Sunteți pe pagina 1din 3

MICROECONOMIA I

Ano lectivo 2003/2004 Semestre Primavera

Exerccios de Avaliao (Conjunto II)


Diogo Lucena Paulo Gonalves Ana Lacerda Data Limite de Entrega: 25 de Maro de 2004

Exerccio I (12 Valores)


Considere uma economia constituda por dois tipos de consumidores, os Reformados e os Activos. Assuma que cada grupo constitudo por 10 consumidores, e que:

Os reformados tm preferncias que podem ser descritas pela funo de utilidade U(x,y)=y+20lnx e um rendimento de 100 u.m.. Os Activos tm preferncias que podem ser descritas pela funo de utilidade U(x,y)= x1/2y1/2 e um rendimento de 80 u.m..

Assuma que os preos dos bens x e y so iguais a 4 e 1 u.m., respectivamente. a) Determine as funes procura de cada tipo de consumidor e as funes procura da economia. Determine ainda a escolha ptima de cada tipo de consumidor. b) O Estado decidiu criar um imposto ad-valorem de 25% sobre o preo do bem x. Para cada tipo de consumidor, determine o novo cabaz ptimo, e decomponha o efeito total da alterao do preo sobre o consumo do bem x em efeito substituio e efeito rendimento (faa a decomposio Hicks). c) Para cada tipo de consumidor, determine a Variao Compensatria ( Hicks), a Variao Equivalente e a Variao no Excedente do Consumidor que resulta da introduo daquele imposto. d) Na alnea anterior concluiu que, face a um aumento de preos:

Para os reformados, |VC|=|XC|=|VE|; Para os activos, |VC|>|XC|>|VE|.

Como se relacionam estes resultados com o Efeito Rendimento? Qual seria a relao entre aquelas trs medidas de bem-estar se estivssemos na presena de uma diminuio de preos? 1

e) Como alternativa ao imposto referido na alnea b), o estado pondera lanar um imposto sobre o rendimento dos consumidores os dois impostos alternativos devero gerar o mesmo montante de receitas para os cofres do estado. Suponha que o estado pode praticar taxas de imposto diferentes para cada tipo de consumidor, optando por obrigar cada consumidor a pagar o mesmo montante total de imposto que pagaria no caso de se ter introduzido o imposto da alnea b). Nestas condies, determine as taxas de imposto sobre o rendimento para cada tipo de consumidor. Mostre, recorrendo aos resultados da alnea c) que, do ponto de vista social (avaliando apenas o impacto sobre os consumidores e Estado), prefervel criar um imposto sobre o rendimento do que um imposto ad-valorem sobre o bem x? f) Suponha agora que o estado pratica a mesma taxa de imposto para os dois tipos de consumidores. Nestas condies, determine a taxa de imposto sobre o rendimento este imposto e o imposto da alnea b) devero gerar o mesmo montante de receita para os cofres do estado. Diga-nos, recorrendo aos resultados da alnea c), o que acontece ao bem-estar de cada tipo de consumidor, quando se substitui o imposto advalorem sobre o bem x pelo imposto sobre o rendimento. g) Mostre, recorrendo restrio oramental, que possvel definir um imposto ad-valorem aplicado a todos os bens da economia que seja equivalente ao imposto da alnea f). Determine a respectiva taxa de imposto.

Exerccio II (8 Valores)
Este exerccio inspirado em Besanko e Braeutigam, Microeconomics, pag. 208-210 (este livro faz parte da bibliografia da Cadeira). Numa qualquer economia, cada reformado gasta mensalmente 300 euros em alimentao corresponde aquisio de 75 cabazes de alimentos a um preo unitrio de 4 euros. Suponha que foi estimado uma elasticidade procura de alimentos-preo de -0,5 para o grupo dos reformados.

a) Assuma que uma curva de procura com elasticidade constante uma boa aproximao da curva de procura de alimentos por parte dos reformados. Determine esta curva de procura. (Sugesto: Recorra ao mtodo [Back-of-the-envelope calculation] apresentado em Besanko e Braeutigam, Microeconomics, pag. 65-71).

esperada uma taxa de inflao dos produtos alimentares na ordem dos 125% ou seja, o cabaz de produtos alimentares passa a custar 9 euros. Assuma, como simplificao, que todos os outros preos (para alem dos produtos alimentares) no se alteram.

b) Mostre que o cabaz inicial continua a ser admissvel se o rendimento de cada reformado sofrer um acrscimo de 375 euros. Recorrendo curva de procura determinada na alnea a), mostre tambm que a variao no Excedente do Consumidor igual a 300 euros.

Assuma que a nica fonte de rendimento destes consumidores a sua reforma, e que a despesa em alimentao representa (na situao inicial) 60% do rendimento mensal dos reformados ou seja, a reforma mensal igual a 500 euros.

c) Determine a Variao Compensatria ( Hicks), supondo que o Efeito Rendimento nulo (e o Efeito Substituio igual ao Efeito Total)1. Determine a Variao Compensatria ( Hicks), supondo que o Efeito Substituio nulo (e o Efeito Rendimento igual ao Efeito Total)2. (Sugesto: Relacione a Variao Compensatria Hicks com os resultados da alnea anterior) d) As autoridades pretendem aumentar o valor das reformas de tal forma que os reformados no percam bem-estar. Mostre que as reformas devem aumentar num valor que pertence ao intervalo [300,375] em termos percentuais, as reformas devem aumentar entre 60% (i.e. 300/500) e 75% (i.e. 375/500)3. Justifique. e) Utilize o mesmo tipo de raciocnio para voltar a responder alnea b) do Exerccio II do Conjunto de Exerccios de Avaliao anterior. Mostre que a quota que os scios do SCP pagam, aps a diminuio do preo dos bilhetes de 10 para 5 euros, no superior a 167,5 euros e inferior a 160 euros. Em que situaes que a Variao no Excedente do Consumidor uma boa medida da alterao da quota?

o caso, por exemplo, de uma funo de utilidade Quasi-Linear do tipo U=y+f(x) onde x identifica a alimentao. 2 o caso, por exemplo, de uma funo de utilidade associada a bens Substitutos Perfeitos. 3 75% o aumento mdio dos preos ou taxa de inflao do cabaz inicial dos reformados. Ou seja, nos casos em que a resposta a esta alnea nos coloca no interior do intervalo, as reformas devem aumentar menos do que a inflao para que o consumidor mantenha o seu nvel de bem-estar.
1

S-ar putea să vă placă și