Sunteți pe pagina 1din 3

CENTRO EDUCACIONAL - SESI 064 Jardim Rochdale Osasco, ___________de ____________________de 2013.

. Nome: _______________________________________ N _______ / ______ ano/ srie do EM Professor: Claudio Neri Componente curricular / Eixo de trabalho: Biologia Valor de cada questo: 1,0 pontos. Expectativas: Debater e divulgar medidas que podem ser tomadas para reduzir a poluio ambiental. Relacionar a densidade populacional e o crescimento da populao com as implicaes nos sistemas ecolgicos e sociais. Comandos: respostas das questes a escritas a caneta, sem consulta.

Avaliao Escrita Objetiva 1 1. (FGV-SP) Assinale a alternativa errada: a) A gua, alm de poluda por dejetos industriais e esgotos, pode tambm ser poluda pela agricultura. b) A poluio da gua com substncias no biodegradveis pode perturbar todo o equilbrio ecolgico de uma regio. c) A poluio atmosfrica se d no s pela indstria, mas tambm pela circulao de carros e nibus. d) A inverso trmica, que tem ocasionado problemas de sade em reas industriais, ocasionada pela poluio atmosfrica. e) A inverso trmica, que tem ocasionado problemas de sade em reas industriais, agrava a poluio atmosfrica. 2. (FUVEST) A concentrao de gs na atmosfera vem aumentando de modo significativo desde meados do sculo XIX; estima-se que se quadruplicou no ano 2000. Qual dos fatores abaixo o principal responsvel por esse aumento? a) ampliao da rea de terras cultivadas; b) utilizao crescente de combustveis fsseis; c) crescimento demogrfico das populaes humanas; d) maior extrao de alimentos do mar; e) extino de muitas espcies de seres fotossintetizantes. 3. (UFES) A utilizao de pesticidas pelo homem: I - provoca a destruio de numerosas espcies teis ou indiferentes e o empobrecimento dos ecossistemas; II - o nico recurso disponvel para o controle de pragas na agricultura; III - leva ao acmulo de substncias nocivas na cadeira alimentar, que so cada vez mais difceis de eliminar; IV - uma das maneiras de eliminar pragas sem alterar o equilbrio ecolgico, uma vez que os pesticidas atuam diretamente sobre os organismos que se desejam eliminar. Assinale: a) se I e II forem corretas. b) se I e III forem corretas. c) se II e IV forem corretas. d) se I, III e IV forem corretas. e) se I, II e IV forem corretas.

4. Para reduzir o impacto negativo das fontes de poluio sobre o ambiente aqutico, devemos I - evitar a liberao de esgotos sem tratamento nos cursos d'gua. II - incentivar a construo de aterros sanitrios para a deposio de lixo. III - exigir apenas a liberao de lixo biodegradvel nos mananciais de gua. IV - estimular as indstrias a instalarem equipamentos que diminuam o grau de toxicidade de seus efluentes lquidos. Pela anlise das afirmativas, conclui-se que esto corretas a) somente I, II e III b) somente I, II e IV c) somente I, III e IV d) somente II, III e IV e) I, II, III e IV. 5. Nos rios lanada, geralmente, grande quantidade de esgotos, provocando, em alguns casos, a morte de muitos peixes. Assinale a alternativa que melhor explica a mortandade desses animais: a) Aumento da quantidade de oxignio e diminuio na quantidade de bactrias anaerbicas. b) Aumento na quantidade de bactrias aerbicas e conseqente aumento na quantidade de oxignio. c) Diminuio na quantidade de oxignio e aumento na quantidade de bactrias anaerbicas. d) Aumento no nmero de indivduos herbvoros que eliminam grande parte do fitoplncton. e) Diminuio da quantidade de alimento com conseqente mortalidade dos peixes, a longo prazo. 6. No trajeto do rio Tiet, a cidade de So Paulo (A) um ponto de grande despejo de esgoto; em Barra Bonita (B). o despejo no intenso, sendo ainda menos intenso na cidade de Pereira Barreto (C). O grfico que apresenta corretamente a medida do teor de oxignio das guas do Tiet prximas s cidades A, B e C :

7. (Uemg 2010) AMAZNIA COMO SALVAR A FLORESTA? So inmeros os dados que indicam a devastao dos 64 milhes de hectares da Amaznia. S em setembro/2008, 587 Km da floresta sofreram corte ou degradao progressiva. Boa parte da culpa cai sobre os pecuaristas. De um rebanho de 70 milhes de cabeas de gado em territrio brasileiro, 36% esto

na Amaznia, o que faz com que 78% das reas abertas da floresta sejam usadas para pastagem. Trecho Adaptado Revista Galileu /Vestibular 2009. Considerando seus conhecimentos sobre o tema abordado no trecho acima, assinale, a seguir, a alternativa em que NO se apontou uma soluo para os problemas da Amaznia: a) Multiplicao das prticas da agricultura predatria e da pecuria extensiva nas matas. b) Aumento dos incentivos fiscais para prticas sustentveis. c) Controle do manejo da floresta, que corresponde a uma prtica de conservao das matas. d) Expanso dos programas governamentais de combate s queimadas. e) Combate ao crescimento dos pastor em reas de proteo ambiental. 8. (Ufrgs 2010) Considere as seguintes afirmaes sobre o processo de explorao econmica da Amaznia e a questo ambiental. I A derrubada da floresta contribui para o aumento da precipitao na regio amaznica. II A derrubada da floresta contribui para o avano e a consolidao da mata atlntica. III A explorao econmica atual compromete a sustentabilidade da Floresta Amaznica. Quais esto corretas? a) Apenas I. b) Apenas II. c) Apenas III. d) Apenas II e III. e) I, II e III. 9. So conseqncias previsveis advindas do efeito estufa: I - aumento da temperatura do planeta. II - liberao para a atmosfera de toneladas anuais de dixido de carbono. III - elevao do nvel dos mares. (A) Somente I. (B) Somente I e II. (C) Somente I e III. (D) Somente II e III. (E) I, II e III. 10. A incidncia da radiao solar ultravioleta (RUV) na superfcie do nosso planeta filtrada pela camada de oznio existente na atmosfera. Com relao s grandes falhas na camada de oznio observadas em algumas regies do nosso planeta, quais as principais conseqncias da reduo desta regio da atmosfera? (A) Cncer de pele e diarria aguda (B) Problemas de viso e extino de espcies (C) Queimaduras e cncer de pele (D) Extino de espcies e cncer de pele (E) Derretimento das calotas polares e aumento do nvel dos mares "Se voc no est pronto para morrer por ela, coloque a palavra "liberdade" fora do seu vocabulrio". Malcolm X Boa Avaliao!

S-ar putea să vă placă și