Sunteți pe pagina 1din 19

Sylvio Motta Direito Constitucional

Questes FCC
PODER LEGISLATIVO

1. (Procurador TCE/MA 2005) - da competncia exclusiva do Congresso Nacional, independentemente de sano do Presidente da Repblica, (A) autorizar a decretao de estado de defesa e interveno federal. (B) dispor sobre fixao e modificao do efetivo das Foras Armadas. (C) eleger membros do Conselho da Repblica. (D) autorizar referendo e convocar plebiscito. (E) julgar o Presidente da Repblica, nos crimes de responsabilidade.

2. (Procurador TCE/PI 2005) - Sobre o Tribunal de Contas da Unio, correto afirmar que (A) dois teros de seus membros sero escolhidos pelo Presidente da Repblica com a necessria aprovao do Senado Federal. (B) rgo auxiliar do Congresso Nacional no controle interno dos poderes da Repblica. (C) seus membros gozam das mesmas garantias, prerrogativas, impedimentos, vencimentos e vantagens dos Ministros do Superior Tribunal de Justia. (D) por ter carter jurisdicional, das suas decises no cabe recurso ao Poder Judicirio. (E) compete a ele apreciar, Governadores dos Estados. anualmente, as contas prestadas pelos

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

3. (Analista Judicirio rea Administrativa TRE/RN 2005) - Em relao aos Deputados e Senadores, considere as afirmaes abaixo. I. Desde a expedio do diploma, os membros do Congresso Nacional no podero ser presos, salvo em flagrante de crime inafianvel. II. Perder o mandato o Senador Federal que foi investido no cargo de Secretrio de Estado. III. Os Deputados Federais devem testemunhar sobre informaes recebidas em razo do exerccio do mandato. IV. OS Deputados e Senadores so inviolveis, civil e penalmente, por quaisquer de suas opinies, palavras ou votos. Esto corretas APENAS (A) I e IV. (B) II e IV. (C) I, II e IV. (D) II e II I. (E) I, II e III.

4. (Tcnico Judicirio rea Administrativa TRE/RN 2005) - Quanto ao Congresso Nacional, correto afirmar: (A) Cada Estado e o Distrito Federal elegero trs Deputados Federais, para um mandato de quatro anos. (B) O Poder Legislativo federal bicameral e exercido pelo Congresso Nacional, que se compe do Senado Federal e da Assembleia Legislativa. (C) A representao de cada Estado no Senado Federal ser renovada de oito em oito anos, alternadamente, por um e dois teros.

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

(D) O Senado Federal composto por oitenta e um Senadores, eleitos para um mandato de oito anos. (E) Os Deputados Federais sero eleitos segundo o princpio majoritrio e os Senadores pelo sistema proporcional.

5. (Analista Judicirio rea Judiciria TRT 3 Regio 2005) - Embora, como regra, o princpio da publicidade deva nortear o desempenho das atividades no Poder Legislativo, a Constituio Federal admite o sigilo nas votaes em que os parlamentares devam (A) resolver sobre a priso de seus pares, em caso de flagrante de crime inafianvel. (B) aprovar o regimento interno das Casas respectivas. (C) apreciar o veto do Presidente da Repblica a projetos de lei. (D) aprovar o relatrio final das Comisses Parlamentares de Inqurito. (E) decidir sobre a exonerao do Procurador-Geral da Repblica e do Advogado-Geral da Unio, antes do trmino do seu mandato.

6. (Tcnico Judicirio rea Judiciria TRT 3 Regio 2005) - O Senado Federal composto de representantes (A) dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, eleitos pelo principio majoritrio, com mandato de quatro anos, sendo tal representao renovada a cada legislatura. (B) dos Estados e do Distrito Federal, eleitos pelo principio majoritrio, com mandato de oito anos, sendo a representao no Senado renovada de quatro em quatro anos, alternadamente, por um e dois teros. (C) exclusivamente dos Estados, eleitos pelo principio proporcional, com mandato de oito anos, sendo tal representao renovada a cada oito anos. (D) do povo brasileiro em geral, eleitos pelo principio proporcional populao de cada regio, com mandato de quatro anos, renovvel em igual perodo.

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

(E) dos Estados, eleitos pela respectiva Assembleia Legislativa pelo principio majoritrio, sendo tal representao renovada de quatro em quatro anos.

7. (Tcnico Judicirio rea Administrativa TRT 3 Regio 2005) - No Brasil o Poder Legislativo da Unio composto pela Cmara dos Deputados e pelo Senado Federal, que tm em comum o fato de (A) ser igual, nas duas Casas, o nmero de representantes eleitos em cada Estado, proporcionalmente populao. (B) serem ambas Casas de representao do povo. (C) os membros das duas Casas serem eleitos pelo sistema de representao proporcional. (D) a representao de ambas as Casas se renovar de quatro em quatro anos, alternadamente, por um e dois teros. (E) haver, em ambas as Casas, representantes do Distrito Federal.

8. (Analista Judicirio rea Administrativa TRE AP/2006) - No que concerne organizao do Poder Legislativo Federal, dispe a Constituio federal que. (A) O nmero de Deputados Federais de cada Estado, eleitos pelo sistema proporcional, nunca ser inferior a quatro ou superior a quarenta e cinco Deputados. (B) O Senado Federal compe-se de representantes dos Estados e do Distrito Federal, eleitos segundo o princpio majoritrio. (C) Cada Territrio eleger seis Deputados Federais. (D) Os Estados elegero trs Senadores, cada um deles eleito com um suplente, com mandato de quatro anos. (E) As deliberaes no Senado e na Cmara Federal e em suas comisses sero sempre tomadas por maioria dos votos, presente a maioria simples dos seus membros.

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

9. (Analista Judicirio rea Administrativa TRT 24 Regio/2006) - No que concerne ao Poder Legislativo correto afirmar que (A) as deliberaes de cada Casa e de suas Comisses sero tomadas por maioria de votos, presente a maioria simples de seus membros, salvo disposio constitucional em contrrio. (B) a Cmara Municipal compe-se de representantes do povo, eleitos pelo sistema majoritrio, em cada Estado, Distrito Federal e Territrios. (C) os Deputados e Senadores no podero, desde a expedio do diploma, ser titulares de mais de um cargo ou mandato pblico eletivo. (D) as imunidades de Deputados ou Senadores podero ser suspensas durante o estado de stio. (E) aps a proclamao do resultado do pleito, um candidato eleito para o cargo de Deputado Federal que cometer crime ser julgado pelo Supremo Tribunal Federal.

10. (Analista Judicirio rea Administrativa TRT 24 Regio/2006) Considere as seguintes assertivas sobre a Fiscalizao Contbil, Financeira e Oramentria da Unio e das Entidades da Administrao direta e indireta: I. Os Poderes Legislativo, Executivo e Judicirio mantero, de forma integrada, sistema de controle interno. II. O controle Externo, a cargo do Congresso Nacional, ser exercido com o auxlio do Tribunal de Contas da Unio. III. O Tribunal de Contas encaminhar ao Congresso Nacional, bimestral e anualmente, relatrio de suas atividades. IV. O Tribunal de Contas da Unio, integrado por onze Ministros, tem sede no Distrito Federal, quadro prprio de pessoal e jurisdio em todo o territrio nacional. Est correto o que se afirma APENAS em (A) I e II (B) I, II e III

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

(C) I, III e IV (D) II e III (E) II, III e IV

11. (Procurador MP TC AM/2006) - De acordo com a jurisprudncia do Supremo Tribunal Federal sobre os Tribunais de Contas dos estados, correto afirmar que (A) Sua organizao e composio no precisam ser simtricas s do Tribunal de Contas da Unio. (B) Dentre seus sete conselheiros, quatro devem ser escolhidos pela Assembleia Legislativa e trs pelo Chefe do Poder executivo estadual. (C) Devem ser compostos por, no mnimo, sete conselheiros, podendo o constituinte estadual elevar este numero para nove, semelhana do modelo federal. (D) No podem apreciar a constitucionalidade das leis e atos do poder pblico no exerccio de suas atribuies. (E) Tem competncia para executar suas prprias decises, j que seus membros gozam de prerrogativas semelhantes s dos membros do Poder Judicirio.

12. (Procurador MP TC AM/2006) - Considere as afirmaes abaixo. I. A imunidade os deputados federais e senadores somente se aplica em matria penal. II. Os vereadores no gozam de imunidade processual. III. A imunidade dos deputados federais e senadores somente se aplica s opinies e palavras proferidas no recinto do Congresso nacional. IV. Aps a diplomao, os deputados federais e senadores sero processados penalmente pelo Supremo Tribunal federal, aps prvia autorizao da respectiva casa legislativa. Esto corretas a) I, II, III e IV. b) Apenas II, III e IV.

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

c) Apenas III e IV. d) Apenas III. e) Apenas II.

13. (Procurador de Roraima/2006) - Acerca dos parlamentares, dispe a constituio federal que: a) Os deputados e Senadores no sero obrigados a testemunhar sobre informaes recebidas ou prestadas em razo do exerccio do mandato, nem sobre as pessoas que lhes confiaram ou deles receberam informaes. b) Os deputados e Senadores, desde a expedio do diploma, sero submetidos a julgamento perante o respectivo conselho de tica. c) As imunidades de Deputados e Senadores subsistiro durante o estado de defesa e o stio no podendo ser suspensas nem mesmo nos caso de atos praticados fora do Congresso Nacional. d) Desde a expedio do diploma, os membros do Congresso nacional no podero ser presos, nem mesmo flagrante de crime inafianvel e com autorizao da Casa respectiva. e) A incorporao s Foras Armadas de Deputados e Senadores, embora militares e ainda que em tempo de guerra, no depende de prvia licena da Casa respectiva.

14. (Analista Judicirio rea Administrativa TRE AMAP 2006) - No que concerne organizao do Poder Legislativo Federal, dispe a Constituio Federal que (A) o nmero de Deputados Federais de cada Estado, eleitos pelo sistema proporcional, nunca ser inferior a quatro ou superior a quarenta e cinco Deputados. (B) o Senado Federal compe-se de representantes dos Estados e do Distrito Federal, eleitos segundo o princpio majoritrio. (C) cada Territrio eleger seis Deputados Federais.

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

(D) os Estados elegero trs Senadores, cada um deles eleito com um suplente, com mandato de quatro anos. (E) as deliberaes no Senado e na Cmara Federal e em suas comisses, sero sempre tomadas por maioria dos votos, presente a maioria simples dos seus membros.

15. (Defensor Pblico SP 2006) - Sobre o princpio da separao de poderes, ao prescrever a independncia e harmonia entre as diversas funes do Estado (legislativa, executiva e judiciria), bem como um sistema de controles recprocos, possvel afirmar que: I. A teoria dos checks and balances prev que a cada funo foi dado o poder para exercer um grau de controle direto sobre as outras, mediante a autorizao para o exerccio de uma parte, embora limitada, das outras funes. II. Entre 1989 e 1998, 14% das leis aprovadas foram de autoria de deputados e senadores ou de comisses parlamentares o que demonstra a preponderncia do poder executivo na funo legislativa no Brasil. III. A clusula da separao de poderes prevista no inciso III do pargrafo 4o do artigo 60 torna inconstitucional emendas que modifiquem o arranjo de separao de poderes existente no texto constitucional. Est correto o que se afirma em (A) II, apenas. (B) III, apenas. (C) I e II, apenas. (D) I e III, apenas. (E) I, II e III.

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

16. (Procurador do Municpio de Salvador 2006) A perda do mandato de Deputado Federal e de Senador ser (A) decidida pelo Congresso Nacional, e no apenas declarada por sua Mesa, quando o parlamentar infringir qualquer das proibies constitucionais ao exerccio do mandato. (B) decidida pelo Congresso Nacional, e no apenas declarada por sua Mesa, quando houver prtica de procedimento declarado incompatvel com o decoro parlamentar. (C) decidida pela Casa respectiva, e no apenas declarada pela Mesa do Senado Federal ou da Cmara dos Deputados, na hiptese de perda ou suspenso dos direitos polticos. (D) decidida pela Casa respectiva, e no apenas declarada pela Mesa da Cmara dos Deputados ou do Senado Federal, quando houver condenao criminal transitada em julgado. (E) declarada pela Justia Eleitoral, e no pela Mesa da respectiva Casa, no caso de excesso de faltas do parlamentar s sesses ordinrias.

17. (Procurador do Municpio de Jaboato dos Guararapes 2006) A Constituio Federal outorga s Comisses Parlamentares de Inqurito poderes de investigao prprios das autoridades judiciais, entre os quais o de I. decretar a priso preventiva; II. determinar a quebra de sigilo fiscal e bancrio; III. determinar o afastamento de cargo ou funo pblica enquanto pendente a investigao; IV. determinar a indisponibilidade de bens. Est correto SOMENTE o que se afirma em (A) I e III. (B) I e IV. (C) II. (D) II e III.

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

(E) II e IV.

18. (Procurador do Municpio de Jaboato dos Guararapes 2006) Compete Cmara dos Deputados (A) processar e julgar o Presidente e o Vice-Presidente da Repblica nos crimes de responsabilidade. (B) autorizar operaes externas de natureza financeira de interesse dos Municpios. (C) fixar, por proposta do Presidente da Repblica, limites globais para o montante da dvida consolidada dos Municpios. (D) suspender a execuo, no todo ou em parte, inconstitucional por deciso do Supremo Tribunal Federal. de lei declarada

(E) proceder tomada de contas do Presidente da Repblica, quando no apresentadas ao Congresso Nacional dentro do prazo constitucionalmente previsto.

19. (TRT4 Analista Judicirio rea Administrativa 2006) Em relao ao Tribunal de Contas, correto afirmar que (A) rgo auxiliar de controle interno da Cmara dos Deputados. (B) o auditor, quando em substituio a Ministro, ter as mesmas garantias e impedimentos de juiz de Tribunal Regional Federal. (C) integrado por sete ministros, com mais de trinta e menos de sessenta e cinco anos de idade. (D) compete-lhe, dentre outras, a fiscalizao das contas nacionais das empresas supranacionais de cujo capital social a Unio participe, de forma direta ou indireta, nos termos do tratado constitutivo. (E) encaminhar ao Senado Federal, semestral e anualmente, relatrio de execuo do seu oramento.

10

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

20. (TRT24 Analista Judicirio rea Administrativa 2006) No que concerne ao Poder Legislativo correto afirmar que (A) as deliberaes de cada Casa e de suas Comisses sero tomadas por maioria de votos, presente a maioria simples de seus membros, salvo disposio constitucional em contrrio. (B) a Cmara Municipal compe-se de representantes do povo, eleitos pelo sistema majoritrio, em cada Estado, Distrito Federal e Territrios. (C) os Deputados e Senadores no podero, desde a expedio do diploma, ser titulares de mais de um cargo ou mandato pblico eletivo. (D) as imunidades de Deputados ou Senadores podero ser suspensas durante o estado de stio. (E) aps a proclamao do resultado do pleito, um candidato eleito para o cargo de Deputado Federal que cometer crime ser julgado pelo Supremo Tribunal Federal.

21. (TRT24 Analista Judicirio rea Administrativa 2006) Considere as seguintes assertivas sobre a Fiscalizao Contbil, Financeira e Oramentria da Unio e das Entidades da Administrao direta e indireta: I. Os Poderes Legislativo, Executivo e Judicirio mantero, de forma integrada, sistema de controle interno. II. O controle Externo, a cargo do Congresso Nacional, ser exercido com o auxlio do Tribunal de Contas da Unio. III. O Tribunal de Contas encaminhar ao Congresso Nacional, bimestral e anualmente, relatrio de suas atividades. IV. O Tribunal de Contas da Unio, integrado por onze Ministros, tem sede no Distrito Federal, quadro prprio de pessoal e jurisdio em todo o territrio nacional. Est correto o que se afirma APENAS em (A) I e II. (B) I, II e III. (C) I, III e IV.

11

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

(D) II e III. (E) II, III e IV.

22. (Analista Judicirio rea Judiciria TRE SP 2006) As comisses prprias do Poder Legislativo com atribuies, dentre outras, de realizar audincias pblicas com entidades da sociedade civil; e as comisses institudas durante o recesso parlamentar, eleitas pelas Casas do Congresso Nacional na ltima sesso ordinria do perodo legislativo, com atribuies definidas no regimento comum, dizem respeito, respectivamente, Comisso (A) especial e mista. (B) permanente e representativa. (C) mista e parlamentar de inqurito. (D) parlamentar de inqurito e permanente. (E) representativa e especial.

23. (TRT4 - Analista Judicirio rea Judiciria 2006) Cabe ao Congresso Nacional, com a sano do Presidente da Repblica, dispor sobre todas as matrias de competncia da Unio, salvo (A) telecomunicaes e radiodifuso. (B) fixao e modificao do efetivo das Foras Armadas. (C) estabelecer limites globais e condies para o montante da dvida mobiliria dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios. (D) moeda, seus limites de emisso e montante da dvida mobiliria federal. (E) sistema tributrio, arrecadao e distribuio de rendas.

12

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

24. (Tcnico Judicirio rea Administrativa TRE - SP 2006) Nos termos da Constituio Federal, a fiscalizao contbil, financeira, operacional e patrimonial da Unio e das entidades da administrao direta e indireta, mediante controle externo, a cargo do Congresso Nacional, ser exercida com o auxlio do Tribunal de Contas da Unio, ao qual compete (A) apreciar as contas prestadas trimestralmente pelo Presidente da Repblica, seus Ministros e Governadores dos Estados, inclusive do Distrito Federal, mediante parecer prvio que dever ser elaborado at doze meses aps findo o exerccio fiscal. (B) fiscalizar a aplicao de recursos repassados pelos Estados mediante convnio, acordo ou ajuste, aos Municpios. (C) fiscalizar as contas supranacionais das empresas nacionais de cujo capital social os Estados ou os Municpios participem com mais de um tero de suas cotas. (D) aplicar aos responsveis, em caso de ilegalidade de despesa ou irregularidade de contas, as sanes previstas em lei, que estabelecer, entre outras cominaes, multa proporcional ao dano causado ao errio. (E) julgar as contas dos administradores pblicos ou privados responsveis por valores pblicos ou privados da administrao direta, excludas as fundaes e sociedades institudas e mantidas pelo Poder Pblico Federal, Estadual ou Municipal.

25. (TRT4 - Tcnico Judicirio rea Administrativa 2006) Em relao ao Congresso Nacional, correto afirmar que (A) cada Estado, Territrio e o Distrito Federal elegero dois Senadores, com mandato de seis anos. (B) o Senado Federal compe-se de representantes dos Estados, Territrios e do Distrito Federal, eleitos segundo o princpio proporcional. (C) cada Territrio eleger dois Deputados e um Senador. (D) a Cmara dos Deputados compe-se de representantes do povo, eleitos, pelo sistema proporcional, em cada Estado, em cada Territrio e no Distrito Federal.

13

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

(E) a representao de cada Estado, dos Territrios e do Distrito Federal no Senado Federal ser renovada de cinco em cinco anos, alternadamente, por dois e um tero.

26. (Analista Judicirio rea Administrativa TRF 2 Regio/2007) - Alm de outras competncias, cabe exclusivamente ao Congresso Nacional (A) processar e julgar, nos crimes de responsabilidade, os membros do Conselho Nacional do Ministrio Pblico. (B) aprovar previamente, por voto secreto, aps arguio, a escolha de Procurador-Geral da Repblica. (C) estabelecer limites globais e condies para o montante da dvida mobiliria dos Estados e Municpios. (D) resolver definitivamente sobre tratados, acordos ou atos internacionais que acarretem encargos ou compromissos gravosos ao patrimnio nacional. (E) autorizar operaes externas de natureza financeira, de interesse dos Estados e dos Municpios.

27. (Analista Judicirio rea Administrativa TRF 2 Regio/2007) - Nos termos da Constituio Federal, o Presidente da Repblica dever efetuar junto ao Congresso Nacional, dentro de 60 (sessenta) dias aps a abertura da sesso legislativa anual, a apresentao de contas referentes ao exerccio anterior. Em caso de descumprimento de tal disposio, as contas devem ser tomadas (A) pela Comisso de Oramento do Senado Federal. (B) pela Controladoria-Geral da Unio. (C) pela Cmara dos Deputados. (D) pelo Tribunal de Contas da Unio. (E) pelo Supremo Tribunal Federal.

14

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

28. (Analista Judicirio Execuo de Mandados TRT 23 Regio/2007) Analise as assertivas em relao Fiscalizao Contbil, Financeira e Oramentria. I. O Tribunal de Contas da Unio, integrado por onze Ministros, tem sede no Distrito Federal, quadro prprio de pessoal e jurisdio em todo o territrio nacional. II. A fiscalizao contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial da Unio quanto legalidade, legitimidade, economicidade, aplicao das subvenes e renncia de receitas, ser exercida pelo Congresso Nacional, mediante controle externo, e pelo sistema de controle interno de cada Poder. III. Dois teros dos Ministros do Tribunal de Contas da Unio sero escolhidos pelo Presidente da Repblica, com aprovao do Senado Federal, sendo dois alternadamente dentre auditores e membros do Ministrio Pblico junto ao Tribunal, indicados em lista trplice pelo Tribunal, segundo os critrios de antiguidade e merecimento. IV. Os Ministros do Tribunal de Contas da Unio tero as mesmas garantias, prerrogativas, impedimentos, vencimentos e vantagens dos Ministros do Superior Tribunal de Justia. De acordo com a Constituio Federal de 1988, correto o que se afirma APENAS em (A) I, II e III. (B) I, III e IV. (C) II, III e IV. (D) II e IV. (E) III e IV.

29. (Analista Judicirio rea Judiciria TRE PB/2007) - Na estrutura federativa brasileira, tocantemente aos Poderes Legislativo e Executivo, (A) se decorridos dez dias da data fixada para a posse o Presidente ou o VicePresidente, salvo motivo de fora maior, no tiver assumido o cargo, este ser declarado vago.

15

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

(B) os Deputados e Senadores no podero, desde a expedio do diploma, ser diretores de empresa que gozem de favor decorrente de contrato com pessoa jurdica de direito pblico ou nela exercer funo remunerada. (C) compete privativamente ao Senado Federal eleger e nomear os membros do Conselho da Repblica e do Conselho de Poltica Econmica. (D) o Presidente da Repblica, nos crimes comuns e de responsabilidade, somente ser afastado das suas funes aps a sua condenao pelo Senado Federal. (E) perder o mandato o Deputado ou Senador que deixar de comparecer quarta parte das sesses ordinrias e extraordinrias da Casa a que pertencer.

30. (Analista Judicirio rea Judiciria TRT 23 Regio/2007) - Analise as assertivas em relao Fiscalizao Contbil, Financeira e Oramentria. I. O Tribunal de Contas da Unio, integrado por onze Ministros, tem sede no Distrito Federal, quadro prprio de pessoal e jurisdio em todo o territrio nacional. II. A fiscalizao contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial da Unio quanto legalidade, legitimidade, economicidade, aplicao das subvenes e renncia de receitas, ser exercida pelo Congresso Nacional, mediante controle externo, e pelo sistema de controle interno de cada Poder. III. Dois teros dos Ministros do Tribunal de Contas da Unio sero escolhidos pelo Presidente da Repblica, com aprovao do Senado Federal, sendo dois alternadamente dentre auditores e membros do Ministrio Pblico junto ao Tribunal, indicados em lista trplice pelo Tribunal, segundo os critrios de antiguidade e merecimento. IV. Os Ministros do Tribunal de Contas da Unio tero as mesmas garantias, prerrogativas, impedimentos, vencimentos e vantagens dos Ministros do Superior Tribunal de Justia. De acordo com a Constituio Federal de 1988, correto o que se afirma APENAS em (A) I, II e III. (B) I, III e IV.

16

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

(C) II, III e IV. (D) II e IV. (E) III e IV.

31. (Analista Judicirio TJ PE/2007) - Tendo em vista a fiscalizao contbil, financeira e oramentria, observa-se que NO exigida, dentre outros casos, a prestao de contas ao rgo pblico competente, por parte de pessoa (A) fsica pblica que gerencie bens e valores pelos quais a Unio responda. (B) jurdica privada que administre dinheiro, bens e valores pblicos. (C) jurdica pblica que gerencie bens e valores pelos quais a Unio responda. (D) fsica privada que utilize, arrecade, guarde bens e valores pblicos. (E) fsica ou jurdica em suas operaes civis ou comerciais.

32. (Inspetor de Controle Externo TCE MG/2007) - A respeito da composio das Casas que integram o Congresso Nacional, a Constituio da Repblica estabelece que (A) cada Deputado Federal ser eleito com dois suplentes. (B) o Senado Federal compe-se de representantes dos Estados, Territrios e do Distrito Federal, eleitos segundo o princpio majoritrio. (C) nenhuma das unidades da Federao ter menos de dez ou mais de setenta Deputados Federais. (D) cada Territrio eleger quatro Deputados Federais e trs Senadores. (E) a Cmara dos Deputados compe-se de representantes do povo, eleitos pelo sistema proporcional, em cada Estado, Territrio e no Distrito Federal.

33. (Oficial de Justia TJ PE/2007) - As atribuies do Congresso Nacional consistente na prtica de atos concretos, de autorizaes, de aprovaes, de sustao de atos, de fixao de situaes, dentre outras, todas de sua

17

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

competncia exclusiva, vale dizer, sem a participao do Presidente da Repblica, de acordo com as normas regimentais, so classificadas, tecnicamente, como atribuies (A) de fiscalizao e controle. (B) constituintes. (C) meramente deliberativas. (D) de julgamento de crimes de responsabilidade. (E) legislativas.

34. (Tcnico de Controle Externo TCE MG/2007) - Nos termos da Constituio do Estado de Minas Gerais, a Assembleia Legislativa (A) poder encaminhar a Secretrio de Estado pedido escrito de informao, sendo que a recusa ou o no atendimento por parte deste, no prazo de 20 dias, importam crime de responsabilidade. (B) no encerrar a sesso legislativa ordinria sem a aprovao do projeto da Lei Oramentria Anual, mas no estar impedida de interromp-la, ainda que sem a aprovao do projeto da Lei de Diretrizes Oramentrias. (C) far reunies preparatrias, entre os dias 1o e 15 de fevereiro, com a finalidade, entre outras, de eleger a Mesa da Assembleia para mandato de dois anos, vedada reconduo para o mesmo cargo na eleio subsequente. (D) poder ser convocada para realizao de sesso extraordinria, pelo Governador do Estado, quando ocorrer interveno em Municpio. (E) rene-se, em sesso ordinria, na Capital do Estado, independentemente de convocao, de 1o de fevereiro a 18 de julho e de 1o de agosto a 20 de dezembro de cada ano.

37. (Tcnico Judicirio rea Administrativa TRF 2 Regio/2007) - Quanto aos Deputados e Senadores, estabelece a Constituio Federal que (A) os Deputados sero submetidos a julgamento pelo Superior Tribunal de Justia e os Senadores pelo Conselho Nacional de Justia.

18

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

(B) os Deputados no sero obrigados a testemunhar sobre informaes recebidas ou prestadas em razo do exerccio do mandato. (C) perder o mandato o Senador, dentre outras hipteses, que sofrer condenao administrativa, ainda que sem trnsito em julgado. (D) perder o mandato o Deputado investido no cargo de Ministro de Estado. (E) em tempo de guerra, a incorporao de Senador militar no depender de prvia licena do Senado Federal.

38. (Tcnico Judicirio rea Administrativa TRF 2 Regio/2007) Considere: I. Processar e julgar os Ministros do Supremo Tribunal Federal nos crimes de responsabilidade. II. Aprovar previamente, por voto secreto, aps arguio pblica, a escolha de Presidente e Diretor do Banco Central. III. Autorizar o Presidente e o Vice-Presidente da Repblica a se ausentarem do Pas quando a ausncia exceder a quinze dias. Tais competncias so privativas, respectivamente, (A) da Cmara dos Deputados, da Cmara dos Deputados e do Senado Federal. (B) da Cmara dos Deputados, do Congresso Nacional e do Conselho de Repblica. (C) do Congresso Nacional, da Cmara dos Deputados e do Congresso Nacional. (D) do Senado Federal, do Conselho de Repblica e da Cmara dos Deputados. (E) do Senado Federal, do Senado Federal e do Congresso Nacional.

19

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

S-ar putea să vă placă și