Sunteți pe pagina 1din 5

1 ANLISE DE TRABALHO

PONTOS

REFERENTES AO DIREITO COLETIVO DO

1.1 A ineficcia de alguns sindicatos e o papel regulador do Ministrio do Trabalho e Emprego O conceito legal de sindicato extrado do caput do artigo 511 da Consolidao das Leis do Trabalho, assim disposto:
Art. 511. lcita a associao para fins de estudo, defesa e coordenao de seus interesses econmicos ou profissionais de todos os que, como empregadores, agentes ou trabalhadores autnomos, ou profissionais liberais, exeram, respectivamente, a mesma atividade ou profisso ou atividade ou profisses similares ou conexas.

A doutrina, por sua vez, conceitua sindicato como associao permanente, constitudo em forma de pessoa jurdica de direito pblico, cujo papel fundamental representar trabalhadores ou empregadores da categoria determinada, visando defesa dos respectivos interesses coletivos. O sindicato, portanto, a figura central do Direito Coletivo do Trabalho, a que diversas atribuies so imputadas, na busca de melhores condies socioeconmicas para aqueles que figuram em relaes laborais, especialmente ao Trabalhador, tendo em vista o carter protecionista do ramo jus trabalhista. Consoante previso da Constituio da Repblica de 1988, artigo 8, caput, livre a associao profissional ou sindical. Todavia, a criao destes entes sindicais no marcada por uma liberdade desenfreada, de forma que outros dispositivos e princpios devem ser observados. Isso ocorre devido criao de sindicatos que visam menos a defesa dos interesses de seus representados e mais a contribuio efetuada por eles, ou seja, criaes nitidamente impulsionadas pelo interesse econmico. Calha ressaltar o disposto no inciso I do supracitado artigo 8 da CRFB, o qual dotado da seguinte redao:
I. a lei no poder exigir autorizao do Estado para a fundao de sindicato, ressalvado o registro no rgo competente, vedadas ao Poder Pblico a interferncia e a interveno na organizao sindical;

Depreende-se desse dispositivo que a lei poder regular a submisso do sindicato ao registro em rgo competente. Este rgo competente o Ministrio do Trabalho e Emprego. Ao Ministrio do Trabalho e Emprego, portanto, dada a funo reguladora dos sindicatos, impedindo o surgimento de sindicatos ineficazes, cujo interesse predominante o de obteno de lucro por meio das contribuies sindicais obrigatrias, em detrimento de seu carter representativo e auxiliador das classes por ele abrangidas. Por essa razo, assim como o sindicato deve visar a defender os interesses das categorias por ele representadas, o MTE objetiva o mesmo fim, porm, de forma indireta, regulando a criao e a atuao daqueles. Nesse sentido, objetivando impedir a criao de sindicatos fantasmas, entendidos estes como aqueles inativos, de fins escusos, que em nada beneficiam a categoria representada, o MTE constantemente tem estudado novas regras para o racionamento da concesso e registro de sindicatos. A exemplo disso podem ser citadas mudanas em duas diferentes reas, como o reforo das exigncias de documentos que justifiquem a criao de novas entidades e definio mais clara das categorias de atividades profissionais que podem justificar essa criao. 1.2 A apropriao de contribuio sindical dos empregados Acerca da contribuio sindical, alm de constitucionalmente prevista, encontra respaldo legal nos artigos 578 e 579 da CLT, com a seguinte redao:
Art. 578. As contribuies devidas aos Sindicatos pelos que participem das categorias econmicas ou profissionais ou das profisses liberais representadas pelas referidas entidades sero, sob denominao de "contribuio sindical", pagas, recolhidas e aplicadas na forma estabelecida neste Captulo. Art. 579. A contribuio sindical devida por todas aqueles que participarem de uma determinada categoria econmica ou profissional, ou de uma profisso liberal, em favor do Sindicato representativo da mesma categoria ou profisso, ou inexistindo este, na conformidade do disposto no Art. 591.

Essa contribuio, conhecida como imposto sindical de carter compulsrio, tem natureza de tributo e recolhida anualmente, razo de um dia de servio. Conforme os dispositivos acima transcritos, devida por todos os trabalhadores, profissionais liberais e empregadores, em favor do Sindicato representativo da respectiva categoria ou profisso.

O objetivo da cobrana da contribuio em tela custear as atividades dos sindicatos de representao perante autoridades, rgos pblicos, conselhos e comisses, gastos com convnios, parcerias e obteno de outros benefcios em favor da categoria. Isto posto, uma vez recolhida a contribuio sindical de seu devedor, no sendo essa repassada, mas apropriada, incorre o ente responsvel em crime de apropriao indbita, conforme o seguinte aresto:
PENAL. APROPRIAO INDBITA DE CONTRIBUIES SINDICAIS. MATERIALIDADE DELITIVA COMPROVADA. AUTORIA INCONTESTE. INVERSO DESAUTORIZADA DA POSSE E DOLO CONFIGURADOS. SENTENA ABSOLUTRIA REFORMADA. CONDENAO. RECURSO PROVIDO. PRESCRIO DA PRETENSO PUNITIVA NA MODALIDADE RETROATIVA: EXTINO DA PUNIBILIDADE DECLARADA.I Materialidade e autoria do crime de apropriao indbita de contribuies sindicais comprovadas nos fartos elementos de convico constantes dos autos, consubstanciados em indcios, depoimentos contraditrios e prova testemunhal.II Inverso desautorizada da posse e dolo configurados na conduta dos apelados, presidentes de sindicatos, pela falta de recolhimento das contribuies sindicais em estabelecimento bancrios competentes.III - Apelao da Justia Pblica provida, para condenar os apelados s penas de 1 (um) ano e 4 (quatro) meses de recluso e pagamento de 3 (treze) dias-multa, por infringncia ao artigo 168, III do Cdigo Penal.168Cdigo PenalIV - Decretada a extino da punibilidade dos apelados, pela ocorrncia da prescrio da pretenso punitiva, na modalidade retroativa, com base na pena em concreto ora fixada. (43200 SP 97.03.043200-0, Relator: JUIZ SOUZA RIBEIRO, Data de Julgamento: 28/05/2002, Data de Publicao: DJU DATA:22/07/2002 PGINA: 324)

1.3 O direito de greve e os atos praticados pelos manifestantes No que tange ao direito de greve, este constitucionalmente garantido, segundo o disposto no artigo 9 da CRFB/1988:
Art. 9. assegurado o direito de greve, competindo aos trabalhadores decidir sobre a oportunidade de exerc-lo e sobre os interesses que devam por meio dele defender.

A greve , portanto, direito de todo trabalhador, cuja natureza de autotutela, pois direito exercido pelas prprias razes, cabendo ao trabalhador definir os interesses que sero discutidos por meio dela. , ainda, o recurso mais eficaz assegurado ao trabalhador no sentido de obter a equivalncia entre as partes que figuram no Direito Coletivo do Trabalho. Assim como todo direito, ao direito a greve so impostos alguns limites, estes se dividem basicamente e trs vertentes: legitimidade ou no de determinadas condutas associadas greve, regulao legal de atos preparatrios que legitimam o movimento grevista e a restrio ao direito de greve associada a determinadas categorias de trabalho.

Dentre os direitos assegurados aos grevistas encontra-se o emprego de meios pacficos tendentes a persuadir ou aliciar os trabalhadores a aderirem greve, sendo coibida a prtica de atos impulsionados por animus de guerra, violncia e destruio. No que concerne aos atos preparatrios e procedimentos indispensveis, cabe aqui tecer alguns comentrios sobre as condutas praticadas pelos manifestantes. O primeiro requisito para que se possa dar ensejo greve a tentativa de apelo via negocial, somente aps a frustrao desta que se faculta a cessao coletiva do trabalho. Alm disso, no pode o movimento grevista surpreender o empregador, por essa razo que a lei exige o aviso-prvio deste, como garantir a ampla-defesa e o contraditrio de forma anloga via processual. Somente ser considerada lcita a deflagrao da greve se o movimento for aprovado por deliberao da assembleia-geral, devidamente convocada para este fim, devendo, ainda, ser garantida da manuteno de atividades mnimas na empresa, devido ponderao de interesses das partes envolvidas. 1.4 A negociao coletiva (ACT ou CCL) e o papel no sculo XXI A negociao coletiva mtodo de soluo de conflitos coletivos e pacificao social protegido pelo Direito do Trabalho e, inclusive incentivado por este ramo, uma vez que meio eficaz a encerrar a participao direta dos indivduos interessados no conflito e evita a judicializao de eventuais litgios. Dado seu conceito, nota-se que a negociao jurdica tem carter de auto composio, pois as prprias partes envolvidas do soluo ao conflito de interesses verificados, celebrando um acordo com fora de norma coletiva, podendo ser constitudo em ACT (acordo coletivo de trabalho) ou CCT (conveno coletiva de trabalho). O homem, enquanto animal social, deve viver em coletividade para que possa suprir suas necessidades e buscar a evoluo da espcie. Com o passar do tempo, as relaes havidas entre os indivduos tornam-se cada vez mais complexas, formando campos propcios para a instaurao de conflitos. cedio que o Estado detm, hoje, o monoplio da jurisdio, sendo esta funo tpica do Poder Judicirio. Dessa forma, o Estado afasta a aplicao de mtodos primitivos (como a imposio da lei do mais forte), intervindo como ente imparcial em busca da soluo

mais justa para os conflitos que lhe so apresentados, valendo-se do Direito, ao qual cabe a normatizao das relaes sociais. Contudo, com o passar do tempo, devido ao nmero de demandas levadas ao Judicirio, o que se verifica no momento histrico atual, um grande acumulo de processos em trmite, aguardando a prolao de uma deciso judicial para solucionar, dar fim ao conflito apresentado. Devido insuficincia de mo-de-obra para por fim a estes processos, a imagem projetada do Poder Judicirio est maculada pelo vcio da morosidade, de forma que, no raramente, as decises proferidas j no sejam dotadas eficcia, pois impossvel a concretizao da tutela pretendida, devido ao longo decurso do tempo. Neste contexto, no sculo XXI, os mtodos de auto composio dos conflitos, como a negociao coletiva, tm sido muito incentivados, pois alcanam, muitas vezes, a soluo mais justa para as lides. Isto ocorre por duas principais razes, a adequao e a celeridade. A adequao se verifica pelo fato de que, uma vez que a soluo do conflito alcanada pelas prprias partes nele envolvida, elas acordam conforme com suas peculiaridades e possibilidades. A celeridade, por sua vez, notria em casos de negociao coletiva. Isso se d em razo de que as partes que figuram no conflito, e que o decidiram, so as maiores interessadas em sua soluo, alm do que, no possuem milhares de outros litgios para solucionarem. Os mencionados pontos refletem na efetividade da sada encontrada para o conflito, podendo ser colocada em prtica de acordo com as possibilidades dos envolvidos e produzindo efeitos antes do tempo mdio previsto para uma deciso judicial. 2 REFERNCIAS BRASIL. Consolidao das Leis do Trabalho: Decreto-lei no 5.452, de 1 de maio de 1943. So Paulo: Saraiva, 2011. BRASIL. Constituio (1988). Constituio da Repblica Federativa do Brasil. Braslia, DF: Senado, 1988. RESENDE, Ricardo. Direito do Trabalho Esquematizado. 2. ed. So Paulo: Mtodo, 2012.

S-ar putea să vă placă și