Sunteți pe pagina 1din 10

A relevncia de classe no debate da desigualdade Classe social e gnero, interseces.

Juliana Anacleto dos Santos Mestranda em Cincias Sociais PPGCSO/UFJF

Os estudos sobre classes sociais trazem luz, invariavelmente, o desenvolvimento do tema das desigualdades econmicas. So vrias as leituras e entendimentos a cerca do conceito de classe social que se organizam em torno de elementos fundamentais. Faz-se necessrio desenvolver minimamente o debate sobre a atualidade dos estudos sobre as classes. Muitas so as crticas, na academia e fora dela, sobre a importncia da anlise das desigualdades sociais atravs desta perspectiva. H um generalizado entendimento sobre a relevncia deste tema que impe a idia de que as desigualdades caminham na maioria das vezes de forma independente da posio ocupada pelos indivduos em uma dada estrutura de classes. o discurso resposta ao chamado determinismo econmico, que compreende como fator determinante das desigualdades sociais as questes econmicas advindas do posicionamento dos indivduos no processo de produo e no mercado. Neste sentido, necessrio compreender os fatores impulsionantes deste embate terico. Afirmo que as desigualdades sociais so produtos da condio de acesso desproporcional aos recursos, materiais ou simblicos, fruto das divises sociais. E uma das referncias tericas que utilizo para tal definio compreende que no parece ser cientificamente eficiente a anlise da desigualdade a partir de uma nica varivel (classe, raa, sexo...) enquanto uma varivel determinante deste fenmeno. Interessante , analisar de forma concatenada as importantes variveis impulsionantes das desigualdades a fim de estabelecermos um desenvolvimento de sua gnese, levando em considerao o tempo e o espao no qual elas se desenvolvem. No afirmo aqui que as desigualdades advindas da diviso da sociedade em classes sociais explicam tudo, ou quase tudo, relativo a vida social da era moderna. Longe disso. Mas no podemos deixar de afirmar que a sociedade moderna uma sociedade dividida em classes sociais e que as relaes sociais que os indivduos mantm estando posicionado em determinada classe produz um forte impacto nas suas escolhas e nas suas chances de vida. Este trabalho tem como eixo desenvolver e aplicar justamente esse referencial terico em sua construo. Considerar o forte impacto do posicionamento individual na

estrutura de posio de classes e perceber se h ou no reflexos das condies de gnero dentro desta estrutura. Para isso, necessitamos compreender o conceito de classes sociais apresentando algumas leituras e elencando alguns principais elementos chaves de cada uma delas. A partir do sculo XIX o conceito de classe social se identifica com o funcionamento da sociedade. Karl Marx oferece ao conceito de classe o papel explicativo sobre a histria da sociedade. Marx apresentou a construo do conceito de classes no ltimo captulo de O Capital. O fragmento sobre as classes interrompe-se precisamente no ponto em que ele parecia estar prestes a oferecer uma declarao concisa sobre a natureza do conceito. Classe surge teoricamente para o pensador a partir da anlise de um dado modo de produo. Dizemos isto porque Marx s tratar especificamente das classes sociais aps se dedicar ao processo de produo do capital, ao processo de circulao do capital e ao processo de produo capitalista (no primeiro, segundo e terceiro volumes respectivamente).
Os proprietrios de simples fora de trabalho, os proprietrios de capital e os proprietrios de terras, cujas respectivas fontes de renda so o salrio, o lucro e a renda da terra, quer dizer, os operrios assalariados, os capitalistas e os proprietrios de terras formam as trs grandes classes da sociedade moderna baseada no regime capitalista de produo. (MARX apud SANTOS T., 1982)

Assim, o conceito de classes funciona aqui, como uma personificao das categorias econmicas centrais de um dado regime de produo. Este dado regime de produo porm, no estanque, fechado enquanto um modelo. Est associado a outros elementos scio-econmicos e, com efeito, uso Marx para complementar:
na Inglaterra, indiscutivelmente, que se encontra mais desenvolvida e na forma mais clssica a sociedade moderna, em sua estruturao econmica. Contudo, nem aqui se apresenta em toda sua pureza esta diviso da sociedade em classes. Tambm na sociedade inglesa existem fases intermdias e de transio que obscurecem em todas as partes (...) as linhas divisrias. (MARX apud SANTOS T., 1982)

Para Marx, no ser atravs da observao emprica que podemos determinar a existncia das classes sociais, mas sim da investigao terica do modo de produo que a constitui:
A questo que imediatamente se coloca esta: que uma classe? A resposta a esta pergunta decorre da que demos a esta outra: que que transforma os operrios assalariados, os capitalistas e os proprietrios de terras em fatores das trs grandes classes sociais? (MARX apud SANTOS T., 1982)

Esta questo se resolve atravs da anlise do modo de produo. Marx critica a idia de que as classes tm origem nas diferentes formas de renda. Neste momento, encerra-se sua obra, deixando em aberto as conseqncias de seu pensamento e anlise.

Partindo para outra importante leitura sobre classes sociais, Max Weber em sua obra Ensaios de Sociologia, inicia seu entendimento sobre as classes sociais descrevendo a busca do homem pelo poder, ou seja, pela possibilidade de se realizar sua vontade prpria em uma ao, mesmo sendo essa ao contrria a vontade de outros homens. Para o terico o homem pode almejar o poder pelo poder, no somente para enriquecer economicamente. H tambm o desejo pelas chamadas honras sociais, por status, que na verdade podemos entender enquanto um poder simblico muito desejado pelos homens. A forma como o poder econmico e o poder simblico so distribudos entre os membros em uma sociedade chamado por Weber de ordem social, e a diviso da sociedade em classes so fenmenos da distribuio de poder dentro da sociedade. Para Weber (1971) podemos falar de uma classe quando:
1) certo numero de pessoas tem em comum um componente causal especfico em suas oportunidades de vida, e na medida em que 2) esse componente representado exclusivamente pelos interesses econmicos da posse de bens e oportunidades de renda, e 3) representado sob as condies de mercado de produtos ou mercado de trabalho.

Para o autor a situao de classe indica situaes da vida sujeitas a mudanas decorrentes do volume e tipo de poder ou falta deles, de dispor de bens ou habilidades em beneficio de renda de uma determinada ordem econmica. Elemento fundamental da anlise weberiana sobre classes apresentado atravs das chances de vida. A distribuio da propriedade material entre competidores no mercado cria oportunidades especficas de vida, oportunidades essas que excluem os no proprietrios da disputa pelos bens mais almejados, e que favorece os proprietrios dando-lhes monoplio para a aquisio desses bens. So portanto propriedade e falta de propriedade categorias bsicas para Weber de todas as situaes de classe que podem ser diferenciadas pelo tipo de propriedade e pelo tipo de servio ofertado no mercado. Nesse sentido, Weber desenvolve a idia de que o tipo de oportunidade no mercado o momento decisivo para a sorte individual, sendo a situao de classe nesse sentido uma situao de mercado. Vrios so os autores que analisam o conceito de classes tanto em Marx quanto em Weber. Anthony Giddens em A estrutura de classes das sociedades avanadas destaca que a nova sociedade ser diferenciada, em termos da distribuio de recompensas materiais, mas as relaes entre os vrios grupamentos na diviso do trabalho sero essencialmente conciliveis, uma vez que o acesso a posies ocupacionais ser determinado no pelo privilgio social ou econmico herdado mas

pelo talento e capacidade. Amartya Sen (2001) dialoga conosco.

Apresento o

argumento em que o autor afirma que mesmo que as desigualdades baseadas na posse de propriedades sejam completamente eliminadas, podem haver srias desigualdades que surgem de diversidades nos potenciais (abilities) produtivos, nas necessidades e outras variaes pessoais.
As diversidades dentro da categoria classe operria fizeram Marx insistir na necessidade de buscar outras classificaes. Na verdade, diferenas de produtividade constituam somente uma das preocupaes de Marx. Ele tambm concentrou sua ateno na necessidade de considerar diversidades variadas, incluindo diferenas em necessidades (needs), e isso o levou ao bem conhecido slogan de cada um de acordo com sua capacidade (ability), a cada um de acordo com suas necessidades.

J para Jos Alcides Santos (2002), quando falamos em estratificao de classe estamos nos referindo a desigual distribuio dos poderes e direitos sobre os recursos produtivos bsicos de uma sociedade, fator que influencia a vida dos indivduos e a dinmica das instituies Desta forma o posicionamento ocupado na estrutura de classes determina o acesso aos recursos materiais e simblicos influenciando as trajetrias de vida e as experincias tanto no campo do mercado, como no campo do trabalho.
Classes dizem respeito a localizaes estveis e estruturalmente determinadas na esfera das relaes sociais de produo; definem-se em termos de relaes de propriedade, ou seja, dos ativos produtivos controlados, e formam categorias de atores sociais caracterizados pelas relaes de propriedade que geram explorao. De modo geral, pode-se especificar uma srie de tipos de relaes levando-se em conta os recursos produtivos que fornecem a base para a explorao. Classes definem-se em termos de um mapa estrutural de interesses materiais comuns baseados na explorao. Devido aos tipos especficos de ativos que controlam, as pessoas de uma determinada classe enfrentam objetivamente as mesmas amplas estruturas de escolhas e tarefas estratgicas quando procuram melhorar seu bem-estar econmico (...) Interesses de classe comuns significa compartilhar das mesmas estratgias otimizadoras materiais. (SANTOS, 2002)

Para o marxismo clssico o papel da propriedade dos ativos de capital funciona como a chave fundamental da estrutura de classes no capitalismo. O pesquisador Erik Olin Wright em sua formulao neomarxista amplia essa noo somando a ela a vinculao de ativos de qualificao na formao de ocupaes privilegiadas, bem como o exerccio de poder na forma de autoridade na organizao da produo. Para Wright, na leitura de Santos em Estrutura de posies de classe no Brasil, veremos:
As correntes marxista e weberiana compartilham igualmente de certas idias comuns no campo da anlise de classes. Ambas as tradies sustentam uma concepo relacional de classes, destacam o papel de controle dos ativos ou recursos economicamente relevantes e entendem que o poder causal de classe opera ao mesmo em parte atravs do modo como as relaes moldam os interesses materiais dos atores. Entretanto, o enfoque weberiano se assenta em um nexo causal entre a condio de classe e as chances de vida que opera essencialmente atravs das trocas de mercado. A perspectiva marxista defendida por Wright vai alm dessa conexo, acrescenta de forma privilegiada a esfera da produo e alm disso, considera a interao entre a produo e o mercado, o que lhe permite pensar o conflito na

distribuio, na produo e articulao de ambos. na esfera da produo que se coloca o problema da explorao, ou seja, do controle diferenciado sobre o esforo de trabalho. (...) As principais vantagens da estratgia marxista de elaborao do conceito de classe em termos de explorao e dominao, enfatiza Wright, se manifestam na articulao entre as esferas da produo e da troca ao se considerar os poderes e direitos sobre os recursos produtivos que estruturam as relaes de classe, na forte predileo subjacente teoria marxista de que os sistemas de classe conduzem ao conflito social, no entendimento de que as pessoas nas localizaes de classe subordinadas possuem uma forma de poder social que pode ser usada na luta por seus interesses, na percepo de que os sistemas de explorao envolvem sempre um confronto de opes (trade-offs) entre o uso da coero e do consenso como a investigao histrica comparativa dos sistemas de classe. (SANTOS, 2002)

Com efeito, importantes elementos tericos oferecidos pelo trabalho de Wright so os conceitos de opresso econmica e explorao, bem como o entendimento de suas distines. Para o estudioso, a opresso econmica se d quando o bem estar da classe que oprime fato decorrente da privao material de quem oprimido, sendo o ltimo excludo do acesso aos recursos produtivos. A explorao ocorre quando h transferncia de excedente de uma classe para outra, ou seja, o bem estar de quem explora depende da sua capacidade de apropriar-se do trabalho de quem explorado. Assim, quem explora no tem interesse objetivo na privao de quem explorado, havendo neste caso um importante interesse no trabalho e no empenho do explorado. So portanto importantes elementos tericos, pois definem os mecanismos que permitem entender a distribuio do bem estar material, bem como a distribuio do poder econmico. Atravs de Santos (2002) temos acesso a idia sobre as vantagens do conceito de classe centrado na explorao como apresentado por Wright. Para o pesquisador a noo de explorao ganha um significado mais materialista e histrico ao se relacionar propriedade das foras produtivas, e as diferenas entre os tipos de estrutura de classes ficam mais claras. Ainda, a noo de explorao representa um dos mecanismos chave atravs do qual a estrutura de classes explica a luta de classes. Estrutura e tipologia de classe - Atravs do referencial terico de Jos Alcides Figueiredo Santos e Erik Olin Wright, entendemos estrutura de classes como uma estrutura de relaes sociais que constri um sistema de posies ocupadas por pessoas ou famlias e que indica seus interesses. Interessante notar que, as posies ou lugares da estrutura de classe existem independentemente das pessoas que as ocupam, porm estes lugares indicam e determinam os interesses do individuo que vier a ocupar-lo. H de se diferenciar classe de ocupao, ou seja, classes no so agrupamentos de ocupaes. Ocupaes so posies nomeadas enquanto tal atravs das relaes tcnicas

de produo, e classe refere-se a posio atravs das relaes sociais de produo. Com efeito:
A estrutura de classes corresponde a um tipo particular de rede complexa de relaes sociais que determina o acesso aos recursos produtivos bsicos e molda os interesses materiais. Pode ser representada, adequadamente, como uma matriz multidimensional de localizaes determinadas pela distribuio dos ativos geradores de explorao. Essa estrutura de relaes sociais gera uma matriz de interesses baseada na explorao. A sociedade capitalista contempornea assistiu ao desenvolvimento de mltiplas exploraes, isto , diferentes formas de combinao de diferentes mecanismos de explorao. (SANTOS, 2005)

Fato importante para o entendimento de tipologia de classe o que ocorre quando se ocupa uma dada localizao, ou posio da estrutura de classes. Uma srie de eventos e um grande nmero de mecanismos impactam o individuo determinando suas oportunidades, suas escolhas e trajetrias de vida. A noo de localizao dentro das relaes de classe situa os indivduos em relao aos poderes e recursos produtivos que so importantes na estruturao de padres de interao social (SANTOS, 2002). Assim, oportunidades, escolhas e trajetrias de vida dependem das propriedades da estrutura social. A estrutura de classes est relacionada com a organizao das relaes de classe. Relevante apresentar a figura 1, utilizada por Wright enquanto tipologia bsica de classes na sociedade capitalista:

No contrata trabalho
Possui qualificaes escassas

No exerce autoridade
Noespecialista

Relao com autoridade

Relao com qualifica es escassas

FIGURA 1. Tipologia bsica de classes na sociedade capitalista.

Em seu estudo, Santos cumpre o desafio de entender a estrutura social brasileira e captar as especificidades da estrutura de classes no Brasil. Constata que h em nosso pas uma grande heterogeneidade scio-econmica dentro de um tambm grande segmento de auto emprego, evento que ocorre tambm em outros pases ditos em desenvolvimento. Em seu livro Estrutura de posio de classes no Brasil, Santos constri uma classificao scio-econmica para o Brasil apresentando suas categorias e os respectivos critrios operacionais. Interconexes entre classe e gnero - Para o pesquisador americano Erik Olin Wright tanto o feminismo como o marxismo so teorias emancipatrias, pois elas identificam e

buscam entender as especficas formas de opresso que existem no mundo. No caso do feminismo a opresso das mulheres e no caso do marxismo a opresso dos trabalhadores. Fato que ambas as teorias acreditam que essas formas de opresso precisam ser eliminadas, e ainda, ambas as teorias vem o ativo esforo dos grupos oprimidos no ncleo de suas respectivas teorias como uma parte essencial do processo atravs do qual a opresso transformada. Para o autor, os intelectuais que estudam ambas as tradies acreditam que a relevncia em pesquisar estas teorias sociais est em contribuir com algum caminho para a realizao de seus respectivos projetos emancipatrios. necessrio compreender estas iniciais consideraes sobre a teoria feminista e o marxismo para que possamos entender os complexos caminhos em que classe e gnero interagem. Para Wright, salvo raras excees, isso no acontece. Muitas feministas se afastaram da anlise de classes por argumentar que esta anlise, em particular a tradio marxista, vem promovendo a classe um papel mais importante, ou melhor, com dimenso fundamental na estrutura social do que gnero. As crticas tomam corpo e crescem quando entra em cena, enquanto ncleo terico, a clssica idia do materialismo histrico. Aqui, classe, e de forma alguma gnero, o centro da dinmica do processo que oferece histria uma trajetria definida de desenvolvimento. Com efeito, a centralidade de classe na explicao histrica no vincula nenhuma explicao com relao s relaes de gnero na sociedade. Porm h uma tendncia que faz com que as feministas, que se interessam em entender a opresso de gnero e suas condies de transformao, justifiquem uma cuidadosa anlise marxista de classes. Wright destaca que a tarefa central para a reconciliao entre o marxismo e o feminismo est na possibilidade de se explicar as formas especificas de interao entre classe e gnero enquanto causas de um dado processo. Classe pode ser mais importante do que gnero em certos problemas, mas igualmente gnero pode ser mais importante do que classe em outros, ressalta o pesquisador. Avanos na analise de classe de gnero e analise de gnero de classe dependem de estudos que deixem claro essas interaes. O autor assim nos apresenta uma agenda de elementos importantes que devem ser considerados nesta construo terica e na pesquisa emprica, mas alerta que no se constitui em uma teoria de classe e gnero. Vamos a ela: Gnero como uma forma de relao de classe - Wright afirma que os conceitos de classe e gnero so analiticamente distintos, existindo situaes empricas em que

relaes de gnero por elas mesmas so uma forma de relao de classe, podendo a recproca tambm ser verdadeira. Exemplifica esta afirmao citando Engels, em A origem da famlia, da propriedade privada e do Estado: O primeiro antagonismo de classe que aparece na histria coincide com o desenvolvimento do antagonismo entre homem e mulher no casamento monogmico, e a primeira opresso de classe com o sexo feminino pelo sexo masculino. (ENGELS,1978 apud WRIGHT, 2001) Cita ainda, um diferente argumento elaborado por Gerda Lerner para a confluncia de classe e gnero nas civilizaes primitivas. Ela defende que uma das primeiras formas de dominao masculina consistia em os homens efetivamente possuir as mulheres e por esse mrito se apropriavam de excedente do trabalho feminino. Para a autora, o mais importante excedente produzido eram as pessoas, as crianas, que se apresentavam enquanto valioso recurso das primitivas civilizaes agrrias. A capacidade das mulheres em produzir novas foras de trabalho opera como uma forma central nas relaes de propriedade. Relaes de gnero como tendo um impacto causal nas relaes de classe e relaes de classe como tendo um impacto causal nas relaes de gnero - Wright nos explica que certas espcies de posio de classe podem existir somente pelo fato de que especificas formas de relaes de gnero esto presentes e exemplifica este caso atravs dos servios domsticos. Relaes de gnero jogam um papel crucial no trabalho domstico e no servio de cuidado com as crianas. Se as relaes de gnero fossem extremamente mais igualitrias, este tipo de trabalho por sua prpria fora no existiriam. A estrutura de relao de gnero ajuda a explicar porque empregos com caractersticas particulares tm mais oferta do que outros. Por exemplo, ser solteira e no ter filhos so requisitos importantes para o preenchimento das vagas mais ofertadas. Da mesma forma relaes de classe podem gerar um impacto em gnero diz o autor. A demanda por empregos industriais ou empresariais estimula uma rigidez ou fora por parte destes trabalhadores, o que refora uma cultura machista entre os trabalhadores. A competio, a presso demandadas pelas carreiras gerenciais ajudam a reforar um elemento especfico das relaes de gnero na qual donas de casa esto disponveis para gerenciar os assuntos pessoais de seus maridos. Wright nos conta que um dos mais importantes caminhos pelo qual as relaes de classe e as relaes de gnero foram modeladas atravs dos anos est ligado ao problema do salrio familiar. O autor apresenta o argumento de Johanna Brenner e Maria Ramas que basicamente diz o seguinte: o constrangimento material da classe

trabalhadora no sculo dezenove teve grande importncia na construo e no desenvolvimento do formato da famlia trabalhadora e, com efeito, nas relaes de gnero. Por conta da alta mortalidade infantil e da necessidade de altas taxas de fertilidade entre os trabalhadores, houve a necessidade das esposas se manterem em casa e os maridos irem ao trabalho fora de casa. Assim, o salrio familiar se transforma em um poderoso instrumento que fora as mulheres a permanecerem em casa reforando as diferenas de pagamento entre homens e mulheres. Essas diferenas de pagamento entre homens e mulheres fazem com que as famlias orientem suas estratgias econmicas de classe e seus interesses de emprego valorizando o homem enquanto o provedor do lar, marginalizando o trabalho pago feminino. Gnero enquanto mecanismo de classificao dentro das localizaes de classe Para Wright, provavelmente o mais claro aspecto de interconexo entre classe e gnero o caminho pelo qual gnero classifica pessoas dentro das localizaes de classe. Homens e mulheres na fora de trabalho tm muitas diferenas ocupacionais e de distribuio de classe, sendo que algumas pessoas explicam essas diferenas se referindo ao gnero de uma forma ou de outra. Poucos so os cientistas sociais que hoje acreditam que as diferenas biolgicas entre homens e mulheres so a causa primria da segregao ocupacional de sexo mesmo sendo esta idia o senso comum. Na cincia social dois elementos que se unem as relaes de gnero so tidos como centrais nas explicaes de diferenas de gnero na ocupao e nas distribuies de classe. a) processos de socializao de gnero modelam as aspiraes e habilidades ocupacionais de homens e mulheres e deste modo afetam os empregos que eles gostariam de ter. b) varias forma de desigualdade, dominao e discriminao afetam diretamente o acesso de homens e mulheres a vrios empregos, ou indiretamente afetam o acesso aquisio de recursos importantes. Desigualdades na diviso sexual do trabalho no ambiente domstico constrangem as estratgias do mercado de trabalho de muitas mulheres e deste modo os empregos nos quais elas podem efetivamente competir. Desta forma Wright enfatiza que discriminao na admisso em determinadas escolas profissionais faz com que haja dificuldades a mais para mulheres em adquirir as credenciais necessrias para ocupar as melhores localizaes na estrutura de classes. A pesquisa que Wright desenvolveu junto a Janeen Baxter sobre gap de gnero mostrou que a discriminao de gnero em promoes dentro de hierarquias de autoridade afeta diretamente as probabilidades das mulheres se tornarem gerentes. Nestas instncias diz Wright, a distribuio de poder e recursos dentro das relaes de gnero afetam a

probabilidade de homens e mulheres ocupar certas posies dentro localizaes de classe. Gnero como unio mediada pela a localizao de classe - Para Wright as pessoas so unidas estrutura de classes atravs de uma diversidade de relaes outras do que diretamente a localizao nas relaes sociais de produo. Por exemplo, a localizao de classe das crianas derivada das relaes sociais dentro das famlias que envolvem elas classe de seus pais, porm no necessariamente aos seus empregos. Relaes de gnero, explica o autor, constituem um dos caminhos centrais de como unio mediada pela estrutura de classe est organizada, especialmente atravs dos casamentos. Um dos caminhos pelos os quais gnero e classe esto interconectados atravs das relaes de gnero dentro das famlias e das redes de trabalho de parentesco que unem as pessoas a vrias localizaes dentro da estrutura de classe. Essas localizaes de classe mediadas afetam os interesses de gnero tanto dos homens quanto das mulheres, interesses que eles tm pelo mrito de suas localizaes dentro das especificas relaes de gnero dentro de suas vidas, e de seus interesses de classe. Referencias Bibliogrficas ENGELS, Friedrich. A origem da famlia, da propriedade privada e do estado. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira,1978. GIDDENS, Anthony. A teoria de classes de Marx. In: A estrutura de classes na sociedades avanadas. Rio de Janeiro: Zahar, 1975. GURVITCH, Georges. O conceito de classes sociais em Marx e em alguns marxistas. In: As classes sociais. So Paulo: Global Editora, 1982. MARX, Karl. O capital: critica da economia poltica. Livro 3. So Paulo: Bertrand, 1988. SANTOS, Jos Alcides Figueiredo. Classe social e desigualdade de gnero no Brasil. Trabalho apresentado no XXIX Encontro Anual da ANPOCS, GT Gnero na Contemporaneidade, 2005". -----. Estrutura de posies de classes no Brasil: mapeamento, mudanas e efeitos na renda. Captulo I. Belo Horizonte e Rio de Janeiro: Editora UFMG e IUPERJ, 2002. -----. Uma classificao scio econmica para o Brasil. Revista Brasileira de Cincias Sociais, So Paulo, v. 20, n. 58, p. 27-45, 2005. SANTOS, Theotnio. Conceito de classes sociais. Petrpolis: Editora Vozes, 1982. SEN, Amartya. Desigualdade reexaminada. Rio de Janeiro: Editora Record, 2001. WEBER, Max. Classe, estamento, partido. In: Ensaios de sociologia. Rio de Janeiro: Zahar, 1971. WRIGHT, Erik Olin. A conceptual menu for studying the interconnections of class and gender. In: Janen Baster e Mark Western. Reconfigurations of Class and Gender. Stanford: Stanford University Press, 2001.

S-ar putea să vă placă și