Sunteți pe pagina 1din 3

OFICIO DE SO JOS

Matinas ou Laudes Abrirei meus lbios, Senhor, dir a minha boca o vosso louvor. Sede em meu favor, Deus Onipotente, Em me socorrer sede diligente. Glria seja ao Pai, ao Filho e ao Amor tambm, que um s Deus em pessoas trs. Agora e sempre e sem fim. Amm. Hino Da estirpe nobre de Davi, gerado Jos, de Jesus Pai muito amado , da Sagrada Virgem por esposo aceito, para seu amparo foi dos cus eleito. Deus formara o justo Jos, to brilhante, Esposa Virgem todo semelhante outro no se achou melhor preparado, digno de estreitar o Verbo encarnado. Nesse matrimnio tudo virginal. Fiel, maravilhoso nunca teve igual. Jos foi sombra do bom Pai do cu, foi a imagem viva do Filho de Deus. Os Santos Patriarcas altamente honraste, pois o po da vida com amor guardaste, Santo poderoso, os devotos teus, pede ao Cristo amado guie-nos l dos cus. Orao Humildemente vos pedimos, Senhor, nos concedais sermos ajudados pelos merecimentos do purssimo esposo da Virgem vossa Me, para que aquilo que nossas poucas foras no alcanam, nos seja obtido por sua intercesso. Oh, Vs que viveis e reinais com o Pai e o Esprito Santo para sempre. Amm. na alegria unidos e nas amarguras. Aos sinais primeiros do fruto sagrado, invocastes a Deus supremo e turbado: Meu Deus, por ventura, tanto vos agrada para Me do Verbo minha esposa amada? Por ventura do Verbo de Deus, quer nascer em meu teto e humilde filho parecer? No, eu no sou digno, ah, Senhor do cu, que vs habiteis na minha casa. Quem sou eu? Os Santos Patriarcas altamente honraste, pois o po da vida com amor guardaste, Santo poderoso, os devotos teus, pede ao Cristo amado guie-nos l dos cus. Orao Humildemente vos pedimos, Senhor, nos concedais sermos ajudados pelos merecimentos do purssimo esposo da Virgem vossa Me, para que aquilo que nossas poucas foras no alcanam, nos seja obtido por sua intercesso. Oh, Vs que viveis e reinais com o Pai e o Esprito Santo para sempre. Amm. Tera Sede em meu favor, Deus Onipotente, em me socorrer sede diligente. Glria seja ao Pai, ao Filho e ao Amor tambm, que um s Deus em pessoas trs. Agora e sempre e sem fim. Amm. Hino Justo, no criminas a esposa fiel, nem ousas fugir. (Instante cruel) O filho de Deus tem em Nazar quem mais digno seja que o pobre Jos! Para longe irei, onde ocultamente separar-me possa respeitosamente. E o Anjo do Senhor, em tanta agonia, veio anunciar-lhe a grande alegria. Fala o Anjo Santo: Que fazes, Jos? O que nela vs tu do Esprito Santo ! S o testemunho e guarda do pudor, da Virgem bendita a quem tens amor. Os Santos Patriarcas altamente honraste, pois o po da vida com amor guardaste, Santo poderoso, os devotos teus, pede ao Cristo amado guie-nos l dos cus.

Prima Sede em meu favor, Deus Onipotente, em me socorrer sede diligente. Glria seja ao Pai, ao Filho e ao Amor tambm, que um s Deus em pessoas trs. Agora e sempre e sem fim. Amm. Hino Qual rio que se une a outro mais fulgente, tal viveste unido Virgem contente. Eram lrios cndidos vossas almas puras,

Orao Humildemente vos pedimos, Senhor, nos concedais sermos ajudados pelos merecimentos do purssimo esposo da Virgem vossa Me, para que aquilo que nossas poucas foras no alcanam, nos seja obtido por sua intercesso. Oh, Vs que viveis e reinais com o Pai e o Esprito Santo para sempre. Amm. Sexta Sede em meu favor, Deus Onipotente, em me socorrer sede diligente. Glria seja ao Pai, ao Filho e ao Amor tambm, que um s Deus em pessoas trs. Agora e sempre e sem fim. Amm. Hino Tua casa santa, pousa na justia, seu teto se adorna da flor mais castia! A duras jornadas chega a Belm, para onde os Magos de mui longe vm. A num prespio nasce o Deus menino, os teus braos formam seu trono divino, em teu manto envolves o Filho de Deus, resguardas do frio o Rei dos Judeus. Em palhinhas fofas, deitas esse infante, e a teu corao o chegas, amante. Os anjos do cu cantam l na gruta, vendo junto ao bero a Jos de escuta. Os Santos Patriarcas altamente honraste, pois o po da vida com amor guardaste, Santo poderoso, os devotos teus, pede ao Cristo amado guie-nos l dos cus. Orao Humildemente vos pedimos, Senhor, nos concedais sermos ajudados pelos merecimentos do purssimo esposo da Virgem vossa Me, para que aquilo que nossas poucas foras no alcanam, nos seja obtido por sua intercesso. Oh, Vs que viveis e reinais com o Pai e o Esprito Santo para sempre. Amm. Noa Sede em meu favor, Deus Onipotente, em me socorrer sede diligente. Glria seja ao Pai, ao Filho e amor tambm,

que um s Deus em pessoas trs. Agora e sempre e sem fim. Amm. Hino Eis que o mau Herodes, por medo e vingana, milhar de inocente votou matana. Sobre os beros voam guerreiros ladinos, e o sangue derramam de tantos meninos. Era noite alta, e Jos dormia. Quando o acordou luz igual ao dia. Eita, foge logo, diz-lhe o mensageiro: Leva o Filho e a Me para o estrangeiro. Querem envolver nesse morticnio o menino Deus do teu patrocnio. E assim avisado pelo anjo bendito, com Cristo e a Virgem foge para o Egito. Os Santos Patriarcas altamente honraste, pois o po da vida com amor guardaste, Santo poderoso, os devotos teus, pede ao Cristo amado guie-nos l dos cus. Orao Humildemente vos pedimos, Senhor, nos concedais sermos ajudados pelos merecimentos do purssimo esposo da Virgem vossa Me, para que aquilo que nossas poucas foras no alcanam, nos seja obtido por sua intercesso. Oh, Vs que viveis e reinais com o Pai e o Esprito Santo para sempre. Amm. Vsperas Sede em meu favor, Deus Onipotente, em me socorrer sede diligente. Glria seja ao Pai, ao Filho e ao Amor tambm, que um s Deus em pessoas trs. Agora e sempre e sem fim. Amm. Hino Morto o rei tirano, sabendo o sucesso, logo Galilia ests de regresso. Com Jesus menino e a Virgem Sagrada l em Nazar, fixaste morada. E todos diziam, ser Jesus o herdeiro, Filho de Jos, hbil carpinteiro. Nas mos de Jesus ps a plaina, a serra, pois no quis que, em cio, vivesse na terra. E o que construra o orbe setenrio, derramou suores qual um operrio. Fostes assim Jos mestre carpinteiro, dentre os aprendizes Jesus foi o primeiro.

Os Santos Patriarcas altamente honraste, pois o po da vida com amor guardaste, Santo poderoso, os devotos teus, pede ao Cristo amado guie-nos l dos cus. Orao Humildemente vos pedimos, Senhor, nos concedais sermos ajudados pelos merecimentos do purssimo esposo da Virgem vossa Me, para que aquilo que nossas poucas foras no alcanam, nos seja obtido por sua intercesso. Oh, Vs que viveis e reinais com o Pai e o Esprito Santo para sempre. Amm. Completas Converta-nos Deus, nossa salvao, e de ns se afaste sua maldio. Sede em meu favor, Deus Onipotente, em me socorrer sede diligente. Glria seja ao Pai, ao Filho e ao Amor tambm, que um s Deus em pessoas trs. Agora e sempre e sem fim. Amm. Hino Oh, Santo ditoso, que hs merecido por Jesus e a Virgem seres assistido. Guarda teus devotos quando agonizantes, e da eterna glria faz participantes. Deus te fez Patrono da Igreja universal (Catlica), fez-te o mordomo da Casa eternal. Ide a Jos, diz Deus toda hora, e o que ele disser fazei sem demora. s Mestre perfeito, modelo ideal, da Unio com Deus na vida espiritual. Foste varo justo e a ningum iludes, porque possustes todas as virtudes. Os Santos Patriarcas altamente honraste, pois o po da vida com amor guardaste, Santo poderoso, os devotos teus, pede ao Cristo amado guie-nos l dos cus. Orao Humildemente vos pedimos, Senhor, nos concedais sermos ajudados pelos merecimentos do purssimo esposo da Virgem vossa Me, para que aquilo que nossas poucas foras no alcanam, nos seja obtido por sua intercesso. Oh, Vs que viveis e reinais com o Pai e o Esprito Santo para sempre. Amm.

Oferecimento Eis a humanidade prenda que hoje ofertamos; esse ofcio parvo que por ti cantamos. Tu, que o po guardastes para o fraco e o forte, d que a ningum falte na hora da morte.

S-ar putea să vă placă și