Sunteți pe pagina 1din 15

Programa de Formao Tcnica Continuada

Seletividadee Continuidade de Servio

ndice
1.
1.1 1.2 1.3 1.4

Caracetrsticas fundamentais de um disjuntor...................................................1

4.2 4.3 4.4 4.5 4.6

Tenso nominal..............................................1 Corrente nominal............................................1 Tamanho nominal da estrutura.........................1 Corrente de disparo ajustada do rel de sobrecarga.....................................................1 1.5 Corrente de disparo ajustada do rel de curto-circuito..................................................1 1.6 Caracterstica de seccionamento.....................2 1.7 Capacidade nominal de interrupo de curtocircuito..........................................................2 1.8 Tenso de isolao nominal.............................2 1.9 Tenso nominal admissvel de impulso.............2 1.10 Categorias A e B e corrente suportvel nominal de curta durao............................................2 1.11 Capacidade de estabelecimento nominal..........3 1.12 Limitao da corrente de falta..........................3 1.13 Seleo de um disjuntor..................................3

Diviso das instalaes e proviso de mais de uma fonte......................................................7 A proviso de fontes de reserva de emergncia.8 A subdiviso dos circuitos...............................8 Escolha de um sistema de aterramento...........8 Discriminao seletiva por rels de proteo e/ ou fusveis......................................................9

5.
5.1

Seletividade.............................................9
Os quatro tipos de seletividade........................9

6.
6.1 6.2 6.3

Seletividade por nvel de corrente..10


O disjuntor a jusante no limitador...............10 O disjuntor a jusante limitador.....................10 O disjuntor a montante rpido com retardo curto............................................................11

2.
2.1 2.2 2.3

Escolha de disjuntores BT para sistemas de distribuio......................3


Seleo do limiar de disparo instantneo ou de retardo curto..................................................4 Escolha de funo de requisitos de interrupo e estabelecimento.............................................4 Seleo dos disjuntores "mestre"e "principal"...4

7. 8. 9.
9.1 9.2

Seletividade por retardo de tempo..11 Seletividade Lgica.............................11 Limitao e Seletividade pela explorao da energia do arco........12
Princpio de operao....................................12 Princpio da seletividade................................12

3.
3.1 3.2 3.3

Continuidade e seletividade...............6
Introduo......................................................6 Arranjo dos circuitos.......................................6 Os esquemas pricipais em uma distribuio em BT.................................................................6

10. Seletividade AT/BT eu uma SE de Consumidor..........................................14

4.
4.1

A continuidade do fornecimento de energia.......................................................7


A continuidade do fornecimento de energia.......7

1.

Caractersticas Fundamentais De um Disjuntor


Tenso nominal (Un)

1.4

Corrente de disparo ajustada do rel de sobrecarga (Irth ou Ir)

1.1

a tenso para a qual o disjuntor foi projetado para operar em condies normais (sem perturbaes). So tambm estipulados outros valores de tenso correspondentes a condies transitrias.

Ao contrrio dos disjuntores pequenos que so facilmente substitudos, os disjuntores industriais so equipados com rels removveis com disparo por sobrecorrente. Mais ainda, de modo a adaptar um disjuntor aos requisitos do circuito controlado por ele, e para evitar a necessidade de instalar cabos superdimensionados, os rels de disparo so geralmente ajustveis. A corrente ajustada de disparo Ir ou Irth (ambas designaes so de uso comum) a corrente acima da qual o disjuntor ir disparar. Ela representa tambm a maior corrente que o disjuntor pode conduzir sem disparar. Este valor precisa ser maior que a mxima corrente de carga IB, mas menor que a mxima corrente permitida no circuito. Os rels de disparo trmico so geralmente ajustveis de 0,7 a 1,0 vezes In, mas quando so usados dispositivos eletrnicos para esse servio a faixa de ajustes maior; tipicamente 0,4 a 1,0 vezes In.

1.2

Corrente nominal (In)

a mxima corrente que o disjuntor (com um rel disparador de sobrecorrente) pode conduzir indefinidamente, a uma temperatura ambiente especificada pelo fabricante, sem superar os valores limites de temperatura das partes condutoras. Exemplo: Um disjuntor com uma corrente nominal In = 125 A para uma temperatura ambiente de 40C possuir um rel disparador de sobrecorrente adequadamente calibrado (para a corrente de 125 A). Esse mesmo disjuntor pode ser usado em temperaturas ambientes mais altas se forem utilizados fatores de correo (reclassificado).

0.7 In

rated current of the tripping unit to suit the circumstances In adjustment range

Assim, o disjuntor para uma temperatura ambiente de 50C pode conduzir indefinidamente somente 117A ou 109A a 60C conservando o limite especificado de temperatura. "Reclassificar" o disjuntor implica em reduzir a corrente de ajuste do rel de sobrecorrente e remarcar o disjuntor. O uso de uma unidade de disparo do tipo eletrnico, projetado para suportar altas temperaturas, permite operar os disjuntores (reclassificados como descrito acima) a temperaturas ambientes de 60C ou mesmo 70C. Nota: A corrente In para os disjuntores (na IEC - 9472) igual a Iu para equipamentos de manobra de um modo geral onde Iu a corrente nominal permanente (no interrompida).

overload trip current setting to suit the circuit Ir

circuit-breaker frame-size rating

224 A

288 A

320 A

400 A

Exemplo (fig. 1): Um disjuntor equipado com um rel de sobrecarga de 320A ajustado para 0,9, ter uma corrente de disparo ajustada de: Ir = 320 x 0,9 = 288A

Nota: Para os disjuntores equipados com rels com disparo por sobrecorrente no ajustveis, Ir = In.

1.5

Corrente de disparo ajustada do rel de curto-circuito (Im)

1.3

Tamanho nominal da estrutura

A um disjuntor que pode ser equipado com unidades de disparo por sobrecorrente de diferentes faixas de nveis de ajuste atribuda uma estrutura nominal que corresponde quela da unidade de disparo para o maior nvel de corrente de disparo que pode conter.

Os rels de disparo por curto-circuito (instantneos ou levemente retardados) so destinados a disparar rapidamente o disjuntor quando ocorrerem valores elevados de correntes de falta. O limiar de disparo Im : n fixado pelas normas como a IEC 898 para disjuntores tipo domstico n indicado pelo fabricante para disjuntores do tipo industrial de acordo com as normas correspondentes, principalmente a IEC 947-2.

Para os ltimos disjuntores existe uma variedade ampla de dispositivos de disparo que permitem ao usurio adaptar o comportamento protetor do disjuntor aos requisitos particulares da carga.
type of protective relay domestic setting type B IEC 898 10 In modular setting industrial (2) type D or K circuit breakers < 10 In industrial (2) circuit breakers IEC 947-2 thermalhigh setting type C 10 In i Im < 20 In (1) thermalhigh setting magnetic Ir = In fixed low setting type B or Z 3.2 In < fixed < 4.8 In 10 In < fixed < 14 In thermalmagnetic Ir = In fixed adjustable: 0.7 In i Ir < In long delay 0.4 In i Ir < In fixed: Im 7 to 10 In adjustable: - low setting : 2 to 5 In - standard setting: 5 to 10 In short-delay, adjustable 1.5 Ir i Im < 10Ir instantaneous (I) fixed I 12 to 15 In standard type C 7 In < fixed overload protection Ir = In circuit breakers type D short-circuit protection low setting magnetic 3 In i Im < 5 In standard

1.6

Caracterstica de Secionamento (Isolamento)

Um disjuntor adequado para isolar ou seccionar um circuito se ele preencher as condies prescritas para um seccionador (na sua tenso nomunal) na norma correspondente. Ele deve suportar na posio aberta as tenses e sobretenses de baixa ou de alta freqncia que possam surgir. Todos equipamentos de manobra Multi 9, Compact NS e Masterpact LV da M-G esto nessa categoria.

5 In i Im <

1.7

Capacidade nominal de interrupo de curto-circuito (Icu ou Icn)

electronic

o maior valor eficaz (prospectivo) da corrente simtrica que o disjuntor capaz de interromper sem ser danificado. A verificao feita em um ciclo 0 - 3min - CO Se o ciclo de religamento for 0-3 min - CO-3 min - CO a capacidade de interrupo ser designada por Ics (corrente de interrupo em servio) e poder ser de 25%, 50%, 75% ou 100% de Icu. Aps os ensaios de interrupo os disjuntores so submetidos a outros ensaios para assegurar se: - a suportabilidade dieltrica - o comportamento como seccionador (funo secionador ou de isolao) - a operao correta em proteo contra sobrecarga no foram prejudicadas.

Tab.2: faixa de ajuste da corrente de disparo de dispositivos de proteo para disjuntores BT.

(1) 50 In na IEC898, que considerado um valor no realista pela grande maioria dos fabricantes europeus (MG= 10 a 14 In) (2) Para uso industrial, as normas IEC no especificam valores.

Os valores acima aplicados so de uso comum.

t (s)

t (s)

1.8

Tenso de isolao nominal (Ui)

o valor de tenso ao qual so referidas a tenso de ensaios dieltricos (geralmente maior que 2 x Ui) e a distncia de escoamento. O valor mximo da tenso nominal no pode nunca exceder a tenso nominal de isolao, isto , Ue < Ui.

I(A) Ir Im PdC

I(A) Ir Im I PdC

Fig.3: curva tpica de um disj. termo-magntico

Fig.4: curva de comportamento de um disjuntor com esquema de proteo eletrnica

1.9

Tenso Nominal Admissvel de Impulso (Uimp)

Onde: Ir = Corrente ajustvel de disparo por sobrecarga (trmica ou retardo curto) Im = Ajuste da corrente de disparo por curto-circuito (magntico ou retardo longo) I = Corrente ajustvel de curto-circuito instantneo Pdc = Capacidade de interrupo.

Esta caracterstica expressa em valores de crista (kV dada sua forma e polaridade) o valor de tenso que o equipo capaz de suportar sem falha, sob condies de teste (ensaio). So aplicados normalmente 15 impulsos de ambas polaridades e permitidas no mximo duas descargas disruptivas externas para a massa do disjuntor.

Outras normas pedem 5 aplicaes e outras ainda 3 aplicaes e se houver (em ambos os casos 1 falha da isolao externa para terra) devero ser aplicados outros 5 (ou 3) impulsos durante os quais no pode haver mais nenhuma descarga em nenhuma parte do disjuntor. Na posio aberta no pode haver descarga entre os contatos, mas s para a terra (massa) no lado em que for aplicado o impulso. Este ltimo ensaio assegura a coordenao entre as distncias para terra (massa) e entre contatos entrada/sada na posio aberta.

Exemplo: um disjuntor BT tem uma capacidade de interrupo Icu de 100 kA ef. Sua capacidade de estabelecimento Icm ser: 100 x 2,2 = 220 kA de crista.

1.12 Limitao da corrente de falta


a qualidade de um disjuntor impedir a passagem da mxima corrente prospectiva permitindo somente a passagem de uma parcela da corrente. Os fabricantes fornecem curvas como as da fig. 8:

1.10 Categorias A e B e corrente suportvel nominal de curta durao (Icw)


A IEC 947-2 considera duas categorias de disjuntor: n Categoria A, para a qual os disjuntores no podem ter seu disparo retardado e so geralmente do tipo caixa moldada (fig.5).
t (s)
t (s)

limited peak current (kA)

en rr cu s c d i ite rist lim te n- ac no har c

limited peak current (A2 x s) 4,5.105

22
2.105

prospective a.c. component (r.m.s.) 150

prospective a.c. component (r.m.s.) 150 kA

Fig.8 - Curvas de performance de um tpico disjuntor de BT limitador de corrente

1.13 Seleo de um disjuntor


A escolha de uma gama de disjuntores determinada por:
I(A) Im
Im I Icw I(A) PdC

Figs 5 e 6-Disjuntores categoria A e B (respectivamente)

n Categoria B, para a qual, de modo a se poder discriminar de outros disjuntores e, com base no tempo, possvel atrasar o disparo do disjuntor onde o nvel de corrente de falta menor que a corrente de curta durao I(cw) (fig.6). Isto geralmente se aplica a disjuntores grandes do tipo aberto e a certos tipos de disjuntores de caixa moldada. Icw a mxima corrente que o disjuntor categoria B pode suportar trmica e eletrodinamicamente, sem dano permanente, por um perodo de tempo dado pelo fabricante, geralmente 1s (outros valores tambm usados: 3s, 4s, 5s)

n caractersticas eltricas da instalao: tenso, corrente, cap. de curto circuito n condies do ambiente: temperatura, umidade, poluio. n requisitos de interrupo e estabelecimento em curto-circuito n necessidade de controle remoto n tipo de telecomunicao desejada n regulamentos e legislao de instalao n caractersticas da carga: motores, iluminao fluorescente, transformadores BT/BT

2.

Escolha de disjuntores BT para sistemas de distribuio

1.11

Capacidade de estabelecimento nominal (Icm)

Escolha da In - corrente nominal em funo da temperatura ambiente: De um modo geral adota-se: 30C para disjuntores tipo domstico 40C para disjuntores tipo industrial Em temperaturas diferentes o comportamento depende principalmente da tecnologia das unidades de disparo.

Icm o maior valor instantneo de corrente que o disjuntor pode estabelecer na tenso nominal e em condies especificadas. Nos sistemas ca este valor instantneo de crista est relacionado com Icu por um fator (k) que depende do fator de potncia ( cos ) da malha (loop) da corrente de curto-circuito. (ver tabela 7 - abaixo).
Icu 6 kA < Icu < 10 kA 10 kA < Icu< 20 kA 20 kA < Icu < 50 kA 50 kA < Icu cos 0.5 0.3 0.25 0.2 Icm = kIcu 1.7 x Icu 2 x Icu 2.1 x Icu 2.2 x Icu

Deve-se considerar trs casos: n unidades termomagnticas no compensadas Os fabricantes fornecem tabelas com fatores para desclassificar ou super-classificar, de acordo com temperaturas mais altas ou mais baixas. Considerar tambm tipo da montagem (isolado, lado a lado) n unidades termo-magnticas compensadas Os fabricantes fornecem o intervalo de temperatura em que h compensao e valores dos fatores de desclassificao (tab.9). n unidades de disparo eletrnico Embora essas unidades sejam muito estveis as demais partes do disjuntor podem limitar a faixa de utilizao. Os fabricantes fornecem tabelas para a desclassificao (para baixo) ou sobre-classificao (para cima) (tab.9)

limitadores. Esta tcnica conhecida como "ligao em cascata".

2.3

Seleo dos disjuntores "mestre" (BM) e principal (CBP)

Nota: o "mestre" o disjuntor logo na sada do transformador, a primeira proteo e o disjuntor principal de proteo de cada ramal e tem que estar coordenado com o mestre. Exemplo: Na sada de um transformador de 250 kVA, 13,8 kV/380V deve-se usar um disjuntor que satisfaa s condies: Ir (250/380. 3)=380 A (In do transformador) Isc 380/Z% =380/ 0,04=9,5 kA (trifsico) ou se o transformador for a seco, = 380/0,06 = 6,3 kA

2.1

Seleo do limiar de disparo instantneo ou de retardo curto

Tipo B (ajuste pequeno) : fontes produzindo baixos nveis de correntes de curto-circuito (geradores de reserva) : linhas ou cabos longos. Tipo C (ajuste normal ou padronizado): proteo de circuitos, caso geral. Tipo D ou K (ajuste alto): proteo de circuitos com elevadas correntes transitrias iniciais (como motores, transformadores, cargas resistivas) Tipo MA (12In): proteo de motores associados a contatores com proteo de sobrecarga

2.2

Escolha em funo dos requisitos de interrupo e estabelecimento

A instalao de um disjuntor em uma instalao de BT precisa satisfazer uma das seguintes condies: n ter uma Icu (ou Icn) igual ou maior que a corrente prospectiva no ponto de instalao, ou n ser associado a um outro Dispositivo de Proteo contra Curto Circuito (DPCC) localizado a montante e que tenha a Icu requerida. Neste ltimo caso as caractersticas dos dois disjuntores devem ser coordenadas de modo que a energia recebida pelo disjuntor a jusante no seja maior que a sua capacidade e a dos condutores, e outros dispositivos possam suportar sem ser danificados de nenhuma maneira. Isto pode ser conseguido por: n associao de fusveis e disjuntores n associao de disjuntores limitadores e no

C60a. C60H: curve C. rating (A) 20 C 1 1.05 2 2.08 3 3.18 4 4.24 6 6.24 10 10.6 16 16.8 20 21.0 25 26.2 32 33.5 40 42.0 50 52.5 63 66.2

C60N: curves B 25 C 30 C 1.02 1.00 2.04 2.00 3.09 3.00 4.12 4.00 6.12 6.00 10.3 10.0 16.5 16.0 20.6 20.0 25.7 25.0 32.9 32.0 41.2 40.0 51.5 50.0 64.9 63.0

and C (reference 35 C 40 C 0.98 0.95 1.96 1.92 2.91 2.82 3.88 3.76 5.88 5.76 9.70 9.30 15.5 15.2 19.4 19.0 24.2 23.7 31.4 30.4 38.8 38.0 48.5 47.4 61.1 58.0

temperature: 30 45 C 50 C 0.93 0.90 1.88 1.84 2.70 2.61 3.64 3.52 5.64 5.52 9.00 8.60 14.7 14.2 18.4 17.8 23.0 22.2 29.8 28.4 36.8 35.6 45.5 44.0 56.7 54.2

C) 55 C 0.88 1.80 2.49 3.36 5.40 8.20 13.8 17.4 21.5 28.2 34.4 42.5 51.7

60 C 0.85 1.74 2.37 3.24 5.30 7.80 13.5 16.8 20.7 27.5 33.2 40.5 49.2

NS250N/H/L (reference temperature: rating (A) 40 C TM160D 160 TM200D 200 TM250D 250

40 C) 45 C 156 195 244

50 C 152 190 238

55 C 147 185 231

60 C 144 180 225

Tab. 9 - Aplicao de disjuntores com fator de correo para temperatura

type
t

tripping unit

applications

low setting type B

sources producing low-short-circuit-current levels (standby generators) long lengths of line or cable

standard setting type C

protection of circuits: general case

high setting
t

protection of circuits having high initial transient

type D or K

urrent levels (e.g. motors, transformers, resistive loads)

12 In type MA
t

protection of motors in association with discontactors (contactors with overload protection)

Curvas caractersticas e suas aplicaes

3.
3.1

Continuidade e Seletividade
Introduo

3.3

Os esquemas principais em uma distribuio em BT

Em uma instalao tpica em BT, os circuitos originamse de um quadro geral de distribuio, de onde saem condutores em vrios tipos de instalao para suprir quadros de distribuio e sub-distribuio locais. O arranjo dos grupos de cabos isolados e os meios de fix-los e proteg-los contra danos mecnicos, levando em conta consideraes estticas constitui a realizao prtica de um instalao eltrica. A continuidade do fornecimento de energia em uma instalao eltrica pode ser mais (ou menos) assegurada por um arranjo razoavelmente sofisticado dos circuitos e pelo emprego de dispositivos de proteo contra curtos-circuitos mais (ou menos) rpidos, seguros e religveis rapidamente. A seletividade ser obtida por uma discriminao entre estes dispositivos de proteo de modo que, em caso de falta, seja desligado o menor nmero possvel de cargas.

Os arranjos mais comuns de instalaes de BT esto descritos a seguir.

3.3.1 Distribuio radial


Este esquema praticamente universal e obedece em linhas gerais aos mesmo princpios dos outros descritos em seguida.

Vantagem Um circuito independente somente ser isolado em caso de falta pela atuao do disjuntor principal ou dos fusveis. A localizao do defeito simples.
Quando das modificaes ou manuteno, o restante do circuito continua em operao. A seo dos condutores pode ser reduzida medida que a corrente das cargas vai diminuindo. Desvantagem Uma falta em um dos cabos que saem do quadro geral de distribuio corta todas as cargas dos quadros de distribuio e de sub-distribuio a jusante

3.2

Arranjo dos circuitos

A criao de circuitos independentes para partes independentes de uma instalao permite: n Limitar as conseqncias no caso de falhas de um circuito n Simplificar a localizao de um circuito defeituoso n Efetuar a manuteno ou alterao de um circuito sem perturbar o resto da instalao A diviso dos circuitos pode ser feita em vrias categorias cada uma delas requerendo um circuito individual ou grupos de circuitos e, em alguns casos, determinados tipos de cabos (por exemplo: para circuitos de alarme contra incndio ou de proteo). Em geral so os seguintes os grupos utilizados: n Circuitos de iluminao (circuitos em que ocorrem a maioria das falhas de isolao); n Circuitos de tomada; n Circuitos para aquecimento e/ou ar condicionado; n Circuitos de fora para mquinas fixas acionadas por motores; n Circuitos de fora para servios auxiliares (indicao e controle) n Circuitos para sistemas de segurana (luz de emergncia, sistemas de proteo contra incndio e UPS para sistemas de computao, etc...). estas instalaes so sujeitas a regulamentos e normas nacionais.
main distribution board

distribution board "A" worhshop

power sub-distribution board M process M

lighting & heating sub-distribution board

Fig. 11- Distribuio Radial ramificada

Instalao convencional da cablagem


Em edifcios para uso especfico: residncias, hotis, atividades rurais, escalas etc. Vantagens Virtualmente irrestrita a passagem para condutos, condutes, bandejas, dutos, etc..

3.3.2 Com canaletas pr-fabricadas no segundo nvel de distribuio, para instalaes industriais e de servios.
Vantagens Flexibilidade de instalao em grandes espaos no compartimentados, facilidade de utilizao.

MGDB (main general distribution board) D1 to lighting and heating distribution board D2 D3 D4

main distribution board

prefabricated bus channel

a second prefabricated bus channel

M process

Fig.12 -Com canaletas pr-fabricadas no segundo nvel de distribuio.

Fig.14 - Distribuio simples sem ramais

3.3.3 Com canaletas pr fabricadas a nvel de circuitos finais: para escritrios, laboratrios etc..
Vantagens Esteticamente aceitvel, flexvel em locais onde a compartimentao pode mudar de acordo com os requisitos dos usurios; facilidade de explorao.

4.

A continuidade do Fornecimento de Energia


A continuidade do fornecimento de energia conseguida com:

4.1

main distribution board

distribution board office C

n Diviso adequada da instalao e a proviso de fontes alternativas; n Proviso de gerao de reserva local de emergncia; n Subdiviso e duplicao de circuitos importantes, n O tipo de esquema de aterramento (IT, por exemplo); n Esquemas de proteo discriminativa.

to heating control board prefabricated pre-wired columns, skirting-board channels, etc...

4.2 Diviso das instalaes e proviso de mais de uma fonte


O mtodo mais comum de assegurar um alto nvel de continuidade do fornecimento de energia da rede o uso de circuitos em anel na mdia tenso e (onde for economicamente justificvel) o emprego de dois ou mais transformadores AT/BT com possibilidade de interligao dos quadros principais de BT. O uso de vrios transformadores permite a separao das cargas as quais poderiam, se isso no fosse feito, causar perturbaes inaceitveis em outro circuitos, como por exemplo: n Sistemas de computadores os quais so sensveis regulao da tenso (quedas e picos) e s distores harmnicas. n Circuitos que criam harmnicos tais como: lmpadas de descarga, conversores eltricos de vrios tipos (retificadores controlados por tiristores, inversores, controladores de velocidade de motores, etc.) n Circuitos que criam variaes excessivas de tenso, como motores de grande porte, fornos a arco, etc.

bus rails for luminaires

Fig.13 - Com canaletas pr fabricadas em nvel de circuitos finais: para escritrios, laboratrios.

3.3.4 Distribuio simples sem ramais


Este esquema usado para o controle centralizado de uma instalao ou processo dedicado uma aplicao particular, sem controle, manuteno e superviso Vantagens Uma falha (que no em nvel do barramento) ir interromper somente um circuito. Desvantagens Gasto elevado de cobre devido multiplicidade de circuitos. Os protetores devem ser de alta capacidade pela proximidade da fonte.

Estas cargas e outras de caractersticas semelhantes, i.e, cargas susceptveis s perturbaes, e cargas que podem cri-las, devem de preferncia ser supridas por transformadores diferentes. Desse modo, o PCC (ponto comum de acoplamento) transferido dos barramentos de BT para os de AT, onde os efeitos so consideravelmente menores entre um grupo de cargas e o outro e em alguns casos so completamente eliminados. Um caso particular diz respeito 3a. harmnica e todas mltiplas da 3a . harmnica*. Se forem usados transformadores AT/BT em tringulo/estrela as harmnicas de terceira ordem do lado da BT de um transformador no aparecem nos condutores do lado da AT ( as correntes circulam internamente no enrolamento em delta) e dessa forma no podem perturbar transformadores vizinhos. Mais ainda, qualquer harmnica de 3a. ordem que possa estar presente no barramento AT (de cargas alimentadas diretamente pela AT, por exemplo) no ser transferida para o lado da BT pelo transformador tringulo/estrela. A separao das cargas atravs de transformadores algumas vezes designada como "desacoplamento".
*Conhecidas como harmnicas de terceira ordem. Harmnicas de terceira ordem so de seqncia zero em circuitos trifsicos balanceados, o que justificado pelo seu comportamento em transformadores tringulo/estrela.

HV LV

G
standby generator ant automatic changeover contactor NORMAL-STANDBY

non-essential loads essential loads inverter

sensitive load (computer, etc.)

Fig.15 - Cargas esseciais e no-essenciais so separadas, com stand-by automtico das fontes de alimentao exclusivas para as cargas essenciais.

Um subgrupo de cargas essenciais, denominadas computadores e equipamento de tecnologia de informtica (ITE), requer o mximo grau de continuidade, de qualidade de forma de onda e de nvel de tenso estabilizada. Este requisitos so satisfeitos por sistema inversor de UPS esttica.
Supply from a HV substation HV from a private power plant or from a different HV substation

HV LV

HV LV

4.3

A proviso de fontes de reserva de emergncia

Exemplos de fonte de reserva de emergncia incluem: duas SE separadas de AT/BT, uma usina privada de energia, conjuntos motor diesel - gerador, fontes de potncia no interrompidas (UPS).

essential loads

non-essential loads

essential loads

non-essential loads

Fig.16 - Um exemplo de Reserva de AT.

4.4

A subdiviso dos circuitos 4.5 Escolha de um sistema de aterramento

Os circuitos so divididos de acordo com sua importncia relativa. Em geral, dois grupos de cargas, geralmente definidas como "essenciais" e "no essenciais" so separados e alimentados por barramentos diferentes. A figura mostra um arranjo tpico de um esquema automtico de transferncia para prover energia de reserva na BT a cargas "essenciais" no quadro de distribuio.

O esquema IT de aterramento o escolhido quando a continuidade do suprimento de energia primordial como, por ex., nos processos industriais contnuos, nos hospitais, cinemas, etc. Este esquema permite uma operao normal e segura mesmo no caso de uma falta terra ( que de longe a falha mais comum de uma isolao). Um desligamento para localizar o defeito e efetuar os reparos pode ser deixado para mais tarde em um perodo mais conveniente ( como no fim de uma etapa do processo de fabricao, etc.). Uma segunda falha ( se ocorrer em uma outra fase ou no condutor neutro) ir, entretanto, constituir um curto circuito entre fases, o que ir fazer com que os rels de sobre corrente desliguem o(s) circuito(s).

4.6

Discriminao seletiva por rels de proteo e/ou fusveis

5.1

A seletividade pode ser de quatro tipos:

5.1.1 Baseada em nveis de correntes


O principal objetivo de qualquer esquema automtico de proteo contra falhas de isolao, sobrecargas, etc., disparar o disjuntor ou romper somente o(s) fusvel(eis) que controla(m) o circuito defeituoso, deixando todos os outros disjuntores ou fusveis em operao. Em circuitos radiais isto significa a operao do disjuntor mais prximo do ponto de falta. Todas cargas a jusante sero inevitavelmente privadas de energia . A corrente de curto-circuito ou de sobrecarga ir necessariamente passar por um ou mais disjuntores (ou fusveis) a montante do disjuntor ou fusvel controlando o cabo com defeito. Por "discriminao" entende-se que nenhum dos dispositivos de proteo a montante e atravs do quais ir passar a corrente de falta (ou de sobrecarga), ir operar antes do dispositivo que controla o circuito com defeito opere. Em geral, a discriminao obtida pelo aumento do tempo de operao dos rels medida que eles se aproximam da fonte. Deste modo, a falha de operao do rel mais prximo do ponto de curto significa que o prximo rel a montante ir operar em um tempo um pouco mais longo. Este mtodo efetivado pelo ajuste das correntes de disparo de rels em degraus a partir dos rels a jusante (ajustes menores) para os do lado da fonte (maiores ajustes). A seletividade absoluta ou parcial de acordo com as condies particulares.
IscA A

IscB B

absolute discrimination IrB IccB

Icc

partial discrimination B only open A and B opens IrB Ic IccB

Icc

Fig.18 - Seletividade parcial e absoluta

closed

Na discriminao parcial haver seletividade para as faltas a partir de uma certa distncia de B (a corrente ser limitada pela impedncia do circuito, ficando abaixo do ajuste inferior de A). Para as faltas prximas a B podero abrir os dois disjuntores. Como a maioria das faltas estatisticamente ocorrem ao longo dos condutores, para a maioria dos defeitos haver discriminao e portanto seletividade.

closed

open
t

Fig.17 - Princpio da discriminao seletiva

5.

Seletividade
Isc downstream of B Ir B Ir A Icc B Irm A I

a propriedade de uma instalao de, em caso de falta, s abrir o dispositivo de proteo contra curtoscircuitos que estiver mais prximo do ponto de falta. Com isto, a parte do circuito que fica inoperante ser a menor possvel. A propriedade de escolher entre dois dispositivos de proteo quem vai ser desligado denominada discriminao, a qual vai garantir a seletividade.

Fig. 19 - Seletiviade absoluta entre disjuntores A eB.

5.1.2 Baseada em degraus de tempo


Este mtodo implementado pelo ajuste das unidades de disparo retardado de modo que os rels a jusante tenham tempos de operao mais curtos progressivamente em relao queles em direo fonte. Nos arranjos em dois nveis mostrados na figura o disjuntor A retardado suficientemente para assegurar uma discriminao absoluta com B (por exemplo: Masterpact eletrnico).
10

A t B

Sero examinados a seguir, mais detalhadamente os diferentes tipos de seletividade.

6.
A t B Isc B I

Seletividade por Nvel de Corrente

A seletividade por nvel de corrente conseguida com ajustes em degraus dos elementos de disparo magntico. A seletividade por nvel de corrente obtida com disjuntores, de preferncia limitadores, e elementos instantneos de disparo magntico ajustveis em degraus.

Fig.20 - Seletividade por degraus de tempo.

5.1.3 Baseada em uma combinao dos dois mtodos anteriores.


Se for adicionado um retardo de tempo mecnico a um esquema de discriminao por correntes, a discriminao ser melhorada, reduzindo ou eliminando a zona em que os dois disjuntores poderiam atuar simultaneamente. A seletividade ser absoluta se Isc < Irm A (valores instantneos). O disjuntor a montante tem dois limiares de disparo magntico rpido: n Irm A (retardado) ou um temporizador eletrnico tipo SD (retardo curto) n Irm A (instantneo) normal (Compact tipo SA)
A t B A t B Isc B I

6.1

O disjuntor a jusante no limitador

A discriminao pode ser parcial ou absoluta para uma falta a jusante de B. A discriminao absoluta nesta situao praticamente impossvel porque Isc A Isc B, e deste modo ambos os disjuntores geralmente iro disparar ao mesmo tempo.
t

Ir B

Ir A B only opens

Irm A Isc B A and B open

IscA

5.1.4 Seletiviade baseada nos nveis de energia do arco (patente MG)


Para a faixa de correntes de curto circuito este sistema proporciona uma discriminao absoluta entre dois disjuntores atravessados pela mesma corrente. Isto conseguido usando disjuntores limitadores de corrente e iniciando o disparo por sensores de presso instalados nas cmaras de arco dos disjuntores. A presso do ar aquecido depende da energia do arco, como ser descrito mais adiante.
t

Neste caso a seletividade parcial e limitada Irm do disjuntor a montante.

6.2

O disjuntor a jusante limitador

Pode ser conseguida uma melhoria no disparo discriminativo usando um limitador de corrente em um ponto a jusante, por ex., para o disjuntor B. Para uma falta a jusante de B, o nvel da corrente de pico limitada ir operar (se devidamente ajustado) a unidade de disparo magntico de B, mas ser insuficiente para causar o disparo do disjuntor A.
I peak A fault upstream of B fault downstream of B current limitation curve for circuit breaker (see note) B

conventional instantaneous magnetic-trip characteristic pressure operated magnetic-trip characteristic

Isc

Irm B

Irm A

Isc

I Isc prospective (rms)

11

Nota:Todos os disjuntores de BT (considerados aqui) tm algum grau inerente de limitao de corrente, mesmo aqueles no classificados como limitadores de corrente. Isto justifica a caracterstica "deformada" para o disjuntor padro A na figura anterior. So necessrios clculos cuidadosos e ensaios, portanto, para assegurar um comportamento satisfatrio deste arranjo.

Um exemplo de um esquema prtico com disjuntores (MG) tipo Masterpact (com dispositivos eletrnicos de proteo). Estes disjuntores podem ser equipados com temporizadores ajustveis, o que permite seleo em quatro degraus tais como: n O retardo correspondente a um dado degrau maior que o tempo de interrupo do prximo degrau inferior; n O retardo correspondente ao primeiro degrau maior que o tempo total de interrupo do disjuntor rpido (tipo Compact por exemplo).
t A B non tripping time of A current-breaking time for B

6.3

O disjuntor a montante rpido com retardo curto (SD)

Estes disjuntores esto com unidades de disparo que incluem um retardo mecnico de tempo curto ajustvel. O retardo suficiente para assegurar discriminao absoluta com qualquer disjuntor rpido em qualquer valor da corrente de corrente at IrmS.
t A (compact S) B

only B open Ir B
only B opens

Isc B

Isc I

A and B open Irm A Irm S delayed instantaneous

8.

Seletividade Lgica

Exemplo: Disjuntor A: Compact NS250 N contendo uma unidade de disparo que inclui um SD. Ir=250 A, disparo magntico ajustado em 2.000 A; disjuntor B: Compact NS 100N, Ir = 100A. O catlogo MG indica uma discriminao de 3.000A.

Os esquemas de seletividade baseados nas tcnicas lgicas so possveis usando disjuntores equipados com unidades disparadoras projetadas para essa funo e interligadas com fios piloto. Este sistema de seletividade lgica requer disjuntores equipados com unidades de disparo eletrnico, projetadas para essa aplicao, junto com fios piloto de interligao para troca de dados entre os disjuntores. Com dois nveis A e B, o disjuntor A ajustado para disparar instantaneamente, a no ser que o rel do disjuntor B mande um sinal confirmando que a falta a jusante de B. Este sinal causa o atraso da unidade de disparo de A, e com isso assegurando uma proteo de retaguarda no evento de B falhar na interrupo da falta, e assim por diante... Este sistema patenteado pela MG e permite tambm uma rpida localizao da falta.

7.

Seletividade por Retardo de Tempo

A seletividade baseada em disparadores com retardo de tempo usa disjuntores referidos como "seletivos" (em alguns pases). A aplicao destes disjuntores relativamente simples e consiste em retardar o instante de disparo dos vrios disjuntores ligados em srie em uma seqncia de tempo em degraus. Esta tcnica requer: n A introduo de "timers" no mecanismo de disparo do disjuntor; n Disjuntores com capacidades trmica e mecnica adequadas nos nveis elevados de corrente e para os retardos de tempo previstos. Dois disjuntores A e B em srie (i.e., sendo atravessados pela mesma corrente) so discriminativos se o perodo de interrupo do disjuntor B a jusante for menor que o tempo de no disparo do disjuntor A. Seletividade em vrios nveis

pilot wires

Fig.21- Seletividade Lgica

12

9.

Limitao e Seletividade pela Explorao da Energia do Arco

Disjuntores recentemente introduzidos no mercado como o Merlin Gerin tipo NS, usam o princpio dos nveis de energia do arco para obter a seletividade. A tcnica da "seletividade pela energia do arco" (patente da Merlin Gerin) aplicada em circuitos tendo um nvel de corrente de curto circuito 25 In e assegura seletividade absoluta entre dois disjuntores conduzindo a mesma corrente de curto circuito. A discriminao requer que a energia deixada passar para o disjuntor a jusante (B) menor que causar o disparo do disjuntor a montante (A)
I Isc (prospective) CB (A) only
CB (A) setting Pressure in arcing chamber

Quanto maior a corrente de curto-circuito, mais rapidamente o disjuntor ir disparar. A discrimao assegurada com este equipamento de manobra se: n A relao da corrente nominal dos dois disjuntores for 2,5; n A relao das 2 correntes nominais de disparo for 1,6, como mostrado (tipicamente) na figura abaixo. Para nveis de corrente inferiores a 25In so empregados os esquemas convencionais descritos acima.
CB (A) NS250N TM260D

CB (B)

NS100N TM100D

CB (A) and CB (B) in series Isc (limited) t

CB (B) setting

10. Seletividade AT/BT em uma Subestao de Consumidor


t

(a)

(b)

Geralmente, o transformador em uma subestao de consumidor protegido por fusveis AT, adequadamente dimensionados para o transformador, de acordo com os princpios estabelecidos nas IEC-787 e 420 seguindo as instrues do fabricante dos fusveis. O requisito bsico que o fusvel AT no opere para faltas BT ocorrendo a jusante do disjuntor BT do transformador, de modo que a curva caracterstica de disparo deste ltimo precisa estar esquerda daquela de pr-arco do fusvel AT. Este requisito geralmente fixa os maiores ajustes para o disjuntor BT: n Ajuste do mximo nvel de corrente de curto circuito do elemento de disparo magntico; n Mximo retardo de tempo permissvel para o elemento de disparo de corrente de curto circuito.

9.1

Princpio de operao

Ambos os disjuntores so limitadores de corrente, de modo que as foras eletromagnticas devidas ao curto circuito a jusante do disjuntor B o que causa a abertura simultnea dos contatos limitadores de corrente de ambos os disjuntores. A corrente de falta ser fortemente limitada pelos dois arcos em srie. O intenso calor do arco da corrente em cada disjuntor causa uma rpida expanso do ar no espao confinado das cmaras de interrupo, produzindo uma rpida elevao da presso. Acima de um certo nvel de corrente, a elevao da presso pode ser realmente detectada e usada para iniciar o disparo instantneo.

9.2

Princpio da seletividade
63 A

Se ambos os disjuntores contm um dispositivo de disparo por presso adequadamente regulados, a discriminao absoluta pode ser conseguida pelo ajuste o disjuntor B para disparar a uma presso mais baixa que a do disjuntor A. Se ocorrer um curto a jusante de A mas a montante de B, ento somente a resistncia do arco de A limitar a corrente. A corrente resultante ir ser significativamente maior que a que ocorreria para um curto circuito a jusante de B (onde os dois arcos em srie causam uma limitao muito forte, como mencionado acima. A maior corrente atravs de A ir produzir correspondentemente uma maior presso, a qual ir ser suficiente para operar seu dispositivo de disparo sensvel presso (diagramas a e b).

full-load current 1760 A 3-phase short-circuit current level 31.4 kA

1250 kVA 20 kV / 400 V

Visucompact CM 2000 set at 1800 A

13

Exemplo:

Nvel de curto circuito nos terminais AT do transformador: 250 MVA; Transformador AT/BT: 1250kVA 20/0,4kV; Fusveis AT: 63 A; Cabeamento do transformador ao disjuntor: 10m de cabos monofsicos; Disjuntor BT: Visucompact CM 2000 ajustado em 1800 A (Ir).
Qual o mximo ajuste de disparo de corrente de curto circuito e qual o mximo retardo de tempo permissvel? As curvas da figura mostram que a seletividade assegurada se a unidade de disparo retardado de tempo curto do disjuntor for ajustado em: n Um nvel 6Ir igual 10,8kA; n Um ajuste do retardo de tempo 0 ou A. Uma regra geral para a seletividade fusvel AT/disjuntor BT, adotada em alguns pases, baseada nos limites de tolerncia normalizados pelos fabricantes ilustrado na figura:

t (ms) 1000 200 100

CM 2000 set at 1800 A

minimum pre-arcing curve for 63 A HV fuses (current referred to the secondary side of the transformer)
6 Ir 8 Ir

10 1 Ir 4 Ir

220 1 50 0,01

step C step B step A step 0

1800 A Ir

10 kA

Isc maxi 31,4 kA

Quando o transformador for controlado e protegido no lado de alta tenso por um disjuntor, usual instalar rels separados e operados por TC e TP os quais energizam a bobina de disparo do disjuntor. A seletividade pode ser conseguida juntamente com disparos rpidos para faltas no transformador usando mtodos apropriados.

14

S-ar putea să vă placă și