Sunteți pe pagina 1din 7

50

Desafios da rela@o museu-escola

DESAFIOS DA RELAAO MUSEU-ESCOLA


Educaqo em museus, alm de complementar o curLiculo formal, exerccio de afetividade e preservao da memria e do patrimnio cuItural
As exposies museolgicas so discursos criados com inteno de comunicar idias, conceitos e informaes ao pliblico visitante, tendo como veiculo especfico os objetos. A ao educativa em museus visa ampliar as possibilidades de aproveitamento pedaggico dos acervos, para que o visitante acentue seu espiito cn'tico em relao a sua realidade e daqueles que esto 3 sua volta. Discutiremos aqui alguns conceitos relacionados i educaso em museus de cincias e os desafios existentes na relao entre museu e escola, destacando o papel do educador de museus e do professor nesta relao. Proporemos tambm a Educao Patrimonial como a rnetodologia mais apropriada para a ao educativa em museus. Museu uma instituio permanente, sem fins lucrativos, que adquire, preserva, documenta, pesquisa e comunica para educaa0 e laser. H diversas maneiras de agrupar os museus. Por exemplo: a) esfera responsvel - pblico, privado; federal, estadual, municipal, universitrio; b) tipo de acervo - antropologia, arte contempornea, ane sacra, biolhgico, histrico; c) reas de

pesquisa - antropologia, arte, arqueologia, herpetologia, sade pblica. A partir dos dois ltimos critrios podemos definir dois grandes conjuntos: museus de arte e museus de cincia. Neste artigo trataremos da educao em museus de cincias.

A partir do final do sculo XIX a misso educativa dos museus foi se ampliando, tomando-se, por vezes, sua razo de ser. Na Europa, a criao de departamentos de educao nos museus viabilizaria a poltica de dar acesso a todas as formas de conhecimento para a populao, forjando o cidado. Essa idia vem no sentido de reforar o nacionalismo e o esprito democrtico, tanto em pases centrais (colonizadore) quanto nos perifricos (colonizados). A educao um meio de formar trabalhadores, eleitores que se identifiquem com a trajetria de sua phtria e atuem no sentido de preservar sua
integridade. Em 1880, o Louvre (Paris) criou seu servio educativo permanente. Entre 19 14 e 19 18 o Victoria & Albert Museum (Lon-

Adriana Mortara Alrneida Educadora do Museu de Aqumlogia e Etnologia

dres) organizou um programa de exerccios artesanais relacionados com as peas do seu acervo para estudantes. A partir de 1920 foram realizadas diversas experincias pedaggicas nos EUA que iriam firmar definitivamente a funo educativa como fundamental para os museus.

52

Desafios da relao museu-escola

Essa foi a concluso de um cuidadoso estudo realizado sobre a aprendizagem de conceitos fsicos (movimento e astronomia) em dois museus de ciencia norte-americanos. Ele indicou que a visita ao museu produz aprendizagem (ognitiva), porm tanto quanto uma aula do mesmo assunto. A diferena est no ganho afedvo, pois a visita h exposio gerou maior interesse dos alunos em aprender mais e foi considerada mais divertida por eles3.

EDUCADORES DE MUSEUS E PROFESSORES: DESAFIOS DA INTEGRAO


Para percebermos os ganhos (sejam afetivos dou cognitivos) de uma visita de escolares ao museu precisamos conhecer como se d esse processo na prtica. Quando nos deparamos com a realidade da visita escolar ao museu, comeamos a visualizar vrias dificuldades para a realizao deste processo educativo. Citaremos a. seguir trs pesquisas, feitas em museus brasileiros, que evidenciaram a distncia entre aquilo que o professor e o educador de museu propem e o que ocorre objetivamente no desenrolar das visitas.

Museu de Astronomia e Cincias afins: Cincias Exatas


Cazelli4 estuda as pro&maes do MAST, Museu de Astronomia e Cincias afins, voltadas para pblico escolar (prirneiro grau}, como o Parque das Cincias ( 1985-89), e percebe que nem sempre aquilo que a instituio prope ocorre na prti3. BORUN. M.op. rir.

ca, muitas vezes porque as expectativas dos alunos e dos professores so diferentes das propostas pela equipe do museu. Os brinquedos montados ao ar livre, que possibilitariam a percepo de leis naturais vividas fisicamente, perderam-se na extrema descontrao dos alunos e/ou no rigor dos professores. Os monitores, que s deveriam intervir quando solicitados pelos alunos, foram transformados em dernonstradoresloperadores de brinquedos, fazendo explicaes sistemticas sobre seu funcionamento e princpios fsicos. Depois de realizar avaliaes com professores e algumas atividades externas ao MAST, elaborou-se um novo projeto museolgico (1990) no qual se incorporava o acervo histrico 5 exposio. Propunha-se o atendimento ao pblico, especialmente escolar; observao do cu e eventos astronmicos; laboratrios didticos de cincia; projeto brincando com a cincia, cursos e seminrios. Para a equipe do MAST era fundamental a preparao da visita em conjunto com o professor. Foi estabelecido o atendimento a professores, quando eram mostrados videos, realizadas discusses e visita a laboratrio, orienaano para preparao dos alunos, alm de definio dos objetivos e roteiros das visitas. Cazelli verificou que poucos professores utilizavam o material cedido pelo MAST para preparar seus alunos.

Durante a visita, o professor geralmente ficava passivo (observando a atuao de monitores) e no buscava estabelecer relaes dos contei(rdns vistos no MAST com aqueles trabalhados em sala de aula.

4. CAZELLI. S . Alfahtizaqo cientifici e os museus interativmq de ci8ntias.

Rio dc laneim. PUC-RJ, 1W2. (Diwenaiin

de M e ~ t m l o ) .

ComunicaGo & Educao, Sao Paulo, 1 1 01: 50 a 56, set./dez, 1 997

53

Nesse caso percebeu-se que, mesmo quando o professor afirma procurar o museu para desenvolver temas trabalhados em sala de aula, e passa por uma orientao prvia, ele no aproveita o ambiente do museu para estabelecer tais relaes com seus alunos.

Museu do Folclore kdison Carneiro: Cincias Humanas


Beatriz Freire discute esse problema da dificuldade de dilogo entre educadores de museus e professores. Ela observou a ao educativa no Museu do Folclore dison Carneiro (MEEC - RJ) que, entre 1982 e 1986. deslocou o alvo de suas atividades do aluno para o professor. Considerando o professor o agente multiplicador, a equipe do MFEC passou a fazer a visita guiada para o professor como preparao prvia. Segundo a responsvel pelo setor, em 199E "...a pstica (visi ta guiada) mostrou-se inadequada, pois multiplicava-se a demanda de professores que queriam 'ser guiados', sem que se realizasse o objetivo maior da orienltao: o de preparar o professor para uma atuao ativa, junto a seus alunos, na ocasio da visita. (....) parecia .... que os professores simplesmente imitavam a visita guiada, reproduzindo-a com seus alunos, at com as mesmas caractersticas de linguagem do tcnico que o havia orientado. No havia multiplicao de informaqes na qualidade que os t6cnicos consideravam desejvel e poss~el''~. Diante desses resultados a equipe do MFEC passou a orientar os professores (antes da visita), atravks de material escrito (guia do museu, bibliografia e folder pata crianas) e disponibilidade para preparar em

conjunto a visita. 0 professor, convidado a visitar sozinho a exposio e depois discutir dvidas com os educadores do MFEC, deveria preparar a visita de seus alunos. Freire observou (de maio a agosto de 1991 ) que nenhum dos professores participantes da orientao previa consultou a bibliografia sugerida na Biblioteca do museu, que muitos nem chegaram a levar seus alunos e que apenas um preparou um roteiro para seus alunos. A preparao dos alunos dada pelos professores era genrica e disciplinadora (corno se comportar no museu). Apesar de os professores afirmarem utilizar o MFEC como cornplementao e enriquecimento dos temas trabalhados em sala de aula, "em nenhuma das visitas observadas houve meno aos contedos estudados na escola, embora nas entrevistas os professores tenham ressaltado essa liga~o"~. Para Freire os educadores de museus ainda no dialogam com os professores. Para tanto seria preciso que o museu mostrasse claramente sua proposta de ao educativa: o que o museu, como se forma o acervo, que tipo de parceria prope 3 escola, entre outras coisas.

Museu do Instituto Butant: Cincias Biolgicas


Para os professores das escolas participantes da nossa pesquisa7, a visita ao Museu do Instituto Butant (MIB) seria uma cemplementao do que foi visto em sala de aula ou um incentivo ao que seria trabalhado, ou apenas oportunidade de enriquecimento cultural e preenchimento de tempo e condio disponvel.

S. FREIRE. Beatri7. M. O encontro museulescola: o que \e diz e o que se faz. Rio de Janeim, PUC-RI. 1992. p.50-51. (Dishertaio de Mesimdo). 6. FREIRE. Beatriz M. op. rir. 7. AI-MEIDA. A. M. A relaqgo do p6blico com o Museu do Instituto ButantZc anlise da exposio "Na naturpza no existem tilws". So Paulo. LCA-'USP. 1995. (Dissertaqode Me~tradnj.

54
Na prtica, os professores no prepararam seus alunos para a visita ou apenas trabalharam alguns aspectos da vida dos animais expostos no MIB, sem se preocupar com as mensagens propostas pela exposio. Durante a visita, os professores tiveram atitude passiva, deixando os alunos livres no passeio. 0 s alunos se dispersaram e apenas alguns acompanhavam os professores que faziam comentrios e respondiam s dvidas dos alunos.

Desafios da relao museu-escola

mais apropriada para a ao educativa em museus por levar em conta os ganhos cognitivos e afetivos da aprendizagem e por partir da especificidade do museu - a cultura material.

Estratgias e mtodos da ao educativa em museus: educao patrimonial


Alguns museus brasileiros vm utilizando a rnetodologia da educao patrimonial em sua ao educativa h mais de dez anos. Essa metodologia, inicialmente aplicada pelo Museu Imperial de Petrpolis, foi sendo adaptada por diversos museus e instituies, entre eles o Museu de Arqueologia e Etnologia da USP (onde atuamos na rea educativa). A Educao Patrimonial definida como o "ensino centrado nos bens culturais, com metodologia que toma estes bens como ponto de parrida para desenvolver a tarefa pedaggica; que considera os bens culturais como fonte primria de ensinovn. A Educao Patrimonial objetiva colocar o museu como " 1 ) parte da vida comunitria; 2) local onde se preserva a memria cultural e 3) local onde se educa permanentemente pela fonte de imagens, idias e testemunhos da capacidade criadora do homem em seu processo evoluti~o..:'~. A proposta de Educao Patrimonial prev a percepolobservao, motivao, memria e emoo. Sem esses elementos fica difcil o envolvimento afetive e o interesse do visitantdusurio, necessrios para que a aprendizagem ocorra. A observao pode ser exercitada atravs de desafios e jogos,

O PAPEL DO EDUCADOR DE MUSEUS


A partir dos problemas apresentados na relao entre professores e museus, gostaramos de colocar qual seria o papel do educador de museu nessa relaqo. A educao em museus visa i preservao do patrimnio cultural e natural, atravs da participao crtica de toda a populao. A ao educativa parte integrante dos processos de comunicao museolgica e deve ser coerente com o discurso expositivo, com as publicaes e outros meios de divulgao do museu. O educador de museu pode utilizar diversas estratgias baseadas em diferentes linhas pedaggicas. Vrias linhas pedaggicas foram desenvolvidas para o universo escolar, como a construtivista, piageciana e montessoriana, entre outras. No nos deteremos nessas linhas pedaggicas pois selecionamos urna proposta educacional baseada na cultura material: a educao patrimonial (heritage education). Consideramos a metodologia da Educao Patrimonial a

8.GRUNBERG, E. Edura@o Patrimonial - Utilim5o dos bens culturais como recursos educacionais. (Apreentada no Encontra de Museus do Mercosul), So Miguel, RS, 1995. 9 .ALENCAR, V. Museu-FAuca@o: se faz caminho ao andar. .. Rio de Janeiro, Faculdade de Educafio da PUC-RJ, 1987. p.3 1. (Dissenao de Mestrado).

Comunicao 81 EducaZio, So Paulo,I 10 1 : 50 a 56,set./dez. 1997

55

aguando principalmente a viso, mas quando possvel tambm os outros sentidos. A motivao pode ser dada pelo estirnuIo h imaginao, no caso de crianas, e por outros estmulos para visitantes mais velhos. A memria fundamental para que se registre a experincia vivida e se estabeleam relaoes com experincias do passado. A emoo permite o envolvimento do educando, principalmente no caso das crianas, criando vnculos afetivos ao processo de aprendizagem. "O nvel de percepo e de motivao ser tanto maior quanto for o apelo i sensibilidade da criana e quanto maior for o grau de seu envolvimento afetivo"". Metodologicamente, a Educao Patrimonial prope trs etapas: identificao do bem cultural (observao e anlise); registro do bem cultural (atividades de registro da identificao) e valorizao e resgate (interpretao e comunicao do observado e registrado). A etapa da identificaqo pode ser feita por exerccios de comparao, memria, queszionamento, utilizando e desenvolvendo os sentidos atravks da observao e an6lise de materiais, dimenses, formas, elementos, cores, texturas, organizao, usos, funes, valores, relaes, espaos, movimentos etc. Na segunda etapa, o registro, so buscadas todas as infonnaqes materiais e simblicas, histricas e culturais a respeito do objeto de estudo, atravs de desenhos, fotografias, pesquisa de campo com pessoas (entrevistas) ou em documentos (arquivos e bibliotecas, jornais etc). Na terceira etapa, valorizao e resgate, " a culminncia da experincia viven-

ciada. Neste momento se faz a interpretao e comunicao de todo o percebido e registrado. 6 nessa etapa que se manifesta a capacidade criativa e se retoma o conhecimento adquirido com um julgamento de valor"". A concretizao dessa etapa pode se dar por meio de exposies, dramatizaqes, elaborao de textos, livros, poesias, jornais e atividades de recreao e lazer. O objetivo final desse processo o desenvolvimento do esprito crtico do participante, essencial para a constituio do cidado".

CONSIDERAESFINAIS
A Educao Parrimonial no resolveu todos os problemas da relao entre museus e escolas. Atravs de atividades propostas previamente para os professores, nas quais eles e seus alunos exercitam sua percepo, e do esclarecimento das etapas e objetivos da ao educativa no museu, estarnos caminhando para uma maior compreenso de nosso trabalho por parte dos professores. Essa maior compreenso resulta, por parte dos alunos, numa visita mais produtiva.

As relaes entre instituies de ensino forma?, como a escola, e de ensino noformal, como os museus, podem ser muito proficuas, caso seus profissionais de educao (professores e educadores de museus) estabeleam canais de comunicayo para troca de programas de ao educativa.
Os educadores dos museus precisam criar formas de orientar os professores para

10. HORTA. M. L. P. Educao patrimonial. Pctrpolis, Rio de Janeiro. 1 9 M . (Mimeo). I I . GRUNSBERG. E. op. rir.. p.14. 12. GRUNRERG, E.op. cir. p. I I .

56

Desafios da relao museu-escola

que eles possam aproveitar ao mximo o potencial pedaggico dos museus. O ideal seria ter programas para os diferentes tipos de grupos de escolares, ou seja, para aqueles que esto estudando temticas apresentadas no museu, para aqueles que esto de passagem, para aqueles que vo iniciar o estudo de temas apresentados na exposio e para aqueles que vm fazer uma pesquisa solicitada pelo professor. Para isso seriam neessrios mais funcionrios, espao e verbas para material. Entretanto, devemos estar atentos para no valorizarmos demais os currculos escolares e os procedimentos da escola, para no escolarizamios os museus. Attaves da aso educativa para escolares, o museu pode cumprir a sua funo de omunicao para "fins de educao e
Resumo: O artigo discute a relao museu/ escola e as questes decorrentes do grau de aproveitamento das informafies do acervo pelos professores e alunos visitantes. Relata experiencias de educadores de museus que desenvolveram projetos de integrao para visitantes de escolas. Prope a rnetodologia da Educao Patrimonial como alternativa mais efetiva para a a5o educativa em museus. Palavras-chave: Museu, escola, ao educativa, Educao Patrimonial

lazer", criar uma relao de simpatia (afetiva) entre o pblico e o museu, alem de levar esses visitantes a estabelecer urna postura de reconhecimento e preservao do patrimnio. Acreditamos que a metodologia mais apropriada para tal ernpreendimento seja aquela proposta pela Educao htrimonial, pois proporciona ao educando uma experincia que pode levar h aprendizagem, com ganhos cognitivos e afetivos, aproveitando a especificidade do
museu.

Agradecimentos
Gostaria de agradecer as sugestes de Maria Helena Pires Martins, Marilia Bottallo e Cludio Aguiar Almeida.
Rbstract: The article discusses the museumlschool relationship and the quetions resulting problem insofar as the actual usage of the information eirtant in the collection by viiting teachers and students. It reports on the experientes of museum educators who developed integration prejects for chool visitors. It propose an Asset Patrimonial Education methodology as a more effective alternative for educational action in mueums.

Keywords: Museum, achool, edwcational action, Asset Patrimonial Education

S-ar putea să vă placă și