Sunteți pe pagina 1din 30

Exames Radiolgicos contrastados

Exames Radiolgicos Contrastados


Exames do Trato Digestivo REED/SEED (Esfago,Estmago e Duodeno) Trnsito Intestinal Enema Baritado ou Enema Opaco Exames do Trato Urinrio Urografia excretora Uretrocistrografia

Exames contrastados:
Nos exames simples de RX, algumas estruturas anatmicas so facilmente visualizadas. Exemplo: os ossos. Outros rgos apresentam densidade semelhante em toda estrutura anatmica, impedindo sua perfeita visualizao. Exemplo: rins, estmago, intestinos, etc. Para esses exames necessrio o uso de contrastes radiolgicos, que so substncias qumicas que servem para opacificar o interior de rgos, que no so visveis no RX simples.

Os meios de contraste so classificados quanto: Quanto capacidade de absoro dos RX;

- Positivos ou radiopacos (branco)


- Negativos ou radiotransparentes (preto)

Composio qumica;
- Iodados (contm Iodo) - No iodados (n contm Iodo, mas podem apresentar brio ou gadolnio em sua frmula)

Capacidade de dissoluo:

- Hidrossolveis: dissolve-se em
gua. - Lipossolveis: dissolve-se em lipdios. - Insolveis: no se dissolvem

Vias de administrao:

- Oral: Boca
- Parenteral ou Intravenoso: quando por vias endovenosas ou artrias - Endocavitrio: orifcios naturais que se comunicam - Intracavitrio: via parede da cavidade em

O sistema digestivo
O sistema digestivo inclui todo o tubo digestivo e rgos acessrios

O sistema digestivo:
- Cavidade oral; - Faringe; - Esofago; - Estmago; - Duodeno; - Intestino delgado; - Intestino grosso; e - Anus

rgos acessrios: - Glandulas salivares - Pncreas - Fgado - Vescula Biliar

O sistema Digestivo

Existem dois procedimentos comuns envolvendo o trato gastrointestinal alto:


Esofagografia com Brio (estudo da faringe e do esfago) Seriografia Esfago-Estmago-Duodeno (SEED ou REED)

Esofagografia com Brio


o nome dado ao exame radiolgico especifico da faringe e do esfago. Este exame objetiva a obteno de imagens desde a faringe at a poro abdominal do esfago, estudando a forma e a funo da deglutio. Avalia a forma e a funo da faringe e do esfago atravs do brio deglutido.

Esfago

Esfago

Esfago

Indicaes:
- Anomalias;
- Cncer; - Corpos estranhos; - Refluxo, etc

Seriografia Esfago-Estmago-Duodeno SEED/REED

O objetivo deste exame estudar radiograficamente a forma e a funo do esfago distal estmago e duodeno determinando, assim, condies anatmicas e funcionais anormais.

O estmago
Localizado entre o esfago e o intestino delgado a poro mais dilatada do canal alimentar. A juno esofagogstrica, a abertura entre o esfago e o estmago, protegida por msculos circulares do esfncter crdico, de forma semelhante, o orifcio que deixa a poro distal do estmago denominada de stio pilrico ou piloro.

Divide-se em:
- fundo, - corpo e - poro pilrica (antro pilrico)

O estmago

POSIO DO AR E DO SULFATO DE BRIO NO ESTMAGO Ortostatismo o ar subir para encher o fundo, enquanto que o brio desce por ao da gravidade enchendo a poro pilrica; Decbito ventral o fundo situa-se mais posterior que a poro inferior do corpo do estmago, o ar ser encontrado basicamente no fundo, enquanto que o brio descer para a parte inferior do corpo e para a poro pilrica do estmago; Decbito dorsal o brio seguir para o fundo, enquanto o ar localizar-se- na extremidade distal do estmago.

POSIO DO AR E DO SULFATO DE BRIO NO ESTMAGO

brio

ar

19

Indicaes mais comuns para o REEED/SEED


Bezoar - material no digerido (tricobezoar e fitobezoar) Divertculos - espcie de herniao da parede do rgo mese - vmito Hematmese - com sangue Gastrite - inflamao da mucosa Carcinomas Gstricos - enchimento irregular Hrnia de hiato - orifcio diafragmtico lceras - Eroses da mucosa gstrica

Como vemos o estmago na OAD do REED

Estruturas mais bem demonstradas: estmago e ala do duodeno, uma imagem em perfil do bulbo duodenal. 21

Como vemos o estmago no PA do REED

Estruturas mais bem demonstradas: estmago e duodeno com brio no corpo e piloro do estmago.

Como vemos o estmago na Lat DIR do REED

Estruturas mais bem demonstradas: estmago e duodeno com uma vista do espao retrogstrico, com brio basicamente nas pores mdia e distal do estmago e duodeno.

Como vemos o estmago na OPD do REED

Estruturas mais bem demonstradas: estmago com o fundo cheio de brio, e duodeno com uma imagem em perfil do bulbo duodenal sem superposio do piloro.

Como vemos o estmago na AP do REED

Estruturas mais bem demonstradas: estmago e duodeno com brio concentrado no fundo do estmago. Hrnia de hiato demonstrada em posio de Trendelenburg.

DUODENO
O duodeno a primeira poro do intestino delgado, tem cerca de 25 cm, sendo a poro mais curta, mais larga e mais fixa do intestino delgado tem o formato da letra C e consiste em quatro partes: Duodeno: primeira poro do intestino delgado, poro mais larga e mais fixa; Poro descendente: Segunda poro;

Poro horizontal: terceira poro, esta curva-se para cima a fim de unir-se ao segmento final denominado poro ascendente. Poro acendente: segmento final do intestino delgado.

A juno do duodeno com a Segunda poro do intestino delgado, o jejuno, relativamente fixa e mantida no lugar por uma faixa muscular fibrosa chamada ligamento de Treitz, sendo o ponto de referncia em determinados estudos radiolgicos do intestino delgado.

DUODENO

DUODENO (DIVISES E ESTRUTURAS ADJACENTES


1 PORO BULBO DUODENAL PILORO

2 PORO DESCENDENTE FLEXURA DUODENOJEJUNAL PAPILA DE VATER

JEJUNO

4PORO ASCENDENTE CABEA DO PNCREAS 3 PORO INFERIOR OU HORIZONTAL


27

Como visualizamos o Bulbo duodenal em uma focada

ARCO DUODENAL

29

Bezoares

S-ar putea să vă placă și