Sunteți pe pagina 1din 30

QUEM SABE, NO MEDE.

QUEM NO SABE, MEDE TRS DEDOS: A CONSTRUO DA AUTORIDADE ENTRE PARTEIRAS NA REGIO DE MELGAO, PAR61 Soraya Fleischer62
Recentemente, um interesse pelos terapeutas populares tem ressurgido entre os pesquisadores e profissionais de sade no Brasil. Uma das expectativas de vrios destes estudos encontrar e resgatar prticas e atitudes mais humanizadas no trato com pacientes e enfermos, tanto para visibilizar esses atendentes supostamente esquecidos quanto para inspirar uma nova maneira de proceder dentro dos hospitais e servios de sade. No caso especfico dos estudos sobre as parteiras, idias de magnanimidade, pureza, autenticidade e at uma sororidade feminina so facilmente encontradas63. Minha pesquisa recente com as auto-intituladas aparadeiras da cidade de Melgao, regio marajoara e ribeirinha do estado do Par, demonstra que preciso, antes de tudo, conhecer um pouco mais da realidade contexto histrico, posio social e relaes micro e macroscpicas destas mulheres para, s assim, comear a entender o lugar que o partejar ocupa em suas vidas. Alm disso, sugiro que, mais do que uma uniformidade de prtica e ofcio, h muitos conflitos e fissuras entre as parteiras e esse dado, antes de dismitific-las apressadamente, nos auxilia a complexificar as definies que, de forma to automtica, tm sido atribudas ao partejar e ao parto domiciliar nesse pas. Durante minha estada em Melgao em virtude de minha pesquisa de doutorado, entre 2004 e 2005, presenciei vrias situaes de solidariedade e boa convivncia entre elas. Vi parteiras atendendo a um mesmo parto. Acompanhei mulheres ensinando suas filhas na maestria do partejar. Em
61 O texto deriva de um captulo da tese FLEISCHER, Soraya. Parteiras, buchudas e aperreios: Uma etnografia do atendimento obsttrico no oficial em Melgao, Par. Santa Cruz do Sul/Belm: Editora da Universidade de Santa Cruz do Sul/Paka-Tatu, 2011. 62 Professora do Departamento de Antropologia da UnB. 63 Para alguns exemplos recentes, nesse sentido, ver Caixeta, 2003; Chamilco, 2001; Costa, 2002; Dias, 2002; Freitas, 1997; Pinto, 2002; e Silva, 2004.

127

Quem sabe, no mede. Quem no sabe, mede trs dedos: A construo...

casos de doena, viagem ou ausncia por conta de um curso, uma parteira poderia passar o servio para outra colega. E estas mulheres tentavam, juntas, boicotar mal pagadores e partos afiados, socializando informaes sobre as lobas (calotes) tomadas. Havia, portanto, variadas ocasies em que opinies e servios eram compartilhados pelas parteiras da cidade. Alm do trabalho em comum, muitas delas eram vizinhas, parentas e comadres. D. Dinor64, minha anfitri, e D. Maria tinham casado seus filhos e, nos tempos da pesquisa, ajudavam a sustentar a criana, j que o casal havia se separado. D. Pequenina era tia de duas noras de D. Dinor. D. Benta tinha aparado filhos de D. Dinor e, sendo ambas catlicas nessa poca, a primeira parteira batizou os filhos da segunda. Mais recentemente, D. Dinor e D. Julieta eram da mesma igreja e aos domingos caminhavam juntas para o culto matutino. Muitas participavam das reunies do grupo da terceira idade, organizado pela prefeitura. A maioria se reunia mensalmente na casa da Associao das Parteiras Tradicionais de Melgao para discutir a falta de material na Unidade de Sade, as atividades para angariar recursos ou a participao no prximo curso de treinamento. As variadas oportunidades de apoio mtuo e solidariedade se estendiam por muitos outros assuntos e searas, alm do cenrio obsttrico. Mas a cooperao no vigorava sempre nem continuamente. Algumas tenses estavam presentes. Dentre elas, notei que participar ou no dos cursos foi um dos principais focos de discrdia ou, pelo menos, era uma poderosa metfora para tal. Assim, para delinear este caminho, na primeira parte deste texto, apresentarei uma classificao nativa correntemente utilizada localmente para estabelecer as distines entre estas atendentes, depois apresentarei a relao entre trs parteiras bastante significativas de Melgao para, por fim, alinhavar uma anlise sobre as repercusses dos dissensos sobre esse cenrio obsttrico no oficial, no que diz respeito definio ontolgica do termo parteira.
64 Os nomes originais foram substitudos por pseudnimos. Aproveito para agradecer a generosidade e delicadeza com que D. Dinor, sua famlia extensa e suas pacientes sempre me receberam durante minha estada em Melgao. Agradeo ao apoio que recebi do Grupo Partejar ao longo da pesquisa e na interlocuo que vem se desdobrando desde ento. Este texto tambm se beneficiou dos comentrios crticos recebidos de Michael Swioklo, Claudia Fonseca, Antondia Borges e o simptico pblico dos Seminrios do Departamento de Antropologia da Universidade de Braslia.

128

Soraya Fleischer

1 Parteiras jovenzinhas, antigas e aposentadas: Uma hierarquia base da prtica poca da pesquisa, 22 mulheres eram identificadas como parteiras pela pequena populao de 3.500 habitantes de Melgao. Fui conhecendo a maior parte dessas atendentes aos poucos, medida que D. Dinor, parteira que gentilmente concordou em me receber em sua casa, foi me apresentando a cada uma delas. Outras, menos atuantes e, por vezes, inativas, fui visitar por indicao e insistncia de conhecidos. Ouvindo suas histrias de vida e atendimento, e observando quando e por meio de que demanda estas mulheres entravam em cena, percebi que formavam um grupo bastante heterogneo em termos de atendimento, prestgio, trnsito pelos espaos de poder local etc. Para melhor conhecer essas diferenas entre elas, passei a atentar para uma classificao nativa que vigorava e que pode indicar como, em seus prprios termos, acomodavam estas diferenas em sua convivncia diria. De fato, havia muitos fatores que poderiam contribuir para o prestgio de uma mulher ser casada, ter um marido trabalhador, ter filhos escolarizados, ostentar um nvel de vida material mais confortvel etc. Mas a disputa em torno da legitimidade da parteira, que tambm poderia se beneficiar inicialmente desses fatores, se dava mesmo em outro patamar, em torno da idia de sua capacidade tcnica. Muitas mulheres dessa regio tinham alguma experincia obsttrica mnima, mas s algumas delas se destacavam realmente como parteiras. Aquelas referidas como parteiras antigas, velhas ou idosas eram as mulheres com centenas de partos no currculo, com muita demanda de trabalho e geralmente j perto dos 60 anos. D. Dinor, D. Tetia, D. Dandara, D. Mirna, D. Lavnia e D. Marilda eram, poca da pesquisa, as parteiras antigas de Melgao, conhecidas por toda a cidade e, especialmente as trs primeiras, com uma mdia de dois partos por ms. As jovenzinhas, com talvez at meia dzia de partos realizados, eram tambm chamadas de parteiras verdes ou novas. Era o caso de Julieta, Nininha e Sandra, que no tinham ainda 40 anos e nem eram tratadas como senhora ou dona. As jovenzinhas tinham menos experincia obsttrica e, portanto, sabiam menos, como explicou D. Dandara: A parteira nova no decifra onde t todo os ingredientes da criana. Dizia-se que a jovenzinha, ao puxar

129

Quem sabe, no mede. Quem no sabe, mede trs dedos: A construo...

uma buchuda, no seria capaz de identificar, por exemplo, tamanho, sexo, posio do feto. Puxar, essa massagem abdominal to comum em toda regio amaznica65, era uma forma de saber fundamental para qualificar a atuao de uma parteira, para que ela pudesse identificar e prevenir um aperreio, uma dificuldade extrema em termos obsttricos. Uma tarde, enquanto D. Dinor terminava sua tarefa escolar e eu registrava acontecimentos em meu dirio, lhe perguntei se as parteiras que atendiam pouco (como as novas) poderiam ser consideradas parteiras. Ela soltou uma bela gargalhada e respondeu:
, minha filha, eu j pensei nisso. Muitas so parteiras s no nome, n? Eu tambm j pensei se elas podem participar da Associao mesmo se atendem pouco. Eu j conversei com as meninas [do Grupo Partejar] sobre isso, e acho que podem sim. Eu, se eu ficar um ano sem atender, eu no vou mais atender no. como estudante. Se voc passa um ano sem estudar, quando voc volta, voc esqueceu tudo. Vamos supor: voc passou na terceira srie e parou de estudar. A, voc quer voltar a estudar e acha que pode ficar na quarta srie. Vai dar com a cara na porta. Vai ter que voltar pra terceira srie. O trabalho de parto como se fosse um estudo. Cada parto que voc faz uma experincia nova que voc pega. como uma nova prova que voc faz. Tem prova difcil, tem prova que voc tira fcil.

Assim, pelo que entendo destes depoimentos, somente quando as parteiras jovenzinhas passassem a atender mais e, com isso, ganhassem experincia prtica essa espcie de estudo, segundo D. Dinor, ou uma capacidade refinada de deciframento, segundo D. Dandara , que comeariam a ascender ao status de parteira antiga. E, acrescento, seria necessrio que acertassem os diagnsticos e que no perdessem mulher (isto , a morte de uma paciente). Se os atendimentos fossem muito espassados e sem nenhuma dificuldade excepcional e inicitica, permaneceriam como parteiras verdes por muito tempo at que fossem esquecidas como uma atendente disponvel e seriam tidas, segundo D. Dinor, como parteiras s no nome.
65 Ver o segundo captulo de Fleischer, 2007, para uma anlise pormenorizada da puxao.

130

Soraya Fleischer

Alm das jovenzinhas e antigas, vejamos o terceiro tipo. De certa forma, as parteiras aposentadas eram todas antigas, isto , seniores em termos etrios e tcnicos, muito conhecidas e com amplo lastro de atendimentos. E estavam atuando at h um passado recente. Porm, em virtude de problemas de sade e idade, no tinham mais condies fsicas de continuar na labuta dos partos. Mas seu nome era facilmente lembrado por toda comunidade e, portanto, continuavam famosas, porm geralmente inativas. Esse era o caso de D. Benta, D. Camila, D. Ramira, D. Socorro. As parteiras aposentadas queriam continuar sendo lembradas pela sua contribuio populao e, para tanto, muitas manifestavam interesse nos cursos, nas reunies da associao e nos eventos promovidos pela Secretaria Municipal de Sade. Temos aqui uma viso nativa da hierarquia das parteiras66, avaliadas base da quantidade e qualidade dos partos realizados, a idade da parteira e o saber obsttrico (angariado pelo dom divino, experincia prtica, herana recebida de uma parteira mais velha na famlia, cursos de orientao biomdica etc.). As categorias eram fluidas o bastante, contudo, para combinar esses critrios que nem sempre eram proporcionais. Por exemplo, uma parteira poderia ter enfrentado logo no incio de sua carreira poucos partos, mas todos muito difceis. Outra parteira, como D. Dinor e D. Tetia, poderia ter acumulado centenas de partos, com ou sem aperreio, e j estar entre 60 e 70 anos de idade. Ambos cenrios poderiam ajudar a classificar uma mulher como parteira famosa, mas s aquelas no segundo grupo seriam tambm antigas. Idade no correspondia exatamente ao status, mas ajudava a localizlo. Passemos agora para a repercusso dessas classificaes sobre as relaes com suas colegas, profissionais de sade e visitantes. 2 Trs exemplos para pensarmos as relaes entre as parteiras de Melgao 2.1 D. Dinor, parteira antiga que ficou famosa pela experincia e pelos cursos D. Dinor Bernardes da Silva, conhecida localmente como dona,
66 Outras pesquisas tambm notaram distines internas ao ofcio. Ver Tornquist entre as parteiras do nordeste mineiro (2004, p. 213).

131

Quem sabe, no mede. Quem no sabe, mede trs dedos: A construo...

irm ou tia Dina, nasceu em 1941. Depois de uma infncia nos igaraps do interior, a famlia Silva mudou-se para a cidade de Portel, municpio vizinho a Melgao. L, como muitas moas do interior, D. Dina foi trabalhar em casa de famlia. Anos depois, se casou com Almeida, tambm da regio mas muito mais velho do que ela. Dos 10 filhos que vingaram, ela criou a maioria. Mas, como muitos em Melgao, alguns de seus filhos foram criados por parentes prximos, principalmente nos momentos de maior dificuldade financeira e familiar (Cf. Fonseca, 1995). No incio da dcada de 1980, o casal resolveu migrar, como tantos outros, para a sede urbana de Melgao: Na cidade, tem duas coisas que l fazia falta: sade e escola. L, os professores no davam aula e a sade que era muito difcil de cuidar no interior. Tinha remdios caseiros, a gente tirava ervas da mata. Mas se algum realmente precisasse, no tinha o recurso. Durante o casamento com Almeida, seus dias no foram fceis. Ela criou a dezena de filhos sem muita ajuda financeira do marido e, segundo ela, ainda tinha que proteg-los deste homem beberro e violento. Esse passado difcil se compensara discretamente com o tempo. Ela havia se recasado com S. Bola, agricultor que contribua para o oramento domstico com a venda da farinha de mandioca e sua aposentadoria rural. Durante minha estada, ela prpria contava com uma aposentadoria rural; cerca de R$ 20 semanais em razo das puxaes realizadas; e uns R$ 100 por ms pelos partos atendidos. Vendia ainda balas, patos e ovos, revendia cosmticos e trocava com seus vizinhos o uso de seus eletrodomsticos (batedeira de aa, mquina de lavar roupa, liquidificador, bomba do poo dgua) por favores e pores de comida. Dinor j tinha atendido algumas grvidas no interior. E, nos anos 1980, quando chegou a Melgao, ela conta
Eu j pegava menino, mas ningum sabia. (...) Eu comecei assim. Eu ficava com a mulher enquanto iam chamar a parteira. Eu ficava dando chazinho, cuidando dela. E a, no dava tempo da parteira chegar e era eu mesmo. E depois me chamavam para atender as cunhadas, as irms e as vizinhas tambm. Foi assim que eu comecei. O primeiro parto que eu fiz foi da minha me.

Muitas das parteiras que conheci e entrevistei aprenderam a pegar

132

Soraya Fleischer

menino observando suas mes e avs, tambm parteiras. E D. Nilma, me de minha anfitri e poca com mais de 80 anos, primeira paciente de D. Dinor, tambm fora parteira. Imagino que, durante esse parto, a mestra, mesmo em meio a dores e puxos, foi dando algumas dicas concretas filha. Assim, o batismo de fogo se d geralmente com um parto no susto, enquanto a parteira oficial era buscada. Aprender na preciso, como me diziam, era o aprendizado mais comum. Mas foi na cidade de Melgao que, ao atender sua filha Maria Auxiliadora, D. Dinor ficou mesmo conhecida. Ela recorda do grupo de parteiras formalmente disponvel poca:
O primeiro que eu peguei aqui na cidade foi o da Maria Auxiliadora. Ningum queria atender ela. A Benta e a Alma mandaram dizer que estavam viajando. Marido de Clotilde no deixou jogar osso aos cachorros, como se diz. No deixou ela vir. D. Tetia estava num parto. Eu no ia deixar minha filha morrer. Diziam que ela era de risco, que era jitita demais, tanto que ela jitita [pequena] at hoje. Queriam levar ela [pro hospital de] Breves. Quando deu as dores, eu atendi ela. Foi um parto difcil. Depois, a enfermeira mandou me chamar para conferir o umbigo, ver a criana. Ver se eu tinha feito certo. Ela ficou impressionada com o meu trabalho.

Parece que o destemor e a competncia foram reconhecidos pelas colegas parteiras e pela enfermeira local. Alm disso, no momento deste parto inicitico, D. Amorosa, a mais famosa na cidade poca, tinha acabado de falecer e acredito que esse vcuo momentneo aliado provao deste parto difcil compuseram um momento oportuno. E explicou, numa das viagens que fizemos juntas at Breves, ela deitada na rede, eu sentada no convs:
Eu atendi para mais de 200, minha filha. Eu t em Melgao h 22 anos e, desde ento, raramente passou um ms sem eu pegar um menino. Mas tem ms que eu atendo bem mais que um parto, voc sabe. Desde que peguei o menino da Maria Auxiliadora, nunca mais parei.

No final da dcada de 1990, D. Dinor foi convidada a integrar um

133

Quem sabe, no mede. Quem no sabe, mede trs dedos: A construo...

grupo de dezenas de parteiras da regio que partiram para um primeiro curso realizado na Floresta Nacional de Caxiuan, ali mesmo no extenso municpio de Melgao. Este foi o primeiro curso oferecido pelo Ministrio da Sade em parceria com as Secretarias Estadual e Municipal de Sade, a UNICEF e o Grupo Partejar, ONG feminista de Recife para quem tem sido terceirizada a tarefa de organizar e conduzir estes treinamentos oficiais no Nordeste e Norte do pas.67 Desde ento, D. Dina esteve em quase todos os 30 cursos oferecidos na regio como presena constante, participante dedicada, liderana local em ascenso. E, quando era preciso reunir as parteiras da regio, listar os nomes daquelas que precisavam das bolsas de material, hospedar uma antroploga em trnsito, era D. Dina que o Grupo Partejar recorria. Os cursos eram lembrados com freqncia por D. Dinor, principalmente por meio da bolsa de material, o dinheiro recebido e a relao com as meninas do Partejar. D. Dinor no saa de casa sem o vidro de leo de cozinha (para bezuntar e puxar as pacientes), mas sua bolsa de material ficava pendurada em casa, como vi em tantas outras casas de parteiras.68 O iodo ou a tesoura,
67 Agncias internacionais como a OMS e o UNICEF tm recomendado os treinamentos de parteiras h vrias dcadas (Rozario, 1998, p. 144) e, mais expressivamente a partir dos anos 1950, tm produzido documentos para orientar as autoridades sanitrias terceiro-mundistas sobre como aproveitar essa mo-de-obra culturalmente apropriada, barata e participativa (Velimirovic e Velimirovic, 1981; Greenberg, 1982; Parra, 1993; Pigg, 1997; Tornquist e Lino, 2005). Em geral, os cursos so tidos como uma dentre vrias estratgias para diminuir a mortalidade materna e neonatal (Abouzahr, 1997, p. 262) e no visam estimular necessria e diretamente o parto domiciliar, mas capacitar as parteiras para prticas mais limpas e menos perigosas e convenc-las de encaminhar casos complicados para os hospitais das redondezas. H uma idia geral de que as parteiras tm utilidade provisria enquanto a hospitalizao no for universalmente democratizada (Parra, 1993, p. 1322) e, assim, os treinamentos tm sido utilizados em vrios pases do sul econmico, principalmente (e.g., Kelly, 1955; Cosminsky, 1977; Jordan, 1989; Stephens, 1992; Rozario, 1998. Ver Mendonca, 2004, e Tornquist, 2004, para bons relatos sobre o cenrio brasileiro). 68 Na bolsa de material, ou kit, constam os seguintes itens: duas tesouras, caixa de inox para guardar a tesoura limpa, escova e sabo para lavar as mos, gaze, um par de luvas de ltex descartveis, lanterna, sombrinha, bacia de inox, lenol de plstico, fio para amarrar o cordo, pinard, balana com alas, trs fraldas, fita mtrica e uma camiseta com os logotipos das instituies envolvidas. O contedo programtico dos cursos e o contedo das bolsas so similares em outros pases (Beeman e Bhattacharyya, 1978, no Ir; Greenberg, 1982, na Guatemala; Alto et al, 1991, na Papua Nova Guin; Pigg, 1997, no Nepal). Esta padronizao reflete a dimenso da influncia das agncias internacionais de desenvolvimento, bem como a definio que

134

Soraya Fleischer

como tambm outros bens (utenslios de cozinha, roupas, revistas etc.), eram poupados ao invs de ingressarem no uso imediato e as parteiras, como outras demais donas de casa da cidade, tinham nesses bens uma poupana para levantar dinheiro em espcie, nos momentos agudos de penria. Mas, principalmente, familiares e vizinhos, cientes do contedo dessas bolsas, freqentemente recorriam s parteiras em busca de um pouco de lcool ou da bacia de inx, tornando a todos menos dependentes do hospital local. As participantes dos cursos tambm ganhavam ajudas de custo e dirias para participar dos mesmos, j que, ao viajarem, estariam sendo privadas das fontes de renda com que geralmente contavam ao produzir farinha, faxinar uma casa, lavar roupa etc. O dinheiro trazido dos cursos era muito valorizado, como me contou D. Dinor:
[Os cursos so] a minha fonte de renda. Eu arrumei a minha cozinha com os R$300 que ganhei de diria no curso em Belm. Comprei as telhas, as dobradias pras portas e os pregos. As madeiras das paredes e a mo-de-obra paguei com um emprstimo que fiz.

A Norma me convidou, Estes so os presentes que a Patrcia me deu, Eu participei do curso da Patrcia, por exemplo, como D. Dina se referia s duas principais professoras do Grupo Partejar. E quando se associava imagem do Grupo, ela parecia estar criando uma espcie de armadura simblica, potencialmente resistente s crticas por parte de outras parteiras, de pacientes ou das autoridades sanitrias locais. Quando perguntei D. Dandara, outra parteira antiga da cidade, o que ela havia aprendido no curso em Caxiuan, ela disparou: A gente t acostumado a trabalhar como aprendeu l. A gente faz o que eles mandam. a obrigao da gente, n? Se acontecer alguma coisa, a gente no tem culpa. Alm disso, positivar a relao com as doutoras de Recife desviava a ateno do interlocutor (no caso tambm, a antroploga em campo) de eventuais discordncias com o Grupo. Permitir o marido como acompanhante do parto, respeitar as vontades da parturiente, no bater no recm-nascido para chorar, evitar episiotomias
estas ltimas tm tentado consolidar para a idia de parteira.

135

Quem sabe, no mede. Quem no sabe, mede trs dedos: A construo...

(feitas, excepcionalmente, de forma caseira) eram algumas das sugestes dos cursos, alinhados com o movimento de humanizao do parto (Tornquist, 2004). Discordar dessas novas prticas, demonstrava, por um lado, como essas parteiras no seguiam exatamente o perfil de parto domiciliar que as militantes promulgavam. E, por outro, revelava um vnculo menos absoluto e acrtico com os cursos e a ONG, do que se poderia supor primeira vista. Sobre todos estes aperparos, a antroploga Jordan comentou que
uma importante mensagem dirigida s parteiras [nos] cursos que h certos artefatos que so indispensveis para uma performance competente aos olhos da equipe mdica (...) Assim, os instrumentos se tornam crescentemente importantes para elas, se no pelo seu real valor de uso, mas definitivamente como smbolos visveis de sua expertise (1993, p. 180).

Contudo, a meu ver, as fotografias e certificados (cuidadosamente afixados nas paredes da sala da casa), a bolsa de material e o dinheiro recebidos nos cursos no serviam apenas junto s autoridades polticosanitrias da cidade. Estes artefatos eram bastante importantes nas disputas entre as parteiras, sobretudo na definio do que deveria ser considerado como fonte prioritria de legitimidade de sua prxis. Essas mulheres percebiam que estavam sendo valorizadas pelo seu trabalho, trao que antes tinha lhe gerado pouca positividade ou que se sobrepunha muito discretamente s suas outras atribuies como me, agricultora, vizinha, vendedora de aa, por exemplo. Ao reconhecer e visibilizar publicamente a experincia que elas j acumulavam, a ONG contribua para legitim-las local e, em alguns casos pontuais, nacionalmente. E era essa chancela que D. Dinor acionava com eficincia, sobretudo perante suas colegas. 2.2 D. Tetia: Uma parteira famosa que preferia ignorar os cursos Assim que cheguei a Melgao, ouvi dizer que D. Dinor e D. Tetia eram as duas parteiras mais procuradas para atender partos, fazer puxaes, ajudar nos acometimentos ginecolgicos. Quando perguntei minha anfitri quem era essa outra afamada parteira, D. Dina comeou assim: [Ela] mora

136

Soraya Fleischer

pra l, ela nunca quer participar de treinamento, acha que no precisa aprender mais nada. Levei um susto. D. Dinor, naqueles meus primeiros dias, ainda no havia tecido qualquer comentrio negativo em relao s pessoas da cidade. Em seguida, D. Dina concluiu a frase: , eu j fui convidar ela duas vezes para participar de reunio, de curso. Ela fica falando lorota. Diz que o que ela aprendeu pro resto da vida. Diz que antes de existir essa coisa de reunio, ela j trabalhava. O marido dela no gosta que ela saia; no tem quem faa nada na casa dela ela d as desculpas dela. Uma tenso existia entre as duas e participar ou no dos cursos de treinamento parecia ser uma importante forma de demonstrar isso. D. Dinor disse ainda:
Vou te contar uma histria para voc entender quem ela . Foi assim. O rapaz tinha falado para eu fazer o parto da mulher dele. Foi o dia que deu a dor na Olvia tambm. Como eu tava l [com a Olvia], ele foi chamar a Tetia. Quando foi de tarde, ele disse pra eu ir l. A esposa dele tava aperreada e nada de ter o filho. A Tetia tava l e no dizia nada. A mulher tava deitada l, se esforando e nada. Eu disse, Bora, minha filha, levanta. Deixa eu te ajudar. Vamos dar uma caminhada. Caminhou, caminhou at que disse que no podia mais. Essa moa era muito esparrenta. Eu fiquei segurando por trs e a D. Tetia pegou o menino. (...) Elas fazem assim, querem que a mulher tenha o filho antes da hora de nascer. (nfase minha)

D. Dinor ficava sabendo da concorrente por essas exprincias compartilhadas, mas tambm pelos comentrios alheios. Algumas mulheres haviam sido atendidas por D. Tetia bem como por outras parteiras, antes de baterem porta de D. Dina (e vice-versa, por certo). Trocava-se de atendente por vrios motivos, como conflitos entre as duas famlias, diferenas de estilos e preos, proximidade geogrfica, disponibilidade etc. Uma noite, uma moa veio pedir para D. Dinor lhe puxar. Assim que saiu, a parteira comentou comigo, Essa da est grvida de trs meses. Ela me procurou para eu puxar ela. Ela me disse que sentia uma bola de sangue dentro do corpo. Era gravidez mesmo. a terceira gravidez dela. A Tetia disse pra ela que no era gravidez. Ao acertar o diagnstico, esta parteira tentava evitar problemas inesperados, atender esse parto e ampliar sua clientela. E assim, passar adiante

137

Quem sabe, no mede. Quem no sabe, mede trs dedos: A construo...

essas informaes sobre as colegas servia para D. Dina se diferenciar e se sobrepor s concorrentes. Alm dos comentrios de ordem tcnica, notei um segundo perfil de comentrios sobre D. Tetia, como na histria abaixo:
Quando a criana nasce sufocada, a Tetia bate no p da criana. Ela no faz como eu que chupo na boca da criana, fao respirao boca a boca. Ela bate prato, penico em cima que pra criana espantar. Queima o umbigo com azeite no sei se ela j parou com isso. Eu disse pra ela que proibido queimar umbigo de criana. (D. Dinor).

D. Dina construa a imagem da colega na contramo da modernidade, identificada ao que aquela considerava como conhecimento biomdico. Ao ser associada a prticas tidas como antigas, do interior, perigosas, D. Tetia deveria parecer, a mim ou a outro interlocutor, como retrgrada. Vrias vezes, ela me disse que a casa de D. Tetia era imunda. E bom lembrar que sujeira e ignorncia tm se constitudo como denigritivos clssicos atribudos s parteiras (Mott, 1999a). Eu j fui em casa de outras parteiras. Tem umas mais sujas ainda. D. Tetia, agora no sei, porque mudou de casa, pra uma casa quase toda de alvenaria.69 E naquela que voc conheceu, t morando o filho dela. Mas aquela era bem imunda. Essa frase me foi dita em circunstncia interessante, que nos ajuda a localizar como D. Dinor classificava de forma ambgua a concorrente. Num curso de alimentao infantil, D. Dina e eu ouvimos a secretria de sade dizer que seria capaz de conhecer uma pessoa pela limpeza da cozinha e do banheiro de sua casa. De noite, eu no pude deixar de perguntar D. Dina sua opinio sobre tal comentrio. Ela comeou dizendo que sua prpria casa no ficava arrumada como gostaria porque agora muita gente morando aqui e tudo fica revirado
69 Voltei outras vezes para visitar D. Tetia. J em 2005, ela no mais morava na casa de madeira. No terreno ao lado, uma casa de tijolos e telhas havia sido erguida. Restava somente o reboco, a pintura e a cermica no piso, todos itens muito valorizados na cidade. D. Tetia ascendia a olhos vistos, talvez como resultado de um ano profcuo em partos, talvez como resultado dos bons contatos que mantinha com a elite local (uma de suas filhas, por exemplo, era casada com o secretrio municipal de obras).

138

Soraya Fleischer

o tempo todo. Mas, logo em seguida, lembrou que a esposa do pastor de sua igreja, a esposa do prefeito e D. Tetia tambm tinham casas bagunadas e sujas. D. Dina reconhecia que poderia ser julgada pela situao de sua prpria casa, mas no sem colocar em questo a casa de outras trs mulheres que, para ela, estavam dotadas de proeminncia na cidade. Por mais que D. Dina tentasse desvalorizar D. Tetia pela sujeira de sua casa, ao agrup-la com a esposa do pastor e a primeira dama, sua tentativa no era de todo exitosa: era num cenrio de destaque que ela localizava a concorrente. Em minhas andanas pela cidade, pela sala de espera do hospital e corredores da prefeitura, conheci muitas moas que haviam parido com a assistncia de D. Tetia. Ento, minha curiosidade em conhec-la s crescia. Por toda a cidade, sabia-se com quem eu morava e s na terceira vez que lhe visitei, ainda em 2004, me atendeu. Eu a encontrei estendendo roupas lavadas no varal frente de sua casa de taipa. Ela pareceu um pouco hesitante a princpio e depois soltou um sorriso tmido. D. Tetia era uma mulher na faixa dos 60 anos com a pele maturada pelo sol. Grandes olhos brilhantes e as sobrancelhas bem pretas contrastando com os cabelos brancos lhe davam um ar amedrontador. Ela me convidou a entrar. Vamos aproveitar que o meu velho t pra roa e vamos bater um papinho aqui dentro. Passamos pela lateral da casa e entramos pelos fundos. Sua casa era maior do que a de D. Dinor, mais equipada com eletrodomsticos, cmodos, mveis. Na sala, ela conversou comigo por quase duas horas de forma muito amvel e serena. Como D. Dina, ela era chamada para desenrolar partos difceis, numa clara expresso de sua ascendncia sobre as demais atendentes:
Eu tenho vergonha de entrar quando tem outra parteira. Mas, uma vez me chamaram. A coisa tava complicada e me chamaram. Eu cheguei e vi a outra parteira. Ela dizia para mulher, Essa besta t levando tempo demais para ter esse filho. Eu fiquei de lado, no queria me meter no trabalho da outra. Mas a coisa no andava. A, eu falei pra parteira, A senhora deixa eu puxar a mulher?. O problema que no tava na hora e ela j tava pedindo para a moa fazer fora. No ia sair nunca. Quem sabe no mede. Quem no sabe, mede trs dedos. Eu levantei a moa e fiz ela caminhar. Andou at no dar mais conta.

139

Quem sabe, no mede. Quem no sabe, mede trs dedos: A construo... Pediu para deitar e eu ajudei ela a deitar. Foi ela deitar que o menino comeou a nascer. Eu deixei a parteira pegar. Eu no tenho imbio. Ela ficou mordida, mas depois ela ficou bem comigo.

Neste relato, D. Tetia me ajudou a entender o valor do saber. Quem sabe, no mede, quer dizer, a parteira experiente no precisa contar a centimetragem da dilatao ou a minutagem das contraes. Quem sabe, no precisa quantificar o parto. Basta conhecer aquela buchuda, tocar e puxar sua barriga, observar o grau de seu aperreio. Basta ter experincia prtica para saber. E, nesse trecho, notei duas importantes semelhanas com D. Dinor. Primeiro, o saber que diferenciava as parteiras nem sempre provinha dos cursos (e, se fosse este o caso, nem sempre era necessrio ou estratgico admiti-lo). Segundo, quem sabia no precisava competir com outra parteira, passar na sua frente para atender uma paciente, nem correr para terminar o servio. Quem sabia no precisava alardear sua disponibilidade j que sua capacidade facilmente seria divulgada pelas pacientes satisfeitas futuras pacientes. Assim, quem sabia no precisava ter imbio, explicou D. Tetia. E, terceiro, sua ajuda nesse parto foi estruturalmente idntica ajuda que D. Dinor lhe ofereceu no parto por ela descrito acima. Como vimos, ao final do seu depoimento, D. Dina ensinou, As parteiras querem que a mulher tenha o filho antes da hora de nascer e D. Tetia, nesse ltimo depoimento, repetiu quase o mesmo, A parteira tava querendo que ela fizesse fora antes da hora. Por mais que diferenas estivessem sendo traadas entre elas, quando tive chance de conviver um pouco mais com as duas, pareciam atuar de forma semelhante. Nas conversas com D. Tetia, descobri que ela sabia exatamente quem tinha feito cursos do Grupo Partejar; que a Associao se reunia mensalmente; que na ocasio em que D. Zica ficou doente, a Associao lhe emprestou dinheiro para chegar at Belm; que havia uma expectativa de sair um pagamento pras parteiras na prefeitura etc. Sabia dos bastidores deste coletivo, embora nunca tivesse estado presente em uma reunio. Alm disso, ela tinha livre trnsito pelo hospital local, inclusive para apanhar material obsttrico, incentivar as mulheres at as consultas de pr-natal e denunciar procedimentos oficiais tidos por ela como equivocados (Esses dias queimaram muita injeo

140

Soraya Fleischer

vencida na Unidade). Contudo, talvez por conhecer os limites da Unidade, D. Tetia no encaminhava partos para o hospital: Eu nunca levei mulher para o hospital. Nunca foi preciso. Se elas querem ir, elas vo sozinhas. Se querem levar, levam. Eu no posso ir porque tem outros partos aqui. T contratada e no posso deixar minhas pacientes. E fora as que aparecem de surpresa. D. Tetia certamente precisava ser relativizada. Ela no era avessa a todo contato com a biomedicina e seus representantes, como me era alegado por D. Dina e algumas enfermeiras. Ela conhecia bem as outras parteiras, principalmente as antigas, e sabia das crticas que lhe direcionavam. E, em minha ltima visita, ouvi dela:
A minha vontade largar esse servio de parto. que falam muito mal de mim. No gosto disso de jeito nenhum. Eu fao meu trabalho direito. Por que reclamam? S porque eu no fao os cursos. Eu no quero fazer. Eu j fiz em Santarm.70 J sei o que devo e no devo fazer. Me deixem trabalhar! A Dina e a Mirna que falam mal de mim. Eu no falo delas. Acho que tudo inveja porque eu atendo muito mesmo. Me chamam sem parar.

Aos seus 70 anos e, conforme seus prprios clculos, com mais de 1.200 partos realizados, conhecia muito bem o cenrio obsttrico oficial e no oficial da cidade. Ressabiada com as fofocas e a convivncia entre as parteiras, D. Tetia procurava evitar situaes em que se sentia exposta. Reservava-se a um nicho de segurana: suas pacientes, que h muito j lhe conheciam, sabiam que nunca havia morrido ningum em sua mo e, por isso, lhe chamavam sem parar. Mas bom lembrar que, como disse acima, D. Tetia no acompanhava suas pacientes que desejavam recorrer ao hospital e, com isso, ela tentava se dissociar dos resultados obsttricos negativos que porventura se passassem neste outro espao.

70 Segundo me contou, ela havia recebido um curso de um ms pelas mos de um tutor biomdico, numa espcie de discipulado individual, sem a presena de outras alunas. Ao que parece, D . Dinor e suas colegas mais prximas no sabiam dessa informao, que no era muito divulgada por D. Tetia.

141

Quem sabe, no mede. Quem no sabe, mede trs dedos: A construo...

2.3 D. Benta: Uma parteira aposentada que aproveitava plenamente dos cursos No segundo dia em que eu estava em Melgao, ainda em 2004, D. Dinor disse que queria me levar casa de D. Benta. Ao contrrio de D. Tetia, eu seria oficialmente apresentada pelas mos de minha anfitri. D. Benta foi a primeira de toda uma ronda, planejada por D. Dina, a quase todas as parteiras da cidade. No incio, achei muito dadivoso ela me referenciar dessa forma. Ela parecia ter compreendido os intuitos de minha pesquisa e me abria as portas em campo. Aos poucos percebi que meus objetivos no eram a nica motivao que lhe orientavam nessas visitas. Ao escolher uma ordem e um nmero especfico de mulheres para visitar, D. Dinor estava me informando que se dava com um grupo circunscrito entre as 22 parteiras da cidade e, dentro deste raio, se dava mais com umas do que com outras. D. Benta, pelo que entendi, encabeava este rol de relacionamentos ou, como vim a entender, assim deveria ser considerada. Ao contrrio das outras parteiras (que viviam na parte posterior da cidade, onde havia muito menos infra-estrutura urbana), D. Benta morava numa casa de madeira na praa do trapiche. Local privilegiado da cidade, ela recebia a brisa que vinha da baa e contava com a viso panormica de toda a movimentao porturia. Assim que chegamos e cadeiras nos foram oferecidas, D. Dina disparou, Ein Benta, a Soraya a moa que a gente tava esperando. D. Benta disse, Ah, eu pensei que fosse a Amelie. Ela to boazinha, sempre traz tantos presentes para mim. E passou a apontar para os itens, ainda embalados, que ornamentavam estantes e paredes da casa e que lhe tinham sido ofertados por Amelie, cineasta franco-paulistana que realizara, naqueles anos, um filme sobre as parteiras melgacenses. D. Benta me identificava com as pessoas que vinham conhecer as parteiras da cidade e, mais importante do que isso, pontuava como era reconhecida na forma de agrados e regalos. Senhora de cabelos ondulados muito brancos, sorriso largo e poucos dentes, D. Benta era falante e risonha, mas caminhava com dificuldade sobre suas pernas levemente arqueadas. Ela tinha 11 filhos vivos dos 15 nascidos e, quela altura, uma filha e uma neta lhe faziam companhia. De um ano a

142

Soraya Fleischer

outro da pesquisa, ela enviuvou e lhe ficaram evidentes as marcas do luto: ela minguara e perdera um brilho no olhar. Com o companheiro, havia migrado para a cidade com 15 anos em 1945 e muito ajudaram na construo fsica e simblica de Melgao. Com o tempo, sua famlia passou a ser considerada como uma das trs mais importantes do local. poca da pesquisa, muitos de parentela tinham profisso (como eu notara na famlia de D. Tetia e no entre a prole de D. Dinor). Dois filhos eram professores, uma era auxiliar de enfermagem, um neto era proprietrio de um aougue, uma sobrinha era funcionria do frum de justia e outra tinha sido a secretria municipal de sade eles se espraiavam pelas linhas do poder local. E, por fim, D. Benta herdara a profisso da me, irm, cunhada e sogra, todas parteiras tambm, e contava com um currculo respeitvel. Pertencer a uma famlia tradicional e ter ajudado centenas de melgacenses a nascer (inclusive vrios filhos de D. Dina) lhe garantiam prestgio e era difcil algum no conhecer D. Benta. D. Benta no era do tipo modesto. Sempre que eu lhe visitava, havia dois assuntos que pautavam nossas conversas e ela fazia questo de figurar como protagonista central destas narrativas. Por um lado, ela recordava os partos difceis (retrica comum entre outras parteiras tambm). E, por outro, ela listava todas as pessoas que haviam vindo lhe visitar em razo de sua experincia como parteira. Se a conversa desviasse de ambos os temas, ela rapidamente conseguia falando mais alto, tocando insistentemente no joelho alheio, interrompendo bruscamente que voltssemos a eles, j que claramente contribuam para que ela construsse sua imagem como parteira famosa. Assim, lembrou: Depois do curso, veio muita gente aqui; A Norma [do Grupo Partejar] veio perguntar se eu conhecia uma tal orao; Tinha uma freira l na unidade, a irm La. Ela tava doida para fazer partos. Fez uns quantos comigo etc. E cada visitante deixava o que ela considerava um presente especial e eram todos cuidadosamente mantidos ainda dentro de suas embalagens, servindo como provas concretas de suas influentes relaes dentro e fora da cidade. Importante ficar claro que D. Benta era uma mulher pobre, vivendo da parca aposentadoria do marido que fora funcionrio braal da prefeitura. Mas parecia desejar se elevar sobre as demais parteiras da cidade pelo seu capital social tanto como atendente famosa quanto como matriarca de uma famlia capilarizada em posies oportunas pela cidade.

143

Quem sabe, no mede. Quem no sabe, mede trs dedos: A construo...

Apesar de sua legitimidade histrica na cidade, D. Benta j se considerava aposentada e era comum que as pessoas se referissem a ela no passado: D. Benta foi uma boa parteira, Ela atendia muitos partos quando mudei pra c etc. Nos ltimos anos, os cuidados com o marido moribundo, problemas de vista e nas pernas lhe indisponibilizaram para os partos e seus atendimentos diminuram bastante. Muitas buchudas me explicaram que no mais lhe chamavam; enquanto D. Benta dizia, Me chamam sempre, mas no posso mais ir. Deixava claro que escolhera se aposentar e no fora aposentada pelo ostracismo. Apesar de mais antiga e talvez mais experiente do que D. Dinor, era esta ltima que agora se destacava como uma das principais parteiras locais. Apesar de serem comadres e compartilharem histria e profisso, ficava claro como disputavam a referncia no cenrio obsttrico no oficial da cidade. Das duas, D. Dina era, de fato, a parteira contratada, mas D. Benta s muito lentamente ia perdendo o lugar privilegiado de parteira famosa. D. Benta ocupava um lugar especial: era consultada como a ltima palavra em casos complicados. Isto poderia significar que fosse chamada para finalizar um parto j iniciado por outra(s) parteira(s) ou, mesmo que no conseguisse ir at o cenrio do parto ou da puxao, algum era enviado at sua casa para descrever a situao e ouvir o que ela sugeria ser feito. Era sua larga experincia que lhe garantia este posto que denomino de conselheira obsttrica, funo que, aos poucos, ia incomodando D. Dina, como ela comentou com outras parteiras que lhe visitaram no dia seguinte a um parto difcil, atendido conjuntamente por ela, D. Pequenina e D. Benta:
Quando chamaram a cumadre Benta, era como se eu no tivesse dado conta. Ela pode ter mais experincia que eu, mais anos de trabalho. Mas ela tava mais nervosa. A mo dela tremia. A Benta deixou o beb arreado. No podia. Tinha que ter puxado o beb para cima. Ele prendeu o ombro. Se no, j tinha sado. (...) Mas esse caso foi culpa de ter tido muita parteira. Se fosse s eu, eu tinha dado conta.

Alm de desmerecer a atuao de D. Benta, D. Dina tambm relativizava a onipotente imagem que a colega havia consolidado. Neste exemplo, D. Dina parecia tentar fazer valer sua substituio D. Benta.

144

Soraya Fleischer

Porm, o que mais gravemente questionava o renome de uma parteira era perder mulher. Esses casos eram tabus e dificilmente consegui que me contassem de mortes maternas. Portanto, relembrar publicamente estes casos significava infringir o decoro local e a gravidade dessa infrao se pronunciava conforme o interlocutor. Uma tarde, tentando entender algumas palavras recorrentes que eu ouvia, perguntei D. Dina o que era albumina:
Albumina um cansao, inchao nas pernas, dor de cabea, tontura. A mulher enrola e morde a lngua. Nunca atacou uma mulher comigo, graas a Deus. Com a cumade Benta atacou duas mulheres e uma morreu. A mulher e o beb morreram. Ela expirou no trapiche mesmo. Foi um s caixo.

Mas estas mulheres tambm reconheciam que dificilmente a parteira era a nica causa de um parto que desandasse. Dias depois deste relato acima, D. Dina lembrou que a moa do caso acima tampouco havia cumprido as consultas de pr-natal. Portanto, quando colocavam a nfase na parteira (a despeito dos outros atores e elementos), indicavam estar explicitando as disputas em jogo. No caso de D. Benta, D. Dinor maculava o currculo j concludo da parteira aposentada. Diferente do que notamos na relao entre D. Dina e D. Tetia, aqui no eram exatamente as pacientes que se disputava diretamente, j que D. Benta se considerava e tambm era considerada como uma parteira aposentada. A meu ver, a eficcia teraputica cristalizada durante sua atuao, contudo, permanecia como importante dispositivo de autoridade, sobretudo para alar uma legitimidade como conselheira obsttrica. D. Benta ressaltava as vezes em que ajudou a resolver complicaes; D. Dinor atenuava a centralidade desse desempenho. D. Benta lembrava como era recorrente que viessem lhe visitar e consultar; mas era D. Dina que vinha atendendo de fato muitos dos partos da cidade e que, por exemplo, me abrigava em sua casa e decidia quando visitaramos as outras parteiras, inclusive D. Benta. Esta no se abalava com a diferena entre sua fama e o desempenho concreto de D. Dinor. Seu capital social lhe rendia ainda muita estabilidade. Mas havia um ponto que lhe desconcertava diante da colega. Era D. Dina quem vinha participando com mais freqncia dos cursos e viagens oferecidos na

145

Quem sabe, no mede. Quem no sabe, mede trs dedos: A construo...

regio. D. Benta se frustrava ao no ser convidada, pois reconhecia que sua popularidade entre os visitantes e as autoridades sanitrias locais provinha tambm dessa participao: ela teria a chance de receber presentes, material, entrevistas, visitas de pessoas vindas de longe. No estar nos cursos, portanto, gradativamente lhe faria ser esquecida e isso muito lhe contrariava. Nos primeiros cursos na regio, h muitos anos, as parteiras que apareciam eram cadastradas e era a partir deste rol de nomes que se organizava um prximo curso. Hoje, a maior parte das parteiras da cidade facilmente identificvel e h em mdia dois cursos na regio, por ano. Por isso, ao contrrio de amplo anncio, a prefeitura, o governo do estado ou mesmo o Grupo Partejar precisava escolher quem participaria dos eventos. Assim, para os cursos mais recentes, s algumas eram convidadas. E, s parteiras, essa seleo necessariamente gerava excluso, como vemos com a frustrao de D. Benta, no exemplo a seguir. Em 2005, o Grupo Partejar organizou um encontro de parteiras pernambucanas e, contando com alguma flexibilidade financeira, convidou algumas parteiras do Maraj. O intuito era promover o intercmbio entre as regies e ampliar a compreenso dos problemas comuns aos dois grupos. De Melgao, a ONG convidou D. Dinor e D. Mirna (parteira antiga, mas pouco famosa) e aproveitou que eu estava na cidade para lhes acompanhar na longa viagem at a praia de Maracape, ao sul de Recife, PE. Quando D. Benta ficou sabendo do evento, disse ao nos encontrar em frente ao mercado: Contei pros meus filhos que eu fui convidada pra ir pra Recife, mas no posso ir porque estou doente. Eles disseram que era pra eu ir mesmo assim. Lembraram que a Dina foi doente pra Belm da ltima vez. Ento, que eu agentava tambm. Mas disse pra eles que eu no queria dar trabalho pra Soraya. Eu e D. Dinor nos entreolhamos assustadas. Percebi que a matriarca, e possivelmente as demais parteiras, tinham uma percepo muito especfica dos cursos e encontros. Primeiro, ao contrrio do que eu imaginava, no era necessrio que as participantes fossem parteiras ativas na profisso e saudveis o suficiente para replicar na forma de atendimentos o que haviam aprendidos os cursos. Mais do que isso, a prioridade era estar presente, era manter o lao com a ONG Partejar, era continuar a ser convidada, principalmente aos olhos dos conterrneos em Melgao. Segundo, parece que ela se ressentia porque

146

Soraya Fleischer

a escolha dos participantes no respeitava as prioridades locais, isto , ela continuava detendo sua legitimidade apesar de no mais atender. Portanto, mais do que ningum, era ela quem deveria participar do encontro em Pernambuco justamente pelo seu status de conselheira obsttrica. E, terceiro, era este mesmo status que lhe dava autoridade para criticar o monoplio de D. Dina na participao dos cursos. Talvez as outras parteiras preteridas nesta viagem concordassem com D. Benta sobre os critrios de escolha, mas s admitiriam essa opinio boca pequena. D. Benta ficava mordida tanto pelo trnsito de D. Dina pelos cursos e tambm pelo seu posto como presidente da Associao de Parteiras Tradicionais de Melgao. Eu t muito triste. No t sabendo das coisas da reunio. A Dina, eu gosto muito dela, ela minha comadre e tudo. Mas ela t de escrotice comigo. Ela sabe que eu t doente. Podia vir aqui depois da reunio pelo menos pra me avisar o que aconteceu. Nem isso. Nem fico sabendo. Assim, D. Dina no podia recriminar D. Benta pela sua ausncia nos eventos coletivos dirigidos e organizados pelas parteiras, como fazia, todo tempo, com D. Tetia. D. Dina e D. Benta compartilhavam do apreo pelos mesmos na consolidao de seu capital social local. Aqui, era a experincia e o renome que estavam sendo disputados e monopolizar informaes, sobre o encontro de Pernambuco ou a ltima reunio da Associao, por exemplo, era um passo a frente que D. Dina dava nesta disputa. D. Dina parecia, mais e mais, desejar imbuir-se do status de conselheira obsttrica, to conveniente para parteiras idosas que se aproximavam do final de sua carreira. Era uma forma de aposentar sem sair completamente de cena. *** D. Tetia, quase to pobre quanto D. Dinor, no podia contar com a distino social de uma vasta e bem-sucedida parentela, como vimos ser o caso de D. Benta. A larga experincia com centenas de partos realizados na cidade era o melhor carto de visitas de D. Tetia. No envolver-se com os cursos biomdicos oferecidos, no conviver com as parteiras e no passar ilesa pelos comentrios das mesmas eram aspectos que pouco interferiam em sua relao com as buchudas de Melgao. No entanto, conheci uma ou outra gestante que

147

Quem sabe, no mede. Quem no sabe, mede trs dedos: A construo...

havia decidido deixar D. Tetia em razo de sua vista que fraquejava aos 70 e poucos anos. Suspeito que, se D. Tetia comeasse, por uma razo ou outra, a equivocar-se nos diagnsticos obsttricos e/ou a perder mulheres, a frequncia de seus atendimentos diminuiria bastante. justamente pelo seu desempenho e no pela sua circulao na Unidade de Sade nem pela rememorao dos cursos que era avaliada pelo pblico. D. Dinor no se conformava que a outra lhe fosse uma concorrente to significativa sem que tivesse acompanhado os treinamentos. Quer dizer, aos olhos de D. Dina, D. Tetia tinha clientela apesar de no ter feito curso (e, talvez, aos olhos de D. Tetia, sua clientela derivasse do fato de justamente no haver sentado nos bancos de escola). Em relao D. Tetia, o estudo no alcanava ascendncia suficiente porque o peso do auto-didatismo ou do aprendizado pela experincia prtica garantiam-lhe o posto de parteira famosa e demandada da cidade. E a ausncia de D. Tetia dos cursos, de certa forma, fazia com que a participao das demais parteiras nos mesmos se esvasse de sentido, pois criava a imagem de que mesmo parteiras experientes como D. Dina precisavam aprender. O sucesso de D. Tetia fazia com que a balana pendesse para o lado do saber sem ser ensinada ao invs de ter o caminho mostrado. O dom e o aprender sozinha marcavam o mrito prprio da parteira, ao contrrio da herana e dos cursos, em que se aprende por meio de outrem. Contudo, em relao D. Benta, D. Dina saa em vantagem ao continuar sendo convidada para os cursos. S em 2005, ela havia estado em Breves, Belm e Maracape. Perante a legitimidade histrica de D. Benta, as viagens eram o diferencial de D. Dina. Esta no fazia qualquer esforo para inteirar aquela de suas andanas porque sabia que as notcias lhe chegariam rapidamente. E quando isso acontecia, D. Benta muito se ressentia, como j vimos aqui. No fundo, creio que D. Benta nem queria saber dos detalhes do curso, apoquentava-se, de fato, por no ter sido includa. Os cursos serviam como fonte de legitimidade limitada e circunstancial, isto , serviam nas disputas de D. Dinor com D. Benta, mas no com D. Tetia. E, por fim, qual era o impacto dos cursos para as parteiras jovenzinhas? Segundo Tornquist (2004, p. 228), para o Ministrio da Sade, ser reconhecida pela comunidade como parteira o critrio fundamental para participar dos eventos de treinamento. Embora tivessem atendido um ou outro

148

Soraya Fleischer

parto, eram poucas as pessoas que disso sabiam. Geralmente, chegavam aos cursos indicadas por uma parteira que tentava lhes amadrinhar ou com quem tivesse alguma relao de parentesco ou vizinhana. Para elas, os cursos representavam uma chance de ganhar alguma visibilidade para sua vontade de trabalhar como parteira e, mais do que isso, usufruir dos benefcios que da advinham como a bolsa de material, viagens, possibilidade de empregos e contatos etc. Porm, se outras fontes de legitimidade e.g. partos difceis, capacidade diagnstica, coragem no fossem por ela reunidas, dificilmente elas ascenderiam no cenrio obsttrico no oficial da cidade. Apenas um parto na preciso ou aprender a cortar o cordo umbilical no era suficiente para que deixassem de ser parteiras s no nome. Uma longa estrada precisava ser percorrida para se assemelharem D. Dinor, D. Benta ou D. Tetia, parteiras que qualquer morador da cidade sabia exatamente onde morava e certamente tinha algum parente prximo que havia se tornado filho de umbigo de uma delas. 3 As diferentes fontes de legitimidade e a (constante) construo da definio de parteira Nem sempre D. Dinor usava luvas em seus atendimentos, nem sempre havia curado umbigos com iodo ou mertiolate. Ela j havia perdido bebs e havia errado diagnsticos. E frequentemente criticava os critrios utilizados por mdicos e enfermeiras nos problemas de sade enfrentados no Postinho. Apesar disso, ela tambm considerava critrios biomdicos para condenar D. Tetia e D. Benta. Embora talvez j tivesse enfrentado aperreios muito similares s concorrentes, nem toda audincia os conhecia e o importante era marcar as diferenas entre elas, ao menos de forma retrica. Era uma aguda disputa de saberes que se estabelecia entre estas parteiras. Ora o saber biomdico era mais valorizado, ora a experincia prtica da obstetrcia no oficial garantia a vida das pacientes. O importante, ao que parece, era estabelecer o melhor argumento conforme o que se supunha ser esperado do interlocutor em questo. Aqui, o quadro se parece bastante com o que Jordan encontrou entre parteiras mexicanas que participavam de treinamentos:

149

Quem sabe, no mede. Quem no sabe, mede trs dedos: A construo... O que eu observei ao trabalhar com parteiras que haviam participado de cursos de treinamento que elas tinham aprendido a como falar com os representantes do sistema de sade oficial. Elas tinham aprendido que tipo de coisas so boas e que tipo de coisas so ms. Elas haviam sido expostas a uma ideologia que elas sabiam ser poderosa, que comandava recursos e autoridade. (...) Eu acredito que o maior efeito dos cursos de treinamento do tipo que eu descrevi uma nova facilidade de falar na linguagem da biomedicina. (1993, p. 178-179)

Embora, claro, alfinetadas e discordncias tenham sempre existido, notava alguns pontos de mudana, possivelmente nas ltimas duas dcadas, quando a maior parte destas parteiras migrou para a cidade. Primeiro, no cenrio urbano, a convivncia mais estreita entre um maior nmero de parteiras talvez tivesse colaborado para incrementar o falatrio mtuo entre elas. Segundo, falar, mais do que fazer ou mostrar, ganhava proeminncia dado o monoplio dos partos por algumas poucas parteiras famosas. Assim, havia menos chance da maior parte se sobressair pelo exemplo prtico. Claro, os partos realizados por D. Dinor, D. Tetia, D. Benta, por exemplo, continuavam a ser motivo de demonstrao concreta do saber fazer, mas eram poucas aquelas que, como elas, poderiam ganhar ascenso pelo que, de fato, havia sido testemunhado por todos. E terceiro, eu notava como D. Dinor e outras que participavam assiduamente dos cursos aprendiam sobre o que falar quando o objetivo era projetar o prprio trabalho sobre o trabalho alheio. Jordan props pensarmos os treinamentos como espaos privilegiados em que a obstetrcia biomdica e cosmopolita apresentada como um authoritative knowledge, quer dizer, o conhecimento que, em um contexto particular, visto como importante, relevante e conseqente para a tomada de decises (1989, p. 925). D. Dina escolhia me contar o que julgava equivocado na conduta obsttrica alheia para, ao mesmo tempo, contrastar com sua prpria prtica. Construa, por oposio, dois estilos de partejar. E, a meu ver, quando dizia frases como, por exemplo, O estudo diz que o primeiro filho leva mais de 24 horas para nascer, A enfermeira Patrcia do Partejar me ensinou a cortar o umbigo desse jeito e Eu fao respirao boca a boca na criana que nasce sufocada, ela se imbua do authoritative knowledge que havia reconhecido nos cursos e se colocava na posio de quem sabia

150

Soraya Fleischer

e, por isso, lhe cabia ensinar a prtica correta s demais colegas e tambm anunciar a melhor deciso nos momentos de apuro obsttrico. As parteiras de Melgao aprendiam muito mais do que identificar um parto arriscado ou esterilizar uma tesoura. Nos cursos, elas angariavam uma expertise do que, como, com quem e quando falar sobre partos. Falar parecia ser uma das principais estratgias de um empoderamento especfico, talvez muito mais individual e familiar do que o previsto pelas feministas do Grupo Partejar; talvez muito mais poltico do que o investimento tcnico-obsttrico feito pelo Ministrio da Sade e pelas agncias internacionais. Falar que D. Tetia no diagnosticara a gravidez de uma moa que, de fato, estava buchuda, que sua casa era imunda, que a vista dela estava ficando cansada; ou ento, falar que D. Benta j perdera mulher, que sua mo tremia de nervoso ou que ela no estava aguentando caminhar at os partos eram formas de colocar prova a capacidade obsttrica destas atendentes, sobretudo se os interlocutores fossem potenciais pacientes, o mdico do postinho, as instrutoras de cursos. bom lembrar que, durante minha estada, D. Dina comentou sobre o trabalho no s de D. Tetia e D. Benta, mas de muitas outras parteiras com quem convivamos, A Zica atendeu um parto gripada outro dia, no pode, a gente sabe, A Zlia muito esparrenta nos partos que atende, Deus o livre, A Pequenina no deu conta de puxar a Accia [parturiente], voc viu? Nem topou que o beb vinha de p etc. Mas, tambm como vimos, D. Dinor e estas parteiras no falavam apenas a partir de uma matriz biomdica, como sugeriu Jordan. Os cursos lhes subsidiavam com mais uma fonte de legitimidade nesses mexericos difamantes, nessas disputas por autoridade. E, alm de aprender a falar, D. Dinor contava com sua proximidade com as representantes da ONG como uma outra fonte de legitimidade sobre a qual respaldar sua reputao e se diferenciar das demais parteiras, como uma rota alternativa de reconhecimento:
Jordan est correta quando ela argumenta que o que as parteiras tiram dos breves treinamentos didticos uma forma de falar no uma maneira de fazer, pois justamente disso que se trata a instruo didtica. Portanto, talvez as parteiras procuram to avidamente tais treinamentos ao v-los como uma rota para enaltecer autoridade ou prestgio. Quando as mulheres so

151

Quem sabe, no mede. Quem no sabe, mede trs dedos: A construo... excludas das fontes tradicionais de poder em suas comunidades, prestgio e autoridade podem ser derivadas de programas de treinamento ou atividades orientadas para a mudana porque elas prometem uma rota alternativa de reconhecimento. Se elas sero bem sucedidas em forjar um status hierrquico alternativo depender, claro, das condies locais (Browner, 1989, p. 938).

Para acontecerem, os cursos precisam de uma comunho de esforos que comeam na Esplanada dos Ministrios em Braslia, passam por Recife e Belm e s ento chegam prefeitura de Melgao. Apesar desse trajeto e variedade de atores, as parteiras se identificavam de forma mais pronunciada com as doutoras do Grupo Partejar. Revelavam, ento, como reuniam, de forma diversa e criativa, novos elementos para compor sua prpria idia de reconhecimento. Havia, portanto, um conjunto de atributos e saberes de onde escolher as informaes que ajudariam a formar seu perfil como parteira. Como vimos ao longo desse captulo, esse conjunto, por certo, era limitado. Mas havia um espao de negociao, cada parteira se associava a um arranjo especfico de fontes de legitimidade. Uma poderia basear sua fama na capacidade preditiva durante as puxaes, outra poderia ser conhecida por estar sempre disponvel para acompanhar parturientes at os hospitais vizinhos ou ficara famosa por nunca ter perdido mulher e assim por diante. Julgo que esses arranjos eram tambm mais ou menos flutuantes, pois derivavam, por um lado, do panorama do grupo de parteiras atuantes na cidade em um dado momento e, por outro, do interlocutor a quem o discurso de auto-afirmao se dirigia. Quer dizer, se houvesse algumas boas parteiras antigas, as demais talvez precisassem desenvolver outras fontes de legitimidade para serem chamadas e contratadas. Se estas famosas tivessem morrido h pouco, era possvel aproveitar o momento e ascender, como foi o caso de D. Dina. Antes de tudo, a idia de parteira era mltipla em Melgao e havia uma clara hierarquia entre as 22 parteiras que conheci. Alm disso, o status de uma atendente no era fixo e mudava com o tempo e com sua capacidade de reunir significativas fontes de legitimidade para consolidar e constantemente alimentar sua autoridade obsttrica. Os cursos de treinamento eram uma dessas importantes fontes, embora, como tambm notei, nem todas as parteiras

152

Soraya Fleischer

compartilhavam desse atributo distintivo. Os cursos poderiam servir, como nos sugeriu Jordan (1993), para, retoricamente ao menos, manter distines e estilos de trabalho ou, como mais um aspecto considerado na contabilidade de autoridade. Ser uma parteira famosa era importante para lhes abrir portas entre os poderosos da cidade, mas principalmente para alar autoridade entre os seus. Uma parteira conhecida, com pacientes a sua espera, com dinheiro no bolso, com viagens marcadas ganhava mais espao dentro de casa, com o marido, os filhos e netos. Seria mais fcil delegar tarefas domsticas ao sair para as rondas clnicas; talvez facilitasse que uma nora lhe escutasse os conselhos numa briga conjugal; facilitava a negociao com o marido para comprar uma mquina de lavar roupa. No so os cursos que lhes abrem as portas automaticamente, mas a forma como os cursos so por elas apropriados que estas portas podem ser abertas, dentro e fora de casa. Os desafios apresentados pelos cursos, pelo contato com as polticas mais abrangentes do parto domiciliar e com os personagens das instituies pblicas e privadas faziam esse grupo de parteiras rever suas categorias classificatrias e, para deleite da antroploga, evidenciar o que lhes era prioritrio em sua prtica obsttrica e no convvio dentro deste grupo. Os cursos no eram decisivos na definio de quem era ou no parteira, mas, cada vez mais presentes, contribuam para complexificar este quadro em Melgao. Era nesse cenrio atual que despontava a diferena entre quem sabe sem medir e quem no sabe e mede trs dedos, como D. Tetia explicou, no incio, sobre a relao estreita e delicada entre dilatao uterina, dores de puxo e momento de expulso do feto. Notei, de fato, como os cursos tm contribudo para incrementar a visibilidade das parteiras na cidade e regio contgua. Mas tambm pretendi pensar a partir de duas outras perspectivas de anlise. Primeiro, sugeri que invertamos nossa mirada, isto , ao invs de partirmos dos cursos para compreender como estes tm afetado a comunidade de parteiras, partir das prprias mulheres e, s ento, perceber se e como os cursos so uma realidade relevante. Segundo, para alm da repercusso dos cursos em sua relao com as autoridades poltico-sanitrias locais, pretendi observar como os cursos so mais um dos elementos considerados pelas parteiras para negociar as relaes que elas estabelecem entre si e com suas pacientes e, mais importante para nosso ponto de vista analtico, como tais

153

Quem sabe, no mede. Quem no sabe, mede trs dedos: A construo...

relaes repercutem e complexificam os contornos que elas tm construdo para seu trabalho de partejar. Na manipulao desta complexa mirade de fontes de legitimidade, eram revelados os conflitos locais e as definies que elas construam sobre seu prprio trabalho.

Referncias bibliogrficas
ABOUZAHR, Carla. Lecciones sobre maternidad sin riesgo. Foro Mundial de la Salud, v. 19, p. 261-269, 1997. ALTO, William A.; ALBU, Ruth E.; IRABO, Garabinu. An alternative to unattended delivery: A training programme for village midwives in Papua New Guinea. Social Science and Medicine, 32(5), p. 613-128, 1991. BEEMAN, William O.; BHATTACHARYYA, Amit K. Toward an assessment of the social role of rural midwives and its implication for the family planning program: An Iranian case study. Human Organization, 37(3), p. 295-300, 1978. BROWNER, Carole. Commentary. Social Science and Medicine 28, p. 925944, 1989. CAIXETA, Vera Lcia. Parteiras em Minas Gerais no sculo XIX: Poderes e saberes compartilhados (1832-1850). Dissertao (Mestrado em Histria). Braslia: UnB, 2003. CHAMILCO, Rosilda Alves da Silva Isla. Prticas obsttricas adotadas pelas parteiras tradicionais a assistncia ao parto e nascimento domiciliar na Amaznia Legal, Santana, AP. Dissertao (Mestrado em Enfermagem). Rio de Janeiro: UFRJ, 2001. COSMINSKY, Sheila. Childbirth and midwifery on a Guatemalan finca. Medical Anthropology 6(3), p. 69-103, 1977. COSTA, Lucia Helena Rodrigues da. Memrias de parteira: Entrelaando gnero e histria de uma prtica feminina de cuidar. Dissertao (Mestrado em Enfermagem). Florianpolis: UFSC, 2002. DIAS, Maria Djair. Mos que acolhem vidas. As parteiras tradicionais no cuidado durante o nascimento em uma comunidade nordestina. Tese (Doutorado em Enfermagem). So Paulo: USP, 2002. FLEISCHER, Soraya. Parteiras, buchudas e aperrerios: Uma etnografia

154

Soraya Fleischer

do atendimento obsttrico no oficial na cidade de Melgao, Par. Tese (Doutorado em Antropologia Social). Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2007. FONSECA, Claudia. Caminhos da adoo. So Paulo: Crtex, 1995. FREITAS, Maria do Socorro. Mos que aparam vidas: As parteiras de Caruraru, PE. Dissertao (Mestrado em Sociologia). Joo Pessoa: UFPB, 1997. GREENBERG, Linda. Midwife training programs in Highland Guatemala. Social Science and Medicine 16, p. 1599-1609, 1982. JORDAN, Brigitte. Birth in four cultures. A crosscultural investigation of childbirth in Yucatan, Holland, Sweden and the United States. 4 ed. Prospect Heights: Waveland Press, Inc. 1993. ____. Cosmopolitical obstetrics: Some insights from the training of traditional midwives. Social Science and Medicine 28, p. 925-944, 1989. KELLY, Isabel. El adiestramiento de parteras empricas desde el punto de vista antropolgico. Amrica Indgena XV(2), 1955. MENDONA, Lcia G. Parteiras em Londrina: 1958-1995. Dissertao (Mestrado em Histria das Cincias da Sade). Rio de Janeiro: Casa de Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, 2004. MOTT, Maria Lucia. A parteira ignorante: Um erro de diagnstico mdico?. Estudos Feministas 7(1), p. 25-36, 1999a. PARRA, Pilar. Midwives in the Mexican health system. Social Science and Medicine 37(11), p. 1321-1329, 1993. PIGG, Stacy Leigh. Authority in translation: Finding, knowing, naming, and training traditional birth attendants in Nepal. In. DAVIS-FLOYD, Robbie; SARGENT, Carolyn F. (Orgs.) Childbirth and authoritative knowledge: Cross-cultural perspectives. Berkeley: University of California Press, 1997, p. 233-262. PINTO, Benedita Celeste de Moraes. Vivncias cotidianas de parteiras e experientes do Tocantins. Estudos Feministas 10(2), p. 441-448, 2002. ROZARIO, Santi. The dai and the doctor: Discourses on womens reproductive health in rural Bangladesh. In. RAM, Kaplana; JOLLY, Margaret (Orgs.). Maternities and modernities: Colonial and postcolonial experiences in Asia and the Pacific. Cambridge: Cambridge University Press, 1998, p.

155

Quem sabe, no mede. Quem no sabe, mede trs dedos: A construo...

144-176. SILVA, Maria das Gracas S. N. Parteiras ribeirinhas: Sade da mulher e o saber local. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Sustentvel do Trpico mido). Belm: Universidade Federal do Par, 2004. STEPHENS, Carolyn. Training urban TBAs: Balancing international policy and local reality. Preliminary evidence from the slums of India on the attitudes and practices of clients and practitioners. Social Science and Medicine 35 (6), p. 811-817, 1992. TORNQUIST, Carmen Susana. Parto e poder. O movimento pela humanizao do parto no Brasil. Tese (Doutorado em Antropologia Social). Florianpolis: UFSC, 2004. TORNQUIST, Carmen Susana; LINO, Fernanda. Relatos de partos y parteras campesinas en Brasil: Los cuentos hacen pensar. Intersecciones en Antropologia 6, p. 211-217, 2005. VELIMIROVIC, Helga; VELIMIROVIC, Boris. The role of traditional birth attendants in health services. Medical Anthropology 5, p. 89-105, 1981.

156

S-ar putea să vă placă și