Sunteți pe pagina 1din 23

Centro Universitrio Hermnio Ometto de Araras

UNIARARAS

NOME DO (a) (s) AUTOR (es) (as)

TTULO

CIDADE/SP Ms/ano

UNIARARAS

NOME DO (a) (s) AUTOR (es) (as)

UNIARARAS
TTULO

Trabalho de Concluso de Curso apresentado ao Curso (de Pedagogia ou Normal Superior) do Centro Universitrio Hermnio Ometto, como requisito para obteno do grau de Licenciatura Plena em Pedagogia. ORIENTADOR(A): Prof (a). Ms. ou Dr(a).

CIDADE/SP Ms/ano

DEDICATRIA

Elemento opcional. O autor da monografia tem esse espao para dedicar sua obra a algum especial que tenha contribudo para sua elaborao. Elemento opcional. O autor da monografia tem esse espao para dedicar sua obra a algum especial que tenha contribudo para sua elaborao. Elemento opcional. O autor da monografia tem esse espao para dedicar sua obra a algum especial que tenha contribudo para sua elaborao.

AGRADECIMENTO

Elemento opcional. Espao destinado ao agradecimento a pessoas que colaboraram diretamente ou no para a realizao do trabalho, como monitores, instituies de fomento pesquisa, orientador, pais, amigos, dentre outros. Os agradecimentos devem ser breves, diretos e curtos.

pigrafe (este ttulo deve ser apagado)

Elemento

opcional.

epgrafe

um

pensamento, citao ou frase que serve de tema a um assunto. As epgrafes podem ser includas nas pginas de abertura das sees principais da monografia. Sugere-se que a citao seja inserida direita, na parte inferior da folha.

RESUMO

Elemento obrigatrio. O resumo deve ser apresentado por meio de seqncias de frases concisas, claras e objetivas. No deve exceder 1 600 toques ou 20 linhas. Aconselha-se um limite mximo de 500 palavras para teses e 250 para dissertaes e monografias. Deve ser redigida na terceira pessoa do singular e na voz ativa, em um nico pargrafo, corpo 10, fonte Arial. Devem ser evitados smbolos, siglas, frmulas e contraes, frases negativas e citaes bibliogrficas, exceto quando imprescindvel. O resumo deve conter os principais tpicos segundo os tipos de pesquisa desenvolvidos no trabalho. Um bom resumo, que envolva parte prtica, deve conter as idias bsicas do texto, de acordo com o seguinte nmero de linhas: introduo, 2 a 3 linhas; objetivos, 2 a 3; material e mtodos, 3 a 4; resultados, 4 a 6; discusso, 3 a 4; e concluses 3 a 5. Palavras-chaves: no mximo 5 palavras.

LISTA DE ABREVIATURAS

Elemento opcional. Nessa lista so inseridos, em ordem alfabtica, siglas e smbolos utilizados mais de trs vezes no texto, seguido das palavras ou expresses por extenso correspondentes ao seu significado. Por exemplo: ABNT Fig. n Associao Brasileira de Normas Tcnicas Figura Nmero

LISTA DE FIGURAS

Figura 1. Figura 2.

Legenda da figura ............................................................................. Legenda da figura Legenda da figura Legenda da figura Legenda da figura Legenda da figura...............................................................

00 00

LISTA DE QUADROS

Quadro 1. Legenda do quadro ........................................................................ Quadro 2. Legenda do quadro Legenda do quadro Legenda do quadro Legenda do quadro Legenda do quadro ........................................

00 00

LISTA DE TABELAS

Tabela 1. Tabela 2.

Legenda da tabela ......................................................................... Legenda da tabela Legenda da tabela Legenda da tabela Legenda da tabela Legenda da tabela ...........................................

00 00

SUMRIO

RESUMO ABSTRACT LISTA DE ABREVIATURAS LISTA DE FIGURAS LISTA DE QUADROS LISTA DE TABELAS SUMRIO

INTRODUO

A introduo aborda o problema e os motivos por que o trabalho foi realizado, definindo o assunto a ser tratado e sua relao com trabalhos j publicados. Fornece subsdios que justificaram a pesquisa; inclui o tema, a delimitao do assunto a ser tratado, a formulao da hiptese levantada e os objetivos alcanados pela pesquisa. No deve, entretanto, repetir o que consta no resumo, muito menos apresentar dados sobre a teoria experimental, o mtodo, os resultados e as concluses (ABNT 10719). Por abordar assuntos os fatos no passado, presente e futuro, a introduo exige que os tempos verbais estejam de acordo com as idias a serem transmitidas ao leitor. Exemplo: determinou(aram), permitiu(ram), "O presente estudo analisou...", "As amostras determinaram que..."...

OBSERVAO IMPORTANTE: O Sumrio automtico, proceda da seguinte maneira: 1. Clique em Exibir na barra de menus e Selecione Barras de ferramentas em seguida selecione Estrutura de tpicos 1. Escreva seu ttulo 2. Selecione seu ttulo e clique na caixa Nvel de tpico na barra de ferramentas Estrutura de tpicos 3. Escolha a opo Nvel 1 e clique em Atualizar ndice analtico 4. Escreva seu subttulo 5. Selecione seu subttulo e clique na caixa Nvel de tpico na barra de ferramentas Estrutura de tpicos 6. Escolha a opo Nvel 2 e clique em Atualizar ndice analtico

OBJETIVOS

Descrevem os propsitos do pesquisador. Esto relacionados com as hipteses iniciais lanadas e com a questo que o trabalho visa esclarecer. Nesta seo, o pesquisador deve indicar o que pretende com o desenvolvimento da pesquisa e que resultados esperam alcanar. Os objetivos podem se confundir com a justificativa. Para distingui-los, basta usar a pergunta para que (objetivos) e por que (justificativa).

REVISO DA LITERATURA

Diz respeito aos resumos dos trabalhos pesquisados e utilizados na monografia que tm relao com o tema escolhido. Quando citados, devem conter informaes que lhes permitam ser localizados e consultados por outras pessoas. A reviso fornece ainda embasamento terico e prtico sobre o tema em discusso. aconselhvel que a reviso seja feita por captulo, por tpico e depois por ordem cronolgica da publicao dos trabalhos, dos mais antigos para os mais recentes. Todos os trabalhos pesquisados e utilizados pelo autor devero ser citados, comeando pelo autor, seguido do ano e da pgina do texto em que foi extrada a informao citada.

MATERIAL E MTODOS

Para saber o que apresentar nesse item, faa-se a seguinte pergunta: " De que maneira o experimento ou o trabalho foi feito?" . Devemos especificar detalhadamente a metodologia que utilizamos para alcanar os objetivos da pesquisa. Na descrio de material e mtodos, delineamos a pesquisa, que pode ser bibliogrfica, experimental, estudo de caso, pesquisa participante, dentre outras. O item metodologia escrito no passado, pois o experimento j foi realizado.

Material
Descreva aqui o material utilizado em seu trabalho de Pesquisa.

Mtodos

Descreva aqui a metodologia utilizada

RESULTADOS

O que foi observado neste trabalho? Essa a pergunta que voc deve fazer para escrever esse tpico. Nessa seo so apresentados apenas os dados resultantes da execuo do trabalho, de acordo com a metodologia utilizada pelos autores. Porm, no devem ser colocados resultados de outros autores.

DISCUSSO

A discusso a parte em que o responsvel compara os dados obtidos, j descritos nos resultados, com aqueles alcanados por outros pesquisadores, os quais sero analisados, interpretados, justificados, destacados e criticados, mas no recapitulados. O tempo verbal deve ser o passado, presente e futuro, pois inclui interpretao dos dados j obtidos, valores de outros pesquisadores, validao ou no de teorias at o presente e sugesto de novos trabalhos, dependendo dos problemas que surgirem.

CONCLUSES

A concluso apresenta um balano final do estudo desenvolvido. Consiste em dar uma resposta hiptese proposta. Nessa seo, voc deve expor de maneira clara seu ponto de vista sobre o problema formulado anteriormente e o que conseguiu obter e demonstrar durante a pesquisa, fundamentado(a) principalmente nos resultados e na discusso. O tempo verbal da concluso pode ser o passado, o presente e o futuro, pois essa seo conclui as anlises dos resultados e sua importncia para a hiptese proposta inicialmente, e sugere a realizao de novos trabalhos.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

Elemento obrigatrio. Devem seguir a NBR 6023:2002, da ABNT. Todos os autores citados no texto devem estar referenciados, em ordem alfabtica, para facilitar a localizao daqueles que foram citados no texto. BETIOLI, J.V. et al. Normatizao para elaborao de trabalhos acadmicos. In: CARVALHO, L.H. Metodologia do Trabalho Cientfico. Uniararas. Araras, SP. 2006. CIANCIARDI NETO, G. Word Dicas e Truques para Monografia. Topzio: Araras, So Paulo. 2004. 57p.

GLOSSRIO

Elemento opcional, o glossrio compreende o vocabulrio em ordem alfabtica de palavras ou expresses tcnicas de uso restrito ou de difcil entendimento que necessitam de explicaes. Pode ser includos termos tcnicos, expresses regionais, dentre outros.

APNDICE

Elemento opcional. De acordo com a NBR 14724 (2005, p.2), o apndice refere-se a um "texto ou documento elaborado pelo autor, a fim de complementar sua argumentao, sem prejuzo da unidade nuclear do trabalho".

ANEXO

Elemento opcional. Tpico semelhante ao anterior, exceto por estar relacionado a um documento ou a um texto no preparado pelo pesquisador. Tem por finalidade reforar os argumentos utilizados no texto. Podem ser includos elementos que dem suporte ao trabalho, a fim de fundamentar, documentar, reforar e enfatizar idias apresentadas, evitando, entretanto, a quebra da seqncia lgica do texto.

NDICE

Elemento opcional no qual se incluem palavras ou frase, em ordem alfabtica, seguidas do nmero da pgina em que comeam ou se encontram.

S-ar putea să vă placă și