Sunteți pe pagina 1din 8

Introduo Cosmoviso Reformada1 (7)

C. Orao, Trabalho e Descanso


H uma diferena entre lavar louas e pregar a palavra de Deus; mas no tocante a agradar a Deus; nenhuma em absoluto William Tyndale.
3 2

No existe monasticismo no Cristianismo Francis Schaeffer.

Jesus Cristo nos ensinou a orar: O po nosso de cada dia d-nos hoje (Mt 6.11). Algo surpreendente nesta petio a passagem da considerao da majestade de Deus e da vinda do Seu Reino (Mt 6.10) para "o po nosso". Isto maravilhoso!: O Deus que habita o alto e sublime, o Deus soberano, cuja majestade no pode ser contida por todo o universo, tambm Se preocupa com as nossas necessidades e nos ensina a suplicar-Lhe por elas; faz-nos enxergar o que de fato prioritrio e, ao mesmo tempo, nos ensina a pedir por aquilo que tambm necessrio para a nossa existncia. Deus declara em Sua Palavra a respeito de Si mesmo: "Porque assim diz o Alto, o sublime, que habita a eternidade, o qual tem o nome de Santo: Habito tambm com o contrito e abatido de esprito, para vivificar o esprito dos abatidos, e vivificar o corao dos contritos (Is 57.15). Lloyd-Jones comenta de forma extasiada: "Esse o milagre da redeno. Esse o sentido mesmo da encarnao, a qual nos ensina que o Senhor Jesus Cristo cuida de ns aqui na terra, ligando-nos com o Todo-Poderoso Deus da glria. O reino de Deus e o 4 meu po dirio!". Uma das coisas fascinantes que este texto de um modo especial nos ensina que o Deus que cuida do universo, dos seus diversos sistemas e galxias, sustentando todas as coisas com o Seu poder, tambm cuida de ns, das nossas necessidades, por mais irrelevantes que elas possam parecer muitas vezes ao nosso semelhante. Isto nos enche de reverente gratido e conforto: Deus cuida de nossas ne1 2

Estudo iniciado na Comunidade Crist de Maring no dia 01 de maro de 2012.

Apud Leland Ryken, Santos no Mundo, So Jos dos Campos, SP.: FIEL, 1992, p. 40. Citado tambm em: Leland Ryken, Redeeming the Time: A Christian Approach to Work and Leisure, Grand Rapids, MI.: Baker Books, 1995, p. 104.
3 4

Francis A. Schaeffer, No h Gente Sem Importncia, So Paulo: Cultura Crist, 2009, p. 27. D.M. Lloyd-Jones, Estudos no Sermo do Monte, So Paulo: FIEL, 1984, p. 355.

Introduo Cosmoviso Reformada (7) Rev. Hermisten 07/04/12 2/8

cessidades. Calvino comenta com sensibilidade que, seja qual for a maneira em que Deus se agrada em socorrer-nos, ele no exige nada mais de ns seno 5 que sejamos agradecidos pelo socorro e o guardemos na memria. Esta petio, que parece to simples, tem sido, ao longo dos sculos, alvo de grandes disputas a respeito de uma palavra grega que traduzida como "cada dia" ou "cotidiano" (e)piou/sioj = suficiente para o dia, suprimento para o dia vindouro, suficientemente para cada dia). O problema da traduo desta palavra que ela era praticamente desconhecida na literatura grega, fora dos textos de Mateus e Lu6 cas. No vamos nos alongar nesta questo inclusive porque tem sido impossvel 7 precisar a derivao da palavra , contudo, entendemos que o sentido bsico desta petio : "O po que -nos necessrio, d-nos hoje, dia aps dia", estando implcita nesta orao a certeza da providncia de Deus, bem como a necessidade de estarmos sempre atentos a este fato, certos de que o Senhor cuida de ns dia aps dia (Sl 37.25). Calvino est correto ao dizer: A maior de todas as misrias o desconhecimento da providncia de Deus; e a suprema bem-aventurana 8 conhec-la. Como bvio, o po aqui que era a comida principal de Israel , significa a nossa comida em geral (1Sm 20.34; Lc 15.17), bem como todas as nossas necessi10 dades fsicas (Dt 8.3/Mt 4.4/Lc 4.4). Portanto, o po deve ser entendido, neste contexto, como sendo tudo aquilo que necessrio nossa vida: alimento, sade,
9

5 6

Joo Calvino, O Livro dos Salmos, So Paulo: Edies Paracletos, 1999, Vol. 2, (Sl 40.3), p. 216.

Ela encontrada somente uma vez num papiro do quinto sculo d.C., com um sentido incerto. (Cf. F. Merkel, Po: In: Colin Brown, ed. ger. O Novo Dicionrio Internacional de Teologia do Novo Testamento, Vol. III, p. 445; W. Foerster, E)piou/sioj: In: G. Kittel; G. Friedrich, eds. Theological Dictionary of the New Testament, Grand Rapids, Michigan: Eerdmans, 1983 (Reprinted), Vol. II, p. 590-591). Vejam-se, por exemplo: F. Merkel, Po: In: Colin Brown, ed. ger. O Novo Dicionrio Internacional de Teologia do Novo Testamento, Vol. III, p. 445-446; W. Foerster, E)piou/sioj: In: G. Kittel; G. Friedrich, eds. Theological Dictionary of the New Testament, Vol. II, p. 590-599; R.C.H. Lenski, The Interpretation of St. Matthews Gospel, Peabody, Massachusetts: Hendrickson Publishers, 1998, p. 268-269; e)piou/sioj: In: Walter Bauer, A Greek-English Lexicon of the New Testament, 5 ed. Chicago: The Chicago Press, 1958, p. 296-297; C. Mller, e)piou/sioj: In: Horst Balz; Gerhard Schneider, eds. Exegetical Dictionary of New Testament, Grand Rapids, Michigan: Eerdmans, 1978-1980, Vol. II, p. 31-33; John Calvin, Commentary on a Harmony of the Evangelists, Mattew, Mark, and Luke, Grand Rapids, Michigan: Baker, (Calvins Commentaries, Vol. XVI/1), 1981, p. 322-325; J. Jeremias, O Pai-Nosso: A Orao do Senhor, So Paulo: Paulinas, 1976, p. 43-47; John A. Broadus, Comentrio do Evangelho de Mateus, 3 ed. Rio de Janeiro: Casa Publicadora Batista, 1966, Vol. I, p. 205-206; W. Barclay, El Padrenuestro, Buenos Aires: La Aurora/ABAP, 1985, p. 103-113; G. Hendriksen, El Evangelio Segun San Mateo, Grand Rapids, Michigan: Subcomision Literatura Cristiana, 1986, p. 347-348; A.B. Bruce, The Synoptic Gospels, In: W. Robertson Nicoll, ed. The Expositors Greek Testament, Vol. I, p. 120121; John R.W. Stott, A Mensagem do Sermo do Monte, 3 ed. So Paulo: ABU, 1985, p. 152-153.

Joo Calvino, As Institutas, I.17.11. Do mesmo modo: Joo Calvino, As Institutas da Religio Crist: edio especial com notas para estudo e pesquisa, So Paulo: Cultura Crist, 2006, Vol. 3, (III.8), p. 86-87.

10

F. Merkel, Po: In: Colin Brown, ed. ger. O Novo Dicionrio Internacional de Teologia do Novo Testamento, Vol. III, p. 444. Veja-se a brilhante anlise de K. Barth (La Oracin, Buenos Aires: La Aurora, 1968, p. 68ss.).

Introduo Cosmoviso Reformada (7) Rev. Hermisten 07/04/12 3/8

lar, cnjuge, filhos, bom governo, paz, vesturio, bom relacionamento social, etc. Aprendemos, de forma decorrente, que Deus no menospreza o nosso corpo; Ele no desconsidera as nossas necessidades vitais; Jesus nos ensina a orar tambm por elas. Deus cuida do homem inteiro; considera-nos como de fato somos, seres integrais, que tm carncias prprias que precisam ser supridas. Nem poderia ser diferente considerando que a nossa salvao integral: corpo e alma. Analisemos agora, algumas outras lies que podemos aprender com esta petio que, indiretamente, est relacionada ao Quarto Mandamento: 1) MODERAO Jesus nos ensina aqui a ser moderados em nossos desejos e peties; Ele nos ensina a orar pedindo o po, no o luxo, o suprfluo; mas, sim, o que necessrio nossa vida. Esta lio encontramos em outros textos bblicos. Tiago diz: Pedis, e no recebeis, porque pedis mal, para esbanjardes em vossos prazeres (Tg 4.2). Agur suplica a Deus duas coisas: Afasta de mim a falsidade e a mentira; no me ds nem a pobreza nem a riqueza: d-me o po que me for necessrio; para no suceder que, estando eu farto, te negue e diga: Que o Senhor? ou que, empobrecido, no venha a furtar, e profane o nome de Deus" (Pv 30.8-9). Paulo aconselha a Timteo, a fim de que ele tambm ensine isto: Tendo sustento e com que nos vestir, estejamos contentes. Ora, os que querem ficar ricos caem em tentao e cilada, e em muitas concupiscncias insensatas e perniciosas, as quais afogam os homens na runa e perdio. Porque o amor do dinheiro raiz de todos os males; e alguns, nessa cobia, se desviaram da f, e a si mesmos se atormentaram com muitas dores (1Tm 6.8-10). Aqui no h nenhuma recriminao riqueza, todavia somos alertados quanto ao
11

11

Aqui agora consideramos o pobre cesto de po, as necessidades de nosso corpo e da vida temporal. palavra breve e simples, mas tambm abrange muito. Pois quando mencionas e pedes o po de cada dia, pedes tudo o que necessrio para que se tenha e saboreie o po cotidiano, e, por outro lado, tambm pedes que seja eliminado tudo o que o impede. Deves, por conseguinte, abrir e dilatar bem os pensamentos, no s at o forno ou a caixa da farinha, mas at o vasto campo e a terra toda que produz e nos traz o po de cada dia e toda sorte de alimentos. Porque se Deus no o fizesse crescer, no o abenoasse e conservasse no campo, jamais tiraramos po do forno e nenhum teramos para pr na mesa. Para sumari-lo em breves palavras: esta petio quer abranger quanto pertence a toda esta vida no mundo, porque apenas por isso necessitamos de po cotidiano. Agora, vida no pertence apenas que o corpo tenha alimento, vesturio e outras coisas necessrias, mas tambm que seja de tranquilidade e em dirio comrcio e trato e toda sorte de atividades; em suma, tudo o que se refere s relaes domsticas e vizinhais, ou civis e polticas. Pois onde houver obstculos quanto a essas duas partes, de forma que relativamente a elas as coisas no andem como deveriam andar, a tambm est obstaculizado algo que necessrio vida, de sorte que no se pode conserv-la por tempo dilatado.... (Martinho Lutero, Catecismo Maior: In: Os Catecismos, So Leopoldo/Porto Alegre, RS.: Concrdia/Sinodal, 1983, 72-73, p. 467. Veja-se tambm, John Calvin, Commentary on a Harmony of the Evangelists, Mattew, Mark, and Luke, Grand Rapids, Michigan: Baker, (Calvins Commentaries, Vol. XVI/1), 1981, p. 323-324).

Introduo Cosmoviso Reformada (7) Rev. Hermisten 07/04/12 4/8

seu perigo; por isso, Jesus nos ensina a pedir o necessrio. A abundncia, que est longe de ser m se si, com muita frequncia, pode nos fazer esquecer Deus e de Seus benefcios. Neste caso, verdade, o mal no est na fartura, mas, na imaturidade daquele que, ao invs de possu-la, deixou-se dominar por ela. Bernardo de Claraval (1090-1153), disse: "No permitam que eu tenha tamanha misria, pois dar a mim o que desejo, dar a mim o que meu corao al12 meja, um dos mais terrveis julgamentos do mundo". A moderao um aprendizado que deve nos acompanhar em toda a nossa vida. Por isso, Jesus nos ensina a comear a disciplinar as nossas oraes naquilo que pedimos a Deus, pois somente assim poderemos aprender a estar contentes e a descobrir o quanto Deus nos tem dado. Paulo, preso, pde escrever aos filipenses: 13 14 "....Aprendi (manqa/nw) a viver contente (au)ta/rkhj) em toda e qualquer situao. Tanto sei estar humilhado, como tambm ser honrado; de tudo e em todas as circunstncias j tenho experincia, tanto de fartura, como de fome; assim de abundncia, como de escassez; tudo posso naquele que me fortalece (Fp 4.11-13). O mesmo Jesus, que em sua vida terrena viveu de forma sbria e modesta, combatendo todo excesso, soberba, ostentao e vaidade, Quem nos pedir conta do uso que fazemos dos recursos que Ele nos confiou. 2) CONFIANA

Os fiis, em contrapartida, embora vivam uma vida laboriosa, seguem sua vocao com mentes serenas e tranquilas. Assim, as mos dos fiis no so ociosas, mas a sua mente descansa na quietude da f, como se estivessem dormindo Joo Calvino.
15

Esta petio nos desafia a confiar diariamente no cuidado providente de Deus, nosso Pai. Esta orao no nos ensina a pedir para o futuro mas, sim, a pedir para as nossas necessidades dirias; para o nosso hoje. Jesus quer nos ensinar a no ficar ansiosos pelo futuro, diante do desconhecido, antes a confiarmos inteiramente em Deus, colocando diante dEle em orao as nossas aspiraes e necessidades. Jesus Cristo, no Sermo do Monte, nos instrui de forma paterna a respeito de algo que fazia parte de sua experincia cotidiana: "....No andeis ansiosos pela vosApud Jeremiah Burroughs, Aprendendo a Estar Contente, So Paulo: Publicaes Evanglicas Selecionadas, 1990, p. 28.
13 14 12

Paulo usa o verbo aqui no aoristo indicativo ativo (e)/maqon), referindo-se a um aprendizado j consumado. Ele j passou pelo processo.

A palavra denota a suficincia prpria de quem j aprendeu a viver contentadamente com os seus prprios e parcos recursos. Paulo sabia que a sua suficincia vinha de Deus: Deus pode fazer-vos abundar em toda graa, a fim de que, tendo sempre, em tudo, ampla suficincia (au)ta/rkeia), superabundeis em toda boa obra (2Co 9.8). 15 Joo Calvino, Salmos, So Jos dos Campos, SP.: Editora Fiel, 2009, Vol. 4, (Sl 127.2), p. 379.

Introduo Cosmoviso Reformada (7) Rev. Hermisten 07/04/12 5/8

sa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo quanto ao que haveis de vestir (...). No vos inquieteis com o dia de amanh, pois o amanh trar os seus cuidados; basta ao dia o seu prprio mal (Mt 6.25,34). Paulo, preso, seguindo os ensinamentos de Cristo, escreve aos filipenses: No andeis ansiosos de cousa alguma; em tudo, porm, sejam conhecidas diante de Deus as vossas peties, pela orao e pela splica, com aes de graa (Fp 4.6). No deserto, Deus desafiou o povo a aprender esta lio por meio do man que lhes era concedido diariamente. Antes mesmo de Deus promulgar o quarto manda16 mento, Ele ensinou o povo a utilizar bem o seu tempo e a confiar nEle. O texto Sagrado registra a instruo divina: "Eis que vos farei chover do cu po, e o povo sair, e colher diariamente a poro para cada dia, para que eu ponha prova se anda na minha lei ou no. Dar-se- que, ao sexto dia, prepararo o que colherem, e ser dois tantos do que colhem cada dia" (Ex 16.4-5). Alguns homens, mais "previdentes", tentaram ir alm da ordem divina, guardaram o man para o dia seguinte; resultado: deu bicho e apodreceu (Ex 16.20). O desafio de Deus era para que o povo, manh aps manh renovasse a sua confiana nEle, aprendendo a descansar nas Suas promessas, sabendo que Deus no falharia, como escreveu Pedro: "Lanando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vs" (1Pe 5.7). Somos intimados a descansar em Deus, confiantes de 17 que ....assim como nosso Pai nos nutriu hoje, Ele no falhar amanh. Comentando o Salmo 3, Calvino ressalta: Era um sinal de inusitada f quando, golpeado por to grande consternao, se aventura a fazer francamente sua queixa a Deus e, por assim dizer, derramar sua alma no seio divino. E certamente que este o nico remdio que pode aplacar nossos temores, a 18 saber, lanar sobre ele todas as preocupaes que nos atribulam.... O Catecismo de Heidelberg (1563), assim comenta esta petio: .... Digna-te suprir todas as nossas necessidades corporais, a fim de que, por esse motivo reconheamos que s a nica fonte de tudo o que bom, e que sem tua bno nem nosso cuidado e trabalho, nem os teus dons podem proporcionar-nos qualquer bem. Consequentemente, que retiremos a nossa confiana de todas as demais criaturas e a ponhamos 19 somente em ti. Um outro ponto relevante, a forma que Deus usa para nos educar. Na realidade Deus pode usar qualquer meio que se harmonize com as suas perfeies para nos sustentar ou fazer cumprir toda e qualquer de Suas promessas. No entanto, ao estabelecer o mtodo que deseja, Deus tem tambm como objetivo que nossas mentes e coraes aprendam a se submeter ao Seu modo de agir. Por exemplo, embora
16 17 18 19

Gerard Van Groningen, O Sbado no Antigo Testamento: Tempo para o Senhor, Tempo de Alegria Nele (II): In: Fides Reformata, 4/1 (1999), p. 133-134. Joo Calvino, Instruo na F, Goinia, GO.: Editora Logos, 2003, Cap. 24, p. 67. Joo Calvino, O Livro dos Salmos, Vol. 1, (Sl 3.1-2), p. 82. Catecismo de Heidelberg, Pergunta 125.

Introduo Cosmoviso Reformada (7) Rev. Hermisten 07/04/12 6/8

Ele possa nutrir-nos sem po, no obstante sua vontade que nossa vida seja sustentada por tal proviso; e se a negligenciarmos, e quisermos designar20 lhe outro meio de nutrir-nos, tentamos seu poder. 3) TOTAL DEPENDNCIA Todos os homens por mais ricos que sejam, dependem, entre outras coisas, de solo, gua, clima e sade do corpo. Todos esto sujeitos ao estado geral da economia, juntamente com outros fatores sociais, polticos, etc. Estes fatos indicam o quanto dependemos de Deus, o Senhor do universo; dAquele que tem o domnio sobre todas as coisas. Do alto de tua morada regas os montes; a terra farta-se do fruto de tuas obras. Fazes crescer a relva para os animais e as plantas para o servio do homem, de sorte que da terra tire o seu po, diz o salmista (Sl 104.13-14). Paulo d uma interpretao teolgica a esta manifestao provedora de Deus, dizendo: Contudo, no se deixou ficar sem testemunho de si mesmo, fazendo o bem dando-vos do cu chuvas e estaes frutferas, enchendo os vossos coraes de fartura e de alegria (At 14.17). Portanto, pedir a Deus que nos d o po significa recorrer Sua graa, para que nos sustente e no nos deixe perecer. Nesta orao est implcita a certeza de que a vida pertence a Deus. O cientista pode fazer uma semente sinttica, porm ela no crescer, porque no tem vida. Deus o Senhor da vida; tudo que temos e somos provm dEle, por isso a Ele oramos: o po nosso de cada dia d-nos hoje. Calvino (1509-1564), comentando esta passagem, diz: "Por esta petio, a Seu cuidado nos entregamos e a Sua providncia nos confiamos, para que nos d alimento, sustente, preserve. Pois, o Pai Bonssimo no desdenha tomar sob Sua proteo e guarda ainda mesmo o nosso corpo, para que a f nos exercite nestas cousas diminutas, enquanto dEle tudo esperamos, at uma simples migalha de po e uma go21 ta de gua". 4) DISPOSIO PARA TRABALHAR Esta orao no serve de pretexto para as pessoas se acomodarem em seus trabalhos exercendo a sua funo sem dedicao, responsabilidade e criatividade , contando apenas com a "providncia de Deus"; antes, ela implica no desejo de trabalhar, usando os recursos que Deus nos tem concedido, rogando, ao mesmo tempo, a bno de Deus para o nosso trabalho. A Bblia bem explcita quanto nossa responsabilidade de usar os meios que Deus nos concede para o trabalho, a fim de que com o trabalho de nossas prprias mos possamos nos sustentar e queles que esto sob a nossa guarda. Paulo, es20 21

Joo Calvino, O Livro dos Salmos, So Paulo: Parakletos, 2002, Vol. 3, (Sl 106.14), p. 678. Joo Calvino, As Institutas, III.20.44.

Introduo Cosmoviso Reformada (7) Rev. Hermisten 07/04/12 7/8

crevendo aos tessalonicenses entre os quais havia alguns homens que estavam desvirtuando a relao entre a f em Deus e a responsabilidade de trabalhar , relembra: Porque, quando ainda convosco, vos ordenamos isto: Se algum no quer trabalhar, tambm no coma. Pois de fato, estamos informados de que entre vs h pessoas que andam desordenadamente, no trabalhando; antes se intrometem na vida alheia. A elas, porm, determinamos e exortamos, no Senhor Jesus Cristo, que, trabalhando tranquilamente, comam o seu prprio po (2Ts 3.11-12). 5) HUMILDADE Esta petio nos ensina tambm que, apesar de trabalharmos arduamente, sabemos que Deus Quem nos d o po; Ele Quem prov a nossa subsistncia; Deus Quem nos propicia, de forma muitas vezes imperceptvel, as condies para que exeramos os nossos talentos ou, em outras circunstncias, Ele inclina o corao de outras pessoas para nos socorrer nos momentos de maior carncia. O nosso sustento, seja de que modo for, vem do Senhor, a Quem oramos de forma consciente: O po nosso de cada dia d-nos hoje. Salomo, o rei mais sbio e rico de toda a histria de Israel, d o seu testemunho: "Se o Senhor no edificar a casa, em vo trabalham os que a edificam; se o Senhor no guardar a cidade, em vo vigia a sentinela. Intil vos ser levantar de madrugada, repousar tarde, comer o po que penosamente granjeastes; aos seus amados ele o d enquanto dormem" (Sl 127.1-2). arrogante igreja de Corinto, Paulo escreve: Pois quem que te faz sobressair? e que tens tu que no tenhas recebido? e, se o recebestes, por que te vanglorias, como se o no tivesses recebido? (1Co 4.7). Tiago, por sua vez, nos lembra de que toda boa ddiva e todo dom perfeito l do alto, descendo do Pai das luzes... (Tg 1.17). Portanto, a nossa atitude deve ser de humildade diante de Deus e do nosso prximo, visto que tudo que temos e somos provm da misericrdia de Deus (1Co 15.10; 2Co 3.5). 6) GENEROSIDADE A orao diz: D-nos e no D-me. Aqui, em nossas peties, se incluem as necessidades dos crentes em todo o mundo; quando assim oramos, estamos evidenciando que os filhos de Deus suplicam ao Pai pela manuteno de todo o Seu Povo espalhado por toda a face da Terra. Ao assim orarmos, estamos pedindo a manuteno de Deus para a Sua Igreja, que a famlia de Deus (Ef 3.15), a "famlia da f" (Gl 6.10). Aqui, aprendemos a no ser egostas, preocupando-nos apenas com as nossas necessidades. Jesus nos ensina, ao mesmo tempo, a pedir e interceder; a suplicar a Deus por ns e pelo nosso prximo. Deste modo, temos uma lio de generosidade a ser apreendida, visto que por mais urgentes que sejam os nossos anseios e/ou ca-

Introduo Cosmoviso Reformada (7) Rev. Hermisten 07/04/12 8/8

rncias, Jesus nos convida a olhar nossa volta e a reconhecer que outros homens tambm tm necessidades que precisam ser atendidas, por isso, oramos: O po nosso de cada dia d-nos hoje. Portanto, quem repete esta petio e pensa s 22 em seu po, no tem uma concepo real do significado da mesma. Resumindo: Esta petio desafia-nos moderao, a aprender a viver com o que temos, confiando no cuidado providencial de Deus, em total dependncia, usando dos recursos que Ele nos concede, trabalhando de forma digna onde quer que Ele nos coloque, sabendo, contudo, que a eficcia do nosso trabalho depende da Sua bno, da a necessidade de sermos humildes e generosos.

Maring, 7 de abril de 2012. Rev. Hermisten Maia Pereira da Costa Hermisten@terra.com.br www.hermisten.blogspot.com

22

W. Barclay, El Padrenuestro, Buenos Aires: La Aurora/ABAP, 1985, p. 110.

S-ar putea să vă placă și