Sunteți pe pagina 1din 35

I.T.B.

INSTITUTO TCNICO DE BARUERI PROFESSOR MUNIR JOS

TCC SEGURANA DO TRABALHO

CURSO: TCNICO EM SEGURANA DO TRABALHO

-2013-

Agradecimentos

Epgrafe

Resumo

Acidentes do Trabalho com Material Perfuro-cortante com Profissionais da rea da Saude

Abstract

1. INTRODUO

O estudo foi realizado em um Hospital, de grande porte,

trabalho foi

realizado em cima de pesquisa documentria exploratria, baseado em relatrios de acidentes de trabalhos ocorridos no ano de 2012, acidentes registrados pelo SESMT (Servios de Engenharia e Segurana e Medicina do Trabalho). Dos acidentes ocorridos no ano de 2012, foram analisados somente acidentes com perfurocortantes, entre os profissionais envolvidos diretamente com esses materiais, mdicos, enfermeiros, tcnicos e auxiliares de enfermagem, fisioterapeutas, e, funcionrios da higiene e sade. A escolha do tema se deu devido no setor de sade ocorrer muitos acidentes com perfurocortantes e esses acidentes serem de alto risco pois h o risco de transmisso de agentes patognicos causadores de doenas atravs de sangue contaminado. Acidentes que tm gerados continua preocupao para o setor de Sade Ocupacional, e at mesmos os profissionais que so os mais expostos aos acidentes do trabalho. Outro fator que chama a ateno, que os acidentes com perfurocortantes tm causado no s leso fsicas, mas tambm psicolgicas. A preocupao da Empresa pesquisadas no s se refere ao cumprimento da legislao, mas a principal preocupao tem sido a sade a integridade do trabalhados na realizao de suas tarefas, com isso esperamos que esse estudo ajude a diminuir os acidentes ocorridos no s nas instituies analisadas, mas tambm em outras que atravs de propostas e medidas preventivas, possam estar abrindo as portas para a reduo desse quadro.

2. Objetivos

2.1 Objetivos Gerais

Analisar acidentes de trabalho envolvendo perfurocortantes em um Hospital, na regio Oeste de So Paulo, no ano de 2012.

2.2 Objetivos Especficos

- identificar a freqncia de acidentes ocorridos com material perfurocortante, com relao ao numero total de acidentes ocorridos na institutio; -analisar dados do CAT(Comunicado de Acidente de Trabalho), ocorrido com perfurocortantes; - realizar reavaliao de medidas existentes relacionadas preveno de acidentes com material perfurocortante.

3. Justificativa

4. Referncias Contextuais

4.1 Acidente de Trabalho

Segunda a ABNT (Associao Brasileira de Normas Tcnicas), acidente de trabalho a ocorrncia imprevista e indesejvel, instantnea ou no, relacionada como exerccio do trabalho, que provoca leso pessoal ou de que ocorre risco prximo ou remoto dessa leso. (NBR 14280/99). Conforme dispe o art. 19 da Lei n 8.213/91, "acidente de trabalho o que ocorre pelo exerccio do trabalho a servio da empresa ou pelo exerccio do trabalho dos segurados referidos no inciso VII do art. 11 desta lei, provocando leso corporal ou perturbao funcional que cause a morte ou a perda ou reduo, permanente ou temporria, da capacidade para o trabalho" . Por meio dessas legislaes so impostas responsabilidades para o empregador, pois evitar acidentes do trabalho dever de todas as empresas. Responsabilidades legais pela adoo de medidas coletivas e individuais para a proteo da sade e segurana do trabalhador. Conforme a lei 8.213/91, acidentes de trabalho envolve vrias elementos: Causalidade: Condio segundo a qual uma causa produz um efeito. Princpio de causalidade, relao necessria entre a causa e o efeito. Nocividade: Carter do que nocivo. (O acidente do trabalho pode acarretar leso corporal, perturbao fsica e psquica) Falta de capacitao: o acidentado fica incapacitado de exercer por algum tempo sua funo e com isso h um prejuzo patrimonial devido a perda de salrio. Nexo etiolgico: a relao direta e indireta entre a leso pessoal e o trabalho subordinado realizado a vitima.

4.2 Aspectos Psicologicos Associados ao Acidente de Trabalho com Material Perfurocortante.

Profissionais da rea de sade convivem sobre exposio rotineira a sangue e materiais perfurocortantes, mas com a descoberta da Aids passou a aumentar a preocupao desses profissionais, pois quando passam por exposio ao sangue quer seja por exposio cutnea ou perfuraes, sofrem presses psicolgicas e emocionais, porque ficam na expectativa para saberem resultados de exames ps-contato, para que possam ser negativadas a exposio. Muitos profissionais aps a exposio agentes patolgicos, no relatam os acidentes com medo de serem alvos de discriminao, no s no ambiente de trabalho como tambm na sociedade, pelo motivo de que a exposio pode se tornar um meio de contaminao, j que a AIDS a principal doena que ainda no se conhece a cura.

4.3 Materiais Perfurocortantes

Diariamentos em hospitais, so utilizados de forma constante, manipulao de agulhas, seringas, bisturis, lminas, cateteres, e outros materiais perfurocortantes. Quanto maior a necessidades de se utilizar esses materiais, a probabilidade de ocorrer o acidente tambm maior. Dentre os profissionais expostos aos matrias perfurocortantes, quem sofre maiores riscos de acidentes so os da enfermagem, e tambm so os que mais descartam esses materiais de forma errada. Segundo a resoluo 5/1993 do CONAMA (CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE) define como materiais perfurocortantes : agulhas, seringas, scalps, ampolas, vidros de um modo geral ou qualquer material pontiagudo que contenham fios de corte capazes de causar perfurao ou cortes. J a ANVISA(AGENCIA NACIONAL DE VIGILNCIA SANITRIA) define perfuro cortantes como: laminas de barbear, bisturis, agulhas, ampolas de

vidro, vidrarias, lancetas, e, outros assemelhados, contaminados ou no por agente qumico e biolgico.

Algumas recomendaes para descarte seguro de perfurocortantes: Mxima ateno durante a realizao dos procedimentos; Jamais utilizar os dedos como anteparo durante a realizao de procedimentos que envolvam materiais prfuro-cortantes; As agulhas no devem ser reencapadas, entortadas, quebradas ou retiradas da seringa com as mos; No utilizar agulhas para fixar papis; Todo material prfuro-cortante (agulhas, seringas, scalp, laminas de bisturi, vidrarias, entre outros), mesmo que esterilizados, devem ser desprezados em recipientes resistentes perfurao e com tampa; As farmcias e drogarias que realizam aplicaes de injeo devem adotar alguns procedimentos bsicos para garantir a segurana de seus clientes e funcionrios. O manuseio dos infectantes prfuro-cortantes e no-prfurocortantes devem obedecer a um padro;

Os recipientes especficos para descarte de material no devem ser preenchidosa cima do limite de 2/3 de sua capacidade total e devem ser colocados sempre prximos do local onde realizado o procedimento.

4.4 Risco Biolgico

Agentes biolgicos so vrus, bactrias, fungos e parasitas, que provocam ao homem alguma doena ocupacional. A exposio agentes biolgicos o risco ocupacional mais comum entre os profissionais da sade. Se agravando mais ainda com a descoberta do vrus da AIDS. Mesmo correndo um grave risco de exposio a esses agentes, muitos profissionais da sade no do importncia a esse tipo de exposio, com isso apresentaremos algumas normas relacionadas ao assunto:

NRs (Normas Regumentadoras) so as normas relativas a segurana e a medicina do trabalho, e so de observncia obrigatria pelas empresas publicas e privadas, e, pelos rgos pblicos e privados.Dentre as NRs, algumas se relacionam mais com essa pesquisa sobre Acidentes com Perfurocortantes, e so as NR 5 CIPA(Comisso Interna de Preveno de Acidentes), NR 6 EPI (Equipamento de Proteo Individual), NR 7 PCMSO (Programa de Controle Mdico de Sade Ocupacional), NR 9 PPRA (Programa de Preveno de Riscos Ambientais),NR 15 ATIVIDADES E

OPERAES INSALUBRES e NR 32 Segurana e Sade no Trabalho em Servio da Sade. Segue breve informaes sobre elas: 4.4.1 NORMA REGULAMENTADORA NR5 (CIPA)

A Comisso Interna de Preveno de Acidentes - CIPA - tem como objetivo a preveno de acidentes e doenas decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatvel permanentemente o trabalho com a preservao da vida e a promoo da sade do trabalhador. A CIPA identifica os riscos e processos do trabalho, elabora mapas de riscos, com a participao dos trabalhadores, os riscos so classificados em grupos, dentre desses riscos esto os riscos biolgicos.

Riscos Fsicos So representados por fatores ou agentes existentes no ambiente de trabalho que podem afetar a sade dos trabalhadores, como: rudos, vibraes, radiaes, frio, calor, presses anormais e umidade.

Riscos Qumicos So identificados pelo grande nmero de substncias que podem contaminar o ambiente de trabalho e provocar danos a integridade fsica e mental dos trabalhadores, a exemplo de poeiras, fumos nevoas, neblinas, gases, vapores, substancias, compostos ou outros produtos qumicos.

Riscos Biolgicos Esto associados ao contato do homem com vrus, bactrias, protozorios, parasitas, bacilos e outras espcies de microorganismos.

Riscos Ergonmicos Esto ligados execuo de tarefas, organizao e as relaes de trabalho ao esforo fsico intenso, levantamento e transporte manual de peso, mobilirio inadequado, posturas incorretas, controle rgido de tempo para produtividade, imposio de ritmos excessivos, trabalho em turno noturno, jornadas de trabalho prolongadas, monotonia, repetitividade e situaes causadoras de estresse.

Riscos Mecnicos ou de Acidentes So muito diversificados e esto presentes no arranjo fsico inadequado, pisos pouco resistentes ou irregulares, material ou matria prima fora de especificao, maquina e equipamentos sem proteo, ferramentas imprprias ou defeituosas, iluminao excessiva ou insuficiente, instalaes eltricas defeituosas, probabilidade de incndio ou exploso, armazenamento

inadequado e outras situaes de risco que podero contribuir para a ocorrncia de acidentes.

VEJA TABELA DE RISCOS:

GRUPO I AGENTES QUIMICOS POEIRAS FUMOS METLICOS NVOAS

RISCOS AMBIENTAIS GRUPO II GRUPO III AGENTES AGENTES FISICOS BIOLGICOS RUIDO VIBRAES RADIAES IONIZANTES E NO IONIZANTES PRESSES ANORMAIS VRUS BACTRIAS

PROTOZORIOS

GRUPO IV AGENTES ERGONMICOS TRABALHO FSICO PESADO POSTURA INCORRETA TREINAMENTO INADEQUADO INEXISTENTE JORNADAS PROLONGADAS DE TRABALHO

GRUPO V AGENTES MECNICOS ARRANJO


FISICO DEFICIENTE

MQUINAS SEM PROTEO MATRIA-PRIMA FORA DE ESPECIFICAO EQUIPAMENTOS INADEQUADOS DEFEITUOSOS OU INEXISTENTES FERRAMENTAS DEFEITUOSAS/ INADEQUADAS OU INEXISTENTES ILUMINAO DEFICIENTE ELETRICIDADE

VAPORES

FUNGOS

GASES PRODUTOS QUMICOS EM GERAL SUBSTNCIAS COMPOSTAS OU PRODUTOS QUIMCOS EM GERAL VERMELHO

TEMPERATURAS EXTREMAS FRIO CALOR

BACILOIS

TRABALHO NOTURNO RESPONSABILIDADE E CONFLITO TENSOES EMOCIONAIS

PARASITAS

UMIDADE

INSETOS COBRAS ARANHAS, ETC MARROM

DESCONFORTO MONOTONIA AMARELO

INCNDIO EDIFICAES ARMAZENAMENTO AZUL

VERDE

Mapa de Risco O mapa de risco um documento elaborado com a viso do trabalhador, a definio do mapa de risco esta embasado na portaria n 25, de 29 de dezembro de 1994, uma representao grfica do reconhecimento dos riscos ambientais, existentes em diferentes locais de trabalho.

Objetivos do Mapa de Riscos

Reunir as informaes bsicas necessrias para estabelecer o diagnostico da situao da segurana e sade no trabalho na empresa, e possibilitar, durante a sua elaborao, a troca e a divulgao de informao entre os trabalhadores, bem como estimular sua participao nas atividades de preveno.

Benefcios da Adoo do Mapa de Riscos

Identificao prvia dos riscos existentes nos locais de trabalho as quais os trabalhadores podero estar expostos;

Conscientizao quanto ao uso adequado das medidas e dos equipamentos de proteo coletiva e individual;

Reduo de gastos com acidentes e doenas, medicao, indenizao, substituio de trabalhadores e danos patrimoniais;

Facilitao da gesto de sade e segurana no trabalho com o aumento da segurana interna e externa;

Melhoria do clima organizacional, maior produtividade, competitividade e lucratividade.

Elaborao do Mapa de Riscos A elaborao do Mapa de Riscos esta mencionada na alnea a, do item 5.16 da NR 5, com redao dada pela Portaria n 25 de 29/12/1994: identificar os riscos do processo de trabalho e elaborar o mapa de risco, com a participao do maior nmero de empregados, com assessoria do SESMT, quando houver. A representao grfica dos riscos deve ser de forma clara, permitindo a rpida identificao de cada tipo de risco existente em cada setor. So utilizadas cores para identificar o tipo de risco e a gravidade representada pelo tamanho dos crculos. Circulo pequeno: risco pequeno por sua essncia ou por ser um risco mdio j protegido; Circulo mdio: risco que gera relativo incmodo, mas que pode ser controlado;

Circulo grande: risco que pode matar, mutilar ou gerar doenas e que no dispe de mecanismo para a reduo, neutralizao ou controle.

Alm destes dados devem constar no mapa o nmero de trabalhadores expostos e a especificao dos agentes de risco.

4.4.2 NORMA REGUMENTADORA NR6 (EPI)

Para os fins de aplicao desta Norma Regulamentadora - NR, considera-se Equipamento de Proteo Individual - EPI, todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado proteo de riscos suscetveis de ameaar a segurana e a sade no trabalho. De acordo com esta NR a empresa fica obrigada a fornecer o EPI, gratuitamente, e, adequado ao risco, em perfeito estado de conservao e funcionamento, quando as medidas de segurana coletiva no ofeream completa segurana a sade dos trabalhadores. Segundo a Nr 6 , EPI no impede o acidente, mas pode evitar a leso que o trabalhador venha sofrer caso ocorra o acidente. O EPI deve ser entregue ao trabalhador, mediante a treinamento de utilizao. Ele deve ser inspecionado periodicamente para comprovar sua preservao e uso.

4.4.3 NORMA REGUMENTADORA NR9 (PPRA)

A NR9 tem por objetivo realizar levantamentos dos riscos ambientais, atravs da antecipao, reconhecimento, avaliao e conseqentemente controle desses riscos, com a finalidade de identificar possveis situaes geradoras de doenas. Essa norma trabalha em conjunto com as demais normas como a NR 5 (CIPA) e NR 7 (PCMSO). Segundo esta Norma agente biolgicos so bactrias, fungos, bacilos, parasitas, protozorios, vrus, entre outros. Esses agentes so identificados no local atravs de avaliaes quantitativas e qualitativas.

4.4.4

NORMA REGUMENTADORA NR 15 ANEXO 14

No anexo 14 a NR 15 define que atividades realizadas com exposio a agentes biolgicos, so considerados insalubres de grau Maximo (40%) e grau mdio (20%), sobre o salrio mnimo da regio, esta caracterizao obtida pela avaliao quantitativa dos riscos. Insalubridade Grau Maximo trabalhadores que realizao trabalho ou operaes em contato com pacientes em isolamento por doenas infecto contagiosas, ou objetos de seu uso, no esterilizado, carnes, glndulas, vsceras, sangue, ossos, couro, plos e dejees de animais portadores de doenas infecto-contagiosas. Insalubridade Grau Mdio - servios de emergncias, ambulatrios,

postos de vacinao e outros estabelecimentos destinados aos cuidados da sade humana.


4.4.5 MINISTRIO DA SADE E OS MATERIAIS BIOLOGICOS

Segundo o Mistrio da Sade sangue, outros materiais contendo sangue, smen e secrees vaginais so considerados materiais biolgicos envolvidos na transmisso de doenas infecto-contagiosas. Apesar do smen e

das secrees vaginais estarem freqentemente relacionados transmisso sexual dos vrus de AIDS e Hepatite, esses materiais no esto envolvidos habitualmente nas situaes de risco ocupacional para profissionais de sade. Lquidos de serosas (peritoneal, pleural, pericrdico), lquido amnitico, lquor e lquido articular so fluidos e secrees corporais potencialmente infectantes. No existem, no entanto, estudos epidemiolgicos que permitam quantificar os riscos associados a estes materiais biolgicos. Estas exposies devem ser avaliadas de forma individual, j que, em geral, estes materiais so considerados como de baixo risco para transmisso viral ocupacional. Segundo este mesmo Ministrio, suor, lgrima, fezes, urina, vmitos, secrees nasais e saliva (exceto em ambientes odontolgicos) so lquidos biolgicos sem risco de transmisso ocupacional. Nestes casos, as profilaxias e o acompanhamento clnico laboratorial no so necessrios. A presena de sangue nestes lquidos torna-os materiais infectantes. Segundo ministrio da sade, qualquer contato sem barreira de proteo com material concentrado de vrus (laboratrios de pesquisa, com cultura de vrus e vrus em grandes quantidades) deve ser considerado uma exposio ocupacional que requer avaliao e acompanhamento.

4.5

PROCEDIMENTOS

EM

CASO

DE

EXPOSIO

MATERIAL

BIOLGICO

Segundo orientao do Ministrio da Sade (MS) , as normas de precaues universais so, atualmente denominadas Precaues Bsicas, so medidas de preveno que devem ser utilizadas na assistncia a todos os pacientes na manipulao de sangue, secrees e excrees e contato com mucosas e pele no-ntegra. Isso independe do diagnstico definido de doena infecciosa. Essas medidas incluem a utilizao de Equipamentos de Proteo Individual (EPI), com a finalidade de reduzir a exposio do profissional a sangue ou fluidos corpreos, e os cuidados especficos recomendados para manipulao e descarte de materiais perfurocortantes contaminados por material orgnico. A Norma Regulamentadora - NR 06 recomenda o uso dos equipamentos de proteo individual como luvas, mscaras, gorros, culos de proteo, aventais

e calados, sempre que houver possibilidade de contato com sangue, secrees e excrees, com mucosas ou com reas de pele no ntegra. Os procedimentos recomendados em caso de exposio a material biolgico incluem cuidados da rea exposta, imunizao at medidas de quimioprofilaxia e acompanhamento sorolgico. Cuidados no local da exposio devem ser iniciados logo aps o acidente. Orienta-se lavar o local com gua e sabo, em casos de exposio percutnea. Em casos de exposies de mucosas, a lavagem deve ser feita com gua ou soluo fisiolgica . Devido ocorrncia ser um acidente de trabalho, deve-se comunicar o setor de Sade Ocupacional, para que seja realizado os encaminhamentos necessrios. Segundo a Consolidao das Leis Trabalhistas CLT o preenchimento da Comunicao de Acidente de Trabalho (CAT) deve ser feita por determinao legal no mximo 24 horas aps o acidente. Deve ser realizada coleta de sangue para anlise de laboratrio, e este deve realizar o teste sorolgico. Os testes rpidos so os mais recomendados, dados a necessidade de se estabelecer o status da sorologia de ambos para o HIV e as Hepatites B e C, o qual determinar as medidas profilticas necessrias. Testes mais detalhados devem ser realizados juntamente para se determinar com maior fidelidade situao sorolgica, mesmo para outras patologias. A quimioprofilaxia para o HIV conforme recomendaes para atendimento e acompanhamento de exposio ocupacional a material biolgico para HIV do Ministrio da Sade (MS) deve ser empregada baseando-se na avaliao mdica criteriosa, quando indicado o uso dever ser iniciada o mais rpido possvel, dentro de uma a duas horas aps o acidente. O tratamento costuma ser empregado por um perodo de quatro semanas, existindo efeitos colaterais geralmente leves e transitrios controlados com outros medicamentos. Com base na orientao do MS, para o paciente fonte deve ser realizado sorologia mediante o seu consentimento. Pois a realizao dos exames e obtendo resultado negativo evita o incio da quimioprofilaxia anti-retroviral para o profissional de sade. O acompanhamento clnico-laboratorial dever ser realizado para todos os profissionais de sade acidentados que tenham sido expostos a pacientes-

fonte desconhecidos ou pacientes-fonte com infeco pelo HIV e/ou hepatites B e C, independente do uso de quimioprofilaxias ou imunizaes. 4.5 MEDIDAS PREVENTIVAS EXISTENTES NA INSTITUIO A instituio possui programas que visam a promoo da sade e preveno de acidentes com seus colaboradores, estas aes esto voltadas a qualidade de vida e bem estar dos mesmos. So aes conjuntas com outros setores como: Gesto de RH, Gesto da Qualidade, Servio Social, CIPA, Psicologia, etc. 4.6 INTEGRAO DE NOVOS TRABALHADORES Todos os novos colaboradores ao ingressarem na instituio realizam treinamentos de integrao, onde so repassadas informaes sobre a empresa, normas e rotinas existentes, assuntos de sade e segurana do trabalho so tratados de forma especifica onde se engloba temas com acidentes de trabalho, risco inerentes do ambiente de trabalho, EPIs m(Equipamento de Proteo Individual), utilizao, responsabilidade e troca, EPC ( Equipamento de Proteo Coletiva). 4.6.2 PROGRAMA DE EDUCAO CONTINUADA A empresa realiza treinamentos e cursos sobre lavagem de mo, manipulao de perfurocortantes, apresentao e treinamento sobre produtos com dispositivos de segurana, alm de programas de treinamentos indicados por gestores e supervisores que julguem serem de aproveitamento para o ambiente de trabalho. Os eventos so solicitados ao Setor de Educao Continuada, e podem ser realizados por qualquer gestor da Instituio, seguindo a ordem de: elaborar plano de evento; encaminhamento do plano de evento para o setor de Gesto de Pessoas, para auxilio na divulgao e organizao do treinamento. Alm de treinamentos realizados por gestores, tambm existe os treinamentos realizados pelo SESMT, treinamentos este de Preveno de

Acidentes, Riscos Ambientais. NR 32, Primeiros Socorros, Combate a Incndio, EPI, Condutas em casos de Acidentes no Trabalho.

4.6.3 ORDEM DE SERVIO

Aps o ingresso na instituio todos os trabalhadores recebem uma ordem de servio conforme a Norma Regulamentadora 1. Nesta ordem esta descrita os riscos que o trabalhador estar exposto, o tipo de EPI que poder ser utilizado.

4.6.4 DIALOGO DIRIO DE SEGURANA

A Empresa usa a metodologia do DDS para abordar assuntos que as vezes fogem da regra do setor de Segurana do Trabalho.

4.6.5 INSPEES DE SEGURANA NOS SETOR

A empresa faz inspees nos setores tanto com data marcada como visitas sem aviso prvio, com objetivo de fiscalizar os colaboradores, se os mesmos adquiriram a cultura prevencionista. Essas visitas tambm tm objetivos de identificar situaes que possam levar a um acidente com perfurocortante. 5 PROCEDIMENTOS METODOLOGICOS 5.1 PESQUISA

Este trabalho trata-se de uma pesquisa exploratria documental, com coleta de dados. Levando-se em considerao documentao do ano de 2012, documentao como CAT, Registro de Acidentes e Quase Acidentes, e pesquisa de campo, que foi utilizado para realizao de levantamento dessas informaes. Atravs desta pesquisa foi possvel subsidiar meios de planejamento para preveno de acidentes com perfurocortantes.

5.2 POPULAO

O estudo foi feito com todos os funcionrios da instituio, (mdicos, enfermeiros, auxiliares e tcnicos de enfermagem, auxiliares de limpeza e higiene, cozinheiros e ajudantes de cozinhas, de todo os quadros de funcionrios alguns setores no foi realizado a pesquisa, por no terem contato com materiais perfurocortantes.

5.3 ANLISE DE INFORMAES

Como a pesquisa foi feita somente do perodo de um ano (2012),foram coletados os seguintes dados: houve neste perodo 90 acidentes com perfurocortantes; desses acidentes 42 foram notificados atravs do CAT, 27 foram notificados atravs de Registros de Ocorrncias e 21 no foram notificados.

Veja tabelas:

POR SETORES
CENTRO DE MATERIAL ESTERILIZADO PRONTO SOCORRO 17% UTI ADULTO CENTRO CIRURGICO PR-PARTO 16% 3% 1% 3% 5% 4% 2% 2% 2% PEDIATRIA UTI PEDIATRICA ORTOPEDIA CLINICA MDICA CLINICA CIRURGICA UTI NEONATAL MATERNIDADE HIGIENIZAO

13%

6%

21%

5%

Dos setores analisados foram identificados os seguintes resultados: Centro de Material Esterilizado 5 acidentes ( 6%) Pronto Socorro 16 acidentes (17%) Uti Adulto 5 acidentes (5%)

Centro Cirurgico 15 acidentes (16%) Pr-Parto 2 acidentes (2%) Pediatria 2 acidentes (2%) Uti Pediatrica 2 acidentes (2%) Ortopedia 4 acidentes (4%) Clinica Mdica 5 acidentes (5%) Clinica Cirurgica 3 acidentes (3%) Uti Neonatal 1 acidente (1%) Maternidade 3 acidentes (3%) Higienizao 20 acidentes (21%) Ambulatrio 12 acidentes (13%)

POR FUNO
MDICOS AUX/TEC. ENFERMAGEM ENFERMEIROS AUXILIAR DE HIGIENE

19% 30%

29% 22%

Dos acidentes ocorridos foram analisados que dos 90 acidentes registrados, 30 acidentes ocorreram com o corpo clnico (Mdicos), 29 acidentes com Enfermeiros, 22% com auxiliares e tcnicos de enfermagem e 19% com os profissionais da higiene.

PERFUROCORTANTES
Manuseio/passadem de instrumentos Em trnsito para o descarte Durante descarte de perfurocortantes Descarte inadequado Durante limpeza Coliso com outro trabalhador ou com perfurocortante Outros Reencapar agulha Acesso intramuscular Transferncia/processamento de amostras Ativao do dispositivo de segurana Manipulao de agulha no paciente

4% 28%

13% 9% 9%

5% 3% 5% 5% 5% 4% 10%

Dispositivos envolvidos nos acidentes: Seringas descartveis (30%); Agulhas de suturas (20%); Scalps (12%); Lminas de Bisturis (8%); Estiletes de cateteres intravenosos (5%); Agulhas para coletas de sangue (3%)

ATIVIDADE EXERCIDA
Coleta lixo 7% Auxiliar Mdico/ Enfermeiro 7% Instrumentar cirurgia 9% Outros 9% Puncionar p/aplicar medicao 14%

Atender paciente 6%

Puncionar para coleta de sangue 14%

Descartar perfurocortante 17%

Higienizar material 9% Reencapar agulha 8%

Conforme grfico, foi identificado um grande nmero de acidentes no descarte do perfurocortante. As causas so variadas, descuido, paciente agitado, no observncia as normas de segurana, forma inadequada de descarte, realizao da atividade de forma automtica, autoconfiana, pressa, correria, falta de orientao, etc... Dos acidentes analisados nenhum profissional que sofreu acidente teve afastamento do trabalho, isso no significa que o acidente no teve muita importncia, ou gravidade, pois acidentes com perfurocortantes no gera um afastamento de imediato, mas devido ao risco de contaminao com agentes infecciosos, pode com o passar do tempo, o acidentado, se no houver um tratamento contrair uma patologia e da sim haver um afastamento do trabalho por motivos psicolgicos. 6 - Estratgias para preveno de acidentes Existem vrias alternativas que podem ser utilizadas como estratgias para reduo de acidentes com perfurocortantes, que pode ser desde aos programas de reeducao dos profissionais, treinamentos sobre o descarte correto de materiais, melhores sistemas de para descarte. Contudo para se

evitar o acidente o melhor mtodo seria buscar meios para utilizar o mnimo possvel de perfurocortantes, j que os Equipamentos de Proteo Individuais no impedem o acidente, impedem somente o contato com

sangue e outros patgenos, desde que o Epi no sofra nenhum dano que venha impossibilitar proteo ao profissional. 6.1 Alternativas para o uso de agulhas Com medicamentos Algumas fabricantes de medicamentos descartando j a

disponibilizam

medicamentos

diludos

(preparados),

necessidade do profissional fazer o uso de agulhas para constituio, esses medicamentos j so preparados para serem utilizados diretamente na forma intravenosa usando equipos, nesses casos no se faz o uso de agulhas. Nas coletas de sangue devem ser observadas as possibilidades de uma amostragem se fazer vrios exames. 6.2 Controles de Engenharia deve se isolar um perigo no local de trabalho, exemplo disso, instalaes de coletores de descarte, dispositivos de segurana que isolam completamente o perfurocortante. Os dispositivos de segurana devem: Ser parte integrante do perfurocortante; Ser simples de usar; Ser confivel; Automtico; Ser semelhante aos dispositivo convencionais; Produzir um aumento mnimo no volume de resduos. Os dispositivos de segurana no podem comprometer o atendimento ao paciente(cliente).

6.3 Mudanas nas prticas de trabalho Utilizar instrumentos em alguns procedimentos como cirurgias, cortes de peles e tecidos ao invs de se utilizar os dedos para o procedimentos poderiam ser utilizados pinas ou outros instrumentos para manipulao de agulhas e lminas (quando possvel); Utilizar a voz para anunciar a entrega de algum instrumento ou produto que possa causar um acidente, para que a pessoa venha tomar cuidado; Utilizar cuba rim ou bandejas para armazenar seringas e agulhas ao invs de ficar segurando nas mos; Na medida do possvel utilizar bisturis eltricos; Usar lminas de bisturis arredondadas ao invs de pontiagudas.

6.3 Medidas de Preveno com mltiplos componentes Para se reduzir acidentes de trabalho com perfuro cortantes no necessita somente de dispositivos de segurana e, sim de um conjunto de fatores que poderiam reduziriam drsticamente o nmero de acidentes, fatores esses: Aes educativas; Ambiente de trabalho seguro; Relao paciente/trabalhador segura; Implantao de programas compulsrios de capacitao; Reposio e distribuio de coletores de perfurocortantes; Avaliao e adoo de novos dispositivos de segurana para sistemas de administrao IV (Intra-venosa).

Fatores Organizacionais de suma importncia que a empresa no seu todo esteja envolvida na preocupao da reduo de acidentes com perfurocortantes, com isso alguns fatores na organizao devem ser institudos, vejamos:

Etapa 1. Desenvolvimento organizacional Criao de um programa no mbito institucional;

Esse programa tem como principal objetivo proporcional de uma forma visvel a preocupao e o comprometimento de lideres na administrao do programa, tambm importante que deste programa participem profissionais de servios de fisioterapia, infeco hospitalar, segurana ocupacional, higiene e limpeza, centro de material esterilizado. Estabelecimento de um comit de preveno de acidentes com perfurocortantes;
reas e setores representados responsabilidades e contribuies comunicar o comprometimento da diretoria/gerentes empresa com a segurana do trabalhador identifcar prioridades para CCIH interveno com base nos riscos de transmisso de doenas coletar informaes sobre SESMT os acidentes promover a notificao de acidentes fornecer informaes detalhadas sobre formas e estratgias educao continuada identificar a necessidades de novos treinamentos e qualificaes aos trabalhadores ajuda a identificar produtos e compras e fabricantes de perfurocortantes com dispositivos de segurana

Envolvimento de diretores e gerentes.

Nesta etapa do desenvolvimento organizacional, os diretores e gerentes tm como principal funo demonstrar aos seus subordinados que a

preocupao com a sade dos trabalhados so pontos principais para a organizao. Etapa 2. Avaliao dos processos operacionais do programa Nesta etapa 5 processos so de suma importncia para o andamento do programa, so eles: Avaliao de uma cultura de segurana;

O comit deve avaliar as normas de segurana de setores, e sugerir normas para reduo de acidentes do trabalho Normas e procedimentos para procedimentos de acidentes;

Normalmente empresas tm normas e procedimentos para realizao do trabalho de forma escrita e documental, o comit nesta etapa tm como funo analisar esta documentao, para concluir se as normas esto sendo seguidas e se necessitam de reavaliao e melhorias. Anlise e uso dos dados;

Os dados coletados sobre acidentes do trabalho com perfurocortantes nesta etapa sero utilizados para implantao de perfurocortantes com dispositivos com segurana. Sistema de seleo, avaliao e implantao de perfurocortantes com dispositivos de segurana; Aps a anlise dos dados, est etapa ser utilizada pelo comit para adquirir produtos com dispositivos, funo que engloba o setor de comprar, que ir analisar produtos certificados e que tero uso significativo na empresa. Programa de capacitao dos trabalhadores.

Aps a implantao de produtos com dispositivos na empresa, de total importncia que o setor de segurana do trabalho junto com a educao continuada, realizem treinamentos para o devido uso e descarte desses materiais. Etapa 3. seleo de perfurocortantes com dispositivos de segurana Nesta etapa o setor de compras ir avaliar produtos j existentes no mercado, que atendam necessidades da instituio, esses materiais necessitaram de avaliao previa dos profissionais que faro uso dos mesmos, para que no comprometam a sade do paciente. Esses produtos devem possuir alguns critrios como: design especificam caractersticas fsicas do produto; desempenho o dispositivo deve funcionar para fins propostos de atendimento ao paciente e segurana do trabalhador. Veja tabela de perfurocortantes com e sem dispositivo de segurana:
cd.anvisa
90508955 90508963 90508912 90508920 90508939 90508947
90508548

descrio

cateter venoso periferico com dispositivo de segurana n14 cateter venoso periferico com dispositivo de segurana n16 cateter venoso periferico com dispositivo de segurana n18 cateter venoso periferico com dispositivo de segurana n20 cateter venoso periferico com dispositivo de segurana n22 cateter venoso periferico com dispositivo de segurana n24
DISPOSITIVO P/ INFUSAO INTRAVENOSA PERIFERICA COM ASAS COM DISPOSITIVO DE SEGURANA N 19 DISPOSITIVO P/ INFUSAO INTRAVENOSA PERIFERICA COM ASAS COM DISPOSITIVO DE SEGURANA N 21 DISPOSITIVO P/ INFUSAO INTRAVENOSA PERIFERICA COM ASAS COM DISPOSITIVO DE SEGURANA N 23 DISPOSITIVO P/ INFUSAO INTRAVENOSA PERIFERICA COM ASAS COM DISPOSITIVO DE SEGURANA N 25 DISPOSITIVO P/ INFUSAO INTRAVENOSA PERIFERICA COM ASAS COM DISPOSITIVO DE SEGURANA N 27

unidade und und und und und und und und und und und

R$ R$ 2,06 R$ 2,06 R$ 2,06 R$ 2,06 R$ 2,06 R$ 2,06 R$ 1,70 R$ 1,70 R$ 1,70 R$ 1,70 R$ 1,70

90508556

90508564

90508572
90508580

Seringa de insulina

S-ar putea să vă placă și