Sunteți pe pagina 1din 5

Programa do partido Nazista - NSDAP (National-Sozialistische Deutsche Arbeiter-Partei)

Munique, 24 de fevereiro de 1920

O programa do Partido operrio alemo um programa para a nossa poca. Os seus lderes recusam-se, uma vez alcanados os objetivos nele inscritos, a formular outros unicamente com a finalidade de possibilitar que se prolongue a existncia do partido excitando artificialmente o descontentamento das massas. 1. Exigimos a reunio de todos os alemes numa grande Alemanha, fundamentados no direito dos povos a dispor de si mesmos. 2. Exigimos igualdade de direitos entre o povo alemo e as demais naes, e a abolio dos tratados de paz de Versalhes e de Saint-Germain. 3. Exigimos terras (colnias) para alimentar o nosso povo e nelas instalar a nossa populao excedente. 4. Somente os membros do povo podem ser cidados do Estado. S pode ser membro do povo aquele que possui sangue alemo, sem considerao de credo. Nenhum judeu, portanto, pode ser membro do povo. 5. Quem no cidado s pode viver na Alemanha como hspede e deve submeter-se legislao relativa a estrangeiros. 6. O direito de decidir sobre o governo e a legislao do Estado s pode pertencer ao cidado. Por conseguinte, exigimos que toda funo pblica, seja ela qual for, tanto ao nvel do Reich como do Land ou da comuna, s possa ser ocupada por quem cidado. Combatemos o sistema parlamentar corruptor por atribuir postos unicamente em virtude de um ponto de vista de partido, sem considerao do mrito nem da aptido. 7. Exigimos que o Estado se comprometa a assegurar, antes de qualquer outra coisa, condies de vida e de subsistncia aos seus cidados. Se no possvel

alimentar o conjunto da populao do Estado, cumpre expulsar do Reich os sditos das naes estrangeiras (no-cidados). 8. Toda imigrao suplementar de no-alemes deve ser impedida. Exigimos que todos os no-alemes, entrados na Alemanha desde 2 de agosto de 1914 sejam obrigados a deixar o Reich imediatamente. 9. Todos os cidados devem possuir direitos e deveres iguais. 10. O primeiro dever de todo cidado deve ser produzir, intelectual ou fisicamente. A atividade do indivduo no deve prejudicar os interesses da comunidade, mas ser exercida dentro de um contexto geral e em proveito de todos. Exigimos, por conseguinte: 11. A supresso dos rendimentos a que no corresponda trabalho ou esforo, o [1m da escravido ao juro. 12. Levando-se em conta os imensos sacrifcios em bens e em sangue derramado que toda guerra exige do povo, o enriquecimento pessoal graas guerra deve ser qualificado de crime contra o povo. Exigimos, portanto, a recuperao total de todos os lucros de guerra. 13. Exigimos a nacionalizao de todas as empresas (j) estabelecidas como sociedades (trustes). 14. Exigimos participao nos lucros das grandes empresas. 15. Exigimos que se ampliem generosamente as aposentadorias. 16. Exigimos a constituio e a manuteno de uma classe mdia sadia, a estatizao imediata das grandes lojas, e o seu aluguel a preos baixos a pequenos comerciantes, cadastramento sistemtico de todos os pequenos comerciantes para atender s encomendas do Estado, dos Lnder e das comunas.

17. Exigimos uma reforma agrria apropriada s nossas necessidades nacionais, a elaborao de uma lei sobre a expropriao da terra sem indenizao por motivo de utilidade pblica, a supresso da renda fundiria e a proibio de qualquer especulao imobiliria. 18. Exigimos uma luta impiedosa contra aqueles cujas atividades prejudicam o interesse geral. Os infames criminosos contra o povo, agiotas, traficantes etc., devem ser punidos com pena de morte, sem considerao de credo ou raa. 19. Exigimos que se substitua o direito romano, que serve ordem materialista, por um direito alemo. 20. Com o fito de permitir a todo alemo capaz e trabalhador alcanar uma instruo de alto nvel e chegar assim ao desempenho de funes executivas, deve o Estado empreender uma reorganizao radical de todo o nosso sistema de educao popular. Os programas de todos os estabelecimentos de ensino devem ser adaptados s exigncias da vida prtica. A assimilao dos conhecimentos de instruo cvica deve ser feita na escola desde o despertar da inteligncia. Exigimos a educao, custeada pelo Estado, dos filhos com destacados dotes intelectuais de pais pobres, sem se levar em conta a posio ou a profisso desses pais. 21. O Estado deve tomar a seu cargo o melhoramento da sade pblica mediante a proteo da me e da criana, a proibio do trabalho infantil, uma poltica de educao fsica que compreenda a instituio legal da ginstica e do esporte obrigatrios, e o mximo auxlio possvel s associaes especializadas na educao fsica dos jovens. 22. Exigimos a abolio do exrcito de mercenrios e a formao de um exrcito popular.

23. Exigimos que se lute pela lei contra a mentira poltica deliberada e a sua divulgao atravs da imprensa. Para que se torne possvel a constituio de uma imprensa alem, exigimos: a) que todos os redatores e colaboradores de jornais editados em lngua alem sejam obrigatoriamente membros do povo (Volksgenossen); b) que os jornais no-alemes sejam submetidos autorizao expressa do Estado para poderem circular. Que eles no possam ser impressos em lngua alem; c) que toda participao financeira e toda influncia de no-alemes sobre os jornais alemes sejam proibidas por lei, e exigimos que se adote como sano para toda e qualquer infrao o fechamento da empresa jornalstica e a expulso imediata dos no-alemes envolvidos para fora do Reich. Os jornais que colidirem com o interesse geral devem ser interditados. Exigimos que a lei combata as tendncias artsticas e literrias que exeram influncia debilitante sobre a vida do nosso povo, e o fechamento dos estabelecimentos que se oponham s exigncias acima. 24. Exigimos liberdade dentro do Estado para todos os credos religiosos, na medida em que no ponham em risco a sua existncia e no contrariem o esprito dos costumes e da moral da raa germnica. Quanto ao partido, defende a idia de um cristianismo positivo, sem, no entanto, vincular-se a um credo determinado. Combate o esprito judeu-materialista em ns e em tomo de ns, e est convencido de que um saneamento duradouro do nosso povo s pode realizar-se internamente com base no seguinte princpio: o interesse coletivo prevalece sobre o interesse individual. 25. Para a realizao de todas essas reivindicaes, exigimos que se constitua no Reich um poder central forte; a autoridade absoluta do Parlamento central sobre

todo o Reich e os seus organismos. A constituio de cmaras de ofcios e profisses para que se apliquem nos diferentes Estados federais leis de cunho geral editadas pelo Reich. Os dirigentes do partido prometem empenhar-se totalmente, com o risco da prpria vida se necessrio for, para a realizao do programa acima. Programa do NSDAP. In: THIERRY, Thierry e PASCAL, Gauchon. Os Fascismos. Rio de Janeiro, Zahar Editores, pp. 87-91.

S-ar putea să vă placă și