Sunteți pe pagina 1din 2

LAR ESPRITA MARIA MXIMO Sesso Pblica de 15/06/05 Bem-aventurados os que so misericordiosos

(Captulo X de o Evangelho Segundo o Espiritismo)

Perdoai, para que Deus vos perdoe Bem-aventurados os que so misericordiosos, porque obtero misericrdia. (MATEUS, cap. V, v. 7.) Se perdoardes aos homens as faltas que cometerem contra vs, tambm vosso Pai celestial vos perdoar os pecados; - mas, se no perdoardes aos homens quando vos tenham ofendido, vosso Pai celestial tambm no vos perdoar os pecados. (MATEUS, cap. VI, vv. 14 e 15.) Se contra vs pecou vosso irmo, ide fazer-lhe sentir a falta em particular, a ss com ele; se vos atender, tereis ganho o vosso irmo. - Ento, aproximando-se dele, disselhe Pedro: "Senhor, quantas vezes perdoarei a meu irmo, quando houver pecado contra mim? At sete vezes?" - Respondeu-lhe Jesus: "No vos digo que perdoeis at sete vezes, mas at setenta vezes sete vezes.(MATEUS, cap. XVIII, vv. 15, 21 e 22.) A misericrdia consiste no esquecimento e no perdo das ofensas. Reconciliao com os adversrios Reconciliai-vos o mais depressa possvel com o vosso adversrio, enquanto estais com ele a caminho, para que ele no vos entregue ao juiz, o juiz no vos entregue ao ministro da justia e no sejais metido em priso. - Digo-vos, em verdade, que da no saireis, enquanto no houverdes pago o ltimo ceitil. (MATEUS, cap. V, vv. 25 e 26.) Quando Jesus recomenda que nos reconciliemos o mais cedo possvel com o nosso adversrio, no somente objetivando apaziguar as discrdias no curso da nossa atual existncia; , principalmente, para que elas se no perpetuem nas existncias futuras. O sacrifcio mais agradvel a Deus 7. Se, portanto, quando fordes depor vossa oferenda no altar, vos lembrardes de que o vosso irmo tem qualquer coisa contra vs, - deixai a vossa ddiva junto ao altar e ide, antes, reconciliar-vos com o vosso irmo; depois, ento, voltai a oferec-la. (MATEUS, cap. V, vv. 23 e 24.) O argueiro e a trave no olho Como que vedes um argueiro no olho do vosso irmo, quando no vedes uma trave no vosso olho? - Ou, como que dizeis ao vosso irmo: Deixa-me tirar um argueiro ao teu olho, vs que tendes no vosso uma trave? - Hipcritas, tirai primeiro a trave ao vosso olho e depois, ento, vede como podereis tirar o argueiro do olho do vosso irmo.(MATEUS, cap. VII, vv. 3 a 5.) Incontestavelmente, o orgulho que induz o homem a dissimular, para si mesmo, os seus defeitos.

No julgueis, para no serdes julgados. Atire a primeira pedra aquele que estiver sem pecado No julgueis, a fim de no serdes julgados; - porquanto sereis julgados conforme houverdes julgado os outros; empregar-se- convosco a mesma medida de que voz tenhais servido para com os outros. (MATEUS, cap. VII, vv. 1 e 2.) Ento, os escribas e os fariseus lhe trouxeram uma mulher que fora surpreendida em adultrio e, pondo-a de p no meio do povo, disseram a Jesus: "Mestre, esta mulher acaba de ser surpreendida em adultrio; ora, Moiss, pela lei, ordena que se apedrejem as adlteras. Qual sobre isso a tua opinio?" - Diziam isto para o tentarem e terem de que o acusar. Jesus, porm, abaixando-se, entrou a escrever na terra com o dedo. - Como continuassem a interrog-lo, ele se levantou e disse: "Aquele dentre vs que estiver sem pecado, atire a primeira pedra.- Em seguida, abaixando-se de novo, continuou a escrever no cho. - Quanto aos que o interrogavam, esses, ouvindo-o falar daquele modo, se retiraram, um aps outro, afastando-se primeiro os velhos. Ficou, pois, Jesus a ss com a mulher, colocada no meio da praa. Ento, levantando-se, perguntou-lhe Jesus: "Mulher, onde esto os que te acusaram? Ningum te condenou?" - Ela respondeu: "No, Senhor. " Disse-lhe Jesus: "Tambm eu no te condenarei. Vai-te e de futuro no tornes a pecar." (JOO, cap. VIII, vv. 3 a 11.) Concluso 1. Reconhecer a importncia do perdo; 2. Aprender a perdoar, reconhecendo a nossa prpria imperfeio.

Pelos nossos inimigos e pelos que nos querem mal (Cap. V, n 5; cap. XVII, n 3) - Deste-me, meu Deus, a inteligncia necessria a distinguir o que bem do que mal. Sendo assim, do momento em que reconheo que uma coisa mal, torno-me culpado, se no me esforar por lhe resistir. Preserva-me do orgulho que me poderia impedir de perceber os meus defeitos e dos maus Espritos que me possam incitar a perseverar neles. Entre as minhas imperfeies, reconheo que sou particularmente propenso a (dificuldade de perdoar); e, se no resisto a esse pendor, porque contrai o hbito de a ele ceder. No me criaste culpado, pois que s justo, mas com igual aptido para o bem e para o mal; se tomei o mau caminho, foi por efeito do meu livre-arbtrio. Todavia, pela mesma razo que tive a liberdade de fazer o mal tenho a de fazer o bem e, conseqentemente, a de mudar de caminho. Meus atuais defeitos so restos das imperfeies que conservei das minhas precedentes existncias; so o meu pecado original, de que me posso libertar pela ao da minha vontade e com a ajuda dos Espritos bons. Bons Espritos que me protegeis, sobretudo tu, meu anjo da guarda, dai-me foras para resistir s ms sugestes e para sair vitorioso da luta. Os defeitos so barreiras que nos separam de Deus e cada um que eu suprima ser um passo dado na senda do progresso que Dele me h de aproximar. O Senhor, em sua infinita misericrdia, houve por bem conceder-me a existncia atual, para que servisse ao meu adiantamento. Bons Espritos, ajudai-me a aproveit-la, para que me no fique perdida e para que, quando ao Senhor aprouver ma retirar, eu dela saia melhor do que entrei.

S-ar putea să vă placă și