Sunteți pe pagina 1din 7

C entro Universitrio de Joo P essoa

Pr-Reitoria de Ensino de Graduao Ncleo de Apoio Pedaggico - NAPE

PLANO DE ENSINO
Curso: Engenharia Civil Componente Curricular: Desenho Arquitetnico I Carga Horria: 80H/A Modalidade: Presencial (X) Semipresencial ( ) EAD ( ) Perodo: 1 Ano/ Semestre Letivo: 2013.2 Professor (a): Christiane Cavalcante, Hlio Cavalcante, Lilianne Queiroz, Matheus Peixoto e Tatiana Moura.

1. OBJETO DE ESTUDO: Representao grfica de elementos bi e tridimensionais.

2. EMENTA: Materiais e instrumentos de desenho tcnico e seus usos. Normas tcnicas. Construes grficas. Escalas grficas. Representao dos objetos. Geometria projetiva e o quadro geral das projees e sua aplicao na arquitetura: planta baixa, planta de locao e coberta, cortes e fachadas. Introduo ferramenta CAD.

3. OBJETIVO(S) 3.1. Geral (is): - Proporcionar conhecimentos bsicos em desenho. - Exercitar a leitura e a execuo de desenhos tcnicos. - Compreender o processo de construo grfica do desenho projetivo, exercitando as representaes bidimensionais necessrias a um projeto arquitetnico.

3.2. Especfico (s): - Introduzir a linguagem grfica como instrumento de comunicao grfica; - Exercitar a percepo da tridimensionalidade e do raciocnio espacial como auxiliares no processo de desenvolvimento do engenheiro civil; - Desenvolver a capacidade de expresso grfica como recurso s atividades do engenheiro civil; - Conhecer as normas e convenes bsicas de desenho tcnico e de representao grficas segundo a ABNT. - Utilizao de escalas grfica para representao dos elementos e objetos; - Representar vistas ortogonais de objetos tridimensionais segundo os planos ortogonais; - Visualizar espacialmente o desenho arquitetnico e representar graficamente modelo simples de um elemento arquitetnico pr-definido.

4. COMPETNCIAS E HABILIDADES 4.1. Competncia(s): - Expressar as ideias atravs da representao grfica - Representar bidimensionalmente modelos tridimensionais, simples e complexos, exercitando a capacidade de viso espacial. - Compreender o desenho arquitetnico de uma edificao trrea. - Compreender a importncia de softwares computacionais (CAD) para a rea da construo civil. 4.2. Habilidade(s): - Utilizar o desenho como forma de comunicao. - Utilizar corretamente os instrumentos adequados para a representao grfica. - Utilizar o raciocnio espacial. - Utilizar softwares computacionais para representar o desenho tcnico. - Representar correta e graficamente, o projeto arquitetnico de uma edificao trrea com todas as informaes e convenes bsicas exigidas pelas Normas ABNT.

5. CONTEDO PROGRAMATICO:

Unid.

Contedos

Atividades

Competncias

Habilidades T

N Horas Aulas P L SP EAD

1. Apresentao do programa e da disciplina e introduo representao e expresso grfica;

1. Aulas expositivas, apresentando os instrumentos para realizao de desenhos tcnicos e sua importncia para a representao grfica. 2. Aulas expositivas, aulas prticas, desenvolvimento de exerccios em sala e superviso das atividades. 3. Aulas expositivas, aulas prticas, desenvolvimento de exerccios em sala e superviso das atividades. 4. Aulas expositivas, aulas prticas, desenvolvimento de exerccios em sala e superviso das atividades. 5. Aulas expositivas, aulas prticas, desenvolvimento de exerccios em sala e superviso das atividades. 6. Aulas expositivas, aulas prticas, desenvolvimento de exerccios em sala e superviso das atividades.

1. Utilizar o desenho como forma de comunicao.

2. O desenho mo livre e com instrumentos;

2. Utilizar o desenho como forma de comunicao.

16

3. Formato do papel, legenda e sua normatizao;

3. Executar corretamente o formato e a legenda do papel, de acordo com as normas tcnicas. 1 a 6. Compreender e expressar as ideias atravs da representao grfica.

4. Letras e algarismos;

4. Escrever a caligrafia tcnica

5. Dobramento de cpia;

5. Dobrar papel de acordo com as normas tcnicas

6. Tcnicas para utilizao do material de desenho: construes geomtricas e suas aplicaes.

6. Utilizar corretamente os instrumentos adequados para a representao grfica.

7. Escalas;

7. Aulas expositivas, aulas prticas, desenvolvimento de exerccios em sala e superviso das atividades. 8. Aulas expositivas, aulas prticas, desenvolvimento de exerccios em sala e superviso das atividades. 9. Aulas expositivas, aulas prticas, desenvolvimento de exerccios em sala e superviso das atividades. 10. Aulas expositivas, aulas prticas, desenvolvimento de exerccios em sala e superviso das atividades. 11. Aulas expositivas, aulas prticas, desenvolvimento de exerccios em sala e superviso das atividades. 7 e 8: Compreender e expressar as ideias atravs da representao grfica.

7. Utilizar corretamente os instrumentos adequados para a representao grfica.

8. Cotas;

8. Utilizar corretamente os instrumentos adequados para a representao grfica.

16

9. Perspectiva isomtrica; II

9. Representar modelos tridimensionais, simples e complexos, exercitando a capacidade de viso espacial. 10. Exercitar a capacidade de viso espacial.

9. Utilizar corretamente os instrumentos adequados para a representao grfica e utilizar o raciocnio espacial. 10. Utilizar o raciocnio espacial.

10. Introduo a sistemas de projees;

11. Vistas. Cortes. Sees.

11. Representar bidimensionalmente modelos tridimensionais, simples e complexos, exercitando a capacidade de viso espacial.

11. Utilizar o raciocnio espacial.

III

12. Fundamentos do desenho arquitetnico (NBR - 6492) e suas representaes grficas: planta de locao e coberta, planta baixa, cortes, fachadas e organizao do projeto em pranchas. 13. Introduo ao software computacional CAD: layout, configuraes e comandos bsicos.

12. Aulas expositivas, aulas prticas, desenvolvimento de exerccios em sala e superviso das atividades.

12. Compreender o desenho arquitetnico de uma edificao trrea.

12. Utilizar o raciocnio espacial e representar correta e graficamente todos os desenhos (planta de locao e coberta; planta baixa; cortes e fachadas) referentes ao projeto arquitetnico de uma edificao trrea, utilizando conceitos bsicos da NBR 6492.

13. Aulas expositivas, aulas prticas, desenvolvimento de exerccios em sala e superviso das atividades.

13. Compreender a importncia de softwares computacionais para a rea da construo civil.

13. Utilizar softwares computacionais para elaborao do desenho tcnico.

8 Subtotal da Carga Horria Total da Carga Horria 24

24 56 80H

Legenda: T Quantidade de aula(s) terica(s) por unidade; P- quantidade de aula(s) prticas(s) por unidade; L - quantidade de aula(s) por unidade de Prtica Pedaggica (exclusivo para o Curso de Educao Fsica - Licenciatura); SP - quantidade de aulas(s)semipresenciais; EAD - quantidade de aula(s) distncia.

6. METODOLOGIA: - Aulas expositivas, dialogadas e ilustradas com recursos audiovisuais, seguidas de aplicao de exerccios acompanhados pelo professor.

7. RECURSOS DIDTICOS: - Recursos necessrios para o professor: Quadro branco e pincel, apagador, Datashow, computador o software computacional CAD, impressos, modelos e vdeo. - Recursos necessrios para os alunos: Materiais e instrumentos de desenho, prancheta com rgua paralela, computador o software computacional CAD. NBR 6492/1994: Representao de Projetos de Arquitetura. NBR 8402/1984: Execuo de Caracteres para Escrita em Desenhos Tcnicos. NBR 8403/1984: Aplicao de Linhas em Desenho Tcnico: Tipos de linhas - Larguras das linhas. NBR 8196/1999: Desenho tcnico - Emprego de escalas. NBR 10068/1987: Folha de Desenho - Leiaute e Dimenses. NBR 10126/1987: Cotagem em Desenho Tcnico.

8. AVALIAO: UNIDADE I: exerccios a mo livre (2,50 pontos) + exerccio com o auxlio dos instrumentos (2,50 pontos) + prova (5,00 pontos) - Exerccios a mo livre: aplicao, diria, de exerccios em sala de aula, acompanhados pelo professor. - Exerccios com o auxlio dos instrumentos: aplicao, diria, de exerccios em sala de aula, acompanhados pelo professor. - Prova: abordando todos os contedos estudados na unidade. Obs.: apenas a etapa da prova poder ser deixada para reposio. UNIDADE II: exerccio com o auxlio dos instrumentos (5,00 pontos) + prova (5,00 pontos) - Exerccios com o auxlio dos instrumentos: aplicao, diria, de exerccios em sala de aula, acompanhados pelo professor. - Prova: abordando todos os contedos estudados na unidade. Obs.: apenas a etapa da prova poder ser deixada para reposio. UNIDADE III: trabalho (8,00 pontos) + projeto integrador (2,00 pontos) + exerccio extra (1,00 ponto) - Trabalho: desenvolver todos os desenhos tcnicos referentes ao projeto arquitetnico de uma edificao trrea (planta de locao e coberta; planta baixa; cortes e fachadas). Todos os desenhos devem ser entregues encadernados e no mesmo dia. - Projeto integrador: acessibilidade - Exerccio extra: elaborar um desenho tcnico utilizando o software computacional CAD, gerar o arquivo PDF e imprimir o desenho em escala. O exerccio deve ser entregue junto com a etapa do trabalho. Obs.: A reposio ser a realizao dos mesmos desenhos das etapas do trabalho e do exerccio extra, com o prazo de uma semana a mais para ser entregue. A etapa do projeto integrador NO poder ser deixada para reposio.

9.BIBLIOGRAFIA 9.1. Bsica: - CARVALHO, Benjamin de A. Desenho Geomtrico. Rio de Janeiro: Livros Tcnicos S.A., 1992. - MONTENEGRO, Gildo Aparecido. Desenho Arquitetnico. So Paulo: Edgar Blcher Ltda, 1978. - SPECK, Henderson Jos e PEIXOTO, Virglio Vieira. Manual Bsico do Desenho Tcnico. Florianpolis: UFSC, 2004. 9.2. Complementar: - BALDAM, Roquemar e COSTA, Loureno. AutoCAD 2013 Utilizando Totalmente. So Paulo: rica, 2012.

- CHING, Francis D.K. e JUROSZEC, Steven P. Representao Grfica para Desenho e Projeto. Gustavo Gili, 2009.
- FERREIRA, Patrcia. Desenho de arquitetura. Rio de Janeiro: Ao Livro Tcnico, 2004; - PRONCK, Emile. Dimensionamento em Arquitetura. 2 ed. revista e ampliada. Joo Pessoa: JRC Grfica e Editora, 2013.

- NEUFERT, Ernst. Arte de projetar em arquitetura. 18 ed. Gustavo Gili, 2013.

S-ar putea să vă placă și