1759, Voltaire 1776, Hume 1819, Schopenhauer 1832, Thomas De Quincey 1843, Kierkegaard 1872, Nietzsche 1881, Nietzsche 1890, Huysmans 1916, Freud 1926, Heidegger

155

S-ar putea să vă placă și