Sunteți pe pagina 1din 6

UMA NOVA LEI QUE IMPUSESSE PRISO PREVENTIVA OBRIGATRIA EM CRIMES DE TRFICO INTERNACIONAL DE ENTORPECENTES PODERIA SER ACEITA

E PODERIA SER APLICADA A PROCESSO EM ANDAMENTO. POR QU? FUNDAMENTE.

UMA NOVA LEI QUE IMPUSESSE PRISO PREVENTIVA OBRIGATRIA EM CRIMES DE TRFICO INTERNACIONAL DE ENTORPECENTES PODERIA SER ACEITA?

Sim, poderia ser aceita. chamada de Lei de Drogas.

Assim como foi aceita a Lei 11.343/2006,

Essa Lei em seus artigos 33 e 44, diz que:

Art. 33. Importar, exportar, remeter, preparar, produzir, fabricar, adquirir, vender, expor venda, oferecer, ter em depsito, transportar, trazer consigo, guardar, prescrever, ministrar, entregar a consumo ou fornecer drogas, ainda que gratuitamente, sem autorizao ou em desacordo com determinao legal ou regulamentar: Pena - recluso de 5 (cinco) a 15 (quinze) anos e pagamento de 500 (quinhentos) a 1.500 (mil e quinhentos) dias-multa. Art. 44. Os crimes previstos nos arts. 33, caput e 1 , e 34 a 37 desta Lei so inafianveis e insuscetveis de sursis, graa, indulto, anistia e liberdade provisria, vedada a converso de suas penas em restritivas de direitos. Pargrafo nico. Nos crimes previstos no caput deste artigo, dar-se- o livramento condicional aps o cumprimento de dois teros da pena, vedada sua concesso ao reincidente especfico.
o

Com o advento da Lei de Drogas, houve a vedao de liberdade provisria para crimes de trfico de entorpecentes.

Atualmente, o Supremo Tribunal Federal considera o artigo 44 da Lei de Drogas, como inconstitucional, uma vez que feriria o princpio da presuno da inocncia e da dignidade da pessoa humana.

A inafianabilidade, por si s, no s pode e no deve constituir-se em causa impeditiva da liberdade provisria.

O STF cita que a proibio da liberdade provisria somente por conta da gravidade do crime, no pode ser aceita, pois as peculiaridades do caso concreto devem ser analisadas.

Desta forma, se h o preenchimento dos requisitos da priso preventiva, a medida cautelar deve ser aplicada, pois ela uma modalidade de priso cautelar por excelncia, mormente quando justifica a necessidade da priso para assegurar a regularidade da instruo criminal e para a aplicao da lei penal. Sendo espcie de priso cautelar, no pode ter sentido de punio.

A priso preventiva uma priso realizada durante a instruo processual, e tambm na fase inquisitorial, segundo disposio do artigo 311 do Cdigo de Processo Penal. Tem natureza cautelar, uma vez que meio do estado proteger bens jurdicos evolvidos no processo. considerado, ainda, meio provisrio de restrio de liberdade, uma vez que antecede uma possvel condenao definitiva.

Conclui-se, portanto, que a priso preventiva cautelar, provisria e processual, inclusive, conforme preceitua Franco (2012, p.596) a priso preventiva cautelar, provisria de natureza processual.

A doutrina firme no sentido de que a priso preventiva a exceo, no podendo ser decretada caso no haja o preenchimento dos requisitos e pressupostos do artigo 312 do Cdigo de Processo Penal.

A preventiva, por ser medida de exceo, deve ser interpretada restritivamente, para compatibiliz-la com o princpio da presuno de 2

inocncia (art. 5, inciso LVII da CF), afinal, o estigma do encarceramento cautelar por demais deletrio figura do infrator. A priso preventiva deve conter o fumus boni iuris e o periculum in mora, que so expressos nas hipteses legais do artigo 312 do CPP: a) Garantia da ordem pblica: quando a priso necessria

para afastar o autor do delito do convvio social, em razo de sua periculosidade; b) Convenincia da instruo criminal: sujeito impede o

regular andamento da instruo criminal. Visa garantir a execuo da prova processual; c) Aplicao da lei penal: quando a priso necessria para

impedir o desaparecimento do autor da infrao penal, est prestes a fugir; d) Garantia da ordem econmica: trata-se de priso decretada

para coibir graves crimes contra a ordem tributria, o sistema financeiro, a ordem econmica, etc.

A Lei 12.403/2011 (lei que trata das espcies de prises) trouxe o descumprimento de obrigao imposta pelo art. 282, 4, do CPP como mais um pressuposto, junto com o indcio de autoria e prova de materialidade.
Art. 282, 4: No caso de descumprimento de qualquer das obrigaes impostas, o juiz, de ofcio ou mediante requerimento do Ministrio Pblico, de seu assistente ou do querelante, poder substituir a medida, impor outra em cumulao, ou, em ltimo caso, decretar a priso preventiva (art. 312, pargrafo nico).

Condies de admissibilidade da priso preventiva, art. 313, CPP:

Art. 313. Nos termos do art. 312 deste Cdigo, ser admitida a decretao da priso preventiva: I - nos crimes dolosos punidos com pena privativa de liberdade mxima superior a 4 (quatro) anos; II - se tiver sido condenado por outro crime doloso, em sentena transitada em julgado, ressalvado o disposto no inciso I do caput do art. 64 do Decreto-Lei no 2.848, de 7 de dezembro de 1940 Cdigo Penal;

III - se o crime envolver violncia domstica e familiar contra a mulher, criana, adolescente, idoso, enfermo ou pessoa com deficincia, para garantir a execuo das medidas protetivas de urgncia; IV Revogado. Pargrafo nico. Tambm ser admitida a priso preventiva quando houver dvida sobre a identidade civil da pessoa ou quando esta no fornecer elementos suficientes para esclarec-la, devendo o preso ser colocado imediatamente em liberdade aps a identificao, salvo se outra hiptese recomendar a manuteno da medida. (Includo pela Lei n 12.403, de 2011).

A priso preventiva em nenhum caso ser decretada se o juiz verificar: a) As excludentes de ilicitude dos incisos I, II e III do caput do art. 23 do Cdigo penal; b) No cabvel em caso de contraveno, porque o Cdigo de Processo Penal refere-se a crime; c) No comporta para crime culposo, porque o art. 313 s se refere a crime doloso; d) Nos crimes cujas penas sejam iguais ou inferior a 4 anos; e) Se preventiva; ausente os requisitos autorizadores da priso

A decretao da priso preventiva deve basear-se em fatos concretos que indiquem a sua necessidade.

PODERIA SER APLICADA A PROCESSO EM ANDAMENTO? Quanto aplicao da lei processual penal no tempo, vale, como regra geral, o princpio do efeito imediato ou da aplicao imediata (tempus regit actum) ou sistema do isolamento dos atos processuais, consagrado expressamente no art. 2 do CPP, segundo o qual a norma processual penal entra em vigor imediatamente, pouco importa se mais gravosa ou no ao ru, atingindo inclusive processos em curso, sem necessidade de vacatio legis, embora os atos processuais praticados na vigncia da lei anterior sejam

absolutamente vlidos, o que vai de encontro ao imperativo constitucional de respeito ao direito adquirido, ao ato jurdico perfeito e coisa julgada (art. 5, XXXVI, CF).

Justifica-se esse princpio porque se presume que a lei nova mais gil, mais adequada aos fins do processo, mais tcnica, mais receptiva das novas e avanadas correntes do pensamento jurdico. Ademais, a norma processual penal no cria nenhuma conduta penal tpica, apenas trata de processo, no sendo, por isso, um tempo maior para que a sociedade tome conhecimento da mesma.

Contudo, parte da doutrina considera que, nos casos de priso, como est envolvida a liberdade, seja por aplicao de princpios constitucionais de proteo liberdade, seja por aplicao do artigo 2 da Lei de Introduo ao Cdigo de Processo Penal, s deveria ser aplicada aos novos crimes, ou, pelo menos, aos novos processos.

Como a Lei 11.343/2006, Lei de drogas considerada uma lei hbrida ou mista, pois em seu texto artigos que envolvem institutos mistos, previstos muitas vezes tanto no Cdigo de Processo Penal como no Cdigo Penal tambm considerada norma processual penal mista aquela que diz respeito priso do ru, pois ela envolve o direito material de liberdade. A priso preventiva, por exemplo, est diretamente ligada ao direito de liberdade do ru (somente pode ser decretada se houver motivo suficiente para superar tal direito).

Em havendo hiptese de incidncia de norma processual penal material, segundo entendimento doutrinrio prevalecente, embora haja posicionamentos em sentido contrrio, no deve haver ciso da norma entre a parte penal e a parte processual penal.

Nesse trilhar, aplicado, para a norma como um todo (e no apenas para a parte penal), o princpio tpico do Direito Penal da retroatividade da lei mais benfica (consagrado no artigo 5, XL, da Constituio Federal e no artigo 5

2 do Cdigo Penal), se efetivamente a lei desta natureza for mais benfica ao ru. Nesse sentido o art. 2 da Lei de Introduo ao Cdigo de Processo Penal, que determina que sejam aplicados os dispositivos mais favorveis ao ru, no que concerne priso preventiva e fiana, quando houver a edio de lei nova que colha situao processual em desenvolvimento.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS Vade Mecum Jurdico. 5 ed. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2013 Polcia Civil do Estado de So Paulo: escrivo, investigador agente de telecomunicaes. Coordenao Gustavo Bregalda. 1. Ed. So Paulo: Rideel, 2012. ISHIDA, Valter Kenji. Processo Penal: de acordo com a reforma processual penal. So Paulo: Atlas, 2009.

S-ar putea să vă placă și