Sunteți pe pagina 1din 6

CARLOS PATRICK DA SILVA

OS IMPACTOS CAUSADOS PELO FATOR PREVIDENCIRIO SOBRE OS TRABALHADORES DO REGIME GERAL DA PREVIDNCIA SOCIAL

Trabalho apresentado como exigncia para 2 avaliao da disciplina de mtodos e tcnicas de pesquisas II sob orientao do professor Aluzio Moreira.

RECIFE 2011

Sumrio
1 2 3 4 5 INTRODUO ....................................................................................................................... 3 REFERENCIAL TERICO ...................................................................................................... 4 METODOLOGIA .................................................................................................................... 5 CRONOGRAMA ..................................................................................................................... 5 REFERNCIAS ...................................................................................................................... 6

INTRODUO

A Previdncia Social foi criada para proteger o indivduo dos eventuais contratempos que possam ocorrer no dia-a-dia. Essa um sistema protetivo contributivo, portanto, para que o indivduo seja amparado por esta, dever estar devidamente enquadrado nas regras que so submetidas, para s ento gozar dos benefcios previdencirios. Ao longo dos anos, desde sua criao a previdncia social passou por diversas mudanas e a forma de clculo dos benefcios concedidos por esta vem sendo modificada. A ltima destas reformas previdencirias veio em 26 de novembro de 1999, quando a previdncia social brasileira adotou a Lei 9.876/99, esta veio com mudanas significativas na forma de calcular as aposentadorias, e com o intuito de atender o princpio do equilbrio financeiro e atuaria da Previdncia Social, introduziu no clculo das aposentadorias por tempo de contribuio e idade o Fator Previdencirio. Destarte, para trazer uma melhor compreenso do fator previdencirio pesquisamos o seguinte tema: Quais os impactos do fator previdencirio sobre os trabalhadores do regime geral da previdncia social (RGPS)? O Fator Previdencirio, aplicado integralmente aos segurados afiliados a partir de sua publicao, 26 de novembro de 1999, para os demais, filiados antes de 26 de novembro de 1999, o fator aplicado gradualmente por um perodo de 60 meses, 5 anos. Contudo, o segurado no esperava que o fator previdencirio, mesmo que de forma gradual, viesse impactar de forma to cruel sua to aguardada aposentadoria. Agindo na maioria das vezes como redutor de aposentadorias, o fator previdencirio, causa dficits econmicos aos segurados que se aposentaram desconhecendo as novas regras de concesso de benefcios previdencirios, uma vez que estes mesmos segurados quando contribuintes acreditavam que sua renda mensal como aposentados seria equivalente aos salrios-de-contribuio recolhidos para previdncia, alm de obrig-los a se manter no sistema previdencirio por mais tempo. Diante do tema colocado, de forma geral procuramos atravs desta pesquisa, demonstrar os impactos que o segurado pode sofrer, devido o desconhecimento do clculo de sua aposentadoria, e dos fatores que nele incidem e desenvolver o senso crtico de que preciso buscar orientao antes de requerer a aposentadoria.

De forma mais especfica, procuramos: a) Apresentar a forma de clculo do fator previdencirio; b) Demonstrar atravs de exemplos as perdas financeiras sofridas com a aplicao do fator previdencirio; c) Analisar quais as possveis situaes em que o fator previdencirio pode ser vantajoso ao segurado, ou ao menos, no trazer tanto prejuzo financeiro. Os impactos causados pelo fator previdencirio na renda dos aposentados vm causando transtornos e mais transtornos, tanto aos trabalhadores como ao poder judicirio que acaba inchando de aes com o intuito de revisar a renda se seus benefcios. Portanto, mesmo aps mais de uma dcada de sua implantao, muitos trabalhadores hoje, ainda sofrem conseqncias da aplicao do fator previdencirio em suas vidas, seja no valor de suas aposentadorias, ou na permanncia forada no mercado de trabalho. Sendo este assunto polmico, tema de discusso na Cmara dos Deputados e nos Julgados de primeira instncia no mbito da Justia Federal em todo Pas, discutindo-se sua inconstitucionalidade e permanncia no clculo das aposentadorias previdencirias, procuramos demonstrar o porqu de tanta polmica, mostrando a magnitude das percas financeiras dos trabalhadores do regime geral da previdncia social.

REFERENCIAL TERICO Sendo um tema bastante discutido seja na rea do direito ou na rea

econmica, de grande valia se conhecer a metodologia de clculo aplicada aos benefcios, podendo assim o segurado se precaver de possveis prejuzos que possa ter em sua renda psaposentadoria. Professor Fbio Zambitte Ibrahim, contribui para o tema, em seu livro, Curso de direito previdencirio, onde reserva um captulo para tratar do fator previdencirio demonstrando a aplicao e os questionamentos acerca deste.

O fator previdencirio pode ser inferior ou superior unidade. Se superior, ir melhorar o benefcio do segurado, desde que sua mdia esteja abaixo do teto. Se inferior, o fator ir reduzir o benefcio do segurado. Sem dvida, um grande desestmulo aposentao precoce. (ZAMBITTE - 2008, p. 505)

Ainda temos o Departamento Intersindical de Estatstica e Estudos Socioeconmicos (DIEESE) que no ano de 2007 produziu uma nota tcnica, disponvel em seu site, que representa bem o problema apresentado.
Esta formulao implica em que quanto maior a expectativa de vida, menor o fator previdencirio e, com isso, menor ser o valor da aposentadoria. Desse modo, para compensar o efeito provocado pelo aumento na expectativa de vida, o segurado induzido a permanecer mais tempo no mercado de trabalho, sob pena de ver o seu poder aquisitivo sensivelmente reduzido com a aposentadoria. E, conseqentemente, o trabalhador aumenta seu tempo de contribuio para a Previdncia Social. (DIEESE, 2007)

H ainda decises de magistrados favorveis aos beneficirios julgando a inconstitucionalidade do fator previdencirio, como na do Juiz Marcus Orione Gonalves Correia, da 1 Vara Federal Previdenciria em So Paulo/SP, onde ele afirma ser inconstitucional o fator previdencirio por introduzir elementos de clculo que influem no prprio direito ao benefcio.

METODOLOGIA Iremos abordar como mtodo para o nosso projeto a pesquisa bibliogrfica.

Para complementar e fundamentar a pesquisa abordaremos tambm a pesquisa documental e tcnica da entrevista.

CRONOGRAMA ANO 2013 Meses MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ

Atividades Correlaes e Adaptaes X X

Coleta de dados (documentao)

Crtica dados

elaborao

dos

Redao

Correo do texto e digitao

REFERNCIAS

DIEESE, Departamento Intersindical de Estatstica e Estudos Socioeconmicos. O fator previdencirio e os trabalhadores. Nota tcnica 45 de junho de 2007. Disponvel em: <www.dieese.org.br/notatecnica/notatec45_fatorprevidenciario.pdf.> Acesso em: 19 de novembro de 2011. IBRAHIM, Fbio Zambitte. Curso de direito previdencirio. 12. ed ., Rio de Janeiro: Impetus, 2009.

S-ar putea să vă placă și