Sunteți pe pagina 1din 19

Um estudo sobre os sistemas de gerenciamento de contedo de cdigo aberto

F. Chagas C. L. de Carvalho J. C. da Silva


Technical Report RT-INF_002-08 2008 Relatrio Tcnico

December

Dezembro

The contents of this document are the sole responsibility of the authors. O contedo do presente documento de nica responsabilidade dos autores.

Instituto de Informtica Universidade Federal de Gois


www.inf.ufg.br

Um estudo sobre os sistemas de gerenciamento de contedo de cdigo aberto


Fernando Chagas
fernandosam@inf.ufg.br

Cedric Luiz de Carvalho


cedric@inf.ufg.br

Joo Carlos da Silva


jcs@inf.ufg.br

Abstract. The number of Content Management System (CMS) grows each day. In this scenario, choosing a CMS that meets the organisational requirements is an arduous task. This paper provides an assessment of some open source content management systems and compares them according to certain criteria. Keywords: content management, open source content management systems, content portals. Resumo. A quantidade de Sistemas de Gerenciamento de Contedo (SGC) cresce a cada dia. Neste cenrio, escolher um SGC que atenda os requisitos organizacionais uma rdua tarefa. Este trabalho oferece uma anlise de alguns sistemas de gerenciamento de contedo de cdigo aberto e compara-os de acordo com determinados critrios. Palavras-Chave: gerenciamento de contedo, sistemas de gerenciamento de contedo de cdigo aberto, portais de contedo.

Introduo

O gerenciamento de contedo pode ser decomposto em trs reas: criao de contedo, entrega de contedo para o usurio e a recuperao da informao, sendo esta disponibilizada em meio eletrnico ou impresso. O Content Management System (CMS), em portugus, Sistema de Gerenciamento de Contedo (SGC), surgiu no nal da dcada de 90 para melhorar a gesto do contedo dos websites das organizaes. Desde ento diversos SGC surgiram, muitos deles com o cdigo livre e disponveis na Web para cpia e uso gratuito. Um SGC possibilita a criao, o gerenciamento, a distribuio, a publicao e a recuperao de informaes corporativas, sendo que o gerenciamento do contedo deve ser denido sob o ponto de vista das atividades das pessoas e dos seus objetivos [8]. Qualquer colaborador de uma organizao, detentor de informao, pode produzir contedo no website da organizao com o uso de um SGC. Alm disso, os SGC reduzem erros de publicao e facilitam o processo de validao.

Mestrando em Cincia da Computao - GEApIS/INF/UFG. Orientador - GEApIS/INF/UFG.

Avaliao dos principais sistemas de gerenciamento de contedo de cdigo aberto

importante destacar, por outro lado, que o sucesso ou o fracasso da gesto de contedo em uma organizao no est relacionado com a tecnologia adotada e sim com as pessoas e o processo utilizado na gesto de contedos. Desta forma, os SGC devem ser compreendidos como um ambiente de trabalho colaborativo e distribudo que fornece suporte para a realizao de tarefas. As interfaces dos SGC devem ser intuitivas, desta forma, um SGC possibilita a publicao de informaes em qualquer lugar e momento. A exigncia de programas especcos para a publicao de contedo impede a portabilidade do SGC [15]. De um modo geral, no existe uma bala de prata [9] que atenda todos os requisitos das organizaes. Sendo assim, necessrio escolher entre a aderncia a uma funcionalidade ou o seu desenvolvimento. Os fornecedores dos SGC precisam adaptar as funcionalidades fornecidas pelo sistema realidade de cada organizao. Selecionar, implementar e/ou implantar um SGC resulta em um estudo e anlise detalhada da organizao que utilizar esse sistema, do tamanho, dos objetivos, dos processos da organizao, dos recursos de informao utilizados e dos colaboradores que o sistema afetar. A maioria dos SGC de cdigo livre gratuito. Caso uma organizao optasse pelo processo tradicional de desenvolvimento de um SGC, o custo da soluo caria entre 7 mil dlares e 500 mil dlares ou mais [12]. Alm disso, a organizao teria que aguardar vrios dias para a implantao da soluo e ainda correria o risco do produto no possuir a qualidade desejada. Este trabalho avalia alguns Sistemas de Gerenciadores de Contedo (SGC) de cdigo aberto disponveis na Web. Nesta avaliao, so abordadas as linguagens e banco de dados dos SGC, as funcionalidade fornecidas, o processo de instalao, os pontos positivos e negativos de cada sistema. Alm disso, ao nal do trabalho, algumas caractersticas dos SGC foram vericadas e comparadas.

Critrios de Avaliao

A anlise dos SGC apresentada neste trabalho tem como objetivo coletar informaes para a comparao de caractersticas dos SGC, sem o intuito de direcionar o uso de determinado sistema em detrimento de outro. Para esta avaliao, foram vericadas a existncia ou ausncia de um determinado critrio. Os critrios foram categorizados por requisitos, os quais no foram avaliados quantitativamente. Desta forma, mesmo que nenhum critrio no funcional esteja presente em um SGC, isso no signica a ausncia do requisito no funcional. Os critrios foram categorizados em requisitos de usabilidade, disponibilidade, segurana e suporte.

2.1

Usabilidade

A usabilidade refere-se facilidade com que as pessoas podem utilizar uma determinada funo do SGC para atingir um objetivo. Um princpio geral de todos os SGC a diviso do sistema em duas reas, a rea administrativa (backend) e a rea de interao com o usurio (frontend). Enquanto que no frontend qualquer usurio pode interagir com o sistema atravs da Web, o backend restrito a usurios com permisses de acesso. O backend geralmente acessado a partir da Web. Os critrios vericados foram os seguintes: Editor HTML: Editor WYSIWYG, um acrnimo da expresso em ingls What You See Is What You Get, cuja traduo O que voc v o que voc obtem. Este editor possi-

Avaliao dos principais sistemas de gerenciamento de contedo de cdigo aberto

bilita a criao de contedo formatado, sem a necessidade de conhecimento de linguagens como HTML, CSS e XML. Mobilidade de Contedo: O sistema permite ao usurio posicionar o contedo em algum local da interface. Versionamento: O sistema possibilita indicar e rastrear a verso de um determinado contedo.

2.2

Disponibilidade

A disponibilidade de um sistema a probabilidade dele fornecer servios a seus usurios quando esses forem solicitados. Esta seo apresenta alguns critrios de disponibilidade vericados nos SGC: Replicao de Dados: se refere ao armazenamento de dados e a estratgia de backups entre computadores em diferentes locais. A replicao de dados permite ao SGC executar tarefas de leitura e escrita de dados em diferentes bancos de dados. As leituras de dados normalmente ocorrem em banco de dados chamados escravos (slaves) e a escrita ocorre no banco de dados mestre (master). Balanceamento de Carga: A utilizao da CPU ou memria de um computador limitada, e para que uma tarefa seja executada com sucesso, algumas vezes necessrio utilizar recursos de processamento ou memria em outros computadores. Os SGC com balanceamento de carga permitem dividir a carga (processamento ou memria) entre vrios servidores. Rastreamento: O sistema mantm o rastreamento do navegador, possibilitando ao administrador do sistema vericar onde e quais pginas do website foram visitadas. Desta forma, possvel obter informaes sobre o navegador utilizado por um determinado usurio, o endereo IP deste usurio, o horrio de acesso a uma determinada pgina, entre outras informaes.

2.3

Segurana

A segurana de um sistema reete a sua capacidade de um sistema operar sem ameaar as pessoas ou o ambiente. A segurana pode ser vista sob a perspectiva do usurio nal, do administrador do sistema ou de ambos. Esta seo apresenta alguns critrios de segurana vericados nos SGC: Validao de E-mail: Para a validao do endereo de e-mail de um usurio ou administrador, o SGC precisa enviar uma chave de ativao como maneira de garantir que o endereo informado seja vlido. Formas de Autenticao: O sistema permite a autenticao atravs de vrios meios como Kerberos, LDAP e NIS. LDAP um protocolo para atualizar e pesquisar diretrios sobre o protocolo TCP/IP. O Kerberos um protocolo que permite comunicaes individuais seguras e identicadas em uma rede insegura. NIS um servio para a manuteno e a distribuio de um diretrio central de informaes de usurios, hosts, emails e outras tabelas de informaes em uma rede.

Avaliao dos principais sistemas de gerenciamento de contedo de cdigo aberto

Noticao de Problemas: O sistema fornece um mecanismo para alertar administradores (por e-mail, mensagem instantnea, telefone etc.) quando um problema for detectado.

2.4

Suporte

O suporte importante para que o cliente do SGC possa ter subsdios para recorrer caso haja algum problema com o sistema ou dvidas quanto ao funcionamento de determinadas funcionalidades. Esta seo apresenta alguns critrios de suporte vericados nos SGC: Frum Pblico: O fornecedor do SGC disponibiliza uma rea onde os usurios podem procurar respostas para as suas dvidas e quando no encontrar respostas, incluir perguntas que possibilitem a interao com membros do frum. Treinamento Comercial: O fornecedor do SGC oferece programas de treinamento de pessoal para aprendizagem do sistema. Programa de Certicao: A certicao um meio vlido para garantir que o prossional contratado tenha conhecimento do SGC.

Critrios de Seleo

Um SGC deve fornecer ferramentas para a criao, edio e armazenamento de contedo, possuir um uxo de controle, possuir um repositrio de informaes, fornecer ferramentas para a integrao de informaes externas e fornecer modelos padro de interface com o usurio. Inmeros sistemas de gerenciamento de contedo com as caractersticas acima podem ser encontrados na Web. Contudo, para a seleo dos sistemas de gerenciamento de contedo a serem analisados, alguns requisitos foram adotados, tais como: Software Livre: O sistema deve ser usado e modicado gratuitamente sem nenhuma restrio, tal como especicado pela FSF (Free Software Foundation) [13]. Internacionalizao: O sistema deve possibilitar a sua adaptao para o idioma Portugus. Portais de Contedo: Diversas categorias de sistemas de gerenciamento de contedo podem ser encontradas, tais como, sistemas para colaborao entre usurios, comrcio eletrnico, fruns, entre outras. Entretanto, o sistema deve possuir caractersticas que possibilitem o gerenciamento de contedo de um modo geral. Extensibilidade: O sistema deve permitir a instalao e desinstalao de funcionalidades. Portabilidade: A instalao do sistema no deve ter restries quanto ao sistema operacional. Alm dos requisitos adotados, foi considerada a popularidade do SGC, o suporte oferecido pela comunidade e a documentao do sistema como critrios para a seleo. Aps avaliao dos requisitos para a escolha dos SGC, alguns sistemas de gerenciamento de contedo foram selecionados.

Avaliao dos principais sistemas de gerenciamento de contedo de cdigo aberto

Sistemas de gerenciamento de contedo selecionados

Esta seo apresenta um resumo geral de cada SGC selecionado a partir dos critrios denidos na Seo 3. Ao nal da descrio de cada sistema, exibida uma tabela de acordo com os critrios de avaliao denidos na Seo 2.

4.1

BitWeaver

Bitweaver surgiu em 2003 como uma ramicao do projeto TikiWiki [16]. A primeira verso estvel do sistema foi publicada na Web em abril de 2004. Sua ltima verso (2.0.1) foi publicada em fevereiro de 2008 e est disponvel para cpia sob a licena GNU/GPL. O sistema desenvolvido na linguagem PHP e utiliza ADOdb [5], uma biblioteca que possibilita o acesso aos bancos de dados PostgreSQL, MySQL, Oracle, MSSQL, DB2, Informix, Sybase, Interbase e Firebird. Os pacotes fornecidos pelo Bitweaver em sua instalao padro so: KernelPackage: Inicializa os pacotes do sistema. LibertyPackage: Fornece funcionalidades bsicas para os pacotes do sistema. InstallPackage: Permite instalar o Bitweaver e os pacotes do sistema. LanguagesPackage: Permite congurar o idioma do sistema. ThemesPackage: Fornece modelos padro de interface. UsersPackage: Permite o gerenciamento de permisses de acesso. Alm dos pacotes fornecidos em sua instalao padro, o Bitweaver fornece pacotes para notcias, blogs (websites pessoais), frum, calendrio, galeria de imagens, busca, wikis (sistema colaborativo), entre outros. A lista completa dos pacotes fornecidos pode ser examinada no website ocial do Bitweaver [6]. O website ocial do Bitweaver tambm fornece documentos com informaes sobre o procedimento e os requisitos necessrios para a sua instalao [7]. Os documentos que abordam estes aspectos esto completos e as explicaes detalhadas. O processo de instalao do Bitweaver inicia-se com a apresentao de uma interface com instrues para instalar o sistema. O processo ocorre em 10 etapas e ao trmino, apresentada a interface de administrao do sistema conforme mostrado pela Figura 1.

Figura 1: Interface de administrao do Bitweaver. Como pontos positivos, o Bitweaver apresenta velocidade para exibir o contedo solicitado no navegador do usurio e possibilita escolher, entre diversos bancos de dados, o mais

Avaliao dos principais sistemas de gerenciamento de contedo de cdigo aberto

adequado para a organizao. Por outro lado, a administrao do sistema (back-end) no muito intuitiva apesar de ser fcil de utilizar. A tabela abaixo mostra alguns aspectos do Bitweaver, conforme denido na Seo 2. Critrio Usabilidade Editor HTML Mobilidade de Contedo Versionamento Disponibilidade Replicao de Dados Balanceamento de Carga Rastreamento Resposta Sim No Sim No Sim Sim (opcional) Critrio Segurana Vericao de E-mail Formas de Autenticao Noticao de Problemas Suporte Frum Pblico Treinamento Comercial Programa de Certicao Resposta Sim LDPA (opcional) Sim Sim No No

4.2

CMS Made Simple

CMS Made Simple publicou sua primeira verso estvel na Web em outubro de 2005. Sua ltima verso (1.2.3) foi publicada em janeiro de 2008 e est disponvel para cpia sob a licena GNU/GPL. O sistema desenvolvido na linguagem PHP, compatvel com os bancos de dados MySQL e PostgreSQL e pode ser instalado nos sistemas operacionais Linux/Unix, Windows 2000/XP/Me/2003 e Mac OS X. Os mdulos fornecidos pelo CMS Made Simple em sua instalao padro so: Contedo: Possibilita manipular o contedo do website. Layout (estrutura): Possibilita congurar o formato e o estilo do website. Permisso de Acesso: Possibilita gerenciar os usurios que tero acesso ao mdulo de administrao. Administrao: Possibilita modicar as conguraes do website. Extenso: Possibilita incluir funcionalidades extras para o CMS Made Simple. Alm dos mdulos padro, o CMS Made Simple fornece mdulos para busca, enquete, edio de texto, lbum de fotograas, notcias, blogs (websites pessoais), calendrio, arquivo, glossrio, formulrios, gerncia de usurios, livro de visita e mapa do site. O website ocial do CMS Made Simple possui um Handbook (livro de mo) com informaes sobre os requisitos e os procedimentos para instalao do sistema. O processo para instalao do CMS Made Simple inicia-se com a apresentao de uma interface com instrues para instalar o sistema. O processo ocorre em 5 etapas e ao trmino, apresentada a interface de administrao do sistema conforme mostrado pela Figura 2. Os pontos positivos do CMS Made Simple so a sua facilidade de instalao, a interface de administrao intuitiva e a aderncia aos padro do W3C. Por outro lado, a documentao do sistema precisa ser melhorada. A tabela a seguir mostra alguns aspectos do CMS Made Simple, conforme denido na Seo 2.

Avaliao dos principais sistemas de gerenciamento de contedo de cdigo aberto

Figura 2: Interface de administrao do CMS Made Simple. Critrio Usabilidade Editor HTML Mobilidade de Contedo Versionamento Disponibilidade Replicao de Dados Balanceamento de Carga Rastreamento Resposta Sim No No No No No Critrio Segurana Vericao de E-mail Formas de Autenticao Noticao de Problemas Suporte Frum Pblico Treinamento Comercial Programa de Certicao Resposta No No No Sim No No

4.3

Drupal

O Drupal surgiu em 2000 e a verso 5.7, sua ltima verso, foi publicada em janeiro de 2008. O sistema, distribudo sob a licena GNU/GPL, desenvolvido na linguagem PHP e compatvel com os bancos de dados MySQL e PostgreSQL, podendo ser instalado em qualquer sistema operacional [4]. Os mdulos fornecidos pelo Drupal em sua instalao padro que merecem destaque so: Block: Gerencia o contedo dos menus do website. Blog: Possibilita aos usurios registrados manterem um blog (website pessoal). Book: Possibilita a publicao de documentos estruturados. Forum: Possibilita criar grupos de discusso. Locale: Possibilita apresentar o website em diferentes idiomas. Poll: Possibilita a criao de enquetes simples. Search: Possibilita efetuar buscas por contedos especcos no website. Alm dos mdulos padro, o Drupal possui mais de 2.900 mdulos divididos em categorias como: administrao, comrcio, comunidade, contedo, desenvolvimento, e-commerce, entre outras [14]. Entretanto o Drupal no garante o funcionamento correto destes mdulos adicionais. O processo de instalao do Drupal ocorre em uma nica etapa, na qual apresentada uma interface para a congurao do banco de dados do sistema. Aps trmino da instalao, apresentada uma pgina de boas vindas conforme a Figura 3. Como pontos positivos, o Drupal possui uma API (Application Programming Interface) para a criao de mdulos que possibilita integrar funcionalidades sem interferncia no ncleo

Avaliao dos principais sistemas de gerenciamento de contedo de cdigo aberto

Figura 3: Pgina de boas vindas do Drupal. do sistema. Alm disto, a forma de categorizao dos contedos do sistema, possibilita denir uma estrutura que facilita a busca de informaes. Por outro lado, o sistema no muito fcil para aprender e relatos armam que a segurana do sistema precisa ser melhorada e que os princpios da orientao a objetos no so integralmente aplicados. A tabela abaixo mostra alguns aspectos do Drupal, conforme denido na Seo 2. Critrio Usabilidade Editor HTML Mobilidade de Contedo Versionamento Disponibilidade Replicao de Dados Balanceamento de Carga Rastreamento Resposta Sim No Sim No No Sim Critrio Segurana Vericao de E-mail Formas de Autenticao Noticao de Problemas Suporte Frum Pblico Treinamento Comercial Programa de Certicao Resposta Sim LDPA (opcional) No Sim Sim No

4.4

eZ Publish

eZ Publish foi criado pela eZ System, uma organizao com 80 colaboradores com matriz na Noruega e liais na Ucrnia, Alemanha, Franca, Dinamarca e Canad. O eZ Publish est na verso 4.0, disponibilizada sob as licenas GNU/GPL, New BSD e eZ Publish Proprietary, pode ser instalado em qualquer sistema operacional, desenvolvido em PHP e compatvel com os banco de dados MySQL e PostgreSQL. Os principais mdulos fornecidos pelo eZ Publish em sua instalao padro so: Content: Possibilita o gerenciamento de contedos. Layout: Possibilita a escolha de modelos pr-denidos de layouts (interfaces com o usurio). Package: Possibilita importar e exportar pacotes. Role: Possibilita o gerenciamento de cargos. Setup: Possibilita a instalao do sistema a partir de uma interface Web. Shop: Possibilita incluir funcionalidades para o comrcio eletrnico. User: Possibilita gerenciar informaes dos usurios registrados.

Avaliao dos principais sistemas de gerenciamento de contedo de cdigo aberto

Workow: Possibilita gerenciar uxos de trabalho. Alm dos mdulos padro, o eZ Publish fornece as extenses Database, que possibilita utilizar o banco de dados Oracle, utilizar um sistema de busca (eZ Find), a construo de pgina com interfaces complexas (eZ Flow), o envio de notcias por e-mail (Newsletter), a integrao do eZ Publish com documentos do OpenOfce (ODF Import / Export), a criao de pginas formatadas (Online Editor) e a manuteno de contedo de um website (Website Interface). O processo de instalao do eZ Publish inicia-se com a apresentao de uma interface para a escolha do idioma a ser utilizado em todo o processo de instalao do sistema. O processo ocorre em 12 etapas e ao seu trmino, apresentada uma mensagem informando que o processo de instalao ocorreu com sucesso. A interface de administrao do sistema apresentada conforme a Figura 4.

Figura 4: Interface de administrao do eZ Publish. Os pontos positivos do eZ publish so o seu modelo de gerenciamento de contedo e a facilidade de uso da rea administrativa do sistema (backend). Por outro lado, a curva para aprendizagem alta e a comunidade critica a quantidade de licenas em que o sistema disponibilizado. A tabela abaixo mostra alguns aspectos do eZ publish, conforme denido na Seo 2. Critrio Usabilidade Editor HTML Mobilidade de Contedo Versionamento Disponibilidade Replicao de Dados Balanceamento de Carga Rastreamento Resposta Sim No Sim Sim Sim No Critrio Segurana Vericao de E-mail Formas de Autenticao Noticao de Problemas Suporte Frum Pblico Treinamento Comercial Programa de Certicao Resposta Sim LDPA Sim Sim Sim Sim

4.5

Joomla!

Joomla! foi criado em 2005 como uma ramicao do projeto Mambo, gratuito e de cdigo aberto, distribudo para cpia sob a licena GNU/GPL, que auxilia na construo de

Avaliao dos principais sistemas de gerenciamento de contedo de cdigo aberto

10

websites e outras aplicaes online [17]. Ele foi desenvolvido em PHP e compatvel com o banco de dados MySQL. As funcionalidades fornecidas pelo Joomla! em sua instalao padro so: Managing Content: Possibilita a publicao de contedos no website. Banners: Possibilita gerenciar a exposio de banners (imagem publicitria) no website. Newsfeeds: Possibilita a publicao de contedos no formato RSS. Polls: Possibilita a criao de pesquisas de opinio. Alm das funcionalidades padro, o Joomla! mantm uma comunidade de divulgao de extenses com mais de 2.600 extenses publicadas. Entretanto o Joomla! no se responsabiliza pela compatibilidade e o funcionamento das extenses. O processo de instalao do Joomla! inicia-se com a apresentao de uma interface para a escolha do idioma a ser utilizado no processo de instalao. O processo ocorre em 7 etapas e, ao seu trmino, apresentada uma mensagem alertando o usurio sobre a necessidade de remoo do diretrio de instalao do Joomla!. A interface de administrao do sistema (back-end) apresentada conforme a Figura 5.

Figura 5: Interface de administrao do Joomla!. Os pontos positivos do Joomla! so a quantidade de extenses disponveis para instalao e a comunidade ativa e atuante. Por outro lado, o cdigo gerado pelo Joomla! no adere aos padres de acessibilidade da W3C. A tabela abaixo mostra alguns aspectos do Joomla!, conforme denido na Seo 2. Critrio Usabilidade Editor HTML Mobilidade de Contedo Versionamento Disponibilidade Replicao de Dados Balanceamento de Carga Rastreamento Resposta Sim No Sim No No Sim (opcional) Critrio Segurana Vericao de E-mail Formas de Autenticao Noticao de Problemas Suporte Frum Pblico Treinamento Comercial Programa de Certicao Resposta Sim LDPA (opcional) No Sim Sim No

Avaliao dos principais sistemas de gerenciamento de contedo de cdigo aberto

11

4.6

Liferay Journal

A companhia Liferay foi criada em 2000 para fornecer solues de portais para organizaes no governamentais. A companhia atualmente oferece 3 produtos principais, o Liferay Portal, uma plataforma para portais no padro JSR-168, o Liferay Journal, um sistema de gerenciamento de contedos e o Liferay Collaboration Suite, que concentra diversos software de colaborao, tais como blogs, wikis e quadro de mensagens. O Liferay Journal est embutido no Liferay Portal que atualmente est na verso 4.4.2, publicada em fevereiro de 2008, sendo disponibilizada sob a licena MIT. O sistema desenvolvido na linguagem Java e compatvel com os banco de dados Apache Derby, IBM, Firebird, Hypersonic, Informix, InterBase, JDataStore, MySQL, Oracle, PostgresSQL, SAP, SQL Server e Sybase [10]. As principais funcionalidades fornecidas pelo Liferay Journal em sua instalao padro so: Publicao Web: Possibilita criar pginas Web utilizando contedo reutilizvel, modelos de interfaces exveis e gerar taxonomias de sites. Biblioteca de Documentos: Possibilita gerenciar documentos a partir de um repositrio centralizado com versionamento. Portal de Publicao: Possibilita a publicao de contedos em um website. Busca Federada: Possibilita retornar resultados de busca de diversas fontes de contedo. Criao de Artigos: Possibilita aos usurios, sem a necessidade de conhecimento tcnico, publicar contedos na Web atravs do uso de editores de textos. A interface do sistema apresentada conforme a Figura 6.

Figura 6: Interface do Liferay. Os pontos positivos do Liferay Journal so a facilidade de uso, a possibilidade de personalizao da experincia do usurio e a documentao completa do sistema. Por outro lado, a instalao do sistema no simples e a curva de aprendizagem do sistema elevada. A tabela abaixo mostra alguns aspectos do Liferay Journal, conforme denido na Seo 2.

Avaliao dos principais sistemas de gerenciamento de contedo de cdigo aberto

12

Critrio Usabilidade Editor HTML Mobilidade de contedo Versionamento Disponibilidade Replicao de Dados Balanceamento de Carga Rastreamento

Resposta Sim Sim Sim Sim Sim Sim

Critrio Segurana Vericao de E-mail Formas de Autenticao Noticao de Problemas Suporte Frum Pblico Treinamento Comercial Programa de Certicao

Resposta Sim LDPA, NTLM, NIS (opcional) No Sim Sim Sim

4.7

Mambo

Mambo surgiu em 2000 e atualmente est na verso 4.6.3, publicada em dezembro de 2007, que est disponvel para cpia sob a licena GNU/GPL. O sistema normalmente utilizado em websites pessoais e aplicaes corporativas, desenvolvido em PHP e compatvel com o banco de dados MySQL para armazenar os contedos. As funcionalidades fornecidas pelo Mambo em sua instalao padro so: Banners: Possibilita gerenciar a exposio de banners (imagem publicitria) no website. News Feeds: Possibilita a publicao de contedos no formato RSS. Polls: Possibilita a criao de pesquisas de opinio. Alm das funcionalidades padro, o Mambo possui mais de 170 extenses publicadas. Entretanto, o Mambo no se responsabiliza pela compatibilidade e funcionamento das extenses. O processo de instalao do Mambo inicia-se com a apresentao de uma interface para a escolha do idioma a ser utilizado em todo o processo de instalao do sistema e com as informaes sobre o ambiente o qual o sistema ser instalado. O processo ocorre em 6 etapas e ao seu trmino, apresentada uma mensagem informando que o processo de instalao ocorreu com sucesso. A interface de administrao do Mambo apresentada conforme a Figura 7.

Figura 7: Interface de administrao do Mambo. O Mambo destaca-se pela facilidade de uso e por caractersticas que possibilitam melhorar a performance dos websites. Alm disso, o sistema permite automatizar algumas tarefas como

Avaliao dos principais sistemas de gerenciamento de contedo de cdigo aberto

13

a indexao de pginas estticas. Por outro lado, parte da comunidade do Mambo migrou para o projeto Joomla!. A tabela abaixo mostra alguns aspectos do Mambo, conforme denido na Seo 2. Critrio Usabilidade Editor HTML Arrastar o contedo Versionamento Disponibilidade Replicao de Dados Balanceamento de Carga Rastreamento Resposta Sim No Sim No No Sim (opcional) Critrio Segurana Vericao de E-mail Formas de Autenticao Noticao de Problemas Suporte Frum Pblico Treinamento Comercial Programa de Certicao Resposta Sim LDPA (opcional) No Sim Sim No

4.8

Plone

Plone uma extenso do CMF(Content Management Framework), um arcabouo que surgiu a partir do Zope, um servidor de aplicaes Web, de cdigo aberto, especializado em gesto de contedos, portais e aplicaes personalizadas. O projeto Plone surgiu em 1999 e a sua primeira verso estvel foi publicada em 2001. A ltima verso estvel do Plone (3.0.6) foi publicada em fevereiro de 2008 e est disponvel para cpia sob a licena GNU/GPL. O sistema desenvolvido na linguagem Python, utiliza o servidor Zope e compatvel com os bancos de dados ZODB(Zope Object Database), Oracle, DB2, PostgreSQL, MySQL, SAP DB, Sybase, SQL Sever e Interbase. As funcionalidades oferecidas pelo Plone em sua instalao padro so: Gesto de Contedos: O Plone manipula todo elemento Web (texto, udio, vdeo, imagem e etc.) como um objeto e armazena no banco de dados ZODB. Gesto do workow: Possibilita a criao de uxos de trabalho (workows) que possibilitam gerenciar o processo de publicao de contedos atravs de regras para edio, aprovao, publicao e excluso. Gesto da Interface com o Usurio: Possibilita a escolha de modelos pr-denidos de layouts (interfaces com o usurio) e a manipulao destes modelos. Gesto de Metadados: Possibilita denir metadados para os objetos. Estes metadados esto de acordo com o padro Dublin Core[11]. Controle de Verses: Possibilita o gerenciamento de diferentes verses de contedos. Sindicalizao: Possibilita o compartilhamento de informaes entre diferentes websites. Para a instalao do Plone, basta copiar o sistema a partir do website ocial, Plone.org [1]. Aps copiar o instalador e solicitar a instalao, o processo de instalao ocorre automaticamente. A interface de administrao do Plone apresentada conforme a Figura 8.

Avaliao dos principais sistemas de gerenciamento de contedo de cdigo aberto

14

Figura 8: Interface de administrao do Plone. Os pontos positivos do Plone so a grande quantidade de recursos oferecidos, a facilidade de instalao do sistema, a aderncia aos padres de acessibilidade da W3C e a interoperabilidade da interface de administrao com os principais navegadores da Web. Por outro lado, relatos armam que a curva de aprendizagem do Plone elevada, que o conhecimento prvio de Zope e Python necessrio e que o Plone precisa ser melhor documentado. A tabela abaixo mostra alguns aspectos do Plone, conforme denido na Seo 2. Critrio Usabilidade Editor HTML Mobilidade de contedo Versionamento Disponibilidade Replicao de Dados Balanceamento de Carga Rastreamento Resposta Sim Sim (opcional) Sim No Sim Sim (opcional) Critrio Segurana Vericao de E-mail Formas de Autenticao Noticao de Problemas Suporte Frum Pblico Treinamento Comercial Programa de Certicao Resposta Sim Kerberos, LDAP, SMB No Sim Sim No

4.9

Typo3

O Typo3 (ou TYPO3) um SGC de cdigo aberto, distribudo sob a licena GNU/GPL, que possibilita a criao de websites corporativos. Foi desenvolvido na linguagem PHP e compatvel com os bancos de dados MySQL, Oracle e MS-SQL para armazenar contedos. Algumas das funcionalidades fornecidas pelo Typo3 em sua instalao padro so [3]: Distribuio de Arquivos: Possibilita criar desde uma simples lista de arquivos para cpia at mesmo gerenciar e distribuir arquivos com monitoramento. Gerenciamento de Formulrios: Possibilita criar e salvar formulrios. Integrao Multimdia: Possibilita a integrao de elementos multimdia, como vdeo, udio, animaes em Flash, Java Applets, entre outros. Mapeamento do Site: Possibilita congurar e elaborar um mapa do site utilizando DHTML, Flash/XML, grcos e textos. Gerenciamento de Grupos: Possibilita limitar o acesso de usurios a determinadas reas no website.

Avaliao dos principais sistemas de gerenciamento de contedo de cdigo aberto

15

Gerenciamento de Extenses: Possibilita instalar e atualizar extenses no sistema. Alm das funcionalidades padro, o Typo3 fornece algumas extenses que podem encontradas para instalao no website do sistema [2]. O processo para instalao do Typo3 inicia-se com a apresentao de uma interface para congurao do banco de dados a ser utilizado pelo sistema. O processo ocorre em 4 etapas e ao seu trmino apresentada uma mensagem informando que o processo de instalao do sistema ocorreu com sucesso. A interface de administrao do Typo3 apresentada conforme a Figura 9.

Figura 9: Interface de administrao do Typo3. O ponto positivo do Typo3 a sua exibilidade para congurar um website. Por outro lado, o Typo3 o sistema que demanda maior tempo para aprendizagem dentre os sistemas apresentados. A tabela abaixo mostra alguns aspectos do Typo3, conforme denido na Seo 2. Critrio Usabilidade Editor HTML Mobilidade de contedo Versionamento Disponibilidade Replicao de Dados Balanceamento de Carga Rastreamento Resposta Sim Sim (opcional) Sim No No Sim Critrio Segurana Vericao de E-mail Formas de Autenticao Resposta

Sim LDPA, NIS, NTLM, SMB Noticao de Problemas Sim Suporte Frum Pblico Sim Treinamento Comercial Sim Programa de Certicao No

Consideraes Finais

A Tabela 1 apresenta uma comparao entre os sistemas de gerenciamento de contedo analisados, conforme os critrios de avaliao denidos na Seo 2. A escolha de um sistema de gerenciamento de contedo que atenda aos objetivos organizacionais um processo difcil. Existe uma grande quantidade de SGC disponvel e a seleo de um sistema de gerenciamento de contedo depende dos aspectos denidos pelas organizaes. A maioria dos sistemas gerenciadores de contedo de cdigo aberto avaliados neste trabalho esto implementados na linguagem PHP e fornecem suporte ao banco de dados MySQL. Alm disso, grande parte deles esto disponveis para cpia sob a licena GNU/GPL.

Avaliao dos principais sistemas de gerenciamento de contedo de cdigo aberto

16

Tabela 1: Tabela Comparativa dos Vrios SGCs. CMS Made Simple Liferay Journal

BitWeaver

eZ Publish

Joomla!

Mambo

Drupal

Usabilidade Editor HTML Mobilidade de contedo Versionamento Segurana Vericao de E-mail Formas de Autenticao Noticao de Problemas Disponibilidade Replicao de Dados Balanceamento de Carga Rastreamento Suporte Frum Pblico Treinamento Comercial Programa de Certicao

Sim No Sim Sim Sim Sim No Sim Sim Sim No No

Sim No No No No No No No No Sim No No

Sim No Sim Sim Sim No No No Sim Sim Sim No

Sim No Sim Sim Sim Sim Sim Sim No Sim Sim Sim

Sim No Sim Sim Sim No No No Sim Sim Sim No

Sim Sim Sim Sim Sim No Sim Sim Sim Sim Sim Sim

Sim No Sim Sim Sim No No No Sim Sim Sim No

Sim Sim Sim Sim Sim No No Sim Sim Sim Sim No

Sim Sim Sim Sim Sim Sim No No Sim Sim Sim No

Com relao s funcionalidades, Drupal e Joomla! se destacaram pela quantidade de funcionalidades opcionais fornecidas. J as funcionalidades bsicas fornecidas na instalao padro no tiveram grande variao entre os SGC. O processo de instalao foi semelhante entre os SGC, com variaes na quantidade de etapas para realizar a instalao. Drupal se destacou por possibilitar a instalao em apenas uma etapa e Plone se destacou por disponibilizar um instalador desktop. Quantos aos critrios avaliados em conformidade com a Seo 2, foram encontrados os seguintes resultados: Usabilidade: o critrio Editor HTML est presente em todos os SGC analisados. O critrio Mobilidade de contedo est presente no Liferay Journal, no Plone e no Typo3. O ltimo critrio, Versionamento, est ausente apenas no CMS Made Simple. Disponibilidade: o critrio Replicao de Dados est presente no eZ Publish e no Liferay Journal. O critrio Balanceamento de Carga foi o mais equilibrado entre os critrios analisados. Os SGC BitWeaver, eZ Publish, Liferay Journal e Plone possuem este critrio. J o critrio Rastreamento est ausente no CMS Made Simple e no eZ Publish. Segurana: os critrios Vericao de E-mail e Formas de Autenticao esto ausente apenas no CMS Made Simple. Por outro lado, o critrio Noticao de Problemas est presente apenas no BitWeaver e no Typo3. Suporte: o critrio frum pblico atendido por todos os sistemas de gerenciamento de contedo. O critrio Treinamento Comercial est ausente apenas no BitWeaver e no CMS

Typo3

Plone

Avaliao dos principais sistemas de gerenciamento de contedo de cdigo aberto

17

Made Simple. J o critrio Programa de Certicao est presente apenas no eZ Publish.

Agradecimento

Ao Prof. Dr. Eduardo Simes Albuquerque, pela avaliao do presente texto e pelas sugestes feitas, as quais muito contriburam para a melhoria do texto original.

Referncias
[1] Plone. http://plone.org/products/plone, ltimo acesso em Maro de 2008. [2] Typo3 Extensions. http://typo3.org/extensions/, ltimo acesso em Maro de 2008. [3] Typo3 Feature List. http://typo3.com/Feature_list.1243.0.html, ltimo acesso em Maro de 2008. [4] About Drupal. http://drupal.org/about, ltimo acesso em Janeiro de 2008. [5] ADOdb Data Dictionary Library for PHP. http://phplens.com/lens/ adodb/docs-datadict.htm, ltimo acesso em Janeiro de 2008. [6] Bitweaver Features. http://www.bitweaver.org/wiki/Bitweaver+ Features, ltimo acesso em Janeiro de 2008. [7] bitweaverRequirements. http://www.bitweaver.org/wiki/ bitweaverRequirements, ltimo acesso em Janeiro de 2008. [8] BOIKO, B. Content Management Bible. John Wiley & Sons, Inc. New York, NY, USA, 2001. [9] BROOKS, F; BULLET, N. Essence and Accidents of Software Engineering. IEEE Computer, 20(4):1019, 1987. [10] Deployment Matrix. http://www.liferay.com/web/guest/products/ tech_specs/deployment_matrix, ltimo acesso em Fevereiro de 2008. [11] Dublin Core Metadata Initiative (DCMI). http://dublincore.org/, ltimo acesso em Fevereiro de 2008. [12] Ferramentas de CMS: saiba tudo antes de comprar uma. http://computerworld.uol.com.br/gestao/2008/03/05/ superguia-infoworld-avalia-sistemas-de-gestao-de-conteudo/, ltimo acesso em Maro de 2008. [13] Free Software Foundation (FSF). http://www.fsf.org/, ltimo acesso em Maro de 2008. [14] Modules Drupal. http://drupal.org/project/Modules, ltimo acesso em Janeiro de 2008.

Avaliao dos principais sistemas de gerenciamento de contedo de cdigo aberto

18

[15] PARREIRAS, F; BAX, M. Gerao de Sistemas de Gesto de Contedo com Softwares Livres. Perspectivas em Cincia da Informao, 10(2), 2005. [16] TikiWiki. http://info.tikiwiki.org/, ltimo acesso em Fevereiro de 2008. [17] What is Joomla! http://www.joomla.org/content/view/12/26/, ltimo acesso em Janeiro de 2008.

S-ar putea să vă placă și