Sunteți pe pagina 1din 66

Autoridade espiritual

Plano de aulas Nmero de aulas Incio Final : 16 : 13/04/2009 : 18/05/2009

Autoridade espiritual
Formulao da Nota Final Presena Trabalho Prova Final Nota Mxima : 1 Ponto. : 3 Pontos. : 7 Pontos. :10 Pontos.

Autoridade espiritual
Planejamento Trabalho : 23/04

Reviso da Matria : 14/05 Prova Final : 18/05

Autoridade espiritual
Leitura Apostila Livro : Autoridade espiritual. : O perfil de trs reis.

Autoridade espiritual
Aula 01

O que autoridade espiritual?


Trono e o governo de Deus est estabelecido sobre a Sua autoridade. A autoridade de Deus representa Ele prprio. (Hb 1:3) Somente Deus autoridade sobre todo o universo e todas as autoridades existentes foram por Ele constitudas. (Rm 13:1-7)

Autoridade espiritual
Aula 01 A controvrsia do universo centraliza-se sobre quem deve ter autoridade, e nosso conflito com Satans o resultado direto de atribuirmos autoridade a Deus. Para manter a autoridade de Deus temos de nos submeter a ela com todo o nosso corao. absolutamente necessrio que reconheamos a autoridade de Deus e que possuamos uma noo bsica do que ela significa. Antes de reconhecer a autoridade, Paulo tentou acabar com a igreja; depois de se encontrar com o Senhor na estrada de Damasco entendeu que era difcil recalcitrar (o poder humano) contra os aguilhes (autoridade divina). Imediatamente caiu ao cho e reconheceu Jesus como Senhor. Depois disso, foi capaz de se submeter orientao que lhe foi dada por Ananias na cidade de Damasco, pois Paulo tomara conhecimento da autoridade de Deus. No momento em que foi salvo, reconheceu a autoridade de Deus alm da salvao de Deus. Como podia Paulo, que era inteligente e capacitado, dar ouvido s palavras de Ananias um humilde e desconhecido irmo que s foi mencionado uma nica vez na Bblia se no reconhecesse a autoridade de Deus? Se no tivesse tido um encontro com a autoridade na estrada de Damasco jamais se teria sujeitado a esse obscuro e humilde irmo na cidade.

Autoridade espiritual
Aula 01 Isto nos faz ver que todo aquele que conhece a autoridade lida puramente com a autoridade e no com o homem. No consideremos o homem mas unicamente a autoridade investida nele. No obedeamos ao homem mas autoridade de Deus que est nesse homem. De outro modo, como poderamos ficar sabendo o que autoridade? Estamos trilhando uma estrada errada se vemos o homem primeiro, antes de obedecer autoridade. O oposto o certo. Nesse caso no nos far diferena quem o homem. Deus tem o propsito de manifestar sua autoridade ao mundo atravs da igreja. A autoridade de Deus pode ser percebida na coordenao dos diversos membros do corpo de Cristo. Deus usa seu poder mximo para manter sua autoridade; por isso a coisa mais difcil de enfrentar a sua autoridade. Ns que somos to cheios de justia prpria e ainda assim to cegos, precisamos, uma vez em nossa vida, ter um encontro com a autoridade de Deus para sermos quebrantados at submisso e assim comear a aprender a obedecer a essa autoridade. Antes que um homem se sujeite autoridade delegada por Deus, preciso que reconhea a autoridade inerente a Deus.

Autoridade espiritual
Aula 01 Uma breve avaliao: (Nm 17:1-8) No deserto, os filhos de Israel foram confrontados com um problema. Surgiu, entre eles, uma questo sobre quem deveria estar em liderana. Alm de Moiss e Aro, havia outros homens na congregao que eram bem conhecidos e considerados lderes. Entre eles estavam Dat e Abiro, que reuniram outros 250 para desafiar a liderana dos ungidos de Deus. Eles estavam lutando por posies de autoridade e reconhecimento entre o povo de Deus. Imediatamente aps este confronto relativo autoridade de Deus ter sido resolvido, Nosso Senhor sentiu que era necessrio ensinar a Seu povo uma lio sobrenatural. Ele sabia que Seus filhos, no futuro, tambm precisariam ser capazes de reconhecer a autoridade espiritual. Eles iriam necessitar de uma base pela qual poderiam julgar que tipo de autoridade era simplesmente humana e qual era verdadeiramente divina. J que a autoridade terrena pode ser comovente com todo o seu charme e possibilidades, talvez ns tambm possamos nos beneficiar da ilustrao sobrenatural de Deus.

Autoridade espiritual
Aula 01
O que Deus fez foi isto: Ele instruiu Mois Moiss a tomar um cajado de cada um dos l lderes da congrega congregao. Esta vara era um s smbolo de lideran liderana e autoridade. Essa cole coleo de varas, entre as quais aquela de Aro, foi colocada no tabern tabernculo durante a noite. Pela manh, algo sobrenatural havia ocorrido. A vara de Aro tinha mudado mudado de trs maneiras. Ela havia brotado, florescido e dado frutos tudo ao mesmo tempo! Isto realmente incr incrvel.Voc j j viu um galho de uma rvore ter botes, flores e frutos simultaneamente? As outras varas permaneceram como eram velhas, duras e secas. Mas a vara daquele que estava manifestando autoridade divina tornoutornou-se completamente diferente. Esta ilustra ilustrao ainda fala conosco hoje. A autoridade humana e a autoridade verdadeiramente divina tem, cada uma, um distinto sabor espiritual. espiritual. Cada uma tem caracter caractersticas individuais que podemos identificar. A autoridade terrena dura e seca. Ela exige direitos sobre n ns, mas no d d satisfa satisfao. exercida pela for fora humana e impingida com medidas terrenas. Assim como uma vara velha e seca poderia ser usada para bater ou golpear um animal desobediente, assim tamb tambm a autoridade humana controla os outros atrav atravs do uso da poder, coer coero, exigncias ou for fora superior, seja fsica ou psicol psicolgica. Hoje, por exemplo, entre os grupos cristos esta autoridade autoridade freq freqentemente escondida atrav atravs da aceita aceitao ou rejei rejeio do grupo.

Autoridade espiritual
Aula 01 O lder manipula a opinio do grupo que, ento, serve como um tipo de vara para disciplinar o desobediente. A verdadeira autoridade espiritual, por outro lado, tem um sabor inteiramente diferente! Ningum nunca pensaria em bater em algum com um galho cheio de flores e frutos. Alguma coisa a mais est focalizada aqui. Para comear, os botes falam de algo novo, macio e fresco, algo que est vivo. Assim, vemos que a autoridade espiritual est viva e que cheia da vida divina. As flores nos falam de algo cheiroso, algo com o doce perfume do carter de Cristo. E os frutos nos falam de algo nutritivo, no de exigncia, mas de satisfao. Estas so as caractersticas da verdadeira liderana e autoridade espiritual. Aqueles que a esto exercendo exibiro estas qualidades: eles estaro cheios da vida de Deus, vivendo em comunho ntima com Ele. Eles tero o aroma doce de Cristo porque tiveram o carter Dele saturando suas vidas, tendo suas prprias habilidades naturais e autoridade quebradas por Sua mo. Finalmente, eles sero uma fonte de alimento e satisfao ao invs de exigncia seca, j que eles prprios esto firmemente ligados videira celestial. (David W. Dyer)

Autoridade espiritual
Aula 03

Porque devo entender a autoridade espiritual? Por que impossvel caminhar rumo ao reino sem ter a revelao espiritual plena (no natural ou mental) de como Deus governa por meio da Sua autoridade e de como todas as coisas so sustentadas por esta autoridade.

Autoridade espiritual
Aula 03

O que autoridade espiritual?


Hebreus 1:3 Diz que o Senhor sustenta todas as coisas pela Sua Palavra, pelo Seu comando e autoridade. No uma questo de Poder e sim de Autoridade. A autoridade divina representa o prprio Deus enquanto o seu poder se expressa apenas pelos Seus atos. O pecado contra o poder mais facilmente perdoado do que o pecado contra a autoridade, porque este um pecado contra o prprio Deus e Sua autoridade.

Autoridade espiritual
Aula 03

Os princpios:
No mundo, toda autoridade tem como princpio somente duas fontes:
1) 2)

O princpio de Lcifer. O princpio de Jesus.

Autoridade espiritual
Aula 03

Os princpios:
O princpio de Lcifer e do orgulho e da auto exaltao. Mesmo no tendo a autoridade do Criador, sendo apenas uma criatura, ele quis se auto promover a uma posio que jamais lhe pertenceria. Lcifer quis ser semelhante ao Altssimo, buscou a glria para si mesmo, ele se rebelou contra Deus e contra a Sua autoridade. (Is 14:12-14) E como conseqncia de sua rebelio trouxe a condenao sobre ele e sobre 1/3 dos anjos que o acompanharam. (Is 14:15) (Ap 12:3-4)

Autoridade espiritual
Aula 03

Os princpios:
A Bblia nos ensina que todo pecado tm conseqncias (Rm 6:23), mas as conseqncias dos pecados contra autoridade so sempre mais graves. (1Sm 15:23) A rebelio ou rebeldia o levante contra a autoridade posicional, geralmente gerada de forma oculta, silenciosa e traioeira. Ela gerada em nosso corao e alimentada pelo nosso ego, por isso se torna to maligna.

Autoridade espiritual
Aula 03

Os princpios:
O princpio de Jesus o da humildade e da submisso. Mesmo tendo a autoridade e o poder, Ele no tentou ser igual a Deus. (Fp 2:6) Ele no buscou fazer a Sua vontade, se submeteu em tudo a vontade de Deus (Lc 22:42). E como conseqncia de Sua submisso recebeu de Deus Pai todo o poder e autoridade. (Fp 2:5-11)

Autoridade espiritual
Aula 04

Os princpios:
Algo muito importante de entendermos a diferena entre a desobedincia e a rebeldia. A desobedincia: Posso designar algum, por exemplo que num encontro faa a limpeza dos banheiros. E este algum no momento em que eu o designei se colocou pronto a servir. Porm, quando ele entrou no banheiro e viu o quanto estava sujo, talvez por preguia, desistiu de faz-lo. A rebeldia: No mesmo caso acima, quando designo o irmo a fazer a limpeza dos banheiros, ele se levanta e me diz: Quem voc pensa que para me mandar fazer tal coisa? O que voc pensa que eu sou? Voc no melhor que eu!

Autoridade espiritual
Aula 04

Os princpios:
Desobediente na maioria das vezes algum que no descumpre a ordem de sua autoridade porque se julga superior. As vezes no o faz por preguia ou por indisposio mas nunca por no se submeter ao seu lder. Ele reconhece a autoridade do seu lder, porm por fatores alheios ao orgulhos algumas vezes no obedece. O Rebelde algum que sempre se julga superior a sua autoridade, ele no se submete porque seu corao soberbo. O seu ego est sempre aflorado, ele sempre se sente injustiado por estar em uma posio inferior a que realmente merece.

Autoridade espiritual
Aula 04

Os princpios: Desobedincia : Toca a santidade de Deus. Rebeldia : Toca o trono de Deus.


Tanto no cu quanto na terra a autoridade de Deus foi usurpada; Tanto por Lcifer que quis ser igual a Deus, quanto por Eva que enganada pela serpente comeu da rvore da conhecimento do bem e do mal tentando ser igual a Deus. Hoje no cu todos os anjos e os seres viventes declaram dia e noite que toda a honra, a glria, o poder e a autoridade pertencem a Deus por que um dia esta autoridade foi usurpada. (Ap 4:6-11)

Autoridade espiritual
Aula 04

Pergunta: Como posso adquirir autoridade espiritual? Frmula secreta: (submisso ego) x revelao = autoridade
Submisso= O quanto estou disposto a reconhecer e servir a lideran a que existe sobre lideran mim? (O presidente, meu patro, meus pais, meu pastor, etc..) Ego = O Ego o contr contrrio da Cruz, o quanto eu me auto preservo e quanto me julgo importante. O quanto preciso ser reconhecido e honrado.

Revela Revelao= Quem a autoridade m mxima sobre minha vida? Quem so as autoridades por Ele delegadas? A quem devo servir? Quem sou eu em Cristo? Quanto Quanto care careo do trabalhar do Esp Esprito Santo em minha vida?

Autoridade espiritual
Aula 04

Padro de Jesus Cristo: Submisso = 10 Ego = 0 Revelao = 10


(submisso ( 10 ego) x revelao = autoridade 0) x 10 = 100

O mundo espiritual no teme pessoas ou palavras, teme a autoridade divina delegada.

Autoridade espiritual
Aula 04

Padro de Lcifer: Submisso = 0 Ego = 10 Revelao = 0


(submisso ( 0 ego) x revelao = autoridade 10) x 0 =0

Autoridade espiritual
Aula 05
A maior das exigncias que Deus faz ao homem no a de carregar a cruz, servir, fazer ofertas, ou negarnegar-se a si mesmo. A maior das exigncias que obede obedea. Deus ordenou que Saul atacasse os amalequitas e os destru destrusse totalmente (1Sm. 15). Mas, ap aps a vit vitria, Saul poupou Agague, o rei dos amalequitas, junto com o que havia de melhor entre os bois e as ovelhas, os cordeiros e animais mais gordos e todas as coisas valiosas. Saul no quis destru destru-los; argumentou que os poupara para sacrific sacrific-los a Deus. Mas Samuel lhe disse: "Eis que o obedecer melhor do que o sacrificar, e o atender melhor do que a gordura de carneiros" (ver 22). Os sacrif sacrifcios mencionados aqui eram ofertas de cheiro suave no tendo nada a ver com o pecado, pois as ofertas pelo pecado jamais foram chamadas de ofertas de cheiro suave. Eram oferecidas para aceita aceitao e satisfa satisfao de Deus. Por que Samuel disse que "obedecer melhor do que sacrificar"? Porque mesmo no sacrif sacrifcio pode haver o elemento da vontade pr prpria. S S a obedincia honra a Deus de maneira absoluta pois s s ela coloca a vontade de Deus no centro. Para que a autoridade se expresse preciso que haja submisso. Se preciso que haja submisso, o ego precisa ficar exclu excludo; mas de acordo com o ego, a submisso tornatorna-se imposs impossvel. Isto s s se torna poss possvel quando algu algum vive no Esp Esprito. a mais alta expresso da vontade de Deus.

Autoridade espiritual
Aula 05
A ora orao de nosso Senhor no Getsmani H quem pense que a ora orao de nosso Senhor no Getsmani, quando o seu suor se transformou em gotas de sangue, foi devido fraqueza de sua carne, ao temor que tinha de beber o c clice. De modo nenhum, pois a ora orao no Getsmani fundamentafundamenta-se no mesmo princ pio de 1 Samuel 15:22. a ora o suprema na qual nosso Senhor expressa sua princ ora obedincia autoridade de Deus. Nosso Senhor considerava o obedecer autoridade de Deus mais importante do que o sacrificarsacrificar-se sobre a cruz. Ele ora sinceramente para conhecer a vontade de Deus. Ele no diz: "Eu quero ser crucificado, eu tenho tenho de beber o c clice." Simplesmente insiste em obedecer. Na realidade, diz: "Se houver possibilidade de no subir cruz", mas ainda aqui no a sua vontade que se destaca. Imediatamente ele continua, dizendo: "mas seja feita a tua vontade." A vontade de Deus absoluta; o c clice (isto , a crucifica crucificao) no absoluto. Se Deus preferisse que o Senhor no fosse crucificado, ento ele no teria de subir cruz. Antes de conhecer a vontade de Deus, o c clice e a vontade de Deus eram duas coisas separadas; contudo, depois que tomou conhecimento que era de Deus, o c clice e a vontade de Deus se mesclaram numa s s coisa. A vontade representa autoridade. Portanto, para conhecer a vontade de Deus e obedecobedec-la preciso sujeitarsujeitar-se autoridade. Mas como algu algum pode sujeitarsujeitar-se autoridade se no ora ou no tem desejo de conhecer a vontade de de Deus? "No beberei, porventura, o c clice que o Pai me deu?" disse o Senhor (Joo 18:11). Aqui ele sustenta a supremacia da autoridade de Deus, no de sua cruz. Mais Mais adiante, tendo compreendido que beber o c clice isto , ser crucificado para expia expiao a vontade de Deus, imediatamente diz: "Levantai"Levantai-vos, vamos!" (Mt. 26:46). Indo cruz ele realiza a vontade de Deus.

Autoridade espiritual
Aula 07
1. A QUEDA DE ADO E EVA E lhe deu esta ordem: De toda rvore do jardim comer comers livremente, mas da rvore do conhecimento do bem e do mal no comer comers; porque no dia em que dela comeres, certamente morrer morrers (Gn 2:162:16-17). Mas a serpente, mais sagaz que todos os animais selv selvticos que o Senhor Deus tinha feito, disse mulher: assim que Deus disse: No comereis de toda rvore do jardim? RespondeuRespondeu-lhe a mulher: Do fruto das rvores do jardim podemos comer, mas do fruto da rvore que est est no meio do jardim, disse Deus: Dele no comereis, nem tocareis nele, para que no morrais. Ento a serpente serpente disse mulher: certo que no morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele dele comerdes se vos abriro os olhos e, como Deus, sereis, conhecedores conhecedores do bem e do mal. Vendo a mulher que a rvore era boa para se comer, agrad agradvel aos olhos, e rvore desej desejvel para dar entendimento, tomoutomou-lhe do fruto e comeu, e deu tamb tambm ao marido, e ele comeu comeu (Gn 3:13:1-6). Porque, como pela desobedincia de um s s homem muitos se tornaram pecadores pecadores (Rm. 5:19).

Autoridade espiritual
Aula 07
2. A REBELDIA DE CO Sendo No -se, e se No lavrador, passou a plantar uma vinha. Bebendo do vinho, embriagou embriagoups nu dentro de sua tenda. Co, pai de Cana, vendo a nudez do pai, ff-lo saber, fora, a seus dois irmos. Ento Sem e Jaf Jaf tomaram uma capa, puserampuseram-na sobre os pr prprios ombros de ambos e, andando de costas, rostos desviados, cobriram a nudez do pai, sem que a vissem. Despertando No No do seu vinho, soube o que lho fizera o filho mais mo moo, e disse: Maldito seja Cana; seja servo dos servos a seus irmos. E ajuntou: Bendito seja o Senhor, Deus de Sem; e Cana lhe seja servo. Engrande Engrandea Deus a Jaf Jaf, e habite ele nas tendas de Sem; e Cana lhe seja servo (9:20(9:20-27). Fracasso na autoridade concedida um teste para a obedincia No Jardim do den, Ado fracassou. Na vinha, No No tamb tambm foi derrotado, mas por causa de sua justi justia Deus salvou a fam famlia de No No. No plano de Deus, No No era o cabe cabea da fam famlia. Deus colocou toda a fam famlia sob a autoridade de No No; ele tamb tambm colocou No No como cabe cabea do mundo daquele tempo. Mas um dia No No se embebedou em sua vinha e descobriudescobriu-se em sua tenda. Co, seu filho mais jovem, viu a nudez de seu pai e comentou o incidente com seus dois irmos l l fora. No que se refere conduta de No No, claro que estava errado; ele no deveria terterse embriagado. Mas Co fracassou no reconhecendo a dignidade da autoridade.

Autoridade espiritual
Aula 07
O pai autoridade constitu constituda por Deus no lar, mas a carne se deleita em ver defeitos na autoridade para poder se desembara desembaraar de todas as restri restries. Quando Co viu a conduta impr imprpria de seu pai no teve o menor sentimento de vergonha ou tristeza, tristeza, nem tentou encobrir a falta de seu pai. Isto revela que tinha um esp esprito rebelde. Pelo contr contrrio, saiu e contou a seus irmos, destacando a fealdade de seu pai, pai, acrescentando aos seus erros o pecado da inj injria. Observe, entretanto, como Sem e Jaf Jaf resolveram a situa situao. Entraram na tenda, de costas evitando, assim, ver a nudez de seu pai e cobriram seu pai com a capa que tinham colocado sobre os ombros. VV-se ento que o fracasso de No No tornoutornou-se uma prova para Sem, Co, Jaf Jaf e Cana, o filho de Co. Revelou quem era obediente e quem era rebelde. A queda queda de No No descobriu a rebeldia de Co. Depois que No No despertou do vinho profetizou que os descendentes de Co seriam amaldi amaldioados e se tornariam escravos dos escravos de seus irmos. O primeiro primeiro escravo na B Bblia foi Co. Trs vezes pronuncioupronunciou-se a senten sentena de que Cana seria escravo. Isto o mesmo que dizer que aquele que no se sujeita autoridade vem a ser escravo daquele que obedece autoridade. Sem seria aben abenoado. O Senhor Jesus veio atrav atravs de Sem. Jaf foi destinado a pregar Cristo, e assim as na es que propagam o evangelho Jaf na hoje em dia pertencem aos descendentes de Jaf Jaf. O primeiro a ser amaldi amaldioado depois do dil dilvio foi Co. No reconhecendo a autoridade, foi colocado sob a autoridade autoridade nas gera geraes futuras. Todo aquele que deseja servir ao Senhor precisa reconhecer reconhecer e honrar a autoridade} Ningu Ningum pode servir em esp esprito de transgresso.

Autoridade espiritual
Aula 08
3. FOGO ESTRANHO OFERECIDO POR NADABE E ABI ABI Nadabe e Abi Abi, filhos de Aro, tomaram cada um o seu incens incensrio, e puseram neles fogo, e sobre este, incenso, o trouxeram fogo estranho perante a face do Senhor, Senhor, o que lhes no ordenara. Esto saiu fogo de diante do Senhor, e os consumiu; e morreram perante o Senhor (Lv. 10:1, 2). Por que Nadabe e Abi Abi foram consumidos Como a hist histria de Nadabe e Abi Abi solene! Serviram como sacerdotes, no porque fossem pessoalmente justos mas porque pertenciam fam famlia que Deus tinha escolhido. Deus estabeleceu Aro como sacerdote e ele foi ungido. Em todas as questes relacionadas relacionadas com o culto Aro era o chefe; seus filhos eram simples ajudantes, servindo no altar em obedincia a Aro. Deus jamais teve a inten inteno de permitir que os filhos de Aro servissem independentemente; independentemente; ele os colocou sob a autoridade de Aro. Doze vezes Aro e seus filhos foram mencionados mencionados em Lev Levtico 8. No cap captulo seguinte encontramos Aro oferecendo sacrif sacrifcios, com seus filhos ao lado. Se Aro nada fizesse, seus filhos tamb tambm nada deveriam fazer. Tudo come comeou com Aro, no com seus filhos. Se os filhos se aventurassem a oferecer sacrif sacrifcios, estariam oferecendo fogo estranho. Isto, entretanto, foi exatamente o que Nadabe e Abi Abi, os filhos de Aro, fizeram. Acharam que podiam oferecer sacrif sacrifcios por si mesmos e os ofereceram sem a ordem de Aro. O significado do fogo estranho servir sem uma ordem, servir sem obedecer autoridade. Tinham visto seu pai oferecendo; era mais do que simples para eles. E assim presumiram que podiam fazer a mesma coisa. coisa. Nadabe e Abi Abi s pensaram em se eram ou no capazes de fazer o mesmo. Fracassaram em perceber perceber quem representava a autoridade de Deus.

Autoridade espiritual
Aula 08
O culto iniciado por Deus Enfrentamos aqui um problema ser serssimo: servir a Deus e oferecer fogo estranho parecemparecem-se muito, mas esto separados por um mundo de coisas. O verdadeiro culto iniciado por Deus. Quando o homem serve sob a autoridade de Deus, aceito por causa disso. O fogo estranho originaorigina-se no homem. No exige conhecimento da vontade de Deus ou obedincia sua autoridade. totalmente feito atrav atravs do pr prprio zelo humano, e termina com a morte. Se acontece que nosso culto culto ou servi servio se torna cada vez mais sem vida, tempo de pedirmos a Deus que nos ilumine para vermos se estamos servindo no verdadeiro princ princpio do servi servio ou de acordo com o princ princpio do fogo estranho. A obra de Deus a coordena coordenao da autoridade Nadabe e Abi Abi trabalharam separados de Aro; por isso trabalharam independentemente independentemente de Deus. O trabalho de Deus tem de ser coordenado sob autoridade: Deus queria ia quer que Nadabe e Abi Abi servissem sob a autoridade de Aro. Observe no Novo Testamento como Barnab Barnab e Paulo, Paulo e Timteo, Pedro e Marcos trabalharam juntos. Alguns eram os respons responsveis, enquanto os outros ajudaram. No trabalho de Deus ele coloca alguns em autoridade e outros sob autoridade. autoridade. Deus nos chamou para sermos sacerdotes segundo a ordem de Melquizedeque; portanto, temos temos de servir a Deus de acordo com a ordem da autoridade coordenada. Aquele que desordenadamente levanta a sua cabe cabea e age independentemente est est sendo rebelde, o que resulta em morte. Todo aquele que tenta servir sem primeiro entrar em contato com a autoridade est est oferecendo fogo estranho. Qualquer um que diz "Se ele pode, eu tamb tambm posso" est est em estado de rebeldia.

Autoridade espiritual
Aula 08
4. O ULTRAJE DE ARO E MIRI (Nm 12) Falaram Miri e Aro contra Mois Moiss, por causa da mulher et etope, que tomara; pois tinha tomado a mulher cusita. E disseram: Porventura tem falado o Senhor somente por por Mois Moiss? no tem falado tamb tambm por n ns? O Senhor o ouviu. Era o varo Mois Moiss mui manso, mais do que todos os homens que havia sobre a terra. terra. Logo o Senhor disse a Mois Moiss, e a Aro, e a Miri: V Vs trs sa sa tenda da congrega congregao. E sa saram eles trs. Ento o Senhor desceu na coluna da nuvem, e se ps porta da tenda; depois chamou a Aro e a Miri, e eles se apresentaram. Ento disse: Ouvi agora as minhas palavras; palavras; se entre v vs h h profeta, eu, o Senhor, em viso a ele me fa fao conhecer, ou falo com ele em sonhos. No assim com o meu servo Mois Moiss, que fiel em toda a minha casa. Boca a boca falo com ele, claramente, e no o por enigmas; pois ele v a forma do n Senhor: como, pois, no temestes falar contra o meu servo, contra contra Mois Moiss? E a ira do Senhor contra eles se acendeu; e retirouretirou-se. A nuvem afastouafastou-se de sobre a tenda; e eis que Miri achouachou-se leprosa, branca como a neve; e olhou Aro para Miri; e eis que estava leprosa. Ento disse disse Aro a Mois Moiss: Ai! senhor meu, no ponhas, te rogo, sobre n ns este pecado, pois loucamente procedemos, e pecamos. Ora no seja seja ela como um aborto, que saindo do ventre de sua me, tenha metade de sua carne carne j j consumida. Mois Moiss clamou ao Senhor, dizendo: Deus, rogorogo-te que a cures. Respondeu o Senhor a Mois Moiss: Se seu pai lhe cuspira no rosto, no seria envergonhada por sete dias? Seja detida sete dias fora do arraial, e depois recolhida. Assim Miri foi detida fora do arraial por sete dias; e o povo no partiu, enquanto enquanto Miri no foi recolhida (Nm. 12). Falar contra a autoridade representativa provoca a ira divina Aro e Miri eram os irmos mais velhos de Mois Moiss. Portanto, em casa, Mois Moiss deveria se sujeitar autoridade deles. Mas na voca vocao e no trabalho de Deus eles deveriam se sujeitar autoridade de Mois Moiss. Eles no gostaram da mulher et etope com quem Mois Moiss se casou, por isso murmuraram contra Mois Moiss dizendo: "Porventura tem falado o Senhor somente por Mois Moiss? no tem falado tamb tambm por n ns?" Os et etopes so africanos, descendentes de Co. Mois Moiss no deveria terter-se casado com esta mulher et etope. Na posi posio de irm mais velha, Miri poderia ter repreendido seu irmo com base base em seu relacionamento familiar. Mas quando ela abriu a boca para difamar, tocou na obra de Deus, pondo pondo em d dvida a posi posio de Mois Moiss.

Autoridade espiritual
Aula 08
Deus tinha concedido a Mois Moiss sua autoridade delegada para o trabalho. Como erraram Aro e Miri em atacar a posi posio de Mois Moiss, com base numa questo familiar! Fora Deus quem escolhera Mois Moiss para dirigir o povo de Israel tirandotirando-o do Egito, mas apesar disso Miri desprezou Mois Moiss. Por causa disto Deus se aborreceu grandemente com ela. Ela podia aviravir-se com o irmo mas no injuriar a autoridade de Deus. O problema foi que nem Aro nem Miri reconheceram a autoridade autoridade de Deus. Permanecendo no terreno natural exibiram um cora corao rebelde. Mas Mois Moiss no revidou. Ele sabia que, tendo sido estabelecido por Deus como como autoridade, no precisava defenderdefender-se. Todo aquele que o injuriasse encontraria a morte. Enquanto Deus lhe desse autoridade podia permanecer em silncio. silncio. Mois Moiss podia representar Deus com autoridade porque antes ele mesmo se sujeitou autoridade divina, pois ele era muito manso, mais do que todos os os homens que habitavam a face da terra. A autoridade que Mois Moiss representava era a pr prpria autoridade de Deus. E ningu ningum pode tirar a autoridade concedida por Deus. Palavras rebeldes sobem ao c cu e so ouvidas por Deus. Quando Aro e Miri pecaram contra Mois Moiss, pecaram contra Deus que se encontrava em Mois Moiss. A ira do Senhor foi acesa contra eles, Sempre que o homem entra em contato contato com autoridade delegada por Deus, entra em contato com o pr prprio Deus que se encontra nessa pessoa; pecar contra autoridade delegada pecar contra Deus.

Autoridade espiritual
Aula 09
5. A REBELIO DE CORE, DATA E ABIRO Rebelio Coletiva Um exemplo de rebelio coletiva encontraencontra-se no cap captulo 16 de N Nmeros. Cor Cor e seus companheiros pertenciam aos levitas; portanto, representavam os espirituais. Por outro lado, Data e Abiro eram filhos de Ruben, e portanto representavam os l lderes. Todos estes, junto com duzentos e cinquenta lderes da congrega congregao, resolveram rebelarrebelar-se contra Mois Moiss e Aro. Arbitrariamente atacaram os dois, dizendo: "Basta! pois que toda a congrega congregao santa, cada um deles santo, e o Senhor est est no meio deles; por que, pois, vos exaltais sobre a congrega congregao do Senhor?" Foram desrespeitosos para com Mois Moiss e Aro. Talvez fossem bastante honestos no que disseram, mas falharam falharam em ver a autoridade do Senhor. Consideraram o assunto como problema pessoal, pessoal, como se no houvesse autoridade entre o povo de Deus. No seu ataque no mencionaram o relacionamento de Mois Moiss com Deus nem o mandamento de Deus. No obstante, mesmo debaixo dessas s srias acusa acusaes, Mois Moiss no se zangou nem perdeu o controle de si mesmo. Simplesmente caiu sobre o seu rosto diante do Senhor. Senhor. Considerando que a autoridade pertence ao Senhor, ele no usou de nenhuma autoridade nem fez nada nada ele mesmo. Disse a Core e ao seu grupo que esperassem at at a manh seguinte quando o Senhor mostraria quem era dele e quem era santo. Assim ele enfrentou o esp esprito do erro com o esp esprito de justi justia.

Autoridade espiritual
Aula 09
Mas Deus e sua autoridade delegada so insepar inseparveis. No poss possvel manter uma atitude para com Deus e outra atitude para com Mois Moiss e Aro. Ningu Ningum pode rejeitar a autoridade delegada por Deus com uma mo e receber Deus com a outra. Se eles eles se submetessem autoridade de Mois Moiss e Aro estariam sujeitos a Deus. Mois Moiss, portanto, no se elevou por causa da autoridade que lhe foi concedida concedida por Deus. Pelo contr contrrio, ele se humilhou sob a autoridade de Deus e respondeu ao seu acusador com mansido, dizendo: "Fazei isto: tomai v vs incens incensrios, Core e todo o seu grupo; e, pondo fogo neles amanh, sobre eles deitai incenso perante o Senhor; e ser ser que o homem a quem o Senhor escolher, este ser ser o santo" (vers (versculos 66-7). Sendo mais amadurecido, previa as consequncias; por isso suspirou: "Ouvi agora, filhos de levi... Acaso para v vs outros cousa de somenos que o Deus de Israel vos separou da congrega congregao de Israel, para vos fazer chegar a si, a fim de cumprirdes o servi servio do tabern tabernculo do Senhor e estar perante a congrega congregao para ministrarministrar-lhe ...? Pelo que tu e todo o teu grupo juntos estais contra o Senhor" Senhor" (ver 88-11). Dat e Abiro no estavam presentes no momento. Pois quando Mois Moiss mandou cham cham-los, recusaramrecusaram-se a vir e resmungaram: "Porventura cousa de somenos que nos fizeste subir de uma terra que mana leite e mel (Egito), para fazerfazer-nos morrer neste deserto, seno que tamb tambm queres fazerfazer-te pr prncipe sobre n ns?" (ver 1313-14.) Sua atitude foi de muita rebeldia. No criam na promessa de Deus; o que esperavam eram bn bnos terrenas. EsqueceramEsqueceram-se que foi devido s suas pr prprias faltas que no entraram em Cana; pelo contr contrrio, falaram asperamente contra Mois Moiss.

Autoridade espiritual
Aula 10

Os trs primeiros so prerrogativas exclusivas de Deus e os outros quatro so exercidos pelos seus ministros: 1. Autoridade soberana 2. Autoridade da Verdade (ou da Palavra de Deus). 3. Autoridade da conscincia 4. Autoridade delegada 5. Autoridade funcional 6. Autoridade dos costumes e tradies 7. Autoridade dos contratos

Autoridade espiritual
Aula 10

1. A Autoridade Soberana. o maior nvel de autoridade. a autoridade imperial. Este nvel nunca questionado ou desafiado. absoluto e infalvel. o maior nvel de autoridade. Esta autoridade pertence somente a Deus. Todavia, algumas igrejas e denominaes se apropriam dessa autoridade soberana, mas no nenhuma base bblica para que qualquer ser humano exera essa autoridade.

Autoridade espiritual
Aula 10

1. A Autoridade Soberana. - Cristo recebeu a autoridade soberana Essa era a ambio de Lcifer (Is. 14:12-14), mas Cristo recebeu a autoridade soberana (Ef. 1:16-22). - Cuidado com os que tomam o lugar de cristo Qualquer pessoa que coloca a sua uno num nvel de ser inquestionvel e infalvel est assumindo uma posio de anticristo. Ser anticristo no ser contra Cristo, mas tentar tomar o seu lugar.

Autoridade espiritual
Aula 10

2. A Autoridade da Verdade. Qualquer coisa que verdadeira possui autoridade pelo fato de ser verdadeira. inquestionvel. Porque nada podemos contra a verdade, seno em favor da prpria verdade. (II Cor. 13:8) - A verdade o prprio Deus Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ningum vem ao Pai seno por mim. (Jo 14:6) Porque a lei foi dada por intermdio de Moiss; a graa e a verdade vieram por meio de Jesus Cristo. (Jo 1:17)

Autoridade espiritual
Aula 10

2. A Autoridade da Verdade.
Este aquele que veio por meio de gua e sangue, Jesus Cristo; no somente com gua, mas tambm com a gua e com o sangue. E o Esprito o que d testemunho, porque o Esprito a verdade. (I Jo 5:6) - A verdade o que Deus diz A fim de serem julgados todos quantos no deram crdito verdade; antes, pelo contrrio, deleitaram-se com a injustia. (II Ts 2:12) Deus no homem, para que minta; nem filho de homem, para que se arrependa. Porventura, tendo ele prometido, no o far? Ou, tendo falado, no o cumprir? (Nm 23:19)

Autoridade espiritual
Aula 10

2. A Autoridade da Verdade.
No violarei a minha aliana, nem modificarei o que os meus lbios proferiram. (Sl 89:34) - A Bblia a verdade A Bblia est colocada na terra com a autoridade da verdade. Ela a verdade. Ela foi inspirada pelo Esprito de Deus e inerrante (II Tm. 3:16). Assim, lembre-se sempre do que os pais da Reforma disseram: Nada contrrio s Escrituras pode ser verdadeiro. Nada que seja acrescentado s Escrituras pode ser obrigatrio.

Autoridade espiritual
Aula 10

2. A Autoridade da Verdade.
Todo crente livre para pesquisar as Escrituras e checar a verdade. Os crentes de Beria so um bom exemplo (At. 17:10-11).

Eles reconheceram que as Escrituras tinham maior autoridade que os Apstolos (Gl 1:8). Eles examinaram as Escrituras para ver se o que os Apstolos diziam era verdade.
A Bblia autoridade final de f e prtica.
Mas, ainda que ns ou mesmo um anjo vindo do cu vos pregue evangelho que v alm do que vos temos pregado, seja antema. (Gl 1:8)

Autoridade espiritual
Aula 10

3. A Autoridade da Conscincia.
Todo homem capaz de distinguir entre o certo e o errado, mesmo os incrdulos e mpios. Todos sabemos o que no queremos que os outros faam contra ns. Portanto, sabemos o que no devemos fazer com os outros. Chamamos isso de conscincia. - No devemos violar a conscincia dos outros
E deste modo, pecando contra os irmos, golpeando-lhes a conscincia fraca, contra Cristo que pecais. (I Cor 8:12) Mas aquele que tem dvidas condenado se comer, porque o que faz no provm de f; e tudo o que no provm de f pecado. (Rm 14:2)

Autoridade espiritual
Aula 10

3. A Autoridade da Conscincia.
-Devemos

nos submeter a nossa concincia

Um faz diferena entre dia e dia; outro julga iguais todos os dias. Cada um tenha opinio bem definida em sua prpria mente. Quem distingue entre dia e dia para o Senhor o faz; e quem come para o Senhor come, porque d graas a Deus; e quem no come para o Senhor no come e d graas a Deus. (Rm 14:5-6) No nos julguemos mais uns aos outros; pelo contrrio, tomai o propsito de no pordes tropeo ou escndalo ao vosso irmo. (Rm 14:13) Se resolvemos ir contra a nossa conscincia a Palavra de Deus diz que pecamos.

Autoridade espiritual
Aula 10

3. A Autoridade da Conscincia.
Homem algum tem o direito de exigir de outro algo que v contra a conscincia dele. Um marido no pode forar a sua esposa a prticas sexuais que ofendem a conscincia dela. Um pastor no pode impor uma prtica a uma ovelha se aquilo vai contra a conscincia dela. Nenhum governante tem o direito de lhe impor algo que fira a sua conscincia ou os princpios aprendidos na Palavra de Deus.

Autoridade espiritual
Aula 10

1) Autoridade Soberana de Deus. 2) Autoridade da Verdade ou da Palavra de Deus. 3) Autoridade da Conscincia.


Desses trs tipos de autoridade podemos concluir que nenhum homem, seja a Igreja ou o Estado, tem o direito de ordenar que voc desobedea a Deus, Bblia e sua conscincia. Esses trs nveis de autoridade so prerrogativas (direito inerente a uma posio, privilgio) exclusivas de Deus.

Autoridade espiritual
Aula 06

Davi era algum que tinha entendeu a autoridade.


(1 Sm 16:12) (1 Sm 18:5) : A un uno de Deus vem antes do reconhecimento dos homens. : A autoridade reconhecida por todos, independente do t ttulo.

Quem tm autoridade espiritual:


(1 Sm 17:49) (1 Sm 18:618:6-9) (1 Sm 18:12) (1 Sm 18:14) (1 Sm 22:122:1-2) (1 Sm 24:424:4-7) (1 Sm 24:8) (1 Sm 24:10) (1 Sm 24:1224:12-15) (1 Sm 24:1624:16-20) : Derruba qualquer gigante. : No teme perder a posi posio. : temido pelo inimigo. : sempre vencedor em tudo. : Faz de derrotados, vencedores. : Reconhece a autoridade e no usurpa a posi posio de outro ungido. : Sempre age com reverncia e respeito com quem autoridade. : Jamais toca ou se levanta contra um ungido do Senhor. : Sempre confia as suas causas ao Senhor. : Tem o reconhecimento dos seus superiores.

Autoridade espiritual
Aula 09

Os prximos quatro nveis de autoridade so reservados aos homens.

4. A Autoridade Delegada.
A Palavra de Deus diz ele quem muda o tempo e as estaes, remove reis e estabelece reis; ele d sabedoria aos sbios e entendimento aos inteligentes. (Dn 2:21) Quando essa autoridade ou governo bem exercida o resultado ser o que est em Romanos 14:17: justia, paz e alegria. Porque o reino de Deus no comida nem bebida, mas justia, e paz, e alegria no Esprito Santo. (Rm 14:17) - Os lderes da Igreja possuem autoridade delegada. Somos seus embaixadores, seus representantes. De sorte que somos embaixadores em nome de Cristo, como se Deus exortasse por nosso intermdio. Em nome de Cristo, pois, rogamos que vos reconcilieis com Deus. (2Co 5:20)

Autoridade espiritual
Aula 09

4. A Autoridade Delegada.
I Pedro 5:3 diz que no devemos exercer autoridade como dominadores do rebanho. Nem como dominadores dos que vos foram confiados, antes, tornando-vos modelos do rebanho. (I Pe 5:3) Toda a autoridade na verdade pertence a Deus, ela nos foi somente delegada (confiada a ns). Por isso podemos entender porque devemos nos submeter e exerc-la com temor e tremor. Se esperamos submisso do rebanho precisamos ter a mesma atitude de Cristo: a de dar a vida pelas ovelhas.
Eu sou o bom pastor. O bom pastor d a vida pelas ovelhas. (Jo 10:11)

Autoridade espiritual
Aula 09

4. A Autoridade Delegada.
A autoridade delegada no igual daquele que a delegou. Nossa autoridade limitada: - A autoridade delegada procede da responsabilidade. Pelo fato de o esposo ter responsabilidade pela esposa e filhos, ento ele tem autoridade sobre eles. Eu no tenho autoridade na casa do vizinho porque no tenho responsabilidade nenhuma por eles.
- A Autoridade delegada nunca vai alm de sua responsabilidade.

O limite de nossa autoridade , portanto, diretamente proporcional a nossa responsabilidade. Nunca vai alm dela.

Autoridade espiritual
Aula 09

4. A Autoridade Delegada.
O inverso tambm verdadeiro: quando deixamos de assumir a responsabilidade perdemos a autoridade. Quando ns nos omitimos de exercer a autoridade que nos foi delegada (aconselhando, orientando, alimentando, exortando, etc..) perdemos a oportunidade de cumprirmos o propsito de Deus na autoridade que nos foi delegada. Deus cobrar de ns tanto as direes que dermos de forma negligente, quanto as direes que no dermos por negligncia.

Autoridade espiritual
Aula 10

4. A Autoridade Delegada.
Qualquer autoridade, seja na famlia, no governo, na empresa ou na igreja que diz para fazermos algo que esteja em conflito com Deus, com a Bblia ou com nossas conscincias precisa ser desobedecida. Alm desses limites de nvel superior precisamos ainda observar os seguintes pontos: - Toda autoridade delegada tem um limite. O chefe somente pode dar ordens com respeito ao meu trabalho, ele no pode determinar nada na minha casa. O mesmo acontece na igreja: O pastor, o lder ou qualquer outra autoridade est limitado a aquilo para o que foi delegado ou designado. Um pastor ou lder no pode escolher com quem devo me casar ou interferir na minha vida profissional ou domstica. Ele pode no mximo aconselhar-me em linha com a Palavra de Deus.

Autoridade espiritual
Aula 10

4. A Autoridade Delegada.
- A ARTE DE SER DESOBEDIENTE PORM SUBMISSO No estou sugerindo que algum deva ser rebelde, porque a rebeldia como o pecado de feitiaria (I Sm. 15:23). Mas desejo enfatizar que na Palavra de Deus a obedincia sempre relativa. Com base nisso podemos dizer que um pai que probe um filho de ir igreja no deve ser obedecido, nem to pouco o marido que probe a esposa. Naturalmente no com desafios, discusses ou gritarias, mas com astcia, graa e sabedoria, fazendo sempre a vontade de Deus em primeiro lugar.

Autoridade espiritual
Aula 10

4. A Autoridade Delegada.
- A ARTE DE SER DESOBEDIENTE PORM SUBMISSO
1) Sifr Sifr E Pu Pu. Ex.1:15Ex.1:15-17 E 2121-22 Elas desobedeceram as ordens de Fara Fara de matar as crian crianas e por isso foram recompensadas por Deus. 2) Raabe A Prostituta Raabe cometeu alta trai traio contra o seu pa pas, al alm disso ela mentiu para proteger os espias. Mas por tudo isso ela foi honrada por Deus e entrou na genealogia do pr prprio messias. (Hb. 11:31 11:31) 3) Samuel Saul ainda era o rei, mas Samuel foi enviado para ungir outro rei rei no lugar dele (I Sm. 16:116:1-2). Tal atitude poderia ser vista por Saul como crime contra o estado, contra contra o rei. 4) Jnatas Saul ordenou a Jnatas que matasse a Davi. Todos sabemos que os filhos devem obedecer aos pais, mas Jnatas no obedeceu a Saul.

Autoridade espiritual
Aula 11

4. A Autoridade Delegada.
- A ARTE DE SER DESOBEDIENTE PORM SUBMISSO
5) Os trs jovens hebreus Os trs jovens no adoraram a imagem de ouro do Rei. Eles desobedeceram desobedeceram a ordem contudo se submeteram fornalha. 6) Os ap apstolos A ordem das autoridades era para que no se pregasse o evangelho de Jesus, mas os Ap Apstolos responderam: importa primeiro obedecer a Deus que ao homem (At. 5:29). No entanto se submeteram a cadeia imposta.

Autoridade espiritual
Aula 11

4. A Autoridade Delegada.
- A ARTE DE RECLAMAR
CriouCriou-se no meio evang evanglico a id idia de que perguntar, dar sugestes ou mesmo reclamar seja automaticamente rebeldia. Isto tem produzido igrejas passivas passivas onde o potencial e a criatividade dos membros so tolhidos e, conseq conseqentemente, a obra perde em agilidade e alcance. a) Precisamos ser cuidadosos para no usar palavras injuriosas O grande problema da rebeldia so as palavras injuriosas. Quando denegrimos a imagem e o nome de nosso l lder com tais palavras, estamos nos julgando melhores que ele e portanto a um passo da rebeldia. ... quem haver haver que estenda a mo contra o ungido do Senhor e fique inocente? inocente? (1Sm 26:9) Desconsideramos a autoridade quando agimos desrespeitosamente e dai ofendemos a Deus. Mas se no temos palavras erradas e reclama reclamao, a cr crtica ou a sugesto podem ser dadas sem incorrer em pecado ou rebeldia. O maior exemplo disso foi a forma como os Ap Apstolos trataram a questo das vi vivas helenistas que estavam sendo esquecidas na distribui o da cesta. (At. 6:14). distribui 6:1

Autoridade espiritual
Aula 11

4. A Autoridade Delegada.
- A ARTE DE RECLAMAR
Outro exemplo Marta, por v vrias vezes ela reclamou a Jesus, mas em nenhuma o Senhor a repreendeu. Ela reclamou porque o Senhor no veio mais cedo para curar a Lzaro e tamb tambm reclamou que ela trabalhava e Maria ficava aos p ps do Senhor. Jo. (11:20(11:20-24, Lc:10:38Lc:10:38-40).

- TENHA CUIDADO
Cuidado com atitudes do tipo: os outros esto dizendo, esto todos todos falando, etc. Cuidado com a atitude: algu algum me disse, mas no posso dizer quem... Seja claro, transparente no contencioso, tardio em falar e pronto pronto para ouvir (Tg 1:19). No reclame por reclamar, d sugestes v vlidas e de bom senso. Avalie sempre o que ir ir sugerir, veja se sua sugesto est est edificando algo para Deus ou para o Corpo de Cristo.

Autoridade espiritual
Aula 11

4. A Autoridade Delegada.
- OS SINAIS DE UMA PESSOA SUBMISSA
1) Ela procura a autoridade onde quer que ela v v. Quem tem revela revelao da importncia da autoridade no vive solta e sem restri restrio. Ela busca se submeter de cora corao e no apenas por obriga obrigao. 2) Uma vez que conhece a autoridade ele se tornar tornar mais brando e mais dependente. Isto acontece porque ele se torna temeroso de cometer erros. 3) Aquele que conhecem autoridade no gosta de ser autoridade. No No tm prazer em dar opinies ou controlar os outros. Ele sabe da responsabilidade e do peso peso da autoridade. 4) Aquele que conhece a autoridade tardio para falar, fala somente o necess necessrio. No tem prazer em opinar naquilo que no foi perguntado. Tem temor temor do famoso Eu acho.. acho...

Autoridade espiritual
Aula 12

4. A Autoridade Delegada.
- OS SINAIS DE UMA PESSOA SUBMISSA
5) Quem conhece a autoridade tornatorna-se muito sens sensvel a rebelies e iniq iniqidades. Ele sabe o quanto a rebelio contamina e destr destri. 6) Somente quem aprendeu a se submeter consegue levar os outros submisso. 7) Tem prazer e alegria em servir o seu l lder. Toda autoridade delegada na igreja deve ser administrada debaixo de 5 princ princpios:
1)Em

linha com a Palavra de Deus. 2)Visando sempre o bem e o crescimento do disc discpulo. 3)Entendendo a diferen diferena entre autoridade autoridade e autoritarismo autoritarismo. 4)Sempre com gra graa e amor. 5)Tendo Jesus Cristo como modelo (o que Ele faria?).

Autoridade espiritual
Aula 12

5. A Autoridade Funcional.
- Existe uma autoridade que basicamente funcional Isto acontece por causa de quatro fatores: Aptido natural: Nos sujeitamos porque ele tem um dom natural. (Msica) Treinamento ou instruo: Nos sujeitamos porque ele sabe mais que ns, porque se preparou para exerc-la. (Mdico) Experincia: Nos submetemos porque ele fez antes de ns vrias vezes. (Lder) Uno de Deus: Nos submetemos porque vemos a capacitao sobrenatural de Deus.

Autoridade espiritual
Aula 12

5. A Autoridade Funcional.
- ALGUNS EXEMPLOS - Vou a uma consulta m mdica e o m mdico me examinando prescreve alguns exames mais espec especficos ou medicamentos. Naquele momento eu estou me submetendo a autoridade funcional de tal m mdico, no obedecer as recomenda recomendaes seria um ato de desobedincia a autoridade funcional dele. - O pastor ou qualquer outro l lder deve se submeter dentro da igreja aos engenheiros no que diz respeito a questo de constru construo. Eles tem o conhecimento profundo do assunto, por isso devem ser ouvidos e respeitados. - O marido deve se submeter sua esposa naquilo que habilidade dela.

Autoridade espiritual
Aula 13

6. A Autoridade dos Costumes e Tradies.


A autoridade dos costumes e tradi tradies se estabelece quando provouprovou-se atrav atravs dos anos que para o bem comum e aceita por todos. Paulo apela para a autoridade dos costumes quando fala da questo questo do v vu. Contudo, se algu algum quer ser contencioso, saiba que n ns no temos tal costume, nem as igrejas de Deus. Deus. (I Co 11:16) Uma igreja ou lideran liderana no pode ignorar os costumes de uma localidade ou comunidade. Se tal costume inofensivo deve ser preservado. Exemplo: A alian aliana nos casamentos. A burca ou burqa (veste (veste feminina que cobre todo o corpo, at at o rosto e os olhos) das mulheres afegs. O cabelo e os vestidos longos que so tradicionais em algumas denomina denominaes crists.

Autoridade espiritual
Aula 13

6. A Autoridade dos Costumes e Tradies.


- Quando os costumes e a tradi tradio se colocam acima da Palavra de Deus. Jesus nos d d um exemplo em (Mt 15:115:1-3) Ento, vieram de Jerusal Jerusalm a Jesus alguns fariseus e escribas e perguntaram: Por que transgridem os teus disc discpulos a tradi tradio dos ancios? Pois no lavam as mos, quando comem. Ele, por porm, lhes respondeu: Por que transgredis v vs tamb tambm o mandamento de Deus, por causa da vossa tradi tradio? o? (Mt 15:115:1-3) Os costumes e as tradi tradies possuem valor somente se estiverem subordinados Palavra de Deus. Se no estiverem em linha com a Palavra de Deus, no importa quantos quantos s sculos tenham, devem ser eliminados.

Autoridade espiritual
Aula 13

7. A Autoridade dos Contratos.


Esta a autoridade da lei. Ela pode ser observada nos contratos e acordos acordos legais. A sociedade regida por esse n nvel de autoridade. Apesar de ser algo natural sua origem divina. O Ap Apstolo Paulo disse em (Rm 13) que essa autoridade foi tamb tambm constitu constituda por Deus e procede Dele.

Autoridade espiritual
Aula 14

Discernindo a liderana espiritual adequada.


Pelo exemplo dado em (Nm 17:117:1-8), o l lder ideal dever dever:
1)Ter

a vida de Deus fluindo em sua vida. 2)Ser fonte de alimento espiritual aos seus liderados. 3)Ter o doce perfume de Cristo transformando o seu car carter. Quando as pessoas no aceitam l lderes ordenados por Deus, invariavelmente acabam seguindo l lderes libertinos e tolos (Jr. 5:31). Deus responsabiliza tamb tambm o povo porque gostam muito que seja assim... assim... Deus condena no somente os que vendem no templo, mas tamb tambm os que compram nele! Ou seja, Deus no condena somente os l lderes injustos e indignos mas tamb tambm aquele que se colocam sob a sua lideran liderana sem discernidiscerni-la.

Autoridade espiritual
Aula 14

Discernindo a liderana espiritual adequada.


1) Uma igreja ou nao levanta-se ou cai com a sua liderana. A liderana que voc seguir determinar o que voc , quem voc e at onde voc chegar. 2) O crescimento espiritual limitado pela liderana. O lder o limite do povo. Israel foi condenado a vagar no deserto por causa de se submeter a opinio dos doze espias.

Autoridade espiritual
Aula 14

Discernindo a liderana espiritual adequada.


- Como distinguir lderes consagrados de corrompidos. 1. Lderes consagrados buscam responsabilidade; Lderes corrompidos buscam autoridade. (Fp. 2:19-20, I Pe. 5:2-3, III Jo. 9 e 12). 2. Lderes consagrados alimentam o rebanho; Lderes corrompidos tosquiam. (Jr. 3:15, Ez. 34:1-10, Jo. 10:12-13). 3. Lderes consagrados reunem o rebanho; Lderes corrompidos dispersam. (Is. 40:10-11, Jr. 23:1-2) 4. Lderes consagrados reconhecem as ovelhas como sendo tesouros de Deus; Lderes corrompidos reivindicam as ovelhas para si. (Ez. 34:23,30-31)

Autoridade espiritual
Aula 14 Fomos chamados para liderar o povo de Deus. No existe responsabilidade maior do que ser o conselheiro e a referncia de algum. Devemos sempre buscar na Palavra de Deus e em orao a capacitao para conduzir o precioso rebanho de Deus. ...Mas quele a quem muito foi dado, muito lhe ser exigido; e quele a quem muito se confia, muito mais lhe pediro. (Lc 12:48) Ai dos pastores que destroem e dispersam as ovelhas do meu pasto! - diz o SENHOR. Portanto, assim diz o SENHOR, o Deus de Israel, contra os pastores que apascentam o meu povo: Vs dispersastes as minhas ovelhas, e as afugentastes, e delas no cuidastes; mas eu cuidarei em vos castigar a maldade das vossas aes, diz o SENHOR. (Jr 23:1) Que o Senhor nos d santidade e nos capacite a sermos pastores conforme o Seu corao.

S-ar putea să vă placă și