Sunteți pe pagina 1din 6

Voc j parou para pensar o porque que nos alimentamos?

Neste trabalho discutiremos algumas questes referentes este questionamento, trazendo em tambm em vista conceitos qumicos que cerca esta temtica. Os alimentos so parte essencial vida de qualquer ser vivo, estes so responsveis pelo fornecimento de energia utilizada diariamente em nossas atividades (carboidratos), produzem materiais para a construo do nosso corpo no decorrer do nosso crescimento, assim para reparao do corpo (funo plstica, protenas), Os alimentos ainda oferecem uma contribuio funo protetora e reguladora do corpo (vitaminas). Mas, como os alimentos produzem tais efeitos em nossos corpos? Todos os seres vivos diferenciam-se demais por serem compostos por clulas, (Os vrus no entanto, no possuem clulas, porm, reproduzem-se e sofrem

modificaes em seu material gentico, esse fato causa discusses se eles so ou no seres vivos). As clulas so as menores partes dos seres vivos que apresentam uma forma e funes determinadas. Possuindo todo o material indispensvel para a realizao das funes de determinada ser vivo, como nutrio, produo de energia e reproduo. De modo articulado cada grupo de clulas promove a execuo das diversas tarefas necessrias manuteno da vida. assim que nossa alimentao influencia em nosso bem estar fsico e mental, sabemos que a composio qumica das clulas est dividido em dois grupos: orgnicos, como protenas, carboidratos e vitaminas; e inorgnicos como gua e sais minerais. Sendo estas substancias fundamentais a vida e manuteno das clulas, os temos tambm como fundamentais a nossas vidas. Nosso organismo necessita de quantidades equilibradas de nutrientes, os quais sero usados para a conservao de cada grupo celular e posteriormente do nosso corpo. Agora que j vimos como algumas substncias presentes em nossa alimentao so importantes, vamos entender como estas uma vez ingeridas atuam em nossos corpos, vamos comear pelos carboidratos, como dito anteriormente um dos responsveis pelo fornecimento de energia.

Primeiramente importante conhecermos como identifica-lo.

Estes podem ser classificados como monossacardeos, oligossacardeos e Polissacardeos. Os monossacardeos so divididos em polihidroxialdedos (ou aldoses)

ou polihidroxicetonas (ou cetoses), so compostos orgnicos com no mnimo trs carbonos, nos quais todos os carbonos possuem uma hidroxila, com uma nica exceo, que possui a carbonila primria (grupamento aldedico) ou a carbonila secundria (grupamento cetnico).

Figura 1. esquerda representao de uma funo Aldedo, direta representao de uma cetona. Funes que identificao os carboidrato como polihidroxialdedos (ou aldoses) ou polihidroxicetonas (ou cetoses).

Por exemplo:

Figura 2. Exemplo de monossacardeos, em azul esto destacados molculas de bastante importncia para a bioqumica.

Nestes o sufixo ose estar sempre presente, tendo as trioses como excees.

Nos exemplos anteriores todos os monossacardeos foram representados em forma de cadeia aberta, no entanto, estruturas com 5 ou mais tomos de carbono ocorrem na forma cclica, quando em soluo. Para entendermos esta modificao preciso lembrar que em qumica orgnica, existem a reao entre grupos hidroxilas (OH-) e grupos carbonilas (=O). Seguindo as seguintes reaes:

Desta forma, observando as estruturas antes expostas vemos que as molculas apresentam tanto grupos hidroxilas (OH-) como grupos carbonilas (=O), o que leva uma interao intramolecular da seguinte maneira:

Figura 3. Reao de formao do anel para carboidratos. Hemicetal: proveniente de uma cetose; Hemiacetal : proveniente de um aldose.

Oligossacardeos

estruturas

formados

pela

unio

de

dois

dez

monossacardeos, atravs de ligaes covalentes, que so chamadas de ligaes glicosdicas.

Figura 4. Exemplo de formao da lactose, atravs de dois monossacardeos.

Polissacardeos so macromolculas advindas da unio acima de dez monossacardeos.

Figura 5. Representao de uma macromolcula, formada partir de uma conjunto de mossacardeos.

Ingeridas essas substncias so transformadas em glucose, esta dissolve-se na corrente sangunea e so levadas s clulas, levando-a a passar por uma reao de combusto e fornecendo a energia para o organismo.

C6H12O6(aq) + 6 O2(g)

6 CO2(g) + 6 H2O(l)

Visto nosso primeiro elemento de estudo, os carboidratos, vamos agora observar um outro conjunto de substancias de bastante importncia para a vida, as protenas. As protenas so substncias formadas partir de ligaes peptdicas de aminocidos.

figura 6. Estrutura geral de um aminocido.

Figura 7. Esquema de formao para uma protena.

Podemos classificar as protenas por sua composio como simples ou homoprotenas as quais compostas exclusivamente por aminocidos e protenas complexas, conjugadas ou heteroprotenas, que apresentam cadeias de aminocidos ligadas a grupos diferentes, chamados grupos prostticos. E atravs do nmero de cadeias polipeptdicas, da seguinte forma, protenas Monomricas, Constitudas por uma cadeia polipeptdica e protenas

Oligomricas Constitudas por mais de uma cadeia polipeptdica. Quando ingerimos protenas, elas so quebradas no processo de digesto e o organismo absorve os monmeros que as constituem, que, como j dito, so os aminocidos, esses aminocidos, posteriormente sero utilizados pelo organismo para originar as protenas ou molculas importantes para a clula. Deste modo, cada grupo celular produz as protenas que precisar em determinado momento. Por fim temos as vitaminas. As vitaminas so nutrientes essenciais para o funcionamento do organismo, no sendo produzidas pelo mesmo, devendo ser ingeridas atravs de alimentos. Podemos classifica-las como hidrossolveis, solveis em gua e absorvidas pelo intestino, Vitamina B1 (Tiamina), Vitamina B2 (Riboflavina), figura 8 (A) e (B).

Figura 8 (A). Representao de linha, esquerda, e de pau e bola, a direita da vitamina B1. .

E lipossolveis (solveis em solventes apolares e absorvidas pelo intestino com a ajuda dos sais biliares produzidos pelo fgado, Vitamina A (Retinol), figura 9.

Figura 9. Representao de linha esquerda da , e de pau e bola, a direita da vitamina A.

A necessidade de vitaminas provenientes decorrente de diversos fatores, como idade, regio onde localiza-se o individuo e atividade praticada por este. As vitaminas atuam em nosso organismo como agentes catalizadores das reaes qumicas que nele ocorrem, regulando o nosso metabolismo atravs de sistemas enzimticos.
Come este tpicos encerramos nos estudo acerca dos tipos de funes que os alimentos exercem em nossos corpo, deixando claro que uma alimentao adequada, nos permite realizar suas atividades bsicas, assim com acumular energia para a realizao das diferentes situaes cotidianas. valido ressaltar que cada grupos de alimento oferece um pouco dos nutrientes, os nutrientes que precisamos, onde no podem substituir um determinado grupo por outro. O importante sempre trazer a dieta um equilbrio, ingerindo um pouco de cada um desses alimentos.

S-ar putea să vă placă și