Sunteți pe pagina 1din 11

1.

APRESENTAO
A reverncia pela vida exige que o homem tenha responsabilidade moral para com os animais, do mesmo modo crianas ou pessoas. Pois nossa cultura considera natural a utilizao de animais para experimentao, onde os parmetros fisiolgicos e o comportamento dos animais deve ser controlado para minimizar a variabilidade dos dados experimentais que asseguram a sade do trabalho e a garantia de experimentos confiveis. Os riscos presentes podem afetar a sade de seres humanos, animais e causar danos ambientais, alm de comprometer a qualidade do trabalho. Animais podem provocar ferimentos e doenas, escapar e disseminar contaminaes ao meio ambiente. A manuteno de animais em biotrios envolve o trabalho rgido de manejo, higienizao rotineira do ambiente onde vivem, se alimentam, produz dejetos e aerossis, amplificando riscos de agravos sade. O trabalho tem como objetivo trazer informaes e precaues sobre os riscos mais comuns na manipulao e manuteno de animais em experimentos para maior proteo das pessoas e do meio em que vivemos.

2. INTRODUO

O princpio da tica de reverncia pela vida exige que o homem proteja os animais. Temos responsabilidade moral para com os animais do mesmo modo que para com as crianas ou pessoas que no sejam capazes de valer-se por si mesmas. Nossa cultura considera natural a utilizao de animais para experimentao, porm no podemos abusar desse preceito. Em outras culturas, como na ndia, no dado ao homem o domnio sobre todos os animais (ANDRADE, 2002, p. 19). H uma necessidade de harmonizao da prtica de utilizao animal a nvel mundial, e podemos citar algumas razes para esta necessidade, tais como a troca de informaes cientficas, venda de animais de um pas para outro, testagem de drogas que vo suprir o mercado externo e que precisam atender s regras do pas para onde sero exportados, etc. Mas somente a legislao no suficiente para garantir a proteo efetiva dos animais e bioteristas, na formao e conscincia de cada indivduo que trabalha com animais que deve estar incutido o princpio de minimizar a utilizao, a dor, o sofrimento e o estresse dos animais.

3. O QUE BIOSSEGURANA EM LABORATRIO DE BIOTRIO


Biossegurana o conjunto de aes voltadas para a preveno; minimizao ou eliminao de riscos inerentes s atividades de pesquisa, produo, ensino, desenvolvimento tecnolgico e prestao de servios, que podem comprometer a sade do homem, dos animais, do meio ambiente ou a qualidade dos trabalhos desenvolvidos. Nos Biotrios so adotadas rgidas normas de segurana e procedimentos que devem ser executados de acordo com um programa pr-estabelecido com a finalidade de se obter a melhor qualidade possvel para os animais e um padro de biossegurana para os tcnicos bioteristas. O biotrio pode servir como local de produo de animais para estudos que no trazem riscos diretos sade dos tcnicos, como etologia, como tambm poder ser destinado para estudos de zoonoses ou microrganismos patognicos.

3.1 CLASSIFICAO SANITRIA E CLASSIFICAO AMBIENTAL Atualmente, os critrios na pesquisa cientfica exigem animais com padro sanitrio definido, e desta forma tm sido feitos investimentos na melhoria da estrutura dos biotrios, principalmente os de criao. Com a padronizao microbiolgica, tem-se conseguido diminuir o nmero de animais usados, contribuindo tanto para o bem estar dos animais quanto dos profissionais envolvidos no processo, uma vez que diminuem os riscos de zoonoses. A qualidade sanitria em um biotrio imprescindvel para seu funcionamento regularizado. O risco de introduo de uma infeco em colnias de roedores sempre muito alto no recebimento de novos animais, um animal infectado pode causar doena epidmica, trazendo diversos transtornos, pois a eliminao da contaminao de um patgeno no biotrio torna-se um processo lento e custoso. As instalaes adequadas para os padres necessrios criao e manuteno de animais de laboratrio devem possuir programas de gerenciamento das condies fsicas e ambientais, garantindo cuidados que favoream o desenvolvimento e a reproduo dos animais, mantendo a sanidade e bem-estar. Os fatores fsicos ambientais que mais influenciam as respostas biolgicas dos animais so a temperatura, umidade relativa, ventilao, iluminamento, foto perodo, rudos, gases e substncias particuladas. O controle de temperatura para as salas de animais deve possuir ajustes individuais de acordo com a finalidade que se destinam os animais, seja para criao ou experimentao.
5

3.2 TIPOS DE BIOTRIOS Criao- aquele que mantm as matrizes reprodutoras das vrias espcies de animais. Apresenta como objetivo no s a manuteno das linhagens como tambm a manuteno das matrizes para o biotrio de produo. Produo ou Manuteno- onde so criados os animais destinados s pesquisas e normalmente em grandes quantidades. Experimentao- o que recebe animais criados no biotrio de produo e abriga, temporariamente, para experimentao. geralmente, associado ao laboratrio de pesquisas.

4. RISCOS PROVENIENTES DO MANEJO COM ANIMAIS


Infeces: os animais podem excretar microrganismos nas fezes, urina, saliva ou aeroliz-los, originando conseqentemente, algumas infeces. Os patgenos podem ser inoculados por mordeduras ou arranhaduras. Transmisso direta do patgenos: por contato com o animal, seu sangue ou tecidos coletados em necropsias e autpsias. Transmisso indireta: por inalao de poeira originada das gaiolas e camas dos animais. Alergia a animais de laboratrio: doena ocupacional. Reao de

hipersensibilidade do tipo imediato, pelo contato com a pelagem, urina, soro ou qualquer outro tipo de tecido animal. Traumtico: por agresso.

4.1 MANUSEIO DE ANIMAIS SILVESTRES Alguns cuidados: Coletar soro a estocar a -20C; Conhecer os sinais e sintomas das principais zoonoses que podem ocorrer nas diferentes regies de estudo, considerando as medidas de preveno. Todo animal capturado no campo dever ser trabalhado no local de captura ou em lugar prximo, evitando a sua transferncia para centros de pesquisa. Utilizar EPIs.

Manipular armadilhas contendo roedores somente com luvas de borracha resistentes, e todas as pessoal envolvidas dever estar utilizando roupas descartveis e equipamento de proteo respiratria. Transportar animais capturados at a rea de processamento, em carroceria ou bagageiro, evitando-se contato com a equipe no interior do veculo. Processar os animais em uma rea previamente escolhida, longe da circulao de pessoas ou presena de animais domsticos ou criaes. Em ambiente aberto, com boa ventilao e ao da luz, manter a direo do vento nas costas das pessoas. Caso o processamento seja realizado em sala fechada, maiores cuidados devero ser aplicados, incluindo desinfeco de toda rea e do material utilizado. As pessoas que no participarem do processamento final dos animais silvestres dever permanecer pelo menos 10 metros de distncia, contra o vento, evitando, assim a inalao de aerossis. Realizar o descarte do material em bolsas de polietileno impermeveis, opacas de cor vermelha, com espessura de 120 micros.

5. RISCOS E ACIDENTES CAUDADOS POR ESSES ANIMAIS


Ferimentos causados por animais (arranho, mordedura, etc.). A conteno do animal efetuada de maneira adequada evita este tipo de acidente. Cortes causados pelas gaiolas, tampas ou outro material; Quedas causadas por pisos escorregadios ou degraus; Tores causadas por objetos pesados, levantados incorretamente; Ferimentos nos olhos e pele, quando da utilizao incorreta de agentes qumicos.

5.1 RISCOS BIOLGICOS A higiene pessoal rigorosa uma das barreiras efetivas para preveno de infeces. O simples procedimento de lavagem de mos antes e aps a manipulao ou contato com animais e derivados, reduz o risco de contaminaes. Tanto funcionrios de biotrio como pesquisadores e/ou visitantes autorizados devem fazer uso de equipamentos de proteo individual (EPIs), ao entrar ou trabalhar em recintos de animais.

Tipos de riscos biolgicos: Fsicos: Rudos, Temperatura, luminosidade; Qumicos: Poeiras, gases, vapores; Biolgicos: Agentes patognicos (Bactrias, Fungos, Helmintos, Protozorios, etc.); Mecnicos: Equipamentos, ligaes eltricas e ferramentas; Ergonmicos: Trabalho exaustivo, postura incorreta, levantamento de pesos, etc.; Cuidados especiais devem ser observados em unidades onde so mantidos primatas no humanos e animais silvestres, espcies em que o potencial zoontico alto ou no est ainda estabelecido.

5.2 PRINCIPAIS AGENTES BIOLGICOS CUJO RESERVATRIO OS ROEDORES, LAGOMORFOS E AVES Doenas Virais: Febre Hemorrgica Coreana Agente: Vrus Hantaan Hospedeiros: Camundongos e ratos Sintomatologia: Febre, Cefalia, hemorragias, insuficincia renal e choque. Doenas Bacterianas: Leptospirose Agente: Leptospira interrogans Hospedeiros: Roedores Sintomatologia: Febre, vmito, anorexia, urina amarelo-esverdeada e ictercia. Salmonelose Agente: Salmonella spp Hospedeiros: Muitos animais e aves Sintomatologia: Febres entricas, enterocolites e septicemias. Preveno: Medidas sanitrias e uso de E. P. I.s Doenas por fungos (micoses): Histoplasmose Agente: Histoplasma capsulatum
8

Hospedeiros: Aves (especialmente pombos) Sintomatologia: Pneumonite Preveno: Uso de EPIs Doenas por protozorios: Cestodase Agente: Hymenolepis nana Hospedeiros: Ratos, camundongos, hamsters. Preveno: vermifugao e medidas sanitrias de controle.

5.3 REGRAS IMPORTANTES PARA UM TRABALHO SEGURO No somente os tcnicos devem ter conscincia dos perigos existentes, alguns dos quais especficos para cada rea, mas, tambm os pesquisadores e o pessoal de apoio que tem acesso ao biotrio. Monitoramento cuidadoso da sade dos animais e dos tcnicos a fim de se evitar doenas que podem ser transmitidas do homem para os animais e vice-versa. Uniforme completo (Jaleco de mangas compridas e longo, cala exclusiva para uso no biotrio, mscara, gorro, pantufas, etc.) Fumar, comer ou beber no permitido dentro dos biotrios ou em qualquer outra rea em que existam microorganismos patognicos. Qualquer ferimento na pele do tcnico, ou estudante, ou pessoal de apoio, deve ser devidamente protegido antes de se iniciar a manipulao de animais e agentes patognicos. Se agentes altamente infecciosos ou nocivos so usados, o animal deve ser isolado em unidade de fluxo laminar ou mesmo em isoladores, nos quais o ar que entra e sai convenientemente filtrado, atravs de filtros absolutos. Necropsias de animais infectados com organismos altamente contagiosos devem ser feitas em gabinetes ventilados, que permitam a filtragem do ar. O material descartado (proveniente de necropsia, carcaas de animais infectados, etc.) deve ser identificado e autoclavado. Se possvel incinerado. Gaiolas devem ser apropriadamente descontaminadas, preferencialmente por autoclave, antes da limpeza e lavagem. Equipamentos e superfcies de trabalho devem ser descontaminadas com desinfetante apropriado, em uma rotina bsica, aps o trmino do trabalho com
9

materiais infecciosos e especialmente aps derrame, gotejamento ou outra forma de contaminao com material infeccioso.

6. ROUPAS E EQUIPAMENTOS
Jaleco cirrgico descartvel; Verificar a presena de punhos elastizados, considerando a necessidade de proteo contra carrapato e pulga. Protetor de olhos e face; Visor de policarbonato com ajuste facial. Verificar a existncia de bloqueio para o acesso de aerossis. Luvas; Verificar a especificao trmica para determinar o grau de proteo. Respirador; recomendada para profissionais que trabalham com roedores, potencialmente reservatrios de hantavrus e arenavrus.

6.1

EQUIPAMENTOS

PARA

CONTROLE

DE

CONTAMINAO

AMBIENTAL: Sistema de conteno de animal de ar limpo previne a propagao de infeces entre os animais; um sistema parcial e necessita de equipamentos de proteo individual para os tcnicos. Autoclaves mtodos de aplicao de calor mido por presso so os mais eficazes de esterilizao de materiais oriundos de laboratrios de

experimentao animal. Incineradores mtodo til para o descarte dos resduos dos laboratrios de experimentao animal. Os incineradores podem produzir fumaa, gases, cinzas e odores. Barreiras secundrias incluem paredes, pisos, tetos, portas e janelas, devendo todos serem lavveis para facilitar a higienizao.

6.2 MATERIAIS UTILIZADOS EM BIOTRIOS: Carrinhos de Animais; Microisoladores, Mamadeiras e Rao;


10

Descarpak; Balana; Cmara de CO2; Equipamentos de Proteo Individual; Caderno de Frequncia;

6.3 MEDIDAS PREVENTIVAS PARA IMPEDIR AS CONTAMINAES DOS ANIMAIS POR AGENTES PATOGNICOS: Implantao de sistemas de barreiras de proteo nos biotrios; Treinamento da equipe tcnica e dos usurios dos biotrios para a adoo de tcnicas de manejo adequadas; Implantao de programa de monitorizao sanitria permanente; Adoo de um programa de rotinas peridicas de desinfeco ambiental e esterilizao de todo material que entrar em contato com a colnia; Adoo do sistema de quarentena para novas espcies ou linhagens a serem introduzidas no biotrio; A porta principal dever estar sempre trancada. O acesso ao biotrio dever ser restrito s pessoas credenciadas, conforme determinado pela CIBio da Instituio. Animais de diferentes espcies e no envolvidos em um mesmo experimento devero estar alojados em reas fisicamente separadas.

11

7. CONCLUSO

Existem uma multiplicidade de fatores que esto relacionados com a criao e experimentao animal, que influenciam os parmetros fisiolgicos e de comportamento dos animais. Esses fatores devem ser controlados para minimizar a variabilidade dos dados experimentais. Instalaes corretas aliadas a equipamentos de proteo e procedimentos rgidos de limpeza e assepsia, assim como profissionais qualificados e bem treinados quanto a tcnicas de segurana e de conhecimento do comportamento e bem-estar animal, asseguram a sade do trabalhador bem como garantem experimentos confiveis e reprodutveis.

12

8. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

Disponvel

em:

http://www.webartigos.com/artigos/biosseguranca-em-bioterismo-

trabalhando-com-as-especies-convencionais-de-laboratorio/16098/#ixzz1wC9AIN1t Acesso em 27-05-12 s 15h30minmin.

Disponvel

em:

http://www.webartigos.com/artigos/biosseguranca-em-bioterismo-

trabalhando-com-as-especies-convencionais-de-laboratorio/16098/#ixzz1wC8BsPFZ Acesso em 27-05-12 s 17h30minmin.

Disponvel em: http://serv-bib.fcfar.unesp.br/seer/index.php/Cien_Farm/article/viewFile/430/413 Acesso em 28-05-12 s 13h05minmin.

Disponvel bioterios

em:

http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAGB8AK/biosseguranca-

Acesso em 28-05-12 s 13h53minmin.

Disponvel em: http://www.ifsc.usp.br/~ilanacamargo/Biosseg/aula4.pdf Acesso em 28-05-12 s 14h40minmin.

Disponvel em: www.bioclima.info/bioterio.php. Acesso em 28-05-12 s 16h25minmin.

13

S-ar putea să vă placă și