Sunteți pe pagina 1din 25

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE Campus Apodi DISCIPLINA DE ARTE PROJETO ARTES VISUAIS

S Professor: Nilton Xavier

As diversas formas das artes visuais

Joo S Mota, Fachada da Igreja da S

Artesanato mineiro

Projeto Projovem Adolescente, Carabas/RN

Desenho
uma operao que nos possibilita representar uma imagem tridimensional sobre uma superfcie plana, definindo os elementos formais bsicos: composio, propores, efeitos de volume, etc. identificado como processo e resultado artstico, fundamental como meio para registrar a primeira idia de qualquer obra de arte visual.

Lucian Freud, Self-Portrait, 1939-40 desenho a lpis, 22,5 x 15cm (com 17 anos)

Vik Muniz - Sugar Children, desenho feito com acar , Series Valentina, The Fastest

Histrias em quadrinhos
Tem o desenho combinado com textos como base para a tcnica. Nessa forma de expresso, o artista desenvolve narrativas, seqncia, continuidade e movimento. Seu desenvolvimento est associado revoluo industrial e ao progresso tcnico que permitiu a impresso e reproduo em largada escala. Sua origem so as tiras de jornal, aps a dcada de 1930, foram criadas as revistas especficas.

Roy Lichtenstein

Maurcio de Souza, Turma do Chico Bento

Caractersticas: a) Os personagens so de fcil identificao e nunca envelhecem, os heris so belos e bons, os adversrios so malvados e feios. b) Os dilogos so limitados por bales que apontam para quem fala. c) O pensamento tem um balo com uma fila de bolinhas. d) Rudos so expressos por onomatopias. e) Gritos so expressos por maisculas grandes e sussurros por letras pequenas em balo pontilhado. f) Imagens traduzem conceitos. Ex: palavres.

No trabalho so valorizados: enquadramento, perspectiva, expresses faciais e corporais, luz e sombra.

Pintura

Beatriz Milhazes Beleza Pura, 2006 Acrlica sobre tela 200 x 402 cm

Refere-se genericamente tcnica de aplicar pigmento diludo num meio ou agente de ligao lquido a uma superfcie. Esse agente pode ser goma arbica, gema de ovo, cera de abelha, leo de linhaa ou emulso acrlica.

Michelngelo Buonarroti, A criao de Ado, Afresco, 1508-12.

Tcnicas: afresco, tmpera, leo, guache, aquarela, acrlica. Somente aps 1840 as tintas passaram a ser vendidas em tubos, alm do pincel, utiliza-se tambm a esptula para criar relevos.

Antnio Bandeira. 'Abstrato'. leo sobre tela, 1964. 108 x 145 cm

Milito dos Santos, Trabalhadores, leo sobre tela, 20 x 30 cm, 2009.

Alfredo Volpi, Grande Fachada Festiva, tmpera 1950


Clia Albuquerque, Srie Mosaicos, acrlica sobre tela.

Escultura

Manifestao que explora a criao de formas tridimensionais (comprimento, largura, altura). As primeiras formas surgiram na pr-histria. Materiais: barro cozido, pedra, marfim, metais, cera e plsticos.

Frans Kracjberg Flor do Mangue

Emanoel Arajo Bicho alado, ao carbono, 260 x 220 x 60 cm, 1980

Luzia Dantas, Nossa Senhora da Conceio Umburana entalhada.

Victor Brecheret Trs Graas, c. 1930 Terracota, MAC, USP.

Colagem

Toda a representao plstica conseguida pela unio e/ou sobreposio de distintos materiais, colados a um suporte.

Maquete para o vitral Nuit de Nol para a Capela do Rosrio de Vence - Frana (1952). Guache sobre papel cortado e colado.

David Hockney - Place Furstenberg, Paris, 1985 Photographic collage, 88.9 x 80 cm

Fotografia
Por definio, a fotografia , a tcnica de criao de imagens por meio de exposio luminosa, fixando esta em uma superfcie sensvel. Criada em princpios do sculo XIX, pelos franceses Nicphore Nipce (1765-1833) e Louis Daguerre (1789-1851), de incio provocou uma ruptura no modo de produo da pintura , depois foi vista de modo pejorativo como recurso para o desenvolvimento da pintura de retratos. Mais recentemente foi entendida como forma de expresso artstica. As composies podem ser planejadas ou no, so considerados em seu processo, luz e sombra, cor e composio.

Carla Rgia, exposio de orqudeas Bosque das Mangueiras, Natal/RN

Canind Soares, Ponte Newton Navarro

Produo de tijolos artesanais

Carvoeiros, Gustavo Stephan

Carvoeiros, de Nigel Noble

Carvoeiros, Weimer Carvalho Slide posterior: obras de Cindy Sherman

Gravura

A tcnica permite a reproduo de vrias cpias de uma obra a partir de uma matriz. A xilogravura utiliza a madeira, a litografia a pedra, a serigrafia um tecido fino (seda,tecido sinttico ou tela), a gua-forte utiliza placas de metal.
J. Borges, xilogravura.

Francisco de Almeida Sereia das asas vermelhas, xilogravura

Flvio Freitas, serigrafia

Instalao

A instalao uma variante da escultura em que o artista, ao invs de modelar ou esculpir uma figura, ele se utiliza de materiais diversos (Ex, Sucata, pedaos de metal, ao, estruturas de metal, etc) para criar uma estrutura dimensional, tendo ela um significado direto ou no. No um amontoado aleatrio de objetos, mas uma estrutura que consiga fazer com que o espectador pense sobre determinado assunto ou seja impactado com isso.

Vik Muniz, Instalao Passione, 2010.

Instalao em escola

Regina Silveira, O olho e o espao, derrapagens feitas com adesivo.

Intervenes artsticas

Manifestao popularizada a partir dos anos 1970, consiste em criaes desenvolvidas de forma heterognea nos espaos urbanos, objetiva despertar reflexes sobre os lugares e promover a acessibilidade do pblico em geral obra de arte.

As Instalaes se iniciam de uma proposta de espao limpo e as Intervenes de uma proposta de espao a ser explorado. As intervenes variam nas suas estruturas, mas tem um apelo reflexivo, poltico-social, didtico, confrontador, ideolgico ou simplesmente humorsticos.

Na imagem acima e na pgina anterior, exemplos do movimento internacional chamado Yarn Bombing (bombardeio de novelos) ou "guerrilha do tric", nascido em 2005 nos EUA como uma forma leve de protesto. O movimento espalhou pelo mundo a arte de embrulhar patrimnios pblicos com tricot e coch, como forma de interveno artstica.

Instalao "PETs" do artista plstico Eduardo Srur . So 20 garrafas plsticas gigantes coloridas espalhadas em 1,5 quilmetro das margens do rio morto, entre as pontes do Limo e da Casa Verde (RIO TIETE-SP)

Vdeo arte

Forma de expresso artstica na qual o vdeo o elemento principal, surge no contexto dos anos 1960, entre as manifestaes identificadas como ps-modernas e contemporneas.

As videocriaturas do artista multimdia Otvio Donasci.

Gary Hill . Na obra Viewers, 15 homens encaram (em silncio) o visitante.

Arte Tecnolgica

Artistas contemporneos esto explorando as possibilidades de se produzir efeitos estticos com computadores ligados internet, software de criao de sites, televiso a cabo, sistema de rdio e dispositivos eletrnicos. A arte tecnolgica prope a diversificao do uso de novos suportes.

Fbio Fon - Captas

Shrek, filme criado em computao grfica

Performance

Forma de arte que combina elementos do teatro, das artes visuais e da msica. Na performance, de modo geral, no h participao do pblico.
Performance Cerca Eltrica, de Violeta Martinez, 2009.

LAPP um projeto de Jan Wllert e Jrg Miedza, uma evoluo do light painting, fotografia de exposio nica, combinada com performance corporal, com resultados incrveis e muito coloridos.

S-ar putea să vă placă și