Sunteți pe pagina 1din 29

Paul Ricoeur e a Questo Poltica1

Paul Ricouer and the Political Question


Philippe Portier**

Resumo
O texto visa colocar em destaque a dimenso poltica na obra filosfica de Paul Ricoeur. Examinando a poltica dentro de sua dinmica ambivalente - emancipadora e subjugadora -, a perspectiva de Ricoeur busca confrontar a violncia do poder com as esferas da palavra e da racionalidade. Racionalidade no identificada com eficcia, mas com tica. Entremeado com referncias participao de Ricoeur no movimento do Cristianismo social e na Federao Protestante de Ensino, o artigo destaca que uma das preocupaes do filsofo na sua busca por um projeto de institucionalizao democrtica foi a educao para a tolerncia religiosa.

Palavras-Chave PalavrasChave: : Filosofia; Palavra; Racionalidade; Tolerncia Religiosa.

Abstract
The text aims to highlight the political dimension in the Paul Ricoeurs philosophical work. By examining politics within its ambivalent dynamics - liberating and subjugating - the Ricoeurs perspective seeks to contrast the violence of power with the spheres of word and rationality. Rationality is not identified with efficiency, but with ethics. Interwoven with references to Ricoeurs participation in the movement
1 *

Recebido em 15/09/2011. Aprovado em 13/10/2011. Traduo de Adauto Villela. Diretor de estudos da Escola Prtica de Altos Estudos (Paris-Sorbonne). E-mail: <philippe.portier@gsrl.cnrs.fr>.

Philippe Portier

of social Christianity and the Protestant Federation of Education, the article points out that one of the concerns of the philosopher in his quest for a democratic process of institutionalization was the education for religious tolerance.

Keywords: Philosoph; Word; Rationality; Religious Tolerance.

Alain Renaut dizia, h alguns anos, que Jean-Paul Sartre era o ltimo filsofo2. Talvez pudssemos atribuir o mesmo qualificativo a Paul Ricoeur. Ainda que nunca tenha exercido o mesmo magistrio e que tenha sempre se apresentado em nome de um saber modesto, mais dialgico que injuntivo, por meio de sua obra tambm construiu um saber em vias de totalizao dedicado a responder desde a questo da verdade at a da memria, desde o problema da morte at o do mal ao conjunto dos desafios com que a existncia humana se defronta. Por muito tempo se acreditou que o poltico3 ocupava uma parte restrita desse conjunto textual, composta apenas de textos de interveno sem verdadeira profundidade filosfica. As numerosas pesquisas suscitadas recentemente pela obra do filsofo de Chtenay-Malabry comearam a refutar essa leitura. Talvez uma certa discrio marque os anos 1970, perodo imediatamente posterior ao que Paul Ricoeur considera seu fracassado decanato na Faculdade de Filosofia de Nanterre (1969-1970)4. Se, no entanto, excluirmos esse momento, veremos que a questo das instituies justas, do entreguerras ao incio dos anos 2000, habita continuamente seus textos como um objeto essencial, decisivo5, de preocupao. Olivier Abel assim observava no faz muito tempo:
2 3

4 5

Alain RENAUT. Sartre le dernier philosophe. Utilizamos indistintamente o feminino e o masculino, ainda que Paul Ricoeur estabelea uma diferena entre o poltico como instituio racional e a poltica como deciso. (Paul RICOEUR. Histoire et vrit, p. 268). Paul RICOEUR. La critique et la conviction, pp. 56-66. Myriam Revault DALLONNES. Paul Ricoeur. Du texte laction. In: Franois CHTELETt, Olivier DUHAMEL, Evelyne PISIER (org.). Dictionnaire des uvres politiques, p. 959. Ver, nesse mesmo sentido, as diversas contribuies em Myriam Revault DALLONNES e Franois AZOUVI (orgs.). Paul Ricoeur, Cahiers de lHerne. Ou em Olivier MONGIN. Paul Ricoeur.

186

Numen: revista de estudos e pesquisa da religio, Juiz de Fora, v. 14, n. 1, p. 185-213

Paul Ricoeur e a Questo Poltica

Ricoeur sempre foi um escritor engajado [...]. Depois do desastre da ltima guerra at a crise de legitimidade das democracias liberais, nunca deixou de reabilitar o poltico, quer dizer, de confiar na capacidade dos sujeitos e das comunidades de visar a um bem comum e, ao mesmo tempo, de levar em conta a fragilidade tanto das pessoas como das prprias instituies6.

Essa centralidade tem l suas razes. , antes de tudo, a traduo de um itinerrio biogrfico. A vida do autor de Histria e Verdade , segundo a expresso de Hannah Arendt, uma vida poltica. Adeso ao Partido Socialista francs nos anos 1930; chegada presidncia da Federao Protestante de Ensino em 19487; engajamento, pouco depois, contra a Guerra da Arglia e contra a tortura que a acompanha; participao, nos anos 1990, na criao do Instituto de Altos Estudos sobre a Justia; denncia, em perodo mais recente, das polticas de imigrao e da lei sobre o uso do fular islmico na escola pblica: sua trajetria foi toda construda, em colaborao com a revista Esprit, ao redor de uma presena militante em cada acontecimento. Paul Ricoeur deu a uma de suas coletneas de ensaios o ttulo Do Texto Ao 8 . Suas prprias confidncias levam a inverter essa frmula: porque o confronto com a histria que vai se fazendo nunca deixou de nutrir sua existncia; e ele colocou constantemente a questo da ao poltica no centro de suas reflexes. Mas esse tropismo resultante tambm de uma reflexo filosfica. Assim como Aristteles, Ricoeur considera que no possvel compreender o homem, nem conceber uma resoluo para os problemas relativos sua condio concreta, sem passar pelo poltico. que o sujeito, a seus olhos, no existe independente do convvio que a cidade lhe permite manter com seus semelhantes. Isso assinalado por ele em vrios textos, em O Justo, por exemplo:
6 7

Olivier ABEL. Paul Ricoeur. La promesse et la rgle, pp. 11-12. Um ano depois de sua ascenso presidncia do movimento Cristianismo Social (que visava articular a f crist com o engajamento a servio da solidariedade). Paul RICOEUR. Du texte laction, Essais dhermneutique II.

Numen: revista de estudos e pesquisa da religio, Juiz de Fora, v. 14, n. 1, p. 185-213

187

Philippe Portier

O poltico surge como o meio por excelncia das potencialidades humanas, sem a mediao do qual o indivduo seria apenas um esboo de homem [...]. O pertencimento do indivduo a um corpo poltico necessrio para seu desenvolvimento humano9.

Constncia das intervenes, inflexo, todavia, de suas temticas. Nada de muito surpreendente nessa mobilidade. Se Ricoeur dedicou-se a construir sua argumentao filosfica de maneira autnoma, independente das fontes de seu engajamento e de sua trajetria pessoal e comunitria10, nunca, entretanto, desejou colocar-se fora das interrogaes de seu tempo, necessariamente cambiantes. Na verdade, esse pensamento em contexto se articula com exceo dos escritos de circunstncia publicados no entreguerras por veculos como Terre Nouvelle, rgo do Fronte dos Cristos Revolucionrios, ou LAvant-Garde, revista do Cristianismo Social ao redor de duas grandes constelaes de intervenes. A primeira, nos anos 1940-1960, v Ricoeur centrar sua reflexo no marxismo e nos sistemas de Estado que este engendrou. Necessidade de Marx, proclamava ele numa contribuio revista Etre 2 em fins dos anos trinta11. Sua preocupao com a justia social no o leva a recusar essa frmula; mas o enriquece com uma reflexo sobre a importncia da liberdade poltica na constituio da vida em comum. A segunda, nos anos 1980-2000, o coloca em situao de interlocuo com o liberalismo, transformado, como o marxismo no momento precedente, em horizonte intransponvel de nosso tempo. O socialismo de ontem, que o levou a tomar posio a favor dos regimes de propriedade coletiva, desaparece. O filsofo adere doravante economia de mercado, mas tenta, no entanto, junto e contra Rawls, reequilibr-la por meio de uma tica da ligao, sua pequena tica segundo a frmula de O Si-Mesmo como um Outro.
9 10

11

Paul RICOEUR. Le Juste I, p. 37 e 39. Ver tambm Histoire et vrit, p. 262. Ver, nesse sentido: Soi-mme comme un autre, p.35s. Contra : lanalyse de Rainer Rochlitz in Christian BOUCHINDHOMME e Rainer ROCHLITZ. Temps et rcit de Paul Ricoeur en dbat. Etre 2, n5, maro de 1938, p. 6-11.

188

Numen: revista de estudos e pesquisa da religio, Juiz de Fora, v. 14, n. 1, p. 185-213

Paul Ricoeur e a Questo Poltica

Essa mutao temtica expressa uma mudana de paradigma? Em todo caso, no a posio defendida pelos desenvolvimentos subsequentes. Ricoeur trabalha na conjuntura, sem dvida, dando ateno aos questionamentos dominantes de seu tempo fato que o leva a deixar de lado os problemas que a histria abandona, por exemplo, o da propriedade coletiva nos anos 1980, e a refletir sobre aqueles que ela manifesta, como o da identidade cultural nos anos 1990. Resta que suas respostas se inscrevem sempre no quadro de uma filosofia invarivel do poltico, da qual algumas premissas podem ser percebidas j em seus textos da juventude. Essa filosofia, que se organiza segundo um esquema de superao da oposio cannica, sustentada particularmente pela escola straussiana, entre Antigos e Modernos12, pode ser abordada atravs do jogo dialtico da violncia e da palavra. Violncia? A narrativa de Ricoeur poderia inicialmente ser chamada, com efeito, de heurstica do medo: ainda que necessrio, o poder traz em si a possibilidade da brutalidade infinita, como demonstraram as catstrofes do sculo XX. Palavra? Entretanto, completa ele, nada nos destina ao pior. O poltico pode certamente se anular no ilimitado do mal, mas pode tambm ser restaurado na racionalidade, desde que o situemos sob o imprio da publicidade, sob o regime benfazejo do partilhamento de palavras e aes polticas.

1. A Obsesso da Violncia
As taxionomias universitrias muitas vezes analisam o pensamento ocidental a partir de uma summa divisio. Uma primeira tradio, constituda com base em Aristteles e Hegel, remete o poltico a uma funo emancipadora: ele seria o instrumento da pacificao e da racionalizao das existncias. Uma segunda
12

Sobre essa vontade de superar a separao clssico/moderno e individualismo/holismo em Ricoeur, ver em primeiro lugar a tese de Yohann MICHEL. Paul Ricoeur. Une philosophie de lagir politique.

Numen: revista de estudos e pesquisa da religio, Juiz de Fora, v. 14, n. 1, p. 185-213

189

Philippe Portier

tradio, desenvolvida por Plato ou Maquiavel, relaciona-o, ao contrrio, com uma funo subjugadora: o poltico ligar-se-ia ao poder, como resultado necessrio da imperfeio do material humano, a injustia da dominao cega13. Paul Ricoeur situa sua prpria posio num entremeio. O poltico, explica ele, justifica as duas leituras que acabamos de lembrar: a ambivalncia que o define, segundo o uso que dele fazem os homens. Essa tese, que ser retomada constantemente14, enunciada de forma bastante completa j em maio de 1957, em artigo da revista Esprit sobre a represso de Budapeste, O paradoxo poltico:
Racionalidade especfica, mal especfico, eis a originalidade dupla e especfica do poltico. A tarefa da filosofia poltica explicitar essa originalidade e elucidar seu paradoxo; pois o mal poltico s pode ser impulsionado com base na racionalidade especfica do poltico15.

2. Poltica e Racionalidade
Ricoeur descobre, nos anos trinta, os escritos de Mounier e de Landsberg. A ideia de pessoa e, tambm, a de comunidade o seduzem. A revista Esprit parece-lhe definir uma rplica possvel deliquescncia, sobre a qual prospera o fascismo, do regime democrtico. Entretanto, a conivncia no total. O personalismo que se forma sofre de uma ausncia, a seus olhos, pois ele se desdobra ignorando a dimenso institucional da vida social: o convvio, creem erroneamente seus defensores, pode ganhar corpo independentemente de qualquer estruturao vertical, exclusivamente no jogo, nutrido pelo amor de cada um por seu prximo, das relaes interpessoais. Jamais o autor de Histria e Verdade regressar a essa anlise crtica. Inspirado pela leitura de Kojve e, mais ainda, de Eric Weil, Ricoeur sempre considerar necessrio ancorar o governo das
13 14

15

Jean-Marie DONGANI e Marc SADOUN. Quest-ce que la politique? Ver, por exemplo, Paul RICOEUR. La critique et la conviction, (pp. 64-65). Principalmente nas passagens em que Ricoeur se refere f de Arendt e de Weber. Paul RICOEUR. Histoire et vrit, pp. 261-262.

190

Numen: revista de estudos e pesquisa da religio, Juiz de Fora, v. 14, n. 1, p. 185-213

Paul Ricoeur e a Questo Poltica

sociedades num modo de funcionamento muito mais hegeliano: a horizontalidade, decerto, mas articulada ao princpio do estatismo. Na obra de Hegel, enquanto figura do Esprito que se pensa a si mesmo, o Estado traz sociedade civil a ordem que a elevar a um nvel superior de moralidade. Sem cair no mesmo messianismo, nosso filsofo compartilha dessa viso positiva do comando poltico: nada de durvel, nem de justo, pode se estabelecer fora da racionalidade que ele promove. Quer isso dizer que qualquer estrutura vale? De modo algum. Primeira exigncia: o Estado deve ser pensado como instituio soberana. Paul Ricoeur o sublinha com uma frmula: O Estado detm o monoplio da coao fsica [...]; ele a ltima instncia, a instncia irrecorrvel [...]. Revela-se como poder moral de exigir e como poder fsico de coagir16. J presente em seus escritos da juventude, essa ideia passa por um aprofundamento ao longo dos anos 1980-1990, atravs das elaboraes de O Si-Mesmo Como um Outro ou de O Justo. Nosso autor ento atingido pelo movimento de relativizao do poltico que lhe parece suceder ao todo Estado das dcadas anteriores. Esse movimento, revela ele, exprime-se na ordem das prticas: o comunitarismo tnico embaixo e a mundializao liberal em cima unem seus interesses para relegar a instituio governamental a um estatuto secundrio. Ele se enuncia tambm no campo das ideias. As anlises de um Michal Walzer em Esferas de Justia17, as de um Luc Boltanski e de um Laurent Thvenot em Da Justificao18, testemunham uma forte inclinao do pensamento contemporneo por apreender o poltico sob a forma de um mundo ordinrio, no tendo mais importncia para regular as relaes sociais que os outros mundos (domstico, econmico, intelectual...)19. Aos olhos de Paul Ricoeur, essa tendncia de nossas sociedades no
16 17 18 19

Paul RICOEUR. Histoire et vrit, p. 258-259. Michal WALZER. Sphres de Justice. Luc BOLTANSKI et Laurent THVENOT. De la justification. Les conomies de la grandeur. Ver a crtica de Paul RICOEUR. Soi-mme comme un autre, pp. 293-294; e em Le Juste I, p. 121ss.

Numen: revista de estudos e pesquisa da religio, Juiz de Fora, v. 14, n. 1, p. 185-213

191

Philippe Portier

totalmente condenvel: ao levar a vida social a se desdobrar numa pluralidade de instituies ou, segundo sua expresso, de lugares de pertencimento e de reconhecimento, ela se ope s tentativas de reduo unicidade e contribui para a preservao das liberdades. Como demonstra o espetculo da cena contempornea, ela conduz, em contrapartida, fragmentao das existncias individuais, que ficam merc das foras incontroladas da economia ou da identidade. descrio soma-se esta prescrio: preciso, sem amarrar artificialmente a existncia de novas instituies psnacionais, seno ps-estatais, que tambm engendraro direitos 20, reafirmar o Estado em seu poder normativo21. Pois ele a garantia, no plano externo, da vida autnoma dos povos contra os imperialismos financeiros ou polticos que gostariam de subjuga-los22 . Pois ele a condio, no plano interno, da produo de uma justia geral, permitindo a cada um fazer valer, contra a tirania da utilidade ou da comunidade, a integridade de seus direitos subjetivos23. necessrio, ainda, que o projeto que o suporta no ceda ele mesmo s vertigens da dominao e que se inscreva na perspectiva de uma vida boa 24. Chegamos segunda exigncia: o Estado deve ser abordado como uma instituio racional. O conceito de racionalidade no remete, em Ricoeur, ideia de eficcia, qual o pensamento moderno o associa. Ele acena para uma teleologia, pela qual o poltico vem articular-se ao tico: o poder s corresponde ao seu conceito quando permite o desenvolvimento da humanidade do homem. Essa visada no nutre de modo algum o sonho de um retorno a uma poltica da transcendncia: o tempo da cristandade no foi nada mais, explica nosso autor,
20 21 22

23 24

Paul RICOEUR. Le Juste I, p. 142. Ver sua exposio sobre Max Weber em La critique et la conviction, p. 65. Paul Ricoeur mais ligado do que imaginamos noo de fronteira, com a condio de que a fronteira seja aberta. Ver seu texto Cultures: du deuil la traduction. In: Le Monde, 25 de maio de 2004. Paul RICOEUR. Histoire et vrit, p. 262. Paul RICOEUR. Soi-mme comme un autre, p. 254.

192

Numen: revista de estudos e pesquisa da religio, Juiz de Fora, v. 14, n. 1, p. 185-213

Paul Ricoeur e a Questo Poltica

que o momento da realizao de uma totalizao25 de todo contrria destinao dos seres. Se o bem deve ser o estalo do agir poltico, isso no quadro de um universo pluralista que admite a coexistncia de diversas formas de vida na mesma sociedade 26. Dois princpios gerais, que devem ser comuns, a todas as sociedades27, malgrado as possibilidades de adaptao em funo de idiossincrasias culturais, permitem delinear os traos dessa cidade feliz. De um lado, o princpio da autonomia. Deve-se fazer de tudo, percebe-se imediatamente, para permitir ao sujeito viver segundo suas prprias determinaes: O problema central da poltica a liberdade; seja porque o Estado funda a liberdade com sua racionalidade, seja porque a liberdade limita as paixes do poder com sua resistncia28. Essa conivncia com o liberalismo poltico tem por correlata a condenao dos regimes modernos de terror: apesar de suas intenes virtuosas, nem o jacobinismo, nem o comunismo, que desejaram impor aos homens um modelo homogneo de existncia, podem ser considerados como tendo servido razo e felicidade. De outro lado, o princpio da solidariedade. Necessidade de Marx, escrevia Ricoeur nos anos 1930, j proclamando ento, sem sucumbir atrao do sovietismo, a urgncia de se superar o liberalismo econmico. Nos anos 1980 encontramo-lo, mesmo que recuse doravante o sistema de propriedade coletiva, com a mesma disposio de esprito29. Ele lembra novamente que o poltico no pode se satisfazer com o papel minimalista que a doutrina manchesteriana lhe confere: O poltico o guardio das fronteiras, a instncia crucial da justia distributiva30, cabendo-lhe estabelecer a coeso social corrigindo as desigualdades31.
25 26 27

28 29 30 31

Paul RICOEUR. Le conflit des interprtations, p. 414. Paul RICOEUR. Histoire et vrit, p. 268. Ricoeur fala de universais em contexto. Ver, por exemplo, Soi-mme comme un autre, p. 335-336 Paul RICOEUR. Soi-mme comme un autre, p. 285. Ver Paul RICOEUR. Le Juste I, pp. 71-120. Ibid., pp. 126 e 134. Paul RICOEUR. Histoire et vrit, p. 262.

Numen: revista de estudos e pesquisa da religio, Juiz de Fora, v. 14, n. 1, p. 185-213

193

Philippe Portier

Esse pensamento distributivo que pretende, sem resvalar para as polticas da igualdade absoluta32, dar a cada um sua parte, parece situar Ricoeur na esteira de Rawls. No esse completamente o caso. O filsofo de Nanterre reconhece decerto que seu colega de Harvard soube restituir ao governo, numa poca em que se impunha novamente a tirania do laisserfaire, um papel de equilibrao de interesses, e de proteo dos mais humildes. Ele no compartilha, contudo, a totalidade de seus considerandos. Primeiro parece-lhe problemtico, no plano terico, seu enraizamento deontolgico. Influenciada por Kant, a Teoria da Justia articula-se ao redor da ideia do primado do justo sobre o bem, postulando que a cidade deve se apoiar sobre os axiomas que os indivduos, para afastar a eventualidade de sua prpria desventura social, forjam para si mesmos sob o vu da ignorncia, a partir de um raciocnio in abastracto33. Ora, pondera Ricoeur, a demonstrao rawlsiana esquece que o justo no pode ser construdo de maneira puramente procedimental; ao contrrio, tudo demonstra que ele sempre tributrio de uma visada prvia teleolgica da vida boa, de um bem em si apoiado numa pr-compreenso tica, e mesmo religiosa, especfica a cada estilo de cultura34. Podemos censurar tambm, no plano prtico, a inclinao economicista de Rawls. Certamente sua preocupao em trabalhar por uma melhor repartio dos bens materiais merece aplausos, visto que a doutrina da partilha, alm de no ignorar de modo algum as liberdades individuais e polticas, sabe evitar os defeitos de um utilitarismo que viria, contra o absoluto da regra da
32

33

34

Uma sociedade igualitria no pode ser uma sociedade livre (Paul RICOEUR. La critique et la conviction, p. 183). Trata-se do princpio da liberdade e da diferena. O princpio da liberdade visa a garantir as liberdades iguais da cidadania, como as liberdades de expresso e de voto, o princpio da diferena postula que certas desigualdades devem ser consideradas preferveis a desigualdades maiores ainda que as de uma repartio igualitria, admitindose que preciso igualar, tanto quanto possvel, as desigualdades de autoridade e de responsabilidade. Ver, sobre essa questo Paul RICOEUR, Le Juste 1, p. 207. Paul RICOEUR. Soi-mme comme un autre, p. 265. A prpria proposta de Rawls, por mais desencarnada que possa parecer, no seria o que se ele no tivesse sido inspirada pela Sittlichtkeit ocidental surgida nas Luzes (Paul RICOEUR. Le Juste I, p. 96).

194

Numen: revista de estudos e pesquisa da religio, Juiz de Fora, v. 14, n. 1, p. 185-213

Paul Ricoeur e a Questo Poltica

reciprocidade, sacrificar felicidade do maior nmero aquela dos grupos minoritrios35. No entanto, o filsofo americano comete talvez o erro de no ir alm disso. Seu horizonte permanece o mesmo, demasiadamente exclusivo, do princpio da esperana, quando nossa poca exige que se atenda igualmente ao princpio da responsabilidade. Ricoeur o sublinha desde os anos 1980, partindo, verdade, de uma reflexo sobre as armas nucleares iniciada trs dcadas antes: s pode haver justia, doravante, salvaguardando-se o patrimnio ecolgico do planeta. Essa assero no provm de uma descoberta anti-humanista dos direitos da natureza, mas, como sugerem Jaspers e Jonas, da necessidade de estender a aplicao do axioma da solidariedade s geraes futuras36.

3. Poltica e Dominao
Deve a anlise insistir apenas na positividade do poltico? A tradio hegeliana teve muitas vezes essa tentao, como em Eric Weil, que habitualmente minimizava a possibilidade de irracionalidade do Estado. Ricoeur recusa, por sua vez, uma abordagem unvoca. O poltico ambivalente, paradoxal: Ele pode ser objeto do maior bem; assim como objeto do maior mal37. Esse mal se exprime na violncia que, de maneiras ilimitadas, impe: da forma doce da influncia forma extrema da tortura, do uso da ameaa ao assassinato em massa. Elas se renem ao redor de uma essncia comum: introduzidas na dissimetria entre aquilo que faz um e o que feito ao outro, conduzem todas diminuio ou destruio da capacidade de ao de outrem38. Essa violncia no de modo algum um acidente de percurso na histria do poltico. Evidentemente, ela sempre lhe foi consubstancial. Origem do poder? O mundo moderno tenta,
35 36 37 38

Paul Paul Paul Paul

RICOEUR. RICOEUR. RICOEUR. RICOEUR.

Le Juste I, p. 107. Lectures 1, Autour du politique, p. 285. Histoire et Vrit, p. 268. Soi-mme comme un autre, p. 256.

Numen: revista de estudos e pesquisa da religio, Juiz de Fora, v. 14, n. 1, p. 185-213

195

Philippe Portier

com Hobbes ou Rousseau, relacion-la vontade contratual dos homens. Ricoeur reconhece a eficcia dessa ideia do pacto. Ela teve um papel de emancipao ao possibilitar autoridade poltica desvencilhar-se da tutela da lei divina e apresentar, ela prpria, as regras da vida em comum. Teve tambm um papel de reunio ao inscrever os indivduos, levados por uma memria e um projeto partilhados, na unidade de uma comunidade humana, organizada e orientada pelo Estado39. No entanto, exprime a ideia de pacto a verdade dos fatos? De modo algum. Ela no passa de fico. A observao das sociedades humanas nos apresenta uma genealogia menos consensual. pela fora, na usurpao e na mentira, na simulao e na brutalidade, que o poltico se constitui: Provavelmente no existe Estado, escreve Ricoeur, que no tenha nascido de uma violncia40. Exerccio do poder? Alguns momentos de graa se repetiram talvez na histria, momentos em que o poltico soube colocar-se a servio da justia, mas eles no apagam a parte sombria. O sculo recmencerrado, conquanto se apresentasse em nome da libertao dos homens, fornece disso a mais sinistra ilustrao. Atravs da experincia dos regimes totalitrios, com certeza, e dos regimes democrticos em que igualmente se manifestaram, ns vimos, com as atividades blicas em que se engajaram41, as formas arcaicas de irracionalidade42. No podemos ento, prossegue o autor das Leituras, concordar com a doutrina marxista. Esta situa o princpio da criao do mal nos mecanismos da esfera scioeconmica: a submisso dos seres procederia da propriedade privada e da explorao que esta permite. Nem tudo est errado nessa forma de ver: o capitalismo muitas vezes produziu, como na Argentina ou no Chile durante os anos 1970, regimes
39

40 41

42

Paul RICOEUR. Histoire et Vrit, p. 265. Seria preciso acrescentar um papel de contestao da ordem instituda naquilo que ela permite aos cidados oporem ao poder a promessa que a constituiu: Ela parece um sonho partilhado de igualdade e fraternidade que dorme em nossas instituies(Paul RICOEUR. Lectures 1, p. 31). Paul RICOEUR. La critique et la conviction, p. 151. Pensemos na Guerra de 1914-1918, que levaria Paul Ricoeur a defender posies pacifistas, nas guerras coloniais ou, mais recentemente, na Guerra do Iraque. Paul RICOEUR. La critique et la conviction, p. 152.

196

Numen: revista de estudos e pesquisa da religio, Juiz de Fora, v. 14, n. 1, p. 185-213

Paul Ricoeur e a Questo Poltica

de opresso para defender os interesses do proprietariado. Em contrapartida, essa viso esquece fato que explica sua incapacidade de conceber as protees jurdicas ou morais que permitiriam aos sistemas capitalistas no se afundarem no hybris que o poltico tem sua autonomia e que desenvolve, por isso, males especficos que no so redutveis a outros males e, em particular, alienao econmica43. constatao soma-se logo uma tentativa de compreenso. Ricoeur remete o trgico do agir poltico a dois tipos de fator cumulativo. O primeiro, de tipo ontolgico, constitui o fator determinante: na falibilidade44 do ser humano que se origina primordialmente a derrelio do poltico. Em sua explorao de nosso fundo tenebroso45, nosso autor no se une, decerto, exegese augustiniana de um Carl Schmitt: a maldade no a totalidade do sujeito, mas uma parte apenas, e segunda, ademais, dele mesmo. Escreve Ricoeur em O Si-Mesmo como um Outro:
O mal no o simtrico do bem [...], mas o envilecimento, o obscurecimento, o afeamento de uma inocncia, de uma luz e de uma bondade que permanecem. Por mais radical que seja o mal, ele no conseguiria ser to originrio quanto o bem46.

Essa secundariedade, no entanto, no impede o mal de obrar, ainda que possa sempre ser redimido, contra a dignidade dos homens. Retornemos ao extraordinrio da Shoah, o Holocausto: ele nunca aconteceria sem a inteno malfica de Hitler e de seus sectrios47. O filsofo encontra evidentemente uma linguagem mais comedida quando evoca as expedies dos Estados Unidos ao Vietn ou ao Iraque. A ideia permanece: estando as coisas em p de igualdade, ainda no desprezo pelo semelhante que encontramos o princpio inicial dessas aes de violncia internacional. Faz-se necessrio tambm especificar fato que
43 44 45 46 47

Paul Paul Paul Paul Paul

RICOEUR. Histoire et vrit, pp. 261-262. RICOEUR. Philosophie de la volont. Finitude et culpabilit. Lhomme faillible. RICOEUR.La smantique de laction, p. 383. RICOEUR. Soi-mme comme un autre, p. 383. RICOEUR. La critique et la conviction, pp. 165-170.

Numen: revista de estudos e pesquisa da religio, Juiz de Fora, v. 14, n. 1, p. 185-213

197

Philippe Portier

permite estabelecer uma distino entre os regimes totalitrios e os regimes democrticos que a libido dominandi s atinge seu apogeu quando os governantes inscrevem sua ao no quadro de uma construo institucional elegendo como objetivo produzir uma humanidade-de-massa48, e unificar a histria sob o imprio do sistema de sentido, ideolgico ou utpico, que ela define49. O segundo fator, de tipo sociolgico, intervm como fator facilitante. O mal poltico, sublinha Ricoeur ecoando Arendt, est associado atomizao do corpo social: ele se impe sempre nas naes cujos povos encontram-se informes. Moralmente informes. Hitler, por exemplo, nunca teria triunfado se no tivesse se dirigido a uma Alemanha dissociada das exigncias da regra de ouro (que requer que cada um respeite seu semelhante como a si mesmo) e j entregue, em consequncia dos erros de seu sistema de educao50, s teorias do imperialismo nacional e racial. Politicamente informes. Reflitamos sobre a Unio Sovitica: ela se transformou naquilo que foi no por causa de um excesso de politizao das existncias, mas, muito pelo contrrio, por ter esvaziado a cidadania de sua significao deliberativa, por ter organizado sistematicamente a fuga do povo russo para fora da esfera pblica, em direo ao conforto privado de estilo pequeno-burgus51. A lio vale a ttulo universal: o enclausuramento no crculo restrito dos negcios privados , por toda a parte, o caminho mais seguro para o triunfo da totalidade. No h como existir cidade feliz sem a participao dos homens na vida coletiva. Dada a fora do mal, oferece-nos a Histria o poder de esperana? Ricoeur no se encontra no historicismo racionalista de um Hegel ou um Marx que anuncia o advento necessrio
48 49

50

51

Ibid., p.165. O mal verdadeiro, o mal do mal, no a violncia de uma proibio, a subverso da lei, a desobedincia, mas a fraude na obra de totalizao [...]. A verdadeira malcia do homem no aparece seno no Estado e na Igreja, enquanto instituies da reunio, da recapitulao, da totalizao. Paul RICOEUR. Le conflit des interprtations, p. 414. Ele denuncia ao mesmo tempo a Universidade e as Igrejas. Paul RICOEUR. La critique et la conviction, pp. 171s. Paul RICOEUR.Patocka, le philosophe rsistant. In: Le Monde, 19 de maro de 1977. A mesma anlise para a Alemanha, Paul RICOEUR. La critique et le conviction, pp. 172-175.

198

Numen: revista de estudos e pesquisa da religio, Juiz de Fora, v. 14, n. 1, p. 185-213

Paul Ricoeur e a Questo Poltica

de um universo de reconciliao. Entretanto, ele no comunga com as teorias antimodernas da decadncia: Ricoeur no tem certeza de que o pior acontecer. Seu pensamento se coloca efetivamente sob o signo da incerteza:
Nossa gerao, escreve ele, talvez mais sensvel que as precedentes a uma certa ambiguidade do desenvolvimento histrico [...]. O ardil da Histria fazer a indiviso do positivo e do negativo e, assim, anular um pelo outro nos esquemas de progresso e de decadncia52 .

A referncia ao ardil da Histria no deve fazer crer que Ricoeur nos incita a submetermo-nos s determinaes que seriam impossveis de dominar. Se o homem falvel, ele tambm capaz: sua particularidade, malgrado os assaltos do pecado, ser capaz de fazer triunfar, no labirinto da Histria, a racionalidade sobre a dominao.

4. O Poder da Palavra
O colaborador da Esprit no nos incita, portanto, a abolir o Estado. distncia dos devaneios libertrios, Ricoeur no cessa de afirmar a necessidade de se manter uma verticalidade que possa absorver o poder difuso da sociedade, que possa assumir a responsabilidade de toda violncia esparsa, herdada da luta primitiva do homem contra o homem53. Ainda preciso que o governo, em princpio garantidor da justia e da liberdade, no se afunde nessa desmesura que o conduziu, at no mundo moderno, a atentar contra a integridade fsica de seus cidados e, s vezes, despedaando a dignidade moral destes, a lhes destituir de toda estima de si54. Como impedir o entorpecimento da dominao do Estado? Ricoeur prope
52 53 54

Paul RICOEUR. Histoire et vrit, p. 326. Ibid., p. 258. Paul RICOEUR. Soi-mme comme un autre, p. 256. Lembremos que a estima de si um dos elementos, junto com a solicitude por outrem e as instituies justas, da trade tica definida por Paul Ricoeur.

Numen: revista de estudos e pesquisa da religio, Juiz de Fora, v. 14, n. 1, p. 185-213

199

Philippe Portier

reorganizar o ser poltico segundo um modelo participativo, modelo que tentou, como lembra em seus escritos biogrficos, empregar na Universidade de Nanterre55 aps eleger-se decano: essa frmula de governo, se no chega a abolir a lgica vertical do comando, serve pelo menos para submeter aquela dominao ao controle horizontal da publicidade56.

5. Um Projeto Institucional
O regime de publicidade atualiza-se primeiro em certo espao institucional. No nos surpreenderemos com essa instncia em cima da juridicidade. Nosso autor sempre sustentou, desde os anos vinte (quando, estudante pacifista, aprova o modelo genebrs de segurana internacional), que fora do Poder dever-se-ia opor a forma do Direito. No essa abordagem uma rendio perante o paradigma deontolgico, que supe organizar a vida em comum a partir das regras, no dos fins? No. Como observamos acima, a teleologia ainda vem primeiro em Ricoeur. por ser ilusrio, em razo do poder do mal, querer construir a relao social a partir somente da visada da vida boa que interessa recorrer, juntamente lei moral, ao direito poltico. Axiologicamente, no entanto, este apenas subsidirio. O espao pblico se constri, num tipo de mescla de liberalismo e republicanismo, sobre o fundamento duplo de uma jurisdicionalizao da atividade governamental e de uma ativao da participao popular. Antes de tudo, portanto, jurisdicionar a atividade governamental. O texto de 1957 sobre o paradoxo poltico , mais uma vez, ilustrativo. Enquanto o mundo intelectual francs se compraz em definir o direito s liberdades como uma superestrutura a servio dos capitalistas, Ricoeur afirma, na esteira de Constant ou Tocqueville, que o poltico s pode responder ao ideal de justia organizando-se
55 56

Paul RICOEUR. La critique et la conviction, pp. 64-65. Isso vale tambm no espao do trabalho. Ver a prpria contribuio de Jacques Le Goff.

200

Numen: revista de estudos e pesquisa da religio, Juiz de Fora, v. 14, n. 1, p. 185-213

Paul Ricoeur e a Questo Poltica

sobre o trptico procedente do liberalismo: separao de poderes, declarao de direitos, controle das autoridades pelos cidados57. Por que instaurar tal equipamento jurdico? Por duas razes. O constitucionalismo , por um lado, um fator de preservao da liberdade. Suas regras de funcionamento formam um sistema para impedir que o poder seja empregado contra os direitos fundamentais dos administrados. Podem-se dirigir muitas censuras s sociedades que aplicaram essas regras. Em todo caso, elas tm o mrito de ter conseguido proteger a esfera privada dos indivduos e, assim, de os reconhecer numa dimenso essencial a suas dignidades58. No se encontra nada disso, como sabemos, do lado dos sistemas comunistas, onde a negao do direito sempre paga com a submisso dos seres: O stalinismo a consequncia lgica de um regime que se recusa a empregar mecanismos de limitao do poder estatal59. O constitucionalismo , por um lado, um fator de dinamizao da histria. Em consonncia com Claude Lefort, Paul Ricoeur lembra que, ao instituir as liberdades de conscincia e de opinio, a Declarao dos Direitos permitiu aos homens fugir lgica imvel da transcendncia e abrir o tempo possibilidade de inveno60. Objetaramos como acontecia muitas vezes antes de a reflexo antitotalitria fazer sentir seus efeitos que a restrio das liberdades privadas costuma vir acompanhada da emancipao econmica dos mais desprovidos? Quanto a isso, o filsofo de O Justo talvez tenha evoludo. Pouco eloquente sobre a questo nos anos 1950-1960 (milita ento pelos regimes de propriedade coletiva e sada com muito gosto a luta dos pases socialistas contra a pobreza), Ricoeur revoga o argumento nos anos 19801990, quando afirma que a justia poltica precede e fundamenta necessariamente a justia social61.
57 58

59 60 61

E, acrescenta, numa frmula que ressoa seu justicialismo, pelos trabalhadores. Ver o que diz Paul Ricoeur quanto ao papel do juiz e do processo no percurso de restaurao do si (Paul RICOEUR. Le Juste I, pp. 200 ss.). Paul RICOEUR. Histoire et vrit, p. 268. Paul RICOEUR. La critique et la conviction, pp. 160-162. Ver, quanto a isso, Paul RICOEUR. Soi-mme comme un autre, p. 273. Nesse texto, Ricoeur pretende marcar sua concordncia com a ideia defendida por Rawls de que os ataques s liberdades iguais para todos no podem ser justificados ou compensados por vantagens sociais ou econmicas.

Numen: revista de estudos e pesquisa da religio, Juiz de Fora, v. 14, n. 1, p. 185-213

201

Philippe Portier

Ativar tambm a participao popular. O mundo liberal encontra-se infelizmente, como a prpria ordem marxista, despolitizado, sobretudo sob efeito de sua doutrina da representao cuja particularidade estabelecer uma distino radical entre os governantes e os governados. Paul Ricoeur assinala isso em suas Leituras: identidade do homem moderno pertence a criao de um espao pblico de deliberao e de deciso [...], mas tambm a desafeio simultnea pela prtica poltica62. Essa uma inclinao eminentemente condenvel. Por um lado, no nvel individual. O dobrar-se sobre a esfera de suas atividades pessoais, que no deixa de ter ligao com o modelo cartesiano de autofundao da conscincia, ope-se ao desenvolvimento do sujeito. O homem, explica o professor de Nanterre, torna-se ele mesmo somente no comrcio poltico com outrem, na troca com os outros cidados sobre o devir da cidade. Encontramos em O Justo essa atestao da importncia da relao cvica no processo de constituio do si: As aptides do si necessitam da mediao contnua das formas interpessoais de alteridade e das formas institucionais de associao para se tornarem poderes reais63. Por outro lado, no nvel coletivo. Os tericos da representao duvidam da capacidade do povo de se autodeterminar, por isso confiam o cuidado de governar o coletivo a uma elite da competncia. Ricoeur no se encontra nessa viso oligrquica da democracia64. O nmero no necessariamente o outro da razo. antes o seu avesso. O advento da justia exige a participao de todas as sabedorias para determinar a regra comum, em primeiro lugar a dos mais desprovidos, cuja excluso social resulta muitas vezes da excluso poltica em que o sistema os encerra. No podemos, dentro dessa perspectiva, ficar satisfeitos com a democracia de eleio, na qual o povo toma a palavra uma vez a cada cinco anos, nem mesmo com a democracia das pesquisas de opinio, que ignora completamente a argumentao deliberao argumentada. Em harmonia com a filosofia da
62 63 64

Paul RICOEUR. Lectures 1, p. 172. Paul RICOEUR. Le Juste I, p. 33. Paul RICOEUR. La critique et la conviction, p. 94.

202

Numen: revista de estudos e pesquisa da religio, Juiz de Fora, v. 14, n. 1, p. 185-213

Paul Ricoeur e a Questo Poltica

proximidade construda pelo personalismo, o projeto de Ricoeur deseja multiplicar os locais permanentes de discusso. No plano vertical, conveniente operar principalmente na Frana, onde a tradio jacobina foi empregada para abolir todas as coletividades intermedirias entre o Estado e o indivduo uma ampla descentralizao dos poderes. Quanto a isso, a iniciativa de regionalizao lanada pelo general de Gaulle em 1969 constitui o primeiro passo de uma evoluo positiva que deve ainda ser aprofundada, malgrado as Leis Deferre promulgadas no incio dos anos 1980. No plano horizontal importa reforar, para todos os nveis da organizao institucional, as interfaces entre a sociedade civil e a sociedade poltica. Ricoeur pensa a nos diversos fruns cvicos e comisses de debate pblico, nos mltiplos comits especializados e conselhos consultivos que surgiram ao longo das ltimas dcadas. No hesitando em relembrar o dogma da definio estatal dos programas escolares, julga inclusive ser necessrio instituir uma instncia para discutir os problemas da educao religiosa na escola, da qual tomariam parte representantes do Estado e da sociedade civil65. Esses crculos deliberativos tiveram o mrito, explica Ricoeur, de permitir aos eleitos melhorar, sem recolocar em causa sua necessria soberania, suas decises pelo contato com a sabedoria prtica das populaes por eles dirigidas e, pelo prprio fato de colocar os sujeitos em situao de interao dialgica, de consolidar, de modo ainda muito parcial, a convivialidade social.

6. Um Projeto Pedaggico
Como devolver uma cidadania verdadeiramente ativa ao indivduo especular de nosso tempo? Paul Ricoeur, cujo engajamento na direo da Federao Protestante de Ensino ns j lembramos, confere, nesse campo, um lugar central escola. Nada de aprovao, em seus textos, da pedagogia do englobamento poltico desenvolvida pelo pensamento jacobino.
65

Paul RICOEUR. La critique et la conviction, p. 94.

Numen: revista de estudos e pesquisa da religio, Juiz de Fora, v. 14, n. 1, p. 185-213

203

Philippe Portier

O cidado no saberia abolir o indivduo: cada um deve, desde os primeiros anos, ser reconhecido em sua liberdade. Em O Justo II nosso autor apresenta esta frmula que assinala a separao em relao s perspectivas holsticas: preciso que haja primeira e fundamentalmente um sujeito capaz de dizer eu para passar pela prova da confrontao com o outro66. Nada, no entanto, de autonomia sem solidariedade, nem de direitos sem deveres: a instituio escolar, com certeza necessria para salvaguardar a subjetividade do aluno, recebe tambm a misso de integr-lo comunidade poltica, fazendo-o tomar conscincia de que a cidadania no negocivel e de que pertencer cria uma obrigao. Esse programa pressupe algumas modalidades de atualizao. Se quisermos fazer da escola o lugar de uma propedutica do engajamento cvico, ela deve articular dois objetivos prticos, estreitamente associados entre si: importa que ela eduque, ao mesmo tempo, para a deliberao poltica e para a tolerncia religiosa. O primeiro objetivo vem expresso neste excerto de A Crtica e a Convico:
preciso ensinar s crianas a serem bons debatedores; preciso inici-los na problemtica pluralista das sociedades contemporneas; talvez escutando argumentaes contrrias conduzidas por pessoas competentes 67.

Reencontramos a a ideia, frequentemente emitida por Ricoeur, segundo a qual a vida pblica deve se organizar com base num modelo conflitual-consensual68 do debate. Conflitual? Se preciso manter um vnculo, uma interseo69, entre o poltico e o metapoltico (o tico ou o religioso), no poderamos confundir os planos, nem submeter a vida em comum a uma doutrina do homogneo. A vida em comum s pode tomar forma na confrontao dos pontos de vista: O conflito das opinies deve
66 67 68 69

Paul RICOEUR. Le Juste II, p. 94. Ibid., p. 197. Paul RICOEUR. Lectures 1, p. 186. Paul RICOEUR. Du texte laction, p. 93.

204

Numen: revista de estudos e pesquisa da religio, Juiz de Fora, v. 14, n. 1, p. 185-213

Paul Ricoeur e a Questo Poltica

ser respeitado como a expresso do carter no demonstrvel ou falsificvel de maneira cientfica ou dogmtica do bem pblico70. Conduzindo os alunos a aderirem a essa concepo agnstica da cidadania, a instituio escolar acolhe, alis, os valores essenciais encontrados acima. O valor da autonomia, visto que esta predispe os seres a afirmarem, contra as autoridades que gostariam de subjug-los, sua prpria capacidade de reflexo, de imaginao e, se for o caso, de resistncia71. O valor da solidariedade, pois esta conduz a viver com os semelhantes na troca e, s vezes, na partilha dos argumentos. A esse respeito, incorreramos em erro caso abordssemos o conflito, ao modo do pensamento organicista, como um anlogo da violncia: esta conduz negao do outro72; aquele, pelo contrrio, ao reconhecimento de sua absoluta necessidade na construo de meu prprio destino. Consensual? Reconhecidas na diversidade de seus pontos de vista, as crianas devem, no entanto, ser socializadas segundo as mesmas regras de comportamento que, longe de depender de um simples cdigo procedimental, j acenam para a visada de uma vida boa. Regra, por um lado, de narratividade: convm conduzir-lhes a apresentar na discusso pblica no somente argumentos racionais73, mas, tambm, convices bem ponderadas. O conceito deseja legitimar a afirmao pblica pelo cidado de seus enraizamentos culturais e religiosos, mesmo que integrem elementos de crena no imediatamente traduzveis na linguagem da razo: As tradies, escreve Ricoeur, so os veculos histricos das convices. A tica da discusso no pode deixar de recorrer a esse conceito de tradio74.
70 71

72 73

74

Paul RICOEUR. Lectures 1, p. 167. A noo de resistncia civil essencial na obra de Ricoeur, que deplora claramente o fato de a tradio francesa, to marcada pelo jacobinismo, ter, contra a tradio americana, valorizado a obedincia absoluta lei, em detrimento da capacidade de oposio do cidado. Paul RICOEUR. Soi-mme comme un autre, p. 256. O que faz o prprio, diz Ricoeur, de Habermas e de Rawls. Acrescentemos, no entanto, que uma mudana de direo parece ter acontecido no pensamento do filsofo alemo nos anos 1990. Ver nosso artigo Libert et religion dans la pense de Jrgen Habermas. In: Politeia, outono de 2006, pp. 251-267. Paul RICOEUR. Lectures I, p. 290.

Numen: revista de estudos e pesquisa da religio, Juiz de Fora, v. 14, n. 1, p. 185-213

205

Philippe Portier

Regra, por outro lado, de racionabilidade75: importante que os alunos sejam educados para a prudncia. A frmula recebe uma parte da acepo que tinha entre os gregos: ela convoca o sujeito a cultivar regularmente o senso de limite (no apresentar proposies manifestamente contrrias dignidade da pessoa) e a arte dos compromissos (aceitar fundamentar a vida em comum no cotejo76 de suas prprias posies com as dos outros, sem querer impor a totalidade de seus contedos). A educao para a tolerncia religiosa prolonga a educao para a deliberao poltica. Tocamos aqui na questo da laicidade. Indo contra os defensores do integralismo republicano, nosso autor a deseja pluralista, aberta. Seu discurso, quanto a isso, trabalha distinguindo os domnios77. No nvel do Estado, a laicidade deve ser de absteno: no saberamos admitir pois isso, verdadeiramente, iria de encontro aos valores universais de igualdade e de liberdade, e recolocaria em causa a necessria dissociao da lei positiva a respeito da transcendncia que o poder poltico saia da neutralidade ao se associar a determinada comunidade de crenas. No nvel da sociedade, em contrapartida, preciso dar livre curso expresso individual e coletiva de todas as convices. Todas as opinies religiosas devem poder, com o apoio positivo do Estado78, ser formuladas, cruzadas e respondidas. Nessa esfera, a laicidade deve ser de confrontao. Onde situar a escola pblica? Num lugar intermedirio, responde o filsofo, fato que a deve levar a se organizar segundo a frmula de uma terceira laicidade. A escola pblica , por um lado, um instrumento
75

76 77

78

Paul RICOEUR. Du texte laction, p. 406. O adjetivo na expresso convico bem ponderadas remete, alis, a essa exigncia de racionalidade. Segundo a expresso de Rawls retomada por Ricoeur. Paul RICOEUR. La critique et la conviction, p. 192-198. O pensamento de Ricoeur se desenvolve bem cedo na linha do nmero da Esprit de 1949, consagrado laicidade, que visa a encontrar uma terceira via entre o clericalismo e o laicismo. Ela vem claramente expressa numa obra coletiva da Federao Protestante do Ensino: Lacit et paix scolaire, Paris, Berger-Levrault, 1957. Ricoeur favorvel no apenas a uma proteo jurdica da liberdade negativa de religio, mas tambm a uma interveno ativa do Estado, por meio de subvenes e de reunies regulares, em favor das foras religiosas.

206

Numen: revista de estudos e pesquisa da religio, Juiz de Fora, v. 14, n. 1, p. 185-213

Paul Ricoeur e a Questo Poltica

do Estado. Assim sendo, preciso que ela passe aos alunos uma formao para os valores da nao, livre de qualquer vinculao a um conjunto especfico de crenas, e que recuse ento a seus professores o direito de afirmar explicitamente sua f nos recintos dos estabelecimentos. Mas, por outro lado, ela uma expresso da sociedade79, vindo a substituir, em sua tarefa de educao, famlias de todas as origens, que desejam ser respeitadas em suas diversidades religiosas. Nesse sentido, a escola deve conseguir ser lugar de mistura cultural, encruzilhada80 e no santurio. Essa viso leva Ricoeur a louvar uma dupla evoluo da mquina educativa francesa. Ele se refere primeiro a uma extenso dos direitos dos alunos. Sugerimo-lo acima quando evocamos a regra da narratividade: convm reconhecer como acontece, por exemplo, nos Estados Unidos, onde a laicidade no construda contra a religio, mas junto com ela81 que os alunos podem manifestar livremente suas aderncias no interior do recinto escolar, desde que respeitem, certamente, a ordem geral do estabelecimento e a liberdade dos outros82. Quanto aos programas, complementa Ricoeur, importa que, ao mesmo tempo em que educam para os direitos do homem, reservem uma parte significativa para o ensino dos fatos religiosos e ao estudo, principalmente, das grandes religies monotestas, a judaica e a crist de preferncia83, compreendendo-as no somente atravs de suas determinaes e influncias sociais, mas tambm na profundidade mesma de seus sistemas de sentido. Poder-se-ia, alis, convidar pessoas religiosas para irem apresentar os contedos84.
79

80 81 82

83 84

Fato que revela, alis, como explica nosso autor em A Crtica e a Convico, a possibilidade, mesmo na Frana, de criar suas escolas particulares. Paul RICOEUR. Ecole nation, Etat. In: Lacit et paix scolaire, p. 291. Sobre a experincia americana, ver Paul RICOEUR. La critique et la conviction, pp. 67-106. Ver suas tomadas de posio quando da questo do vu islmico e, principalmente, seu artigo Une lacit dexclusion est le meilleur ennemi de lgalit. In: Le Monde, 11 de dezembro de 2003. Porque esto nos primrdios da cultura ocidental. Paul RICOEUR. La critique et la conviction, p. 193 e seguintes. Em sua contribuio de 1957, Ricoeur j recomendava, nessa perspectiva, a formao de um verdadeiro corpo de educadores especializado no ensino religioso. Paul RICOEUR. Ecole nation, Etat, in Lacit et paix scolaire, p. 291.

Numen: revista de estudos e pesquisa da religio, Juiz de Fora, v. 14, n. 1, p. 185-213

207

Philippe Portier

Como compreender essa importncia conferida ao religioso? Acolheremos aqui a inteno de Ricoeur de no relacionar essa importncia a seu enraizamento pessoal, mas de perceb-la como resultado de um conjunto de argumentos filosficos. Dois elementos se entremeiam. Primeiro, o reconhecimento participa da construo do sujeito. Com efeito, a definio ricoeuriana da ideia de humanidade no , j o percebemos, a do humanismo abstrato das Luzes. No debate que se travou quanto a isso entre Rawls e Taylor nos anos 1970-1980, , incontestavelmente, a tese do segundo que precisamos subscrever: o homem no uma razo pura, que se autodetermina exclusivamente a partir do cogito; ele se enraza numa slida base de tradies sempre preexistentes que lhe conferem sua identidade e lhe permitem produzir sentido. sempre possvel, claro, como foi o caso durante a Terceira Repblica, brutalizar as sujeies primeiras. No seria isso, explica o autor de O Justo, emancipar os seres, mas, pelo contrrio, impor obstculos sua realizao, pelo prprio fato de desencarn-los85. Depois, o reconhecimento contribui integrao da sociedade. No apenas porque o religioso estabiliza as existncias com base nas obrigaes morais apoiadas sobre a famosa regra de ouro, mas porque carrega, na maioria de suas expresses, uma tica da doao que permite sobrelevar a simples justia de equivalncia, suscetvel de ser reproduzida no sentido de uma mxima utilitria cuja frmula seria do ut des 86, pela lgica superabundante do amor87. No
85

86 87

Podemos remeter, quanto a isso, quela interveno de Ricoeur sobre o debate relativo ao vu na escola pblica: Devem os alunos se abstrair daquilo que so? de seu meio familiar? de sua religio? Os alunos vm de uma sociedade tecida por vnculos e hbitos. mesmo necessrio, para educ-los, iniciar por desencarn-los?. Le Monde, 11 de dezembro de 2003. Esse respeito s culturas vem da justia, tanto quanto do imperativo de dar a cada um aquilo que lhe devido (ver, por exemplo, Parcours de la reconnaissance). Paul RICOEUR. Amour et justice, p. 58. Paul Ricoeur insiste, alis, na importncia da caridade na gesto dos servios pblicos. Paul RICOEUR. Histoire et vrit, pp. 109-111. Ricoeur destaca tambm a importncia do testemunho religioso na produo de uma vida melhor. Sobre essa questo, ver Gilbert VINCENT. La religion de Ricoeur, pp. 105-125.

208

Numen: revista de estudos e pesquisa da religio, Juiz de Fora, v. 14, n. 1, p. 185-213

Paul Ricoeur e a Questo Poltica

nos surpreenderia, nessas condies, ver nosso autor refutar a ideia, defendida pelo primeiro Habermas, segundo a qual bastaria retornar aos princpios iniciais da Aufklrung para restituir sociedade ocidental a legitimidade perdida aos olhos das prprias populaes que rene:
Para libertar essa herana (moderna) de suas perverses, preciso relativizar, quer dizer, recoloc-la na trajetria de uma histria mais longa, enraizada, por um lado, na Tor hebraica e no Evangelho da Igreja primitiva e, por outro, na tica grega das virtudes e da filosofia poltica que lhe apropriada88.

Esse reconhecimento, na sociedade e na escola, dos pertencimentos religiosos no conduz de modo nenhum a um dobrar das tradies sobre elas mesmas. Se preciso criticar o universalismo abstrato que leva os homens a viver na negao de sua identidade coletiva, devemos denunciar mais ainda a regresso comunitarista que, ao encerr-los num mal infinito, impede-os de fazer sociedade89. Em conivncia com Michal Walzer e sua teoria do universal iterativo 90, Ricoeur abre, de fato, uma terceira via, onde se renem o outro e o mesmo: a particularidade deve ter direito de cidade, desde que ela aceite fazer valer, nas narrativas que a constitui, aquilo que contm de universal91. Infelizmente, as comunidades tendem muitas vezes, hoje em dia, a ignorar esse fundo comum que as aproxima e a radicalizar suas diferenas, a ponto de manter umas com as outras relaes de desconfiana e de excluso recprocas. Essa dissociao no inelutvel. Pode ser evitada custa de um trabalho sobre si das culturas consideradas. Importa, em primeiro lugar, que repensem sua concepo de identidade. Frequentemente, elas a assimilam como uma
88 89

90 91

Paul RICOEUR, Lectures 1, p. 173. Ricoeur especifica, por exemplo em Le Juste 1, p. 35 ou Le Juste 2 , p. 90, que a lei no pode ser feita para grupos particulares e que o reconhecimento no deve ser produto de empreitadas reivindicativas ou secessionistas, mas resultar de uma reflexo pacificada e comum sobre a justia e a alteridade. Michal WALZER. Les deux universalisme. In: Esprit, dezembro de 1992, pp. 114 s. tambm a essa realidade que remete a expresso universal em contexto.

Numen: revista de estudos e pesquisa da religio, Juiz de Fora, v. 14, n. 1, p. 185-213

209

Philippe Portier

realidade substancial, fixada numa permanncia tal que seria sacrilgio recolocar em causa. Ricoeur as convoca a discernir essa identidade na forma de uma realidade narrativa, aberta possibilidade de autocrtica e reinveno92, mas, tambm, possibilidade de traduo na linguagem do outro93. Convm, em segundo lugar, que reformulem sua relao com a modernidade. Se excetuarmos o protestantismo, as religies monotestas tiveram em geral, perante as Luzes, uma reao intransigente que as impediu por muito tempo de aderir filosofia dos direitos do homem94. Algumas delas como o Isl, que permanece majoritariamente ligado dogmtica, constituda historicamente, da prevalncia da lei religiosa sobre a lei poltica mantm-se ainda nessa posio. Impese uma converso da parte delas, que o Estado racional deve, alis, vir a apoiar95. Reencontramos, ao final deste percurso, a hiptese inicial: o projeto ricoeuriano se estabelece segundo um modelo do misto, cujo prprio , alis, distncia dos paradigmas unvocos, o princpio da verticalidade e o princpio da horizontalidade. Verticalidade? Ricoeur sustenta, contra a tradio libertria, que a organizao da vida comum a partir somente da liberdade dos seres no pode seno desaguar na fragmentao dos quadros da vida em comum e engendrar, no fim das contas, o triunfo do forte sobre o fraco. Em razo da ordem que institui, e da justia que permite, a
92

93

94 95

Encontramos a a diferena entre a identidade-ipse, evolutiva, que preciso valorizar, e a identidade-idem, repetitiva, que preciso superar. Ver Parcours de la reconnaissance, p. 170; e a anlise de Fabien LAMOUCHE. Paul Ricoeur et les clairires de la reconnaissance, In: Esprit, julho de 2008, p. 76-95. Paul RICOEUR. Sur la traduction. A traduo uma das modalidades da tolerncia: ela permite, de fato, que as comunidades dialoguem umas com as outras. Ricoeur distingue a tolerncia da indiferena ou do relativismo (Paul RICOEUR. Lectures 1, p. 304). Que os livros santos ajudaram, alis, de modo subterrneo, a fundar. Essa funo universalizante do Estado objeto de elaboraes concretas nos textos de Ricoeur. Como vimos, o Estado deve impor nas escolas uma formao comum suscetvel de elevar os alunos aos valores da modernidade (a igualdade, a liberdade) e se v mesmo solicitado, apesar do dever de hospitalidade que deve a ela, de submeter religio muulmana ao mesmo tratamento dispensara, com Napoleo, s outras comunidades de crenas.

210

Numen: revista de estudos e pesquisa da religio, Juiz de Fora, v. 14, n. 1, p. 185-213

Paul Ricoeur e a Questo Poltica

instituio poltica claramente, em sua soberania, a condio per quam de uma vida social bem sucedida. Horizontalidade? Nosso autor desconfia, no entanto, da tendncia, notvel no jacobinismo, de construir a permanncia coletiva dos homens a partir simplesmente do Estado e da corporao poltica que a ele serve. Nada de justo concebvel, explica Ricoeur, sem a cidadania ativa de um povo opondo ao poder governamental o poder dos valores provenientes das tradies s quais est ligado. Devemos considerar essa frmula que se fundamenta, bem o vemos, numa dupla desconfiana: a respeito do Estado possivelmente tirnico e a respeito da opinio virtualmente incontrolvel como ndice de uma viso pessimista do poltico? No escolheremos esse sentido. Com certeza, Paul Ricoeur confere um lugar demasiadamente central ao encadeamento do mal para aderir ao projeto de uma sociedade imediatamente transparente a ela mesma. Ele no se fixa, entretanto, nessa desesperana pascalina que o faria considerar a arte de conduzir os homens como uma simples trapaa incapaz de desembocar numa cidade feliz. Sua teoria poltica se articula, em parte, ao redor do desgnio negativo de evitar o pior, contando mais ainda com a inteno positiva de trazer existncia uma ordem, sempre frgil decerto, de realizao do si.

Referncias
ABEL, Olivier. Paul Ricoeur. La promesse et la rgle. Paris: Michalon, 2003. BOLTANSKI, Luc & THVENOT, Laurent. De la justification. Les conomies de la grandeur. Paris: Gallimard, 1991. BOUCHINDHOMME, Christian & ROCHLITZ, Rainer. Temps et rcit de Paul Ricoeur en dbat. Paris: Le Cerf, 1990. CHTELET, Olivier; DUHAMEL, Evelyne (org.). Dictionnaire des uvres politiques. Paris: PUF, 2001.

Numen: revista de estudos e pesquisa da religio, Juiz de Fora, v. 14, n. 1, p. 185-213

211

Philippe Portier

DALLONNES, Myriam Revault & AZOUVI, Franois (org.). Paul Ricoeur, Cahiers de lHerne. Paris: Le Seuil, 2004. DONGANI, Jean-Marie & SADOUN, Marc. Quest-ce que la politique ? Paris: Gallimard, 2007. LAMOUCHE, Fabien. Paul Ricoeur et les clairires de la reconnaissance. In: Esprit, julho de 2008, pp. 76-95. MICHEL, Yohann. Paul Ricoeur, Une philosophie de lagir politique. Paris: Le Cerf, 2006. MONGIN, Olivier. Paul Ricoeur. Paris: Le Seuil, 1994. PORTIER, Philippe. Libert et religion dans la pense de Jrgen Habermas. In: Politeia, outono de 2006, pp. 251-267. RENAUT, Alain. Sartre le dernier philosophe. Paris: Grasset, 1993. RICOEUR, Paul. Histoire et vrit. Paris: Le Seuil, 1967, 3 ed. _. Le Juste I. Paris: Le Seuil, 1995. _. Le Juste II. Paris: Le Seuil, 2001. _. Amour et justice. Paris: PUF, 1997. _. Du texte laction, Essais dhermneutique II. Paris: Le Seuil, 1986. _. La critique et la conviction. Paris: Calmann-Lvy, 1995. _. La smantique de laction. Paris: CNRS, 1977. _. Lectures 1, Autour du politique. Paris: Le Seuil, 1991. _. Parcours de la reconnaissance. Paris: Stock, 2004. _. Philosophie de la volont. Finitude et culpabilit. Lhomme faillible. Paris: Aubier, 1960. _. Soi-mme comme un autre. Paris: Le Seuil, 1990 _. Sur la traduction. Paris: Bayard, 2004. _. Le conflit des interprtations. Paris: Le Seuil, 1969. _. Ecole nation, Etat. In Lacit et paix scolaire. Paris: Berger-Levrault, 1957.

212

Numen: revista de estudos e pesquisa da religio, Juiz de Fora, v. 14, n. 1, p. 185-213

Paul Ricoeur e a Questo Poltica

_. Cultures: du deuil la traduction. In: Le Monde, 25 de maio de 2004. VINCENT, Gilbert. La religion de Ricoeur. Paris: Editions de lAtelier, 2008. WALZER, Michal. Sphres de Justice. Paris: Le Seuil, 1997. _. Les deux universalisme. In: Esprit, dezembro de 1992.

Numen: revista de estudos e pesquisa da religio, Juiz de Fora, v. 14, n. 1, p. 185-213

213

S-ar putea să vă placă și