Sunteți pe pagina 1din 3

ANLISE PRELIMINAR DO PL 4.368/2012 PRELIMINARES 1.

Aps uma leitura do PL possvel afirmar que, a maior parte dos elementos contidos na analise preliminar dos Aspectos Conceituais da Proposta de Restruturao das Carreiras Docentes e tabelas, apresentados pelo secretrio SRT/MPOG, na reunio com as entidades dos servidores pblicos federal, ocorrida no dia 13 de julho 2012, (Comunicado Especial CNGANDES de 26/ 07/ 2112) esclarecedor a respeito da maioria dos artigos do PL 4368/2012. 2. As tabelas com valores de VB e RT, com efeitos financeiros para 2013/14/15 anexa ao PL 4368/2012, contm valores coincidentes aos das tabelas anexas ao termo de acordo 01/2012 assinado ente o Governo e o Proifes. 3. Em todas as vezes que o PL menciona as atividades de ensino, pesquisa e extenso no h referncia questo da indissociabilidade entre estas atividades. 4. O PL no trata da situao dos docentes do MS, que atuam, mesmo que temporariamente, no Ensino Bsico Tcnico e Tecnolgico e vice versa. 5. O PL no cria o banco de professor equivalente para os colgios de aplicao, escolas tcnicas vinculadas e unidades de educao infantil tal como est no acordo 01\12. 6. Diante da necessidade de uma avaliao mais criteriosa foi encaminhada solicitao Assessoria Jurdica Nacional de um parecer a respeito de pontos do PL. OUTROS TEMAS A SEREM CONSIDERADOS Da situao jurdica a) O texto impreciso quanto existncia de uma relao de continuidade ou de ruptura com o regime jurdico anterior. Os aspectos que geram esta dvida so: Art.1,4,6 e 37. b) Os limites e alcances da garantia de continuidade prevista no Art. 6; c) O Art. 37, referido h pouco, prev que no se aplicaro mais as disposies do Decreto 94664/1997 (PUCRCE); Do Cargo e da classe de Professor Titular a) O PL no faz mais referncia aos 5% de vagas para o cargo de Titular livre, mas cria um quantitativo de cargos e no estabelece critrios de distribuio destes cargos nas IFE. EBTT: os atuais cargos de titular e mais 526 cargos (Art. 38 e 40). MS: cria 1200 cargos (Art. 39).

b) Os atuais ocupantes do cargo de titular do MS passam a integrar a nova carreira (Art. 5); c) O inciso 4 do artigo 1 refere ao professor titular para EBTT como professor de nvel superior; Das progresses e promoes a) Quais seriam as implicaes da expresso concorrero (Art. 13 e 15) ao processo de acelerao da promoo. b) O Art. 12 remete para o MEC dois pontos: a. estabelecer as diretrizes gerais para processo de avalio de desempenho para fins de progresso e promoo; b. a regulamentao da avaliao do acesso a classe de professor titular. c) Admite concorrer a acelerao da promoo por titulao aps o estgio probatrio (EBTT e MS), porm, abre uma exceo no paragrafo nico para que os docentes, j ocupantes do cargo em 1 de maro de 2013, possam ser dispensados do requisito do estgio probatrio para obterem acelerao. d) O Art. 34 abre uma exceo para que os docentes da carreira EBTT (ocupantes de cargos anteriormente a data de 1 de maro de 2013) possam considerar 18 meses de interstcio para efeito da primeira progresso; Da remunerao a) No paragrafo 1do Art. 17 est consignado que a RT ser considerada no clculo dos proventos e das penses; b) No Art. 18 o que no termo de acordo era chamado de CCT agora nomeado como Reconhecimento de Saberes e Competncias, concedida pala respectiva IFE de lotao, considerada a equivalncia de titulao unicamente par fins de percepo da RT. Alm disso, cria um Conselho Permanente para reconhecimento de saberes e competncias, com a finalidade de estabelecer os procedimentos para concesso do RSC. c) No Art. 21, observada a regulamentao prpria de cada IFE, admite-se ao docente em DE a percepo de remunerao por cargos de direo ou funes de confiana, vrios tipos de bolsa e algum tipos de pr-labore pela participao espordica em palestra, conferencias, atividade artstica e culturais. Destacamos que no inciso 6 est previsto ganhos econmicos resultantes de projeto de inovao tecnolgica nos temos do artigo 13 da Lei 10973/2004. Do Estgio Probatrio, CPPD e Afastamento a) O Captulo 6 (artigo 23 a 25) define normatizao complementar que j esta contida no RJU a respeito da avaliao especial de desempenho do servidor em estgio probatrio.

b) O Capitulo 7 (artigo 26) institucionaliza em lei a comisso permanente de pessoal docente (CPPD), definindo atribuies; c) O Art. 30 possibilita afastamento independente do tempo ocupado no cargo ou na instituio para fins de participao ou realizao de programas de ps-graduao stricto senso. Ficando a cargo da IFE a definio de critrios para estas situaes. Dos Professores Visitantes, Visitantes Estrangeiros e Substitutos a) O Art. 27 prev alm dos integrantes na carreira, professores visitantes, visitantes estrangeiros e substitutos contratados temporariamente de acordo com a Lei 8745/1993, na qual introduz algumas alteraes. Entre as quais se destacam a definio de alguns requisitos para contratao de professor visitante e o condicionamento de existncia de recursos oramentrios e financeiros, bem como, o quantitativo mximo estabelecido por IFE para que o dirigente da Instituio possa autorizar a contratao; Do Ensino Bsico Federal b) O Captulo 10 define regras para os ocupantes de cargos da Carreira do Ensino Bsico Federal, vinculados ao Ministrio da Defesa, para enquadramento da carreira EBTT. Do regime das frias a) O Art. 36 confirma os 45 dias de frias; Outros Elementos b) Os Art. 41 refere-se ao PCCTAE (acordo FASUBRA/SINASEFE); c) O Art. 42, tambm resultado do acordo (FASUBRA/SINASEFE), faz referncia possibilidade de nomeao de tcnico- administrativos para o cargo de pr-reitores; d) O Art. 12 pargrafo 6 cria nova sistemtica de validao de curso de mestrado e doutorado.

S-ar putea să vă placă și