Sunteți pe pagina 1din 12

A cor como elemento constitutivo da linguagem e narrativa cinematogrfica

Inaj Bonnig Pereira* Arnaldo Telles Ferreira** Resumo O assunto abordado no presente trabalho discorre sobre a cor como elemento constitutivo da linguagem e narrativa cinematogrfica. Alm da compreenso da cor como componente da linguagem cinematogrfica e determinante para a narrativa flmica, busca-se perceber os significados que pode transmitir, como a utilizao da cor cria e modifica significados e diferencia e classifica elementos e situaes. A compreenso dessas questes essencial, para entender como um elemento da linguagem cinematogrfica se torna mais simblico quando trabalhado tanto isolado quanto combinado aos demais. Entre os elementos, a cor admite vrias funes, e em razo disso verstil na criao dos significados e conceitos. Por meio da pesquisa bibliogrfica descrevem-se teorias e interpretaes a respeito do tema. Afirma-se, ento, a importncia da cor na produo cinematogrfica, que fornece significados quando inserida nos demais elementos cinematogrficos, sendo, dessa forma, determinante para a narrativa. Palavras-chave: Cinema. Cor. Imagem. Linguagem. 1 INTRODUO O cinema existe como arte e meio de comunicao; criado, modificado e evolui constantemente em razo do desenvolvimento de novas tecnologias de produo e novas ideologias e formas de expresso, que so aplicadas e recriam a linguagem cinematogrfica. O cinema e sua linguagem esto ligados desde o surgimento das primeiras tentativas de retratao do movimento. Junto ao cinema, a linguagem constantemente recriada pela necessidade de inovao, pela funo de retratar momentos e histrias nicos e por fazer parte da comunicao, que est em constante evoluo com a humanidade e suas relaes. Essa linguagem cinematogrfica composta por fatores e elementos como planos, iluminao, cenrio, cor, atributos sonoros, movimento de cmera, figurino, personagens, entre outros. Nessa riqueza de possibilidades da linguagem, cada elemento traz significados, ou seja, representa algo para os espectadores. Todos os elementos so essenciais, mas so mais ou menos determinantes conforme sua forma ou intensidade de utilizao e presena. Um dos elementos determinantes para a construo da narrativa a cor. Por meio da cor e suas caractersticas, cria-se um universo e se atribui sentido s aes no filme. Cada emprego da cor transcreve objetivos, imprescindveis para a composio flmica. O reconhecimento da cor como elemento constitutivo da linguagem e narrativa cinematogrfica essencial em razo da importncia que esse elemento, entre os demais, pode ter em relao influncia e criao de simbologias. Em consequncia dessa importncia, pretende-se esclarecer quais os elementos narrativos e estilsticos que constituem a linguagem cinematogrfica, como a cor pode ser trabalhada para conduzir a narrativa e transmitir conceitos, e como as cores so elementos essenciais na delimitao dos significados. Assim, busca-se compreender como a utilizao da cor diferencia e classifica
Acadmica da rea de Cincias Sociais e Humanas, Curso de Comunicao Social com habilitao em Radialismo da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), Campus de Joaaba; ina_bp@hotmail.com ** Professor Mestre do Curso de Comunicao Social com habilitao em Radialismo da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), Campus de Joaaba; orientador do trabalho; arnaldo.ferreira@unoesc.edu.br
*

Unoesc & Cincia ACHS, Joaaba, v. 2, n. 1, p. 17-28, jan./jun. 2011

17

Inaj Bonnig Pereira, Arnaldo Telles Ferreira

elementos e situaes, podendo destacar aspectos e minimizar outros em cena. Ainda, objetiva-se compreender a linguagem cinematogrfica e sua importncia para a narrativa flmica e entender como a cor e suas caractersticas so elementos constitutivos e essenciais na delimitao da narrativa. A pesquisa auxiliada por autores como Cole (1994), Peirce (2008), Dondis (1997), Tiski-Franckowiak (2000), Martin (2003), Farina, Perez e Bastos (2006) e Rousseau (2002). 2 CINEMA E LINGUAGEM O cinema, como forma de expresso, produzido pelos cineastas, que, mediante a maneira que o produzem, formam a linguagem cinematogrfica. Portanto, o cinema e a linguagem esto intimamente ligados, pois surgiram e evoluram juntos, recriando-se. Conhecer o cinema e sua linguagem narrativa de extrema importncia para entender o desenvolvimento de ambos e a contribuio para as possibilidades existentes na produo cinematogrfica e que fornecem grande variedade de criaes. A reproduo do movimento pela imagem, essncia do cinema, uma das aspiraes mais antigas da humanidade. Mesmo retrocedendo a pocas remotssimas, j encontramos o homem obcecado pela idia de solucionar este problema. (ROSENFELD, 2002, p. 52). O desenho e a pintura foram as primeiras formas de linguagem de representao dos aspectos dinmicos da vida humana e da natureza.
J no sculo X, pelo menos, o matemtico e astrnomo rabe Al-Hazen havia estudado vrios procedimentos que hoje chamaramos de cinematogrficos. E, na Antiguidade, Plato descreveu minuciosamente o mecanismo imaginrio da sala escura de projeo, enquanto Lucrcio j se referia ao dispositivo de anlise do movimento em instantes (fotogramas) separados. (MACHADO, 1997, p. 13).

Junto com essa preocupao, inicia-se o processo de formao das linguagens a partir da criao e aplicao de elementos que compem a imagem em movimento. O cinema, assim como outras artes, passou por diversas fases e evoluiu de acordo com fatores determinantes de cada poca, como os aspectos econmicos, artsticos, de contestao ao sistema vigente, etc. Essa evoluo foi acompanhada pela evoluo da linguagem cinematogrfica, criada pelos processos tcnicos em constante inovao e tambm com as iniciativas criadoras dos diretores. No incio, as produes eram rudimentares, em geral documentrios curtos sobre a vida cotidiana. Na poca de Edison e dos Irmos Lumire, o cinema:
[...] reunia, na sua base de celulide, vrias modalidades de espetculos derivadas das formas populares de cultura, como o circo, o carnaval, a magia e a prestidigitao, a pantomima, a feira de atraes e aberraes, etc. Como tudo o que pertence cultura popular, ele formava tambm um outro mundo de cinismo, obscenidades, grossuras e ambigidades [...]. (MACHADO, 1997, p. 76).

A partir das produes, a linguagem do cinema se desenvolve, criando estruturas narrativas. Como exemplo do seu desenvolvimento, tem-se o surgimento, no incio do sculo XX, final da dcada de 1920, do cinema falado, que indica mais um elemento para a linguagem do cinema na criao das narrativas. Assim como o som e a fala no cinema se tornaram determinantes, a cor veio complementar os artifcios de produo, tornando-se tambm elemento decisivo na delimitao narrativa. A cor, em meados dos anos 1930, foi redescoberta aps algumas tentativas de pintura mo ou com os banhos que tingiam as pelculas em cores uniformes. Mesmo vinda como componente da linguagem cinematogrfica, somente foi utilizada com outros objetivos alm do realismo no dia [...] em que os diretores compreenderam que ela no precisava ser realista [...] e que deveria ser utilizada antes de tudo em funo dos valores [...] e das implicaes psicolgicas e dramticas das diversas tonalidades (cores quentes e cores frias). (MARTIN, 2003, p. 68, grifo do autor). 18
Unoesc & Cincia ACHS, Joaaba, v. 2, n. 1, p. 17-28, jan./jun. 2011

A cor como elemento constitutivo da...

Para alcanar o objetivo da criao de histrias, o cinema conta com sua linguagem, a qual um fator essencial, pois, conforme Oliveira (2005, p. 52), aps o trmino da produo, [...] a imagem passa a falar por si mesma, independentemente do que seu autor tenha desejado dizer. A linguagem, composta por todos os elementos, como planos, cores, iluminao, forma de trabalhar os objetos e personagens, etc., guia e concretiza a narrativa flmica. 3 LINGUAGEM CINEMATOGRFICA E NARRATIVA A linguagem criada pelo cinema surgiu por meio das possibilidades tcnicas e tambm do poderio criativo dos homens, tendo a criao ideolgica como forma de expresso e os equipamentos e teorias como elementos para a materializao e desenvolvimento das produes cinematogrficas; ou seja, a composio da linguagem cinematogrfica foi sendo construda mediante as descobertas de procedimentos realizadas desde as primeiras tentativas de inovaes tcnicas ou ideolgicas, assim como foi se inserindo e adaptando os elementos e artes que vieram antes do cinema. Carrire (1995, p. 22) fala da utilizao dos elementos anteriores ao cinema e sua linguagem: O cinema fez uso prdigo de tudo o que veio antes dele. Quando ganhou a fala, em 1930, requisitou o servio de escritores; com o sucesso da cor, arregimentou pintores; recorreu a msicos e arquitetos. Cada um contribuiu com sua viso, com sua forma de expresso. A linguagem cinematogrfica complexa tanto pelas constantes modificaes e influncias sofridas, quanto pela sua composio, que possui vrias outras formas de expresso conectadas.
[...] o cinema uma linguagem compsita desde o nvel da matria de expresso. No s tem possibilidade de comportar vrios cdigos, mas vrias linguagens que, de certo modo, contm em si prprio; linguagens que se distinguem entre si pela sua prpria definio fsica: fotografia mvel em seqncia, som fontico, musical, rudo. (METZ, 1980, p. 39).

Assim, o modo de expresso do cinema no representa apenas cdigos com significados fechados criados para um entendimento, mas versteis maneira como so utilizados e funo, principalmente em razo da juno de vrias outras linguagens. As produes trouxeram cada vez mais significado linguagem cinematogrfica, fornecendo sequncias e sentido aos enredos por intermdio da aplicao dos vrios elementos que as compem. No por ser uma linguagem que o cinema pode nos contar to belas estrias, porque ele nos contou to belas estrias que se tornou uma linguagem. (METZ, 2007, p. 64). A linguagem do cinema tem o poder de criar narrativas diversificadas, podendo ser construdas pelo autor da obra sem uma gramtica visual, j que a linguagem visual criada mediante a aplicao dos meios tcnicos e criadores de cada cineasta. Assim, a imagem, apesar da sua exatido figurativa, extremamente malevel e ambgua ao nvel de sua interpretao, devendo ser trabalhado de acordo com os significados que se deseja transmitir. (MARTIN, 2003, p. 18). Toda produo audiovisual, como a flmica, possui diversos componentes, e cada objeto, conceito e ideia um signo, ou seja, aquilo que representa algo para algum. Dirige-se a algum e cria, na mente dessa pessoa, um signo equivalente, ou talvez um signo mais desenvolvido. Os signos denotam um [...] objeto perceptvel, ou apenas imaginvel, ou mesmo inimaginvel. (PEIRCE, 2008, p. 46-47). Os signos podem ser classificados como ndice, um signo cuja significao de seu objeto se deve ao fato de ele ter uma relao genuna com aquele objeto, sem considerar o interpretante; cone, um signo cuja virtude significante se deve apenas sua qualidade; e Smbolo, um signo cuja virtude significante se deve a um carter que somente pode ser compreendido com a ajuda de seu interpretante (PEIRCE, 2008). Nos filmes, os signos so classificados como Smbolo a partir do momento que precisam de um interpretante o qual faa conexes por meio de associaes, no obrigatoriamente feitas a partir de signos com existncia material, mas tambm imaginria. Para
Unoesc & Cincia ACHS, Joaaba, v. 2, n. 1, p. 17-28, jan./jun. 2011

19

Inaj Bonnig Pereira, Arnaldo Telles Ferreira

Aristteles (apud PEIRCE, 2008, p. 76), smbolo [...] o objeto imediato de um pensamento, um significado. O cinema uma linguagem rica e profundamente aberta a todos [...] os simbolismos, a todas as representaes coletivas, a todas as ideologias, ao das diversas estticas [...] a todas as iniciativas individuais dos cineastas (renovaes). (METZ, 1980, p. 41). Dessa forma, por intermdio das inflluncias e inovaes, as unidades significativas no tm significado estvel e universal. Enfim, como afirma Metz (1980, p. 341), o cinema contm vrios sistemas, possui signos bastante diferentes das demais lnguas e o [...] domnio da significao ultrapassa tanto o prprio signo como a prpria comunicao. A linguagem e a construo narrativa seguem juntas como auxlio e complementao para a constituio da produo cinematogrfica, com destaque a uns ou outros elementos que compem a criao flmica. Entre os elementos que compem a linguagem cinematogrfica, alguns podem ter sua utilizao bastante perceptvel na busca da formao de significados imprescindveis construo da narrativa. 4 A COR COMO CDIGO DA LINGUAGEM CINEMATOGRFICA Cada imagem possui seus elementos constitutivos para que o espectador possa interpretlos. Para essa interpretao, necessrio que as pessoas possuam e usem um referencial mnimo para poder decodificar o universo de imagens o qual invade o seu cotidiano. O leitor da imagem, utilizando seus sentidos e sua capacidade cognitiva, est em busca constante de conhecimento por meio de:
[...] renovadas significaes que encontra, transitando das partes para o todo e do conjunto do texto esttico para seus componentes. So as inmeras trilhas que se entrecruzam no visvel da imagem (plano de expresso) ao mesmo tempo em que tecem a significao (plano do contedo); da a necessidade de observar minuciosamente toda a imagem, resgatando os pontos relevantes para, a partir deles, recriar, traduzindo uma teia de elementos e procedimentos significantes que, como tal, construda por meio de linhas paralelas, concntricas, todas relacionadas. (OLIVEIRA, 2005, p. 53).

Quando a questo abordada a linguagem cinematogrfica, h maior complexidade, pois possui infinitas possibilidades de formas de combinao e expresso mediante os inmeros elementos que a constituem. Um elemento bastante utilizado com diversos objetivos a cor, que pode ser trabalhada de acordo com o intuito da produo, colocando-a como elemento determinante da macroestrutura da imagem ou como elemento secundrio. A escolha do grau de importncia depender das decises tcnicas e dos procedimentos relacionais, que so [...] as relaes, articulaes ou regras de combinao entre os elementos constitutivos da imagem. (OLIVEIRA, 2005, p. 50). A cor reconhecida aps um processo que envolve, em linhas gerais, a luz decomposta, o rgo da viso e o crebro. Ao fim desse processo, a sensao cromtica transmitida pelo nervo ptico e pelas vias pticas para o crebro, no qual processada. Assim, Cole (1994, p. 6) afirma que A cor portanto, existe verdadeiramente, na mente do observador.

20

Unoesc & Cincia ACHS, Joaaba, v. 2, n. 1, p. 17-28, jan./jun. 2011

A cor como elemento constitutivo da...

Desenho 1: Caminho da luz Fonte: adaptado de Pedrosa (2008).

Vive-se em um mundo cercado de cores e com indivduos que se ocupam com elas, como ocorre nas artes, moda, decorao, terapia, imagens, etc. Pedrosa (2008) e Tiski-Franckowiak (2000) exaltam a importncia da cor ao afirmarem que esta integra e comanda o extraordinrio espetculo da vida, e ainda, que atua com a luz como o alimento ou gua exigidos pelo organismo. Porm, inmeras pessoas convivem naturalmente com elas, inconscientes de sua importncia. Conforme Farina, Perez e Bastos (2006, p. 1), Se abrirmos os olhos ao mundo que nos rodeia, veremos que vivemos mergulhados num cromatismo intenso, e o homem moderno, ao lado de arquiteturas de concreto e de ao cinzento, no consegue separar-se dele, porque nele vive, por ele sente satisfao e amor. As relaes e experincias humanas com as cores originaram as simbologias e significados psicolgicos construdos por meio das descobertas, da utilizao e dos estudos constantes relacionados a elas, pois alm dos aspectos fisiolgicos, a cor est amplamente relacionada aos sentimentos, e ao mesmo tempo, sofre influncia da cultura, tornando-se smbolo. Nos mais de trs milhes de anos, desde as primeiras manifestaes de atividade humana, o homem descobriu a cor e tornou-a um extraordinrio meio de projeo e sentimentos, conhecimentos, magia e encantamento (FARINA; PEREZ; BASTOS, 2006; PEDROSA, 2008). Desde as primeiras aparies das cores, estas j fazem parte de uma linguagem por intermdio da qual o ser humano buscou expressar sentimentos e intenes. Os primeiros pigmentos foram feitos de terras coloridas, naturalmente encontradas [...]. Tinturas de animais e plantas foram logo exploradas [...]. Cores sintticas, criadas atravs de processos qumicos, tambm foram desenvolvidas nos primrdios dos tempos egpcios. (COLE, 1994, p. 8). A partir da aplicao das cores, mesmo que no intencional, comeam-se a criar os simbolismos, como nas cavernas pintadas de Lascaux, no Sudoeste da Frana, que, [...] datadas de cerca de 12000 a.C., revelam as primeiras cores usadas pelo homem. Os pigmentos principais, vermelho ocre e preto, simblicos da vida (sangue) e morte, eram comumente criados a partir dos xidos de ferro [...] e do carvo ou osso queimado. (COLE, 1994, p. 8). Ainda existem outras causas que levaram, mais tarde, as cores a resultarem em conceitos, e que, a partir destes, traaram linhas de pensamento hoje aplicadas de diversas maneiras, mas ainda objetivando transmisso de impresses similares. O azul ultramarino [...] devido ao seu custo elevado, [...] era usado para as figuras mais significativas na narrativa do artista, sendo as categorias mais finas reservadas a Cristo e Virgem. (COLE, 1994, p. 14). De situaes como essa e pela aplicao cromtica nas imagens, criam-se simbolismos, que conforme suas inseres nas produes, podem guiar a narrativa e se tornar um dos principais elementos cnicos. Mesmo que no incio da utilizao das cores nas expresses visuais a necessidade era basicamente psicolgica e cultural e no esttica, j se transmitiam mensagens e simbolismos, em
Unoesc & Cincia ACHS, Joaaba, v. 2, n. 1, p. 17-28, jan./jun. 2011

21

Inaj Bonnig Pereira, Arnaldo Telles Ferreira

razo do interesse do homem em inserir cores s suas criaes. A utilizao da cor na comunicao visual faz com que esse elemento exera aes sobre o indivduo que o recebe:
[...] a de impressionar, a de expressar, e a de construir. A cor vista: impressiona a retina. E sentida: provoca uma emoo. E construtiva, pois tendo um significado prprio, tem valor de smbolo e capacidade, portanto, de construir uma linguagem prpria que comunique uma idia. (FARINA; PEREZ; BASTOS, 2006, p. 13).

A partir do momento em que as cores possuem significados criados por meio da utilizao e experincias feitas com elas, cria-se tambm a possibilidade da utilizao destas para determinar e instigar as reaes e impresses desejadas. A cor, s vezes, cria o clima desejado e fala por si s, o que deve ser aproveitado como instrumento tcnico. (TISKI-FRANCKOWIAK, 2000, p. 151). No caso especfico de produes cinematogrficas, a cor pode ser aproveitada como instrumento tcnico e com uma liberdade caracterstica do cinema, que possui uma linguagem gil e verstil. As cores inseridas intencionalmente em cada objeto, contexto e ideia so parte desses elementos que contm a informao cromtica e recebem a denominao de signo, ou seja, algo que representa alguma coisa para algum em determinada circunstncia. As cores so fundamentais para a expresso sgnica, e assim, esto ligadas expresso de valores sensuais, culturais e espirituais, os quais so percebidos e decifrados pela viso, interpretados pela cognio e transformados em informao (FARINA; PEREZ; BASTOS, 2006, p. 5; GUIMARES, 2002, p. 15). Os signos, ou seja, as imagens cromticas, so o que chamamos de significantes. O significante uma imagem, o significado o-que-representa-a-imagem. (METZ, 2007, p. 80). A partir do momento em que transmitem conceitos e significam algo para algum, so classificados como smbolo, pois precisam de um interpretante que faa conexes por meio de associaes. O smbolo a forma na qual se recebe a mensagem visual, ou seja, no nvel simblico interpreta-se a mensagem mediante o vasto sistema de smbolos codificados que o homem criou e ao qual atribuiu significados (PEIRCE, 2008; DONDIS, 1997). As cores, aplicadas nas cenas durante uma sequncia flmica, conseguem transferir os conceitos por intermdio de como e onde so aplicadas, minimizando alguns aspectos e evidenciando outros. Considera-se uma cor dominante, que evidencie objetos, figurinos, cenrios e aes, em uma imagem, quando sua intensidade maior que a das outras cores, mas isso independe da rea na qual ela ocupe na composio. (SERVIO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL, 2002). As cores so utilizadas com determinadas pretenses, de acordo com a maneira e onde so inseridas e ainda pela manipulao de suas caractersticas, como a classificao em cores quentes ou frias.
So consideradas cores quentes o vermelho e o amarelo, alm de todas aquelas que contm uma predominncia percentual de vermelho e/ou amarelo. O conceito de quente advm de sua maior intensidade. As cores quentes so em geral mais luminosas e colocam as reas por elas preenchidas num plano mais frente. Classificamos como cores frias o azul e o verde, assim como todas aquelas que contm uma predominncia percentual de azul e/ou verde. O conceito frio advm da menor intensidade dessas cores. As cores frias so em geral menos luminosas e colocam as reas por elas preenchidas num plano mais atrs. (SERVIO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL, 2002, p. 40).

H, tambm, as cores primrias e secundrias. Considerando o espectro solar bsico, as cores primrias so classificadas em magenta, amarelo e azul, e as secundrias em vermelho, verde e azulvioleta. Mas, quando se fala em estmulos reais, essencialmente psicolgicos, as cores so divididas em bsicas, vermelho, amarelo e azul, e complementares, como laranja, verde e azul-violeta. (FARINA; PEREZ; BASTOS, 2006). Com as classificaes das cores, tem-se uma variedade de opes em relao utilizao delas. Pode-se colocar, por exemplo, elementos mais ou menos evidentes na imagem. Quanto a essa 22
Unoesc & Cincia ACHS, Joaaba, v. 2, n. 1, p. 17-28, jan./jun. 2011

A cor como elemento constitutivo da...

utilizao, existem tcnicas de aplicao das cores criadas a partir das particularidades dos filmes e de seus cineastas. Um exemplo, a maneira de trabalhar com as cores do cineasta Pedro Almodvar, o qual tem na maioria de suas criaes a marca das cores quentes, principalmente o vermelho, nos personagens que se destacam e precisam da ateno do espectador para que a compreenso seja a mais prxima da inteno do diretor. 4.1 Caractersticas Cromticas e Significados NA NARRATIVA A leitura de imagens ocorre desde a identificao do todo at o reconhecimento de um elemento como mais ou menos determinante na composio. Para as imagens, a cor um dos elementos que se coloca como muito relevante e que pode ser trabalhado a partir do objetivo de quais sensaes e impresses deseja causar (DONDIS, 1997). Anteriormente, a uma delimitao mais detalhada da atuao das cores, percebe-se que esta, entre outras, uma das informaes essenciais e imprescindveis que compem as imagens. Essas informaes vo desde o ponto, passando pela linha, forma, direo, tom, cor, textura, escala ou proporo e dimenso, at o movimento. A partir desses elementos, obtm-se as manifestaes visuais, as quais podem centralizar um ou mais aspectos, como a cor, que permanece relacionada aos demais, j que o significado transmitido mediante composies e no apenas de pontos isolados (DONDIS, 1997). Na imensa gama de cores, desde as oferecidas pela natureza, como o azul do cu, at as oferecidas pelo homem por meio das produes visuais artsticas ou comerciais, demonstram como este vive em um mundo cercado de cores, lidas e interpretadas a partir de conhecimentos empricos como a cor do cu anteriormente a uma chuva, e a partir das simbologias criadas e compreendidas psicologicamente. Nessas ltimas, cada elemento coexistente com a cor fornece sentidos e interpretaes diferentes. Conhecemos, ento, a cor no meio ambiente, como nas rvores, na terra e no cu, sendo estmulos comuns, aos quais associamos significados; e ainda, vemos as cores como significados, smbolos construdos pelo homem, pela sua histria e experincias. Nas produes cinematogrficas, principalmente quando h ocorrncia de mais de uma cor, criam-se conceitos e significados de acordo com as relaes estabelecidas entre elas e com os elementos cnicos. Por exemplo, quando aplicadas em determinados personagens ou situaes e inexistentes em outros, conseguem exaltar a importncia da diferenciao dos aspectos ativos na cena. Tiski-Franckowiak (2000, p. 151) conclui que. A expressividade de uma cor depender das funes que desempenhe. Quando entra em combinaes com outras cores, cada uma recebe dessa combinao determinadas funes espaciais, favorecendo a lgica das formas. O valor exato de uma cor relativo e depende do contexto colorstico. Para que as significaes sejam estabelecidas, a abordagem da cor deve ocorrer por intermdio da explorao de conceitos j estabelecidos, ou que, psicologicamente, possam ser criados para transmitir as sensaes desejadas aos espectadores, considerando que as cores influenciam o ser humano, tanto em carter fisiolgico quanto psicolgico. Farina, Perez e Bastos (2006, p. 2) falam sobre os efeitos das cores, as quais intervm na vida das pessoas,
[...] criando alegria ou tristeza, exaltao ou depresso, atividade ou passividade, calor ou frio, equilbrio ou desequilbrio, ordem ou desordem, etc. As cores podem produzir impresses, sensaes e reflexos sensoriais de grande importncia, porque cada uma delas tem uma vibrao determinada em nossos sentidos e pode atuar como estimulante ou perturbador na emoo, na conscincia e em nossos impulsos e desejos.

A vibrao em nossos sentidos, causada pela cor, determinada pela realidade sensorial em que vivemos; nela esto as cores que atuam sobre [...] a emotividade humana, [...] produzem uma sensao de movimento, uma dinmica envolvente e compulsiva. (FARINA; PEREZ; BASTOS, 2006, p. 85). H, por exemplo, ideias e conceitos criados por meio das cores que permanecem atualmente
Unoesc & Cincia ACHS, Joaaba, v. 2, n. 1, p. 17-28, jan./jun. 2011

23

Inaj Bonnig Pereira, Arnaldo Telles Ferreira

na aplicao cromtica. Esses significados so criados, principalmente, de acordo com os costumes sociais de diferentes pocas, e modificados a partir das utilizaes que resultam nas sensaes esperadas, tornando-se assim uma informao cultural. A cor uma condio e, como tal, uma caracterstica do estilo de vida de uma poca integra uma determinada maneira de ver as coisas. (FARINA; PEREZ; BASTOS, 2006, p. 17, grifo do autor). Certos conceitos das cores so comuns para indivduos que vivem na mesma cultura, j que esta um sistema de cdigos socialmente compartilhados, e a expresso da cor faz parte deles. As cores constituem estmulos psicolgicos que influenciam o indivduo a gostar ou no de algo, a negar ou afirmar algo, a se abster ou agir em relao a algo. De acordo com a poca e o contexto, as cores instauraram conceitos ainda hoje utilizados e compreendidos. Como exemplo, percebe-se que a cor azul sempre esteve presente na herldica dos reis da Frana e posteriormente na bandeira do pas, com objetivo de demonstrao de grandeza. Ainda demonstra a nobreza quando se constata a expresso sangue azul, usada para referenciar as origens nobres (ROUSSEAU, 2002, p. 38; FARINA; PEREZ; BASTOS, 2006, p. 102). A dependncia do sentido das cores com o contexto histrico-social, tanto do momento da produo quanto do momento da recepo, ocorre em razo da polaridade de sensaes que podem transmitir (FARINA; PEREZ; BASTOS, 2006; GUIMARES, 2002). As cores podem possuir essa ambivalncia quanto aos seus significados, do mesmo modo que os sentimentos tm dupla polaridade. Em determinado contexto, elas so carregadas de sensaes positivas, e em outro, podem assumir sensaes absolutamente negativas. Como ocorre com a cor vermelha: Ao lado do vermelho, cor do orgulho, do egosmo e da embriaguez sanguinolenta, h o vermelho do Amor divino, o vermelho do sentimento dionstico [...], do altrusmo e do sacrficio (ROUSSEAU, 2002, p. 80). Na cultura crist, o vermelho de sangue tomado positivamente o que d vida, que purifica e santifica. (FARINA; PEREZ; BASTOS, 2006, p. 99). Assim, para se obter uma significao precisa determinada cor em determinado contexto, deve-se aplicar a informao cromtica combinada com outros elementos sgnicos que possam indicar a leitura correta. Tais elementos podem ser desde outra cor at demais elementos cnicos (ROUSSEAU, 2002; FARINA; PEREZ; BASTOS, 2006; GUIMARES, 2002). A mensagem somente decodificada de forma eficiente, pois o ser humano conseguiu atribuir aos signos existentes outros classificados como smbolos, os quais dependem de uma memorizao e interpretao a partir de experincias anteriores ou de informaes inseridas no contexto sgnico. Todo um sistema de codificao ocorre quando se envolve elementos que geram um sentido ou significado. Para representar algo, o signo utiliza-se de objetos, modo pelo qual se refere quilo que representa. O objeto smbolo quando h o tipo de relao que ocorre por um processo de conveno, que, mesmo sendo de livre associao, determinada por princpios preexistentes. Principalmente no caso do smbolo, a associao depende do intrprete da mensagem para que ele gere um interpretante, ou seja, o que um signo pode formar na mente de algum ou as possibilidades interpretativas do signo (NIEMEYER, 2009). Os smbolos so, [...] de incio, estabelecidos culturalmente e, ento, difundidos, podendo, ento, passar a ser aplicados. (NIEMEYER, 2009, p. 61). Da forma descrita anteriormente, a caracterstica do signo, tambm inerente s cores, de transmitir ideias por meio de associaes ou combinaes entre signos, objetos e experincias, funciona como geradora de efeitos de sentido. Um exemplo relacionado cor a estimulao dos demais sentidos, como o tato, o paladar e a viso, ou seja, a utilizao da caracterstica sinestsica das cores. As cores tambm podem sugerir temperaturas, como o vermelho que sugere mais calor que o azul e pesos, como o branco mais leve que o preto. A relao entre as cores e os sabores tambm existem com as cores quentes associadas aos sabores doces e as cores frias aos amargos. Os cheiros e fragrncias tambm se correlacionam cromaticamente, como a pimenta com vermelho, perfumes com as cores violeta e rosa; e os maus cheiros s cores escuras e nebulosas (FARINA; PEREZ; BASTOS, 2006). 24
Unoesc & Cincia ACHS, Joaaba, v. 2, n. 1, p. 17-28, jan./jun. 2011

A cor como elemento constitutivo da...

As aplicaes e impresses criadas pelas cores ocorrem em razo dos significados estabelecidos, mas principalmente pela possibilidade de variao das combinaes de suas trs dimenses: matiz, saturao e brilho. A primeira diz respeito [...] s cores em si, com suas qualidades individuais. (DONDIS, 1997, p. 65). So trs matizes elementares: amarelo, vermelho e azul. O amarelo ligado luz e ao calor, o vermelho cor ativa e emocional e o azul, passivo e suave. Quando sozinhos, os dois primeiros tendem a se expandir e o ltimo a se contrair. Porm, quando relacionados, os significados tendem a se modificar, como ocorre na relao entre o vermelho e o azul, em que o segundo abranda o primeiro, assim como o amarelo intensifica o vermelho (DONDIS, 1997). Outra dimenso a saturao, a pureza relativa de uma cor. A cor saturada mais simples e se compe de matizes primrios e secundrios; j as cores menos saturadas levam a uma neutralidade cromtica, e at mesmo ausncia de cor, sendo sutis. O objeto ou acontecimento visual mais carregado de expresso e emoo quanto mais intensa a saturao (DONDIS, 1997, p. 66), portanto, trata de uma opo bastante intencional sobre os resultados informacionais da imagem.

Fotografia 1: Saturao Fonte: Dondis (1997).

A terceira dimenso da cor o brilho, que se define pelo claro ao escuro, das gradaes tonais ou de valor. uma dimenso acromtica, pois no depende da presena ou ausncia da cor para ter o tom, coexistindo com a cor na percepo, como na Fotografia 1, em que a saturao modificada mas o tom continua sem mudana (DONDIS, 1997). As cores, com suas dimenses, carregadas de seus possveis significados, na produo visual sofrem ainda mais influncias, como quando relacionadas com outras, formando um todo uniforme, no qual as tenses obtidas nas relaes e propores da composio contribuem para o pretendido; ou seja, fazem com que as cores possam ser identificadas sem que se desfaa o todo. Na aplicao das cores existem vrias tcnicas determinantes, entre elas, e uma das mais importantes, o contraste. importante aspecto quando se relacionam mais cores e se colocam intuitos como a harmonia e o equilbrio ou o impacto da cor por meio de uma ordem desarmnica. O contraste uma das caractersticas que fazem com que [...] a expressividade e poder de uma cor sejam alterados, intensificados ou moderados, buscando uma relao harmnica ou no, dependendo da inteno da cor na obra. Entre as tcnicas aplicadas imagem, [...] nenhuma mais importante para o controle de uma mensagem visual do que o contraste. (DONDIS, 1997, p. 107). O contraste ainda pode chamar a ateno a determinado local do espao pictrico e ajudar na memorizao dos detalhes, auxiliando na construo intencional da narrativa. Utilizando-se da cor e de suas caractersticas, como o contraste, o artista as aplica em sua intensidade, tonalidade e relaes com as demais, buscando fazer com que o receptor compreenda a obra de acordo com a inteno de quem a produz. Como exemplifica Farina, Perez e Bastos (2006, p. 74):

Unoesc & Cincia ACHS, Joaaba, v. 2, n. 1, p. 17-28, jan./jun. 2011

25

Inaj Bonnig Pereira, Arnaldo Telles Ferreira fcil constatar que o uso de tons da mesma gama, embora produzindo uma harmonia fcil e tranqila, normalmente no satisfaz completamente. O uso de cores contrastantes, quando bem empregado, pode conduzir a um conjunto harmnico com a vantagem de despertar interesse pela vivacidade ou mesmo pela tenso que ocasiona.

A utilizao de mais de uma cor constri valores, alterados de acordo com a relao entre elas, fazendo com que uma passe a sofrer influncia da(s) outra(s), transmitindo conceitos criados em razo da relao e do contexto em que so inseridas. As cores primrias so consideradas essenciais para fornecer o ritmo e o conceito desejado, comportam-se como pontos referenciais para guiar a ateno dos espectadores e criam ainda o equilbrio completo; ou seja, a existncia das cores primrias guia a ateno dos espectadores dependendo de seu posicionamento e utilizao no quadro pictrico, geralmente fornecendo significados bons, enquanto sua ausncia fornece, geralmente, significados ruins. Assim, as cores primrias so, em princpio, dominantes e direcionam o olhar, mas dependendo da saturao das outras cores nas imediaes, qualquer cor pode ser dominante. Portanto, ocorre uma certa independncia dessas cores, que, conforme o objetivo e quando utilizadas junto a outras, podem assumir vrios significados, bons ou ruins, dependendo no somente de sua ausncia ou predominncia (TISKI-FRANCKOWIAK, 2000). A utilizao das cores, de acordo com o desejo de criao na produo cinematogrfica, um exemplo de como so versteis na transmisso de significados e conceitos, e, consequentemente, importantes na conduo da narrativa. Como afirma Dondis (1997), a percepo da cor tem grande fora e pode ser usada com proveito para expressar e intensificar a informao visual, pois no tem apenas um significado universal compartilhado por experincia, mas um valor informativo especfico que ocorre por meio dos significados simblicos a ela vinculados. A construo desses smbolos ocorre em razo da combinao entre as cores utilizadas, s suas dimenses, predominncia de uma ou outra cor, ao contraste cromtico no enquadramento cnico, entre outras estratgias, fazendo com que, mediante a manipulao destas, gerem-se as sensaes cromticas desejadas. 5 CONCLUSO A incessante busca da inovao nas produes cinematogrficas contribui para a reformulao constante da linguagem cinematogrfica e seus elementos. Junto evoluo do cinema, a linguagem sofre mutaes e forma um sistema cada vez mais complexo e com vrias possibilidades de aplicao, em razo dos inmeros cdigos que a compem. Assim como o desenvolvimento do cinema contribui para a formao de novas formas de utilizao da linguagem, esta fornece subsdio para a inovao do cinema. por intermdio dessa linguagem que se constroem as narrativas, ou seja, as histrias retratadas nas produes flmicas so traadas mediante a combinao dos elementos que compem a linguagem. Entre eles encontra-se a cor, determinante na constituio da narrativa cinematogrfica. A cor utilizada com o intuito de causar impresses, retratar sentimentos, valorizar ou minimizar elementos, etc. Para isso, utilizam-se significados j existentes ou se constroem outros por meio da relao com os demais elementos cinematogrficos. Nota-se que, a partir do momento em que a cor no mais utilizada apenas para fornecer realismo s cenas, passa-se a trabalh-la como um cdigo gerador de conceitos. No apenas sua presena, mas tambm sua ausncia e coexistncia com outras cores instigam a imaginao e a interpretao do receptor atravs dos smbolos construdos pelo ser humano por meio de suas experincias. A produo de imagens e a insero das cores podem ser trabalhadas de forma com que levem os receptores a identificar as caractersticas da narrativa, e, at mesmo, o real objetivo cromtico da

26

Unoesc & Cincia ACHS, Joaaba, v. 2, n. 1, p. 17-28, jan./jun. 2011

A cor como elemento constitutivo da...

imagem. Para isso, a melhor forma de trabalhar com conceitos/smbolos j estabelecidos e que possibilitem as ligaes sgnicas. Os conceitos estabelecidos pela cor dependem, principalmente, de caractersticas como saturao, matiz e brilho, e ainda so determinados por um dos principais influenciadores cromticos, o contraste. Mediante a versatilidade e as possibilidades que as trs caractersticas fornecem aos trabalhos cromticos, possvel criar significados diversos. Conclui-se que cada elemento da linguagem cinematogrfica inserido com o intuito de delimitar caractersticas flmicas ou ao menos auxiliar os elementos principais. Estudando de maneira aprofundada apenas um elemento, verifica-se o verdadeiro objetivo de sua existncia, assim como a importncia da relao com os demais. A cor um elemento que contribui significativamente na criao de impresses nas cenas flmicas, pois verstil nas suas funes, podendo reter a ateno no espectador, valorizar ou minimizar objetos e aes, demonstrar caractersticas fsicas e psicolgicas de personagens e suas relaes sociais, do contexto flmico, cenrio, figurinos, etc., alm de fornecer realismo s cenas. O significado buscado pelas tonalidades, matizes, utilizao, predominncia, ausncia, harmonia ou desordem das cores, construdo por meio das relaes sgnicas, muitas vezes vindas de conceitos estabelecidos anteriormente. Percebe-se, ento, que a cor um elemento a ser compreendido pelos produtores audiovisuais, j que essencial na constituio da narrativa. Abstract The subject approached in the present work talk on the color as constituent element of the language and narrative cinematographic. Besides the understanding of the color as component of the language cinematographic and decisive for the narrative, it is looked for to notice the meanings that it can transmit, as the use of the color it creates and it modifies meanings and it differentiates and it classifies elements and situations. The understanding of those subjects is essential, because understands each other as an element of the language cinematographic becomes more symbolic when worked so much isolated as combined to the others. In the elements, the color admits several functions and, due to that, it is versatile in the creation of the meanings and concepts. Through the bibliographical research theories and interpretations are described on the theme. It is affirmed the importance of the color then in the production cinematographic, that supplies meanings when inserted us too much elements cinematographics, being like this, decisive for the narrative. Keywords: Cinema. Color. Image. Language.

REFERNCIAS

CARRIRE, Jean-Claude. A linguagem secreta do cinema. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1995.

COLE, Alison. Cor: O guia visual essencial arte da cor, desde a pintura na Renascena at os meios modernos atuais. So Paulo: Manole, 1994.

DONDIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual. 2. ed. So Paulo: Martins Fontes, 1997.

Unoesc & Cincia ACHS, Joaaba, v. 2, n. 1, p. 17-28, jan./jun. 2011

27

Inaj Bonnig Pereira, Arnaldo Telles Ferreira

FARINA, Modesto; PEREZ, Clotilde; BASTOS, Dorinho. Psicodinmica das cores em comunicao. 5. ed. rev. e ampl. So Paulo: Edgard Blcher, 2006.

GUIMARES, Luciano. A cor como informao: a construo biofsica, lingstica e cultural da simbologia das cores. 2. ed. So Paulo: Annablume, 2002.

MACHADO, Arlindo. Pr-cinemas & ps-cinemas. So Paulo: Papirus, 1997.

MARTIN, Marcel. A linguagem cinematogrfica. So Paulo: Brasiliense, 2003.

METZ Christian. A Significao do cinema. 2. ed. So Paulo: Perspectiva, 2007.

______. Linguagem e Cinema. So Paulo: Perspectiva, 1980.

NIEMEYER, Lucy. Elementos de semitica aplicados ao design. Rio de Janeiro: 2AB, 2009.

OLIVEIRA, Sandra Ramalho e. Imagem tambm se l. So Paulo: Edies Rosari, 2005.

PEDROSA, Israel. O Universo da Cor. 3. reimpr. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2008.

PEIRCE, Charles Sanders. Semitica. 4. ed. So Paulo: Perspectiva, 2008.

ROSENFELD, Anatol. Cinema: arte & indstria. So Paulo: Perspectiva, 2002.

ROUSSEAU, Ren-Lucien. A linguagem das cores: a energia, o simbolismo, as vibraes e os ciclos das estruturas coloridas. So Paulo: Pensamento, 2002.

SERVIO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL. Elementos da cor. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2002.

TISKI-FRANCKOWIAK, Irene T. Homem, comunicao e cor. 4. ed. So Paulo: cone, 2000.

28

Unoesc & Cincia ACHS, Joaaba, v. 2, n. 1, p. 17-28, jan./jun. 2011

S-ar putea să vă placă și