Sunteți pe pagina 1din 3

O filme Crash, no limite mostra mesmo de uma forma hiperbolizada, a realidade etnocntrica na qual muitas pessoas esto inseridas.

Os atores do vida a diversos esteretipos e, para caracteriz-los, usam de um etnocentrismo exacerbado. O preconceito racial o mais marcante, mas no o nico; h tambm o econmico, sexual e social. Com senas do que seria a vida cotidiana normal, o filme comea a apresentar, uma a uma, as formas de preconceito, desde o racial quando uma mulher branca assaltada por dois negros, num bairro de brancos e aqueles discutem moralmente quem deveria estar acuado perante a situao at um julgamento tnico moral de povos orientais tratados como iguais, sem considerao com cultura, origem ou outro diferencial tnico. Apesar de as personagens no se conhecerem propriamente, todas as histrias so, de alguma forma, ligadas umas as outras, formando uma teia que une e separa todos, ao mesmo tempo. Everardo Guimares Rocha, em seu livro O que etnocentrismo afirma (p. 17): o outro algum calado, a quem no permitido dizer de si mesmo, mera imagem sem voz, manipulado de acordo com desejos ideolgicos, ou seja, analisamos o outro de acordo com nossas definies ideolgicas, caracterizando-o baseado nas nossas experincias prvias, sem permitir que ele mesmo se defina ou caracterize, uma vez que julgamos estra num patamar acima, tnica, social, histrica e economicamente falando. Esse fato intimamente relatado no filme, uma vez que todos os esteretipos citados no mesmo so caracterizados dessa forma; seja quando uma branca rica decide trocar as fechaduras de sua casa novamente por terem sido trocadas por um latino (a quem ela chama de Hermano, afirma que o mesmo membro de uma gangue e vender suas chaves para outros gangsteres) ou quando um vendedor de armas julga estar vendendo uma arma a um terrorista quando vende a mesma para um persa (o

vendedor exclui a possibilidade de diferenas tnicas no momento que diz que todo imigrante proveniente do oriente mdio iraquiano fato esse que ocorre pois o filme d-se numa realidade ps atentado de 11 de setembro) ou ainda quando um policial, que, em teoria, deveria zelar pela lei e pela igualdade legal, abusa sexualmente de uma mulher negra na frente de seu marido. O filme deixa muito clara a fora desses julgamentos e o quo entrelaados eles esto com nossas concepes de realidade, ou seja, a sociedade forma cidados etnocntricos uma vez que os mesmos estaro julgando sua cultura (hbitos sociais diversos) como o melhor dentre os outros. No decorrer do filme, as crenas etnocntricas das personagens so questionadas e, depois de diversos acontecimentos, so, de forma bem direta e marcante, alteradas: a rica percebe que no possui amigas quando cai da escada e a nica a socorrer a empregada que ela queria demitir; o policial acaba arriscando a prpria vida para salvar a mulher negra que abusou anteriormente; dos negros que assaltam a mulher rica e o promotor, um assassinado por um policial (mesmo no sendo racista, ele acaba tendo um julgamento preconceituoso e mata-o sem motivo) e o outro, num momento de introspeco, em um choque de conscincia e realidade, percebe que suas aes estavam erradas e, depois de encontrar uma van cheia de pessoas traficadas, decide solt-las, ao invs de lucrar com a situao das mesmas. Os acontecimentos acima ocorrem para marcar que, mesmo com todas as definies pr concebidas, todos os grupos sociais necessitam uns dos outros, uma vez que vivem inseridos na mesma sociedade. Isso acaba por reafirmar a incoerncia dos atos etnocntricos, mas, mesmo com a conscincia de que eles so necessrios, os julgamentos preconceituosos continuam com a mesma voracidade e insero dentro da sociedade apresentada.

Mesmo tentando no seguir essa atitude de incoerncia social e de segregao baseada em conceitos deturpados (como o caso do policial loiro, que tenta afastar-se de seu antigo parceiro por ele ser extremamente preconceituoso e abusivo no que diz respeito ao poder), quase impossvel dissociar-se dos mesmos uma vez que eles esto fincados no intimo de cada um, relacionado diretamente com uma herana cultural falha e marcada pelos mesmos indicadores sociais de diferenciao e valorao das prprias relaes culturais (fato representado quando esse mesmo policial assassina o outro negro acidentalmente, mas abandona seu corpo no meio do nada). Crash, no limite procura marcar, por meio das histrias a principio sem relao, mas que depois se cruzam, como o etnocentrismo e o pr julgamento moral esto relacionados com a vida cotidiana e o quo natural essa situao nos parece, pois, como relatado antes, essas condies de segregao esto basificadas na herana cultural. Mostrar esses antagonismos nas vidas de integrantes de uma mesma sociedade reflete um desejo de alterao da realidade atual, isto , um anseio por mudana no quadro prconceitual atual vivido num pas continental (o filme ocorre nos Estados Unidos, mas pode ocorrer em qualquer outro pas/sociedade) onde as razes etnocntricas esto relacionadas, alm de outros aspectos, com a histria do mesmo, marcada sempre por conflitos tnicos e socioeconmicos.

S-ar putea să vă placă și