Sunteți pe pagina 1din 63

eze eus, r o. D e d a vra a Pala viva de cor a da e h a Con s, ca la e u Deu mbro.

. e com e m a le raas es, s me "Dou g que de v has ora por in vez as m m alegria odas em t empre co s". v s Fl 1 3-4 rezo todos

Com todo carinho para:

De:

Em:

Entre em

Orao

zade profunda e doadora de vida. Seu Filho Jesus nos incorpora vida de Deus, como filhos seus, nos liberta do pecado, nos enche de amor, de alegria, de esperana e nos indica o caminho para o Pai. Seu Esprito nos guia, fortalece e ajuda a compartilhar com outros a grande ddiva do amor de Deus. Tudo isso acontece apenas com nossa aceitao livre e consciente.

eus nos ama infinitamente e nos fala por meio de sua palavra escrita, para nos oferecer uma ami-

Pai bondoso, que me criou sua imagem e semelhana, s vezes me esqueo disso e minha vida perde o sentido. Permita-me sempre sentir-me como seu filho predileto e gozar de seu amor, de seu perdo, de sua justia e de sua paz. Jesus, eu lhe agradeo porque voc me convida a ser seu amigo. Insista em me dar o melhor e me ensine como consegui-lo. Quero responder ao convite que voc me faz, permitindo que guie a minha vida, me livre do pecado e me ajude a viver o reino de Deus. Esprito Santo, abra meu corao ao amor e me impulsione a compartilh-lo; d-me a fortaleza e a sabedoria de que necessito para seguir Jesus. Encha-me de seu fogo motivador e d-me a paz e a alegria que vm de cumprir a vontade de Deus. Amm.

Que a Sagrada Famlia o acompanhe sempre em sua jornada de f, em especial ao refletir e ao rezar com a Sagrada Escritura.

Bblia

catlica do jovem

EDITORA AVE-MARIA

CONSELHO

TINO-AMERIC EPISCOPAL LA
PRESIDNCIA

ANO

do CELAM al Presidente vem de ar C do ta Car catlica do jo Para a Bblia


que o conme de Jesus, no em stirta ca evo esta do jovem, de da eu lhe escr m esta Bblia un co of s pr eu f D e de o er te lavra vivifican Com amor sinc u corao a Pa se em r be ce vida a re ns. de rezar todos os jove vra de Deus, a la e Pa c a vo er a ec nada fraternidade conh rpreendente seu anseio de e su s e eu a a D os ilh de a sede ra marav os sua f, su que sacia a su Viva a aventu vivos e fecund va vi r rte ua ve an g da m a r e vel qu e o reino encontra fonte inesgot nstruir com el com ela e de a s co eu um a D a de im ra o an itu in a Escr z, esse re Deus que o pa de da a vr e de! A Sagrad la or Pa do am seu amor; a a, da justia, esperana e ade e da gra id nt sa da , da a dade e da vi sso tempo. a manusear jamos em no a conhecer e lo lsa ud aj da que tanto dese o ticos ir oa-Nova aro que a B e apoios did lit o ci es t fa es s ra ai e st or qu ilu st es, oios pa todos os As introdu notcia para trios e os ap a en m bo co em s O ta . er itura conv Sagrada Escr o e voc se em seu cora tre ne pe o va r e rezar a Pa ra que, ao le pa o ria eg ra al sua volta. co cia, a e seu o amor, a aud ra sua mente ente. Receba Santo que ab e seus amim o a rit au li p e m Es fa a a es ao Pea m Deus cr cute com su co Es o . c la vo cruz, a ser re a a m or, su com ele su partilhar co m ar co eg rr er lavra do Senh ca qu a to lizar e assim pulo seu, e Jesus Cris pula ou disc e para evange el sc di m e o perdo qu r co se ra a s bo cola o de Jesu perana, que gos o chamad apostolo da es Evangelho. ou do la s to ho s in m ap eprofeta e orrer os ca rc pe a e em nossa qu ns ve tos jo ntude, para qu ove t ju m s convidar mui da vo pa no II, o Pa ardor, por um novo to Joo Paulo al s ea da B ja ca se do ar m c do , di vo o e to para qu Evangeliza Recorde o pe en a m ov ru N in st a in ou um como um nsciente realizemos vens que, co jo use esta Bblia , rida Amrica o os im nt nd ss ta ra A a . pe o es gelh to es express Jesus e s es a levar o Evan dos e novas libertador de undo e poss m or do am z o r lu ta e en da terra de experim te, tm sede . conscientemen amor com eles se me, que o es mpartilhe Maria, nossa co a m o gu pe al a, e qu Palavra seja ica Latin avilhas, e sua spos da Amr ar bi m s o c vo irm s em meu . faa outros jovens Em unio com ra que Deus para muitos esta Bblia pa c ar vo us de ao o e ei m nh acompa c e por eterna para vo fonte de vida o, oa de cora Cristo o aben Seu irmo em Ossa vier Errzunz Francisco Ja o do Chile m, Querido jove
iag bispo de Sant Cardeal Arce

04. outubro de 20 Bogot, 30 de

o de 2004 12 de outubr o de sua Pavem. Por mei or com as jo do lia b B os a u am c tem em m que voc compartilhe se saber que vo ja er se az de pr s de su Je an um gr muito e que z que o ama ulavra, Deus di quais convive. or, sua vida m as gem do Senh profunda. Assa en m a a su pessoas com egria e faz vra de Deus entar uma al ra vos dar vida, e medita a Pala renovar e voc experim pa c m vo vi e .] rm [.. fo s: Con rio Jesu m Cristo mpromisso co alizar o que disse o prp dar, seu co re se ir o, pouc a corao e su sim, pouco a ncia (cf. Jo 10,10). para que seu tar a Palavra d z, un fa ab c vo em e da qu vi o o escu o guie em tudo ser ssuscitado. A rito Santo que e profunda com Cristo re r e sua voz p ce Es es cr ao f os a m ersu ad , nv iz Pedi ria co am eg a se , al um e rar paz abertos a ais de perto nt m m s co ja te su en va es Je vi c te s ir vo en eu m o, Voc segu vra de D clima de ora da, ser Pala s a seu redor. vi oa a ss su de Deus em pe de as o e, ao long rana para fonte de espe stolo entre seus amigos ap u se e ilustraes ter em . , comentrios es os e palavras at us du se tro s, a rezar s in lo pe carinho. Suas conhecer a Palavra de Deu to ui m m co ajud-lo a i preparada Esta edio fo pensando em voc; iro s do vi ol Como foram desenv -la de corao. o com Deus. v no seu dilog e nh pa om com ela e a vi ac s. que o aberto e da Igreja, ra de braos rgem Maria, m o de Jesus, que os espe rica. Pedimos Vi torn de toda a Am do e os jovens em angelizao e o Ev lh a Fi ov N do a me, ela ren i, nome do Pa deroso para po em e to o en m en ru eus o ab r um inst a Escritura, D Esta Bblia se citar a Sagrad er ex e tir fle Que, ao re Esprito Santo. Jesus, te em Cristo Afetuosamen evilla, S.J. Carlos A. S ngton m, Querido jove laire, D.D. Stephen E. B ia
kton, Califrn Bispo de Stoc lesistica Permisso Ec da Outorgador

kima, Washi Bispo de Ya e Vida Instituto F do Presidente

Jesus,

Voc

e a

Bblia do Jovem

esde os fins do sculo XX, o Papa Joo Paulo II insistentemente pediu que realizemos uma Nova Evangelizao no Continente Americano, e que trabalhemos unidos nos pases da Amrica. No ano 2000 publicou-se nos Estados Unidos The Catholic Youth Bible para a juventude de lngua inglesa. Mais tarde o Instituto Fe y Vida publicou uma verso dessa Bblia em espanhol. Em esprito de unidade, agora colocamos a verso em portugus nas mos do povo jovem de lngua portuguesa, para ajud-lo a saciar sua grande sede de Deus e para que lhe sirva como instrumento evangelizador. Com a leitura da Palavra de Deus voc aprofundar o conhecimento a respeito do amor de Deus por voc e por toda a humanidade e verificar que Deus conta com voc, para anunciar a Boa-Nova da sua mensagem que se realiza plenamente em Jesus Cristo.

Jesus o espera com os braos abertos para o acompanhar medida que se familiariza com
a Palavra de Deus, de modo que ele lhe entregue seu amor e voc possa assim dar sentido sua vida, enfrentando com esperana os desafios do caminho e transformando suas angstias em paz. Jesus viveu e morreu para lhe dar vida nova: ele dedicou toda a sua vida a fazer presente o reino de Deus nos coraes das pessoas, em suas relaes interpessoais e em suas instituies sociais, promoveu o amor, a justia e a paz.

Jesus a revelao plena de Deus: nele se cumpriram as profecias do Antigo Testamento, estabeleceu-se a Nova Aliana com Deus e toda a criao dar glria a Deus no final dos tempos. Jesus formou uma comunidade de discpulos e apstolos: recomendou-lhes que continuassem sua misso, fazendo o mesmo que ele fez: proclamando o amor de Deus com o testemunho de sua vida inteira, seus ensinamentos e suas aes misericordiosas, sobretudo com os mais pobres e vulnerveis. Jesus o escolheu para que leve seu amor a outros jovens: Jesus ressuscitado caminha para outros jovens com seus ps, os ama com seu corao, lhes fala por sua boca, os atende com suas mos... Continua sua misso hoje em dia atravs de jovens que se deixam amar para transmitir seu amor aos outros.

Escritura, a d a r g a S a eio d sus por m Ele lhe d e u q a r a Conhea Je p que seu amor, s jovens o r abra-se a t u o a e o lev or! nova vida e r libertad o m a u e s r anseiam po editorial
Equipe

10

Bblia do jovem

Seja BEM-VINDA

A BBLIA DO JOVEM DEDICADA ESPECIALMENTE A VOC A Bblia do jovem foi preparada com todo o carinho para que a Palavra de Deus chegue a seu corao e renove, completa e profundamente, sua vida desde o mais ntimo do seu ser. A Palavra de Deus para todos: para os que tm pouca f, para os que esto cheios de dvidas, para os que buscam como seguir fielmente a Jesus e para aqueles a quem Deus pediu ajuda para pastorear sua Igreja. A BBLIA DO JOVEM: traz o amor salvador de Deus para sua vida; abre seu corao ao amor, justia e paz de Deus; dirige sua vida com os valores do Evangelho; coloca a Palavra de Deus ao seu alcance; aplica a Boa-Nova cultura juvenil. A BBLIA DO JOVEM ajuda voc a: experimentar a bondade e a misericrdia de Deus ao rezar com a Sagrada Escritura; obter uma resposta crist sua busca da verdade; adquirir os fundamentos para dar um sentido cristo sua vida; escutar o chamado de Deus para colaborar na obra redentora de Jesus; fortificar sua identidade catlica ao relacionar suas crenas e prticas religiosas com a Bblia. A BBLIA DO JOVEM oferece: um critrio de vida e um caminho para Deus; um encontro com Jesus, porque a ignorncia da Sagrada Escritura ignorncia de Cristo (So Jernimo); um instrumento para compreender a mensagem da Bblia e relacion-la com sua vida diria; um meio excepcional para compartilhar o Evangelho com seus amigos; um guia de interpretao bblica segundo o Magistrio da Igreja Catlica.

11

Contedo
Caderno inicial
Smbolo e acolhida Comentrios para conhecer, rezar e viver a Palavra de Deus Comentrios para fortalecer a identidade catlica Apoios didticos e pastorais ndices 11 14 16 18 21 Guia para manusear a Bblia Livros e abreviaturas bblicas Por que uma Bblia do jovem? Desenvolvimento e caractersticas da Bblia do jovem Perguntas e respostas sobre a Bblia Como estudar e compreender a Bblia Como rezar com a Palavra de Deus 22 23 25 26 30 35 37

Antigo Testamento
O mundo do Antigo Testamento 45

Pentateuco
Introduo Gnesis xodo 61 63 121 Levtico Nmeros Deuteronmio 171 203 243

Livros histricos
Introduo Josu Juzes Rute 1Samuel 2Samuel 1Reis 2Reis 1Crnicas 283 285 311 339 345 379 407 439 469 2Crnicas Esdras Neemias Tobias Judite Ester 1Macabeus 2Macabeus 496 531 544 561 577 595 611 644

Livros profticos Livros poticos e sapienciais


Introduo J Salmos Provrbios 670 673 711 811 Eclesiastes 845 Cntico dos Cnticos 859 Sabedoria 869 Eclesistico 895

12

Livros profticos Livros poticos / Sapienciais


Introduo 964 Introduo Isaas 967 Salmos Jeremias 1041 Lamentaes 1111 Baruc 1123 Livros sapienciais Ezequiel 1135 Introduo Daniel 1193 J Oseias 1219 JoelProvrbios 1233 Ams 1239 Abdias 1251 Cntico dos Cnticos Jonas 1255 Lamentaes Miqueias 1261 Naum 1269 Habacuc 1275 Sofonias 1281 Eclesiastes Ageu 1287 Sabedoria Zacarias 1291 Malaquias 1305 Eclesistico

Novo Testamento

O mundo do Novo Testamento

1313 Lucas 1425 Joo 1479 Atos dos Apstolos 1527

Evangelhos e Atos dos Apstolos


Introduo Mateus Marcos 1331 1333 1387

Cartas e Apocalipse
Introduo Romanos 1Corntios 2Corntios Glatas Efsios Filipenses Colossenses 1Tessalonicenses 2Tessalonicenses 1Timteo 2Timteo 1585 1587 1613 1637 1655 1667 1679 1687 1695 1703 1709 1717 Tito Filmon Hebreus Tiago 1Pedro 2Pedro 1Joo 2Joo 3Joo Judas Apocalipse 1721 1725 1729 1747 1755 1763 1769 1776 1777 1779 1783

Caderno final
ndices

Vocabulrio bblico

1811 1863 1866 1881 1883 1889 1897 1902 1904 Perspectiva catlica 1885 Bases bblicas dos sacramentos 1886 Smbolos bblicos 1887 Mapas e esquemas 1888 Minha histria pessoal e comunitria uma histria de salvao 1914 Livros e abreviaturas bblicas 1920

Atos e ensinamentos principais Comentrios para a f e para a vida Oraes bblicas Personagens Notas bibliogrficas Lecionrio Planos temticos de leitura Quadro cronolgico

13

Comentrios

Palavra de rezar para conhecer, e viver a

Deus

Bblia do jovem traz vrios tipos de apoio que o ajudaro a ler, compreender e compartilhar a Palavra de Deus. Alguns se referem mensagem da Bblia e esto reunidos nesta seo. Outros mostram a tradio bblica catlica (ver p. 16), e vrios so de natureza pedaggica. Ver a seo intitulada Apoios didticos e pastorais (p. 18).

Como ler, conhecer e tornar viva a Palavra de Deus

Este captulo oferece dados que ajudam a aproximar-se da Palavra de Deus de modo que seja possvel compreender sua mensagem, interioriz-la e aplic-la vida. Apresenta trs sees:

Perguntas e respostas sobre a Bblia. Responde a dez perguntas comuns sobre em que
consiste a Bblia, como se formou e como devemos interpret-la (p. 30).

Como estudar e compreender a Bblia. Oferece sete passagens ou aspectos que se


deve considerar para interpretar de maneira correta um texto bblico (p. 35).

Como rezar com a Palavra de Deus. Apresenta dois mtodos de orao com a Bblia: o primeiro centraliza-se na orao individual; o segundo ajuda a rezar e a refletir com a Palavra em comunidade (p. 37).

INTRODUES

As introdues desta Bblia ocupam mais de cem pginas. Por meio delas possvel ter uma viso geral dos principais resultados da investigao bblica em uma linguagem acessvel aos jovens. A leitura seguida de todas essas introdues equivale leitura de um livro de introduo Bblia.

O mundo do Antigo e do Novo Testamento. Essas introdues oferecem uma viso panormica de ambos os testamentos do ponto de vista histrico, literrio e teolgico (p. 45 e p. 1313). Introdues s sees da Bblia. Cada uma das seis sees em que est organizada esta Bblia Pentateuco, Histricos, Sapienciais e Poticos, Profticos, Evangelhos e Atos, Cartas e Apocalipse tem uma introduo com dados-chave sobre a formao e caractersticas de seus livros. Apresentao dos livros. Cada um dos 73 livros da Bblia tem uma apresentao que oferece as chaves histricas, literrias e teolgicas para facilitar a compreenso de cada livro em particular.

Comentrios bblicos
A Bblia do jovem contm mais de 850 comentrios inseridos ao longo do texto bblico. A localizao e o enfoque de cada comentrio pretendem oferecer aos jovens a oportunidade de compreender e viver os aspectos essenciais da mensagem da salvao, contida na Sagrada Escritura, e de entender a riqueza e as contribuies prprias de cada livro. Os oito tipos de comentrios tm uma finalidade particular.

14

VIVA A PALAVRA
Ajudam a aplicar a mensagem bblica vida cotidiana, de modo que a Palavra de Deus se encarne tanto nas situaes vivenciadas no presente como nas que sero enfrentadas no futuro.

ENTRE EM ORAO
Ensinam a rezar com a Palavra de Deus; servem de guia para a orao pessoal e comunitria e mostram as bases bblicas da orao e da vida sacramental na Igreja Catlica.

SABIA QUE...?
Apresentam o marco de referncia que os especialistas bblicos (exegetas) oferecem para compreender a cultura, as tradies e a linguagem da poca bblica, ou a interpretao que a Igreja Catlica d a certas passagens.

REFLITA
Provocam reflexes sobre passagens bblicas que tm uma mensagem clara e desafiadora para a vida crist de todo jovem. APRESENTAMOS A VOC... Oferecem uma breve introduo sobre a vida e as contribuies dos personagens bblicos principais.

TEXTOS EM REALCE
Destacam a mensagem de vida que os diversos livros do, assinalando textos importantes que falam por si mesmos.

15

Comentrios

a identidade para fortalecer

Catlica

PERSPECTIVA CATLICA
Mostram as razes bblicas de muitas crenas e prticas importantes da Igreja Catlica e assinalam o lugar da Sagrada Escritura na liturgia catlica.

COMPREENDA OS SMBOLOS
Do a conhecer os principais smbolos bblicos de uso comum na arte e nos rituais catlicos mediante a combinao da ilustrao do smbolo e de uma breve explicao do mesmo.

Tradio catlica
PERSPECTIVA CATLICA
A paz de Cristo na missa
Jesus se despede de seus apstolos deixando-lhes sua paz. uma paz profunda e plena, que, ao ser fruto do maior amor possvel, ativa, enrgica, constante e slida; no uma tranquilidade passiva. Na missa, depois da orao do Pai-Nosso, ao compartilhar a paz de Jesus, desejamos mutuamente que o amor de Deus nos encha, para prosseguir na vida crist sem nos inquietar nem ter medo. Com essa paz de Jesus, ns cristos podemos manter a equanimidade e a felicidade em meio dor, perseguio, guerra, s doenas e morte, e somos capazes de viver com dignidade e esperana, inclusive situaes extremamente difceis. Quando na missa chegar o momento de dar a paz, receba-a com o corao aberto e entregue-a aos que o rodeiam, feliz por compartilhar esse dom de Jesus. Ao sair da missa, recorde que uma paz ativa, que se constri com seu esforo; d voc a paz e a construa entre sua famlia, suas amizades e seus companheiros..., trate a todos com amor, bondade e de maneira justa. Jo 14,27

Gn 3 15

Compreenda os
A Imaculada

Smbolos

A imagem da Imaculada smbolo do triunfo de Deus sobre o mal. Deus prometeu no paraso que uma mulher humilharia a serpente ao dar luz seu Filho. Maria essa mulher, a nova Eva, livre do pecado original desde antes de sua concepo, graas obra redentora de seu Filho Jesus, que nos liberta do mal e da morte eterna.

Mt 8 26

Compreenda os
A barca

Smbolos

A barca, com seu mastro como cruz, smbolo da Igreja que nos une na f e nos oferece segurana na travessia da vida. Quando ventos fortes a fazem adernar ou ondas perigosas a aoitam, Jesus a guia e a sustenta. A barca, sem as chaves de Pedro, simboliza o ecumenismo das Igrejas que compartilham a f em Jesus, filho de Deus.

16

Unidade na diversidade
AFRO-AMERICANO LATINO-AMERICANO
Muitas vezes na histria, o Senhor todo-poderoso se serviu de uma mulher (Jt 16,5). Junto com umas poucas mulheres clebres por suas aes em favor de sua ptria, milhares de mulheres latino-americanas foram protagonistas annimas da transformao de seus povos. A maioria, mais que reclamar seus direitos individuais e ambicionar o poder, trabalhou para que todas as pessoas pudessem se desenvolver segundo sua capacidade, suas habilidades e seus interesses. Nas comunidades de f, as mulheres contribuem com seu esprito crtico, sua disposio ao servio, seu entusiasmo e sua generosidade. Quando desempenham papel de lder, favorecem o esprito de grupo, promovem uma liderana compartilhada, consideram todos os aspectos da vida e atendem aos detalhes da vida familiar e local. Sem suas contribuies se perderiam riquezas que s o gnio da mulher pode oferecer vida da Igreja e da sociedade. No reconhec-lo seria uma injustia histrica, especialmente na Amrica, levando-se em considerao a contribuio das mulheres ao desenvolvimento material e cultural do continente, como tambm transmisso e conservao da f. Jt 16,1-26
Como admiramos a arquitetura das pirmides do Egito! Foram necessrias centenas de anos para constru-las e faz sculos que esto em p. Algumas pedras pesam duas toneladas, e todas foram lavradas e alinhadas sem cimento. Os arquitetos, cientistas, matemticos e engenheiros ainda no tm ideia de como foram feitas. As pirmides so um exemplo do princpio ujima (ver O sistema de valores Kwanzaa, Es 6,19-22), que significa colaborao e responsabilidade no trabalho. Os que as iniciaram sabiam que no as veriam terminadas, porm continuaram trabalhando com empenho. Hoje em dia necessitamos de jovens que trabalhem unidos para forjar uma nova sociedade. Talvez se requeira o esforo de mais de uma gerao. Martin Luther King Jr. nos disse: Estive no cimo da montanha e vi a terra prometida, talvez no me toque entrar, mas saibam que todos, como povo, entraremos na terra prometida. Sabia que no veria sua gente libertada do preconceito e da discriminao; no obstante, trabalhou toda a sua vida unido a outros para alcanar este objetivo. O Deuteronmio recorda aos israelitas que para dar prosperidade sua nao deviam trabalhar unidos e solidariamente. Se seguirmos esta mensagem, teremos sucesso como indivduos e como povo. Dt 8,11-18

O princpio de ujima = colaborao no trabalho

Mulheres annimas da Amrica Latina

Incas, maias e astecas


O ser humano, sempre que pensa sobre suas origens, chega a concluses parecidas. O cdice chimalpopoca, que documenta a histria asteca ou nauhutl uma cultura indgena muito antiga do Mxico , expressa que seus antepassados acreditavam que Deus nos fez da terra e que, para ter vida, era preciso ter energia prpria. Por isso, quando lhes perguntaram qual sua origem e de onde vinham, responderam: Viemos de onde sai o sol. Passamos por cima da gua. E, diante da pergunta sobre quem foram seus primeiros pais, declararam: Nossa me primeira se chamou Ochomoco sobre-a-qual-caminhamos, e nosso primeiro pai teve como nome Cipactnal, isto , energia que-nos-rodeia. Observe a semelhana com os relatos do Gnesis: h luz e gua; Deus cria a terra; h um primeiro homem e uma primeira mulher; a vida energia, poder. A diferena est em que a Bblia revela que Deus criou tudo e foi ele quem nos deu a vida e o poder para procriar e trabalhar. Gn 5,1-2

O sopro da vida

Comentrios culturais
A Palavra de Deus universal; est destinada ao mundo todo e depende de cada povo assumir os valores do Evangelho para que orientem os princpios, interesses e tradies que dirigem sua vida. Ao longo do tempo, diferentes culturas em nosso continente americano viveram a mensagem da Bblia de diversas maneiras. Neste sculo XXI, marcado por migraes numerosas e um processo irreversvel de globalizao, vital abrir-se maneira particular como diferentes culturas deram vida Palavra de Deus. Por isso, a Bblia do jovem apresenta comentrios escritos no mbito de oito tradies culturais: 1) Incas, maias e astecas; 2) indgenas; 3) latino-americana; 4) estadunidense; 5) canadense; 6) latinos nos EUA; 7) afro-americana; e 8) asiticos na Amrica.

As finalidades destes comentrios so:


Valorizar diferentes perspectivas culturais sobre a Bblia e enriquecer, desta forma, nossa espiritualidade catlica. Compreender como um povo encarna o Evangelho em sua cultura (inculturao) por meio de sua espiritualidade e tradies populares. Oferecer testemunhos de santos de diferentes pases da Amrica como modelos de vida crist ao alcance da juventude latino-americana.

17

Apoios

didticos e pastorais

Passagens paralelas e relacionadas


As passagens paralelas e referncias a outros textos bblicos com mensagens relacionadas esto indicadas imediatamente depois dos subttulos temticos da Bblia.

Vocabulrio bblico
O vocabulrio bblico contm mais de 200 termos que ajudam a compreender a Bblia e complementam ou sintetizam informaes sobre alguns temas comuns ao catolicismo, mas nem sempre de fcil compreenso.

Lecionrio
O lecionrio uma seleo de passagens bblicas ordenada de maneira especial para nutrir e celebrar nossa f ao longo do ano litrgico. A Bblia do jovem apresenta o lecionrio dominical para todo o ano, com seus trs ciclos litrgicos. O desenho a cores do lecionrio ajuda a compreender o ciclo anual com os seus cinco tempos litrgicos: Advento, Natal, Quaresma, Pscoa e Tempo Comum. O calendrio litrgico permite situar os ciclos segundo o ano e identificar os tempos litrgicos e as festas mveis. Ver a explicao do lecionrio na leitura litrgica dominical (p. 41), no lecionrio (p. 1897) e no calendrio litrgico 2005-2025, (p. 1901).

Planos temticos de leitura bblica


Os planos temticos de leitura bblica tm por objetivo guiar o estudo ou a reflexo bblica para que o leitor possa adquirir uma viso geral sobre temas importantes na Sagrada Escritura (p. 1902). Esses planos temticos podem servir para a leitura diria pessoal ou ser adotados por um grupo ou comunidade juvenil como base de suas reunies semanais.

18

Os sete planos de leitura que se apresentam so: Um percurso pela Bblia: trinta leituras para compreender o amor libertador de Deus e conhecer em grandes traos a histria da salvao em ordem cronolgica.

Imagens de Deus: quatorze leituras para se relacionar melhor com Deus e saber como Ele vai se revelando ao longo da histria. O chamado de Deus: a misso de Jesus. Predileo de Deus pelos pobres e vulnerveis: quatorze leituras para ver a vontade de Deus para a sociedade e revisar nossas atitudes e aes. quatorze leituras para escutar o chamado de Deus a dife-

rentes pessoas a fim de que reflitam sobre o prprio chamado a servi-lo e continuar

O pecado e a justia salvadora de Deus: quatorze leituras para refletir sobre o amor misericordioso de Deus que nos salva do pecado e nos d uma vida nova.

O sentido do sofrimento: tm valor redentor.

quatorze leituras para ver a crescente conscincia de

que Deus nos acompanha em nossos sofrimentos e que, unidos aos de Jesus, eles

As mulheres na Bblia: quatorze leituras para ver que Deus trata as mulheres com a mesma dignidade que ao homem, inclusive em uma sociedade patriarcal como a do povo de Israel.

Apoios didticos
Alm dos apoios diretos pastoral bblica, a Bblia do jovem traz uma srie de apoios didticos que facilitam o manuseio da Bblia: quadro cronolgico, mapas, ilustraes, esquemas e ndices.

19

Quadro cronolgico
O quadro cronolgico que se encontra no final da Bblia foi organizado com a finalidade de ajudar a visualizao das principais etapas da histria da salvao atravs dos sculos. Tambm indica em quais livros da Bblia esto narrados os fatos mencionados e a atividade literria em cada poca, dando assim uma viso completa do desenvolvimento da Bblia (p. 1904). Esse quadro cronolgico est situado no contexto da formao do universo e do aparecimento dos avanos mais significativos da civilizao humana. Essa referncia ajudar a compreender a revelao paulatina de Deus ao povo de Israel e o processo de reflexo teolgica do povo sobre a criao do universo e sobre a origem e a natureza do ser humano. Alm disso, assinalam-se os acontecimentos sucedidos nos territrios bblicos que tiveram um impacto especial na histria da salvao. Os dados sobre as grandes culturas da sia e do continente americano situam a histria da salvao no processo evolutivo da humanidade. A revelao de Deus sempre se mostra no acontecer da histria. A histria da salvao continua aqui e agora... e chegar sua plenitude no final dos tempos.

Mapas
A Bblia do jovem apresenta mapas e esquemas que ajudam a identificar os lugares onde aconteceram os fatos mais relevantes relatados na Sagrada Escritura. Os mapas, inseridos nos captulos sobre o mundo do Antigo e do Novo Testamento e nas apresentaes dos livros, podem se facilmente consultados. Ver ndice de mapas (p. 1888).

Ilustraes e esquemas
As ilustraes de cada livro da Bblia foram introduzidas para que o leitor possa captar por meio delas a mensagem central do livro em estudo. Por isso, esto todas intituladas e tm a citao bblica a que se referem. Os esquemas tm como finalidade ajudar a compreender aspectos da histria da salvao difceis de serem entendidos devido sua complexidade (tbua dos reis e profetas), ao vocabulrio confuso (tribos de Israel) ou s tradies e fatos desconhecidos (templo de Jerusalm).

20

ndices

Bblia do jovem tem oito ndices que ajudam a penetrar na mensagem da Bblia e a aproveitar ao mximo os comentrios para a pastoral bblica.

Atos e ensinamentos principais. Apresentao de histrias do Antigo e Novo Testamento, ensinamentos, parbolas e milagres de Jesus (ver p. 1863).

Comentrios para a f e a vida. Apresentao de aspectos


importantes da f que iluminam situaes significativas da vida do jovem (ver p. 1866).

Oraes bblicas. Apresentao de oraes litrgicas e


outros para diversas ocasies; alm dos principais salmos segundo seu gnero literrio (ver p. 1881).

Personagens. Aqui so apresentados personagens importantes na histria da salvao (ver p. 1883).

Perspectiva catlica. Este ndice apresenta ensinamentos


do Magistrio sobre certos textos bblicos e tradies prprias da Igreja Catlica (ver p. 1885).

Bases bblicas dos sacramentos. Apresentao de passagens bblicas que fundamentam a teologia e os rituais dos sete sacramentos na Igreja Catlica (ver p. 1886).

Smbolos bblicos. Aqui, surgem os smbolos bblicos que


nossa Igreja emprega para comunicar a Palavra de Deus de maneira visual, ilustrados e comentados (ver p. 1887).

Mapas e esquemas. Apresentao de mapas, quadros sinticos e esquemas includos nesta Bblia (ver p. 1888).

21

Guia

a para manusear

Bblia

o citar-se um texto da Bblia, indica-se de forma abreviada o nome do livro (ver lista de abreviaturas na pgina seguinte) e os nmeros dos captulos e dos versculos (estes, separados por hfen) para indicar onde comea e termina a citao. Exemplo:

Gn 12,8-12
Quando so citados captulos inteiros, no aparecem os versculos. Exemplo:

Mt 57 = Mateus, captulos do 5 ao 7.
Quando a citao do mesmo livro, no se repete seu nome. Exemplo:

Mt 5,43-48; 7,12-18 = Mateus, captulo 5, versculos 43 ao 48, e Mateus, captulo 7, versculos 12 ao 18.
Quando a citao longa e abrange dois ou mais captulos de um mesmo livro, coloca-se um travesso entre o captulo e versculo iniciais e o captulo e versculo finais. Exemplo:
12 do captulo 7.

Mt 6,197,12 = Mateus, desde o versculo 19 do captulo 6, at o versculo

Quando se citam trechos de um mesmo captulo, que no so seguidos,


os versculos de ambos os trechos devem ser separados por um ponto. O mesmo acontece com os versculos, que devem ser separados por ponto, caso a leitura seja separada. Exemplos:

Mt 6,1-4.16-18 = Mateus, captulo 6, desde o versculo 1 at o 4 e desde o


versculo 16 ao 18.

Mt 6,1-4.16.24 = Mateus, captulo 6, versculos do 1 ao 4, versculos 16 e 24.


Quando se fazem vrias citaes de um mesmo livro e captulo, embora estejam em trechos separados, no preciso repetir o nome ou a abreviatura do livro. Exemplo: A primeira parte do Salmo 18 louva a harmonia da natureza com as leis que Deus lhe deu. (Sl 18,1-7). Depois menciona como a criao anima a vida das pessoas (vv. 8-11). Finalmente, assinala nossa atitude diante das obras de Deus (vv. 12-15). Quando se cita textualmente uma passagem, escreve-se em itlico, seguido de sua
citao. Exemplo: O Senhor fez conhecer a sua salvao (Sl 97,2).

22

Quando a referncia a uma passagem feita de modo indireto, coloca-se apenas a citao. Exemplo: Oseias profetiza contra a infidelidade do povo e dos sacerdotes (Os 49).

Livros

abreviaturas

Bblicas

s Mensagem dos Bispo II: no Conclio Vaticano

... Cora tu ri sc E a d ra g a S cil acesso Os fiis devem ter f nvel a todas as o p is d r ta es e d m te eus mo a Palavra de D rno, fazer trate a m o d a id cu m co cura, s, providas a idades, a Igreja pro u g n l s sa er iv d ra a ptadas p ero os fid o p dues exatas e ada im ss a s; vo ti a ente inform de comentrios realm com segurana e proveito a Escriusear lhos da Igreja man e seu esprito. tura e penetrar-se d Dei Verbum n. 22-2 5

Mensagem de J oo Paulo II juventude do s culo XXI: Meus queridos jo vens, que o Evangelho se converta em um tesouro bastante no estudo atento ap e na acolhida ge nerosa da Palavra reciado: vocs encontrar do Sen o alim razes de um com ento e fora para a vida de cada hor, promisso sem lim dia e as ites na constru o do amor. o da civilizaJoo Paulo II, X V Jornada Mu ndial da Juventu 2000, n. 4. de,

Por que

uma Bblia do jovem?


25

mensagem da Sagrada Escritura tem sido vital na Igreja da Amrica Latina desde a primeira evangelizao. A partir do Conclio Vaticano II, os bispos motivaram com esmero a leitura contnua da Bblia e animaram a que todas as pessoas tornem vida a Palavra de Deus em suas circunstncias e situaes concretas. Em Medelln, os bispos pediram que se expresse o Evangelho de modo que todos os grupos na Igreja o compreendam e o faam vida em sua prpria realidade1. Em Puebla, destacaram que a Sagrada Escritura deve ser a alma da evangelizao, da catequese e da liturgia, para responder ansiedade crescente da Palavra de Deus2. Em Santo Domingo, salientaram a urgncia da formao bblica dos catequistas e agentes de pastoral, e de uma pastoral bblica que sustente a Nova Evangelizao, oferea o encontro com a Bblia em nossa Igreja e responda s deficincias de uma interpretao fundamentalista3. Graas a este impulso e ao trabalho de muitos agentes de pastoral, a Bblia vem sendo difundida nas comunidades crists, e muitos jovens procuram nela luz e orientao para sua vida. Tambm existe uma grande sede da Palavra de Deus nos jovens e um zelo apostlico em grupos e movimentos juvenis, que buscam na Sagrada Escritura seus esforos pastorais. Por estas razes, oferecemos a Bblia do jovem aos jovens de todo o continente americano, assim como aos agentes de pastoral e pais de famlia que querem fazer chegar a palavra de Deus juventude. A existncia de uma mesma Bblia em portugus, espanhol e ingls proporciona uma oportunidade nica para o encontro da Igreja jovem em toda a Amrica, segundo o que ficou expresso em Ecclesia in America e na Assembleia Especial do Snodo dos Bispos para a Amrica4. A Bblia do jovem um presente que d vida para todos os jovens latino-americanos, desde o Canad at a Terra do Fogo e todo o Caribe, e um legado para as geraes jovens no comeo do Terceiro Milnio. Instituto F e Vida Editorial Verbo Divino

25

Desenvolvimento e caractersticas da

bblia do jovem
26

Bblia do jovem foi organizada a partir da Biblia catlica para jvenes, uma edio para jovens de lngua espanhola em toda a Amrica. Foi criada pelo Instituto Fe y Vida, cuja misso principal capacitar lideranas para a pastoral juvenil entre latinos nos Estados Unidos. Ela foi inspirada na The Catholic Youth Bible (CYB), Bblia em ingls para adolescentes e jovens. Agora tambm temos esta edio, para os jovens de lngua portuguesa. Atendemos assim as trs lnguas mais faladas no continente americano.

MATERIAL DE APOIO PARA CONHECER, REZAR E TORNAR VIVA A PALAVRA DE DEUS


O material de apoio desta Bblia foi preparado pelo Instituto Fe y Vida e por uma equipe adjunta. As sees sobre o mundo do Antigo e do Novo Testamento so uma verso abreviada de seu original na Bblia da Amrica. A elaborao do material de apoio visou: Responder s necessidades espirituais e realidade pastoral da juventude latino-americana em todo o nosso continente. Fomentar uma pastoral bblica evangelizadora, comunitria e missionria em harmonia com as linhas estabelecidas pelo Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM) para a pastoral juvenil. Oferecer introdues e comentrios com uma exegese bblica slida, que fundamentem a f crist e a formao bblica do jovem. Mostrar os fundamentos bblicos da tradio catlica, tanto em sua dimenso oficial (Tradio e Magistrio) como em aspectos relevantes da religiosidade popular latino-americana (tradio).

O TEXTO BBLICO DA BBLIA AVE-MARIA


O texto bblico utilizado na Bblia do jovem o mesmo da Bblia Ave-Maria, conhecida no Brasil h mais de cinquenta anos. A semente da Bblia Ave-Maria foi plantada em 1957, poucos anos antes da realizao do Conclio Vaticano II (1962-1965). A deciso da Editora Ave-Maria de traduzir e publicar no Brasil a Bblia em portugus foi uma iniciativa inovadora. Na poca, no havia em nosso pas edies acessveis dos textos bblicos. As que existiam eram importadas e caras.
26

27

Um conhecido orientador de cursos sobre Sagradas Escrituras, frei Joo Jos Pedreira de Castro, diretor do Centro Bblico Catlico de So Paulo e vice-diretor da Liga dos Estudos Bblicos (LEB), soube da inteno da Editora Ave-Maria e se juntou ao projeto. A traduo para o portugus foi feita a partir do texto francs dos monges de Maredsous religiosos que vivem em um mosteiro beneditino fundado no sculo XIX, na Blgica , tendo sempre como referncia os originais hebraico, aramaico e grego. A Bblia Ave-Maria primou pela harmonia das frases, em uma linguagem simples e transparente. Os salmos foram preparados por um msico, frei Paulo Avelino de Assis, que teve preocupao esmerada com a sonoridade dos versos. Tamanho foi o cuidado e o capricho, que os editores escolheram um artista para transcrever, com as melhores palavras, o lirismo desses textos sagrados. O pioneirismo de publicar uma Bblia de grande difuso se alinhava ao direcionamento da Igreja, que comeava a incentivar, cada vez mais, o estudo das Sagradas Escrituras. Com o passar dos anos, foram surgindo grupos de estudo bblico nas dioceses, nas parquias e nas comunidades. A Bblia Ave-Maria foi conquistando espao e tem hoje presena forte nas comunidades de base, nas capelas, nos grupos de orao, nas reunies domiciliares etc. Ao longo do tempo, ela se mantm como importante instrumento de aprendizado e de orao entre os fiis catlicos, e agora, se apresenta de modo particular aos jovens nesta edio.

O ANNCIO DA PALAVRA DE DEUS E OS JOVENS


NaXII Assembleia Geral Ordinria do Snodo dos Bispos, realizada no Vaticano de 5 a 26 de outubro de 2008, foi reservada uma ateno particular ao anncio da Palavra divina feita s novas geraes:
Os jovens j so membros ativos da Igreja e representam o seu futuro. Muitas vezes encontramos neles uma abertura espontnea escuta da Palavra de Deus e umdesejo sincero de conhecer Jesus. De fato, na idade da juventude, surgem de modo irreprimvel e sincero as questessobre o sentido da prpria vida e sobre a direo que se deve dar prpria existncia. A estas questes s Deus sabe dar verdadeira resposta. Esta solicitude pelo mundo juvenil implica a coragem de um anncio claro; devemos ajudar os jovens a ganharem confidncia e familiaridade com a Sagrada Escritura, para que seja como uma bssola que indica a estrada a seguir.Para isso, precisam de testemunhas e mestres, que caminhem com eles e os orientem para amarem e por sua vez comunicarem o Evangelho sobretudo aos da sua idade, tornando-se eles mesmos arautos autnticos e credveis. (Verbum Domini, 94)

27

Equipe

de

28 colaboradores

da edio em

Espanhol

Direo e edio geral: Carmen Mara Cervantes Coordenao: Maria Pilar Cervantes Gutirrez Escritores: Javier Algara Cosso Mara Elena Cardea Carmen Mara Cervantes Mara Pilar Cervantes Gutirrez Rudolf Finke Leticia Medina Armando Noguez Alcntara ngel Manuel Del Ro Rubio Emerenciano Rodrguez Jobrail Artigos culturais: Mayela Margarita Campos Castro Guillermo Campuzano Adela Rosa Castro Reyes Antonio Medina Rivera Nohemy Montao Ted Schimdt Clodomiro L. Siller A. Vilma Reyna Steve Roe Moderador episcopal: Carlos A. Sevilla Ilustrao dos Smbolos bblicos e Sagrada Famlia: Gabriel Chvez de la Mora ndices e planos de leitura: Ken Johnson-Mondragn Pesquisa, consulta e apoio: Michel Boudey, Mara Victoria Csar, Manuel Corral Martn, Mara Luisa Curiel Monteagudo, Julin Fernndez Gaceo, Reynaldo Luna Velasco, Walter F. Mena, Graciela Ortiz-Matty, famlia de la Parra (Alfonso, Isabel, Mariluz, Mara de los ngeles, Rafael), Patricia Olvera, Rosa Mara Padilla Lamadrid, Adriana Visoso-Valverde

28

Perguntas

e respostas
30

sobre

a bblia

Bblia, tambm conhecida como Sagrada Escritura, nos apresenta o amor de Deus humanidade, nos ajuda a responder a seu chamado, nos ensina as verdades importantes de nossa f crist e nos questiona sobre como vivemos e nos relacionamos com os outros. Para muitas pessoas, o estudo da Bblia desperta perguntas cheias de signicado. Nesta introduo e nos artigos Sabia que...? e Perspectiva catlica , voc encontrar respostas para as perguntas mais frequentes.

O que tem a ver com minha vida um texto escrito h tanto tempo?
Na Bblia, Deus se relaciona amorosamente com cada pessoa; sua mensagem para todas as culturas e todos os tempos histricos. Deus nos busca em todas as circunstncias da vida e, ao nos aproximarmos com f de sua Palavra, descobrimos o que nos diz no momento atual. A Bblia no se desgasta com o tempo. Ser significativa agora se a interpretarmos em seu prprio contexto e buscarmos como aplicar a mensagem de Deus nossa vida. Esse processo de ler a Bblia na perspectiva de nossa vida se chama atualizao.

Em que consiste a inspirao divina na Bblia?


Deus comunicou humanidade seu plano de salvao por meio de pessoas concretas, membros de um povo e uma cultura determinados, que viveram e transmitiram sua mensagem para o bem de toda a humanidade. Por isso, pode-se dizer que a Bblia contm trs tipos de inspirao: inspirao para agir segundo o plano de Deus; inspirao para falar em nome de Deus; e inspirao para escrever a mensagem que Deus quis nos comunicar para nossa salvao. Na composio dos livros sagrados, Deus se serviu de homens escolhidos que, usando todas as suas faculdades e talentos, agiram movidos por ele, para deixar por escrito tudo e s o que Deus queria1. O Conclio Vaticano II reafirmou que a Bblia Palavra de Deus porque est escrita por inspirao do Esprito Santo. Por isso usamos a expresso Palavra do Senhor ao terminar as leituras dos livros bblicos na liturgia.
30

31

Falou Deus diretamente aos escritores da Bblia?


O Esprito Santo inspirou a cada autor para que comunicasse a revelao de Deus atravs da histria da salvao. Isso no quer dizer que lhes ditou sua mensagem ao p da letra, mas que cada um escreveu segundo o contexto histrico-cultural em que viveu, usou sua criatividade e empregou os gneros literrios comuns e apropriados para expressar a mensagem em sua poca. Alguns livros contm relatos orais provenientes de diferentes tradies, motivo por que existem relatos repetidos com variaes entre si; tambm existem livros escritos por vrios autores ao longo de diferentes dcadas. Em ambos os casos, outro escritor sagrado realizou a redao final combinando tradies e escritos anteriores. Ns cristos cremos todos que o Esprito Santo guiou todas as pessoas que participaram desse processo.

A Bblia nos diz a verdade? Existem erros na Bblia?


A Igreja Catlica cr que os livros sagrados ensinam solidamente, fielmente e sem erros a verdade que Deus fez consignar nesses livros para a nossa salvao2. O Magistrio de nossa Igreja nos d orientaes que nos ajudam a interpretar corretamente os diferentes sentidos da Bblia (ver Basta a Bblia para fundamentar a f?, p. 33). Alguns grupos cristos creem que a Bblia infalvel em todos os aspectos, inclusive nos dados cientficos e histricos. A Igreja Catlica e outras Igrejas crists creem que essas questes no esto includas na infalibilidade da Bblia.

O que podemos fazer se encontramos um erro na Bblia?


Os erros que encontramos na Bblia podem ser devidos a problemas de interpretao, de transmisso ou de traduo de um texto. Por isso, importante estudar a Sagrada Escritura apoiados por pessoas capacitadas e livros cuidadosamente escritos. Se encontrarmos erros, recomenda-se fazer o seguinte: 1 . Descobrir o que queriam comunicar os autores sagrados e o sentido do texto. 2. Considerar a cultura, os gneros literrios e as formas de sentir, falar e narrar do tempo em que se escreveu o texto. 3. Ver se o erro se deve a diferenas culturais e cientficas entre o autor e ns.
31

32

O que so os gneros literrios?


Os gneros literrios so diversas formas de expresso escrita que tm suas prprias regras. Correspondem poca e cultura em que foram usados. Quando no se considera o gnero literrio de um texto bblico, fcil cometer erros. Por exemplo, interpretar textos que do uma mensagem religiosa como se fossem reportagens histricas ou cientficas; ler as exortaes e motivaes como se fossem leis; considerar ensinamentos-chave de Jesus como se no fossem importantes ou ver as parbolas que comunicam um ensinamento moral como se fossem histrias reais.

O que so os sentidos da Bblia?


Conhecem-se como sentidos da Bblia os diferentes nveis de interpretao que podem ser dados aos textos bblicos. Estes so: 1. Sentido literal. O sentido literal o expresso diretamente pelos autores humanos inspirados por Deus; indispensvel e base para os outros sentidos. Pode ser prprio ou metafrico, conforme o sentido que o autor deu s suas palavras, e pode se referir a uma realidade concreta ou a diferentes nveis de realidade. Por isso, muito importante no cair no literalismo (interpretar todos os textos ao p da letra) ou no subjetivismo (interpretar um texto segundo o que o leitor capta ou deseja ler nele)3. 2. Sentido espiritual. O sentido espiritual o expresso por um texto bblico quando lido luz do Esprito Santo no contexto do mistrio pascal de Cristo e da vida nova que provm dele. Esse sentido sempre se baseia no sentido literal. O sentido tipolgico, que manuseiam muitos escritores sagrados, consiste na interpretao de um texto antigo luz de uma nova experincia de f e um exemplo do sentido espiritual4. 3. Sentido pleno. o sentido profundo do texto, querido por Deus, mas no claramente expresso pelo autor humano. Descobre-se luz de outros textos bblicos ou em sua relao com o desenvolvimento interno da revelao. Na realidade, o sentido pleno, se que o teria, seria j o sentido espiritual do texto em questo, e s podem d-lo a Sagrada Escritura, a Tradio ou o Magistrio da Igreja5. Portanto, pode-se dizer que um texto tem basicamente dois sentidos: o literal e o espiritual ou pleno. Primeiro preciso buscar o sentido literal para poder descobrir o espiritual. Depois, deve-se perguntar se alm disso existe algum sentido pleno-espiritual.

32

33

Basta a Bblia para fundamentar a f? Ns catlicos fundamentamos nossa f em trs fontes: a Bblia, a Tradio e o Magistrio da Igreja, os quais se relacionam e se exigem mutuamente. A Bblia a Palavra de Deus porquanto escrita por inspirao do Esprito Santo6 com a finalidade de se dar a conhecer humanidade e comunicar-lhe seu plano de salvao. Cremos que aceitar s a Bblia como fonte da f a tornaria incompleta, e correramos o perigo de cair em algum erro. A Tradio se origina na Palavra de Deus confiada aos apstolos e transmitida a seus sucessores para que, guiados pelo Esprito da verdade, seja preservada, exposta e difundida entre todos os membros da Igreja7. Cristos catlicos, conservamos, praticamente, e professamos a f recebida atravs da Sagrada Escritura e da Tradio. O Magistrio da Igreja consiste na responsabilidade de cuidar da integridade dos ensinamentos da Bblia e exercido pelos bispos em unio com o Papa. o ofcio de interpretar autenticamente a Palavra de Deus, oral ou escrita... em nome de Jesus Cristo. O Magistrio no est acima da Palavra de Deus, mas sim a seu servio, para ensinar o transmitido, pois por mandato divino e com a assistncia do Esprito Santo o escuta devotamente, o guarda zelosamente e o explica fielmente8. Por que tem a Bblia dois Testamentos? Deus quis comunicar-se pouco a pouco na histria, para que a humanidade pudesse acolher sua revelao plena em Jesus. A etapa de preparao para a chegada de Jesus, o Filho de Deus, se reconhece como Antigo Testamento, e a etapa que vai do nascimento de Jesus vida das primeiras comunidades crists chama-se Novo Testamento. O Antigo Testamento prepara o Novo, enquanto este d cumprimento ao Antigo; os dois se esclarecem mutuamente; os dois so verdadeira Palavra de Deus9. Nossa f crist tem estreita relao com a f judaica, expressada no Antigo Testamento, e alguns atos litrgicos-chave em nossa Igreja, como a Eucaristia, se originam em acontecimentos centrais judaicos como a Pscoa. No Antigo Testamento, Deus escolhe Abrao e seus descendentes para formar o povo de Deus, e realiza uma aliana com Moiss, a quem deu a Lei. O Antigo Testamento apresenta a histria religiosa do povo de Deus (chamado hebreu, israelita ou judeu, segundo a poca). Alguns cristos identificam o Antigo Testamento como Escrituras Hebraicas. No Novo Testamento, Deus se revela em plenitude dando-nos seu Filho: Jesus, o Salvador do mundo. Jesus era judeu e reafirmou as crenas centrais do Antigo Testamento. Com suas palavras e obras nos comunicou que Deus nosso Pai; com seu mistrio pascal realizou a aliana nova e
33

34

eterna e nos deu o Esprito Santo para que sejamos seus discpulos e proclamemos seus ensinamentos. Os livros do Novo Testamento conservam os principais ensinamentos de Jesus e as crenas da comunidade crist sobre ele.

Por que a Bblia catlica tem mais livros do que outras Bblias?
O povo judeu determinou os escritos inspirados por Deus e os considerou suas Escrituras Sagradas, constitudas por quatro sees: Pentateuco, Histricos, Profticos e Outros Escritos. Os judeus tradicionais desconfiavam dos livros que haviam sido escritos em grego, pelos judeus, na dispora, enquanto estes ltimos os consideravam revelados. Tais livros so: Tobias, Judite, Baruc, Eclesistico, Sabedoria, 1 e 2 Macabeus, e parte dos livros de Daniel e de Ester. O Novo Testamento cita parte desses livros; os apstolos e os Padres da Igreja os reconheciam como revelao divina. A Igreja Catlica os aceita e os emprega na liturgia, e lhes d o nome de deuterocannicos, que quer dizer aprovados na segunda vez. No sculo XVI, Lutero preferiu a opinio dos judeus tradicionais ao traduzir a Bblia, e por isso outras igrejas crists no os tomam em considerao.

34

Como

35 Estudar e compreender a bblia

o estudar a Bblia, deve-se ter em considerao os seguintes sete aspectos. De outra maneira, possvel deduzir mensagens equivocadas e inclusive contrrias ao que Deus quis dizer pela Sagrada Escritura.
1. Lembre-se de que a Bblia divina e humana ao mesmo tempo. A Bblia divina porque vem de Deus, e ele se revela atravs dela. humana porque foi escrita por autores humanos que refletem sua personalidade, seus conhecimentos e sua cultura. Com palavras humanas, a Bblia nos revela a natureza de Deus, seu plano para a humanidade e sua obra salvadora no mundo, a histria da salvao. Tudo chega sua plenitude em Jesus, salvador de todos. 2. Escute Deus que fala. A Bblia nos permite um encontro com Deus que afeta toda a nossa pessoa; quando experimentamos sua presena, nosso discernimento iluminado por seu Esprito. Quando refletimos iluminados com a Palavra de Deus, nos conhecemos melhor: quem sou eu? Que fao com minha liberdade, meus valores e limitaes? A Bblia nos chama a ser irmos uns dos outros e a construir comunidade; relaciona-nos com a Igreja local e universal, e nela nos faz ver nossa vocao pessoal. Tambm nos une sociedade e nos compromete a construir a Civilizao do Amor. 3. Identi que o tema central do texto. Para compreender o sentido de um texto preciso ler a introduo e ento todo o livro. Os autores bblicos escreviam com um tema central. Por exemplo, para saber o que queria Jesus ensinar na parbola do filho prdigo, ler os dois primeiros versculos do captulo 15 de Lucas. Jesus respondia com esta histria aos que o criticavam por acolher os pecadores. Esta parbola nos faz ver Deus como um Pai que espera nossa converso para nos perdoar e nos abraar, e que se alegra ao saber que um pecador se arrepende (Lc 15,11-32). 4. Situe historicamente o autor e os destinatrios do livro. Existem passagens na Bblia que s tm sentido na situao histrica do autor. A introduo de cada livro ajudar a conhec-la. Por exemplo, em Ams 5,21-23, Deus diz a seu povo: Odeio, desprezo vossas festas, desgostam-me vossas celebraes... Afastai de mim o rudo de vossos cnticos, no quero mais ouvir a msica de vossas harpas. Por acaso a Deus no apraz que o louvem? Examinar o contexto antes de chegar a concluses. A introduo a Ams diz que Deus enviou esse profeta para converter os ricos que exploravam os pobres e ao mesmo tempo participavam de festas religiosas. Portanto, sua mensagem que Deus recusa a hipocrisia e a injustia.
35

36

5. Considere a mensagem de toda a Bblia. Um sbio refro diz: Use a Bblia para interpretar a Bblia. A prpria Bblia pode ajudar voc a entender as diferentes passagens. Busque os lugares paralelos ou passagens semelhantes de outros livros e recorde que a revelao plena Jesus, visto que nem todos os textos tm o mesmo peso. H os que se concentram em uma linha bblica, ignoram o resto e chegam a concluses absurdas. Por exemplo, algumas comunidades probem que as mulheres exeram postos de liderana, apoiando-se em 1Corntios 14,34, que diz: As mulheres guardem silncio nas assembleias. Ignoram que em outras cartas Paulo louva as mulheres que exerciam o diaconato e eram lderes em sua comunidade (1Tm 3,8-13; Rm 16,1). 6. Interprete a mensagem em perspectiva crist. Encontrar Deus em sua Palavra nos faz dirigir o olhar a nossos irmos. Conhecer a Boa-Nova de Jesus nos leva a transmiti-la com amor aos que nos rodeiam. O Esprito Santo, que transformou e enviou os apstolos em Pentecostes, nos enche de f, amor e vida para proclamar a Palavra. Como diz Paulo: Ai de mim se no anunciar o Evangelho (1Cor 9,16). ao viver nossa misso que aumenta nossa comunho com Deus e se prolonga nosso encontro com Deus ao projet-lo nos outros. 7. Atenda aos ensinamentos da Igreja. Consideramos, ns catlicos, que para interpretar a Bblia preciso seguir os ensinamentos do Magistrio da Igreja. Os bispos tm a responsabilidade de interpretar e ensinar adequadamente a revelao da Bblia. Eles contam com a colaborao de especialistas bblicos, sacerdotes e leigos capacitados. Os artigos intitulados Perspectiva catlica salientam os principais ensinamentos da Igreja sobre passagens importantes.

36

Como

rezar com a palavra de deus


37

Rezar dialogar com Deus, mas para conversar com ele precisamos escut-lo. Deus nos fala de maneira especial atravs de sua Palavra. escutando-o que recebemos seu amor misericordioso, seu chamado a viver prximos dele e seu convite a colaborar na misso de Jesus. Sua Palavra nos deixa conhecer seus desgnios maravilhosos para ns e nos ajuda a descobrir o sentido de nossas vidas. A outra parte da orao nossa resposta a Deus, a qual no acontece s nos momentos em que oramos, mas se estende nossa vida inteira. Dessa maneira, nossas atividades dirias se transformam tambm em orao. Para viver em unio com Deus, precisamos rezar tanto individualmente quanto em comunidade. A orao pessoal nos permite dialogar intimamente com nosso Criador, estreitar nossa relao com Jesus e gozar com a ao do Esprito Santo em ns. A orao comunitria refora nossa f, nos ajuda a deixar-nos guiar pela Palavra de Deus, exige de ns autenticidade diante de nossos irmos, une-nos com a comunidade eclesial em todo o mundo e com a Igreja triunfante que j goza a eternidade de Deus.

PREPARAO PARA REZAR COM A PALAVRA DE DEUS


Ler a Bblia no como ler outro livro qualquer. Aqui, a disposio que voc tiver e a atitude que assumir so fundamentais. Ao rezar com a Bblia, voc compartilhar a experincia de muitos homens e mulheres atravs dos tempos. Entrar neste grande quadro em que muitos traaram sua prpria obra de arte ao terem se encontrado com Deus, um Deus vivo que ama, que opta por cada um de ns e que nos chama a ser construtores de seu Reino, profetas da esperana. Por isso, cumpre-nos pensar seriamente em nossa atitude no momento de embarcarmos na grande aventura do dilogo com Deus por meio da Sagrada Escritura. As recomendaes a seguir iro ajud-lo em sua peregrinao pelas pginas da Bblia. Convidamos voc a descobrir novas maneiras de se preparar para ler e rezar com o texto, e que as compartilhe com seus companheiros.

AME DEUS Deus, tu s meu Deus, desde o amanhecer te desejo; estou sedento de ti, por ti anseio como terra sedenta, ressequida, sem gua. Teu amor vale mais que a vida, louvar-te-o meus lbios (Sl 62,2-4). Tenha um esprito aberto, desejoso, faminto de uma palavra de esperana e vida. Conserve uma posio externa e uma atitude interna que sejam coerentes com o que voc est fazendo. Afaste-se um pouco da agitao cotidiana da vida; busque uma rea tranquila da casa, um lugar quieto onde voc se sinta bem e no qual ningum o incomode. Dedique tempo suficiente para ficar em companhia de Deus e sua Palavra, sem pressa nem distraes, sem pensar em outros compromissos ou tarefas que voc tenha de fazer. 37

38

ABRA SEU CORAO AO ESPRITO SANTO Este meu servo a quem escolhi, meu amado em quem me comprazo; derramarei meu esprito sobre ele, e anunciar o direito s naes (Mt 12,18). Comece com uma orao ao Esprito Santo, para que derrame paz e sossego sobre voc durante os minutos que dedicar orao com as leituras bblicas, e pea-lhe que abra seu esprito e seu corao mensagem que Deus lhe comunicar. D graas a Deus pela amizade e por esse momento to especial. Se algum ama a Deus, porque foi conhecido amorosamente por Deus (1Cor 8,3). CELEBRE A GRANDEZA DE SEU SER O Senhor teu Deus est no meio de ti, ele um guerreiro que salva. Dar pulos de alegria por ti, seu amor te renovar, por tua causa danar e se alegrar, como nos dias de festas (Sf 3,17). Quando surge uma luz na meditao de alguma passagem bblica, detenha-se nela para que a luz no se desvanea e no se extinga; medite com calma as palavras, escreva-as ou, inclusive, memorize-as. Assim, essas palavras podero acompanh-lo ao longo da sua vida. FAA DA SUA VIDA UMA HISTRIA DA SALVAO O Esprito do Senhor est sobre mim, porque o Senhor me ungiu. Enviou-me a dar a boa-nova aos pobres, a curar os de corao despedaado, a proclamar a libertao aos cativos e aos prisioneiros a liberdade (Is 61,1). Faa viva a libertadora histria de Deus com a humanidade. Quem descobre o agir de Deus entre os homens e mulheres na histria, a libertao incessante de situaes sem sada, experimenta tambm a ao libertadora e orientadora de Deus. ENTRE NO DESERTO O anjo do Senhor disse a Filipe: Pe-te a caminho para o sul pela estrada que desce de Jerusalm para Gaza atravs do deserto (At 8,26). Caminhe pelo deserto. Haver trechos de caminho em que voc sentir sede, momentos de secura espiritual, de aridez emocional e palavras vazias. Ento voc tem de aguentar firme, mesmo que parea que no tem nada. Voc se admirar ao descobrir em sua vida que, tal qual em muitos relatos bblicos, o deserto precisamente o lugar onde voc ter um encontro com Deus.

38

39

DEIXE-SE TRANSFORMAR POR SEU AMOR! Quem nos separar do amor de Cristo? O sofrimento, a angstia, a perseguio, a fome, a nudez, o perigo, a espada? (Rm 8,35). Escute o chamado converso. A Palavra de Deus nos compromete sempre. Deus, quando nos fala, exige que nossa vida mude, que renunciemos s coisas que nos amarram, que lancemos longe de ns as cargas excessivas, a fim de que possa chegar a libertao. Desta maneira voc poder fazer o que a Palavra lhe exigir. Deus no quer gente que se limite a ouvir, mas sim que ponha em prtica sua Palavra (Tg 1,22). Pelo amor que tiverdes uns aos outros reconhecero todos que sois meus discpulos (Jo 13,35). FINALMENTE... Recorde que estes so s lembretes para ajud-lo a ter um bom dilogo com Deus. O mais importante que voc continue sua aventura do encontro com o Senhor, cada vez com mais alegria e entusiasmo.

ORAO INDIVIDUAL Leia diariamente a Bblia com a finalidade de crescer em sua relao com Deus e em sua vida crist. Existem muitas maneiras de rezar com a Palavra de Deus. Uma delas a Lectio Divina (Leitura Divina), que levou muitas pessoas santidade. A seguir, um roteiro meditativo que o ajudar a rezar com a Sagrada Escritura: Propicie um ambiente de recolhimento. Pea ao Esprito Santo que prepare seu corao para escutar a Deus. Examine o texto. Observe a situao histrica, o autor e os gneros literrios para compreender sua mensagem e no fazer uma interpretao apressada do texto. Que a Palavra una voc a Deus. Rezar com a Bblia estabelecer uma relao com Deus, no estudar uma matria a mais. Vibre com a mensagem. Imagine-se nessa situao, participe dos sentimentos e pensamentos dos personagens, veja a ao amorosa de Deus neles. Identifique o que Deus quer lhe dizer. A atualizao da Palavra leva identificao entre voc e a mensagem de Deus. Dialogue com Deus ao responder sua Palavra. Descreva-lhe suas reaes, seus temores e suas esperanas; oferea-lhe respostas concretas. Aplique a orao sua vida. A Palavra de Deus frutificar ao ajudar voc em seu processo de converso e crescimento espiritual, e ao conduzi-lo no compromisso de continuar com a misso de Jesus.
39

40

REFLEXO E ORAO EM COMUNIDADE Ler e crer em comunidade com a Bblia responder a Deus que fala a seu povo. Isso se pode fazer em reunies de grupos juvenis, em retiros, em pequenas comunidades e em grupos de orao. Para que a reflexo e a orao em comunidade deem fruto, conveniente seguir um plano determinado, ter uma mnima organizao comunitria e preparar-se bem. O animador deve estudar e rezar com o texto selecionado previamente, para assegurar sua sadia interpretao. Na reunio, guiar o processo e cuidar que todos participem. Periodicamente, preciso avaliar o processo de reflexo e orao para melhor-lo. Recomenda-se seguir os seguintes passos para a reflexo e a orao em comunidade: 1. Proclamar o texto. Uma pessoa l em voz alta a passagem. As outras a escutam ou seguem em silncio a leitura do texto em sua prpria Bblia. 2. Analisar o texto. Aos pares, ou de dois em dois, identificar o contexto histrico da leitura, os destinatrios, a inteno do autor e o gnero literrio. Situar o texto no livro bblico, o captulo em que se encontra e sua relao com as passagens anteriores e posteriores. 3. Re etir pessoalmente. D-se um tempo de silncio, para que todos aprofundem a Palavra e identifiquem as ideias mais importantes. Podem voltar a ler individualmente o texto em sua Bblia. 4. Descobrir o corao da mensagem. Todos oram em silncio, buscam o que Deus quer comunicar comunidade e compartilham o que Deus lhes inspirou. Em esprito de consenso, descobre-se a mensagem para a comunidade. Se h uma mensagem importante para si mesmo, conserva-se para a orao pessoal. 5. Rezar com o texto e sabore-lo. Faz-se um momento de orao para que todos levem a seu corao a mensagem de Deus. Esta orao permite que a Palavra penetre no interior de cada um, os encha de alegria e de paz, os console e os desafie converso. 6. Iluminar com a mensagem a vida da comunidade. Todos refletem para ver sua realidade pela perspectiva de Deus: que acontece em nosso ambiente? Como Deus o v?
40

41

7. Identificar as aes solicitadas por Deus . A comunidade dialoga sobre o chamado de Deus nesse texto: que atitudes Deus nos pede que mudemos ou que adquiramos? Que aes devemos realizar? Sugere-se encontrar um smbolo ou escrever um lema para recordar e viver o compromisso dessa reunio. 8. Celebrar a palavra de vida. A celebrao o ponto culminante da reflexo comunitria. Deus se comunicou com a comunidade mediante sua Palavra para nos fazer fiis seguidores de Jesus. Em cada reunio se escolhe o mais apropriado, de forma espontnea: expressar ao de graas, pedir perdo, oferecer a vida... e se entoa algum cntico apropriado. Alm disso, convm oferecer de forma simblica o compromisso assumido: pedir a Deus a graa de viver sua Palavra e convidar Maria para que nos ajude a ser fiis seguidores de seu Filho.

Leitura litrgica dominical


A Igreja Catlica segue um plano de leitura e orao com a Bblia na Liturgia Eucarstica e na Liturgia das Horas, chamado lecionrio. A Bblia do jovem apresenta o lecionrio dominical e das festas importantes (ver p. 1897): O lecionrio contm passagens do Antigo e do Novo Testamento, sendo o Evangelho o que orienta todas as leituras. A primeira leitura depende da mensagem que se enfatiza no Evangelho; o salmo responde em orao primeira leitura e prepara para receber a mensagem do Evangelho. A segunda leitura se toma geralmente das cartas e s vezes do Apocalipse, salientando o mais importante de cada livro. O lecionrio conduz a comunidade eclesial por um percurso atravs da Sagrada Escritura, para que a Palavra de Deus nos acompanhe na jornada da vida. Os evangelhos leem-se ao longo de trs ciclos conhecidos como A, B e C que correspondem a Mateus, Marcos e Lucas. O evangelho de Joo se l nos tempos litrgicos fortes, que so Advento, Natal, Quaresma e Pscoa. Os Atos dos Apstolos suprem o Antigo Testamento, como primeira leitura, durante o tempo pascal, devido grande importncia das primeiras comunidades crists. A Igreja recomenda aos fiis que nos preparemos para celebrar a missa dominical refletindo previamente sobre suas leituras. Esse costume bastante usado na pastoral do catecumenato e dos grupos juvenis de orao.

41

42

Planos de leitura bblica


A Bblia do jovem apresenta sete planos temticos para penetrar na leitura da Sagrada Escritura (p. 1902). Convm comear pelo primeiro, Um percurso pela Bblia, pois oferece uma vista panormica da Bblia na perspectiva da histria da salvao. Depois recomendvel ler um dos trs evangelhos sinticos: Mateus, Marcos ou Lucas, para aprofundar seu conhecimento sobre Jesus. O evangelho mais curto e mais fcil de ler o de Marcos. Voc pode ler as introdues aos trs evangelhos e escolher o que mais lhe chamar a ateno. Na sequncia, poder ler os outros evangelhos ou seguir lendo qualquer dos planos temticos apresentados em sua Bblia. Preferindo, crie seu prprio plano de leitura utilizando os ndices que se apresentam no final (p. 1863-1888). Por exemplo, leia tudo sobre os sacramentos, ou sobre o que voc tiver dvidas, ou sobre os smbolos, ou sobre a riqueza das diferentes vivncias culturais da Palavra de Deus.

42

43

ANTIGO TESTAMENTO

O mundo

do antigo testamento
45

Muitas vezes e de muitos modos falou Deus antigamente a nossos antepassados por meio dos profetas. Agora, neste momento final, nos falou por meio do Filho.
Hb 1 1-5

O texto anterior expressa de um modo conciso e claro a f crist na revelao divina contida na Bblia. O Antigo Testamento tem muitas e variadas palavras antigas que Deus dirigiu a nossos antepassados, ou nossos pais, por meio das pessoas s quais se foi revelando, os profetas e os autores bblicos entre eles. Essas palavras de Deus foram expressadas em distintos momentos e circunstncias histricas, e em linguagens humanas variadas e diversas. Embora seja certo que Deus se revelou plenamente em Jesus, que nos transmitiu as palavras definitivas de Deus, isso no invalida nem suprime as palavras com que Deus se revelou ao povo de Israel no Antigo Testamento (Mt 5,17). Ao contrrio, a leitura e a compreenso do Antigo Testamento nos ajudam a conhecer e valorizar melhor Jesus e sua mensagem. Esta introduo, com suas trs partes o marco histrico, os livros e os temas teolgicos do Antigo Testamento tem como finalidade ajudar a que essas palavras antigas se convertam em vivas e atuais, que a geografia distante seja um terreno familiar, que a histria daquela poca faa parte de nossa prpria histria e que as linguagens diferentes e variadas possam traduzir-se sem traio ao nosso idioma. Assim poderemos receber a riqueza da mensagem que Deus nos d atravs desses textos e participar ativamente do sublime dilogo de amor que Deus estabelece com as pessoas.

Povos e pessoas, somos todos filhos de nosso tempo e nosso espao. Para compreender os escritos nos quais o antigo povo de Israel compartilha sua histria e suas vivncias religiosas, preciso situ-los no marco geogrfico, no acontecer histrico e no contexto sociocultural nos quais surgiram. A terra do Antigo Testamento A maior parte da histria bblica se desenvolve em um territrio estreito e longo, com menos de cem quilmetros de largura, entre o mar Mediterrneo e os grandes desertos da Sria e da Arbia. Essa franja de terra foi bero de vrias civilizaes e ponto de encontro de trs continentes: sia, frica e Europa. A parte Sul foi chamada pas de Cana por seus antigos moradores, Palestina, por um de seus povos ocupantes, os filisteus ou pelistin, e Israel, devido ao cognome do patriarca Jac. Essa regio parte de um conjunto geogrfico mais amplo chamado Crescente Frtil, devido sua forma de meia lua e fertilidade de suas terras. Em seus extremos esto o delta do rio Nilo e a desembocadura dos rios Tigre e Eufrates, e seu centro se situa na altura dos desertos da Sria e da Arbia, zonas intransponveis na Antiguidade. A regio est irrigada tambm por outros rios menores, como o Orontes, o Litani e o Jordo. Nesta grande regio, sobretudo entre o Tigre e o Eufrates e no vale e delta do Nilo, viveram povos importantes, unidos por grandes vias de comunicao. Tinham um intercmbio comercial intenso e frequentemente compartilhavam ideias, cultura e religio, entrando, a despeito disso, em contnuos conflitos armados. Comunicavam-se com a ndia atravs do Ir, com a frica atravs do Egito e da Nbia, e com a Europa por meio dos fencios, os quais comercia-

MARCO HISTRICO DO ANTIGO TESTAMENTO

45

46 Mar Morto

Rio Eufrates

Mar Cspio Rio Tigre

Mar Mediterrneo Palestina

Lago da Galileia Rio Jordo

Mesopotmia

EGITO

Sinai Golfo Prsico Mar Vermelho

Rio Nilo

O Crescente Frtil

O CRESCENTE FRTIL

vam com as ilhas gregas de Chipre, Creta e Jnia, e, mais tarde, com a Grcia continental e com a Espanha. A maior parte da histria de Israel se desenvolveu no centro desta regio. Mas alguns fatos significativos, como a opresso egpcia e o exlio babilnico, ocorreram em seus extremos: no delta do Nilo e na baixa Mesopotmia. Os povos do Antigo Testamento A situao geogrfica e os povos vizinhos de Israel influram profundamente em sua histria. Mesopotmia e Egito, as grandes potncias, que desde os dois extremos do Crescente Frtil procuravam estender sua influncia e seu domnio, desempenharam papis definitivos na vida dos israelitas. Mesopotmia cujo nome significa entre rios, por estar entre o Tigre e o Eufrates foi o primeiro grande foco de civilizaes e culturas. Muitos povos e etnias viveram ali, e vrios imprios dominaram a regio sucessivamente.

Mesopotmia

46

Em 3000 a.C., os sumrios criaram a primeira grande civilizao. A seguir vieram os acdios, de origem semita (2370-2230 a.C.). Depois houve um breve renascer sumrio, com sua dinastia de Ur (2060 a.C.), que terminou com a chegada dos amorreus, os quais deram origem aos grandes imprios da Assria e da Babilnia (sc. XX-XVI a.C.). Os cuchitas, hurritas, hititas e arameus dominaram a regio (sc. XVI e X a.C.) at que ressurgiu o imprio assrio (sc. IX a.C.), que acabou com os reinos de Damasco e de Israel (735-721 a.C.) e transformou Jud em reino vassalo (701 a.C.). Ao decair o imprio assrio, Babilnia toma sua capital, Nnive (612-605 a.C.). O novo imprio babilnico, dirigido pelo seu rei Nabucodonosor, conquista o antigo territrio assrio, estende seu domnio at o Egito, aniquila Jud e deporta grande parte de seus habitantes (587 a.C.). O imprio persa , sob a liderana do rei Ciro, vence Babilnia (539-331 a.C.), mas sucumbe diante do avano de Alexandre Magno, procedente da Grcia. Mesopotmia deixa de ser

o centro do poder poltico-cultural, que se desloca para o mundo mediterrneo, primeiro com o imprio greco-macednico e, posteriormente, com o imprio romano como protagonistas.

Egito

secundrio na poltica internacional. Mesmo assim, a influncia egpcia continuou durante a monarquia unida e o reino de Jud. Muitos elementos de sua cultura, sua administrao e sua religio foram integrados vida e s instituies do povo israelita. As culturas dos povos do mar Egeu, em especial os filisteus, influram sobre Cana desde 2000 a.C. Esta influncia se acentuou na poca persa e chegou a seu cume durante o grande imprio greco-macednico fundado por Alexandre Magno (333-323 a.C.) e os reinos helenistas que o sucederam. O helenismo fenmeno sociocultural caracterizado pela expanso da lngua e da civilizao gregas causou impacto definitivamente na comunidade israelita da Palestina e da dispora (disperso pelo mundo). Essa influncia se manteve inclusive sob o domnio dos romanos, at o fim da nao judaica, no tempo do imperador Adriano (63 a.C.-135 d.C.).

Por sua proximidade, sua histria milenar e seu desenvolvimento, o Egito foi talvez o povo que mais influenciou a Palestina, sobretudo ao convert-la em uma espcie de protetorado ou provncia egpcia (1900-1500 a.C.). Durante um sculo e meio, os hicsos, semitas originrios da Palestina, governaram o Egito e estabeleceram laos de sangue, cultura e religio com seus habitantes. Quando os hicsos foram expulsos, comeou uma etapa de forte presso sobre a Palestina e uma situao sria de opresso para os israelitas no Egito (1304-1184 a.C.). Com a invaso dos povos do mar filisteus procedentes das ilhas do mar Egeu , inicia-se a decadncia do Egito, que passa a exercer um papel

Mundo greco-romano

Mar Morto Hititas Hurritas Mar Cspio Rio Tigre Amorreus Povos do Mar Arameus Mar Mediterrneo Cananeus Egpcios Rio Nilo Mar Vermelho POVOS DO ANTIGO TESTAMENTO Sinai Acdios Cuchitas Sumrios Assrios Medos Persas

Rio Eufrates

rabes

Golfo Prsico

47

Os povos vizinhos influenciaram mais diretamente Israel, porm sem ameaar sua existncia, como as grandes potncias. Os cananeus conjunto de tribos organizadas em cidades-Estado que tinham uma mesma lngua e certa unidade cultural e religiosa habitaram o mesmo territrio antes e durante a ocupao israelita. Havia pequenos reinos com os quais os israelitas estavam aparentados, mas tinham conflitos contnuos com eles. Os amonitas e os moabitas descendiam de Amon e Moab, sobrinhos de Abrao (Gn 19,36-38), e os idumeus e arameus, de Esa e de Labo, tio e sogro de Jac. Os filisteus, ao sul da costa, foram os estrangeiros por excelncia e os inimigos mais incmodos de Israel at o reinado de Davi. Os fencios marinheiros e comerciantes, com suas grandes cidades de Biblos, Tiro e Sidon a noroeste mantiveram relaes amistosas com Israel e tiveram uma influncia religiosa forte no reino do Norte.

Povos vizinhos

Fencios

Har Bas

Lago da Galileia Mar Mediterrneo Cana

Rio Jordo

Amon Filisteus
Mar Morto

Moab

Edom POVOS VIZINHOS DE ISRAEL

As grandes etapas da histria de Israel


A f de Israel essencialmente histrica. Seu nico Deus, o Senhor, se revelou mediante sucessivas intervenes atravs dos sculos, fazendo da histria o lugar e o meio privilegiado de sua relao com o povo e o ambiente vital no qual se desenrolam suas escrituras sagradas. A formao de Israel como povo abrange oito ou nove sculos, que escapam quase por completo ao historiador, salvo as recordaes de acontecimentos e personagens transmitidos por tradio oral. Essas memrias, cotejadas com fontes histricas do Antigo Oriente Prximo e com descobertas arqueolgicas, oferecem dados importantes sobre suas origens, nos quais se destacam trs grandes etapas: 1. A histria dos patriarcas. A frase Meu pai era um arameu errante (Dt 26,5)

As origens

48

resume as tradies patriarcais registradas na histria das origens de Israel (Gn 1250). Os patriarcas ou antepassados de Israel eram pastores seminmades de ovelhas e cabras, na franja semidesrtica do Crescente Frtil, no segundo milnio a.C. Com o tempo, tornaram-se sedentrios e chegaram a dominar regies ocupadas por outros grupos. As tradies bblicas situam nesse amplo perodo Abrao, Isaac, Jac/Israel e seus filhos, que deram nomes s doze tribos e que se consideram seus antepassados mais diretos. Segundo dados histricos e arqueolgicos provinham da Mesopotmia (Abrao de Ur e Jac de Har) e perambularam pelo centro e pelo sul da Palestina entre os sculos XVIII e XVI a.C. Esses grupos esto vinculados com o deus do pai, que lhes faz importantes promessas para sua descendncia. Parte deles vivem no Egito durante cerca de quatro sculos, entre a poca dos hicsos e o enfraquecimento do poder egpcio sob Amenfis IV (1720-1347 a.C.).

2. Permanncia no Egito. A permanncia no Egito, a opresso e, sobretudo, a libertao, narradas no livro do xodo, constituem o corao do credo de Israel e o ponto de partida de sua histria como povo. Trs fatos ressaltam no relato: a sada do Egito graas interveno de Deus (Ex 712); a passagem pelo Mar Vermelho (1415); e o encontro com Deus no Sinai, onde os israelitas celebram uma aliana com ele (1924). O processo que permitiu a libertao do Egito foi, sem dvida, complexo, e continua sendo difcil comprov-lo, pois est escrito como uma grande epopeia com traos lendrios e litrgicos. Pode ter comeado por volta de 1250 a.C., sob Ramss II, quando vrios grupos semitas, submetidos a trabalhos forados, puderam fugir guiados por Moiss. O relato do xodo funde duas tradies distintas: a) o xodo-expulso, quando os hicsos foram expulsos; e b) o xodo-fuga, dirigido por Moiss, o qual ficou como a tradio predominante. 3. Conquista e assentamento em Cana. Estes fatos, como os anteriores, so vistos como resultado de intervenes divinas. A Bblia apresenta duas verses: Josu 112 relata a conquista graas a trs rpidas e vitoriosas campanhas de todo Israel dirigidas por Josu. Juzes 1 a narra como um processo lento e progressivo que no afetou os enclaves cananeus mais bem fortificados, o que parece estar mais prximo da realidade. A poca dos juzes est envolvida entre brumas e recordaes picas e lendrias, de carter local. Israel adota e adapta elementos religiosos e culturais cananeus, e se alia a tribos vizinhas para enfrentar diversas ameaas.

Seus trs primeiros reis estabelecem e desenvolvem o reino, mas este, na quarta gerao, se divide. O quadro da p. 57 apresenta uma viso de conjunto do reino unido e a diviso deste, com sua sucesso de reis e os profetas que aparecem em diferentes momentos e lugares. 1. Saul. A primeira experincia monrquica com Saul fracassou, talvez porque fosse muito semelhante estrutura tribal, e no tinha capital permanente, exrcito regular nem o apoio e a legitimao suficientes. O prprio Saul teve traos de juiz e foi aceito s por algumas tribos (1030-1010 a.C.). 2. Davi. Um membro da tribo de Jud foi quem conseguiu consolidar e institucionalizar em poucos anos o modelo monrquico (1010-970 a.C.). Eleito rei pelas tribos do Sul, foi aceito pouco depois pelas tribos do Norte, conseguindo a unidade nacional pela primeira vez. Davi fortalece a nova nao ao vencer e dominar os reinos vizinhos at o norte da Sria e conquistar Jerusalm, que passa a ser a capital poltica e religiosa de todas as tribos. Estabelece as bases de uma organizao interna com um exrcito de mercenrios e um corpo de funcionrios especializados. 3. Salomo. O rei Salomo, filho de Davi, aperfeioa a organizao do Estado (970-931 a.C.). Cria um sistema administrativo, impulsiona o comrcio e promove obras de construo, entre as quais se destaca o templo de Jerusalm, centro religioso de reunio das tribos e sinal da presena permanente de Deus no meio de seu povo. Embora j existissem poemas e relatos, com a monarquia, em particular com Salomo, comea a tomar impulso a atividade literria em Israel. Tambm se consolidam o profetismo e o sacerdcio, instituies muito fortes na histria de Israel. No obstante, o reinado de Salomo terminou com graves problemas internos e externos que levaram o reino sua diviso.

A monarquia ou reino unido

A monarquia nasceu diante da insuficincia do sistema tribal para resistir aos saqueadores nmades e s ameaas de outros povos, sobretudo os filisteus (sc. XI-X a.C.). Com a monarquia, Israel se constitui plenamente como nao, com instituies que lhe permitem comear a escrever sua histria: escribas, anais reais e arquivos.

49

1. O reino do Norte (Israel). Tinha os territrios mais ricos e populosos, mas sofreu mais presses internas e externas. Conheceu perodos de esplendor sob Amri, que fundou sua capital, Samaria, e com Acab e Jeroboo II, em cujo reinado surgem Ams e Oseias, os primeiros profetas escritores. Sua grande instabilidade interna, evidente nas nove dinastias que reinaram em duzentos anos, fizeram-no fcil presa do imprio assrio. Primeiro exigiu tributos, depois tomou Samaria e deportou seus habitantes e, por fim, converteu Israel em provncia assria (722 a.C.). 2. O reino do Sul (Jud). Este reino, menor e com menos recursos, foi mais estvel graas teologia da sucesso davdica e por ter sofrido menos presses inimigas. Recebeu uma forte influncia da poltica egpcia, por sua proximidade geogrfica. Teve momentos brilhantes com os reis Asa, Josaf e Azarias/Ozias, com Ezequias, que reuniu os restos do reino do Norte, e com Josias, que realizou uma reforma religiosa. Tambm floresceram ali profetas importantes como Isaas, Miqueias, Sofonias e Jeremias. Um sculo depois de se libertar da ameaa assria (701 a.C.), Jud sucumbiu diante da invaso babilnica. Em dez anos o rei Nabucodonosor atacou duas vezes Jerusalm (598 e 587 a.C.), destruiu a cidade e levou para Babilnia, como deportados, seus dirigentes e um ncleo importante de sua populao. As quedas sucessivas da Samaria e de Jerusalm foram um duro golpe para a f de Israel, que se sentia seguro devido s promessas divinas. Com a queda de Jerusalm, os judeus ficaram pobres, desorganizados, sem ateno religiosa, e se misturaram com os colonos estrangeiros. Muitos fugiram para a Transjordnia ou para o Egito, onde formaram colnias que deram origem dispora ou disperso judaica. As milhares de pessoas, do mais seleto de Jud, que foram exiladas para a Babilnia se estabeleceram por famlias em aldeias e cidades, fazendo parte da dispora.

Os israelitas conseguiram sobreviver grande crise poltica e religiosa do exlio graas aos sacerdotes e profetas, entre eles Ezequiel e o Segundo Isaas, os quais os sustentaram e impulsionaram a obra da restaurao. Ao refletir sobre o passado, explicaram a catstrofe em termos de responsabilidade nacional, e encontraram, em sua tradio, novas perspectivas de esperana e continuidade. Com isso, montaram as bases de uma nova identidade mais religiosa que poltica, na qual tomaram importncia a circunciso, o sbado, a observncia da Lei e a inquebrantvel afirmao de Jav como nico Deus.

A comunidade judaica ps-exlica

Em menos de cinquenta anos a situao internacional mudou por completo. Em 539 a.C., Ciro, rei dos persas, conquistou Babilnia e permitiu aos exilados regressar a sua terra e reconstruir o templo. Mas seu trabalho de reconstruo no foi fcil, pois faltavam meios econmicos, os habitantes locais e povos vizinhos eram hostis, e estavam submetidos ao imprio persa. 1. Reconstruo e nova esperana. Zorobabel e Josu, junto com os profetas Ageu, Zacarias e o Terceiro Isaas, guiaram a comunidade na reconstruo. Esdras e Neemias reorganizaram o povo e lhe deram uma estrutura teocrtica (sc. V a.C.). A partir de ento, a Lei, o templo e o sacerdcio foram os pilares da identidade do povo, dando origem ao judasmo, o qual deixou profundas marcas nos mbitos religioso e literrio, pois a maior parte do Antigo Testamento recebeu sua forma definitiva nesse perodo. 2. Impacto do helenismo. No ano 333 a.C., Alexandre Magno derrotou os persas e instaurou o imprio greco-macednico. Assim, inicia-se o helenismo ao difundir-se a lngua e a civilizao gregas. Com o tempo, aprofundam-se as diferenas entre os judeus helenistas e os que permanecem fiis s suas tradies. Ao morrer Alexandre, a comunidade judaica teve de sofrer as lutas entre seus sucessores, es-

O exlio

50

pecialmente os lgidas ou ptolomeus, senhores do Egito, e os selucidas, dominadores da Sria e da Mesopotmia. 3. A rebelio dos Macabeus. Quando o selucida Antoco IV proibiu as prticas religiosas judaicas em Jerusalm e em toda a Palestina (167 a.C.), os irmos Macabeus, apoiados por grupos de judeus piedosos (assideus), organizaram uma rebelio armada que conseguiu triunfar. Simo Macabeu reconhecido como sumo sacerdote e obtm a independncia poltica para Jud (141 a.C.). Seus descendentes, os asmoneus, retomam o ttulo de reis e mantm a situao por mais de setenta anos, em meio a lutas fratricidas, at que o exrcito romano toma Jerusalm, e a Judeia se transforma em provncia romana (63 a.C.). O imprio romano, insuportvel depois das rebelies dos anos 70 e 135 d.C., provocou o fim da nao judaica. Dois fatos evidenciam-se nesse perodo: a) a separao progressiva dos samaritanos, que renem certas tradies das antigas tribos do Centro e do Norte e rompem com Jerusalm e o judasmo oficial; e b) a consolidao da dispora, promovida pela expanso helenista. A populao judaica no estrangeiro, mais numerosa que na Palestina, se agrupa em torno de suas sinagogas e, apesar da distncia, mantm sua vinculao com Jerusalm e o templo. A dispora confere ao judasmo um carter novo e o prepara para superar a grande provao que implicou seu desaparecimento enquanto nao.

rica sobre diversos temas. A maioria das formas e dos gneros literrios no Antigo Testamento mitos e lendas sobre a criao do mundo e das pessoas; relatos picos e sagas de tipo histrico; hinos e oraes religiosos; cdigos legais e administrativos; listas e recenseamentos; poemas e cartas; escritos de carter sapiencial parecem-se com os textos do antigo Oriente Prximo, pois compartilharam com eles uma vasta herana cultural. No obstante, tal semelhana no obscurece a originalidade temtica e formal da literatura bblica. Formao dos escritos do Antigo Testamento A formao do Antigo Testamento foi um processo complexo e lento que corre, em certa medida, paralelo vida e histria do povo de Israel. Divide-se em trs grandes etapas, que podem se conhecer melhor nas introdues de cada livro e no quadro cronolgico (p. 1905). 1. Das origens at a monarquia. A literatura nasce como reflexo da vida e expresso dos sentimentos, anseios, convices, temores e expectativas de pessoas e povos, e se desenrola nos centros, ambientes e circunstncias em que vivem. Nas origens de Israel, como na maioria dos povos, essas expresses foram transmitidas oralmente, antes de serem escritas, e tratam dos grandes temas da vida: trabalho, culto, festas, guerras, pleitos, luto. Em Cana se fundiram as recordaes de diferentes tribos e se incorporaram elementos da lngua e da literatura cananeias (sc. XII-XI a.C.). Inicia-se a configurao das primeiras tradies orais enquanto povo, mantendo-se a mesma forma ao serem escritas: sagas e recordaes patriarcais; hinos e relatos picos em torno do xodo e da conquista; cantos de gesta sobre heris locais; relatos sobre a origem de lugares, pessoas e costumes; corpos legais e tradies clticas; ditos ou provrbios de origem familiar e popular.

OS LIVROS DO ANTIGO TESTAMENTO

O Antigo Testamento uma grande coleo de 46 livros escritos em diversas pocas e por diversos autores, reunidos por afinidade literria ou temtica em quatro grandes grupos: 1) Pentateuco; 2) livros histricos; 3) livros profticos; 4) livros poticos e sapienciais. Essa diviso coincide em grandes traos com a trplice denominao judaica: Lei, Profetas e Outros Escritos.

Literaturas do antigo Oriente Prximo Muito tempo antes que as tribos israelitas transmitissem oralmente suas tradies, o Egito, a Babilnia antiga, a Sumria e a Assria tinham uma literatura

51

52

2. Da monarquia ao exlio. A monarquia introduz em Israel um modelo corteso de influncia egpcia e cananeia, que influi decisivamente na formao dos escritos bblicos. Secretrios e escribas cortesos comeam a escrever uma histria oficial a partir de listas, anais reais e outros dados de arquivo. Criam-se tambm escolas para a formao dos funcionrios da corte, que sero importantes focos sapienciais. Salomo, a quem se atribuem muitos provrbios e poemas, estimulou fortemente a atividade literria, que foi impulsionada tambm pelo comrcio e pelo intercmbio cultural com outros povos. Nessa poca, aparecem os primeiros escritos histricos reconhecidos como a histria javista: as histrias da sucesso de Davi e de Salomo e, possivelmente, o primeiro agrupamento de tradies patriarcais, do xodo e da conquista, com a finalidade de legitimar a monarquia davdica diante dos israelitas e das outras naes. Tambm se iniciam as colees de salmos e provrbios, e se colocam por escrito alguns cantos picos, histrias de heris libertadores e cdigos legais. Ver tbua Escritura do Pentateuco, p. 56 Depois da diviso do reino, desenvolvem-se duas vertentes histricas paralelas: os Anais dos reis de Israel e os Anais dos reis de Jud. Mas o aparecimento dos profetas escritores no sculo VII a.C mais significativo que estes, porque, embora seu ministrio tenha sido oral, eles mesmos ou seus discpulos comearam a escrever alguns de seus orculos. No reino do Norte, Ams e Oseias do forma literria a tradies profticas orais em torno de Elias, Eliseu, Aas e Miqueias, filho de Jembla, e provavelmente do origem verso elosta da antiga histria patriarcal e mosaica. No reino de Jud, o movimento proftico mais tardio, seus primeiros expoentes so o Primeiro Isaas e Miqueias. Com a queda de Samaria, as tradies do Norte chegam ao reino do Sul e com o tempo se fundem com as de Jud.

Os reinados de Ezequias e Josias, relativamente prsperos e pacficos, deixaram especial marca de atividade literria. Ezequias acolheu fugitivos do Norte e criou algo parecido com uma escola de escribas, aos quais se atribui a recopilao de antigas colees de provrbios (Pr 25,129,27). Josias impulsionou uma ambiciosa reforma a partir do descobrimento do Livro da Lei, identificado com o ncleo do Deuteronmio, primeiro escrito bblico de carter normativo ou cannico (2Rs 22,8). Esse Livro da Lei inspirou a escola deuteronomista e iniciou uma grande obra histrica, que compreende desde a conquista da terra at a queda de Jerusalm, e teve a sua ltima edio durante o exlio. Os escritos profticos de Sofonias, Naum, Habacuc e Jeremias completam as contribuies literrias do reino de Jud. 3. No exlio. O tempo do exlio foi muito fecundo literariamente. Em Jerusalm se escrevem as Lamentaes e se conclui a histria deuteronomista. Em Babilnia, onde os deportados integram alguns elementos da cultura, da religio e da literatura mesopotmicas, nasce a escola cronista ou sacerdotal, que reescreve a histria do povo desde as origens at Moiss, servindo-se das verses anteriores, isto , da histria javista e elosta. Ao mesmo tempo se intensifica a atividade proftica com Ezequiel e o Segundo Isaas. Mais importante o estmulo que deram esses grupos aos exilados, para enfrentar a reconstruo nacional, e as bases para o desenvolvimento religioso da comunidade ps-exlica.

O perodo ps-exlico

A partir da pouca informao sobre a comunidade ps-exlica nas pocas persa e helenista, este perodo decisivo na configurao do Antigo Testamento. A reforma de Esdras animada pelos profetas Ageu, Zacarias e o Terceiro Isaas leva a seu cume o Pentateuco ou Tor (Lei), que se converte no corpo literrio normativo da comunidade teocrtica (fins do sculo V).

Nos dois sculos seguintes (IV-III a.C.) completa-se a coleo dos Profetas (anteriores: Josu, Juzes, 1o e 2o Samuel, 1o e 2o Reis; e posteriores: Isaas, Jeremias, Ezequiel e os Doze). E boa parte dos Outros Escritos, Salmos, Provrbios, J e os cinco rolos (Rute, Cntico dos Cnticos, Eclesiastes, Lamentaes e Ester). A estes se acrescenta a obra do Cronista (1o e 2o Crnicas, Esdras e Neemias). A expanso do helenismo obriga o judasmo a um novo esforo de abertura e confronto com a cultura grega tanto na Palestina como fora dela. Fruto desse dilogo a traduo da Tor para o grego, realizada em Alexandria nos tempos de Ptolomeu II (285-246 a.C.). Segundo uma tradio judaica, a traduo foi entregue aos cuidados de 72 sbios judeus, da o nome de Verso dos Setenta. Nos sculos posteriores se traduziram os Profetas e os restos dos livros hebraicos do Antigo Testamento (sc. II-I a.C.). A verso grega acrescenta 1 e 2 Macabeus, Tobias, Judite, Baruc, Eclesistico e Sabedoria, aparecidos nos dois ltimos sculos. A Igreja Catlica aceita esses livros como deuterocannicos, ao passo que as igrejas protestantes e o judasmo os consideram apcrifos. Esta verso grega muito importante por duas razes: a) os primeiros cristos serviram-se dela, com seus termos e conceitos, ao articular a nova f crist; b) constitui o verdadeiro ponto de unio entre os dois testamentos. Nos fins da poca veterotestamentria e incios da era crist fica praticamente constitudo o Antigo Testamento judaico, embora no se tenham aceitado os Outros Escritos como livros sagrados. De fato, diversos grupos judaicos adotaram posies diferentes em relao ao cnon dos livros sagrados. Os samaritanos s aceitavam a Tor (o Pentateuco); os saduceus davam importncia secundria aos Profetas e aos Outros Escritos, sem incluir Daniel; os essnios no reconheciam Ester, mas empregavam o Eclesistico e alguns livros apcrifos; inclusive no final do sculo I d.C. havia dvidas sobre o carter inspirado do Cntico dos Cnticos. Disso se conclui

que os limites da terceira coleo do cnon judaico, isto , dos Outros Escritos, no estavam totalmente definidos.

Temas teolgicos do Antigo Testamento

Os livros do Antigo Testamento, alm de refletir a vida e a histria do povo eleito, so Palavra de Deus e falam sobre Deus. Assim a receberam e reconheceram os judeus que leram nela a privilegiada relao de Deus com Israel. Assim a consideraram Jesus e a primeira Igreja, que viram essa Palavra como antecipao e promessa da Palavra definitiva pronunciada em Jesus de Nazar, e usaram o Antigo Testamento como ponto de referncia ao anunciar Jesus Cristo. Esta seo aponta para as constantes temticas que do uma perspectiva global e unitria do Antigo Testamento, que, primeira vista, aparece como heterogneo e fragmentrio.

Pluralidade de teologias Durante muitos sculos, a religio de Israel teve pluralidade de enfoques teolgicos porque Deus se revelou pouco a pouco, em momentos histricos e culturais muito diversos. Na redao final dos escritos e colees do Antigo Testamento se percebe uma forte tendncia a acentuar os elementos unitrios da f e da religio de Israel. S no final da poca veterotestamentria existe um corpo de crenas e vivncias amplo e consistente, com uma unidade clara. Portanto, no de estranhar que o Antigo Testamento reflita uma diversidade teolgica. No Pentateuco podem se identificar as tradies javista, elosta, sacerdotal e deuteronomista. Nos livros histricos coexistem os diferentes enfoques da histria deuteronomista e cronista, e suas diversas vises sobre temas-chave como a monarquia, o templo, os santurios locais e inclusive o prprio Deus (Gn 12). Profetas da mesma poca, como o Primeiro Isaas e Oseias, Jeremias, Ezequiel e o Segundo Isaas, tambm tm enfoques teolgicos distintos.

53

Esta diversidade exige que nos acostumemos a contemplar cada livro ou cada enfoque teolgico como perspectivas distintas que nos permitem apreciar a riqueza da revelao. A imagem de diversos instrumentos musicais interpretando a mesma sinfonia, dando cada um sua contribuio e entretecendo-se todos para fazer a obra musical, muito adequada ao enfrentar a leitura dos diversos livros e colees do Antigo Testamento. Unidade de f A pluralidade de teologias provenientes de diferentes tradies e do ambiente politesta do antigo Oriente Prximo fez ressaltar o valor e a originalidade da convico monotesta de Israel que ressoa em todo o Antigo Testamento. Esta f em um s Deus se perfilou progressivamente ao longo da histria e entrou muitas vezes em conflito com as crenas e o culto politesta do contexto cultural em que os israelitas viviam. A mensagem de Oseias, do Primeiro Isaas e de Jeremias contribui decisivamente para definir as exigncias do monotesmo. Mas s depois da reforma de Josias, e sobretudo a partir do exlio, a unidade da f fica claramente formulada. Ao relatar sua histria, os israelitas identificam momentos-chave nos quais Deus se manifestou como nico e fomentou a unidade do povo. Veem a poca patriarcal sob essa luz; descobrem a revelao de um s Deus a partir da aliana do Sinai e notam como essa crena tem momentos-chave, como a assembleia de Siqum (Js 24), a promessa dinstica a Davi (2Sm 7) e a dedicao do templo (1Rs 8), que so especialmente unificadores. Todos os escritos do Antigo Testamento coincidem em um slido teocentrismo e relatam a revelao de um nico Deus atravs dos acontecimentos (histria) e da palavra (lei e profecia). Uma f histrica A f monotesta e teocntrica de Israel uma f histrica. Os chamados credos histricos de Israel expressam sua profunda convico de que Deus

se fez conhecido nos atos concretos e doadores de vida como a libertao do Egito, a aliana do Sinai, o dom da terra, a escolha de Davi e a promessa messinica. Por isso a histria bblica , antes de tudo, histria de salvao. Os credos histricos aparecem em textos variados. Encontramo-los em confisses de f (Dt 26,5-10), resumos (Js 24,2-13), catequeses (Dt 6,20-23), salmos (Sl 78; 105; 136), oraes (Ne 9,5-37) e discursos (Jt 5,6-19). Esses credos apresentam distintas sequncias e articulaes. primeira sequncia, eleio patriarcal libertao do Egito aliana sinatica entrada na terra, da tradio nortista Moiss Sinai, acrescenta-se a segunda sequncia, eleio de Davi Jerusalm/templo, da tradio sulista Davi Jerusalm. Depois do exlio se incorpora o tema da criao como o primeiro ato de Deus. Finalmente, a cadeia de intervenes divinas, ao longo dos sculos, se converte no tema articulador das grandes snteses histricas: deuteronomista, sacerdotal e cronista. Dimenso comunitria da f: a aliana A pluralidade de teologias, provenientes de diferentes tradies, e a unidade da f e sua natureza histrica ressaltam a dimenso comunitria da f bblica. Todas as intervenes de Deus esto dirigidas para o povo de Israel, prefigurado nos patriarcas, representado em seus lderes institucionais (Moiss, Samuel, Davi...), desafiado e animado pelos profetas e concretizado na comunidade teocrtica ps-exlica. O objeto privilegiado da escolha de Deus sempre o povo a quem fez suas promessas, com quem entrou em dilogo, contraiu uma aliana e a quem apoia e guia com bnos, desafios e castigos. Nessa perspectiva comunitria, as figuras individuais s tm realce na medida em que fazem parte do povo, servem-no ou representam-no. Ao escolher Abrao, Deus escolhe sua descendncia; ao revelar-se a Moiss e aos profetas, se manifesta e guia o povo que re-

54

presentam; ao fazer a promessa dinstica a Davi, compromete-se com o povo atravs de seus reis e da instituio monrquica. A melhor expresso da dimenso comunitria da religio a f de Israel na aliana que marca a natureza das relaes entre Deus e o povo, visto que esta aliana um dos principais temas do Antigo Testamento. Deus firmou com seu povo um pacto do qual derivam direitos e obrigaes mtuas, expressados na Lei, sinal ritual da aliana. O cumprimento ou o no cumprimento de suas condies acarretar bnos ou maldies sobre o povo inteiro. Os diferentes cdigos legais e culturais e a mensagem dos profetas ocorrem no marco da aliana, com sua dupla exigncia indissolvel: fidelidade a Deus e solidariedade com o povo. A aliana do Sinai o centro e modelo de todas as alianas no Antigo Testamento: as anteriores, com No e Abrao, a prefiguram e antecipam; as posteriores, com Josu, Davi e Josias, a renovam e enriquecem. A infidelidade e a incapacidade contnuas do povo para ser leal a Deus foram gerando a ideia de uma nova aliana, mais espiritual e definitiva do que a anterior. A partir de Jeremias e Ezequiel, esta esperana reforou e deu novo significado s suas expectativas messinicas. Responsabilidade e destino do indivduo A dimenso comunitria da relao com Deus no anula sua relao com o indivduo nem a dissolve no anonimato do coletivismo. No decorrer da histria, a vida e o destino das pessoas foram fonte de uma reflexo teolgica que amadureceu com o tempo: No marco da aliana, o destino do indivduo est indissoluvelmente unido ao de sua comunidade: o indivduo solidrio, para o bem e para o mal, com a sorte do povo.

Com o tempo, profetas como Jeremias e Ezequiel, assim como alguns textos deuteronomistas, apelam para a responsabilidade individual. Os salmos e a literatura sapiencial, depois do exlio, assinalam o indivduo como o ltimo responsvel por sua conduta e seu destino, como o proclama a doutrina da retribuio. Quando os fatos histricos desmentem a doutrina da retribuio, comea um profundo debate expressado em Isaas 53, no Salmo 73, no Eclesistico e em J. As contribuies de Daniel 12,3, 2Macabeus e Sabedoria 15, com a afirmao da ressurreio e a retribuio depois desta vida, abrem novas perspectivas sobre esse aspecto to importante. Messianismo: esperana e utopia Dois dos temas mais constantes e presentes em todo o Antigo Testamento expressam-se nas frmulas promessa-realizao e profecia-cumprimento. Pode-se dizer que todo o Pentateuco, as grandes obras histricas, deuteronomista e cronista, e a maioria dos escritos profticos foram estruturados a partir desses temas e constituem seus contedos fundamentais. As promessas feitas a Abrao foram enriquecendo-se at culminar na posse da terra. A promessa dinstica feita a Davi contribuiu para a estabilidade da monarquia e para a confiana na proteo de Deus sobre Jerusalm e seu ungido. Os profetas assinalaram os limites e a caducidade das antigas promessas, purificaram-nas e ampliaram seu significado. Diante da dura e decepcionante experincia do exlio, que parecia desmentir as promessas e profecias anteriores, os profetas proclamam a esperana em uma futura e decisiva interveno de Deus, que culminar no triunfo sobre todos os inimigos e na instaurao de seu reino. Nesse contexto, antigos conceitos como dia do Senhor e ungido (messias) adquirem um novo significado es-

55

piritual e se convertem em smbolo e expresso de novas esperanas. As escatologias profticas do passagem apocalptica, e o messianismo, em sua trplice verso (dinstico-rgia, proftica e sacerdotal), catalisa esperanas e utopias. A partir de ento, as promessas apontam para uma nova aliana, um novo Davi, uma nova Jerusalm, um novo reino, novos cu e terra, uma nova

criao..., cujo cumprimento fica nas mos do ungido ou messias esperado. Jesus e a primeira Igreja relero toda a Escritura nesta chave, convertendo o Antigo Testamento em antecipao, promessa e profecia da interveno decisiva de Deus mediante a vida, a morte e a ressurreio de Jesus Cristo. Assim, a nova aliana em Jesus cumpre plenamente e supera definitivamente a antiga aliana.

ESCRITURA DO
Datas histricas aproximadas 1800 a.C.

PENTATEUCO

ABRAO E OS PATRIARCAS Tradies orais pr-mosaicas: sagas patriarcais, lendas tribais, legislao primitiva e histrias antigas da Mesopotmia Moiss Sul (javista = J) Norte (elosta = E) (Mantiveram-se as tradies orais) E escrita (750 a.C.) Deuteronomista (D) Sacerdotal (P)

1250 a.C.

Tradies

J escrita (950 a.C.)

722 a.C. Queda de Samaria 625 a.C. Reforma sob Josias

Tradies J e E combinadas (700 a.C.)

D escrita (700 a.C.) P escrita (500 a.C.)

As quatro tradies compiladas e escritas como as conhecemos agora (400 a.C.)

56

Ano a.C.
1050-1000 950-900

Reis
SAMUEL (1040-1030) ltimo juiz, profeta e sacerdote SAUL (1030-1010) DAVI (1010-971) unificao das tribos em um reino SALOMO (971-931) 931: diviso do reino Sul: JUD Norte: ISRAEL ROBOO (931-914) JEROBOO (931-910) Abdias (913-911) Asa (914-870) Nadab (910-909) Basa (908-886) Ela (885-884) Zamri (884) Omri (884-874) Acab (874-853) Josaf (870-848) OCOZIAS (853-852) Joro (852-841) JE (841-814) Joacaz (813-797) Joaz (797-782) JEROBOO II (782-753) Zacarias (743) Salum (743) Menaem (743-738) Pecaias (738-737) Pec (737-732) Oseias (732-724) 722-Queda sob o poder da Assria Eliseu Zacarias

Profetas

Nat Aas

900-850

Semeas Aas Aas Azarias Je

Miqueias, Elias Je, Iasael, Eliezer, Eliseu, Miqueias Elias Elias

850-800

Joro (848-841) Ocosias (841) Atalia (841-835) Joaz (835-796) Amasias (796-767) Azarias / Ozias (781-740)

800-750

750-700 Joato (740-736) Acaz (734-727)

Ams*, 1o Isaas*, Naum* Oseias*

Obed Miqueias*

700-650

600-538

EZEQUIAS (716-687) reforma Manasss (687-642) Amon (642-640) JOSIAS (640-609) reforma Joacaz (609) JOAQUIM (609-598) Jeconias (598) Sedecias (598-587) EXLIO NA BABILNIA Regresso do exlio. Institui-se o judasmo

2o Isaas* Sofonias* Profetisa Hulda, Jeremias* Habacuc*

538-500 500-450 450-400 400-350 350-300 300-250 250-200 200-150 150-100 100-50 50-0 0-50 Novo Testamento

Restaurao de Jerusalm e desenvolvimento do judasmo

Defesa dos Macabeus diante da invaso helenista

Jeremias* Abdias* Ezequiel* Jonas*, Ageu*, 3o Isaas* 1o Zacarias*, Malaquias* Joel* 2o Zacarias* Baruc* Daniel*

Joo Batista

CRISTO, REI DOS REIS E PROFETA DO REINO DE DEUS


* Profetas escritores

57

pentateuco

Gn

Ex

Lv

Nm

Dt

Pentateuco
V
oc j se perguntou como que sabemos tantas coisas a respeito de Deus? A Bblia contm tudo o que Deus nos revelou de si mesmo mediante sua relao com o povo de Israel e os primeiros cristos. Ao ler a Bblia, vemos como se comunica Deus com seu povo e a resposta desse povo, como dois protagonistas de uma histria que se conhecem cada vez melhor ao conversar e agir juntos. Nos primeiros cinco livros bblicos, ou seja, no Pentateuco, Deus nos mostra seu plano para a humanidade: quer nos salvar do pecado e unir-se a ns em amizade sincera.

Introduo ao

Introduo
Pentateuco significa cinco rolos, do grego penta, cinco, e teuchos, rolos. formado pelos cinco primeiros livros do Antigo Testamento: Gnesis: livro das origens. xodo: livro da sada do Egito. Levtico: livro dos levitas, sacerdotes da tribo de Levi. Nmeros: livro dos recenseamentos do povo de Israel. Deuteronmio: livro da segunda lei. O Pentateuco a chave para entender toda a Bblia, pois apresenta o incio da revelao de Deus ao povo escolhido, e nele encontramos as primeiras vivncias e reflexes sobre o plano de amor de Deus com a humanidade. S ao conhecer o Pentateuco pode-se compreender a riqueza da revelao de Deus e o extraordinrio da histria da salvao ao longo da Bblia at chegar sua plenitude em Jesus, Deus e homem, salvador nico de toda a humanidade. A relao de Deus com seu povo se conservou na memria das pessoas com respeito e amor, e foi transmitida de pais a filhos oralmente durante cerca de seiscentos anos, at que essas experincias foram recolhidas por escrito. Essa histria relatada de muitas maneiras e com variedade de gneros literrios: reflexes sobre a experincia de Deus e a natureza humana, leis que regem o povo, oraes do povo a Deus, poemas que apresentam o sentimento do povo, recordaes de famlia significativas, ritos que regulam atos de culto (ver O que so os gneros literrios?, p. 32). A ltima redao do Pentateuco apoiou-se nas tradies de quatro grupos de pessoas, que se relacionavam com Deus de diferentes maneiras. Como cada tradio mostra aspectos muito belos de Deus, os redatores finais decidiram unir as quatro, pois todas eram consideradas inspiradas por Deus. A cada tradio oral ou fonte do conhecimento de Deus se deu um nome, como se tivesse um s autor. A tradio javista chama Deus de Jav ao longo do manuscrito e representada por J. Inicia-se nos sculos IX e VIII a.C. Pertence ao sul da Palestina e se con-

centra no reino de Jud. Salienta a proximidade de Deus com a humanidade e o descreve em termos antropomrficos, do grego anthropos, homem, e morph, forma, isto , apresenta Deus atuando e reagindo como pessoa humana. A tradio elosta d a Deus o nome de Elohim e se representa com um E. Inicia-se ao mesmo tempo que a javista, na qual foi integrada nas proximidades de 715 a.C. Surge no reino do Norte ou reino de Israel e fala do profetismo, da fora da moral e do perigo da idolatria. Mostra Deus que fala em sonhos e com smbolos como a sara. A tradio deuteronomista tem um estilo insistente e se representa com um D. Foi escrita no sculo VII a.C. Insiste na ao de Deus e na necessidade de uma resposta pessoal e comunitria. Baseia-se nas tradies anteriores; comea no final do reino, quando o reino do Norte caiu em poder da Assria, e o povo parecia esquecer sua fidelidade aliana do Sinai. A tradio sacerdotal se representa com um P e mostra Deus distante e majestoso. Escreve-se ao regressar do exlio, no sculo VI a.C. Israel j no era uma nao independente e concentrava sua identidade no templo. D grande importncia aos ritos do culto e s funes dos sacerdotes.

Pouco depois de surgir a tradio sacerdotal, fez-se a redao definitiva dos cinco livros. Sabendo isso, voc compreender por que h temas duplicados, escritos de diferentes maneiras, e por que alguns eventos esto defasados no tempo. Talvez voc se pergunte: para que juntaram tudo e por que no optaram por uma s fonte? Porque cada tradio nos leva a conhecer diversos aspectos de Deus e todos so valiosos, fortalecem nossa f nele e nos revelam seu amor salvador.

Notas complementares
Os judeus reconhecem o Pentateuco como a Tor, que significa ensinamento ou instruo, e o consideram a Lei. Antigamente se pensava que Moiss era o autor do Pentateuco, pois foi um lder legislador e juiz grandioso. Na realidade, os cinco livros foram escritos centenas de anos depois de sua morte. O Gnesis e o xodo apresentam as histrias e os nomes que melhor conhecemos do Antigo Testamento. O Gnesis relata as histrias de Ado e Eva; No e o dilvio; Abrao e Sara; Jos e seus irmos. O xodo fala de Moiss e da sara ardente; do fara do Egito; da passagem do Mar Vermelho e dos dez mandamentos. O Pentateuco apresenta narraes e leis: o Gnesis contm histrias; o Levtico e o Deuteronmio contm muitas leis; o xodo e Nmeros contm tanto narraes como leis.

Esquema

111. Origens 1,12,4a. Histria do cu e da terra 2,4b5,32. Histria de Ado e seus filhos 6,111,32. Histria de No e seus filhos 1250. Patriarcas 12,125,18. Histria de Abrao e seu filho 25,1936,43. Histria de Isaac e seus filhos 37,150,26. Histria de Jac e seus filhos

Dados

Perodo descrito Os primeiros 11 captulos pertencem pr-histria. Os captulos 12 e seguintes descrevem o tempo dos patriarcas e das matriarcas de Israel (1900-1500 a.C.). Autor Vrios autores. Data de redao Tradies orais 950-700 a.C. Recopilao e escrita: 700 a.C. Edio final: 400 a.C. Temas A criao boa. O ser humano livre e responsvel. O mau uso da liberdade causa o pecado. Pactos iniciais de Deus com diversos personagens.

O Gnesis rene relatos que revelam a natureza de Deus e os incios de sua relao com a humanidade. Seu propsito demonstrar que o plano de Deus mais forte que o pecado e a fragilidade humana. No um livro de histria, mas uma confisso de f articulada com relatos das cinco tradies orais. Divide-se em cinco grandes partes. A primeira parte, captulos 111, mostra Deus criador e Senhor de tudo. Contm as tradies mais antigas da humanidade e as mais memorveis da Bblia. Apresenta dois relatos distintos da criao, que desdobram a beleza da natureza, a bondade na obra de Deus e a criao do homem e da mulher imagem e semelhana de Deus (caps. 1 e 2). Ado e Eva vivem em harmonia com Deus, consigo mesmos e com toda a criao, em um fascinante jardim. Ao pecarem, tudo muda. Ado e Eva sentem separao, dor e inclusive a morte (cap. 3). O pecado destri a famlia, representada por Caim e Abel (cap. 4). Aniquilao da humanidade, representada por No e o dilvio (cap. 69). Geram-se conflitos entre as naes como na Torre de Babel (cap. 11). A segunda parte, captulos 1250, narra a origem do povo de Israel. Explica a f de Abrao, Sara e Isaac e de Jac, Rebeca e suas famlias. O Gnesis conclui-se com a histria de Jos, neto de Isaac. Os israelitas descrevem sua experincia de Deus com imagens e smbolos, pois atravs destes que podemos nos aproximar do mistrio de Deus. Por isso importante descobrir seu significado profundo, sem desprezar as imagens simblicas como se fossem infantilidades, nem reinterpret-las ao p da letra.

Apresentao

GNESIS

magine o grande poder do cosmos. O universo se inaugura criado por Deus. Depois..., uma destruio universal. Mais tarde, histrias ricas em ternura de amor e reunies familiares, seguidas por traies e crimes... Pareceria que fosse o ltimo sucesso do cinema. Assim no . Estamos diante do Gnesis, o livro das origens onde se relata que Deus cria o mundo com amor e harmonia. O pecado rompe o equilbrio. Deus decide no abandonar seu projeto de amor; escolhe caminhos assombrosos para restaurar tudo; adapta-se a ns, escolhe um povo e toma a peito sua obra.

64

G N

Gnesis 11

GNESIS
64
As origens
Gn 1,1-31

Sacrifcio de Isaac

Gn 22,1-19

Abrao, Sara e sua descendncia

Gn 1236

A Criao 1 No princpio, Deus criou o cu e a terra. 2 A terra estava sem forma e vazia; as trevas cobriamo abismo e o Esprito de Deus pairava sobre as guas. 3 Deus disse: Faa-se a luz!. E a luz foi feita. 4 Deus viu que a luz era boa, e separou a luz das trevas. 5 Deus chamou luz dia, e s trevas noite. Sobreveio a tarde e depois a manh: foi o primeiro dia. 6 Deus disse: Faa-se um firmamento entre as guas, e separe ele umas das ou tras. 7 Deus fez o firmamento e separou as guas que estavam debaixo do firmamento daquelas que estavam por cima. 8 E assim se fez. Deus chamou ao firmamento cu. Sobreveio a tarde e depois a manh: foi o segundo dia. 9 Deus disse: Que as guas que esto debaixo do cu se juntem num mesmo lugar, e aparea o elemento rido. E assim

se fez. 10 Deus chamou ao elemento rido terra, e ao ajuntamento das guas mar. E Deus viu que isso era bom. 11 Deus disse: Produza a terra plan tas, ervas que contenham semente e r vores frutferas que deem fruto segundo a sua espcie e o fruto contenha a sua semente. E assim foi feito. 12 A terra produziu plantas, ervas que contm semente segundo a sua espcie, e rvores que produzem fruto segundo a sua espcie, contendo o fruto a sua semente. E Deus viu que isso era bom. 13 Sobreveio a tarde e depois a manh: foi o terceiro dia. 14 Deus disse: Faam-se luzeiros no firmamento do cu para separar o dia da noite. Que sirvam eles de sinais e marquem o tempo, os dias e os anos, 15 e resplandeam no firmamento do cu para iluminar a terra. E assim se fez. 16 Deus fez os dois grandes luzeiros: o maior para

65

Gnesis 2

presidir o dia e o menor para presidir a noite; e fez tambm as estrelas. 17 Deus colocou-os no firmamento do cu para que iluminassem a terra, 18 presidissem o dia e a noite, e separassem a luz das trevas. E Deus viu que isso era bom. 19 Sobreveio a tarde e depois a manh: foi o quarto dia. 20 Deus disse: Pululem as guas de uma multido de seres vivos, e voem aves sobre a terra, debaixo do firmamento do cu. 21 Deus criou os monstros marinhos e toda a multido de seres vivos que enchem as guas, segundo a sua espcie, e todas as aves segundo a sua espcie. E Deus viu que isso era bom. 22 E Deus os abenoou: Frutificai disse ele e multiplicai-vos, e enchei as guas do mar, e que as aves se multipliquem sobre a terra. 23 Sobreveio a tarde e depois a manh: foi o quinto dia. 24 Deus disse: Produza a terra seres vivos segundo a sua espcie: animais domsticos, rpteis e animais selvagens, segundo a sua espcie. E assim se fez. 25 Deus fez os animais selvagens segundo a sua espcie, os animais domsticos igualmente, e da mesma forma todos os animais, que se arrastam sobre a terra. E Deus viu que isso era bom. 26 Ento Deus disse: Faamos o homem nossa imagem e semelhana. Que ele reine sobre os peixes do mar, sobre as aves do cu, sobre os animais domsticos e sobre toda a terra, e sobre todos os rpteis que se arrastam sobre a terra. 27 Deus criou o homem sua imagem; criou-o imagem de Deus, criou o homem e a mulher. 28 Deus os abenoou: FrutifiE criou Deus os seres humanos sua imagem... homem e mulher os criou.

em si mesmas a sua semente, para que vos sirvam de alimento. 30 E a todos os animais da terra, a todas as aves do cu, a tudo o que se arrasta sobre a terra, e em que haja sopro de vida, eu dou toda a erva verde por alimento. E assim se fez. 31 Deus contemplou toda a sua obra, e viu que tudo era muito bom. Sobreveio a tarde e depois a manh: foi o sexto dia.

G N

SABIA QUE...?
Voc acredita que esse relato pode ser lido ao p da letra, como se junto a Deus houvesse um reprter? O objetivo do relato no narrar cientificamente a histria da criao do mundo, histria que se desconhece, mas afirmar que Deus a origem de tudo, inclusive do tempo que foi preciso na criao. O autor emprega uma linguagem simblica e potica para exprimir estas crenas provenientes da tradio sacerdotal. A sabedoria, o amor e o poder absoluto de Deus foram a origem de tudo. A f no pode se opor razo humana, pois Deus a origem tanto da razo quanto da f. Os investigadores que estudam com sinceridade as cincias, mesmo sem o propor, chegam concluso de que Deus criou todas as coisas. A Bblia no proporciona dados arqueolgicos nem cientficos, mas fala da origem e do sentido da vida. Deus coroou sua obra to variada e bela criando os seres humanos e entregando-lhes a criao para seu domnio e seu controle. Estas narraes respondem a perguntas comuns da humanidade: de onde venho? Para onde vou? Quando voc ler a Bblia, pense que Deus fez voc por amor, acompanha voc na viagem de sua vida e espera voc no final dela com os braos abertos. Muito obrigado, Senhor! Gn 1,12,4

Deus no criou o mundo em sete dias

cai disse ele e multiplicai-vos, enchei a terra e submetei-a. Dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves do cu e sobre todos os animais que se arrastam sobre a terra. 29 Deus disse: Eis que eu vos dou toda a erva que d semente sobre a terra, e todas as rvores frutferas que contm

Gnesis 1

27

66

G N

VIVA

A PALAVRA

Deus faz tudo benfeito, e nos fez pessoas sua imagem e semelhana, com a finalidade de que possamos viver e nos relacionar com ele. A todos ns criou com a mesma dignidade, homens e mulheres, de cores negra, amarela, branca e vermelha... e tambm os mestios e mulatos. Todos refletimos a beleza e a grandeza de Deus; ningum possui o modelo exclusivo de beleza nem a mxima inteligncia, nem o amor por excelncia, pois nenhum grupo humano pode monopolizar a semelhana com Deus. Tal semelhana com Deus, e o fato de que s conosco compartilhou seus atributos, nos faz o ponto culminante da criao. Deu-nos liberdade para escolher o caminho da vida, capacidade de amar, conhecer, analisar, procriar e transformar. Desde o princpio estabeleceu um dilogo conosco, coisa que no fez com o resto da criao. Reveja os pargrafos anteriores e: Identifique duas verdades que mais afirmam sua autoestima, a verdade que mais desafia voc a mudar de atitudes e de condutas, e a verdade que o faz agradecer mais a Deus a maravilha que voc . Faa uma orao de louvor e agradecimento por voc ser quem ; e uma pedindo para usar bem sua liberdade e desenvolver suas capacidades ao coloc-las em ao, procurando cada vez ser mais semelhante a Deus. Gn 1,26-28

Somos o ponto culminante da criao

1 Assim foram concludos o cu, a terra e todo o seu exrcito. 2 Tendo Deus terminado no stimo dia a obra que tinha feito, descansou do seu trabalho. 3 Ele abenoou o stimo dia e o consagrou, porque nesse dia descansou de toda a obra da Criao. 4 Tal a histria da criao do cu e da terra.

e dividia-se em seguida em quatro braos. 11 O nome do primeiro Fison, e aquele que contorna toda a regio de Hvila, onde se en-

O paraso No tempo em que o Senhor Deus fez a terra e o cu, 5 no existia ainda sobre a terra nenhum arbusto nos campos, e nenhuma erva havia ainda brotado nos campos, porque o Senhor Deus no tinha feito chover sobre a terra, nem havia homem que a cultivasse; 6 mas subia da terra um vapor que regava toda a sua superfcie. 7 O Senhor Deus formou, pois, o homem do barro da terra, e inspirou-lhe nas narinas o sopro da vida e o homem se tornou um ser vivente. 8 Ora, o Senhor Deus tinha plantado um jardim no den, do lado do oriente, e colocou nele o homem que havia criado. 9 O Senhor Deus fez brotar da terra toda a sorte de rvores de aspecto agradvel, e de frutos bons para comer; e a rvore da vida no meio do jardim, e a rvore da cincia do bem e do mal. 10 Um rio saa do den para regar o jardim,

REFLITA
r amor Criados po a r a m e para a cpio Deus criou o cu e curs ve no No prin ue eq
so 1,1). Este p terra [...] (Gn tal em nossa f. O univer os en lo fundam por acidente, nem som ou o no foi criad tomos unidos ao acaso n uma srie de o casual de circunst ex a in o b m m co co u a io um . Deus o cr ora de seu as ic sm c iad cias a mica e cr presso din criou para que amemos o, d s tu re no b e so , or e, .. am ia , os animais. terra, a gua sim vivamos em harmon as e o povo, o. or. m a cria com ele e co vem do Amor e pede am s v o ra at ia s cr A e Deu nte o amor d as Como voc se o? Quanto voc ama ia cr a a d to de Deus? Gn 2,4 criaturas de

67

Gnesis 2

21

PERSPECTIVA

CATLICA

O Gnesis apresenta a criao em sete etapas, que chama dias. O stimo dia Deus descansou, abenoou o dia e o consagrou com seu descanso. Os judeus consagravam o sbado a Deus. Os cristos lhe consagramos o domingo, o primeiro dia da semana (Mt 28,1), porque Jesus ressuscitou nesse dia. Domingo provm do latim dominica dies, que quer dizer dia do Senhor. O trabalho e o descanso so nossa vida e ambos nos unem a Deus. Ao trabalhar colaboramos com Deus em sua criao. Ao descansar podemos dedicar-lhe tempo e recordarnos de que somos livres e no devemos ser escravos do trabalho. Ns catlicos celebramos em famlia a eucaristia dominical. Nela proclamamos a alegria da criao e o descanso de Deus quando viu que tudo era muito bom (Gn 1,31). A Igreja nos pede que dediquemos o domingo a honrar a Deus em um ato de confiana nele. Quando por razes de fora maior necessitamos trabalhar no domingo, importante dedicar o dia do trabalho a Deus de maneira especial e, se for possvel, consagrar-lhe um dia durante a semana. Como voc honra o domingo? Gn 2,1-3

Um dia para o Senhor

que lhe seja adequada. 19 Tendo, pois, o Senhor Deus formado da terra todos os animais dos campos, e todas as aves do cu, levou-os ao homem, para ver como ele os havia de chamar; e todo o nome que o homem ps aos animais vivos, esse o seu verdadeiro nome. 20 O homem ps nomes a todos os animais, a todas as aves do cu e a todos os animais do campo; mas no se achava para ele uma auxiliar que lhe fosse adequada. 21 Ento, o Senhor Deus mandou ao homem um profundo sono; e enquanto ele dormia, tomou-lhe uma costela e fechou

G N

SABIA QUE...?
Leia Gnesis 2, o qual apresenta um segundo relato da criao do universo. Deixe-se levar pela beleza e pela profundidade das imagens desse relato javista. O p da terra e o sopro divino indicam que o ser humano matria e esprito; um corpo animado por uma alma imortal, com desejos de voltar para Deus. Fizeste-nos para ti, e nosso corao no encontra repouso at chegar a ti, diz Santo Agostinho. A criao da mulher da costela do homem simboliza que ambos temos igual dignidade, sem distino de sexo, idade, raa ou grau de educao. Mostra que a unidade do casal a comunho mais ntima entre as pessoas. Deus faz desfilar os animais diante do ser humano para que lhes d nome, pois dar nome era sinal de poder e de autoridade. Todas as coisas foram criadas para o ser humano, que responsvel por elas, pelo que devemos us-las com respeito e amor. Nessa verdade se apoia a ecologia, ou cincia que cuida do equilbrio da criao. Busque o Salmo 8, medite-o em seu corao e ore com suas ideias e palavras. Gn 2,4-5

Deus meu criador: sou obra sua

contra o ouro. 12 (O ouro dessa regio puro; encontra-se ali tambm o bdlio e a pedra de nix.) 13 O nome do segundo rio Geon, e aquele que contorna toda a regio de Cuch. 14 O nome do terceiro rio Tigre, que corre ao oriente da Assria. O quarto rio o Eufrates. 15 O Senhor Deus tomou o homem e o colocou no jardim do den, para cultivar o solo e o guardar. 16 Deu-lhe este preceito: Podes comer do fruto de todas as rvores do jardim; 17 mas no comas do fruto da rvore da cincia do bem e do mal; porque no dia em que dele comeres, morrers indubitavelmente. 18 O Senhor Deus disse: No bom que o homem esteja s. Vou dar-lhe uma auxiliar

Gnesis 2

22

68

G N

com carne o seu lugar. 22 E da costela que tinha tomado do homem, o Senhor Deus fez uma mulher, e levou-a para junto do homem. 23 Eis agora aqui disse o homem o osso de meus ossos e a carne de minha carne; ela se chamar mulher, porque foi tomada do homem. 24 Por isso, o homem deixa o seu pai e a sua me para se unir sua mulher; e j no so mais que uma s carne. 25 O homem e a mulher estavam nus, e no se envergonhavam.

PERSPECTIVA

CATLICA

A culpa original 1 A serpente era o mais astuto de todos os animais do campo que o Senhor Deus tinha formado. Ela disse mulher: verdade que Deus vos proibiu comer do fruto de toda rvore do jardim?. 2 A mulher respondeu-lhe: Podemos comer do fruto das rvores do jardim. 3 Mas do fruto da rvore que est no meio do jardim, Deus disse: Vs no comereis dele, nem o tocareis, para que no morrais. 4 Oh, no! tornou a serpente vs no morrereis! 5 Mas Deus bem sabe que, no dia em que dele comerdes, vossos olhos se abriro, e sereis como deuses, conhecedores do bem e do mal. 6 A mulher, vendo que o fruto da rvore era bom para comer, de agradvel aspecto e mui apropriado para abrir a inteligncia, tomou dele, comeu, e o apresentou tambm ao seu marido, que comeu igualmente. 7 Ento os seus olhos abriram-se; e, vendo que estavam nus, tomaram folhas de figueira, ligaram-nas e fizeram tangas para si. 8 E eis que ouviram o barulho (dos passos) do Senhor Deus que passeava no jardim, hora da brisa da tarde. O homem e sua mulher esconderam-se da face do Senhor Deus, no meio das rvores do jardim. 9 Mas o Senhor Deus chamou o homem e perguntou-lhe: Onde ests?. 10 E ele respondeu: Ouvi o barulho dos vossos passos no jardim; tive medo, porque estou nu; e ocultei-me. 11 O Senhor Deus disse: Quem te revelou que estavas nu? Terias tu porventura comido do fruto da

Com imagens vivas, prprias de um relato popular, o Gnesis narra como o pecado introduz o sofrimento e a morte na criao, onde tudo era muito bom (Gn 1,31). Ao criar o ser humano sua imagem e semelhana, Deus estabeleceu uma aliana de amor com a humanidade. O amor nasce livremente do corao e no pode ser forado; por isso, quando Ado e Eva desobedecem a Deus, rompem sua relao de amor com ele, cometendo o pecado original, o primeiro pecado da histria. Dessa primeira separao de Deus deriva nossa tendncia a usar mal a liberdade e a no responder positivamente a seu amor. O pecado nos afasta de Deus quando, em detrimento dele, preferimos a ns mesmos, o que traz consequncias de sofrimento e morte. Mas o bem e o amor de Deus triunfam sobre o mal, ideia representada na derrota sofrida pela serpente, smbolo do mal, por meio de uma mulher (Gn 3,15). Ver smbolo: A Imaculada. No se deixe abater pelo mal que existe ao seu redor, porque Deus enviou Jesus justamente para nos livrar do pecado e darnos a vida eterna. Ao contrrio, empregue bem sua liberdade; volte sua mente e seu corao para Deus, e sinta-se acolhido pelos braos amorosos do Criador. Gn 3,1-24

O pecado original rompeu a relao com Deus

rvore que eu te havia proibido de comer?. 12 O homem respondeu: A mulher que pusestes ao meu lado apresentou-me deste fruto, e eu comi. 13 O Senhor Deus disse mulher: Por que fizeste isso?. A serpente enganou-me respondeu ela e eu comi. 14 Ento o Senhor Deus disse serpente: Porque fizeste isso, sers maldita entre todos os animais domsticos e feras do campo; andars de rastos sobre o teu ventre e comers o p todos os dias de tua

69

Gnesis 4

14

vida. 15 Porei dio entre ti e a mulher, entre a tua descendncia e a dela. Esta te ferir a cabea, e tu lhe ferirs o calcanhar. 16 Disse tambm mulher: Multiplicarei os sofrimentos de teu parto; dars luz com dores, teus desejos te impeliro para o teu marido e tu estars sob o seu domnio. 17 E disse em seguida ao homem: Porque ouviste a voz de tua mulher e comeste do fruto da rvore que eu te havia proibido comer, maldita seja a terra por tua causa. Tirars dela com trabalhos penosos o teu sustento todos os dias de tua vida. 18 Ela te produzir espinhos e abrolhos, e tu comers a erva da terra. 19 Comers o teu po com o suor do teu rosto, at que voltes terra de que foste tirado; porque s p, e p te hs de tornar. 20 Ado ps sua mulher o nome de Eva, porque ela era a me de todos os viventes. 21 O Senhor Deus fez para Ado e sua mulher umas vestes de peles, e os vestiu. 22 E o Senhor Deus disse: Eis que o homem se tornou como um de ns, conhecedor do

bem e do mal. Agora, pois, cuidemos que ele no estenda a sua mo e tome tambm do fruto da rvore da vida, e o coma, e viva eternamente. 23 O Senhor Deus expulsou-o do jardim do den, para que ele cultivasse a terra de onde havia tirado. 24 E expulsou-o; e colocou ao oriente do jardim do den querubins armados de uma espada flamejante, para guardar o caminho da rvore da vida.

G N

COMPREENDA OS
A Imaculada

SMBOLOS

A imagem da Imaculada smbolo do triunfo de Deus sobre o mal. Deus prometeu no paraso que uma mulher humilharia a serpente ao dar luz seu Filho. Maria essa mulher, a nova Eva, livre do pecado original desde antes de sua concepo, graas obra redentora de seu Filho Jesus, que nos liberta do mal e da morte eterna.

Caim e Abel 1 Ado conheceu Eva, sua mu lher, e ela concebeu e deu luz Caim, e disse: gerei um homem com a ajuda do Senhor. 2 E deu em seguida luz Abel, irmo de Caim. Abel tornou-se pastor de ovelhas e Caim, lavrador. 3 Passado algum tempo, ofereceu Caim frutos da terra em oblao ao Senhor. 4 Abel, de seu lado, ofereceu dos primognitos do seu rebanho e das gorduras dele; e o Senhor olhou com agrado para Abel e para sua oblao, 5 mas no olhou para Caim, nem para os seus dons. Caim ficou extremamente irritado com isso, e o seu semblante tornou-se abatido. 6 O Senhor disse-lhe: Por que ests irado? E por que est abatido o teu semblante? 7 Se praticares o bem, sem dvida alguma poders reabilitar-te. Mas se procederes mal, o pecado estar tua porta, espreitando-te; mas, tu devers domin-lo. 8 Caim disse ento a Abel, seu irmo: Vamos ao campo. Logo que chegaram ao campo, Caim atirou-se sobre seu irmo e o matou. 9 O Senhor disse a Caim: Onde est teu irmo Abel?. Caim respondeu: No sei! Sou porventura eu o guarda de meu irmo?. 10 O Senhor disse-lhe: Que fizeste! Eis que a voz do sangue do teu irmo clama por mim desde a terra. 11 De ora em diante, sers maldito e expulso da terra, que abriu sua boca para beber de tua mo o sangue do teu irmo. 12 Quando a cultivares, ela te negar os seus frutos. E tu sers peregrino e errante sobre a terra. 13 Caim disse ao Senhor: Meu castigo grande demais para que eu o possa suportar. 14 Eis que me expulsais agora deste lugar, e eu devo ocultar-me longe de vossa face, tornando-me um peregrino errante

S-ar putea să vă placă și