Sunteți pe pagina 1din 23

ESTRUTURAS EM MADEIRA

Histrico
Primeiros pases usarem madeira foram Canad, Austrlia e Estados Unidos Gr-Bretanha Frana Alemanha Kyoto Aqui mesmo, no Brasil, temos construes com mais de 200 anos em Salvador, Parati, Rio de Janeiro, Ouro Preto, Olinda so exemplos do quanto a madeira utilizada e como durvel.

Emprego estrutural da madeira


A madeira empregada com freqncia para fins estruturais Exemplos: coberturas (residenciais, comerciais, industriais), pontes, viadutos e passarelas para pedestres, armazenamento (silos verticais e horizontais), linhas de transmisso (energia eltrica, telefonia), entre outros.

A Madeira no Brasil
No Brasil a madeira empregada para diversos fins, tais como, em construes de igrejas, residncias, depsitos em geral, passarelas, linhas de transmisso de energia eltrica, na indstria moveleira, construes rurais e, especialmente, em edificaes em ambientes altamente corrosivos, como beira-mar, nas indstrias qumicas, curtumes, etc.

Classificao das madeiras


Madeiras Finas Madeiras Duras ou de Lei Madeiras Resinosas Madeiras Brandas

Vantagens em Relao ao uso da Madeira

A madeira um material renovvel e abundante no pas. Pode ser reposto natureza na forma de reflorestamento. um material de fcil manuseio, definio de formas e dimenses

Desvantagens para a utilizao da madeira

Dentre elas podem ser citadas sua susceptibilidade ao ataque de fungos e insetos, assim como tambm sua inflamabilidade.

CARACTERSTICAS GERAIS DA MADEIRA

Apresenta resistncia mecnica tanto a compresso quando a flexo; Resiste a choques e esforos dinmicos; Boas caractersticas de isolamento trmico e absoro acstica; Tem custo reduzido de produo e renovvel.

Produo
Corte Toragem Falquejo Desdobro

Corte ou Derrubada
O corte deve ser realizado em pocas apropriadas, O corte no influncia a sua resistncia; Mais importante para sua Durabilidade.

Toragem
A rvore abatida e desgalhada traada em toras de 5 a 6 metros para facilitar o transporte.

Falquejamento
As toras podem ser falquejadas ou falqueadas. Cada tora fica assim, com uma seo aproximadamente retangular pela remoo de 4 costaneiras.

Desdobro
a operao final na obteno de madeira bruta. Realizada nas serrarias com serra-fitas contnuas ou com serras alternativas que podem ter a lmina horizontal, vertical ou vrias lminas paralelas

As Propriedades da Madeira
As propriedades da madeira so condicionadas por sua estrutura anatmica, correspondentes direo paralela s fibras e a direo normal s fibras. Devem tambm distinguir-se os valores correspondentes s diferentes classes de umidade. A caracterizao mecnica das madeiras para projeto de estruturas deve seguir alguns mtodo de ensaio.

Propriedades Fsicas da Madeira


So normalmente examinadas: Umidade; Retratibilidade; Densidade ; Condutibilidade Eltrica; Trmica, sonora; Resistncia ao fogo.

Umidade
Permanecem na Madeira gua de Constituio gua de impregnao gua Livre

Retratibilidade
O fenmeno de variao nas dimenses e no volume da madeira. E est relacionada aos defeitos de secagem

Densidade
considerada a massa especifica aparente Sempre referida ao teor de umidade no qual foi determinada

Condutibilidade Eltrica
excelente material isolante; quando mida, e condutora

Trmica, sonora;

Assim a madeira torna-se um mau condutor trmico, isolando calor ou frio. Melhora a distribuio das ondas pelo ambiente, tornando-a um produto adequado para o condicionamento acstico.

Resistncia ao fogo
Perde rapidamente toda resistncia mecnica Resistem durante certo tempo a temperaturas elevadas;

Propriedades Mecnica da Madeira

Podem ser: Caractersticas mecnicas principais Compresso, trao, flexo esttica e flexo dinmica Caractersticas mecnicas secundrias Compresso e trao normal s fibras, toro, cisalhamento e fendilhamento.

Defeitos da madeira
Defeito de Crescimento Defeitos de Secagem Defeitos de Produo Defeitos de Alteraes Fungos Cupins Furadores marinhos Radiao ultravioleta

S-ar putea să vă placă și