Sunteți pe pagina 1din 3

O xodo da multido: em busca de um mundo novo.

A multido que tomou as ruas do Brasil em junho abriu uma brecha no consenso forjado pelo aparato miditico-policial: a guerra aos pobres, eixo articulador da dinmica capitalista (o neodesenvolvimentismo) que se afirma no pas, em suas variadas expresses (remoes, guerra s drogas, gentrificao, etc.), foi alada ao centro do debate poltico. O(s) Amarildo(s) (homens e mulheres de rostos e nomes) de todo o Brasil vem tona atravs da fresta instaurada pelos mascarados que so ningum, sem nome e sem rosto. O paradigma de segurana pblica militarizada que produz o consenso da paz sem voz entra em crise, simultaneamente aos seus correlatos (e parceiros) no campo poltico e miditico: os partidos, cuja capacidade de dar um canal de expresso potncia da multido se esgotou completamente, e a mdia oligoplica, anacronismo aberrante em tempos imediatos (e imediveis), tornamse alvos dos manifestantes que vo s ruas escancarar a crise da representao, que tambm a crise da soberania, como deixa clara a corroso do apoio polcia militar como instituio.

No meio do turbilho poltico e social em que o Brasil se debate, fica claro que o projeto do Brasil Maior do neodesenvolvimentismo que se alimenta da renda e do consumo dos pobres, a quem a propaganda governamental chama de nova classe mdia unifica setores da esquerda e da direita, o processo acelerado de indiferenciao ideolgica tornando-se clarssimo luz das reaes bastante similares com as quais ambos os lados respondem crise (admitindo-se que qualquer movimento fora da ordem expresso de uma crise e no que a ordem assassina de negros e pobres seja a prpria crise qual a multido vem s ruas responder). Cidados nas ruas expressando descontentamento so inaceitveis, ainda mais quando resposta policialesca tem a ousadia de no se calar, insistindo em protestar e mesmo, supremo escndalo, em resistir violncia policial.

instabilidade e incerteza produtivas e constitutivas da multido brasileira, que no se deixa nomear, impedindo qualquer homologao, a esquerda no poder responde com uma dupla operao, criminalizando o movimento dos movimentos, atravs de

seus filsofos oficiais e dos seus sacerdotes da ordem progressista, enquanto tenta, ao mesmo tempo, se apropriar, capturando o novo, atravs de uma homilia que prega a renovao dos votos na democracia representativa, articulando a ltima ao mais novo arcasmo produzido no pas: a mdia de multido que pretende se estabelecer como marca registrada do novo, identificando e capturando os desejos da plebe, enquanto se sustenta atravs de prticas exemplares do que h de mais velho. O Fora do Eixo/Mdia Ninja, entretanto, aps passar pelo teste da mdia caduca, uma roda morta de debates, no resiste ao verdadeiro teste do novo e destroado por uma rede viva que faz lembrar: no existe amor fora da luta! A multido imedivel!

S ningum, como dessubjetivao criadora, sabe o que a multido deseja, porque a multido uma abertura materializao de mltiplas vozes, rostos e desejos: multiplicidades. um corte no tecido vivo do tempo do mundo que se abre ao instante do kairs, borda do ser onde o trabalho vivo da prpria multido cria o porvir. E nessa abertura, que instaura um novo porvir pela luta, essa abertura do kairs (que radicalmente diferente do porvir do tempo cronolgico, repetio incessante e patolgica do mesmo), que os pobres das favelas (da Mar, Rocinha e Vidigal), os ndios da Aldeia Maracan e os jovens pobres da periferia, revoltados com a paz da servido em que vivem, conseguem fazer valer seus desejos. Aqueles que insistem nas definies sociolgicas para entender os eventos recentes falham miseravelmente no apenas pelo fato dos manifestantes serem social e economicamente muito heterogneos, mas porque sua revolta no se deixa definir por um recorte simplrio de renda, antes significando um encontro de singularidades (e no indivduos!) que produz novos horizontes de desejo e luta.

A gentrificao dos espaos das cidades, a precria mobilidade urbana, que restringe o direito cidade para todos -- e, portanto, abrevia tambm o direito diferena nos encontros que a urbe possibilita --, assim como a subsuno de direitos constitucionais, como sade e educao (transformados em servios), no capital restringe a renda de todos, so os fenmenos que correspondem a uma economia reguladora que insistentemente diz no!, de forma escalonada, aos desejos, delineando novas hierarquias no interior das cidades. Essa ordem que vinha sendo inscrita nas capitais e cidades

de todo o Brasil o que a multido recusa. Ela sai em xodo em busca de um novo mundo, forjado na luta que constri o amor.

S-ar putea să vă placă și