Sunteți pe pagina 1din 7

AULA 06

BENS PBLICOS AQUISIO E ALIENAO

Como vimos, a administrao dos bens pblicos repousa na obedincia aos preceitos constitucionais e aos princpios que norteiam a Administrao, assim, em sentido amplo, administrar o patrimnio pblico tambm significa gerir de forma correta a aquisio e a alienao de tais bens. A alienao que a transferncia de propriedade, de forma gratuita ou remunerada, pode ocorrer pela venda, permuta, doao, dao em pagamento, investidura, legitimao de posse ou concesso de domnio, motivo pelo qual estudaremos uma a uma. Porm, antes devemos ressaltar que as negociaes envolvendo bens pblicos somente podero ocorrer se e somente se o bem no for de uso comum do povo ou de uso especial, pois como j estudado em aulas anteriores, aqueles so para o uso de todos, de forma indiscriminada ou individualizada e estes so os que a Administrao pe disposio do povo para a execuo do servio pblico, do que conclumos que somente podem ser negociados os bens dominiais. E para que o bem que no dominical passe a receber tal classificao necessrio que ele seja desafetado do uso ou da utilidade pblica, se tornando obsoleto ou inservvel.

VENDA: contrato pelo qual uma das partes (vendedor) transfere a propriedade de um bem a outra (comprador), mediante pagamento de preo certo em dinheiro. (art. 481, CC). Todo contrato de venda, mesmo que envolva patrimnio pblico regido pelo Direito Privado, pois no existe VENDA

ADMINISTRATIVA. Assim a Administrao, nestes casos, figura em condies de igualdade com o particular. Isso no significa que o interesse pblico se

equipara ao particular, somente a condio da Administrao no ato da contratao de compra e venda, sempre visando o interesse maior do povo. Cabe lembrar tambm que a Administrao sempre se preserva, a ttulo de evitar prejuzos ao errio, desta forma, para a Administrao contratar em compra e venda, h regras rgidas a serem seguidas, sob pena de nulidade do negcio firmado, alm da gerao de encargos (responsabilidades) para o particular que est negociando com o Estado. Para que haja o procedimento de compra (aquisio) ou de venda (alienao), sempre necessria a existncia de lei autorizatria, de processo licitatrio, avaliao do bem por peritos, e se preciso for, a formalidade de desafetao do bem. OBS: 1) em casos de imveis a licitao sempre exigida. Para bens mveis e semoventes, tudo vai depender do valor do bem, obedecendo-se, em regra a Lei n 8.666/93, para a Administrao Federal, j os Estados e Municpios podem ter suas regras, porm sempre em consonncia com a lei mencionada. 2) O que j fora mencionado quanto s exigncias formais em vendas, quanto natureza ou situao do bem, valer para as demais modalidades de alienao e de aquisio.

DOAO: contrato pelo qual o doador, por sua liberalidade, transfere seu patrimnio, ou parte dele a outro (donatrio), seguindo as regras dos art. 538 e 539, CC. Tambm um contrato civil. A Administrao pode fazer doao de seus bens mveis ou imveis, desde que estejam desafetados, como j dito. Exige-se aqui lei autorizatria, prvia avaliao do bem e caso seja doao com encargos, pode haver disputa licitatria, a fim de indicar o melhor donatrio.

Cumpre esclarecer que encargos aqui, no diz respeito a pagamento de qualquer espcie, mas sim obrigaes do que o donatrio dever fazer no uso do bem doado, podendo ser constada clusula de reverso, caso o donatrio no cumpra a obrigao imposta, o bem poder ser revertido ao patrimnio do ente pblico doador. Essa modalidade muito utilizada para o favorecimento de construes que serviro de melhoria para o servio pblico.

DAO EM PAGAMENTO: a entrega de um bem, que no seja dinheiro, objetivando a solvncia de uma obrigao (dvida) anterior. A coisa a ser dada em pagamento pode ser de qualquer natureza, mas depende da aceitao do credor. A Administrao pode se utilizar dessa modalidade, mas depende de lei autorizatria e de avaliao prvia do bem. Logicamente no h a necessidade de procedimento licitatrio, pois o negcio para pagamento de pessoa certa (o credor). Mais uma vez vale lembrar que o bem deve estar desafetado.

PERMUTA: contrato pelo qual feita a troca de um bem por outro bem, entre os respectivos proprietrios. A Permuta pode ser feita com bens que tenham o mesmo valor, ou ento podendo haver o pagamento da diferena em dinheiro. A Administrao pode tambm se utilizar dessa modalidade de aquisio/alienao, porm deve existir lei autorizatria e prvia avaliao dos bens a serem permutados, evitando-se leso ao errio. Aqui tambm no se exige procedimento licitatrio. Mas sempre bom estar em alerta para que haja a comprovao do interesse pblico, devendo estar constante da lei que autorizou o ato.

A Permuta pode ocorrer entre entes pblicos ou entre a Administrao e particular.

INVESTIDURA: a incorporao de uma rea isoladamente inaproveitvel uma rea lindeira, ou seja, se como resultante de uma obra pblica ou ento de uma particular, um terreno urbano ou gleba de terra rural se torna inaproveitvel por sua nova condio ou situao (contornos), possvel o procedimento de aquisio/alienao para o aproveitamento delas, pois so inaproveitveis se ficarem isoladas, mas incorporadas rea lindeira, voltam sua condio de aproveitamento. Essa modalidade pode ocorrer tanto para a incorporao de reas pblicas a particulares e vice-versa. Logicamente, s se dispensa o procedimento de disputa licitatria, mas deve haver lei autorizatria (interesse pblico) e prvia avaliao da rea a ser investida. No obrigatrio que se faa a investidura, mas caso haja negociao de tais reas, ser por esta modalidade. Tanto o particular pode compelir o Estado a proceder a investidura de rea pblica ao seu patrimnio, mediante o pagamento o justo valor, como pode a Administrao proceder a desapropriao, caso o particular no queira investir ao patrimnio pblico a rea inaproveitvel, sendo que neste caso tambm haver o pagamento do justo valor.

CONCESSO DE DOMNIO: forma de alienao de terras pblicas, a qual precedida de lei autorizatria, e de prvia avaliao das glebas, sendo feita a transmisso da propriedade a ttulo gratuito ou oneroso, sendo regularizada somente por lei se procedida entre entes pblicos, se da Administrao ao particular, deve haver o devido registro em Cartrio Imobilirio. Aqui feita a alienao do imvel e no somente a concesso de uso ou de direito real de uso, quando no h transferncia de propriedade.

LEGITIMAO DE POSSE: modo excepcional de transferncia de domnio (propriedade) de terra devoluta ou rea pblica sem utilizao, desde que ocupada por longo tempo por particular, tanto para cultivo, como para construo de edificao para seu uso. Deve haver o devido registro em nome do legitimado. Caso haja registro anterior, este ser substitudo pela legitimao. Melhor explicando: se o imvel veio para o patrimnio pblico em razo de abandono do dono anterior e no houve nenhuma anotao dessa condio, e posteriormente, continuando sem uso, outro particular se apossou do mesmo e agora para a regularizao, procede-se a legitimao da posse (que na verdade uma transferncia de domnio), esta se sobrepe s anteriores. Esse instituto visa perfeita adequao do fim social do imvel, cumprindo preceito constitucional.

AQUISIO:

Administrao

necessita,

para

bom

atendimento e para a correta prestao de seus servios de adquirir bens de qualquer natureza, mvel, imvel, etc. Para a realizao dessas aquisies, como j vimos as modalidades, para melhor compreenso, resta apenas o comentrio de Hely Lopes Meirelles, em sua obra Direito Administrativo Brasileiro, 36 edio, pg. 576:
Toda aquisio de bens pela Administrao dever constar de processo regular no qual se especifiquem as coisas a serem adquiridas e sua destinao, a forma e as condies de aquisio e as dotaes prprias para a despesa a ser feita com prvio empenho (Lei Federal 4.320/64, art. 60), nos termos do contrato aquisitivo, precedido de licitao, quando for o caso (Lei 4.320/64, art. 70, e legislao estadual e municipal pertinentes). O desatendimento das exigncias legais na aquisio de bens para o patrimnio pblico poder dar causa a invalidao do contrato, at mesmo por ao popular (lei 4.717/65, art. 1 e 4), e a responsabilizao do infrator pro emprego irregular de verbas ou rendas pblicas (CP, art. 315; no caso de Prefeito Municipal, Dec. lei 201/67, art. 1, I e III), alm do ressarcimento do dano, se houver leso aos cofres pblicos.

REGIME JURDICO DOS BENS PBLICOS: Pela destinao dos bens pblicos e tambm em face de sua afetao ao uso comum do povo ou ao uso especial em benefcio da coletividade, os bens pblicos so regidos por regime jurdico prprio, estando afastados do comrcio jurdico de direito privado, enquanto so mantidos na condio de afetados, como j explicado. Essa condio nos leva a trs caractersticas de

inalienabilidade dos bens pblicos afetados, sendo: Imprescritibilidade: a propriedade do Estado sobre os bens afetados imprescritvel, pois tais bens esto ligados direta ou indiretamente ao benefcio da coletividade, quer seja pelo uso comum, quer seja como instrumento para a prestao do servio pblico, sendo essa condio de aceitao universal, pois o interesse pblico superior ao particular, portanto, ao falarmos de bens afetados, falamos de bens dos quais o Estado no pode dispor em qualquer hiptese, bem como no pode ser reclamado por possveis credores. Impenhorabilidade: os bens pblicos so impenhorveis, assim havendo processo que defina dvida da Fazenda Pblica, o Estado dever prover recurso para o pagamento de tais obrigaes, fazendo constar esses valores em sua previso oramentria (lei oramentria), a fim de cumprir e buscar a liquidao das dvidas. Como expresso no art. 100, da CF/88 e no CPC, h regras prprias para o Estado cumprir execuo judicial, porm nunca por penhora de seus bens. Esse posicionamento se justifica pela condio do interesse coletivo, visto que os bens do Estado so para direta ou indiretamente servir ao povo. O credor do Estado tem a garantia por requisio de pagamento, que se no cumpridas poder gerar interveno no ente federativo devedor.

No Onerao: penhor, anticrese e hipoteca so formas de onerao dos bens, gerando ao credor direitos reais de garantia sobre coisa alheia, assim, fica a Administrao de ofertar seus bens como garantia de dvidas, visto que os bens pblicos so alvo do interesse pblico, desta forma no sendo possvel a onerao, pois esta acompanha o bem. Resta a possibilidade de sequestro de valores, pois menos drstica, porm no poder recair em bens, principalmente se afetados ao servio ou utilidade pblicos. Para os bens desafetados e para as rendas pblicas, resta a proibio constitucional.

S-ar putea să vă placă și