Sunteți pe pagina 1din 6

Celebrao de Exquias

RITOS INICIAIS Vou lhes preparar no cu um bom lugar na casa paterna tenho muitas morada Creiam, pois em mim Eu vim para salvar e ao cu levar quem aqui aprendeu a amar. Ns cremos sim em Ti Jesus sers, enfim a nossa luz. Sim eu voltarei e ento recolherei o amor, a acolhida que me deram em vida onde eu estiver comigo quero ter os que meu Pai me entregou e por mim amou. Ministro: Em nome do Pai e do Filho e do Esprito Santo. Todos: Amem Ministro: A graa de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunho do Esprito Santo estejam convosco. Todos: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.

A vida apenas um sonho, em breve acordaremos e que alegria! quanto mais nossos sofrimentos so grandes, tanto mais nossa glria ser infinita (Sta. Terezinha do Menino Jesus)

Rito penitencial Senhor tem de piedade de ns

Senhor tem de piedade de ns

Ministro: Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo So Joo Todos: Glria a Vs, Senhor

Cristo Tende piedade de ns Cristo Tende piedade de ns Senhor tem de piedade de ns Senhor tem de piedade de ns Ministro: Oremos: Preparai, Senhor, os nossos coraes para ouvir a vossa palavra e fazei que para todos ns ela seja luz nas trevas, certeza da f nas dvidas e fonte inexaurvel de mtua consolao e de esperana. Por Cristo, nosso Senhor. Todos: Amem. LITURGIA DA PALAVRA Canto: Buscai primeiro o Reino de Deus e a sua justia e tudo mais vos ser acrescentado Aleluia! Aleluia! Ministro: O Senhor esteja convosco. Todos: Ele est no meio de ns. Betnia ficava a uns trs quilmetros de Jerusalm. Muitos judeus tinham ido consolar Marta e Maria pela morte do irmo. Logo que Marta soube que Jesus tinha chegado, foi ao encontro dele. Maria ficou sentada, em casa. Marta, ento, disse a Jesus: Senhor, se tivesses estado aqui, meu irmo no teria morrido. Mesmo assim, eu sei que o que pedires a Deus, ele te conceder. Jesus respondeu: Teu irmo ressuscitar. Marta disse: Eu sei que ele vai ressuscitar, na ressurreio do ltimo dia. Jesus disse ento: Eu sou a ressurreio e a vida. Quem cr em mim, ainda que tenha morrido, viver. E todo aquele que vive e cr em mim, no morrer jamais. Crs nisto? Ela respondeu: Sim, Senhor, eu creio firmemente que tu s o Cristo, o Filho de Deus, aquele que deve vir ao mundo. Tendo dito isso, ela foi chamar Maria, sua irm, dizendo baixinho: O Mestre est a e te chama. Quando Maria ouviu isso, levantou-se depressa e foi ao encontro de Jesus. Jesus ainda estava fora do povoado, no mesmo lugar onde Marta o tinha encontrado. Os judeus que estavam com Maria na casa consolando-a, viram que ela se levantou depressa e saiu; e foram atrs dela, pensando que fosse ao tmulo para chorar. Maria foi para o lugar onde estava Jesus. Quando o viu, caiu de

joelhos diante dele e disse-lhe: Senhor, se tivesses estado aqui, meu irmo no teria morrido. Quando Jesus a viu chorar, e os que estavam com ela, comoveu-se interiormente e perturbou-se. Ele perguntou: Onde o pusestes? Responderam: Vem ver, Senhor! Jesus derramou lgrimas. Os judeus ento disseram: Vede como ele o amava! Alguns deles, porm, diziam: Este, que abriu os olhos ao cego, no podia tambm ter feito com que Lzaro no morresse? De novo, Jesus ficou interiormente comovido. Chegou ao tmulo. Era uma gruta fechada com uma pedra. Jesus disse: Tirai a pedra! Marta, a irm do morto, disse-lhe: Senhor, j cheira mal: o quarto dia. Jesus respondeu: No te disse que, se creres, vers a glria de Deus? Tiraram ento a pedra. E Jesus, levantando os olhos para o alto, disse: Pai, eu te dou graas porque me ouviste! Eu sei que sempre me ouves, mas digo isto por causa da multido em torno de mim, para que creia que tu me enviaste. Dito isso, exclamou com voz forte: Lzaro, vem para fora! O morto saiu, com as mos e os ps amarrados com faixas e um pano em volta do rosto. Jesus, ento, disse-lhes: Desamarrai-o e deixai-o ir! Muitos judeus que tinham ido casa de Maria e viram o que Jesus fizera, creram nele. Palavra da salvao.

(Em seguida o ministro faz a homilia) ORAO DOS FIIS Jo 11,1-45 Ministro: Irmos: unidos na mesma f, oremos ao Senhor pelo nosso irmo (nome defunto), pela Igreja, pela paz do mundo e pela nossa salvao, dizendo com toda a confiana: R. Ns Vos rogamos: Ouvi-nos, Senhor. 1. Pelos pastores da santa Igreja, para que sejam fiis graa que receberam e realizem o seu ministrio em favor do povo de Deus. R. Ns Vos rogamos: Ouvi-nos, Senhor. 2. Pelos que governam a sociedade civil, para que promovam sempre o bem comum, a concrdia, a liberdade e a paz: R. Ns Vos rogamos: Ouvi-nos, Senhor. 3. Pelos que sofrem no corpo ou na alma, para que sinta sempre juntos de si a presena invisvel do Senhor. R. Ns Vos rogamos: Ouvi-nos, Senhor.

Todos: Glria a Vs, Senhor.

4. Pelo nosso irmo (nome do defunto), para que o Senhor o livre do poder das trevas e da morte eterna. R. Ns Vos rogamos: Ouvi-nos, Senhor. 5. Pelo nosso irmo (nome do defunto), para que o Senhor lhe mostre a sua misericrdia e o receba no reino da luz e da paz. R. Ns Vos rogamos: Ouvi-nos, Senhor. 6. Pelos nossos familiares e benfeitores defuntos, para que o Senhor os conduza assemblia gloriosa dos santos. R. Ns Vos rogamos: Ouvi-nos, Senhor.

Ministro: Ao cumprirmos, segundo o rito cristo, o piedoso dever de sepultar o corpo humano, oremos confiadamente a Deus nosso Pai, para quem todos os seres vivem. Entregamos a terra o corpo deste nosso irmo, na esperana da sua ressurreio entre os eleitos de Deus e pedimos que a sua alma seja recebida na comunho gloriosa dos Santos. O Senhor lhe abra os braos da sua misericrdia infinita, para que este nosso irmo, livre dos vnculos da morte, absolvido de toda a culpa, reconciliado com o Pai, conduzido aos ombros do Bom Pastor, merea entrar na alegria que no tem fim, na companhia dos santos, na presena do Rei eterno. (Todos oram em silncio durante alguns momentos.) Pelo batismo, este nosso irmo tornou-se verdadeiramente filho de Deus, membro de Cristo ressuscitado e templo do Esprito Santo. A gua que agora vamos derramar sobre o seu corpo recorda-nos essa admirvel graa batismal, que o preparou para ser concidado dos Santos no Cu. O Senhor aumente em ns a esperana de que este nosso irmo, chamado a ser pedra viva do templo eterno de Deus, ressuscitar gloriosamente com Cristo. (Enquanto faz-se a asperso do corpo; reza-se:)

7. Por todos ns que participamos nesta celebrao, para que a providncia paterna de Deus nos assista e nos proteja pelos caminhos da vida. R. Ns Vos rogamos: Ouvi-nos, Senhor. PAI NOSSO LTIMA ENCOMENDAO E DESPEDIDA

Vinde em seu auxlio, Santos de Deus. Vinde ao seu encontro, Anjos do Senhor. Recebei a sua alma, levai-a a presena do Senhor. Receba-te Cristo, que te chamou, conduzam-te os Anjos ao Paraso. Recebei a sua alma, levai-a a presena do Senhor. Dai-lhe, Senhor, o eterno descanso, nos esplendores da luz perptua. Recebei a sua alma, levai-a a presena do Senhor. Saudemos nossa Me Santssima a Virgem Maria, para que Ela rogue por este nosso Irmo (a): Salve, Rainha, Me misericordiosa, vida, doura e esperana nossa, salve! A vs brandamos os degredados filhos de Eva. A vs suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lgrimas. Eis, pois, advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a ns volvei, e depois deste desterro mostrai-nos Jesus, bendito fruto de vosso ventre, clemente, piedosa, doce sempre Virgem Maria. Rogais por ns Santa Me de Deus. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amm Canto

Com minha me estarei na santa glria um dia. Junto a Virgem Maria, no cu triunfarei, no cu, no cu com minha me estarei. Com minha Me estarei, mas j que hei ofendido a seu Jesus querido as culpas chorarei. No cu, no cu com minha Me estarei. Com minha Me estarei, Unindo-me aos anjos, no coro dos arcanjos sua glria cantarei, No cu, no cu com minha Me estarei NO CEMITRIO Ministro: Deus onipotente quis chamar desta vida para Si o nosso irmo, cujo corpo entregamos a terra, para que volte ao lugar de onde foi tirado. Supliquemos a Cristo nosso Senhor, que ressuscitou como Primognito dos mortos e h-de transformar o nosso corpo mortal para o tormar semelhante ao seu Corpo glorioso, que receba na sua paz este nosso irmo e o ressuscite no ltimo dia para a glria eterna. Todos: "Creio em Deus Pai, Todo-Poderoso, Criador do cu e da terra. E em Jesus Cristo, seu Filho Unignito, nosso Senhor, o qual foi concebido pelo Esprito Santo, nasceu da virgem Maria, padeceu sob o poder de Pncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, desceu ao mundo dos mortos, ressuscitou no terceiro

dia, subiu ao cu e est sentado direita de Deus Pai, Todo-Poderoso, de onde vir para julgar os vivos e os mortos. Creio no Esprito Santo, na santa Igreja crist, a comunho dos santos, na remisso dos pecados, na ressurreio do corpo e na vida eterna. Amm." Ministro: Senhor, dia sem ocaso e fonte de misericrdia infinita, fazei-nos recordar sempre como breve a nossa vida e incerta hora da morte. O vosso Esprito Santo dirija os nossos passos, para que vivamos em santidade e justia, para que, depois de Vos servirmos em comunho com a vossa Igreja, iluminados pela f, confortados pela esperana e unidos pela caridade, entremos todos na alegria do vosso reino. Por Cristo, nosso Senhor. Todos: Amem. V. Dai-lhes, Senhor, o eterno descanso R. Nos esplendores da luz perptua. V. Descansem em paz. R. Amem V. Bendigamos ao Senhor. R. Graas a Deus.

S-ar putea să vă placă și